Eduard Angelo Bendrath

Doutor em Educação pela UNESP na linha de pesquisa de Políticas Públicas, possui Mestrado em Educação (UNESP) e graduação em Educação Física (UNESP). É líder do Grupo de Estudo em Políticas de Educação Física e Esportes - GEPEFE/UEM/CNPq atuando na linha de política educacional. Possui publicações nas áreas da Educação e Educação Física. Desenvolve estudos principalmente com temas relacionados a Política Educacional Internacional (análise de impacto e análise de processo), Economia da Educação e na relação existente entre os diversos campos da Educação Física e a Educação Não-Formal. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá e professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional (Rede) UEM/UNESP. Também é coordenador de Estágio e do Programa de Residência Pedagógica do curso de Educação Física, UEM, Campus do Vale do Ivaí. É avaliador do INEP e atua também como consultor ad hoc da SETI/PR, do CNPq, e do Ministério da Saúde. Perfil ResearchID (Thomson Reuters) www.researcherid.com/rid/M-6465-2013

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educacao

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Educação Não-Formal a partir dos Relatórios da UNESCO.
alberto albuquerque gomes. Palavras-chave: Educação Não-Formal; Políticas Públicas; Capital Social; Capital Humano; UNESCO.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Não Formal.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Programa Escola da Família enquanto Política Pública: Politicas Compensatórias e Avaliação de Rendimento,Ano de Obtenção: 2010
Profº Dr. Alberto Albuquerque Gomes.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Política Internacional; Políticas Públicas; Governo; Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação.

Graduação em Educação Física

1998 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Regulamentação da Educação Física como Profissão. Uma Análise Crítica
Orientador: Prof Dr. Mauro César Martins de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

2001 - 2002

Desenvolvimento Web Em Microinformática. (Carga horária: 94h). , Microway, PROGRAMAÇÃO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Não Formal.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação/Especialidade: Ciência e Produção do Conhecimento em Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BENDRATH, Eduard Angelo . Simpósio Paulo Freire: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire aos desafios do século XXI. 2013. (Outro).

BENDRATH, Eduard Angelo . Clínica de Voleibol. 2011. (Outro).

BENDRATH, Eduard Angelo . 2º Seminário Integrador de Pesquisa. 2010. (Outro).

BENDRATH, Eduard Angelo . 1º Seminário Integrador de Pesquisa. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Encontro Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física. 2019. (Encontro).

EAIC 2019. 2019. (Encontro).

EAIC 2018. 2018. (Encontro).

II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer SPPEL.Gestão Municipal de Esporte e Lazer: gestores, financiamento e estrutura administrativa. 2017. (Seminário).

II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer SPPEL.Análise de perfil da política de atividades curriculares complementares a paartir do macrocampo esporte e lazer. 2017. (Seminário).

V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Principios para la gestión de la calidad en el deporte y la recreación en el programa de actividad de complemento curricular. 2017. (Congresso).

V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. La gestión deportiva y educativa: el complemento curricular como una política publica de educación en el estado de Paraná, Brasil. 2017. (Congresso).

I Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer SPPEL.Perfil dos gestores de esporte e lazer da microrregião do Vale do Ivaí. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Estudos do Lazer.Uma análise do lazer enquanto política pública dos municípios da microrregião de Ivaiporã, PR. 2016. (Seminário).

1º Congresso de Educação Física do Vale do Ivaí. Formação Profissional em Educação Física e atuação em ambientes educacionais não-formais: pontos e contrapontos. 2015. (Congresso).

IV Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Perfil de gestores públicos de esporte e lazer de municipios de pequeno porte do Estado do Paraná. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. Jogos Olímpicos e Capital Social: Perspectivas Tangíveis?. 2015. (Congresso).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE.POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS AMÉRICAS, ÁFRICA E ÁSIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL E HUMANO. 2013. (Encontro).

II Seminário Melhoria da Escola Pública: Escola X Comunidade - um diálogo possível. 2013. (Seminário).

Simpósio Paulo Freire: Atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI XXI. 2013. (Simpósio).

VIII Seminário de Pesquisa em Educação.Coordenador de mesa na Sessão de Trabalhos 1. 2013. (Seminário).

XXIV Semana da Educação e Pedagogia.Parecerista dos trabalhos do evento. 2013. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Educação.A UNESCO e a Educação Não-Formal no Brasil. 2012. (Seminário).

Educação Física Seminário Regional: Construção do referencial curricular para Educação Física da Rede Estadual da Bahia.O Profissional de Educação Física frente a nova proposta curricular. 2011. (Seminário).

II Seminário de Biologia do Esporte.Mercado de Trabalho e Educação Física. 2011. (Seminário).

IV Feira de Estágio do ensino superior. 2011. (Outra).

V Dia da Responsabilidade Social. 2011. (Outra).

Análise de dados para Ciências da Saúde: Estatística Aplicada. 2010. (Oficina).

III Conferência Municipal do Esporte. 2010. (Outra).

3º Congresso Regional de Computação e Informática do Oeste Paulista - Infoeste. 2009. (Congresso).

3º Simpósio de Iniciação Científica - INFOESTE 2009.Inovação Tecnológica e Trabalho Docente: O Duplo Contexto da Política de Informática Educacional. 2009. (Simpósio).

ANPED SUDESTE. O Programa Escola da Família enquanto política compensatória. 2009. (Congresso).

ENEPE 2009.Estado e Influência Internacional a partir das Políticas Públicas de Educação. 2009. (Encontro).

IV Seminário de Pesquisa em Educação.Análise de impacto do Programa Escola da Família/UNESCO enquanto política compensatória. 2009. (Seminário).

Raciocínio Lógico - Decisão para um Aprendizado Efetivo. 2009. (Oficina).

ENEPE.Regulação, Metas e Influência Externa. O Programa Escola da Família como Política Internacional Aplicada.. 2008. (Encontro).

I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2008. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa.Organismos Internacionais e Avaliação de rendimento. O Programa Escola da Família como Política Compensatória. 2008. (Seminário).

XII Congresso de Educação de Presidente Prudente. Organismos Internacionais e Avaliação de Rendimento. 2008. (Congresso).

XIII Simpósio de Educação Física e Esporte. 2008. (Simpósio).

XIX Semana da Educação UNESP - Semana da Pedagogia.Formação de Professores e reflexões sobre a Escola. 2008. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisa em Educação. 2007. (Seminário).

V Simpósio de Iniciação Científica em Edução Física. 1999. (Simpósio).

