DIEGO TED RODRIGUES BOGEA
Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica com ênfase em Arte-Educação/Música pela Universidade Federal do Maranhão(2018); Graduação em Arte Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2015) com habilitação em História e Filosofia. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo Grupo Educacional Santa Fé (2014). É técnico em Música - Habilitação Flauta doce e Flauta Transversal pela Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa" - EMEM. É ex-professor da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-MA) (2010 a 2016), da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED-São Luís) (2012 a 2016) e da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED - Paço do Lumiar) (2014-2016) e da rede privada de Educação (Colégio e Faculdade Santa Fé) (2013). Tem experiência na área de Arte-Educação, (monitoria em museus, educação e organização de eventos artístico-culturais) Educação Musical, Musicalização e Ensino de Música, Ensino e Aprendizagem na Educação Básica, Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, Metodologia da Pesquisa, Recursos Digitais na Educação e Ensino Superior, voluntariado e atuação no 3 setor. Desenvolve trabalhos na área de Tecnologias Digitais com ênfase em Recursos Digitais na Educação aliados ao Ensino e Aprendizagem na Educação Básica e Educação Profissional. Atualmente, é professor D/3-II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz atuando no Departamento de Educação Profissional - DEP e Departamento de Ensino Superior e Tecnologia - DESTEC, ministrando as disciplinas Arte- Educação I, Arte II e Arte-Educação III e Metodologia do Trabalho Científico aos cursos técnicos integrados, a disciplina de Metodologia Científica para o cursos de Bacharel em Engenharia Elétrica, Bacharel em Engenharia Civil e Bacharel em Ciência da Computação, além das disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Política Educacional, Educação Intercultural e História da Educação Brasileira para o curso de Licenciatura em Física. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). É Membro do Colegiado do curso de Engenharia Civil do IFMA-Campus Imperatriz. É revisor de artigos científicos em periódicos da área de Educação, Ensino e Interdisciplinar. Desenvolve pesquisas, projetos e trabalhos acadêmicos sobre Arte, Educação Básica e Superior, Ensino de Arte/Música, Educação Profissional, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Educação Musical. E-mail: diego.bogea@ifma.edu.br
Informações coletadas do Lattes em 02/03/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica
2016 - 2018
Universidade Federal do Maranhão
Título: Uma Doce Melodia: Uma proposta de Educação Musical através da flauta doce no Centro de Ensino Integral Profª Joana Batista Santos Silva em São Luis-MA, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Viviane Moura da Rocha
Palavras-chave: Educação Musical; Flauta Doce; Centro de Ensino Integral; Ensino Coletivo.
Especialização em LIBRAS, Tradução e Interpretação
2013 - 2014
Faculdade Santa Fé
Título: A Música no Silêncio: pressupostos teóricos-metodológicos sobre a utilização da música no ensino de LIBRAS como L2
Orientador: Profª Ma. Teresa Cristina Lafontaine
Especialização em Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
2011 - 2013
Faculdade Santa Fé
Título: A Música no Silêncio: pressupostos teóricos-metodológicos sobre a utilização da música no ensino de LIBRAS como L2
Orientador: Profª Ma. Teresa Cristina Lafontaine
Graduação em Pedagogia
2011 - 2015
Faculdade Latino Americana de Educação
Título: A Música no Silêncio: pressupostos teóricos-metodológicos sobre a utilização da música no ensino de LIBRAS como L2
Orientador: Tereza Cristina Lafontaine
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Música
2000 - 2004
Formação complementar
2022 -
Lógica de Programação. (Carga horária: 100h). , Alura, ALURA, Brasil.
2021 - 2021
Atualização das Diretrizes Institucionais para o Ensino Técnico: desafios e. (Carga horária: 15h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz, IFMA, Brasil.
2021 - 2021
Formação / Encontro Pedagógico 2021.2 - IFMA Campus Imperatriz. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz, IFMA, Brasil.
2021 - 2021
Seminário Diretrizes Institucionais para os Cursos Técnicos. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz, IFMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Multimeios em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Mediação em EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Metodologias Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2020 - 2020
Metologias Ativas e Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 30h). , Integra Consultoria e Treinamentos, ICT, Brasil.
2019 - 2019
Curso Técnico em Produtos Docol - Básicos, Ecnomizadores e Tecnologias. (Carga horária: 1h). , Docol Metais Sanitarios, DOCOL, Brasil.
2019 - 2019
Quadrinhos em Sala de Aula: Estratégias, Construção e Aplicações. (Carga horária: 3h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
O Software NVIVO e as possibilidades na análise de dados qualitativos. (Carga horária: 3h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
Avaliação da aprendizagem com jogos: Criando Quiz interativo no Kahoot. (Carga horária: 3h). , UFMA - Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
Workshop Empretec. (Carga horária: 60h). , Serviço Barsileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresas do Maranhão, SEBRAE/MA, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação do Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz, IFMA-IMPERATRIZ, Brasil.
2018 - 2018
Aulas Criativas online e o uso do Google Classroom. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2016 - 2016
Pesquisa em Música. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2016 - 2016
Tecnologia Educacional: Uma ferramenta para mediar aulas no Estado da Arte. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2015 - 2015
Artes Plásticas. (Carga horária: 40h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2015 - 2015
Produção de Conteúdos em EaD. (Carga horária: 185h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2015 - 2015
Teoria Musical. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2015 - 2015
Alfabetização, teorias e processos de aprendizagem. (Carga horária: 120h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2015 - 2015
Arte Terapia. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2011 - 2012
Básico em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS - Módulo II. (Carga horária: 30h). , Programa de Educação Tutorial - UFMA, PET, Brasil.
1993 - 2007
FLAUTA DOCE. (Carga horária: 1140h). , ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO "LILAH LISBOA", EMEM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Informações Turísticas. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Turismo, SETUR, Brasil.
2004 - 2004
II Curso de Cultura Popular Maranhense. (Carga horária: 30h). , Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, CCPDVF, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Língua Guajajara. (Carga horária: 3h). , Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, CCPDVF, Brasil.
2003 - 2003
Cultura Popular Maranhense. (Carga horária: 30h). , Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, CCPDVF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
BOGÉA, D. T. R. ; BARROS, A. D. P. . Aula inaugural - II Turma do Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA). 2017. (Outro).
BOGÉA, D. T. R. . Inauguração do IFMA - Campus Grajaú. 2016. (Outro).
BOGÉA, D. T. R. . I SIMPÓSIO ARTE NA ESCOLA "CONSTRUINDO ELOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA". 2007. (Outro).
Participação em eventos
LIII Encontro Pedagógico do IFMA Campus Imperatriz. 2023. (Encontro).
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO.Protótipo Didático de Um Motor DC - Equipando o Laboratório de Física Experimental Do IFMA Campus Imperatriz. 2022. (Simpósio).
LII Encontro Pedagógico do IFMA Campus Imperatriz. 2022. (Encontro).
III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação:.Ensino Híbrido e e Tecnologias Digitais na Educação. 2021. (Simpósio).
Palestra online "Terras Indígenas e o PL 490". 2021. (Outra).
XLVIII Encontro Técnico-Pedagógico do IFMA - Campus Imperatriz. 2021. (Encontro).
I Congresso Online de Pedagogia: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI.. 2020. (Congresso).
I Encontro Acadêmico de Formação Pedagógica - Diálogos Emergentes em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 2020. (Simpósio).
I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. 2019. (Simpósio).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Região Tocantinaa. 2019. (Outra).
I Encontro Maranhense de Arte, Educação, Cultura e Identidade. 2018. (Encontro).
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 2018. (Simpósio).
I Semana do Administrador - Salão de Práticas Organizacionais. 2018. (Outra).
I Seminário Maranhense de Arte Contemporânea "O corpo da Arte e a Arte do corpo. 2018. (Outra).
XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2018. (Encontro).
XV Encontro Humanístico. 2016. (Encontro).
V Colóquio - Religiões e Religiosidades. 2015. (Outra).
V JORNADA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. 2015. (Outra).
1 CICLO DE PALESTRAS - "O QUE É LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS". 2011. (Outra).
I JORNADA DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2011. (Outra).
II FÓRUM DE HISTÓRIA - HISTÓRIA E TEORIA. 2007. (Outra).
JORNADA COMEMORATIVA DO 34. 2007. (Outra).
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTE - ENEARTE. 2006. (Encontro).
II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS."PROJETOS DE TRABALHO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA VIVÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR". 2006. (Encontro).
VI ENCONTRO HUMANÍSTICO. 2006. (Encontro).
I PRÉ-ENEARTE. 2005. (Encontro).
II SEMANA DE ARTE. 2003. (Encontro).
IX SEMANA DE HUMANIZAÇÃO. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, J. L.; ALVES, A. F.. Metodologias ativas: a plataforma Kahoot no ensino de Matemática. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, J. L.; LIMA, C. S.. Modelagem Matemática: uma estratégia de aplicação nas salas de aula para alunos do ensino médio. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, J. L.; MENDES, D. S. G.. Relato de Experiência sobre o processo de implementação das Olimpíadas do conhecimento em Matemática em uma diretoria de ensino do interior paulista. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, J. L.; LIMA, C. S.. O Impacto da Revolução 4.0 na Educação: A importância do uso da tecnologia no ensino de matemática. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; SILVA, J. L.. O desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica: uma abordagem no ensino de Matemática. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; SILVA, J. L.. O uso do software Geogebra no ensino de Geometria Espacial: Um estudo dos poliedros para o Ensino Médio. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; SILVA, J. L.. O GeoGebra Classroom como metodologia para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. Cotas Raciais no Serviço Público. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. A Importância do Terceiro Setor como complemento de gestão da administração pública. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. O Coordenador Pedagógico e a Gestão Democrática: Limites e perspectivas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. Gestão Pública: Licitação como ferramenta para o equilíbrio e transparência das contas públicas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. O Orçamento Público como instrumento de planejamento estratégico para os municípios brasileiros: enfoque para análise do exercício financeiro de 2017 do município de Imperatriz-MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. Gestão do Conhecimento: a aplicação do capital intelectual em instituição/organização pública localizada no município de Imperatriz. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. Gestor Público Empreendedor: Como o empreendedorismo pode melhorar a gestão pública do município de Imperatriz. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. A Importância da Avaliação de Desempenho no Serviço Público: Uma breve análise no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Açailândia-MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. A Importância da Área de Gestão de Pessoas na Eficiência da Administração Pública no Núcleo da Delegacia da Receita Federal do Brasil na cidade de São Luís-MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SOARES, F. A. J.; NASCIMENTO, B. L. M.. Políticas públicas implementadas para o atendimento dos surdos nos orgãos públicos da cidade de Imperatriz-MA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública - EAD (CERTEC-IFMA) Polo Imperatriz) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; PERINI, J. A.; SANTOS, M. L. S.. Um estudo sobre o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental para alunos autistas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; FREITAS, C. L. B.. Educação Musical no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; MENDES, D. S. G.. A ARTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE O TUX PAINT PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; MENDES, D. S. G.. UMA SELFIE NA SALA DE AULA: um estudo sobre a fotografia como proposta de ensino para aulas de Artes do Ensino Fundamental (Anos Finais). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; LIMA, C. S.. A Importância da dança para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; ROCHA, L. F. B. V.. Arte na Escola: Um estudo sobre os elementos da linguagem visual na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; ROCHA, L. F. B. V.. O Desenho como prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; ROCHA, L. F. B. V.. A importância da dança no processo de ensino-aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; ROCHA, L. F. B. V.; LIMA, C. S.. Aula de Artes na Educação Infantil: Um estudo sobre as cores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; ROCHA, L. F. B. V.; LIMA, C. S.. O estudo das cores como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; MENDES, D. S. G.. A música como recurso pedagógico na Educação Infantil: um estudo sobre os parâmetros do som. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOURSCHEID, J. L. W.;BOGÉA, D. T. R.; CORTEZ, D. S.. Desafios discentes na pós-Graduação: Uma proposta pedagógica de acompanhamento para a disciplina Estágio de Docência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; CAPILHEIRA, B. H.; GOMES, D. S.. O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL DO SÉCULO XXI: aprendizados essenciais para a formação do profissional de acordo com os documentos oficiais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, M. S.; LIMA, E. S.. Jogos Teatrais na Escola: Uma análise sobre a proposta de Viola Spolin. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; JAECKEL, S. T.; FREITAS, A. C. B.. DESAFIOS E POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS: AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O USO COMUNICADORES INSTANTÂNEOS NO ENSINO DO SECRETARIADO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; JAECKEL, S. T.; FREITAS, A. C. B.. METODOLOGIAS DE ENSINO DO PROGRAMA AUTOCAD EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM EDIFICAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; FREITAS, A. C. B.; JAECKEL, S. T.. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANÁLISE ESTRUTURAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CURSO DE EDIFICAÇÕES DO IFSUL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.; MENDES, D. S. G.. Psicopedagogia musical na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
MENDES, D. S. G.;BOGÉA, D. T. R.; MAIA, M. M. M.. Brincar, Criar e Aprender: A importância dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, C. S.; ROCHA, L. F. B. V.;BOGÉA, D. T. R.. Uma abordagem sobre o ensino da música na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
LIMA, C. S.; CASTRO, K. R. S.;BOGÉA, D. T. R.. Musicalização como estratégia pedagógica para desenvolver a aprendizagem na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
VILELA, R. C.; COSTA, R. B.;BOGÉA, D. T. R.. Detectando Exoplanetas em Binárias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz.
RIBEIRO, K. D. F.;BOGÉA, D. T. R.; ARAUJO, A. R. A.. Ensino Remoto Emergencial na Minimização dos impactos causados pela pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; SA, E. J. V.; RIBEIRO, K. D. F.. Ensino de programação: uma revisão sistemática e suas aplicações ao Ensino Profissional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
BOGÉA, D. T. R.; RIBEIRO, K. D. F.; SANTOS, L. C.. Possibilidades de capacitação para o uso de TICs no contexto da formação continuada de professores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
CAVALCANTE, M. R.;BOGÉA, D. T. R.; VIANA, D. C.. A inclusão de pessoas com deficiência e vulnerabilidade na Escola Leoneis Chaves Freitas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; VIANA, D. C.; CAVALCANTE, M. R.. Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Física Escolar: Revisão de Literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
VIANA, D. C.; CAVALCANTE, M. R.;BOGÉA, D. T. R.. O desafio da docência frente aos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
MENDES, D. S. G.;BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. G.. Mediação Pedagógica Online: A importância da participação do tutor à distância nos fóruns do ambiente virtual de aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; RIBEIRO, K. D. F.. Utilização De Softwares Livres No Ensino Do Curso Técnico Em Agropecuária. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGÉA, D. T. R.; MENDES, D. S. G.; MARQUES, A. J. S.. Avaliação das vídeo-aulas do curso de Formação Pedagógica: Uma proposta de modelo de apresentações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
VIANA, D. C.; COELHO, R. P.;BOGÉA, D. T. R.. O processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Médio da Escola Izabel Cafeteira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão.
