Almira Barreto Silva

Nasceu em Santarém, morou em Belém de 1978 a 1985, onde se graduou em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1983). Habilitada em Saúde Pública pela UFPA (1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNAMA (1996) e Avaliação à Distância pela UnB (1999). Hoje, servidora pública aposentada, ingressou na Secretaria Executiva de Saúde Pública SESPA (1986) no cargo de enfermeira. Trabalhou no município de Prainha (1986 a 1991) retornando para Santarém. Assumiu, no 9 Centro Regional de Saúde, a Coordenação Regional do Programa de Agente Comunitário de Saúde e Combate à Cólera (1992). Foi diretora da Divisão de Organização, Controle e Avaliação (1993 a 1998). Na assistência, desenvolveu atividades na Unidade de Referência de Especialidades Ismael Araújo junto aos Programas de Eliminação da Hanseníase, Controle da Tuberculose e TBMR (1998 a 2011). Assumiu, novamente, a direção da Divisão de Organização, Controle e Avaliação do 9 Centro Regional de Saúde e foi membro titular das Comissões Intergestores Regional do Baixo Amazonas e do Tapajós (2011 a 2016). Tem experiência na gestão, planejamento, avaliação, controle e regulação das ações e dos serviços de saúde. Foi Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós (1992 a 2000), ministrando as disciplinas: Enfermagem em Doenças Transmissíveis e Administração de Enfermagem em Unidades de Saúde Pública. Professora Substituta da Universidade do Estado do Pará, Campus XII - Santarém, do Curso de Graduação em Enfermagem (2002 a 2011), ministrando as disciplinas Introdução a Enfermagem Comunitária; Enfermagem Comunitária; Administração Geral e em Saúde e Administração da Assistência de Enfermagem. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPA-Campus XII e membro do Colegiado de Cursos representando os docentes do curso de enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, mulher, doenças transmissíveis, epidemiologia, educação em saúde e gestão. Integrou o corpo técnico do Ceproen Cursos Técnicos, na qualidade de Coordenadora Técnica do curso técnico de enfermagem, de 2002 até janeiro de 2020. Sócia na empresa Educação em Saúde do Tapajós Ltda e Diretora Técnica no Instituto de Educação Permanente em Saúde (2020)

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Avaliação à Distância

1997 - 1999

Universidade de Brasília, UnB
Título: A importância da contemporaneidade entre a teoria e a prática no curso de Enfermagem
Orientador: Prof. Dr. Ivo José Both

Especialização em Especialização Lato Senso em Ensino Superior

1993 - 1995

Universidade da Amazônia
Título: Educação em Saúde

Aperfeiçoamento em Habilitação em Saúde Pública

1984 - 1984

Universidade Federal do Pará
Título: A importancia do grupo comunicante no controle da Hanseníase. Ano de finalização: 1984

Graduação em bacharelado em enfermagem

1978 - 1983

Universidade Federal do Pará
Título: A Importância do grupo comunicante na controle da hanseníase

Formação complementar

2016 - 2016

Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrada à Saúde. (Carga horária: 80h). , HCor, HCOR, Brasil.

2011 - 2011

2º Ciclo de Atualização em Gestão da Saúde. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres, ETSUS, Brasil.

2009 - 2009

CBVE em Sífilis e AIDS. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

2008 - 2008

Atenção Integral à Saúde do Adolescente.... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

2006 - 2006

Seminário do Tétano Neonatal. (Carga horária: 16h). , Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública, SESPA-PA, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação p/Atenção em Planejamento Familiar. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, SEMSA, Brasil.

2005 - 2005

Treinamto em Ações de Controle e Eliminação da MH. (Carga horária: 32h). , Secretaria Executiva de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

2003 - 2003

Cap. Inst/sup. nas ações controle da MH na AB. (Carga horária: 40h). , Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública, SESPA-PA, Brasil.

2003 - 2003

Capacitação nas ações de controle da Tuberculose. (Carga horária: 24h). , Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública, SESPA-PA, Brasil.