II Semana Educativa. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Valéria Sousa de Oliveira Andrioli

BENDRATH, E.A.. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES COMO BASE DE UMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SUZANO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Edmilson Fernandes Doirado

BENDRATH, E.A.. EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DO CONTEÚDO LUTAS. 2019 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Anderson Gerim Rowiecki

BENDRATH, E.A.. CONFIGURAÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Amanda Thalia Marega

BENDRATH, E.A.. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA PARA DOCÊNCIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jaqueline Rocha dos Reis

BENDRATH, E.A.. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O MODELO DE RESIDÊNCIA MÉDICA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: LEONARDO ROBERTO DE SOUZA SCHUAWB

BENDRATH, E.A.. A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DOS JOGOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ, PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: DAIANE Aparecida de Carvalho lopes

BENDRATH, E.A.. Ações Técnicas defensivas de goleiros: uma análise acerca de defesas realizadas em jogos da Liga Nacional de Futsal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Kelen Denise Gusmao Leal

BENDRATH, EDUARD A; BASEI, A. P.; FLORES, P. P.. As percepções dos acadêmicos com relação ao Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Érica Renata Gusmão Ferreira

BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, A. P.; FRANCISCO, M. V.. Influência das TICs no planejamento e desenvolvimento das aulas de educação Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Eliane Aparecida Nogueira

BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, A. P.; FRANCISCO, M. V.. A visão dos gestores municipais sobre a importância dos professores de Educação Física na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruno Ferreira Furegato

BASEI, A. P.;BENDRATH, Eduard Angelo; FRANCISCO, M. V.. Temas transversais em Educação Física escolar: aproximações e distanciamentos com o contexto sócio-histórico-cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Kleber Vanzelli Martins

BASEI, A. P.;BENDRATH, Eduard Angelo; FRANCISCO, M. V.. Dilemas da Educação Física no ensino médio: os fatores que influenciam na participação nas aulas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fagner Sene Rodrigues

BASEI, A. P.;BENDRATH, Eduard Angelo; FRANCISCO, M. V.. O processo avaliativo da Educação Física escolar nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Ivaiporã-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paulo Ricardo de Oliveira

NATALI, P. M.;BENDRATH, Eduard Angelo; BERNABE, A. P.. O lazer dos adolescentes de Lunardelli-PR: contextos e perspectivas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Luiz Baggio

BENDRATH, Eduard Angelo; BASEI, A. P.; BERNABE, A. P.. Perfil dos gestores de esporte e lazer da microrregião de Ivaiporã-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Caroline Cereja

BASEI, A. P.;BENDRATH, Eduard Angelo; CARMINATO, R. A.. Inserção da Educação Física nas escolas de Educação Infantil do município de Ivaiporã - PR: a percepção docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo

BASEI, A. P.;BENDRATH, E.A.; STAREPRAVO, F. A.. Políticas Públicas de esporte e lazer na microrregião de Ivaiporã, PR: concepções e ações dos gestores públicos municipais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lorhana Azevedo da Silva

BENDRATH, EDUARD A. Educação Física nas escolas públicas do Estado do Paraná: Discussão sobre a dimunição da carga horária das aulas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Suzane Santos Fonseca

BENDRATH, EDUARD A. Educação Física Escolar e os esportes individuais: entre a realidade e as possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Paula Filipini Bolognini

BENDRATH, EDUARD A. A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Intervenção e Contribuição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruno Ponvequi de Oliveira

BENDRATH, EDUARD A. Comparação das capacidades físicas e morfológicas de atletas e não atletas de futsal com idades entre 11 e 13 anos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Celso Eduardo Rodrigues da Silva

BENDRATH, EDUARD A. Crianças e Adolescentes com direitos violados: O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Jardim Alegre - Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jeferson Roberto Rojo

STAREPRAVO, F. A.;BENDRATH, Eduard Angelo. Processo de transformação das corridas de rua: um estudo sobre a prova rústica Tiradentes.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alexandre Branco Bueno

BENDRATH, Eduard Angelo. Regulamentação da profissão de Educação Física: Discussões do campo da intervenção profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bruno Ruthiely Talarico dos Reis

BENDRATH, EDUARD A. Comparação de capacidades físicas e morfológicas de atletas e não atletas de futsal com idades entre 15 e 17 anos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: FÁBIO BRITO DE SOUZA

BENDRATH, Eduard AngeloBUENO, D. R.; PEREIRA, L. M.. Análise do Estado Nutricional e Nível De Flexibilidade em Praticantes de Musculação da Academia FTC.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: David Robson Rocha da Conceição

BENDRATH, Eduard Angelo; GONCALVES JUNIOR, P.;BUENO, D. R.. Ginástica Laboral: Uma análise para aplicação em Policiais Militares da CIPE Mata Atlântica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Ramon Renê Alves Lima

BUENO, D. R.BENDRATH, Eduard Angelo; GONCALVES JUNIOR, P.. Relação entre perímetro de coxa e braquial com lactato após treino de Natação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Milton Lopes Ferraz Oliveira Neto

BUENO, D. R.; PIMENTEL, S. F. D.;BENDRATH, Eduard Angelo. A Ginástica Laboral como possível instrumento para a melhoria da qualidade de vida e saúde do bancário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Mahatma Chaplin

BUENO, D. R.BENDRATH, Eduard Angelo; Novaes, M. I.. Atividade Física na 3ª Idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Alex Mota Pedercini Gil

MAGALHAES, S. S.;BENDRATH, Eduard Angelo; GONCALVES JUNIOR, P.. Sobrepeso e obesidade em lutadores de Jiu-Jitsu e Muay Thai. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Tatiana Botelho de Oliveira

BORGES, C. A.;BENDRATH, Eduard Angelo; Novaes, M. I.. Adesão de Idosos em Academias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Elba Márcia de Moraes Santos

BUENO, D. R.BENDRATH, Eduard Angelo; AVILA, M. V. A.. Nível de aptidão física relacionada à saúde em praticantes de Ballet Clássico em Vitória da Conquista, BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Rafael de Santana Nogueira Guimarães

MACEDO, I.;BENDRATH, Eduard Angelo; GETULIO JUNIOR, J.. Nível de Atividade Física Habitual em praticantes de aulas de Futebol em uma escolinha no município de Vitória da Conquista, BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Tiago Bahia de Figueiredo

BENDRATH, Eduard AngeloBUENO, D. R.; GONCALVES JUNIOR, P.. Auxílio da capoeira no desempenho motor da pessoa com paralisia cerebral: Um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Leandro Alves Silva

BENDRATH, Eduard Angelo; LACERDA, Odair; MACEDO, I.. Associação entre Fatores de Risco Coronariano e Consumo de Oxigênio de Pico (VO2pico) em Adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Vitória da Conquista.

