Giorgio de Lacerda Rosa

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e graduado em História pela mesma Universidade. Professor de História e Filosofia do Colégio Pitágoras Cidade Jardim, e professor de História no Colégio e Faculdade Cotemig. Foi professor substituto de História no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - Campus VII - Timóteo (2011-2013). Atualmente desenvolve pesquisa sobre história da historiografia luso-brasileira da primiera metade do século XIX junto ao Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade - NEHM -filiado ao Departamento de História da UFOP. É sócio pesquisador da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTHH. Atuou como membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Cadernos de História, publicação do corpo discente do Departamento de História da UFOP, de 2009 à 2011. Foi tutor à distância nos cursos de capacitação e especialização ofericidos pela UFOP, coordenado pelo CEAD, vínculados a Cátedra "Águas, Mulheres e Desenvolvimento" da UNESCO.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto
Orientador: Dr. Valdei Lopes de Araujo
Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto. Palavras-chave: História dos conceitos e linguagens políticas; Historiografia Luso-Brasileira; Independências - nação - historiografia.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Historiografia Brasileira. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Período Joanino.

Graduação em História

2004 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 0

Capacitação de Tutoria em EaD. , Universidade Federal do Paraná.

2009 - 2009

Cronótopos: alguns casos reais e extremos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2007 - 2007

Mundo Bíblico: História. Mito e Realdiade. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da Historia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Historiografia Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Seminário Nacional de História da Historiografia.A MODERNIZAÇÃO DO PROVIDENCIALISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1808-1825). 2011. (Seminário).

4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.A Providência Divina na História: a modernização da linguagem do providencialismo no mundo luso-brasileiro. 2010. (Seminário).

V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.A Linguagem do Providencialismo na escrita da História: D. João VI e a Legitimação da Monarquia Portuguesa. 2010. (Seminário).

3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Entre o antigo e o moderno: o providencialismo nas memórias históricas de José da Silva Lisboa e Luís Gonçalves dos Santos. 2009. (Seminário).

1ª Seminário de Prática em Pesquisa Histórica: Fontes e Abordagens."O Universal": os Discursos e as Linguagens Polítcas na Imprensa no periodo de Abdicação da D. Pedro I. 2008. (Seminário).

3º Seminário Regional do CEO/PRONEX. 2008. (Seminário).

2 Seminário Nacional de História da Historiografia.O Providencialismo enquanto linguagem: o discurso historiográfico de Visconde de Cairu. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.."O Universal" e a Abdicação de D. Pedro I: Os discursos e as linguagens polítcas através da imprensa (1830-1832).. 2008. (Encontro).

Colóquio Filósofos e Historiadores: o pensamento moderno em questão & Seminário Interno do NEHM.O lugar da imprensa nas disputas políticas: Abdicação de D. Pedro I, uma apresentação historiográfica do tema. 2008. (Outra).

IV Semana de História da Faculdade de Ciências Huamans do Vale do Piranga.."História e Imprensa: Linguagens políticas e o caso do Universal na Abdicação de D. Pedro I".. 2008. (Outra).

XXIV Congresso Nacional de História. Os Liberais na Formação do Estado Nacional Brasileiro: 1831-1842. 2007. (Congresso).

Seminário de História da Historiografia e Modernidade. 2007. (Seminário).

I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).

VII Ciclo de Estudos da Religião: Fé e Conhecimento. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

LACERDA, G.. XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP - Avaliador de Trabalhos. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Miranda Mollo

ARAUJO, V.; Abreu, Marcelo Santos;MOLLO, H. M.. A suprema causa motora: o providencialismo e a escrita da história no Brasil (1808-1825). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Helena Miranda Mollo

ROSA, G. L.; ARAUJO, V. L.;MOLLO, H. M.; ABREU, M. S.. A Suprema Causa Motora: O Providencialismo e a Escrita da História no Brasil (1808-1825). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronaldo Pereira de Jesus

A historiografia acadêmica sobre Minas Gerais (1980-2006); ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Ronaldo Pereira de Jesus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LACERDA, G. ; FANNI, R. . Independências, Nação e Historiografia: uma entrevista com João Paulo Garrido Pimenta.. Cadernos de História (UFOP. Mariana) , v. 8, p. 139-150, 2009.

  • LACERDA, G. . A Suprema Causa Motora: O Providencialismo e a Escrita da História no Brasil (1808-1825). In: Congresso Nacional de História (ANPUH), 2011, São Paulo. Congresso Nacional de História (ANPUH), 2011.