2001 - 2001

Diagnóstico, Tratamento e Prevenção Incapacidades. (Carga horária: 40h). , 9ª Regional de Proteção Social, 9ª RPS, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Reabilitação Cirúrgica em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública, SESPA-PA, Brasil.

1997 - 1997

Sensibilização Docente. (Carga horária: 15h). , Faculdades Integradas do Tapajós, FIT, Brasil.

1996 - 1996

Treinamento de Ações de Planejamento Familiar. (Carga horária: 21h). , Centro Docente Assistencial - URE - STM, CDA-URE, Brasil.

1995 - 1995

Treinamento em Defesa Civil e Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - PA, CEDC-PA, Brasil.

1993 - 1993

Oficina de Sensibilização - Implant. e Operac. SUS. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1993 - 1993

Implt. Manuais de Normas/Procedimentos p/Vacinação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1993 - 1993

Seminário p/impl. Vig. Epid. Mortalidade Materna. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1992 - 1992

Treinamento de inst/superv. PACS. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1992 - 1992

Treinamento Ações de Controle da Tuberculose. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1992 - 1992

Trein. de Vigilância Epidemiológica do Sarampo. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1992 - 1992

Trein. multiplicadores de Informações em DST/AIDS. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1991 - 1991

Cap. Pedg. Monitor do Trein. Pessoal Sala Vacinaçã. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1991 - 1991

Implantação da poliquimioterapia em Hanseníase. (Carga horária: 56h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1991 - 1991

Capacitação equipes de saúde para controle cólera. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1991 - 1991

Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 80h). , Fundação Nacional de Saúde - PA, FUNASA, Brasil.

1987 - 1987

Reunião de trabalho do nível de direção. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1987 - 1987

Encontro regional para programação farmácia básica. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1986 - 1986

PCCU, Dermatologia e Pneumologia Sanitária. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Projeto Assistência Globalizada de Enfermagem do. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão.

Organização de eventos

SILVA, A. B. . Atenção a Saude Mental na Atenção Básica com ênfase na Gravidez, Parto/Puerpério e Climatério. 2007. (Outro).

SILVA, A. B. ; Carvalho, H. H. S. C. . Atenção às Queixas Ginecológicas e Doenças Crônico-Degenerativas mais Frequentes em Mulheres. 2007. (Outro).

SILVA, A. B. ; Lima, C. A. B. . Capacitação para Atenção em Planejamento Familiar. 2006. (Outro).

SILVA, A. B. . Treinamento para Parteiras Tradicionais. 2006. (Outro).

SILVA, A. B. . I Jornada em Controle de Infecção Hospitalar. 1996. (Outro).

Participação em eventos

Seminário NUMETROPI/USP 15 anos. 2015. (Seminário).

XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde /XI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência. 2014. (Congresso).

1ª oficina de Sensibilização de Gestores e Técnicos para implantação de Ouvidoria do SUS. 2013. (Oficina).

14ª Conferência Estadual de Saúde. 2011. (Outra).

Etapa Estadual da 14ª Conferencia Nacional de Saúde. 2011. (Outra).

I Congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida. O Papel das Áreas da Saúde nas Endemias Tropicais Amazônicas. 2010. (Congresso).

X Conferência Municipal de Saúde de Santarém.X Conferência Municipal de Saúde de Santarém. 2009. (Outra).

I Seminário Municipal de Humanização/SUS.Humaniza Santarém: acolher sem escolher no SUS da gente. 2008. (Seminário).

Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT da Região Norte.Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT da Região Norte. 2008. (Oficina).

IX Conferência Municipal de Saúde.IX Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Outra).

Pré-Seminário Municipal de Humanização / SUS.Pré-Seminário Municipal de Humanização / SUS. 2007. (Seminário).

Oficina de mobilização, avaliação e monitoramento do PNCT-Região Norte. 2006. (Oficina).

VIII Conferencia Municipal de Saúde de Santarém.VIII Conferência Municipal de Saúde de Santarém. 2006. (Outra).

Oficina de avaliação, supervisão e acompanhamento do PNCT da região Norte e Centro Oeste em Manaus/AM.Oficina de avaliação, supervisão e acompanhamento do PNCT da região Norte e Centro Oeste. 2005. (Oficina).

