Leonardo Jefferson Fernandes

Graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Professor de História (PI) na Prefeituta da Cidade do Riode Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

1995 - 1998

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Luis Flávio Carvalho Costa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Obras de saneamento; Baixada Fluminense; História.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em História Licenciatura

1987 - 1992

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2006 - 2006

Formadores Projovem. (Carga horária: 96h). , Instituto Via Brasil.

1993 - 1994

Curso de Curta Duração. , Instituto de Estudos da Religião.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise do Processo Decisório.

Participação em eventos

II Conferência Nacional de Plítica Externa e Política Internacional. 2007. (Outra).

A Gestão da Água do Estado do Rio de Janeiro - Novos Rumos. 2002. (Seminário).

I Encontro dos Futuros Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Encontro).

Colóquio Internacional sobre Justça Ambiental e, Trabalho e Cidadania.A atuação dos ambientalistas do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

II Conferência Estudual Agenda 21. 2001. (Outra).

Seminário Internacional Gestão Sustentável da Baía de Guanabara. 2000. (Seminário).

Oficina sobre a questão urbana. 2000. (Oficina).

Debate Estadual da Agenda 21 Brasileira. 2000. (Outra).

Encontro Rio, Ambiente e Movimentos.Projeto Meio Ambiente e Democracia - Pesquisa Mapeamento dos Conflitos Ambientais no Brasil. 1995. (Encontro).

Seminário de implementação dos compromissos da Rio 92: as ações da Agenda 21 para Saúde, Saneamento e Assentamentos Humanos.Participante do Seminário de implementação dos compromissos da Rio 92: as ações da Agenda 21 para Saúde, Saneamento e Assentamentos Humanos. 1994. (Seminário).

Seminário Conflitos Sociais e Meio Ambiente.Seminário Conflitos Sociais e Meio Ambiente. 1994. (Seminário).

IV Semana de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Palestrante na mesa-redonda Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. 1994. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, L. J. . Do movimento Baía Viva à Baía Cidadã. Boletim de Políticas Ambientais, Rio de Janeiro, 1994.

  • FERNANDES, L. J. ; ALVES, R. . O projeto Baía Cidadã na despoluição da Baía de Guanabara. Conexão - Boletim do Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento Meio Ambiente e Paz, São Paulo.

  • FERNANDES, L. J. . Estado e mudança ambiental: a nova orientação do saneamento da Baixada Fluminense nos anos 1930. In: IX Encontro Nacional da ANPUR - Etica, planejamento e construção democrática do espço, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR - Etica, planejamento e construção democrática do espaço. Rio de Janeiro: ANPUR - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2001. v. 2. p. 1185-1198.

  • FERNANDES, L. J. . A obra definitiva: o olhar dos engenheiros sobre a Baixada Fluminense. In: I Mostra de Teses do VII seminário Bienal de Pesquisa, 1995, Seropédica, 1995.

  • FERNANDES, L. J. . Modernidade e sociedade de risco: a construção de uma perspectiva social. In: XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2001, Florianópolis. Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira: desafios e perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois. Florianópolis: UFSC/ABRAPSO, 2001.

  • FERNANDES, L. J. . A obra civilizadora: o olhar de engenheiros sobre a Baixada Fluminense na era Vargas. In: Seminário Baixada Fluminense: Povo, Cultura e Poder, 1995, Nova Iguaçú. Seminário Baixada Fluminense: Povo, Cultura e Poder. Rio de Janeiro: Observatório de Políticas Públicas e Gestão Municipal (IPPUR/UFRJ - FASE), 1995.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Escola Municipal Frederico Trotta. , Avenida Professor Fausto Moreira, Barra da Tijuca, 22793-340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24983934

Experiência profissional

2008 - 2008

Centro de Tecnologia Mineral

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 07/2008 - 08/2008

    Ensino, Meio Ambiente, Gestão, Impactos e Soluções Tecnoló, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Meio Ambiente

2004 - 2005

Fundação Ondazul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor no Projeto Agentes Ambientais/Formação de Jovens Agentes de Saúde e Meio Ambiente Comunidade Parque Proletário de Vigário Geral Fundação OndAzul/Instituto Unibanco História Urbana e Meio Ambiente.

Atividades

  • 04/2004 - 05/2004

    Treinamentos ministrados , Projeto Agentes Ambientais, .,Treinamentos ministrados, Formação de Jovens Agentes de Saúde e Meio Ambiente - Comunidade Parque Proletário de Vigário Geral

2003 - 2003

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência/CIAD Secretaria Municipal de Trabalho e Renda/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Programa de Aumento de Escolaridade (5ª a 8ª séries) História.

Atividades

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História.

1998 - 1999

Prefeitura Munipal de Angra dos Reis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I - História, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/1998 - 07/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1995 - 1999

Centro de Estudos Sociopsicanalíticos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 0

Outras informações:
Presidência do CESOP-Centro de Estudos Sociopsicanalíticos formulador do projeto Casa Alto Lapa Clínica Social que conjuga o cultural e o terapêutico, sob a coordenação da psicanalista Ana Lucia Magalhães Barros para a produção de eventos potencializadores de um perspectiva ética e estética que concebe o inconsciente como produção e a subjetividade como acontecimento plural

Atividades

  • 01/1995 - 12/1999

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente.

1994 - 1995

Os Verdes Movimento de Ecologia Social

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador de projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Projeto Baía Cidadã - Cultura e Política na Baía de Guanabara de acompanhamento das iniciativas multilaterais de revitalização da Baía de Guanabara, planejando pela organização não-governamental Os Verdes-Movimento de ecologia Social, com apoio do Fundo para Iniciativas Locais para o Meio Ambiente Urbano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Fundo LIFE-PNUD)

Atividades

  • 06/1994 - 05/1995

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador de projeto.

1993 - 1994

Instituto Superior de Estudos da Religião

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor no Curso de extensão e especialização Teoria e Práxis do Meio Ambiente promovido pelo ISER/Comunidade Européia

Atividades

  • 08/1993 - 06/1994

    Estágios .,Estágio realizado, Monitoria.

1991 - 1991

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa, Carga horária: 0

Outras informações:
Pesquisa no estudo "Meio Ambiente e cidadania: a relação da sociedade civil e Estado no contexto preparatório da UNCED/92" em tese de doutoramento da professora Selene Herculano (Departamento de Ciências Sociais/UFF), junto as entidades do movimento ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense-PROPP/UFF

Atividades

  • 01/1991 - 12/1991

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa