Elisa Machado Camarote

Doutoranda pelo Programa de Pós Gradução em antropologia social da Unicamp, tem mestrado em Antropologia pele Universidade Federal da Bahia e bacharelado em Ciências Sociais pela PUC/SP . Mais de dez anos de experiência com pesquisa qualitativa e políticas públicas. Trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na Prefeitura Municipal de São Paulo, no Instituto Pólis e prestou serviço a diversos institutos de pesquisa. Tem experiência em pesquisa etnográfica, pesquisa de mercado, moderação de grupos, entrevistas em profundidade e análise de dados qualitativos. Atuou também com políticas sociais e seu impacto junto a minorias étnicas, participação social, produção de diagnóstico socioterritorial, monitoramento e avaliação de projetos e programas sociais, produção e edição de texto. Foi professora do Centro Paula Souza por um ano e meio, lecionando no curso técnico Gestão de Políticas Públicas na ETEC CEPAM.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Emilia Pietrafesa de Godoi.

Mestrado em Antropologia

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia
Título: Lages da Aroeiras: territorialização, parentesco e produção em uma comunidade baiana de fundo de pasto.,Ano de Obtenção: 2010
Maria Rosário Gonçalves de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: semi-árido; sertão; comunidade de fundo de pasto; parentesco; território; campesinato.

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: ?Comunidade, resistência e tradição: lições da cultura popular pra um certo ?povo? de São Paulo?.
Orientador: Maria Celeste Mira
Bolsista do(a): PUC-SP, PIBIC-CEPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMAROTE, Elisa M. . XXVI Reunião Brasileira de Antropologia. 2008. (Congresso).

CAMAROTE, Elisa M. . Festando com Santos: o Bumba-boi maranhense e o Congado Sudestino. 2004. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

35 Encontro Anual da ANPOCS. Lages das Aroeiras: territorialização e parentesco em uma comunidade baiana de fundo de pasto. 2011. (Congresso).

Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Brasil. 2011. (Seminário).

Seminario Identidade e Diversidade cultural: para uma cultura de convivência do diverso.. 2009. (Seminário).

VIII Reunión de Antropologia de Mercosur. Comunidades de fundo de pasto: afinal quem são seus habitantes?. 2009. (Congresso).

IX Seminario de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.Comunidades de Fundo de Pasto: uso comum da terra no semi-árido baiano. 2008. (Seminário).

XXVII Reuniao Brasileira de Antropologia. 2008. (Outra).

12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Direitos Indígenas na pespectiva do Sistema Único de Assistencia Social. 2007. (Congresso).

Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste.Comunidades de Fundos de Pasto: uso comum da terra e construção identitária no semi-árido baiano. 2007. (Outra).

Conferência Nacional dos Povos Indígenas. 2006. (Outra).

? Ciclo de Palestras 2005: Políticas Públicas para os povos indígenas no espaço urbano. 2005. (Outra).

? Seminário Interamericano de Pluralismo Jurídico e Povos Indígenas.Escola Superior do Ministério Público. 2005. (Seminário).

1o Encontro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. 2005. (Seminário).

Conferência Nacional de Cultura. 2005. (Encontro).

I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. 2005. (Outra).

Seminário internacional ?Ações afirmativas nas políticas educacionais: o contexto pós Durban?.. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional ?Gemas da Terra: imaginação estética e hospitalidade?.. 2005. (Seminário).

V Conferência Nacional da Assistencia Social. 2005. (Outra).

V Fórum Social Mundial.. 2005. (Outra).

Mesa redonda ?Cultura popular: experiências de campo? realizada no Museu da Cultura da PUC-SP..?Cultura popular: experiências de campo?. 2004. (Outra).

Participação em 13º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP..Apresentação oral e de painel com resultados da pesquisa de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

VIII ABANE: Encontro de Antropólogos do Norte e Nordeste.. 2003. (Encontro).

URBIS: Feira e Congresso Internacional de Cidades. 2002. (Congresso).

Seminário Internacional ?Ética e Cultura?.. 2001. (Seminário).