Aluno: Ivan Ferreira Gomes Júnior

BENDRATH, Eduard Angelo; LACERDA, Odair; FRAGA, C. V.. Nivel Habitual de atividade física e vulnerabilidade ao estresse em funcionários de um hospital privado do Município de Vitória da Conquista - BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

Aluno: Atualpa Brasil da Silva Júnior

BENDRATH, Eduard Angelo; MAGALHAES, S. S.; GONCALVES JUNIOR, P.. Perfil do Nível Habitual de Atividade Física e Estado Nutricional de Docentes das Áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus de Vitória da Conquista, BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Fabrício Silva Pinheiro

MAGALHAES, S. S.;BENDRATH, Eduard Angelo; DIAS, M.. Ginástica Laboral: Um Estudo de Caso na Empresa Linda Jóia em Vitória da Conquista BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: CRISTIANE ANDRADE SILVEIRA

BENDRATH, Eduard Angelo; GETULIO JUNIOR, J.; Matos. M.R.L.. Hidroginástica como coadjuvante na qualidade de vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Luci Alves Cerqueira

Matos. M.R.L.;BENDRATH, Eduard Angelo; GETULIO JUNIOR, J.. Doenças Ocupacionais: Um Estudo de caso no centro de Fisioterapia do Hospital São Vicente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Antonio Carlos de Souza Filhos

SAMPAIO, L. C.;BENDRATH, Eduard Angelo; Matos. M.R.L.. Incidência de lombalgias relacionadas à flexibilidade e força lombar em atletas de ciclismo. Caso Vitória da Conquista ? BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Clodoaldo Lima Reis

Novaes, M. I.;BENDRATH, Eduard Angelo; BORGES, C. A.. LAZER: UTILIZAÇÃO E DISPONIBILIDADE POR PARTE DOS MORADORES DO BAIRRO BRASIL DE VITÓRIA DA CONQUISTA ? BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

BENDRATH, E.A.. Concurso Público para cargo de professor de ensino superior. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

BENDRATH, E.A.. Prêmio Gestão Escolar e Prêmio Professores do Brasil. 2015. Núcleo Regional de Educação.

BENDRATH, Eduard Angelo. VIII Seminário de Pesquisa em Educação. 2013. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

BENDRATH, Eduard Angelo; SILVA, D.; TROMBETTA, D.. Da Responsabilidade do Gestor Educacional. 2013. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

BENDRATH, Eduard Angelo; RODRIGUES, S.; RIBEIRO, M. A.. Ações Educativas no Berçário: O Desenvolvimento do Bebê e da Criança pequena na Teoria Histórico-Cultural.. 2013. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

BENDRATH, Eduard Angelo. Simpósio Paulo Freire: Atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mantovani; Silva; Mendes; Silveira; Ikefuti;BENDRATH, Eduard Angelo. XIX Semana da Educação UNESP - Semana da Pedagogia. 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aparecido Lourenção

SOUZA, M. C. M.;LOURENÇÃO, A.. A regulamentação da educação física como profissão: Uma análise crítica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mauro Cesar Martins de Souza

SOUZA, M. C. M.. A regulamentação da Educação Física como profissão: uma análise crítica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Bosco de Lima

LIMA, A. B.; GOMES, A. A.; MELAZZO, E. S.. O programa escola da família enquanto política públoica: políticas compensatórias e avaliação de rendimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Célio da Cunha

GOMES, A. A.; ABDIAN, G. Z.;CUNHA, C.; LEITE, Y. U. F.; MELAZZO, E. S.. A educação não-formal a partir dos relatórios da Unesco: bases para a construção do capital social e capital humano. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Unesp - campus de Presidente Prudente.

Célio da Cunha

CUNHA, C.. A Unesco e a educação não formal: construção do capital social e do capital humano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - P.Prudente.

Alberto Albuquerque Gomes

GOMES, Alberto Albuquerque; Melazzo, E. S.; Lima, A. B.. Qualificação de Mestrado: O programa escola da família enquanto política pública compensatória e avaliação de rendimento. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Presidente Prudente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Alberto Albuquerque Gomes

GOMES, Alberto Albuquerque; ABDIAN, G. Z.; Melazzo, E. S.;LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; CUNHA, C.. A UNESCO e a educação não formal: construção do capital social e capital hnumano. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Everaldo Santos Melazzo

GOMES, A. A.; LIMA, A. B.;MELAZZO, Everaldo Santos. O programa escola da família enquanto política pública: políticas compenatórias e avaliação de rendimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Everaldo Santos Melazzo

GOMES, A. A.; ABDIAN, G. Z.; CUNHA, C.; LEITE, Y. U. F.;MELAZZO, Everaldo Santos. A educação não formal a partir dos relatórios da Unesco. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Everaldo Santos Melazzo

GOMES, A. A.; ABDIAN, G. Z.;MELAZZO, Everaldo Santos. A Unesco e a educação não-formal: Construção do capital social e capital humano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Everaldo Santos Melazzo

GOMES, A. A.; WHITACKER, Arthur Magon;MELAZZO, Everaldo Santos. O programa escola da família enquanto política pública: políticas compensatórias e avaliação de rendimento. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

Graziela Zambão Abdian

GOMES, A. A.;MAIA, G. Z. A.; CUNHA, C.; LEITE, Y.U.F.; MELAZZO, E. S.. A educação não-formal a partir dos relatórios da unesco: Bases para a construção do capital social e capital humano. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graziela Zambão Abdian

GOMES, A. A.;MAIA, G. Z. A.; MELAZZO, E. S.. A UNESCO e a educação não-formal: construção do capital social e capital humano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em UNESP- FCT - PPGE) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Yoshie Ussami Ferrari Leite

GOMES, Alberto Albuquerque; LIMA, Antonio Bosco de;LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; MELAZZO, E. S.. O programa Escola da Família enquanto Política Pública: políticas compensatórias e avaliação de rendimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente.

Yoshie Ussami Ferrari Leite

GOMES, Alberto Albuquerque; MAIA, G. Z. A.; CUNHA, C.;LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; MELAZZO, E. S.. A educação não formal a partir dos relatórios da UNESCO: bases para a construção do capital social e capital humano. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - camp.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Valéria Sousa de Oliveira Andrioli

A SISTEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES COMO BASE DE UMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SUZANO; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Martha Rosa Bendrath

A NOVA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL PAULISTA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

LEONARDO ROBERTO DE SOUZA SCHUAWB

A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DOS JOGOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ, PR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Amanda Thalia Marega

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA PARA DOCÊNCIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Ana Paula Thrizotte Ortiz

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA FAMÍLIA: PERFIL DE USUÁRIOS E POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Jaqueline Rocha dos Reis

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Vanessa Martins de Souza

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES E O MACROCAMPO DE ESPORTE E LAZER NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ, PR; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Jéssica Latchuk Frederico

Atividades Complementares Curriculares nas Escolas Estaduais de Ivaiporã; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Ana Paula Katchanovisk Mendes

Educação Permanente em Saúde na região do Vale do Ivaí: Uma naálise a partir da visão dos gestores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Eliane Aparecida Nogueira

A VISÃO DE GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Jose Luiz Baggio Cardoso

PERFIL DOS GESTORES DE ESPORTE E LAZER DA MICRORREGIÃO DO VALE DO IVAÍ, PARANÁ; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Érica Renata Gusmão Ferreira

INFLUÊNCIA DAS TICs NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Aniele Zarpelon

Análise da implantação das Academias da Terceira idade no Município de Ivaiporã/PR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Renan Augusto Meira Sanches

Nível de Atividade Física em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - campus Regional do Vale do Ivaí; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Alexandra Lopes Arlacon

O papel do professor de Educação Fisica no Centro de Atenção Psicossocial no Município de Ivaiporã - Paraná; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Willian Tito

