Salomão Georges Kahwage Neto

Formado em 1978 pela Faculdade Estadual de Medicina do Estado do Pará. Possui Residência em Clínica Médica e Nefrologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo. Título de Especialista em Clínica Médica desde 1989 e Medicina de Urgência em 2000. Mestre em Educação em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará. Professor Assistente de Clínica Médica da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Jean Bitar. Membro do Corpo Clínico permanente do Hospital Beneficiente Portuguesa (Belém) e Hospital Belém. Membro titular da Academia Paraense de Medicina. Membro das seguintes Sociedades Médicas: Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Atua na área de Clínica Médica no Hospital Adventista de Belém, Hospital Beneficente Portuguesa e em consultório particular.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino e Saúde na Amazônia

2012 - 2014

Universidade Estadual do Pará
Título: Guia simplificado para exame físico, Ano de Obtenção: 2015
Régis Andriolo.

Especialização - Residência médica

1981 - 1982

Hospital de Clínicas do Estado de São Paulo
Residência médica em: NefrologiaNúmero do registro: 1994.

Especialização - Residência médica

1979 - 1980

Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de São Paulo
Residência médica em: Clínica MédicaNúmero do registro: 1994.

Graduação em Curso de Medicina

1973 - 1978

Faculdade Estadual de Medicina do Para

Ensino Médio (2º grau)

1969 - 1972

Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo

Ensino Fundamental (1º grau)

1961 - 1968

Grupo Escolar Rui Barbosa

Formação complementar

2022 - 2022

Elaboração e revisão de itens para avaliações escritas de conhecimento. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2022 - 2022

Feedback no processo de aprendizagem - cenários clínicos e tutoriais. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2022 - 2022

Avaliação em educação médica: uma abordagem baseada em evidências. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2021 - 2021

Masterclass - As 5 chaves do Raciocínio Clínico. , Raciocínio Clínico, RC, Brasil.

2021 - 2021

Engajamento e produtividade. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2020 - 2020

Educação médica: reflexões e desafios. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2020 - 2020

Endodebate digital. , CLANNAD, CLA, Brasil.

2020 - 2020

Ferramentas para elaboração de aulas digitais. , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2019 - 2019

Encontro pedagógico: Educação Médica. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, UNIFAMAZ, Brasil.

2006 - 2006

Avançado de Resistência insulínica. , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, UNICAMP, Brasil.

1981 - 1981

Extensão universitária em Atualização em Moléstias da Tireoide. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo., FMUSP, Brasil.

1981 - 1981

I Curso sobre Temas de Pós-operatório Intensivo. (Carga horária: 12h). , Hospital e Maternidade Pan-americano, HMPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Nefrologia.

Participação em eventos

76 Congresso Brasileiro de Cardiologia - Digital. 2021. (Congresso).

Palestra para alunos do curso de Medicina da UEPA.Insuficiência Renal Aguda. 2016. (Outra).

XVIII Congresso Médico Amazônico. Anticoagulante- O que há de novo ?. 2016. (Congresso).

XVIII Congresso Médico Amazônico. Corticoterapia. 2016. (Congresso).

XVIII Congresso Médico Amazônico. Check up: indicações e limitações. 2016. (Congresso).

XVII Jornada de Residência Médica do Hospital Ophir Loyola.Perfil de infecção hospitalar em um hospital universitário. 2016. (Outra).

13° Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 2015. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 2015. (Congresso).

3° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. 2015. (Congresso).

3 Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. 2015. (Congresso).

Aula para Liga Acadêmica de Clínica Médica.Exame Físico Completo. 2015. (Outra).

Conferência para curso de Medicina da Famaz.A História da Medicina. 2015. (Outra).

Jornada Pan-Amazônica de Hematologia e Hemoterapia. 2015. (Outra).

Jornada Pan-Amazônica de Hematologia e Hemoterapia.Conferencista sobre Novos Anticoagulantes. 2015. (Outra).

Palestra para o curso de Medicina da FAMAZ.A História da Medicina. 2015. (Outra).

Simpósio Temas em Clínica Médica.Palestrante. 2015. (Simpósio).

XVI Jornada Científica de Residência Médica: Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Residência Médica.Avaliação de sarcopenia em idosos internados em um hospital geral de Belém. 2015. (Outra).

XVI Jornada Científica de Residência Médica: Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Residência Médica.Avaliação da qualidade de vida de médicos residentes em Belém no ano de 2014. 2015. (Outra).

