Mauro Lúcio Vida
possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva (1997). Mestrando em Administração pela Faculdade Dr. Pedro Leopoldo. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Tributos até 31/01/2009. Atualmente é professor titular da Fundação Educacional Monsenhor Messias. Tem experiência na área de consultoria, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, custos, juros, remuneração, rentabilidade, redução carga tributária e capital próprio.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
2008 - Atual
Faculdades Pedro Leopoldo
Orientador: .Mauro Calixta Tavares
Palavras-chave: Marketing do Contador.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Setores de atividade: Atividades administrativas e serviços complementares; Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria.
Especialização em Educação Tecnológica
1999 - 2000
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Participação em eventos
Gestão do Ensino nas IES II. 2008. (Seminário).
Gestão do Corpo Docente nas IES II. 2008. (Seminário).
Cruso Simples Nacional. 2008. (Outra).
IV SEPEX - Semana de pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2007. (Seminário).
ICMS - Substituição Tributária. 2005. (Outra).
Mudanças Climáticas - Como Elaborar um Projeto Voltado ao mecanismo de Desenvolvimento Limpo. 2002. (Outra).
1º Seminário em Ciências Contábeis -. 2001. (Seminário).
Curso de Introdução à Perícia Contábil. 2001. (Outra).
Participação em bancas
VIDA, Mauro Lúcio. O uso de sistemas de informações contábeis como ferramenta de apoio na tomada de decisão: um estudo de caso na empresa Diário do Comércio Empresa Jornalística Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Estudo sobre a implantação do SAP Business One na Editora Fórum Ltda: um estudo de caso no setor contábil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. A importância dos Controles Internos para Gestão Empresarial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. A Controladoria no Processo de Gestão como Apoio e Alavancagem de Desempenho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Benefícios gerados com a implantação da nota fiscal eletrônica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Reflexão sobre o custo-padrão de mão-de-obra: uma análise dos conceitos e a aplicabilidade em uma instituição de prestação de serviços, na área da educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Orçamento participativo na gestão municipal: estudo de caso na administração pública municipal de Caeté. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. O Sistema Tributário Brasileiro e as Cooperativas: Um Estudo numa Cooperativa de Crédito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Formação do Preço de Venda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Controle interno: sua importância para garantir informações consistentes para tomada de decisões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Controles internos para gestão eficiente de uma empresa contábil: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Auditoria interna: a auditoria interna em ativo imobilizado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Análise e interpretação de balanços públicos: um estudo por meio dos índices. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Contabilidade de custos: aplicação do sistema de custos ABC na empresa MS União Contábil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Auditoria trabalhista: auditoria trabalhista em uma empresa de fundição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Auditoria interna: crédito e cobrança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. Controles internos em escritório de contabilidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
VIDA, Mauro Lúcio. A governança corporativa: aplicação à fundação de direito privado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Contabilidade internacional: aplicação dos padrões internacionais às companhias listadas nos segmentos diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Candal.Analise das demonstrações contábeis: Um enfoque econômico e financeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. O papel da controladoria na gestão das empresas de grande porte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Formas de tributação: imposto sobre renda das pessoas jurídicas no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
VIDA, Mauro Lúcio. Simples: sistema integrado de impostos e contribuições. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.
Orientou
Contabilidade gerencial aplicado nas microempresas e empresas de pequeno porte com foco na Teoria das Restrições; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Análise de custo: um estudo do método de custeio em uma empresa jornalística; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Avaliação dos controles internos do departamento financeiro de uma empresa de software; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis e Tributos) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade Gerencial: o sistema de informação como instrumento para controle e minimização de custos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Auditoria interna: a importância do controle interno com ênfase nos estoques; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade de custos: formação do preço de venda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade gerencial: a influência das taxas de juros para as empresas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Auditoria interna: auditoria interna das disponibilidades; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Auditoria: Importância do Sistema de Controle Interno dentro de uma Empresa de Logística; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade Geencial: A importãncia do Fluxo de Caixa para a Tomada de Decisões; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Planejamento Financeiro: Fluxo de Caixa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade Gerencial: Custo/Volume/Lucro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade Gerencial como Instrumento de Gestão e Controle em uma Companhia para Geração de Recursos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Contabilidade de Custos - Um Estudo na Formação de Preço de Venda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Análise de Crédito nas Instituições Financeiras; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Sistema de Informação Gerencial - A Implantação do SIG em uma Empresa de Construção; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Fundação Educacional Monsenhor Messias; Orientador: Mauro Lúcio Vida;
Produções bibliográficas
-
VIDA, Mauro Lúcio ; AIRES, Myrtes Buenos ; DUTRA, Ricardo Rosa . Juros Remuneratórios Sobre o Capital próprio: um enfoque contábil, financeiro e tributário. Gestare (Sete Lagoas) , Sete Lagoas - MG, v. 01, n.2, p. 108-116, 2004.
Outras produções
VIDA, Mauro Lúcio . Introdução a Contabilidade e Auditoria. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VIDA, Mauro Lúcio . Contabilidade - Fundamentos Básicos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VIDA, Mauro Lúcio ; DUTRA, Ricardo Rosa ; CRUZ, Moacyr da Costa . Encargos Sociais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VIDA, Mauro Lúcio . Contabilidade para Não Contadores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2008
Professor Homenageado do curso de Ciências Contábeis e Tributos, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007
Paraninfo do curso de Ciências Contábeis e Tributos, Centro Universitário de Belo Horizonte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Educacional Monsenhor Messias. , Avenida Mal. Castelo Branco, nº 2.765, Santo Antônio, 35701-242 - Sete Lagoas, MG - Brasil, Telefone: (31) 37732022, Fax: (31) 37738911, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Conservo Serviços Gerais LtdaVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente de Controladoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
Centro Universitário de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações:
Estou de licença sem remuneração no período de 01 de fevereiro de 2009 até 31 de janeiro de 2010
Atividades
-
08/2006
Ensino, Ciências Contábeis e Tributos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Contábil, Auditoria Fiscal, Auditoria
-
11/2007 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário de Belo Horizonte - Campus Estoril, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis e Tributos.
-
08/2008 - 01/2009
Direção e administração, Centro Universitário de Belo Horizonte - Campus Estoril, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2008 - 07/2008
Direção e administração, Centro Universitário de Belo Horizonte - Campus Estoril, .,Cargo ou função, Assistente de Coordenação de Curso.
2003 - Atual
Fundação Educacional Monsenhor MessiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2010
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria Governamental
-
02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Educacional Monsenhor Messias - UEGE, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis.
-
02/2003
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Industrial e Análise de Custos, Laboratório Contábil
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade e Análise de Balanços
2000 - 2003
Fundação Universidade de ItaúnaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2000 - 02/2003
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Contábil, Auditoria I
1999 - 2005
Vetor Suporte Empresarial LtdaVínculo: SÓCIO ADMINISTRADOR, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 20
Atividades
-
11/1999 - 12/2005
Direção e administração, .,Cargo ou função, SÓCIO ADMINISTRADOR.
1998 - 2000
Centro Internacional de Tecnólogica do ComércioVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Atividades
-
01/1998 - 12/2000
Ensino, Contabilidade Para Empreendedores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Contabilidade Para Não Contadores, Legislação Tributária, Técnico em Gestão do Comércio
1997 - 1998
IOB Informações e Publicações JurídicasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1997 - 01/1998
Direção e administração, .,Cargo ou função, CONSULTOR CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mauro Lúcio Vida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?