Nível habitual de atividade física dos estudantes dos primeiro e último semestres dos cursos da saúde da FTC de Vitória da Conquista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Bruno Sande

Nível de Flexibilidade e IMC em adolescentes do ensino médio de uma escola pública de Vitória da Conquista BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Micheli Souza Dias

Academia Feminina de Vitória da Conquista, BA: Fatores relacionados à preferência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

José Geraldo dos Santos

Perfil dos praticantes de musculação da Academia Escola FTC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Tiago da Silveira Pinho

A qualidade do atendimento dos profissionais de Educação Física nas academias: Um estudo de caso na Ativa Fitness; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Icaro Flávio Amaral Gomes

Nível habitual de Atividade Física dos alunos de Educação Física da FTC - Vitória da Conquista: Uma abordagem a partir do IPAQ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Herlenikson de Souza Marinho

A concepção dos gestores municipais sobre a atividade física relacionada a saúde no município de Poções BA; Uma análise a partir da teoria das representações sociais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Fabricio Luz Lourenço

O Futsal como elemento integrador em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Vitória da Conquista BA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Bruno Inácio Duarte

O Brasil após a Copa do Mundo 2014: entre expectativas e realidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Ana Paula Thrizotte Ortiz

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES E O MACROCAMPO DE ESPORTE E LAZER NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ, PR; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

José Luiz Baggio

PERFIL DOS GESTORES DE ESPORTE E LAZER DA MICRORREGIÃO DO VALE DO IVAÍ, PARANÁ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Eliane Aparecida Nogueira

A VISÃO DE GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Eduard Angelo Bendrath;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alberto Albuquerque Gomes

O programa Escola da Família enquanto política pública: políticas compensatórias e avaliação de rendimento; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Presidente Prudente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Albuquerque Gomes;

Alberto Albuquerque Gomes

Política de Educação não-formal e Formação Docente: uma análise a partir dos pressupostos da UNESCO; 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Alberto Albuquerque Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 1, p. 219-237, 2019.

  • BENDRATH, E.A. ; SOUZA, V. M. ; ORTIZ, A. P. T. ; BASEI, A. P. . PERFIL REPRESENTATIVO DE PROJETOS DE ESPORTE E LAZER EM UMA POLÍTICA EDUCACIONAL. ATHLOS. Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte , v. 16, p. 2-23, 2019.

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES (ACCs) COMO POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DO PARANÁ. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE) , v. 9, p. 1-23, 2018.

  • Bendrath, Eduard Angelo ; BASEI, ANDREIA PAULA ; FREDERICO, JESSICA LATCHUK . Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO) , v. 20, p. 197, 2018.

  • CEREJA, C. ; BASEI, ANDREIA PAULA ; BENDRATH, E.A. . CONTRATEMPOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PESQUISEDUCA , v. 10, p. 152, 2018.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; BASEI, A. P. . Jogos Olímpicos e Capital Social: perspectivas de mudanças sociais nas cidades-sedes?. Recorde - Revista de História do Esporte , v. 10, p. 1-17, 2017.

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. ; RODRIGUES, F. S. . Resenha: UNESCO. Diretrizes em Educação Física de qualidade: para gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2015. 86 p.. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 12, p. 591-594, 2017.

  • MENEGALDO, P. H. I. ; BASEI, A. P. ; BENDRATH, E.A. . A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER E SUAS RELAÇÕES COM O CAPITAL CULTURAL DOS GESTORES MUNICIPAIS. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online) , v. 20, p. 250-273, 2017.

  • BASEI, A. P. ; BENDRATH, E.A. ; MENEGALDO, P. H. I. . Atividades complementares curriculares em contraturno escolar no estado do Paraná: um estudo do macrocampo esporte e lazer. Revista Motrivivência , v. 29, p. 136-156, 2017.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; BASEI, A. P. ; SOUZA, V. M. ; ORTIZ, A. P. T. ; NERI, D. N. S. ; DUARTE, B. I. . ANÁLISE DE PERFIL DA POLÍTICA DE ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES A PARTIR DO MACROCAMPO ESPORTE E LAZER. REVISTA DA ALESDE , v. 8, p. 36-52, 2017.

  • BENDRATH, EDUARD A . NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DO CAPITAL SOCIAL E ATIVIDADE FÍSICA. Pensar a Prática (Online) , v. 19, p. 220-231, 2016.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . CONVERGÊNCIAS E DISTANCIAMENTOS NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DA UNESCO. Propuesta Educativa (Buenos Aires) , v. 45, p. 69-80, 2016.

  • BASEI, A. P. ; BENDRATH, E.A. . Habitus e habitus de classe: analogias com o desenvolvimento profissional dos professores de educação física. Acta Scientiarum. Education (Online) , v. 38, p. 319-327, 2016.

  • FERREIRA, E. R. G. ; BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . As TICs na Escola a partir da Visão de Professores de Educação Física de um Município Paranaense. Revista Educaonline , v. 10, p. 75-94, 2016.

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . BASES PARA A CONCEITUAÇÃO DA TEORIA DO CAPITAL SOCIAL A PARTIR DOS JOGOS OLÍMPICOS. Revista de Gestão e Negócios do Esporte , v. 1, p. 146-160, 2016.

  • CEREJA, C. ; BASEI, A. P. ; BENDRATH, E.A. . CONTRATEMPOS NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Biomotriz (UNICRUZ) , v. 10, p. 153-171, 2016.

  • NOGUEIRA, E. A. ; BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . A Educação Física na Educação Infantil a partir da ótica dos Gestores Municipais. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL , v. 1, p. 52-68, 2016.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . POLÍTICA DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA EAD NO BRASIL: DISCUSSÕES PRELIMINARES. Educação Física em Revista (Brasília) , v. 8, p. 44-53, 2014.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . A EDUCAÇÃO DO NOVO MILÊNIO E A IDEOLOGIA DA TERCEIRA VIA. Publicatio UEPG: Ciencias Humanas, Linguistica, Letras e Artes , v. 21, p. 33-40, 2013.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; BUENO, D. R. ; SANTOS, E. M. M. ; COSTA, P. G. ; BARBOSA, B. S. ; ALMEIDA, M. C. L. . La escuela y la salud: perfil IMC y flexibilidad en una escuela de Bahía, Brasil. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 18, p. 1-1, 2013.

  • Bendrath, Eduard Angelo . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS AMÉRICAS, ÁFRICA E ÁSIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL E HUMANO. Colloquium Humanarum , v. 10, p. 1208-1218, 2013.

  • BENDRATH, EDUARD A ; GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE . ANÁLISE DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE. Colloquium Humanarum , v. 10, p. 13-25, 2013.

