Edson Almeida Junior

Mestre em ciências da computação, especialista em big data, Ciência de dados e internet das coisas, também sou especialista em educação a distância com ênfase em docência e tutoria de cursos EAD, pós graduado em engenharia de sistemas, especialista em datawarehouse e bacharel em administração de empresas. Atuo como consultor TI, como especialista em administrador de banco de dados, desenvolvimento e datawarehouse. Atuo como docênte, há mais de 15 anos com passagens em algumas instituições de ensino renomadas. Redes sociais: @consultorfaixapreta Celular (21) 98600-8439 E-Mail: edsonjunior.al@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciências da Computação

2006 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Uma Proposta para uso do Framwork COBIT em uma Ferramenta de BALANCED SCORECARD, Ano de Obtenção:
Orientador: Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo
Palavras-chave: Balanced Scorecard; CobiT; Governança de TI; Estratégia.

Especialização em andamento em Internet das Coisas

2021 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Especialização em Ciência de Dados e Big Data Analytics

2018 - 2020

Universidade Estácio de Sá
Título: Fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data numa loja virtual
Orientador: Katia Cardoso

Especialização em Especialização em Educação a Distância com ênfase

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A complementação das aulas presenciais com a Educação a Distância através de ambientes virtuais de aprendizagem
Orientador: Profa. Dr. Adriana Beiler

Especialização em Lato Sensu em Engenharia de Sistemas

2005 - 2006

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: Sistema de Informação para Analise Analise Estratégica

Graduação em Bacharelado em Administração de Empresas

2003 - 2006

Associação Internacional de Educação Continuada

Formação complementar

2002 - 2003

Extensão universitária em Datawarehouse. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA JUNIOR, E. ; CARNEIRO, E. ; FARIAS, I. C. B. ; CORREIA, P. ; MELO, N. ; PANTA, E. . Parcerias Virtuais em TI: Um Estudo de Caso Ominitech. In: Tecsul 2008, 2008, Pato Branco - PR. Tecsul, 2008.

  • ALMEIDA JUNIOR, E. ; CARNEIRO, E. ; PANTA, E. ; TABOSA, R. . Utilização da metodologia de desenvolvimento orientado a aspectos no mercado local. In: Revista Tecnologus 2008, 2008, Recife - PE. Tecnologus, 2008.

  • ALMEIDA JUNIOR, E. . TV Digital Brasileira : O que é? E o que de fato vai mudar?. In: Tecnologus 2008, 2008, Recife - PE. Tecnologus, 2008.

  • CARNEIRO, E. ; FARIAS, I. C. B. ; FARIAS JUNIOR, I. H. ; ALMEIDA JUNIOR, E. . COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DISTRIBUÍDO DE SOFTWARE - DDS. In: ICECE'2009, 2008. International Conference on Engineering and Computer Education, 2009.

Outras produções

ALMEIDA JUNIOR, E. . BTK - Balanced Scorecard ToolKit. 2007.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

A2IT Tecnologia e Sistemas Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuado na gestão de projetos técnicos, implementação e desenvolvimento de novos produtos.

2011 - 2015

Soluções 3i

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo como Diretor Técnico, apoiando e atendendo os clientes da empresa no tocante a tecnologia especializada.

2007 - 2011

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Coordenador e Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como coordenador do curso de MBA em Banco de Dados Oracle e MBA Oracle Application, onde também atuo como professor das disciplinas de Introdução ao Banco de Dados Oracle SQL e Programação em Oracle PL/SQL, Administração de Banco de Dados e como orientador dos alunos no desenvolvimento do trabalho final do curso.

2010 - 2012

Centro de Formação Educacional Aplicada - CFEA

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de MBA em Gestão de Banco de Dados Oracle, ministrando as disciplinas de introdução ao Oracle e programação PL/SQL.

2004 - 2010

Consulting Tecnologia & Sistemas

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando com consultor de Tecnologia e Banco de Dados Oracle.

2012 - 2012

Faculdades Evangélicas de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor e Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando com Docente e Tutor, responsável pela implantação da ferramenta da EAD (Moodle) na FAECAD, responsável pela criação do primeiro curso de EAD na entidade.

2012 - 2012

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60

Outras informações:
Professor da disciplina de Introdução a T.I. no curso de Administração e Professor da disciplina de Tópicos específicos (Banco de Dados, Governança de TI, Segurança) no curso de ciências da computação.

2006 - 2006

Faculdade do Recife

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina de introdução a informática do curso de administração de empresas.

2006 - 2006

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor das disciplinas de introdução a Marketing no curso sequencial de Marketing e introdução a informática no curso sequencial de turismo.