BOGEA, M. F. S.;BOGÉA, D. T. R.; RIBEIRO, K. D. F.. A Importância da Ludicidade no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo do tipo revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
BOGEA, M. F. S.;BOGÉA, D. T. R.; VIANA, D. C.. Ensino Remoto Emergencial no PROEJA IFMA - Campus Codó. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
BOGEA, M. F. S.;BOGÉA, D. T. R.; VIANA, D. C.. Desafios do processo de formação profissional de jovens e adultos no PROEJA: Uma análise curricular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias.
MACEDO, N. R.; HERENIO, K. K. P.;BOGÉA, D. T. R.. Seletivo Público Simplificado para Contratação de Professor EBTT Substituto, nas áreas de Construção Civil, Informática, Matemática e Língua Portuguesa, regido pelo Edital n 153, de 26 de maio de 2022. 2022. Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz.
BOGÉA, D. T. R.; SILVA, P. R. J.; SERRA, R. C. S.. Banca da Prova de Desempenho Didático do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA, edital n. 01, de agosto de 2016.. 2017. Instituto Federal do Maranhão.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. Aula de Artes na Educação Infantil ? um estudo sobre as cores. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. O desenho como pratica pedagógica nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. A Importância da dança no processo de ensino e aprendizagem. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. A Arte e Tecnologias Digitais: Um estudo sobre o Tux Paint para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais). 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. Arte na escola: um estudo sobre os elementos da linguagem visual na Educação Infantil. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. A importância da dança para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. Educação musical no desenvolvimento cognitivo de crianças na Educação Infantil. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. Um selfie na sala de aula: um estudo sobre a fotografia como proposta de ensino para aulas de Artes no Ensino Fundamental ? Anos Finais. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. A música como recurso pedagógico na Educação Infantil: um estudo sobre os parâmetros do som. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. O estudo das cores como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
RODRIGUES JUNIOR, S. E.; HOFFMANN, A. R. K.;BOGÉA, D. T. R.. MODELAGEM E ANÁLISE DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS APLICADAS NO PROCESSO DE DESCARGA DE UM CAPACITOR EM UM CIRCUITO RC. 2022. Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz.
SILVA, J. L.;BOGÉA, D. T. R.. Psicopedagogia musical na Educação Infantil. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Aula de Artes na Educação Infantil ? um estudo sobre as cores. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. O desenho como pratica pedagógica nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Um estudo da dança na sala de aula no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. A arte e tecnologias digitais: um estudo sobre o Paint para o Ensino Médio. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Arte na escola: um estudo sobre os elementos da linguagem visual na Educação Infantil. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. A importância da dança para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Educação musical no desenvolvimento cognitivo de crianças na Educação Infantil. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Um selfie na sala de aula: um estudo sobre a fotografia como proposta de ensino para aulas de Artes do Ensino Médio. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. A música como recurso pedagógico na Educação Infantil: um estudo sobre os parâmetros do som. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. O estudo das cores como como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental I. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
BOGÉA, D. T. R.; LIMA, C. S.. Psicopedagogia musical na Educação Infantil. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
FERNANDES, D. N.; AMARAL, N. C. L.;BOGÉA, D. T. R.. Atuações Educativas de Êxito: As contribuições metodológicas dos Grupos Interativos em aulas remotas na Escola Centro Educa Mais Amaral Raposo. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. BNCC e a Matemática no Anos Finais do Ensino Fundamental: Perspectivas e desafios. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Perspectivas da computação científica no âmbito da Educação Matemática na formação de professores. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Geogebra: uma ferramenta para ensinar Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. A formação de professores dos anos iniciais: um estudo sobre o curso de licenciatura em pedagogia do IFC Campus Camboriú. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O ensino de matemática para alunos surdos: desafios enfrentados pelo professor. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. A modelagem matemática: uma proposta para o ensino de Geometria. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O acompanhamento familiar no processo de ensino- aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais (1 ao 5 ano) do Ensino Fundamental. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O impacto da Revolução 4.0 na Educação: A importância do uso da tecnologia no ensino de Matemática. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O papel do Cálculo Diferencial e Integral na formação do professor de Matemática da Educação Básica. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Metodologias Ativas: A Plataforma Kahoot no Ensino de Matemática. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: Uma abordagem no ensino de matemática. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Modelagem Matemática: uma proposta de aplicação em salas de aula para o 1 ano do ensino médio. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Aplicação do Ensino de Matemática ? Anos Iniciais (EMAI) no processo de construção das Olimpíadas do conhecimento em uma diretoria de ensino do interior paulista. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O uso do software Geogebra no Ensino de Geometria Espacial: Um estudo dos poliedros para o Ensino Médio. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. O Geogebra Classroom como potencializador no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FERNANDES, D. N.;BOGÉA, D. T. R.; AMARAL, N. C. L.. Etnomatemática: Uma reflexão sobre a Matemática na BNCC. 2021. Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Cineclube Muiraquitã: exibição, encontros e reflexões. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. É brincando que se aprende: uma proposta de otimização dos processos de aprendizagem e de estimulação cognitiva de crianças através do brincar, da brincadeira e do brinquedo favorecendo o desenvolvimento infantil. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Clube do Livro: Uemasul lendo o mundo. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Educação Ambiental: proposta práticas pedagógicas nas ciências químicas. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Um conto em cada canto. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Aplicação sustentável da fibra da Mauritiua Flexuosa na produção de materiais didáticos biodegradáveis do projeto. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. "Casa dÁfrica": espaço museal em africanidades, culturas indígenas e populares NEAI/UEMASUL. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. Alcoolismo entre mulheres: estudo socioambiental e de saúde mental, fisiopatológico e antropológico do nível de consumo de álcool entre acadêmicas da UEMASUL. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FIGUEIREDO, C. A. S.;BOGÉA, D. T. R.. A poesia como elemento de compreensão histórica no Ensino Médio. 2019. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
Orientou
Possibilidades Pedagógicas no ensino de Programação e robótica: um relato de experiência no Instituto Federal Sul-rio-grandense com alunos do curso Técnico Integrado em Informática para Internet; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; (Orientador);
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR PARA O CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ALIMENTOS DA REDE FEDERAL DE ENSINO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; (Orientador);
O Impacto da Revolução 4; 0 na Educação: A importância do uso da tecnologia no ensino de matemática; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
MODELAGEM MATEMÁTICA: uma estratégia de aplicação nas salas de aula para alunos do Ensino Médio; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Metodologias ativas: a plataforma Kahoot no ensino de matemática; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O uso do software Geogebra no Ensino de Geometria Espacial: Um estudo dos poliedros para o Ensino Médio; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O Geogebra Classroom como potencializador no ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Relato de Experiência sobre o processo de implementação das Olimpíadas do conhecimento em Matemática em uma diretoria de ensino do interior paulista; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica: uma abordagem no ensino de Matemática; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática) - Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte Castelo; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Principais modificações da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A inclusão de crianças autistas nos anos finais do Ensino Fundamental; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A importância da utilização da plataforma Google Meet na Educação Infantil; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A Gamificação como aliada no processo de formação de leitores; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Educação Inclusiva e seus desafios; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O papel das competências na Base Nacional Comum Curricular; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Educação inclusiva: Autismo e as mudanças do CID; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