XVI Jornada Científica de Residência Médica: Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Residência Médica.Incidência de Lombalgia crônica em servidores do Centro Hospitalar Jean Bitar e suas implicações na qualidade de vida. 2015. (Outra).

XVI Jornada Científica de Residência Médica: Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Residência Médica.Perfil Clínic-Epidemiológico e avaliação de cognição e funcionalidade de idosos internados em enfermaria de clínica médica de hospital público de Belém-PA. 2015. (Outra).

Palestra para discentes do curso de Medicina.Saciedade e Sistema de Recompensa. 2014. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Vacinação no idoso. 2014. (Congresso).

XVII. Atualização em Exame Físico: O que é importante?. 2014. (Congresso).

XVII Congresso Médico Amazônico. Conferencista. 2014. (Congresso).

15 Curso Avançado em Tratamento do Diabetes. 2013. (Outra).

Curso Total Nutrition Therapy- TNT Geriatria. 2013. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Autoimunidade. Doenças Autoimunes. 2013. (Congresso).

I Curso Teórico-Prático de Habilidades Clínicas.Palestrante. 2013. (Outra).

IV Jornada de Nutrição da FHCGV-Novos Rumos da Nutrição Clínica: da produção à Terapêutica, um compromisso com a qualidade.Conferencista sobre o tema "Diabetes, Intoerância à glicose, Resistência Insulínica: Qual a diferença ?". 2013. (Outra).

IV Simpósio da Liga Acadêmica de Clínica Médica.Abordagem do paciente com doença tireoidiana. 2013. (Simpósio).

14 Curso Avançado em Tratamento do Diabetes. 2012. (Outra).

Gestão Local do Projeto Sepse- Albert Einstein. 2012. (Oficina).

IV Curso de Emergências em Medicina.Choque Séptico. 2012. (Outra).

Jornada Comemorativa aos 100 anos do Hospital Ophir Loyola.Lúpus Eritematoso Sistêmico - Uma abordagem multiprofissional. 2012. (Outra).

Jornada Comemorativa aos 100 anos do Hospital Ophir Loyola.Ocorrência de Síndrome de Evans em uma paciente de 40 anos com diagnóstico prévio de púrpura trombocitopênica idiopática de longa data: um relato de caso. 2012. (Outra).

VII Reunião Clínica dos Departamentos de Reabilitação e Clínica Médica do Hospital Adventista de Belém.A importância do Exame Físico na Prática da Clínica Médica. 2012. (Outra).

X Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral e de Nutrição Clínica. Alterações Metabólicas e Clínicas no Diabetes. 2012. (Congresso).

XIII Jornada Científica de Residência Médica do Hospital Ophir Loyola.Sobrevida de Pacientes com Doença Renal Crônica em Hemodiálise. 2012. (Outra).

XIII Jornada Científica de Residência Médica do Hospital Ophir Loyola.Síndrome de Guillain-Barré: Epidemiologia no Hospital Ophir Loyola. 2012. (Outra).

XVI Congresso Médico Amazônico. Tratamento Atual da Pancreatite Aguda Grave. 2012. (Congresso).

XVI Congresso Médico Amazônico. Exame físico: Uma Arte em Extinção. 2012. (Congresso).

XVI Congresso Médico-Amazônico. Neurose Cardíaca. 2012. (Congresso).

12 Curso Avançado em Tratamento do Diabetes (ALAD-IDF). 2010. (Outra).

XV Congresso Médico Amazônico. Coordenador da Mesa Redonda: Distúrbios do Sono. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema PET/CT na Avaliação da Resposta a Terapia de Linfomas. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema Tecnologia da Informação Nuclear. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Congressista. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema Highlights. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema o Papel da MN frente aos Novos Métodos de Avaliação da Coronariopatia Crônica. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema SPET/CT no Diagnóstico do Tromboembolismo Pulmonar. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Participou como Moderador do Tema SPET/CT em Oncologia. 2010. (Congresso).

3 Curso de Atualização no Tratamento do Diabetes. 2009. (Outra).

II Jornada de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital Ofir Loyola.Participou como Debatedor da Mesa Redonda: Esclerose Lateral Amiotrófica. 2008. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Neurologia e VIII Encontro Luso-Brasileiro de Neurologia. Participou como Congressista. 2008. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Neurologia e VIII Encontro Luso-Brasileiro de Neurologia. Participou como Secretário do Curso: Neurocardiologia. 2008. (Congresso).