Oficina de Avaliação/Mobilização para Controle da Tuberculose no Estado do Pará.Avaliação/Mobilização para Controle da Tuberculose no Estado do Pará. 2005. (Oficina).

Oficina de Mobilização, Supervisão e Avaliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT das Regiões Norte e Centro Oeste em Campo Grande. 2005. (Oficina).

VII Encontro dos Projetos AIFO no Brasil - hanseníase, estratégias para a eliminação.VII Encontro dos Projetos AIFO no Brasil - hanseníase, estratégias para a eliminação. 2005. (Encontro).

VI Jornada de Doenças Tropicais do Baixo Amazonas e da IX Reunião de Pesquisadores de Malária. 2004. (Outra).

VII Conferência Municipal de Saúde de Santarém.VII Conferência Municipal de Saúde de Santarém. 2003. (Outra).

I Encontro de Gestores Municipais e Secretários de Saúde do Centro Oeste do Pará.I Encontro de Gestores Municipais e Secretários de Saúde do Centro Oeste do Pará. 1997. (Outra).

I Jornada de diagnóstico, tratamento e controle de doenças tropicais do baixo amazonas.I Jornada de diagnóstico, tratamento e controle de doenças tropicais do baixo amazonas. 1997. (Outra).

IV Conferencia Municipal de Saude de Santarém.Delegada. 1997. (Outra).

I Seminário Municipal de Redução da Mortalidade Materno Infantil.I Seminário Municipal de Redução da Mortalidade Materno Infantil. 1996. (Seminário).

1 Encontro de Saude mental do Oeste do Pará.1 Encontro de Saude mental do Oeste do Pará. 1994. (Encontro).

Encontro de Descentralização do Setor Saúde.Encontro de Descentralização do Setor Saúde. 1994. (Encontro).

II Conferência Municipal de Saúde de Santarém.II Conferência Municipal de Saúde de Santarém. 1994. (Outra).

I Simpósio do Oeste do Pará sobre Ética e Fiscalização do Exercício Profissional na Enfermagem.I Simpósio do Oeste do Pará sobre Ética e Fiscalização do Exercício Profissional na Enfermagem. 1994. (Simpósio).

I Simpósio do Oeste do Pará sobre Ética e Fiscalização do Exercício Profissional na Enfermagem.A Ética. 1994. (Simpósio).

V Jornada Médica de Santarém.Enfermeira. 1992. (Outra).

I Conferência Municipal de Saúde e Saneamento de Santarém.I Conferência Municipal de Saúde e Saneamento de Santarém. 1991. (Outra).

I Jornada Materno Infantil de Santarém. 1991. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Andréa Leite de Alencar Salgado

ALENCAR, A. L.;SILVA, A. B.. Doença mental e suas representações: abordagens dos profissionais das Equipes de Saúde da Família de Alenquer. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Wallace Santos Batista

SILVA, A. B.; Honorato, Lorena G F. Serviço Social e o atendimento aos pacientes ortopédicos amparados pelo PTFD no HRBA em Santarém: Análise da intervenção do assistente social.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Residencia Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Rayane Barbosa

SILVA, A. B.. Importância da avaliação do grau de incapacidade na confirmação ou readequação da classificação operacional de pacientes com Hanseníase. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Wirlene Barreto Machado

MACHADO, W. B.;SILVA, A. B.. Influência do perfil sócio-econômico no aleitamento em Santarém-Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Edson de Sousa Almeida; Francimeiry de Nazaré Maués Rodrigue

RODRIGUES, F. N. M.; almeida, E. S.;SILVA, A. B.. Representações sociais sobre cesariana entre gestantes primíparas antes e após uma ação educativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Marcos de Sousa Figueira; Marjorie Poliana Soares

FIGUEIRA, M. S.; SOARES, M. P.;SILVA, A. B.. Informações entre mulheres-mães e grávidas que convivem com o HIV antes e após uma ação educativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Katrine Nayara Figueira Barbosa e Marylin Neves Nogueira