BNCC: Nos trilhos do trem; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Educação inclusiva: dos avanços à legalização do retrocesso; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A utilização das Tecnologias na Educação Básica; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O Processo de Implantação do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
As tecnologias na Educação Básica: um olhar para a introdução tecnológica no planejamento do professor de Português; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Tecnologias Educativas; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANÁLISE ESTRUTURAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CURSO DE EDIFICAÇÕES DO IFSUL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Desafios discentes na pós-Graduação: Uma proposta pedagógica de acompanhamento para a disciplina Estágio de Docência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
METODOLOGIAS DE ENSINO DO PROGRAMA AUTOCAD EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM EDIFICAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Jogos Teatrais como Metodologia para o ensino de Arte no Ensino Fundamental: Uma análise a proposta de Viola Spolin; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Histórico do Ensino de Arquitetura no Brasil: Uma análise da matriz curricular (Século XX); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
DESAFIOS E POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS: AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O USO COMUNICADORES INSTANTÂNEOS NO ENSINO DO SECRETARIADO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Arte na escola: um estudo sobre os elementos da linguagem visual na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Educação musical no desenvolvimento cognitivo de crianças na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A música como recurso pedagógico na Educação Infantil: um estudo sobre os parâmetros do som; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Um selfie na sala de aula: um estudo sobre a fotografia como proposta de ensino para aulas de Artes do Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Aula de Artes na Educação Infantil ? um estudo sobre as cores; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O estudo das cores como como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental I; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A arte e tecnologias digitais: um estudo sobre o Paint para o Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Psicopedagogia Musical na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Um estudo sobre o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental para alunos autistas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
O desenho como pratica pedagógica nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Um estudo da dança na sala de aula no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
A importância da dança para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Teoria de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer: Uma análise sobre as aulas EAD da UAB Caxias; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Caxias; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Ensino de programação: uma revisão sistemática e suas aplicações ao Ensino Profissional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Tecnologias digitais no ensino técnico de agropecuária: uma análise sobre três softwares livres; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Uma Câmera na Mão e uma ideia na cabeça; 2019; Orientação de outra natureza; (Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Uma Câmera na Mão e uma ideia na cabeça; 2019; Orientação de outra natureza; (Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Dança Porto Franco; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Dança Porto Franco; 2019; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Música para Todos; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Projeto Música para Todos; 2019; Orientação de outra natureza; (Eletromecânica) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Diego Ted Rodrigues Bogea;
Produções bibliográficas
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SOUSA, I. J. ; SILVA, J. M. ; COSTA, P. L. M. . Plataformas online para aulas remotas: Análise Comparativa das funcionalidades dos aplicativos de vídeoconferência Meet e Zoom. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 04-09, 2022.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; CASTRO, S. O. ; SOUSA, R. M. . O Spotify como ferramenta de aprendizado utilizando a função Podcast. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 10-15, 2022.
-
FONCECA, M. F. L. ; RODRIGUES, M. B. ; BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Educação Financeira e Aplicativos Digitais: um estudo sobre o aplicativo MOBILLSEDU. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 16-21, 2022.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; BRITO, A. M. ; SILVA, L. G. ; AQUINO, T. L. ; BRITO, W. . Software Gratuito para Edição: Uma análise do aplicativo Inkscape. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 30-37, 2022.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; ANTUNES, T. F. C. ; SANTOS FILHO, F. L. P. ; RIBEIRO, M. O. ; HOLANDA, F. L. . Ensino de Programação na Educação Pública Infantil na cidade de Imperatriz- uma análise da plataforma A Hora do Código. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 38-43, 2022.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SILVA, I. V. M. . Estudo de Websites de Educação na área de Ciência da Natureza e Matemática: Brilliant e Khan Academy. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 44-48, 2022.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; SILVA, J. C. C. ; OLIVEIRA, P. S. . Grasshopper: Ferramenta para o aprendizado Gratuito de Programação. Revista Querubim (Online) , v. 18, p. 22-29, 2022.
-
FREITAS, F. S. ; ALENCAR, P. H. A. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . O Power Point como ferramenta para o ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Revista Querubim (Online) , v. 02, p. 97-102, 2020.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; COSTA, K. E. S. ; ROCHA, V. M. . Experiências Digitais na Arte-Educação: Uma análise sobre o museu Casa de Portinari. FUCAMP Cadernos , v. 19, p. 108-119, 2020.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; MORAIS, M. C. ; ROCHA, V. M. . Calculando Digitalmente: uma análise de alguns aplicativos de cálculos e suas funcionalidades. FUCAMP Cadernos , v. 19, p. 120-127, 2020.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; GONTIJO, C. S. S. ; SOUZA, L. M. V. ; OLIVEIRA, Y. M. . O ensino da Geografia através das tecnologias digitais: um estudo sobre o aplicativo Cambitolândia. Revista Querubim (Online) , v. 06, p. 48-55, 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; CASTRO, S. O. ; SOUSA, R. M. . Contribuições do aplicativo Anki para a memorização e a aprendizagem. Revista Querubim (Online) , v. 02, p. 62-69, 2020.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; CASTRO, S. O. ; SOUSA, R. M. . O software Aprovado - Gerencie Estudos: uma análise sobre um aplicativo de gerenciamento de tempo para estudantes. Revista Querubim (Online) , v. 06, p. 44-47, 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; GOMES JUNIOR, D. L. . Ensino de programação: uma revisão sistemática e suas aplicações ao Ensino Profissional. FUCAMP Cadernos , v. 19, p. 14-30, 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; SANTOS, S. M. ; DIAS, G. K. A. ; BOGEA, M. F. S. . Cinema e Tecnologias Digitais:O Ensino de Arte e a produção audiovisual através do aplicativo Vegas PRO 14. Revista Projeção e Docência , v. 10, p. 220-230, 2019.
-
BARROS, A. R. S. ; BOGÉA, D. T. R. ; SANTOS, I. F. ; BOGEA, M. F. S. . Arte, Educação, Identidade e outros escritos. 1. ed. Olinda: Livro Rápido, 2019.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . O Ensino da Música no Brasil: Do século XIX à atualidade. In: Ângelo Roberto Silva Barros, Diego Ted Rodrigues Bogéa, Israel Ferreira Santos, Mirian Ferreira da Silva Bogéa. (Org.). Arte, Educação, Identidade e outros escritos. 01ed.Olinda: Livro Rápido, 2019, v. 01, p. 121-132.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Possibilidades Tecnológicas no Ensino de Arte: produção audiovisual através do aplicativo Vegas Pro 14. In: Ângelo Roberto Silva Barros; Diego Ted Rodrigues Bogea; Israel Ferreira Santos; Mírian Ferreira da Silva Bogea. (Org.). Arte, Educação Identidade e outros escritos. 01ed.Olinda: Livro Rápido, 2019, v. 01, p. 185-196.
-
AGUIAR, A. S. ; ARRUDA, M. N. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . O aplicativo Laboratório de Reações e suas possibilidades para o ensino da Química. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ªed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5377-5382.
-
CARVALHO, L. A. T. ; SOUSA, V. V. A. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Aplicativo móvel para administração do tempo: um estudo sobre o aplicativo Pomodoro Timer Lite como ferramenta para o auxílio de estudantes. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5412-5416.
-
CHAVES, A. E. B. ; CANDIDO, J. P. S. ; BRASIL, L. A. M. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . O Software Aprovado - Gerencie Estudos: Uma análise sobre um aplicativo de gerenciamento de tempo para estudantes. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5424-5428.
