Nadia Rubio Pirillo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UNESP, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente é Designer Instrucional na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando nos seguintes temas: design instrucional, educação a distância e educação midiática.

Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2020 - 2024

Universidade de São Paulo
Título: Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
Agnaldo Arroio. Coorientador: Mônica Cristina Garbin.

Mestrado em Comunicação

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Cultura digital e educação para a mídia: análise do programa Mídias na Educação
, Ano de Obtenção: 2014.Danilo Rothberg.Coorientador: Alexandra Bujokas de Siqueira.

Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais: aplicações e possibilidades

2017 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: Desafios e possibilidades no uso das tecnologias educacionais. Ano de finalização: 2017

Graduação em Jornalismo

2007 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Comunicação Corporativa na Comunicação Pública: estudo de notícias de assessorias de imprensa de universidades públicas paulistas
Orientador: Maximiliano Martin Vicente
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2025

IA na Educação - Estratégias Avançadas para criar Materiais Didáticos. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2023 - 2023

Programa de Certificação de Multiplicadores em Educação Midiática. (Carga horária: 20h). , Instituto Palavra Aberta, IPA, Brasil.

2022 - 2022

Formação online: acessibilidade e inclusão na Univesp. (Carga horária: 6h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

2021 - 2021

1ª Oficina de Acessibilidade da Univesp. (Carga horária: 10h). , Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.

2017 - 2017

STEAM XP. (Carga horária: 8h). , Colégio Bandeirantes, COLBAND, Brasil.

2015 - 2015

Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2013 - 2013

Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2011 - 2011

Estilos de uso do virtual para processos de ensino. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

I Congresso Univesp - Excelência e Inclusão na Educação a Distância. 2024. (Congresso).

Oficina virtual "Audiodescrição como recurso de acessibilidade no ensino a distância", realizada no âmbito do VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA),. 2024. (Oficina).

III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.Competência midiática na formação docente para o Ensino Superior: experiência de uma disciplina de formação pedagógica. 2022. (Encontro).

10th International Seminar Science Society Didactics.Strategies in audiovisual presentations for distance learning. 2021. (Seminário).

XIX IOSTE 2020 Symposium.Evaluation of publications on video lessons, science and distance education in Brazil. 2021. (Simpósio).

24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2018. (Congresso).

EaD: Desafios e Perspectivas para Educação a Distância no Brasil. 2018. (Seminário).

Profissão Design Educacional ? História e perspectivas futuras. 2018. (Outra).

WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional. 2018. (Outra).

PBL2016 - Inovações para o Ensino e a Aprendizagem. O design thinking na formação de professores: possibilidades de aprendizagem ativa. 2016. (Congresso).

Workshop Imersivo de Design Educacional - WIDE. 2016. (Outra).

21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Linguagens midiáticas nos cursos mediados por tecnologia da UNIVESP. 2015. (Congresso).

Fórum ARede Educa. 2015. (Outra).

I Colóquio Uab Unifesp: a educação a distância em três dimensões: políticas, modelos e cursos de graduação. 2015. (Outra).

Oficinas: Computer Assisted Language Learning: An Overview; Games For Learning: Theory; Gaming 101: Game Design for Classroom Activities; Mine craft: An Introduction to the Phenomenon. 2015. (Oficina).

Semana da Comunicação.Convergência midiática e cultura participativa: a mudança na posição dos agentes sociais no campo da comunicação com as novas tecnologias. 2013. (Outra).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A comunicação organizacional inserida na comunicação pública: um olhar sobre as notícias divulgadas pela USP, Unicamp e UFSCar. 2013. (Congresso).

XV Jornada Multidisciplinar - A Linguagem nas Mídias na Era da Convergência.Educação para as mídias: evolução do conceito e necessidades atuais. 2013. (Outra).

4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas.A construção narrativa do discurso em um curso sobre mídia-educação. 2012. (Simpósio).

Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação. 2012. (Outra).

XIV Jornada Multidisciplinar - Mídia e Cidadania.Mecanismos de participação online: o caso do blog da consulta pública para modernização da lei de direito autoral. 2012. (Outra).