  • BENDRATH, M. R. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Teorias pedagógicas da Educação Física e a nova proposta curricular do Estado de São Paulo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-1, 2012.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . ORGANISMOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Revista de Ciências da Educação , v. XIII, p. 1-12, 2012.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Esporte e Educação Não-Formal no contexto do Programa Abrindo Espaços da UNESCO. Motrivivência (Florianópolis) , v. XXIV, p. 123-134, 2012.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Avaliação do Eixo Esporte no Programa Escola da Família/UNESCO: uma análise a partir do princípio das políticas públicas. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 154, p. 1-1, 2011.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; GOMES A A . La Educación Física en la perspectiva de la Educación No-Formal. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 16, p. 1-7, 2011.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; GOMES A A . Estado, Políticas Públicas e Organismos Internacionais: A Educação no foco do debate. Intermeio (UFMS) , v. 16, p. 157-171, 2011.

  • Bendrath, Eduard Angelo . Escola, educação não-formal e a formação do profissional de Educação Física doi: 10.5007/2175-8042.2010v22n35p286. Revista Motrivivência , v. 35, p. 286, 2011.

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; GOMES A A . EDUCAÇÃO E ECONOMIA: A (RE) CONSTRUÇÃO HISTÓRICA A PARTIR DO PÓS-GUERRA. Revista HISTEDBR On-line , v. 44, p. 92-106, 2011.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . A EDUCAÇÃO COMO COMMODITY: A POLÍTICA DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. Colloquium Humanarum , v. 5, p. 41-52, 2008.

  • Bendrath, Eduard Angelo . Educação não-formal e política internacional. 1. ed. EDITORA CRV, 2019. 189p .

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; GOMES A A . A UNESCO e o Programa Abrindo Espaços no Brasil. In: José Milton de Lima; José Divino Silva; Paulo César A. Raboni. (Org.). Pesquisa em Educação Escolar Percursos e Perspectivas. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 1, p. 15-28.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . A UNESCO e a Educação Não-Formal no Brasil. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012, Presidente Prudente. VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Inovação Tecnológica e Trabalho Docente: O Duplo contexto da Política de Informática Educacional. In: 3º SIC - INFOESTE 2009, 2009, Presidente Prudente. Anais do 3º Simpósio de Iniciação Científica - INFOESTE 2009, 2009.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . O Programa Escola da Família enquanto política compensatória. In: ANPED SUDESTE, 2009, São Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009.

  • BASEI, A. P. ; MENEGALDO, P. H. I. ; BENDRATH, EDUARD A . AÇÕES E POLÍTICAS DO PODER PÚBLICO COM RELAÇÃO AO ESPORTE NA MICRORREGIÃO DE IVAIPORÃ, PARANÁ. In: XIX CONBRACE, 2015, Vitória. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2015. v. 1. p. 1-3.

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . La gestión deportiva y educativa: el complemento curricular como una política pública de educación en el estado de Paraná, Brasil. In: V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017. v. 1. p. 51-52.

  • BASEI, A. P. ; BENDRATH, E.A. . Principios para la gestion de la calidad en el deporte y la recreación en el programa de actividad de complemento curricular. In: V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires - Argentina. V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017.

  • BERNABE, A. P. ; SANTOS, L. L. S. R. ; BENDRATH, E.A. ; MALAGUTTI, J. P. M. ; STAREPRAVO, F. A. . Perfil de Gestores Públicos do Esporte e Lazer de Municípios de Pequeno Porte do Estado do Paraná. In: IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2015, São Paulo. Anais do IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2015. p. 143-144.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS AMÉRICAS, ÁFRICA E ÁSIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL E HUMANO. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE, 2013, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE 2013. Presidente Prudente: Unoeste, 2013. v. 10. p. 1181-1181.

  • SANTOS, E. M. M. ; BUENO, D. R. ; BENDRATH, Eduard Angelo ; SANTOS, F. L. . Nível de Aptidão Física relacionado à saúde em praticantes de ballet clássico de escolas de dança de Vitória da Conquista BA. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Caetano do Sul. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 288-288.

  • CHAVES, A. C. ; OLIVEIRA, W. T. ; SILVA, N. S. ; SILVA, C. B. ; ANDRADE, T. F. ; OLIVEIRA, J. C. R. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Análise da distribuição e acúmulo de gordura corporal em Universitários de diferentes cursos da área da saúde. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Caetano do Sul. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 275-275.

  • SILVA, N. S. ; CHAVES, A. C. ; ANDRADE, T. F. ; SILVA, C. P. ; SILVA, C. B. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Correlação entre medidas antropométricas e impedância bioelétrica em universitários. In: 34º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte, 2011, São Caetano do Sul. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 298-298.

  • OLIVEIRA, J. C. R. ; COSTA, P. G. ; ANDRADE, T. F. ; CHAVES, A. C. ; BUENO, D. R. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Atividade Física Regular está associada com variáveis antropométricas mas não com variáveis bioquímicas em estudantes universitários. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Caetano do Sul. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 299-299.

  • GUIMARAES, C. ; GOMES A A ; BENDRATH, Eduard Angelo . Teaching Professional Social Representations In Early Formative Process. In: Conference Internationale Sur Les Representations Sociales, 2010, Gammart. La 10ª Conference Internationale Sur Les Representations Sociales, 2010.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Estado e Influência Internacional a partir das Políticas Públicas de Educação. In: ENEPE 2009, 2009, Presidente Prudente. Anais do ENEPE 2009, 2009.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Análise de Impacto do Programa Escola da Família/UNESCO. In: II SIEPEA, 2009, Santiago de Chile. SIEPEA 2009, 2009.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Organismos Internacionais e Avaliação de Rendimento. In: XII Congresso de Educação de Presidente Prudente, 2008, Presidente Prudente. Anais do XII Congresso de Educação de Presidente Prudente. Presidente Prudente: Gráfica Impress, 2008.

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Regulação, Metas e Influência Externa. O Programa Escola da Família como política Internacional Aplicada.. In: ENEPE, 2008, Presidente Prudente. Anais do ENEPE - Unoeste, 2008.

  • BENDRATH, E.A. ; MALAGUTTI, J. P. M. . O FATOR INFRAESTRUTURA EM PROJETOS DE ESPORTE E LAZER EM ESCOLAS PÚBLICAS. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , 2020.