  • LACERDA, G. . A Providência Divina na História: a modernização da linguagem do providencialismo no mundo luso-brasileiro. In: 4ª Seminário Nacional de História da Historiografia, 2010, Mariana. Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1), 2010.

  • LACERDA, G. . Entre o antigo e o moderno: o providencialismo nas memórias históricas de José da Silva Lisboa e Luís Gonçalves dos Santos.. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história, 2009, Mariana. Anais eletrônicos., 2009.

  • LACERDA, G. . O Providencialismo enquanto Linguagem: o discurso historiográfico de Visconde de Cairu. In: 2 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Anais Eletrônicos do 2 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008.

  • LACERDA, G. . A Suprema Causa Motora: O Providencialismo e a Escrita da História no Brasil (1808-1825). In: Congresso Nacional de História (ANPUH), 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011.

  • LACERDA, G. . A MODERNIZAÇÃO DO PROVIDENCIALISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1808-1825). In: Seminário Nacional de História da Historiografia, 2011, Mariana. Caderno de Resumos / Programação, 2011.

  • LACERDA, G. . A Providência Divina na História: a modernização da linguagem do providencialismo no mundo luso-brasileiro. In: 4 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2010, Mariana. Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1). Ouro Preto: EduFOP, 2010.

  • LACERDA, G. . A Linguagem do Providencialismo na escrita da História: D. João VI e a Legitimação da Monarquia Portuguesa. In: V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Politica e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. A Linguagem do Providencialismo na escrita da História: D. João VI e a Legitimação da Monarquia Portuguesa. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

  • LACERDA, G. . Entre o antigo e o moderno: o providencialismo nas memórias históricas de José da Silva Lisboa e Luís Gonçalves dos Santos. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história, 2009, Mariana. Anais eletrônicos., 2009.

  • LACERDA, G. . O Universal: Os discurso e as Linguagens Políticas através da Imprensa no Período da Abdicação.. In: 1ª Seminário de Prática em Pesquisa Histórica: Fontes e Abordagens, 2008, Mariana. Anais do 1ª Seminário de Prática em Pesquisa Histórica: Fontes e Abordagens, 2008.

  • LACERDA, G. . "O Universal" e a Abdicação de D. Pedro I: Os discursos e as linguagens políticas atrevés da Imprensa (1830-1832). In: XVI Encontro Regional de História da Anpuh-MG, 2008, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumo, 2008.

  • LACERDA, G. . "O Universal" de Ouro Preto: Os discursos e as linguagens políticas atrevés da Imprensa (1830-1832). In: 3 Seminário Regional do CEO/PRONEX, 2008, Mariana. Anais do 3 Seminário Regional do CEO/PRONEX, 2008.

  • LACERDA, G. . Os Liberais na Formação do Estado Nacional Brasileiro: 1831-1842. In: XXIV Congresso Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Congresso Nacional de História, 2007.

  • LACERDA, G. . A MODERNIZAÇÃO DO PROVIDENCIALISMO E A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL (1808-1825). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LACERDA, G. . A providência divina na história: a modernização da linguagem do providencialismo no mundo luso-brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LACERDA, G. . A Linguagem do Providencialismo na escrita da História: D. João VI e a Legitimação da Monarquia Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . Entre o antigo e o moderno: o providencialismo nas memórias históricas de José da Silva Lisboa e Luís Gonçalves dos Santos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . "O Universal": os Discursos e as Linguagens Polítcas na Imprensa no periodo de Abdicação da D. Pedro.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . Providencialismo enquanto linguagem: o discurso historiográfico de Visconde de Cairu.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . "O Universal" e a Abdicação de D. Pedro I: Os discursos e as linguagens polítcas através da imprensa (1830-1832).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . O lugar da imprensa nas disputas políticas: Abdicação de D. Pedro I, uma apresentação historiográfica do tema.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, G. . "História e Imprensa: Linguagens políticas e o caso do Universal na Abdicação de D. Pedro I". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LACERDA, G. ; CAMPOS, G. C. A. ; SILVEIRA, P. T. ; FURTADO, L. S. ; SANCHES, D. . Revista Eletrônica Cadernos de História - Ano VI, Nº 1 - História e Literatura. 2011. (Editoração/Periódico).

LACERDA, G. ; ALMEIDA, G. B. ; CAMPOS, G. C. A. ; COSTA, W. Jr. G. da. ; FURTADO, L. S. ; SANCHES, D. ; SILVEIRA, P. T. . Revista Eletrôncia Cadernos de História. Ano V nº 1. Seção Temática: Religião, Identidade e Cultura. 2010. (Editoração/Periódico).