VI Fórum e 3ª Mostra de Extensão Universitária.Projeto de implantação de uma Assessoria de Comunicação na FAAC. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Andre Luiz Vicentini

PIRILLO, N. R.. A educação a distância e o papel do tutor. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Carlos André Pimentel Quintas

PIRILLO, N. R.. Competências e habilidades para a Tutoria on-line. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Daniel Carlos Viana

PIRILLO, N. R.. O ensino a distância numa perspectiva de treinamento corporativo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Domingos Sávio da Silva Guatura

PIRILLO, N. R.. Ensino superior a distância: dificuldades e possibilidades no ensino da disciplina de Cálculo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Luziene Aparecida Grandi

PIRILLO, N. R.. O uso da tecnologia no ensino: investigando trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Ricardo Venturineli

PIRILLO, N. R.. Teorias de estilos de aprendizagem para a formação em Engenharia de Produção no Ensino a Distância. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Rosana Ressa Aguiar Ambrósio

PIRILLO, N. R.. O uso das ferramentas disponíveis no processo de ensino em EaD. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teorias, Práticas e Métodos para Educação a Distância) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Aluno: Suene N

OLIVEIRA, E. T.;PIRILLO, N. R.. S. Carvalho; Rachel R. de Lima; José G. de Lima Jr.O ensino de matemática através de tecnologias para o aluno autista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Orientou

Cristiano dos Santos; João P

S; Magalhães; Pamella Xavier; Sequência Didática Para o Ensino de Geometria e Trigonometria usando Geogebra; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo; Orientador: Nádia Rubio Pirillo;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. ; BOMPAN, M. C. ; SCHIAVON, M. L. M. . Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância. PAIDÉI@ (SANTOS) , v. 16, p. 93-105, 2024.

  • FAVARO, Roberta Flaborea ; MATUDA, Fernanda ; GALINI, Marcos Evandro ; PIRILLO, N. R. . A integridade acadêmica na educação superior: possibilidades de uso de um recurso educacional aberto. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA , v. 21, p. 1-27, 2022.

  • TROMBETA DE OLIVEIRA, ÉDISON ; CRISTINA GARBIN, MÔNICA ; RUBIO PIRILLO, NÁDIA . EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. REVISTA CONHECIMENTO ONLINE , v. 3, p. 127-149, 2021.

  • PIRILLO, N. R. ; ARROIO, A. . Strategies in audiovisual presentations for distance learning. Annales Universitatis Paedagogicae Cracoviensis.Studia ad Didacticam Biologiae Pertinentia , v. 343, p. 247-260, 2021.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . Conhecimento de Conteúdo na formação de professores a distância: análises com base no TPACK Survey. REVISTA DE ESTILOS DE APRENDIZAJE , v. 14, p. 150-165, 2021.

  • GARBIN, M. C. ; OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. ; AZEVEDO, A. S. . Práticas pedagógicas inovadoras para a formação de professores. Revista Brasileira de Educação Aberta e a Distância , v. 19, p. 1-25, 2020.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . O discurso fotográfico sobre EaD no Especial da Folha. RAZÓN Y PALABRA , v. 21, p. 212-231, 2017.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . A caracterização da educação a distância no Especial da Folha.com. Temática (João Pessoa. Online) , v. 12, p. 29-44, 2016.

  • PIRILLO, N. R. ; ARROIO, A. . Formação docente para o Ensino Superior: mediação pedagógica remota para inclusão e diversidade. In: Naiara Chierici da Rocha; Gabriely Cabestré Amorim; Mônica Cristina Garbin. (Org.). Formação e inclusão no ensino superior: experiências e perspectivas. 1ed.São Paulo: Artesanato Educacional, 2023, v. , p. 52-79.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . Retrato do fracasso escolar na cobertura midiática sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. In: Diogo Luiz Lima Augusto; Roger Goulart Mello; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Educação em foco: História, política e cultura da educação no Brasil. 24ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 3, p. 120-135.

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. . Políticas de EaD na mídia: articulações discursivas sobre Educação a Distância. In: Robson Dias; Victor Laus-Gomes; Célio da Cunha. (Org.). Políticas de educação e mídia. 1ed.Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, 2020, v. 1, p. 135-152.

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. . Resultados do uso de REA em curso sobre inclusão da pessoa com deficiência. In: Andreza Regina Lopes da Silva. (Org.). Experiências significativas para a Educação a Distância 2. 2ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 189-198.

  • PIRILLO, N. R. ; SCHERRE, P. ; ZANCANARO, J. ; SERPA, M. . Possibilidades, necessidades e desafios no uso das tecnologias educacionais: híbrido, colaborativo, ativo e integrado. In: Estéfano Vizconde Veraszto; Emerson Rodrigo Baião; Henderson Tavares de Souza. (Org.). Tecnologias Educacionais: aplicações e possibilidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 39-53.