IV Congresso Amazônico de Endocrinologia e Diabetes. Participou como Congressista. 2007. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Participou como Congressista. 2007. (Congresso).

Curso de Atualização em Farmacologia Básica e Clínica.Antilipêmicos. 2006. (Outra).

Jornada de Ingresso aos Programas de Residência do Hospital Ofir Loyola.Participou como Coordenador da Mesa Redonda: Atuação da Equipe Multiprofissional no Hospital Ofir Loyola. 2005. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Aterosclerose. Participou como Congressista. 2005. (Congresso).

XII Congresso Médico Amazônico. Participou como Moderador da Mesa Redonda: Obesidade. 2004. (Congresso).

II Encontro Amazônico de Psicologia e Saúde.Participou como Debatedor da Mesa Redonda: Atuação a Doenças Crônicas ? A Relação Médico-Paciente e sua Importância na Adesão ao Tratamento. 2002. (Encontro).

II Jornada de Cirurgia de Obesidade do Hospital Ofir Loyola. 2002. (Outra).

Ciclo de Atualização em Gastrenterologia. 2001. (Outra).

II Congresso Amazônico de Clínica Médica. Participou como Congressista. 2000. (Congresso).

II Congresso Amazônico de Clínica Médica. Participou como Presidente da Comissão Científica. 2000. (Congresso).

Simpósio Controvérsias em Cirurgia Bariátria. 2000. (Simpósio).

1 Fórum de Transplante de Órgãos. Expectativas no Pará. 1998. (Outra).

I Congresso Amazônico de Clínica Médica. Participou como Presidente da Comissão Científica. 1998. (Congresso).

Simpósio Controvérsias em Cirurgia Bariátrica. 1998. (Simpósio).

Simpósio ?The Early Experience With Mibefradil ? The Results Fron The Development Program". 1997. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Participou como Congressista. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Santos Oliveira Brito

KAHWAGE NETO, S. G.. Eficácia de Curso Intensivo, no ganho de Habilidade Semiotécnicas para Alunos de Graduação Médica. 2016.

Aluno: Carolina Barros Kahwage

KAHWAGE NETO, S. G.. Avaliação Clínica, Laboratorial e Radiográfica de Pacientes com Espondiloartropatias, no Estado do Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre Maués da Costa

KAHWAGE NETO, S. G.. Síndrome de Lance-Adms: Relato de caso com evolução favorável.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Fernanda Coelho de Moreira

KAHWAGE NETO, S. G.. Síndrome da Apneia do Sono: tratamento comportamental versus CPAP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: XXXXXX

KAHWAGE NETO, S. G.. Classificação Etiológica dos Pacientes Portadores da Síndrome de Parkinson registrados no Hospital Ofir Loyola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: XXXXXX

KAHWAGE NETO, S. G.. Sintomas na Hipertensão Arterial Grave: prevalência e resposta ao tratamento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: XXXXXX

KAHWAGE NETO, S. G.. Complicações Agudas Intradialíticas dos pacientes em Hemodiálise, no Hospital Ofir Loyola, no período de janeiro a dezembro de 2001. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: XXXXXX

KAHWAGE NETO, S. G.. Perfil Epidemiológico da Infecção do trato urinário pós-transplante renal no Hospital Ofir Loyola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Médico Estagiário do Curso de Especialização em Clínica Médica do Hospital Ofir Loyola. 1999. Hospital Ofir Loyola.

KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Médico Estagiário do Curso de Especialização em Clínica Médica do Hospital Ofir Loyola. 1998. Hospital Ofir Loyola.

KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Médico Estagiário do Curso de Especialização em Clínica Médica do Hospital Ofir Loyola. 1997. Hospital Ofir Loyola.

KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Auxiliar da Disciplina Estágio de Clínica Médica do currículo do 6 ano da Faculdade Estadual de Medicina do Pará. 1994. Faculdade Estadual de Medicina do Pará.

KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Colaborador da Disciplina Clínica Médica da Faculdade Estadual de Medicina do Pará. 1993. Faculdade Estadual de Medicina do Pará.

BRAZÃO;KAHWAGE NETO, S. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Auxiliar da Disciplina Estágio Hospitalar, Área de Clínica Médica da Faculdade Estadual de Medicina do Pará. 1992. Faculdade Estadual de Medicina do Pará.

