Pedro Ferreira da Silva Junior

Possui Pós-Graduação em Melhoria do Processo de Sofware pela Universidade Federal de Lavras - MG (2006). È implementador certificado do modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), Aquisição de Software e certificado ITIL (ITSMF). Atualmente é Gerente de Projetos na Policia Federal, pela Stefanini. Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Software.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Empresarial

2010 - Atual

Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de Orçamentario

Especialização em Melhoria do Processo de Software

2004 - 2006

Universidade Federal de Lavras
Título: TCC - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUBCONTRATAÇÃO DE SOFTWARE EM SOFTWARE HOUSE
Orientador: Cristina Filipak Machado

Graduação em Analise de Sistemas

1996 - 2000

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Gerenciamento de Projetos
Orientador: Adriana Silveira de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Análise de Pontos de Função: Fundamentos, Aplicaçõ. (Carga horária: 24h). , Fatto consultoria e sistemas, FATTO, Brasil.

2008 - 2008

ITIL ITSMF. (Carga horária: 24h). , SEBRAE/GO, SEBRAE/GO, Brasil.

2007 - 2007

- 3º Seminário de Gerenciamento de Projetos. PMI-. (Carga horária: 16h). , Politec Informática - Matriz, POLITEC, Brasil.

2006 - 2007

Curso para Implementadores do MPS.BR. (Carga horária: 24h). , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.

2006 - 2006

Introdução ao modelo MPS.BR. (Carga horária: 16h). , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.

2002 - 2002

PL/SQL Oracle9i. (Carga horária: 30h). , ORACLE UNIVERSITY / TRISOFT, TRISOFT, Brasil.

1999 - 1999

Informatizando a Pequena Empresa. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: QUALIDADE DE SOFTWARE/Especialidade: MELHORIA DO PROCESSO DE SOFTWARE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: ANALISE DE SIETEMAS/Especialidade: Analise de Requisitos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: QUALIDADE DE SOFTWARE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Formação de Lideres. Formação de Lideres. 2017. (Exposição).

ESCOLA REGIONAL DE INFORMATICA DO CENTRO-OESTE ERI-CO 2008 - UFG. 2008. (Seminário).

3º Seminário de Gerenciamento de Projetos. PMI-GO. 2007. (Seminário).

Workshop de implementadores MPS.BR. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Silva de Oliveira

Machado, C. Â. F.; MAGALHAES, A. L. C. C.;OLIVEIRA, M. S. de. Avaliação do Processo Subcontratação de Software em uma Software House. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Melhoria de Processo de Software) - Universidade Federal de Lavras.

Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães

MACHADO, C. A. F.MAGALHÃES, A. L. C. C.PESSOA, M. S. P.. Avaliação do processo subcontratação de software em uma Software House. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Melhoria de Processos de Software) - Universidade Federal de Lavras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA JUNIOR, P. F. . Monografia - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUBCONTRATAÇÃO DE SOFTWARE EM UMA SOFTWARE HOUSE. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

PMP - Project Management Professional, PMI - Project Management Institute.

2008

Certificação ITIL (ITSMF), EXIN.

2008

Diretor PMI-GO, PMI.

2007

Implementador MPS.BR, Softex.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2013

CI&T

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mentor de Pessoas e formação de times de alta performance; Atendimento de clientes Grande Porte Nacional e Internacional, Procter&Gamble - P&G, Dpaschoal, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); Gestão financeira de Contratos, avaliação de resultados de Margem de Contribuição; Gestão e elaboração de propostas para clientes grande porte: Toyota, Editora Globo, MARS; Iniciativas com Engenharia de Valor e princípios do Lean IT.

2009 - 2011

uni-anhaguera

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Disciplina Geerência de Projetos

Atividades

  • 08/2009 - 09/2011

    Ensino, Engenharia da computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade de Software, Gerência de Projetos

2008 - 2009

Faculdades Objetivo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor atuante na disciplina Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Atividades

  • 08/2008 - 08/2009

    Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerencia de Projetos e Qualidade de Software, Processos Produtivos

2003 - 2011

LG Informática

Vínculo: Outro (funcionário), Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de Projetos Atendimento de clientes grande porte TV Globo, Vale, Fiat, GVT, Carrefour, Ipiranga e outros; Gerência de Projetos de desenvolvimento de software de gestão de RH; Definição e coordenação de Portfólio de Projetos; Avaliação de desempenho da Capacidade produtiva de equipe e Métricas de Software; Membro SEPG (Software Engineering Process Group), responsável definição, modelagem, implantação e acompanhamento das práticas do CMMi; Gerente dos Projetos (tecnologia .NET e SOA), que resultaram a certificação da empresa no modelo de qualidade CMMi; Um projeto relevante, SIS - Sistema Integrado de Saúde, desenvolvido em parceria com a Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST (Grupo Arcelor), onde residi na cidade de Vitória - ES por 02 anos, gerenciando o Projeto com equipes (50 pessoas) distribuídas em Goiânia e uma subcontratação em Vitória ? ES, contrato com faturamento expressivo. Frameworks de referência no meu trabalho PMBOK, CMMi, RUP e ITIL. Coordenador Comercial IT Atividades como Coordenador Comercial IT: Responsável pela coordenação dos Gerentes Comerciais e dos negócios relacionados à base instalada de clientes (grande porte como TV GLOBO, Carrefour, O i, FIAT, VALE e outros), apoio a equipe comercial (negociação/gestão de contratos, estratégias de venda, tabela de preços, campanhas de marketing), gestão das parcerias da empresa e status report com Diretoria Comercial.