  • PIRILLO, N. R. . Pesquisa identifica usos das TICs nas escolas brasileiras. Plural: observatório de comunicação e cidadania.

  • PIRILLO, N. R. . Mídia-educação e currículo escolar em debate. Plural: observatório de comunicação e cidadania.

  • PIRILLO, N. R. . Crescem vagas para formação de professores no uso de mídias. Plural: observatório de comunicação e cidadania.

  • PIRILLO, N. R. . As mídias em sala de aula. Plural: observatório de comunicação e cidadania.

  • ARROIO, A. ; RUBIO PIRILLO, NÁDIA . Teacher Education and Media Literacy: strengthening dialogue in Higher Education. In: Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife, 2024, Braga. Livro de atas da XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação ? Challenges 2024. Braga: Universidade do Minho, 2024. v. 1. p. 262-273.

  • TROMBETA DE OLIVEIRA, ÉDISON ; PIRILLO, N. R. . Estágio no ensino superior da Univesp: uma experiência instrucional com uso de recurso educacional aberto. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2022, Fortaleza. Anais do 27º Ciaed, 2022.

  • AZEVEDO, A. S. ; OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . Diálogo, estrutura e autonomia em webconferências. In: 25° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas. Anais do 25° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. . Resultados do uso de REA em curso sobre inclusão da pessoa com deficiência. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais do 24º CIAED, 2018.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. ; GARA, E. B. M. ; GARBIN, M. C. ; LOYOLLA, W. P. D. C. ; CAVALCANTI, C. C. . Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do 23º CIAED, 2017.

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. . Características Atribuídas à EaD nas Matérias On-line da Revista Nova Escola. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Intercom, 2016.

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; GARBIN, M. C. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . O design thinking na formação de professores: possibilidades de aprendizagem ativa. In: PBL2016 - Inovações para o Ensino e a Aprendizagem, 2016, São Paulo. Anais do Problem Based Learning International Conference, 2016.

  • GARA, E. B. M. ; PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; SOUZA, B. G. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . O processo de criação de REA: um relato de caso. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindoia. Anais do 22º CIAED, 2016.

  • OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. ; GARA, E. B. M. . Design de interação nos cursos de Engenharia e Licenciatura da UNIVESP: relato de experiência. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2015, Presidente Prudente. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015. p. 1114-1118.

  • OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; PIRILLO, N. R. ; GARBIN, M. C. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . O design thinking na educação em engenharia da UNIVESP: possibilidades de aprendizagem ativa. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2015, São Bernardo do Campo-SP.. Aprendizagem ativa: engenheiros colaborativos para um mundo competitivo.. Rio de Janeiro: Abenge, 2015. p. 1-9.

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; CAVALCANTI, C. C. ; CARNELOSSI, D. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . Linguagens midiáticas nos cursos mediados por tecnologias da UNIVESP. In: 21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves - RS. Se eu fosse Ministro da Educação faria o seguinte a propósito da EAD, 2015.

  • PIRILLO, N. R. . A comunicação organizacional inserida na comunicação pública: um olhar sobre as notícias divulgadas pela USP, Unicamp e UFSCar. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013.

  • PIRILLO, N. R. . Convergência midiática e cultura participativa: a mudança na posição dos agentes sociais no campo da comunicação com as novas tecnologias. In: Semana da Comunicação, 2013, Bauru. Anais Semana da Comunicação 2013, 2013. p. 233-245.

  • PIRILLO, N. R. . Educação para as mídias: evolução do conceito e necessidades atuais. In: XV Jornada Multidisciplinar - A Linguagem nas Mídias na Era da Convergência, 2013, Bauru. Caderno de Resumos da XV Jornada Multidisciplinar - A Linguagem nas Mídias na Era da Convergência, 2013.

  • PIRILLO, N. R. . Mecanismos de participação online: o caso do blog da consulta pública para modernização da lei de direito autoral. In: XIV Jornada Multidisciplinar, 2012, Bauru. Cadernos de resumos da XIV Jornada Multidisciplinar, 2012.

  • PIRILLO, N. R. ; ARROIO, A. ; GARBIN, M. C. . Competência midiática na formação docente para o Ensino Superior: experiência de uma disciplina de formação pedagógica. In: III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, 2022, São Paulo. Caderno de resumo do III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, 2022.