LACERDA, G. ; ALMEIDA, G. B. ; SILVA, W. F. ; SILVA, W. F. ; GERBER JUNIOR, E. ; COSTA, W. Jr. G. da. ; FANNI, R. ; CORREIA, A. L. L. P. . Revista Eletrôncia Cadernos de História. Ano IV nº 1. Seção Temática: Escravidão, Trabalho e Tráfico Atlântico.. 2009. (Editoração/Periódico).

LACERDA, G. ; ALMEIDA, G. B. ; CORREIA, A. L. L. P. ; COSTA, W. Jr. G. da. ; GERBER JUNIOR, E. ; SILVA, W. F. . Revista Eletrôncia Cadernos de História. Ano IV nº 2. Seção Temática: República, Democracia e Cidadania. 2009. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2008

    A experiência da história no mundo luso-brasiliero: o conceito de história no Correio Braziliense (1808-1822), Descrição: Descrição: Este projeto é parte de um programa de pesquisa sobre as transformações no conceito de história e na experiência do tempo no mundo luso-brasileiro. Nesta etapa, está inserido num estudo comparativo sobre a evolução conceitual ibero-americana, coordenado pelo professor Javier Fernández Sebastián. No recorte proposto, o objetivo é verificar os efeitos das profundas transformações políticas e sociais iniciadas em 1808 na formação de um moderno conceito de história, na experiência do tempo e na constituição de um discurso historiográfico nacional. Partindo da análise das transformações lexicais no campo semântico relacionado ao conceito de história, pretende-se verificar os momentos decisivos dessa transformação conceitual a partir da análise do jornal periódico "Correio Braziliense", publicado em Londres por Hipólito José da Costa entre 1808 e 1822. O "Correio" é certamente o veículo de divulgação mais influente entre a elite política luso-brasileira nos dois lados do Atlântico, suas matéria, resenhas, artigos e demais publicações constituem um documento único das transformações aceleradas que afetaram o mundo luso-brasileiro no primeiro quartel do século XIX. O fato de todo o "Correio" ter recebido recentemente uma edição fac-similar integral tornou possível uma análise sistemática desse importante corpus documental, o que nos propomos a fazer nesse projeto. A pesquisa está motivada teórico-metodológicamente pela "História dos Conceitos" de Reinhart Koselleck e pela "História dos Discursos Políticos" de John Pocock e Quentin Skinner.. Integrantes: Valdei Lopes de Araujo - Coordenador / Giorgio de Lacerda Rosa - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2007

    Historiografia Acadêmica sobre Minas Gerias - Década de 1980 à 2000, Descrição: O projeto A historiografia acadêmica sobre as Minas Gerais: 1980-2006, elaborado em co-autoria com a Profª. Andréa Lisly Gonçalves, integra as atividades do ILB - Núcleo de Pesquisa Impérios e Lugares no Brasil, do Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História da UFOP, e faz parte de um conjunto de projetos reunidos sob o título Matrizes Interpretativas das Minas Gerais: historiografia e identidades mineiras, cujos eixos principais de investigação são a produção historiográfica sobre os séculos XVIII, XIX e XX, os modelos explicativos prevalecentes na historiografia acadêmica sobre Minas Gerais, as relações entre as diversas tradições historiográficas e a produção sobre Minas Gerais e, finalmente, as fontes e metodologias prevalecentes no estudo da história de Minas. O presente projeto de pesquisa tem como objetivos: 1) realizar o levantamento exaustivo da produção acadêmica sobre a História de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX, identificando os principais temas enfocados; 2) estabelecer a forma pela qual uma parcela da produção historiográfica sobre Minas aqui reputada como significativa, sendo as omissões inevitáveis se vinculou às grandes linhas do debate historiográfico que influenciou a produção das obras mais recentes de caráter histórico no Brasil; e 3) apontar as fontes primárias utilizadas em cada uma delas.. Integrantes: Andréa Lisly Gonçalves - Integrante / Ronaldo Pereira de Jesus - Coordenador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Pitágoras Cidade Jardim. , Avenida Prudente de Morais - até 720 - lado par, Cidade Jardim, 30380002 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 21112100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2013 - Atual

Colégio Pitágoras Cidade Jardim

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Historia e Filosofia

2004 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

Outras informações:
Tutor a distância no curso: Educação para a Diversidade e Cidadania, vinculado ao CEAD, e ao programa "Água, Mulheres e Desenvolvimento" ligado a UNESCO.

Atividades

  • 10/2007 - 10/2008

    Estágios , Arquivo Geral da Prefeitura Municipal de Mariana, .,Estágio realizado, Estagiário.

2013 - Atual

Colégio e Faculdade Cotemig

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Historia

Outras informações:
Professor de Historia