-
MENDONCA, C. E. B. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Os museus virtuais como ferramenta para o ensino de Arte: um estudo sobre o museu Casa de Portinari. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5734-5738.
-
MORAES, J. I. A. ; SILVA, A. B. N. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . O aplicativo Filmora Go e a produção audiovisual: uma proposta de ensino de Arte com a utilização das tecnologias digitais. In: João Batista Botenttuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5728-5733.
-
BOGÉA, D. T. R. ; LIMA, J. F. P. ; RIBEIRO, K. D. F. ; SOLEDADE, K. R. ; ARRUDA, M. N. ; REIS, V. M. . Do Stories para sala de aula: O Instagram como meio de conhecimento das percepções sobre o alcoolismo. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 3218-3223.
-
MORAES, J. I. A. ; SILVA, A. B. N. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Luz, Câmera, Ação: Ensino de Através do aplicativo Imovie 2.2.5. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5607-5612.
-
CARDOSO, M. G. ; RODRIGUES, M. R. S. ; BANDEIRA, V. M. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . O Google Earth e suas possibilidades pedagógicas para o curso técnico em Meio Ambiente do IFMA - Campus Porto Franco. In: joão Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5567-5572.
-
SOLEDADE, K. R. ; ARRUDA, M. N. ; REIS, V. M. ; BOGÉA, D. T. R. . O aplicativo Wondershare Filmora e suas possibilidades no ensino de Arte. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 01, p. 5895-5900.
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Artes Visuais e Tecnologias Digitais: Releituras de obras de Arte através do aplicativo Adobe Photoshop CS6. In: João Batista Bottentuit Júnior. (Org.). E-BOOK do III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação - Tecnologias Móveis: Aplicativos e possibilidades pedagógicas. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2018, v. 01, p. 2666-2671.
-
ROCHA, V. M. ; NUNES, A. A. C. ; BOGÉA, D. T. R. . Caminhos Históricos no Século XIX: encaminhamentos legais e seus reexos no ensino de música. In: Antonio de Assis Cruz Nunes;Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho;Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques;Johanna Camacho Gonzalez;Maria da Gloria Rocha Ferreira;Marize Barros Rocha Aranha;Maria José Albuquerque Santos;Vanja Maria Do. (Org.). CAMINHOS HISTÓRICOS NO SÉCULO XIX: encaminhamentos legais e seus reexos no ensino de música. 1ed.SAO LUIS: Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, 2017, v. 2, p. 49-65.
-
BOGÉA, D. T. R. ; MORAIS, M. C. ; SOUSA, A. J. B. . Protótipo Didático de Um Motor DC - Equipando o Laboratório de Física Experimental do IFMA Campus Imperatriz. In: IV Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2022, São Luís. ANAIS E EBOOK DO IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luís: EDUFMA, 2022. p. 1428-1437.
-
GONCALVES, A. A. ; BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SOUSA, V. V. A. . Aplicativo Atomas: uma ferramenta digital para o aprimoramento das metodologias de ensino da Química. In: 5 Encontro sobre Jogos e Mobile Learning - Congresso Internacional, 2020, Coimbra. Atas do 5 Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) Universidade de Coimbra - Portugal, 2020. v. 01. p. 702-710.
-
GONCALVES, A. A. ; BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Ações pedagógicas para o ensino de Física: O Geogebra e suas possibilidades. In: II Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2020, São Luís. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luís: EDUFMA, 2020. v. 01. p. 267-280.
-
COSTA, I. L. S. ; DIAS, M. A. F. A. ; BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . O Software Photomath como uma alternativa para o estudo da Matemática. In: II Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2020, São Luís. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luís: EDUFMA, 2020. v. 01. p. 267-280.
-
COSTA, I. L. S. ; QUEIROZ, I. M. ; DIAS, M. A. F. A. ; BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Concentração aliada ao uso da tecnologia: um estudo sobre o aplicativo Forest. In: II Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2020, São Luís. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luís: EDUFMA, 2020. v. 01. p. 1689-1702.
-
BOGÉA, D. T. R. ; ARAUJO, A. B. ; GONTIJO, C. S. S. ; SOUZA, L. M. V. ; BOGEA, M. F. S. ; OLIVEIRA, Y. M. . O Aplicativo Hand Talk e a inclusão social dos surdos. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 5165-5180.
-
BOGÉA, D. T. R. ; ARAUJO, A. B. ; GONTIJO, C. S. S. ; SOUZA, L. M. V. ; BOGEA, M. F. S. ; OLIVEIRA, Y. M. . A Plataforma Cambitolândia como recurso para o ensino da Geografia. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 5136-5149.
-
BOGÉA, D. T. R. ; ARAUJO, A. B. ; MOTA JUNIOR, R. F. ; NASCIMENTO, S. L. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Duolingo como ferramenta para o ensino da língua inglesa. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 5150-5164.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BANDEIRA, G. T. ; MELO, G. H. A. ; BOGEA, M. F. S. . O uso de aplicativos como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades aritméticas: um relato de experiência sobre a utilização do software Truques Matemáticos no Ensino Fundamental II em Imperatriz - MA. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 5181-5194.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BARBOSA, E. S. ; COSTA, I. P. ; SILVA, S. L. ; LIMA, T. H. B. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Geogebra como ferramenta para o ensino e a aprendizagem na Matemática: Um estudo sobre a função polinomial do 1 grau. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 4394-4406.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BARBOSA, E. S. ; LIMA, T. H. B. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Consumo Elétrico como ferramenta pedagógica: Uma análise do consumo de energia elétrica e sua influência na economia doméstica dos alunos do IFMA - Campus Avançado Porto Franco. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 4381-4393.
-
BOGÉA, D. T. R. ; SOUSA, R. M. ; CASTRO, S. O. ; BOGEA, M. F. S. ; DAMASCENO, A. A. . O Software Anki como auxílio na prática da memorização para estudantes. In: I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 01. p. 5125-5135.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SANTOS, S. M. ; DIAS, G. K. A. . Cinema e Tecnologias Digitais: o Ensino de Arte e a Produção Audiovisual através do aplicativo Vegas Pro 14. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, 2018, São Luís. ANAIS DO III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luís: EDUFMA, 2018. v. 1ª. p. 1328-1341.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Ensino de Arte e Tecnologias Digitais: Releituras de obras de Arte através de aplicativos móveis. In: XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd (2018), 2018, João Pessoa. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2018.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . PROJETO IFMUSIC: Uma proposta de educação musical no contexto da Educação Profissional em Imperatriz-MA. In: XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd (2018), 2018, João Pessoa. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2018.
-
SOUSA, A. R. ; BARROS, A. D. P. ; REIS, A. D. ; CAMPOS, C. U. ; BOGÉA, D. T. R. . Projeto de extensão ?Música Para Todos?: Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade de São Luís-MA. In: XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2016, Teresina. XIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2016.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . O LIVRO DIDÁTICO DE ARTE: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO PROCESSO PEDAGÓGICO. In: VIII Forum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz - MA. Anais VIII FIPED. Campina Grande: Editora Realize, 2016. v. 1.