CARNEIRO, T. X.;KAHWAGE NETO, S. G.; ABDON, C. M.; BRITO, A. M.. Professor Substituto da Uepa. 2021. Universidade do Estado do Pará.

Orientou

Filipe Rocha da Silva e Alan Vitor Jeronimo Lima

Avaliação pela ultrassonografia da acurácia do teste da arranhadura hepática em pacientes com ascite; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

Leandro de Borborema Garcia e Thales Lamartine N

Garcia; Esclerose Tuberosa em um paciente com convulsão de difícil controle: a propósito de um caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

XXXXXX

Eficácia Diagnóstica de Biópsias Transtorácicas orientadas por Métodos de Imagem; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

XXXXXX

Perfil Epidemiológico dos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral internados no Hospital Ofir Loyola, no período de 1999 a 2000; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

XXXXXX

Linfoadenopatia Angioimunoblástica ? Apresentação de um caso; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

XXXXXX

Perfil Epidemiológico dos Pacientes Atendidos com Neoplasia Maligna de Pulmão no Hospital Ofir Loyola; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

XXXXXX

Síndromes paraneoplásicas; 2006; Orientação de outra natureza; (Residência em Clinica Médica) - Hospital Ofir Loyola; Orientador: Salomao Georges Kahwage Neto;

Produções bibliográficas

  • KAHWAGE NETO, SALOMÃO GEORGES ; BRAGA, TIAGO KIYOSHI KITABAYASHI ; PORTELLA, MÁRCIA BITAR ; ANDRIOLO, RÉGIS BRUNI . O Ensino de Habilidades Clínicas e a Aplicabilidade de um Guia Simplificado de Exame Físico na Graduação de Medicina. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO) , v. 41, p. 299-309, 2017.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Artigo Original "Teor de Sódio, Potássio e Cálcio em Refrigerantes, Cervejas, Águas Minerais, Sucos de Frutas e Chás Regionais". ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 7, p. 37-45, 1996.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Síndrome ictérica. Medicina Tropical e Infectologia na Amazônia. 1ed.: , 2013, v. 1, p. 349-359.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Sepse. In: Dr. Raimundo Nonato Queiroz de Leão. (Org.). Doenças Infecciosas e Parasitárias ? Enfoque Amazônico. 1ªed.Belém ? RJ: CEJUP, 1997, v. , p. 191-204.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Cistos do Retroperitônio, Mesentério e Omento. In: Dr. Júlio Cezar Uili Coelho. (Org.). Aparelho Digestivo, Clínica e Cirurgia. 1ªed.Rio de Janeiro: MEDSI, 1990, v. , p. 1271-1273.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Síndrome de Marfan, Aneurisma Dissecante da Aorta com reparação por Stent. Revista Paraense de Medicina, p. 27 - 27.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Complicações Orgânicas da Anemia Falciforme. Revista DOAÇÃO da Fundação HEMOPA, p. 28.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Maciça em paciente com Febre Tifoide: O que Fazer?. Jornal Brasileiro de Medicina, p. 38 - 40.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Trombose Venosa Cerebral secundária a Hemoglobinopatia SC. In: XXIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 2008, Belém. Trombose Venosa Cerebral secundária a Hemoglobinopatia SC.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Esclerose Tuberosa em um paciente com convulsão de difícil controle: a propósito de um caso. In: XIII Congresso Médico Amazônico, 2006, Belém. Esclerose Tuberosa em um paciente com convulsão de difícil controle: a propósito de um caso.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Síndrome de Guillain-Barré e Vacina Anti-Rubéola. In: VII Congresso Brasileiro de Clínica Médica, I Congresso Internacional de Medicina de Urgência, I Congresso Internacional de Família e Comunidade, 2003, São Paulo. Síndrome de Guillain-Barré e Vacina Anti-Rubéola.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Velocidade de Hemossedimentação em Patologias Diversas. Relação de Valores de Hemossedimentação em Diferentes Patologias em Serviço de Clínica Médica. In: II Congresso Amazônico de Clínica Médica, 2000, Belém. Velocidade de Hemossedimentação em Patologias Diversas. Relação de Valores de Hemossedimentação em Diferentes Patologias em Serviço de Clínica Médica.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Enfoque Epidemiológico dos Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico atendidos no Hospital Ofir Loyola nos últimos 15 anos. In: II Congresso Amazônico de Clínica Médica, 2000, Belém. Enfoque Epidemiológico dos Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico atendidos no Hospital Ofir Loyola nos últimos 15 anos.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Perfil Nutricional dos Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico no Hospital Ofir Loyola no período de 1997 a agosto de 2000. In: II Congresso Amazônico de Clínica Médica, 2000, Belém. Perfil Nutricional dos Pacientes Portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico no Hospital Ofir Loyola no período de 1997 a agosto de 2000.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Análise Preliminar dos Marcadores Tumorais CA-125 e CA 19-9 no líquido ascítico. In: II Congresso Amazônico de Clínica Médica, 2000, Belém. Análise Preliminar dos Marcadores Tumorais CA-125 e CA 19-9 no líquido ascítico.