2001 - 2003

Sioux Tecnologia

Vínculo: Outro (autônomo), Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Analista de Sistemas Período: 15/04/2001 ? 03/10/2003 Atividades desenvolvidas: - Grupo Peixoto Atacadista - Análise e Desenvolvimentos das rotinas de Faturamento, tais como: Eventos Contábeis, Guias de recolhimentos de impostos e outros Responsável pela modelagem dos sistemas nos padrões e desenvolvimento Pl/sql (Banco de Dados Oracle). Ferramentas utilizadas: UML, Poseidon for UML, PowerDesigner, Delphi 5.0, Banco de Dados Oracle 8i . Duração do Projeto 04 meses. - Grupo Peixoto Atacadista - Projeto DownSizing Análise e Modelagem de dados dos Sistemas de Conta Corrente, desenvolvimento de rotinas PL/SQL da parte Contábil e otimização das Interfaces com Oracle Apllications e Folha de Pagamento. Metodologias e Ferramentas aplicadas: UML, Erwin 3.5.2, PowerDesigner, Linguagem PL/SQL, Delphi 7.0, Banco de Dados Oracle 8.0 . Duração do Projeto 01 ano. - Grupo Martins Atacadista (Rede de Supermercados Smart) - Desenvolvimento de relatórios para o Sistema Financeiro. Metodologias e Ferramentas aplicadas: SeagateInfo 7.0 Crystal Reports e Banco de Dados SQL Server 2000. Duração do Projeto 01 mês. - Grupo Martins Atacadista ? Análise e Modelagem de Dados do sistema de controle de equipamentos Força de Vendas (Gerentes de Vendas do atacado). Ferramentas utilizadas: PowerDesigner, Ms Project, Banco de Dados Oracle / DB2. Duração do Projeto 03 meses. - Grupo Martins Atacadista ? Projeto Data Warehouse Matriz Orçamentária. Análise, desenvolvimento das rotinas de Schedule e apresentação dos dados do BI. Ferramentas utilizadas: Seagate Info, Crystal Reports, Linguagem Sql, Shell, PowerDesigner, Banco de Dados DB2. Duração do Projeto 06 meses. - Grupo J.M & Grupo Martins Atacadista - São Paulo. Consultor na otimização de processos de tomadas de decisão para o departamento administrativo, com desenvolvimento de relatórios. Ferramentas utilizadas: Seagate Info, Crystal Reports, Linguagem Sql, Banco de Dados SQL Server. Duração do Projeto 01 mê

1996 - 2001

ATP Tecnologia e Produtos S.A.

Vínculo: Outro (funcionario), Enquadramento Funcional: Auxiliar de Processamento, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Agente de Qualidade (Aq) Período: 01/04/1996 ? 15/03/2001 Atividades desenvolvidas: Gestor de Qualidade nos padrões de qualidade ISO9002 e treinamento dos funcionários. Cargo: Técnico de Teleprocessamento Atividade: Gerenciamento de Cpd da Filial Uberlândia, na produção e transmissão de arquivos de compensação bancária (custodia de cheques e compensação de títulos bancários).

1998 - 1999

Serviço de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Outro (Estagiário), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Estagiário de Informática Período: 23/10/1998 - 23/02/1999 Atividades desenvolvidas: Atividades: Monitoramento de cursos (Windows, Word, Excel, Access, Técnico em Processamento de Dados) e manutenção de microcomputadores.

2013 - 2014

CTIS Tecnologia - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministério da Saúde - Gestão de Programa e Projetos de Fábrica de Software; Gestão de pessoas (Coaching, formação de Líderes de Projeto e Kaisen do time SCRUM); Definição e implantação de metodologia Ágil; Gestão financeira do contrato e avaliação de Margem de Contribuição.

2014 - 2016

IOS - Informática Organização e Sistemas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Anvisa ? Gestão de Projetos, custos, riscos, cronograma e times em programas de Controle de Medicamentos e inovação de inspeção sanitária; PMO ? Gestão e controle do escritório de Projetos.

2016 - Atual

Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos/Agile Coach, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente atuo como Gerente de Programa nos projetos de Inovação e de sigilo na Policia Federal, sou responsável por todos do time de projetos (40 pessoas, multidisciplinares), neste trabalho desde a concepção de soluções técnicas e inovação até a gestão executiva do contrato, de avaliação de ROI e Margem de Contribuição financeira para Stefanini. Trabalho com Scrum, integralmente, e sou Agile Coach fazendo uso das práticas de Lean IT e Design Thinking Policia Federal ? Gestão e consultoria de Projetos de Segurança e Inovação; Ministério da Integração Nacional - Gestão de Projetos de fomento e Investimento do Governo Federal; SEBRAE Nacional - Consultor de Projetos e Metodologia Ágil; Correios ? Gestão de Projetos de implantação de estruturas de Marketing e Inovação mensagens telemáticas.