  • PIRILLO, N. R. . A construção narrativa do discurso em um curso sobre mídia-educação. In: 4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2012, Bauru. Anais do 4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2012.

  • ARROIO, A. ; PIRILLO, N. R. . Teacher education and media literacy: strengthening dialogue in higher education. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRILLO, N. R. . Oficina virtual - Planejamento e elaboração de videoaulas para EaD. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRILLO, N. R. ; ARROIO, A. ; OLIVEIRA, E. T. . Evaluation of publications on video lessons, science and distance education in Brazil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRILLO, N. R. ; ARROIO, A. . Strategies in audiovisual presentations for distance learning. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; SOUZA, B. G. . O processo de criação de REA: um relato de caso da UNIVESP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; GARBIN, M. C. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . O design thinking na formação de professores: possibilidades de aprendizagem ativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. ; CAVALCANTI, C. C. ; CARNELOSSI, D. ; LOYOLLA, W. P. D. C. . Linguagens midiáticas nos cursos mediados por tecnologias da UNIVESP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRILLO, N. R. . Educação para as mídias: evolução do conceito e necessidades atuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRILLO, N. R. . A comunicação organizacional inserida na comunicação pública: um olhar sobre as notícias divulgadas pela USP, Unicamp e UFSCar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRILLO, N. R. . Convergência midiática e cultura participativa: a mudança na posição dos agentes sociais no campo da comunicação com as novas tecnologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRILLO, N. R. . Mecanismos de participação online: o caso do blog da consulta pública para modernização da lei de Direito Autoral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRILLO, N. R. . A construção narrativa do discurso em um curso sobre mídia-educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRILLO, N. R. ; VERRUMO, M. A. . Práticas sociais e o fenômeno das massas: o desenvolvimento da imprensa moderna. Bauru: Revista Comunicação Midiática, 2014 (Resenha).

Outras produções

XAVIER, A. ; CARNELOSSI, D. ; OLIVEIRA, E. T. ; PIRILLO, N. R. ; GARA, E. B. M. ; SOUZA, B. G. . A língua das mãos. 2016; Tema: Libras. (Site).

PIRILLO, N. R. . Produção midiática educacional. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIRILLO, N. R. . Os sete erros das Fake News. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Educacional Aberto).

AZEVEDO, A. S. ; PIRILLO, N. R. . Uma câmera e uma ideia. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Educacional Aberto).

PIRILLO, N. R. ; OLIVEIRA, E. T. ; GARA, E. B. M. . Formação de professores-tutores para a Polícia Militar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão a distância).

PIRILLO, N. R. . A tecnologia no apoio à Gestão Escolar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso a distância).

PIRILLO, N. R. ; RIBEIRO, R. S. . Vinte mil léguas submarinas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Digital).

PIRILLO, N. R. ; ARANHA, A. S. ; LUIZ, A. R. S. ; VIEIRA, E. C. F. ; VERRUMO, M. A. ; LEITE, P. P. ; LIMA, M. C. F. ; NASCIMENTO, R. R. . Guia Acadêmico FAAC. 2010. (Guia digital).

Prêmios

2023

Finalista na categoria Texto do Nascente USP 2023, Universidade de São Paulo.

2017

Finalista na categoria Melhoria dos serviços prestados ao cidadão na 12 edição do Prêmio Mario Covas, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

2016

3º lugar na modalidade Prêmio Especial, categoria Recursos Educacionais Abertos (REA), Prêmio ARedeEduca 2016.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo. , Av. Paulista, 352, Bela Vista, 01310905 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 31886700, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 40

Outras informações:
Atua na elaboração do desenho educacional dos cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização oferecidos pela universidade. Participa da concepção de materiais didáticos e de Recursos Educacionais Abertos (REA), adaptando conteúdos pedagógicos às diversas tecnologias e elaborando guias para os usuários do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

2022 - 2022

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio em docência na disciplina "Introdução ao Letramento Midiático e Informacional", na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), como atividade do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), sob supervisão do Prof. Dr. Agnaldo Arroio.

2011 - 2014

MStech

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou na criação de projetos de design instrucional para conteúdos educacionais diversos. Elaborou storyboards e roteiros para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e telas de conteúdo. Produziu tutoriais e guias de apoio, além de conteúdos/atividades para cursos a distância.