SILVA, A. B.; BARBOSA, K. N. F.; NOGUEIRA, M. N.. Lombalgia: saberes sobre a prevenção e as condições de ônibus em Santarém. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Débora Maciel Pimentel / Napoliane Costa Santos

SILVA, A. B.; ESPOSITO, J. C. G.; SINIMBU, V. P.. Perfil dos pacientes diabéticos atendidos pelo programa Hiperdia no CS do Bairro Aparecida/Caranazal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Fábio André Jorge de Sousa / Lucas Siqueira da Silva

SILVA, A. B.; PIRES, O. N.. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes cadastrados no Hiperdia, atendidos pelo CSU-FIT, Santarém-PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Ianora da Silva Pimentel e Milena Augusta de S

SAMPAIO, M. A. S.; PIMENTEL, I. S.;SILVA, A. B.. Sampaio.Amputações vasculares: em busca do deficit de autocuidado para elaborar um protocolo educativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Alessandra Ramos da Silva e Samara de Sousa C

SILVA, A. R.; VIEIRA, S. S. C.;SILVA, A. B.. Vieira.Representações sociais de educação em saúde entre enfermeiros das UB de Santarém. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Silvia Daniela da Mota Pereira e Viviane Freitas de Aguiar

PEREIRA, S. D. M.; AGUIAR, V. F.;SILVA, A. B.. Perfil epidemiológico dos pacientes hansenianos registrados na SEMSA no periodo de 01.01.2004 a 31.12.2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Gutembergue Santos de Sousa/ Roberto Nadir Figueira da Silva

SILVA, A. B.; COELHO, E. F.; FERREIRA, M. G. S.. O Significado do Ser Infrator: O Enfermeiro Compreendendo a Vivência dos Adolescentes Institucionalizados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Fredson Luiz Oliveira Costa

COSTA, F. L. O.;SILVA, A. B.. A Representação Social dos Alunos do 5 ano do curso de Enfermagem sobre Cuidado Humanizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Bruno Silva Joseph e Luciana Priscila Campinas de Oliveira

SILVA, A. B.. Programa Saúde da Família em Santarém-PA: avaliação da satisfação do usuário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará.

SILVA, A. B.. Processo Seletivo de Docentes Colaboradores da ETSUS. 2011. Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres.

Orientou

Moysés Rodrigues da Silva e Ramon Figueiredo Sampaio

Uso, desuso ou uso inadequado do jaleco pela equipe de enfermagem do HMS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Cyntia Patricia Maia Duarte e Talyta Silva de Almeida

Estudo das mudanças no padrão sexual das mulheres devido às alterações no período do climatério e pós-menopausa; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

André Luiz e Antenor Matos de Carvalho Junior

Adesão ao tratamento antiretroviral dos portadores de HIV/AIDS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Alissin Espíndola Torres e Maria Luciana Monteiro Pinto

Hanseníase: o impacto psicossocial do doente e da família - do diagnóstico a cura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Andréa Nunes Figueira e Maxwell Santos Cabral

HIV em Gestantes Infectadas: O Perfil da Assistência de Enfermagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Bruno Silva Joseph/Fredson Luiz Oliveira Costa

A Influência da Mídia no Consumo de Álcool no Município de Santarém; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Luiz Carlos M

Bezerra/Raimundo Nonato M; de Oliveira; Projeto Mundurukus: A Saúde sem Discriminação de Raça, Cor e Cultura; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Almira Barreto Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. B. . A Importância da Comtemporaneidade entre a Teoria e a Prática no Curso de enfermagem. In: I Salão de Pesquisa e Iniciação Científica do Iles Santarém, 2000, Santarém. I salão de Pesquisa e Iniciação Científica do Iles Santarém, 2000. v. I. p. 128-128.

  • SILVA, A. B. . A Importância da Contemporaneidade entre a Teoria e a Prática no curso de Enfermagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, A. B. . A Questão da Saúde na Região Oeste do Pará. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, A. B. ; LEAO, F. ; NEVES, M. L. . I Curso de Atualização das Ações de Controle da Hanseníase. 2002. .

SILVA, A. B. ; LEAO, F. ; NEVES, M. L. . Atualização nas Ações de Controle da Hanseníase. 2001. .