-
BOGÉA, D. T. R. ; SOUSA, A. R. ; QUADROS JUNIOR, J. F. S. . Projeto 'Flauta Mágica': Musicalização através da flauta doce com crianças e adolescentes do município de Grajaú-MA. In: VIII Fórum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz. Anais VIII FIPED. Campina Grande: Editora REalize, 2016. v. 1. p. 01-05.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Aspectos laborais do professor de Arte do Ensino Médio da rede pública estadual em São Luís - MA. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . O Software Vegas Pro e suas possibilidades pedagógicas. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês-MA. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI., 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Pressupostos teórico- tetodológicos no processo pedagógico através do livro didático de Arte. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês-MA. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI., 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Projeto de Extensâo 'IFMUSIC': Um relato de experiência sobre o ensino coletivo de música na cidade de Imperatriz-MA. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês-MA. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI., 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Repensando a aulas de Arte: releituras das obras através do aplicativo Adobe Photoshop CS6 no IFMA - Campus Barra do Corda. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês-MA. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI., 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Educação Musical através do Projeto Flauta Mágica na cidade de Grajaú-MA. In: I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI, 2020, Santa Inês-MA. Anais do I CONGRESSO ONLINE DE PEDAGOGIA: a relevância do movimento estudantil de pedagogia (MEPe) na formação identitária do pedagogo no século XXI., 2020.
-
BOGÉA, D. T. R. ; MORAIS, M. C. ; SOUSA, A. J. B. . Protótipo Didático de Um Motor DC - Equipando o Laboratório de Física Experimental Do IFMA Campus Imperatriz. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Repensando a aulas de Arte: releituras das obras através do aplicativo Adobe Photoshop CS6 no IFMA - Campus Barra do Corda. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . O software Vegas Pro 14 e suas possibilidades pedagógicas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Pressupostos teórico-metodológicos no processo pedagógico através do livro didático de Arte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Aspectos laborais do professor de Arte do Ensino Médio da rede pública estadual em São Luís - MA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Projeto de Extensâo 'IFMUSIC': Um relato de experiência sobre o ensino coletivo de música na cidade de Imperatriz-MA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Educação musical através do projeto Flauta Mágica na cidade de Grajaú - MA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; COSTA, I. L. S. ; DIAS, M. A. F. A. . O SOFTWARE PHOTOMATH COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; DIAS, M. A. F. A. ; COSTA, I. L. S. ; QUEIROZ, I. M. . CONCENTRAÇÃO ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE O APLICATIVO FOREST. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; GONCALVES, A. A. ; BOGEA, M. F. S. . AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: O GEOGEBRA E SUAS POSSIBILIDADES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGEA, M. F. S. ; AGUIAR, A. S. ; ARRUDA, M. N. ; BOGÉA, D. T. R. . O Aplicativo Laboratório de Reações e suas possibilidades para o ensino da Química. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; MENDONCA, C. E. B. . Os Museus Virtuais como ferramenta para o ensino de Arte: Um estudo sobre o Museu Casa de Portinari. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SILVA, A. B. N. ; MORAES, J. I. A. . O Aplicativo Filmora Go e a Produção Audiovisual: Uma Proposta de Ensino de Arte com a utilização de Tecnologias Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; ARRUDA, M. N. ; REIS, V. M. ; SOLEDADE, K. R. ; RIBEIRO, K. D. F. ; LIMA, J. F. P. . Do Stories para a sala de aula: O Instagram como meio de conhecimento das percepções sobre o alcoolismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; SILVA, A. B. N. ; MORAES, J. I. A. ; BOGEA, M. F. S. . Luz, Câmera, Ação: Ensino de Arte através do aplicativo Imovie 2.2.5. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; CARDOSO, M. G. ; BANDEIRA, V. M. ; RODRIGUES, M. R. S. ; BOGEA, M. F. S. . O Google Earth e suas possibilidades pedagógicas para o curso técnico em Meio Ambiente do IFMA - Campus Porto Franco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; REIS, V. M. ; ARRUDA, M. N. ; SOLEDADE, K. R. . O Aplicativo Wondershare Filmora e suas possibilidades para o ensino de Arte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; CHAVES, A. E. B. ; CANDIDO, J. P. S. ; BRASIL, L. A. M. ; BOGEA, M. F. S. . O Software Aprovado - Gerencie Estudos: Uma análise sobre um aplicativo de gerenciamento de tempo para estudantes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; SOUSA, V. V. A. ; CARVALHO, L. A. T. ; BOGEA, M. F. S. . Aplicativo Móvel para administração do tempo: um estudo sobre o aplicativo Pomodoro Timer Lite como ferramenta para auxílio de estudantes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; SOUZA, L. M. V. ; ARAUJO, A. B. ; OLIVEIRA, Y. M. ; GONTIJO, C. S. S. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Hand Talk e a inclusão social dos surdos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; OLIVEIRA, Y. M. ; ARAUJO, A. B. ; GONTIJO, C. S. S. ; SOUZA, L. M. V. ; BOGEA, M. F. S. . A plataforma Cambitolândia como recurso para o ensino da Geografia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; ARAUJO, A. B. ; NASCIMENTO, S. L. ; MOTA JUNIOR, R. F. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Duolingo como ferramenta para o ensino da língua inglesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BANDEIRA, G. T. ; MELO, G. H. A. ; BOGEA, M. F. S. . O uso de aplicativos como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades aritméticas: um relato de experiência sobre a utilização do software Truques Matemáticos no Ensino Fundamental II em Imperatriz - MA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; COSTA, I. P. ; SILVA, S. L. ; LIMA, T. H. B. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Geogebra como ferramenta para o ensino e a aprendizagem na Matemática: Um estudo sobre a função polinomial do 1 Grau. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; LIMA, T. H. B. ; BARBOSA, E. S. ; BOGEA, M. F. S. . O Aplicativo Consumo Elétrico como ferramenta pedagógica: Uma análise do consumo de energia elétrica e sua influência na economia doméstica dos alunos do IFMA - Campus Avançado Porto Franco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; SOUSA, R. M. ; CASTRO, S. O. ; BOGEA, M. F. S. . O Software Anki com auxílio na prática da memorização para estudantes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . As marcas artístico-culturais nos corpos indígenas da etnia Kanela Ramkokramekrá. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. ; SANTOS, S. M. ; DIAS, G. K. A. . Cinemas e Tecnologias Digitais: O ensino de Arte e a produção audiovisual através do aplicativo Vegas Pro 14. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGEA, M. F. S. ; BOGÉA, D. T. R. . Artes Visuais e Tecnologias Digitais: Releituras de obras de Arte através do aplicativo Adobe Photoshop CS6. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. . Possibilidades Tecnológicas no ensino de Arte: produção audiovisual através do aplicativo Vegas Pro 14. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOGÉA, D. T. R. . Arte, Educação e Mídias Digitais: relatos de experiências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOGÉA, D. T. R. . Arte, Educação, Cultura e Identidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . PROJETO IFMUSIC: Uma proposta de educação musical no contexto da Educação Profissional em Imperatriz-MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Ensino de Arte e Tecnologias Digitais: Releituras de obras de Arte através de aplicativos móveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. . 'Grupo de Pesquisa 'Arte, Educação e Cultura': uma proposta interdisciplinar dentro das Artes'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOGÉA, D. T. R. . A Música no Silêncio: pressupostos teóricos-metodológicos sobre a utilização da música no ensino de LIBRAS como L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. . A Música no Silêncio: pressupostos teóricos-metodológicos sobre a utilização da música no ensino de LIBRAS como L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. . "VIDA DE GALILEU" E A IMPORTÂNCIA DA POÉTICA BRECHTIANA NA HISTÓRIA DO TEATRO CONTEMPORÂNEO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. . O ENSINO DE ARTE EM SÃO LUÍS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. . Comunicação Oral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, D. C. R. . SESSÃO DE ESTUDOS - TAMBOR DE CRIOULA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOGÉA, D. T. R. ; BOGEA, M. F. S. . Deambulações: Sobre a Arte/Educação. Olinda, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BOGÉA, D. T. R. . Comissão Científica do IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ?SNTDE 2022. 2022.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; BOGÉA, D. T. R. . Comissão Científica do III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 2021.