  • BENDRATH, E.A. ; BASEI, A. P. . Principios para la gestión de la calidad en el deporte y la recreación en el Programa de Actividad de Complemento Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, E.A. . La gestión deportiva y educativa: el complemento curricular como una política publica de educación en el estado de Paraná, Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, E.A. . Educação Não Formal: perspectivas globais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENDRATH, EDUARD A . Formação Profissional em Educação Física e atuação em ambientes educacionais não-formais: pontos e contrapontos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, E. A. ; BENDRATH, EDUARD A ; BASEI, A. P. . A visão de gestores municipais sobre a importância dos professores de Educação Física na educação infantil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo ; BASEI, A. P. . Jogos Olímpicos e Capital Social: Perspectivas Tangíveis?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERNABE, A. P. ; SANTOS, L. L. S. R. ; BENDRATH, EDUARD A ; MALAGUTTI, J. P. M. ; STAREPRAVO, F. A. . Perfil dos Gestores Públicos de Esporte e Lazer de Municípios de pequeno Porte do Estado do Paraná.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NAS AMÉRICAS, ÁFRICA E ÁSIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL E HUMANO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . A UNESCO e a Educação Não-Formal no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, J. C. R. ; COSTA, P. G. ; ANDRADE, T. F. ; CHAVES, A. C. ; BUENO, D. R. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Atividade Física Regular Está Associada com variáveis Antropométricas mas não com variáveis Bioquímicas em Estudantes Universitários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARAES, C. ; GOMES A A ; BENDRATH, Eduard Angelo . Teaching Professional Social Representations In Early Formative Process. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Inovação Tecnológica e Trabalho Docente: O Duplo Contexto da Política de Informática Educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . O Programa Escola da Família enquanto política compensatória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Estado e Influência Internacional a partir das Políticas Públicas de Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Análise de impacto Programa Escola da Família/UNESCO enquanto política compensatória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Organismos Internacionais e Avaliação de Rendimento. O Programa escola da Família como Política Compensatória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Regulação, Metas e Influência Externa. O Programa Escola da Família como Política Internacional Aplicada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Organismos Internacionais e Avaliação de Rendimento do Programa Escola da Família como política compensatória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . O Programa Escola da Família Enquanto Política Pública: Políticas Compensatórias e Avaliação de Rendimento. Presidente Prudente: Unesp, 2010 (Resumo em Periódico Qualificado).

  • BENDRATH, Eduard Angelo . Estado e Influência Internacional a partir das Políticas Públicas de Educação 2009 (Resumo em Periódico Qualificado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BENDRATH, E.A. . Avaliador de curso superior INEP. 2019.

BENDRATH, E.A. . Avaliador de curso superior INEP. 2018.

BENDRATH, Eduard Angelo ; LEITE, Y. U. F. . Ministério Público - Análise e Parecer sobre o Processo MP 14.0720.0006717/2012-5. 2013.

BENDRATH, Eduard Angelo ; BENDRATH, M. R. . Educação, Saúde e Atividade Física. 2012; Tema: Atividade Física, Esporte, Educação e Qualidade de VIda. (Rede social).

FRANCISCO, M. V. ; VIOTO FILHO, I. T. ; BENDRATH, Eduard Angelo . Revista NUANCES - Dossiê Temático: Educação Física Escolar. 2016. (Editoração/Periódico).

BENDRATH, E.A. . Procedimentos metodológicos da Pesquisa em Educação: aplicando princípios básicos do SPSS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BENDRATH, Eduard Angelo . SPSS para pesquisa em Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDRATH, Eduard Angelo . O Programa Escola da Família enquanto política pública: Política Compensatória e Avaliação de Rendimento. 2009. (Relatório de pesquisa).

BENDRATH, Eduard Angelo . Formação Continuada para Educadores Universitários do Programa SuperAção Jovem do Instituto Ayrton Senna. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDRATH, Eduard Angelo . 2ª Capacitação de Universitários Eixo Esportes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDRATH, Eduard Angelo . Capacitação de Formação Continuada para Educadores atuantes no Programa SuperAção Jovem das Escolas de Tempo Integral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDRATH, Eduard Angelo . Formação Continuada para Educadores Universitários do Programa SuperAção Jovem do Instituto Ayrton Senna. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDRATH, Eduard Angelo . 1ª Capacitação de Universitários Eixo Esportes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PARÂMETROS INTERNACIONAIS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: Uma análise das atividades complementares do componente curricular Educação Física no Estado do Paraná, Descrição: Projeto com apoio financeiro do CNPq (processo 401984/2016-8) A construção de uma educação pautada em princípios que sustentem a multiplicidade de modelos de aprendizagem torna-se hoje, crucial para o desenvolvimento humano na sociedade contemporânea. Na área da Educação Física, as ações complementares não formais, tais como as atividades complementares tem se ampliado gradativamente nos últimos anos no estado do Paraná, tanto no que se refere a diversidade de ações, quanto no número de alunos matriculados. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é mapear informações a respeito da inserção de atividades educacionais complementares nas escolas estaduais do Paraná tendo como parâmetro ações voltadas para o Esporte e Lazer, construindo dessa forma um arcabouço de auxílio do delineamento da gestão educacional para a área a partir do princípio da educação física de qualidade (EFQ) preconizado pela UNESCO. Usando como estratégia metodológica o emprego das abordagens quantitativa e qualitativa, a execução da pesquisa será feita a partir de duas fases, com duração total de 36 meses. A primeira fase compreenderá o mapeamento das ações complementares de esporte e lazer das escolas estaduais paranaenses, a partir de indicadores quantitativos disponíveis nas bases de dados do MEC/INEP, o DataEscolaBrasil, e da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. A amostra, caracterizada como censitária, será composta por 2.149 escolas distribuídas por todo o estado do Paraná. Estes dados serão analisados utilizando como instrumento o software SPSS 20.0, para gerar escores padronizados de informações numéricas sobre as atividades complementares no campo da educação física desenvolvidas nas escolas. Na segunda fase da pesquisa acontecerá o aprofundamento do conhecimento da gestão das escolas ao que tange as ações complementares por meio da seleção a partir da taxa de proporcionalidade, isto é, para efeito de análise comparativa serão selecionadas as escolas com maior e menor taxa de proporcionalidade em cada Núcleo Regional de Educação (NRE), totalizando 64 escolas que serão visitadas in loco. Nesta fase, as informações serão coletadas a partir de fontes documentais e observacionais sobre o gerenciamento das atividades complementares do campo da educação física, obedecendo aos critérios estipulados pela UNESCO para os parâmetros de EFQ e, também, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares a partir da adaptação do instrumento da UNESCO. Para a análise dos dados qualitativos será utilizado o software IRAMUTEQ, com o intuito de compreender as estruturas específicas que fundamentam as atividades complementares. A partir das análises será possível associar possíveis contribuições de parâmetros internacionais de qualidade da educação física em mecanismos não-formais de educação (atividades complementares) nas escolas públicas paranaense, auxiliando a obtenção de indicativos de correção e melhoria da gestão, bem como identificar possíveis avanços no que tange ao campo da educação física.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / Fernando Augusto Starepravo - Integrante / Andréia Paula Basei - Integrante / Marcos vinicius Francisco - Integrante / Valéria Sousa de Oliveira Andrioli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Políticas públicas municipais de esporte e lazer: gestão e agentes, Descrição: O entendimento do esporte e do lazer como objetos de política pública nos remete pensar na gestão realizada para o desenvolvimento das ações do campo esportivo municipal. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende discutir as políticas públicas de esporte e lazer em municípios do estado do Paraná, com especial atenção aos processos de gestão e os agentes públicos envolvidos nesses processos. Trata-se de uma pesquisa descritiva indireta. Utilizaremos os dados do banco de dados do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenado pelo professor Dr. Fernando Augusto Starepravo, também coordenador deste projeto. O banco de dados foi constituído a partir do desenvolvimento da pesquisa "Análise dos agentes públicos do Sistema Nacional de Esporte", desenvolvido pelo GEPPOL entre os anos de 2013 e 2015 com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coleta de dados encerrou-se em meados de 2015 e o banco de dados atualmente reúne dados relativos às políticas públicas municipais de esporte e lazer de 80 municípios paranaenses de diferentes portes representativos das dez mesorregiões do estado do Paraná. Pretende-se a partir de agora empreender análises quantitativas e qualitativas a partir de recortes dos dados disponíveis, buscando aprofundar o entendimento e gerar conhecimento acerca das políticas públicas, gestão e agentes públicos. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: análises aprofundadas sobre as políticas públicas municipais de esporte e lazer e seus processos de gestão; um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos municipais de esporte e lazer, suas características e modos de ação; produção científica relevante em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais de esporte e lazer a serem repassadas aos entes da administração pública do esporte e lazer.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Gestão da Educação: Mapeamento das atividades complementares nas áreas de Esporte e Lazer nas escolas estaduais paranaenses, Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo mapear as ações de esporte e lazer oferecidas dentro das escolas públicas estaduais paranaenses caracterizadas como atividades complementares, tendo como base de compreensão o conceito de uma educação não-formal. Nesse sentido, a ausência de mecanismos de gestão de tais ações tornam os processos de desenvolvimento qualitativo das iniciativas deficitários e pouco eficientes. Como forma de compreender a atual dinâmica das atividades complementares de esporte e lazer, será realizado um estudo quantitativo censitário nas escolas públicas estaduais através da base de dados disponibilizada pelo sistema MEC/INEP de gestão com o objetivo de traçar um perfil estadual acerca do tema. Posteriormente um estudo qualitativo será empregado para observar in loco a condução da gestão em um grupo reduzido de escolas com o objetivo de identificar lacunas e potencialidades nos eixos de planejamento, organização, direção e controle da gestão educacional. A análise das informações obedecerá o princípio de avaliação de processo em políticas públicas e gestão e subsidiará a possibilidade de correção de fluxo no que tange a otimização das iniciativas com vistas ao desenvolvimento qualitativo das atividades complementares de esporte e lazer nas escolas públicas do Paraná, conforme preconiza a UNESCO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) . , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / Andréia Paula Basei - Integrante.