SILVA, A. B. . Assistência de Enfermagem no Climatério. 1996. (II Jornada Médica do Baixo Amazonas).

SILVA, A. B. . Sexualidade como Necessidade Humana Básica. 1996. (Treinamento em Ações de Planejamento Familiar).

SILVA, A. B. . Reciclagem nas Ações Básicas de Saúde da Criança. 1993. .

SILVA, A. B. . Treinamento de Vigilância Epidemiológica do Sarampo. 1992. .

SILVA, A. B. . Capacitação Pedagógica do Monitor doTreinamento de Pessoal da Sala de Vacinação. 1991. .

Prêmios

2013

Comenda Ana Neri, Câmara Municipal de Santarém.

2001

Turma Almira Barreto Silva, Curso de Enfermagem/Faculdades Integradas do Tapajós.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto de Educação Permanente em Saúde. , Travessa Silvino Pinto, 636 1º andar, sala 101, Centro, 68005330 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 84004820, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto de Educação Permanente em Saúde

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sócia na empresa Educação em Saúde do Tapajós Ltda, que gerencia o Instituto de Educação Permanente em Saúde, onde exerço o cargo de Diretora Técnica

1986 - 2016

Secretaria Estadual de Saúde Pública

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Admitida em 1986, trabalhei cinco anos no município de Prainha. Solicitei transferência para o 9ª Regional de Proteção Social em Santarém, onde passei a exercer a coordenação do Programa de Agentes Comunitários de Combate a Cólera (1991 a 1993); Fui diretora da Divisão de Organização, Controle e Avaliação (1993 a 1998). Na assistência, desenvolvi atividades na Unidade de Referência de Especialidades Ismael Araújo junto aos Programas de Eliminação da Hanseníase, Controle da Tuberculose e TBMR (1998 a 2011). Assumi, novamente, a direção da Divisão de Organização, Controle e Avaliação do 9 Centro Regional de Saúde e fui membro titular das Comissões Intergestores Regional do Baixo Amazonas e do Tapajós (2011 a 2016). Tenho experiência na gestão, controle, avaliação e regulação dos serviços de saúde. Em setembro de 2016 entrei com o pedido de aposentadoria.

Atividades

  • 04/2011 - 09/2016

    Direção e administração, 9 Centro Regional de Saúde.,Cargo ou função, Diretora da Divisão de Organização Controle e Avaliação.

  • 04/2011 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, 9 Centro Regional de Saúde.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Intergestores Regionais do Baixo Amazonas (CIRBA) e do Tapajós (CIRT).

  • 02/2009 - 04/2011

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Referência de Especialidades Ismael Araújo.,Serviço realizado, Retornando a URE continuei desenvolvendo a assistência de enfermagem aos portadores de Hanseniase e atualmente estou trabalhando no Programa de assistência a TBMR.

  • 04/1998 - 04/2005

    Direção e administração, Unidade de Referência de Especialidades Ismael Araújo.,Cargo ou função, Transferida, a pedido, do 9 CRS para a Unidade de Referência de especialidades Ismael de Araújo, onde passei a coordenar o Programa de Eliminação da Hanseníase e desde 09.10 trabalho no Programa de Controle da Tuberculose.

  • 07/2001 - 07/2001

    Ensino, Atualização das Ações de Controle de Hanseníase, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ministrou o Treinamento de Atualização das Ações de Controle da Hanseníase para médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Santarém, no período de 16 a 21.07.2001, com carga horária de 48hs

  • 03/1994 - 04/1998

    Direção e administração, 9 Centro Regional de Saúde.,Cargo ou função, Cargo em Comissão de Chefe da Divisão de Organização, Controle e Avaliação do 9 CRS no período de 24.03.94 (Decreto de 23.06.94) a 04.98 (Portaria n 227 de 06.04.1998).

  • 09/1997 - 09/1997

    Serviços técnicos especializados , 9 Centro Regional de Saúde.,Serviço realizado, Participação na II Conferencia Municipal de Saúde de Terra Santa no período de 18 a 19.09.97, representando o 9 CRS, na qualidade de conferencista com o tema O SUS e a importância da municipalização da saúde.