X Semana de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Elisabete Pereira dos Santos

Carvalho, Maria Rosario;SANTOS, M. E. P.; GODOI, E. P.. Lages de Aroeiras: territorialização, parentesco e produção em uma comunidade rural do semi-arido baiano. 2010. Dissertação (Mestrado em PRograma em Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; Carvalho, M. Rosário G.; Santos, Elisabete. Lages das Aroeiras: territorialização, parentesco e produção em uma comunidade rural do semi-árido baiano. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Rosário Gonçalves de Carvalho

CARVALHO, M. R. G.; GODOI, E. P.; SANTOS, Elisabete. Lages das Aroeiras: territorialização, parentesco e produção em uma comunidade rural do semi-árido baiano. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA CELESTE MIRA

Cultura popular: resistência e tradição na cidade de São Paulo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Celeste Mira;

Emilia Pietrafesa de Godoi

Casa e família no sertão baiano: espacialidade e socialidade doméstica; Início: 2016; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Maria Rosário Gonçalves de Carvalho

Lages das Aroeiras: territorialização, parentesco e produção em uma comunidade rural do semi-árido baiano; 2010; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMAROTE, Elisa M. . Territorialização e parentesco em uma comunidade baiana de fundo de pasto. Ruris (Campinas) , v. 5, p. 121-153, 2012.

  • CAMAROTE, Elisa M. . Lages das Aroeiras: territorialização e parentesco em uma comunidade baiana de fundo de pasto. In: ANPOCS, 2011, Caxambu. Anais do 35º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2011, em Caxambu/MG. ISSN 2177-3092, 2011.

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de Fundo de Pasto: afinal quem são seus habitantes?. In: VIII Reunión de Antropologia de Mercosur, 2009, Buenos Aires. Diversidad y poder en América Latina, 2009.

  • CAMAROTE, Elisa M. ; DE ANDRADE, J. E . Direitos Indígenas na perspectiva do Sistema Unico de Assistencia Social. In: 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2007, Foz do Iguaçu. A QUESTÃO SOCIAL NA AMERICA LATINA: Ofensiva capitalista, resistencia de classe e Serviço Social.. Foz do Iguaçu-PR: Conselho Federal de Assistencia Social-CFESS, 2007.

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de Fundos de Pasto: uso comum da terra e construção identitária no semi-árido baiano. In: Reunião Equatorial de Antropologia e X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste, 2007, Aracaju-SE. America Equatorial:cultura na contemporaneidade, 2007.

  • CAMAROTE, Elisa M. . ?Comunidade, resistência e tradição na cidade de São Paulo?.. In: Participação em 13º Encontro de Iniciação Científica PUC-SP., 2004, São Paulo. Desenvolvimento social, pesquisa e formação. São Paulo: CNPQ, 2004. p. 201-201.

  • CAMAROTE, Elisa M. . Lages das Aroeiras: territorialização e parentesco em uma comunidade baiana de fundo de past. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de fundo de pasto: a final quem são seus habitantes?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de fundos de pasto: uso comum da terra no semi-árido baiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de Fundo de Pasto: uso comum da terra no semi-árido baiano?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMAROTE, Elisa M. ; DE ANDRADE, J. E . Direitos Indígenas na pespectiva do Sistema Unico de Assistencia Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidades de Fundos de Pasto: uso comum da terra e construção identitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMAROTE, Elisa M. . Comunidade, resistência e tradição na cidade de São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

IPHAN ; CAMAROTE, Elisa M. . Itinerário Cultural da Região das Missões Jesuítico-Guarani ? Pesquisa Histórica, Levantamento Bibliográfico e documental, e territorialização. 2010.

Lucídio, Joao Antonio Botelho ; CAMAROTE, Elisa M. . PESQUISA HISTÓRICA, ICONOGRÁFICA, CARTOGRÁFICA E DE LEVANTAMENTO CADASTRAL DOS REMANESCENTES DO PATRIMÔNIO MATERIAL RELACIONADO COM AS COMISSÕES RONDON. 2009.

Estação História ; CAMAROTE, Elisa M. ; MUNHOZ, Vanessa . Termo de referência sobre cultura popular da cidade e do estado de São Paulo. 2011.

Elisa Camarote ; CAMAROTE, Elisa M. . Agendas de desenvolvimento sustentável : contribuições para a baixada santista e litoral norte de São Paulo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - insumo para debate público, instrumentalização da sociedade civil e governos).