  • 2014 - 2015

    O Esporte Brasileiro frente ao projeto Rio 2016: Expectativas e realidades, Descrição: O objetivo da pesquisa é mapear, a partir do projeto Olímpico Rio 2016, expectativas, propostas e programas para o desenvolvimento de um legado esportivo para o Brasil, considerando o esporte em suas diferentes dimensões (educacional, participação e rendimento), bem como mapear e descrever os programas e projetos para o desenvolvimento do esporte relacionados aos JO/PO 2016 por parte do governo federal, governos estaduais e municipais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador / Andréia Paula Basei - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Análise dos Agentes Públicos do Sistema Nacional de Esporte, Descrição: Projeto financiado pelo CNPq, processo 487407/2013-0. Considerando que o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (NEL) é uma articulação entre diversos agentes de forma plural e representativa contemplando todas as dimensões do esporte e do lazer, categorizados a partir de sua atuação no sistema (BRASIL, 2006), que o SNEL tem sido estruturado com ênfase na municipalização, e que não há dados consistentes acerca de quem são os agentes públicos que compõe o SNEL, o presente projeto busca problematizar: Quais as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer? Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é diagnosticar e analisar as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. A pesquisa será realizada em municípios do estado do Paraná. Atualmente o Paraná conta com 399 municípios. Destes, segundo dados e classificação do IBGE (2010), um é considerado metrópole (mais de 900 mil habitantes), dezessete são municípios de grande porte (entre 100.001 e 900 mil habitantes), quatorze são municípios de médio porte (entre 50.001 e 100 mil habitantes), cinquenta e cinco são municípios de pequeno porte II (entre 20.001 e 50 mil habitantes), e o restante, 312 municípios, são considerados municípios de pequeno porte I (até 20 mil habitantes). Pretendemos trabalhar com um percentual de 20% dos municípios de cada porte, totalizando 79 municípios, que serão escolhidos através de sorteio, respeitando uma divisão equânime entre as dez mesoregiões do estado. Os pesquisadores visitarão todos os 79 municípios, onde aplicarão questionários a todos os agentes públicos municipais que compõe o SNEL e uma entrevista ao gestor municipal maior responsável pelas políticas públicas de esporte e lazer (secretário ou diretor de esporte e lazer) e a um profissional técnico especializado escolhido aleatoriamente. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: 1) um instrumento de pesquisa consistente para o diagnóstico das principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos que compõe o SNEL replicável em outros contextos; 2) um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos municipais que compõe o SNEL, suas características e modos de ação; 3) produção científica relevante vinculada em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; 4) informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais que compõe o SNEL a serem repassadas ao Ministério do Esporte e demais entes da administração pública do esporte e lazer, que forneçam subsídios à formulação de políticas de formação inicial e continuada de agentes públicos que compõe o SNEL e atuam nas políticas públicas de esporte e lazer.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Fernando Augusto Starepravo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Estudo Sobre Formação Inicial de Professores para Infância: Brasil ? Portugal, Descrição: A presente pesquisa apresenta como objetivo geral mapear o perfil dos alunos em formação docente para atuação no 1º nível da educação básica e anos/séries iniciais do Ensino Fundamental e de seus formadores, além de analisar e discutir propositivamente sobre as condições de formação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, no Campus do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). Os sujeitos da pesquisa serão alunos em processo de formação inicial matriculados no curso de formação de docentes, além dos professores formadores atuantes nos referidos cursos. Para o levantamento dos dados utilizaremos questionários mistos, entrevistas semi-estruturadas, textos narrativos, analise documental e mapeamento bibliográfico. Para tratamento e análise dos dados, utilizaremos os softwares estatísticos SPSS, Alceste e Evoc, bem como a técnica de análise de conteúdo à luz da teoria de Bardin.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Alberto Albuquerque Gomes - Coordenador / Célia Guimaraes - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Docência em Educação Física: Mapeamento e análise do desenvolvimento pedagógico e técnico-didático na cidade de Vitória da Conquista, BA, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento global junto aos docentes da disciplina de Educação Física vinculados à DIREC local. O estudo tem por base averiguar de que forma a grande ausência de docentes dessa disciplina influenciam diretamente no desenvolvimento das ações propostas pelo PCN da área. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo e será realizada tendo como base o modelo censitário. A primeira fase da pesquisa compreenderá o mapeamento geral da cidade, através da identificação das escolas e o número de professoores da disciplina de Educação Física alocados, a segunda fase compreenderá um estudo descritivo com base na verificação dos pressupostos teóricos usados para a construção das aulas pelos referidos docentes.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) . , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    A Escola e o Corpo:: Avaliação do IMC e Flexibilidade de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Vitória da Conquista ? BA, Descrição: O presente estudo tem como base coletar dados referentes ao padrão e estilo de vida relacionando-os com a prática regular de atividade física. Para tanto foi selecionada uma escola estadual do município de Vitória da Conquista - Bahia. A Amostra corresponde um total de 831 sujeitos, alunos do ensino médio da Unidade Escolar. Serão coletados dados de IMC e Flexibilidade, bem como aplicado questionário sobre prática rotineira de atividade física. O objetivo é identificar o nível de Flexibiidade e IMC dos alunos, correlacionando-os com a prática de atividade física, oferecendo subsídios para a implantação de programas específicos para correção de distorções dessa natureza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Coordenador / Denise Rodrigues Bueno - Integrante / Elba Marcia de Moraes Santos - Integrante / Fabio Leite dos Santos - Integrante / Patricia Gomes Costa - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Formação de professores: estudos sobre identidade e representações sociais, Descrição: OBJETIVO GERAL Mapear o perfil dos profissionais da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e diagnosticar as condições de formação e atuação dos docentes no município de Presidente Prudente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Identificar e analisar os saberes docentes e as práticas educativas para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Identificar as representações sociais que alunos em formação para o magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia da FCT/UNESP constroem sobre si, sobre o trabalho docente e sobre seus futuros alunos ; 3. Identificar e analisar as políticas de formação inicial e continuada de professores para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental considerando a escola como espaço de formação; 4. Identificar os impactos das políticas públicas nacionais na construção das políticas públicas municipais para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Eduard Angelo Bendrath - Integrante / Alberto Albuquerque Gomes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Professor Homenageado - Patrono, Universidade Estadual de Maringá - Campus CRV.