  • 08/1991 - 09/1997

    Direção e administração, 9 Centro Regional de Saúde.,Cargo ou função, Transferida para o 9 CRS a partir de 01.08.1991 (Portaria 3209).

  • 08/1997 - 08/1997

    Serviços técnicos especializados , 9 Centro Regional de Saúde.,Serviço realizado, Participáção na III Conferência Municipal de Saúde de Oriximiná no período de 21 a 22.08.97, representando o 9 CRS, na qualidade de conferencista, com o tema: O SUS e a importância da municipalização da saúde.

  • 07/1995 - 07/1995

    Serviços técnicos especializados , 9 Centro Regional de Saúde.,Serviço realizado, Participação na 3ª Conferência Municipal de Saúde de Itaituba no período de 06 a 08.07.95, representando o 9 CRS, na qualidade de conferencista, com o tema: O Controle Social e o processo de municipalização da Saúde.

  • 07/1995 - 07/1995

    Serviços técnicos especializados , 9 Centro Regional de Saúde.,Serviço realizado, Participação na 2ª Conferência Municipal de Saúde de Oriximiná no período de 28 a 29.07.95, representando o 9 CRS, na qualidade de conferencista, com o tema: O Controle Social e o processo de municipalização da Saúde.

  • 04/1995 - 04/1995

    Serviços técnicos especializados , Corpo de Bombeiros Militar.,Serviço realizado, Palestrante no Treinamento em Defesa Civil e Primeiros Socorros, realizado no período de 25 a 27.0495, carga horária de 20hs, com o tema A Cólera e suas consequências à população.

  • 04/1993 - 03/1994

    Direção e administração, 9 Centro Regional de Saúde.,Cargo ou função, Cargo em comissão de Coordenador do Núcleo de Planejamento e Organização do 9 CRS no período de 01.04.93 (Decreto de 30.06.93) a 23.03.94 (Decreto de 23.06.94).

  • 04/1993 - 04/1993

    Ensino, Reciclgem nas Ações Básicas da Criança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, urso ministrado para médicos e enfermeiros da rede básica no período de 27 a 29.0493, com carga horária de 24hs, na qualidade de Instrutor.

  • 04/1992 - 04/1992

    Ensino, Trein. Vigilância Epidemiólogica do Sarampo, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Treinamento realizado para profissionais da rede básica de saúde, no periodo de 08 a 10.04.92, com carga horária de 24hs, na qualidade de Instrutor.

  • 05/1991 - 05/1991

    Ensino, Cap. Peg. Monitor do Trein. Pessoal da Sala Vacina, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em sala de vacina, no período de 27 a 31.05.91, com carga horária de 40hs, na qualidade de Monitora.

  • 02/1991 - 05/1991

    Direção e administração, Unidade Básica de Saúde II de Prainha.,Cargo ou função, Cargo em comissão de Chefe da Unidade Básica de Saúde II do município de Prainha no período de 25.02.91 (Decreto de 13.03.91) a 10.05.91 (Decreto de 17.05.91).

  • 05/1989 - 05/1990

    Direção e administração, Centro de Saúde de Prainha.,Cargo ou função, Cargo em comissão de Chefe da Unidade Básica de Saúde II do município de Prainha no periodo de 02.05.89 (Portaria n 696) a 05.05.90 (Portaria n 1953).

  • 07/1986 - 06/1988

    Direção e administração, Centro de Saúde de Prainha.,Cargo ou função, Cargo em comissão de Chefe do Centro de Saúde do município de Prainha no período de 01.07.86 (Portaria n 1638) a 06.06.88 (Portaria n 717).

2002 - 2011

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Fui aprovada no processo seletivo para Professor Substituto do Campus XII - Santarém, Departamento de Enfermagem Comunitária em 2003. Fiz parte do Colegiado de Cursos (Enfermagem) e do Comitê de Ética em Pesquisa. Representei os Órgãos Formadores de Recursos Humanos para a Saúde (UEPA) no Conselho Municipal de Saúde de Santarém, até setembro de 2009. Em 2011 encerrou o contrato e por motivos pessoais, uma vez que assumi um cargo de gestão em outro órgão, optei por encerrar minhas atividades como docente na UEPA.