BOGÉA, D. T. R. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. . Comissão Científica do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação e. 2020.
BOGÉA, D. T. R. . Comissão Científica do I Semana de Arte Contemporânea 'O corpo da Arte e a Arte do corpo'. 2018.
BOGÉA, D. T. R. . Comissão Científica do I Encontro Maranhense de Arte, Educação, Cultura e Educação. 2018.
BOGÉA, D. T. R. . Comissão Julgadora do Concurso Artístico da V Semana Montelliana do IFMA - Campus imperatriz. 2018.
BOGÉA, D. T. R. . Parecer de artigo científico '3130' Revista Pesquiseduca (UNISANTOS). 2021.
BOGÉA, D. T. R. . Parecer de artigo científico '810' Revista Prática Docente (IFMT). 2020.
BOGÉA, D. T. R. . Uma Doce Melodia: Educação Musical através da Flauta Doce. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
BOGÉA, D. T. R. ; MENESES, F. A. O. . PERFORMANCE MÚSICO-TEATRAL - JORNADA COMEMORATIVA 34 ANIVERSÁRIO DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO. 2007. Teatral.
PAZZINI, L. ; BOGÉA, D. T. R. . WOYZECK. 2006. Teatral.
RIBEIRO, T. ; BOGÉA, D. T. R. . FURONEIRO GAIO - FRAGMENTOS. 2005. Coreográfica.
BOGÉA, D. T. R. . Arte - música e poesia (16 SALIMP 2018). 2018. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . Aula Inaugural - II Turma do Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Básica (UFMA). 2017. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . I SEMANA DE VIOLÃO. 2007. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . RECITAL DE MÚSICA DE CÂMARA. 2007. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . RECITAL DE FORMATURA DE FLAUTA-DOCE. 2007. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . RECITAL DE MÚSICA DE CÂMARA. 2006. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . RECITAL DE FLAUTA DOCE. 2001. Interpretação.
BOGÉA, D. T. R. . RECITAL À 03 FLAUTAS. 1996. Interpretação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz. , Avenida Newton Bello, Vila Maria, 65906335 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35254745, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Instituto Federal do Maranhão - Campus ImperatrizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica das disciplinas Arte-Educação, Metodologia do Trabalho Científico e História (Professor habilitado através da Licenciatura em Pedagogia com Habilitação em História)
Atividades
-
02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte II (222-I (Eletromecânica), 252-I (Meio Ambiente), 262-I (Química)), Metodologia do Trabalho Científico (111-I (Edificações))
-
02/2023
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Educacional
-
02/2023
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
02/2023
Ensino, Bacharelado em Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Compõe o Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFMA Campus Imperatriz, para o biênio de 2023 e 2024 - PORTARIA N° 292/2022, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2022.
-
04/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro Comissão para execução do Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio no IFMA, Campus Imperatriz, com vigência durante o período de 19/04/2022 a 18/04/2023 (PORTARIA 107/2022).
-
01/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro Suplente (3 Suplente) da Comissão Especial de Avaliação de Estágio Probatório do docente Wesley Sousa Correa, Professor E.B.T.T., SIAPE n 3217422, Área/Disciplina: Arte/Música, a partir de 05/01/2021, conforme Portaria n 53/2021 de 05/03/2021.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte I (193 - PROEJA), Metogologia do Trabalho Científico (193 - PROEJA; 183 - S; 113-S, 153-S)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica (Engenharia Elétrica I período)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Intercultural (Física II), História da Educação Brasileira (Física II), Política Educacional e Organizaçãoda Educação Básica (Física IV)
-
12/2020 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão Permanente de Pessoal Docente do Campus Imperatriz - CPPD, com vigência de 24 meses - Portaria 254/2020 de 23 de dezembro de 2020.
-
07/2020 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Delegado do Campus Imperatriz no Conselho Superior do IFMA - CONSUP (Segmento Docente).
-
04/2022 - 10/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Elaboração de PPC em Formação Pedagógica Complementar, para participação em editais de EAD e/ou na Modalidade Parfor, deste IFMA - do Campus Imperatriz, com vigência de 06 (seis) meses, conforme Portaria 85/2022 de 01/04/2022.
-
03/2022 - 07/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte II (252-I: Meio Ambiente; 262-I: Química; 271-I: Informática, 281-I: Segurança do Trabalho), Arte III (371-I: Informática; 381-I: Segurança do Trabalho; 392: Administração), Metodologia Científica (111-I: Edificações)
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica (1 período - Bacharel em Ciência da Computação 2022.1)
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação para Licenciatura em Física (1 período - 2022.1), Sociologia da Educação para Licenciatura em Física (3 Período - 2022.1)
-
09/2021 - 01/2022
Ensino, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica para Engenharia Elétrica (1 Período)
-
09/2021 - 01/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica para as turmas 111-C (Edificações), 171-I (informática), 162-I (Química), 132-I (Eletrotécnica), 153-S (Meio-Ambiente Subsequente), 113-S (Edificações - Subsequente)e 183-S (Segurança do Trabalho - Subsequente), Metodologia Científica para as turmas 152- I (Meio Ambiente Integrado), 181-I (Segurança do Trabalho Integrado))
-
05/2021 - 08/2021
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
05/2021 - 08/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte I, Arte II, Arte III, Metodologia Científica
-
02/2021 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pelo Processo Eleitoral para a escolha dos Representantes Egressos do Conselho Diretor do IFMA/Campus Imperatriz, no período de 24/02/2021 a 24/05/2021 (Portaria 63/2021)).
-
10/2019 - 05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para escolha do Conselho Diretor (CONDIR) do IFMA - Campus Imperatriz (Portaria n 190 de 14 de maio de 2019).
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
07/2018 - 07/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da Comissão local do Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio no Campus Imperatriz (Portaria n 269 de 08 de julho de 2018).
-
08/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de discussão e execução de ações de qualidade de vida dos servidores do IFMA - Campus Imperatriz (Portaria n 279 de 28/08/2018).
-
02/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto do curso técnico integrado em Eletrotécnica (Portaria n 394 de 19 de dezembro de 2018).
-
02/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Comissão de reformulação do projeto de curso técnico integrado em Administração - Modalidade PROEJA (Portaria n 389 de 19 de dezembro de 2018).
-
12/2017 - 03/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte e Educação I, Arte I; Metodologia da Pesquisa Científica; Metodologia do Trabalho Científico, Artes I; História I; História II, Artes II, Artes III, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Trabalho Científico
-
02/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração dp projeto de curso de Meio Ambiente na forma integrada do IFMA - Campus Imperatriz (Portaria n123 de 06 de abril de 2018).
-
02/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus Imperatriz.,Cargo ou função, Membro da comissão de reformulação do projeto do curso técnico integrado de Química (Portaria n 397 de 19 de dezembro de 2018).
2023 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador ? Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como bolsista do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na função de Professor Formador I ou II? Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas (Edital 1684/2022) sob a coordenação da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).
O CEEAV possui caráter interdisciplinar, abrangendo o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Educação e em Arte, utilizando tecnologias contemporâneas nos procedimentos pedagógicos e artísticos. Dessas pesquisas poderão resultar novas ferramentas tecnológicas apropriadas à formação de professores, a distância ou não, o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas relacionadas a essa forma de mediação, bem como contribuir com novos conhecimentos no campo da pesquisa em educação, em Arte e da própria educação a distância.