2015

Professor Homenageado - Nome de Turma, Universidade Estadual de Maringá.

2012

Professor Homenageado, Turma de Educação Física 2012 da Faculdade de Tecnologia e Ciências BA.

2011

Professor Homenageado, Turma de Educação Física 2011.1 Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC VIC.

2001

Mérito Acadêmico - Melhor Aluno UNESP (FCT) do Curso Educação Física Turma 2001, UNESP - Universidade Estadual Paulista.

1999

Honra ao Mérito, Ministério da Defesa - Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Fìsica. , Praça Independência, Centro, 86870000 - Ivaiporã, PR - Brasil, Telefone: (43) 34722139, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto TIDE Nível C

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2017

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto do Curso de Ed. Física, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Portaria UEM nº408/2015GRE

    Atividades

    • 08/2018

      Direção e administração, Campus Regional do Vale do Ivaí, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Residência Pedagógica - Educação Física/CRV.

    • 05/2018

      Ensino, PROEF - Mestrado Profissional em Rede UEM/UNESP, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino do Tema Saúde, Escola, Educação Física e Planejamento, Escola, Educação Física e Inclusão

    • 03/2017

      Direção e administração, Campus Regional do Vale do Ivaí, .,Cargo ou função, Coordenador de Estágio.

    • 03/2016

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado 2, Produção do Conhecimento em Educação Física

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação Fìsica, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 03/2016

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado 2, Optativa 2 - Métodos Qualitativos de Pesquisa, Organização, Administração e Gestão da Educação Física, Produção do Conhecimento em Educação Física

  • 2012 - 2014

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

    Atividades

    • 03/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.,Atividade realizada, Membro do Corpo Editorial da revista.

    • 03/2012 - 10/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2012 - 11/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Comitê de Ética em Pesquisa - CEP.,Cargo ou função, Parecerista e representante discente da pós-graduação.

    • 08/2012 - 10/2012

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física no Ensino Fundamental, História da Educação Física, Praticas Curriculares em Educação Física no Ensino Fundamental

    • 01/2009 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Cargo ou função, Parecerista e Representante Discente do Programa de Mestrado em Educação frente ao Comitê de Ética em Pesquisa da FCT - UNESP.

    • 03/2009 - 09/2009

      Estágios , Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, .,Estágio realizado, Curso de Pedagogia - Disciplina Sociologia da Educação I.

  • 2010 - 2012

    Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2011 - 02/2012

      Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso 1, Trabalho de Conclusão de Curso 2, Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1

    • 01/2011 - 02/2012

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1

    • 08/2010 - 02/2012

      Outras atividades técnico-científicas , GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física.,Atividade realizada, Grupo de Estudo e Pesquisa dos docentes e alunos de Educação Física da FTC-VIC.

    • 03/2010 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Acadêmica, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior Acadêmico.

    • 03/2010 - 01/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Ações Acadêmicas - NAAC, .,Cargo ou função, Acompanhamento das ações de pesquisa e extensão da instituição.

    • 01/2011 - 06/2011

      Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo das Tecnologias em Educação Física, Seminário de Pesquisa Ensaio Monográfico, Trabalho de Conclusão de Curso 1, Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1 - TID 1

    • 03/2010 - 12/2010

      Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, História da Educação Física e Esportes, Seminário de Pesquisa: Ensaio Monográfico, TID 1 - Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1

  • 2012 - 2012

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 4

    Atividades

    • 07/2012 - 08/2012

      Ensino, Formação Pedagógica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Profissional

  • 2008 - 2010

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Mestrado atuando na área de Educação, realizando pesquisa na linha de políticas públicas, políticas compensatórias e influência internacional.

  • 2005 - 2006

    UNESCO

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Finalidade de Contratação: Acompanhar presencialmente o funcionamento das escolas aos finais de semana em sua esfera de atuação (até 20 escolas)servindo como elo de uma comunicação eficiente entre a unidade escolar e a diretoria de ensino.

  • 2007 - 2008

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: ACT - OFA, Enquadramento Funcional: Professor PEB1, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor Educador, responsável pela execução do Programa Escola da Família na EE Monsenhor Sarrion, tendo sob a responsabilidade 13 Universitários do Programa Bolsa Universidade do Governo de São Paulo.

  • 2005 - 2005

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Educador Profissional, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Coordenador do Programa Escola da Família na EE Vereador Pedro Tófano

  • 2003 - 2005

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Educador Profisional, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Coordenador do Programa Escola da Família na EE Julieta Guedes de Mendonça

  • 2004 - 2006

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 32

  • 1999 - 2001

    São Paulo Futebol Clube

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio realizado na Unidade São Paulo Center. Centro de Treinamento iniciante e escola de futebol. Com Clínicas realizadas no Morumbi a cada 3 meses.

    Atividades

    • 09/1999 - 05/2001

      Estágios , São Paulo Center, Planeta Gol.,Estágio realizado, Estágio na Área de Preparação Física, Avaliação e Treinamento.

  • 2002 - 2003

    Treinamento Individualizado Personal Training

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atividade Física Personalizada. Atuação autônoma e registrada no ministério do Trabalho sob a inscrição Nº 1.166.969.928-0

  • 2002 - 2004

    Academia Sport Way

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Responsável Técnico na área de Educação Física da academia.

    Atividades

    • 09/2002 - 04/2004

      Serviços técnicos especializados , Academia, Área Técnica.,Serviço realizado, Responsabilidade Técnica perante a Vigilância Sanitária e sistema Crefs.

  • 1999 - 1999

    Exército - Comando Militar do Sudeste

    Vínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Militar graduado da reserva