Atividades

  • 08/2009

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Assistência de Enfermagem; Administração Geral e em Saúde, Enfermagem Comunitária (vestibulinho)

  • 08/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus XII Tapajós Santarém.,Cargo ou função, membro do Colegiado de Cursos representando os docentes do Curso de Enfermagem.

  • 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus XII Tapajós Santarém.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

  • 09/2010 - 09/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 08/2010 - 08/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 05/2010 - 05/2010

    Serviços técnicos especializados , Campus XII Tapajós Santarém.,Serviço realizado, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 05/2010 - 05/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 04/2010 - 04/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 04/2010 - 04/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético de CEP/UEPA Santarém.

  • 09/2009 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus XII Tapajós Santarém.,Cargo ou função, Membro Suplente no Conselho Municipal de Saúde de Santarém representando Órgãos Formadores de Recursos Humanos para a Saúde.

  • 11/2009 - 11/2009

    Serviços técnicos especializados , Campus XII Tapajós Santarém.,Serviço realizado, Participação no I Seminário de Políticas Públicas de Saúde no Brasil, direcionado aos profissionais e acadêmicos de saúde, representando os Orgãos Formadores de Recursos Humanos para a Saúde (UEPA), no CMSS, com a palestra A Reforma Sanitária e o Con.

  • 11/2009 - 11/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 08/2009 - 08/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 06/2009 - 06/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 05/2009 - 05/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde e Introdução a Enfermagem Comunitária

  • 06/2008 - 06/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 05/2008 - 05/2008

    Serviços técnicos especializados , Campus XII Tapajós Santarém.,Serviço realizado, Palestra sobre Políticas Públicas para a Hanseníase no município de Santarém.

  • 05/2008 - 05/2008

    Serviços técnicos especializados , Campus XII Tapajós Santarém.,Serviço realizado, Palestra sobre As ações de Enfermagem aos Portadores de Hanseníase.

  • 05/2008 - 05/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Parecer ético do CEP/UEPA Santarém.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde e Introdução a Enfermagem Comunitária

  • 06/2007 - 06/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Campus XII Tapajós Santarém, Campus XII Tapajós Santarém.,Atividade realizada, Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo para Monitoria Bolsista e Voluntária.

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde e Introdução a Enfermagem Comunitária

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 12/2005 - 01/2006

    Ensino, Curso Técnico de Enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde Pública II - 40h/a Convenio 009/2005 - SESPA/UEPA

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde e Introdução a Enfermagem Comunitária

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde e Introdução a Enfermagem Comunitária

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Comunitária

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral e em Saúde, Enfermagem Comunitária

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Enfermagem Comunitária, com carga horária de 60h/a

  • 11/2002 - 12/2002

    Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica, com carga horária de 120h/a

2013 - Atual

Ceproen Cursos Técnicos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista

Outras informações:
Ministrando: 
Noções de Administração em Enfermagem e Enfermagem em Saúde Coletiva

2002 - 2020

Ceproen Cursos Técnicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Tecnico de Enfermagem, Carga horária: 8

Outras informações:
Integra o corpo técnico do Ceproen Cursos Técnicos, na qualidade de Coordenadora Técnica do curso técnico de enfermagem, desde 2002.

1992 - 2000

Faculdades Integradas do Tapajós

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1992 - 02/2000

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Enfermagem; Enfermagem em Doenças Transmissíveis; Administração de Enfermagem em Saúde Pública e Enfermagem em Saúde Pública B

2005 - 2009

Secretaria Municipal de Saude de Santarem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/2005

    Direção e administração, Divisão Técnica.,Cargo ou função, Cargo em comissão de Diretora Técnica até 31.01.2009.

  • 02/2006 - 02/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde.,Cargo ou função, Membro Titular no CMS representando o Prestador Público Municipal.

1994 - 1995

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO PARA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FISCAL

Atividades

  • 05/1994 - 05/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Enfermagem Sub-Seção de Santarém.,Cargo ou função, Representante do COREN.