Atividades
-
02/2023
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
2022 - Atual
Instituto Federal do Maranhão - Campus São Raimundo das MangabeirasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador ? Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSOR FORMADOR - PARA ATUAR NO CURSO DEPÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS.
Atividades
-
11/2022
Ensino, PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
2022 - 2022
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Formador - Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a fim de atuar no Curso Superior de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica ? Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade a distância (Edital 41/2021)
2022 - 2022
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSOR FORMADOR - ORIENTADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC , a fim de atuar no Curso de Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Continuada - CPEaD, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade a distância (Edital 46/2021)
Atividades
-
03/2022 - 11/2022
Ensino, Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica ? Formação Pedagógica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
03/2022 - 08/2022
Ensino, Especialização em Educação: Espaços e possibilidades em Educação Contnuada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
2021 - 2022
Instituto Federal do Maranhão - Campus Monte CasteloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Orientador de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Formador - Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) No curso de Especialição Lato Sensu em Ensino de Matemática do IFMA - Campus Monte Castelo orientando alunos do Pólo Barra do Corda
Atividades
-
08/2021
Ensino, Especialização Lato Sensu em Ensino de Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC para alunos do pólo Barra do Corda
2021 - 2022
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Orientador de TCC, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor Formador - Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Licenciatura em Artes Visuais (NEAD/UFMA), Pólo Porto Franco
Atividades
-
08/2021 - 02/2022
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
2022 - 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia GoianoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Orientador de TCC II, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO) como Professor Formador/Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso II, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para o curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na modalidade a distância.
2022 - 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia GoianoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Orientador de TCC III, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO) como Professor Formador/Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso III, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para o curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na modalidade a distância.
2021 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia GoianoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Orientador de TCC I, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO) como Professor Formador/Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I , vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para o curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na modalidade a distância.
Atividades
-
01/2022
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC II
2020 - 2020
Instituto Federal do Maranhão - Campus CaxiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como professor orientador de TCC do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica na
modalidade EAD do Instituto Federal do Maranhão - IFMA Campus Caxias.. Orientou os alunos Daniel Lima Gomes Júnior, Thaís Lemos Lima e Idomar Fernandes Milindro durante o primeiro e segundo semestres de 2020.
Atividades
-
04/2020 - 12/2020
Ensino, Licenciatura em Formação Pedagógica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
2018 - Atual
IFMA - Campus Porto FrancoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Colaborador das disciplinas Arte I, Arte II e Arte III para os cursos do Ensino Médio Integrado. Solicitação de colaboração do Campus Porto Franco deferida pelo Campus Imperatriz no processo n: 23249.051956.2018-16 (COLABORAÇÃO JUNTO AO CAMPUS DE PORTO FRANCO-IFMA - DIEGO TED RODRIGUES BOGEA)
Atividades
-
04/2021 - 05/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte I (Curso Técnico Integrado em Informática) Arte II (Curso Técnico Integrado em Administração, Meio Ambiente e Informática)
2016 - 2017
Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus GrajaúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da disciplina Arte I, Arte II e Arte III para as turmas do Ensino Médio Integrado e das turma da Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
Atividades
-
07/2016 - 11/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte 1; Arte 2; Arte EJA 1
2010 - 2012
Secretaria de Estado da Educação (MA)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTE - ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade profissional desempenhada no Centro de Ensino Médio (CEM) - Cidade Operária I e no Centro de Ensino São José Operário (CESJO)
Atividades
-
04/2010 - 01/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministração das disciplinas Arte I, Arte II e Arte III, como professor contratado da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão - SEDUC/MA no Colégio São José operário e C.E.M Cidade Operária I
2012 - 2016
Secretaria de Estado da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação profissional desempenhada nas seguintes escolas: Centro de Ensino Médio (CEM) Prof. Ignácio Rangel, Centro de Ensino Médio (CEM) Prof. Joana Batista Santos Silva (nomeação de 40h/aula) e no CAIC - Barjonas Lobão
Atividades
-
01/2012 - 06/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte I, Arte II, Arte III para turmas do Ensino Fundamental (C.E. Prof. ignácio Rangel, Prof. Joana Batista Santos Silva e CAIC - Barjonas Lobão)
2012 - 2012
Colégio Santa FéVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Infantil e Ensino Médio, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Música da Educação Infantil e Ensino Médio
Atividades
-
01/2012 - 04/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte/Música para as turmas do Berçário, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio
2012 - 2013
Faculdade Santa FéVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior (PNS) - Pedagogia, Carga horária: 3
Atividades
-
08/2013 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Musicalização para o curso de Pedagogia (IV período)
2011 - 2011
Serviço Social do Comércio - MAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor de Música, Carga horária: 4
Outras informações:
Atividades desempenhadas de instrutor de música junto ao Grupo da Terceira Idade do SESC
Atividades
-
10/2011 - 12/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Musicalização - Flauta doce junto ao Grupo da Terceira Idade do SESC
2010 - 2011
CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ OPERÁRIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Contratato da Educação de Jovens e Adultos - EJA
Atividades
-
05/2010 - 01/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte I, Arte II, Arte III
2002 - 2004
Secretaria de Estado da CulturaVínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: GUIA DE MUSEU, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio desempenhado a partir de convênio do Instituto Euvaldo Lodi com a Secretaria de Estado da Cultura, especificamente no Centro de Cultural Popular "Domingos Vieira Filho" em seus espaços museológicos, a saber: Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão
Atividades
-
08/2002 - 11/2004
Estágios , Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.,Estágio realizado, Estágio realizado junto à Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão - SECULT, com desempenho nos museus do roteiro de visitação da referida Secretaria (Casa do Maranhão e Casa de Nhozinho).
2007 - 2011
Secretaria Municipal de Saúde de São LuísVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 30
Outras informações:
Função desempenhada na sede da Secretaria de Saúde de São Luís-MA (SEMUS) nos setores de Pagamento, Compras e no Centro de Zoonoses da referida instituição.
Atividades
-
11/2007 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , SEMUS - SEDE.,Serviço realizado, Técnico Administrativo desempenhando funções na sede da Secretaria Municipal de Saúde e no Centro de Controle de Zoonoses-SEMUS/SLZ.
2005 - 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE SÃO LUÍS (MA)Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação no Projeto "Turismo Educativo" que visava a sensibilização cidadã de crianças e adolescentes de escolas públicas da rede municipal de São Luís através de momentos culturais onde eram oferecidas oficinas, palestras, encenações teatrais, exibição audiovisual contando a história de São Luís e fomentando a contribuição na preservação da cidade e de seu patrimônio
Atividades
-
04/2005 - 12/2005
Estágios , SETUR.,Estágio realizado, Estágio realizado na Secretaria de Turismo de São Luís - SETUR, com o projeto Turismo Educativo nas escolas da rede pública municipal de São Luís com apresentação de teatro, música e palestras de conscientização patrimonial.
2001 - 2002
ONG - MORADIA E CIDADANIA (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Professor voluntário de Informática Básica de projeto implementado pela referida Organização Não-Governamental na Associação de Moradores do Bairro Jardim América em São Luís - Maranhão
Atividades
-
04/2001 - 01/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática básica (Pacote Office: Windows, Word, Excel, Power Point)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DIEGO TED RODRIGUES BOGEA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?