Elisa Camarote ; CAMAROTE, Elisa M. . Agendas de desenvolvimento sustentável: contribuições para a baixada santista e litoral norte de Sao Paulo. 2014. (Editoração/Outra).

CAMAROTE, Elisa M. . "Nem mais, nem menos". 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha para alunos).

CAMAROTE, Elisa M. . FESTANDO COM SANTOS. 2005. Fotografia.

CAMAROTE, Elisa M. . Festando com Santos: o Bumba-boi maranhense e o Congado sudestino. 2004. Fotografia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2014

    Instituto Pólis

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Pesquisa e tecnica de nível pleno, Carga horária: 30

  • 2011 - Atual

    MOVE- Avaliação e estratégia em desenvolvimento social

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador- colaborador

  • 2005 - 2008

    Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica Especializada, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/2006 - 02/2008

      Serviços técnicos especializados , Núcleo de Povos e Comunidades Tradicionais, .,Serviço realizado, Assessoria técnica especializada enquanto Antropóloga para assuntos relativos aos Povos e Comunidades Tradicionais.

    • 07/2005 - 12/2006

      Serviços técnicos especializados , Secretaria Nacional de Assistência Social, .,Serviço realizado, Assessoria técnica especializada enquanto Antropóloga para assuntos relativos a povos e comunidades tradicionais.

  • 2005 - 2005

    Empresa Foco Análise Editorial

    Vínculo: Free lancer, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisa antropológica nomeada ?Mapeamento do Imaginário Sócio-cultural Brasileiro?. Realizei a parte relativa ao estado do Maranhão em uma equipe que totalizou levantamento sobre os 27 estados da federação. Empresa Foco Análise Editorial.

  • 2004 - 2005

    NOVA Centre de per a la inovacio social

    Vínculo: Free lancer, Enquadramento Funcional: produtora

    Outras informações:
    Integrante da equipe internacional/multicultural do Projeto ?Mural de Propostas? que tomou parte no V Fórum Social Mundial, com o intuito de produzir coletivamente a Memória Viva dos Fóruns Sociais. Essa ação foi fruto do GT Memória, da Comissão de Metodologia e Conteúdo, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. São Paulo - Porto Alegre, desde Outubro de 2004 até Março de 2005.

  • 2004 - 2004

    CPM Market Research

    Vínculo: Free lancer, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa de Campo

    Outras informações:
    Coordenadora das pesquisas de campo realizadas no Projeto Apolo, feito pela CPM Market Research. O trabalho realizado teve como foco o recorte antropológico ?Cuidados/hábitos pessoais masculinos? e foi desenvolvido a pedido da Natura.

  • 2004 - 2004

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Entrevistadora

    Outras informações:
    Entrevistadora (aplicação de questionários qualitativos em campo); transcrição do material coletado. Pesquisa da FAPESP ?Cuidar e incluir: identificando necessidades de idosos de baixa renda no município de São Paulo?.

  • 2003 - 2004

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa de iniciação científica concedida pelo PIBIC/CEPE da PUC-SP.

    Atividades

    • 03/2003 - 03/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, Departamento de Antropologia.,Linhas de pesquisa

  • 2001 - 2004

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Estágiaria e oficineira, Enquadramento Funcional: Estágio e capacitação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvi trabalhos junto à PMSP em diferentes periodos, com intervalos, nos anos de 2001, 2002 e 2004. Nos dois primeiros anos trabalhei como estagiária em dois projetos diferentes e em 2004 como capacitadora de um terceiro projeto. Para conhecer os detalhes, checar o ítem "atividades".

    Atividades

    • 09/2004 - 09/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, ? Oficineira do curso Mediadores Culturais, no módulo ?Cultura e dança popular brasileira e cultura do território local: uma visão antropológica?, com carga horária de 36 horas/aula

    • 04/2002 - 08/2002

      Estágios , Coordenadoria Especial da Mulher, .,Estágio realizado, ? Estágio na Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo auxiliando na realização de projetos que visavam políticas públicas para a mulher dentro da esfera municipal.

    • 05/2001 - 12/2001

      Estágios , PMSP, .,Estágio realizado, Orçamento Participativo da Prefeitura do Município de São Paulo.

  • 2015 - Atual

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 3