  • KAHWAGE NETO, S. G. . I Seminário de Semiologia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Fraturas no Idoso e suas Complicações Clínicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Casos Clínicos Raros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Condições que simulam o Abdome Agudo Metabólico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Relação Médico-Paciente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Corticoterapia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Distúrbios do Sono. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Atualização em Distúrbios do Sono. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Distúrbios do Sono. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Gasometria Arterial e Venosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antibioticoterapia na Prática Clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Tratamento do Diabetes Melito tipo II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Tratamento Farmacológico do Tabagismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Semiologia Médica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . A História de Medicina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Gasometria Arterial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Gasometria Venosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Dislipidemias ? Critérios de Tratamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . A História da Medicina (05 de agosto de 2008). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Dor torácica: IAM - Angina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Síndrome Metabólica na Mulher. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Onde a Alimentação e a Atividade Física influem na Qualidade de Vida da Mulher. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Distúrbios Hidroeletrolíticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Insuficiência Renal Aguda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Controvérsias sobre Medicamentos Antiobesidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Semiologia da Ascite. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . A História da Medicina (12 de fevereiro de 2008). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Lúpus Eritematoso Sistêmico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antimicrobianos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Relação Médico-Paciente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Semiologia Nefrológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . História da Medicina e Pensamento Médico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Uso Adequado de Laxativos e Antidiarreicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . H. pylori. Qual o seu papel nos aspectos clínicos do câncer gástrico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Até onde a Terapêutica Hormonal (TH) protege contra o mal de Alzheimer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Semiologia da Febre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . A História da Medicina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antilipidêmicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Mesa Redenda: Diagnóstico da Pancreatite Aguda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Corticosteroides: Quando Indicar e Como Usar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Insuficiência Renal Aguda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Diagnóstico Laboratorial: O que é Necessário? O que é Desnecessário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antimicrobianos ? Quinolonas, Aminoglicosídeos e Sulfonamidas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antimicrobianos - Carbapenêmicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Antimicrobianos ? Macrolídeos, Tetraciclinas, Glicopeptídeos, Outros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Ação Global à Saúde da Mulher ? Rastreamento dos Distúrbios Endócrinos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Obesidade ? Tratamento Clínico. O que há de novo?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Insuficiência Renal Aguda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Diagnósticos Difíceis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 7a período 1o semestre 2022. Belém: Unifamaz, 2022 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 7a período 1o semestre 2021. Belém: Unifamaz, 2021 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 7a período 2o semestre 2021. Belém: Unifamaz, 2021 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 5a período 1o semestre 2020. Belém: Unifamaz, 2020 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 6a período 1o semestre 2020. Belém: Unifamaz, 2020 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 5a período 2o semestre 2020. Belém: Unifamaz, 2020 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 6a período 2o semestre 2020. Belém: Unifamaz, 2020 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 5a período 1o semestre 2019. Belém: Unifamaz, 2019 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno de Medicina Unifamaz - 6a período 1o semestre 2019. Belém: Unifamaz, 2019 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 5a período 2o semestre 2019. Belém: Unifamaz, 2019 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Manual do Aluno Medicina Unifamaz - 6a período 2o semestre 2019. Belém: Unifamaz, 2019 (Manual).

  • KAHWAGE NETO, S. G. . Frequency of Helicobacter pylori in Gastric Cancer Patients in Belém, Pará Brazil. ABCD 1993 (Artigo Publicado no Arquivo Brasileiro de Cirurgia Digestiva).

Outras produções

KAHWAGE NETO, S. G. ; KAHWAGE, A. M. . Constipação Intestinal. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KAHWAGE NETO, S. G. ; KAHWAGE, A. M. . Distúrbios do Sono. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BONNA, M. ; KAHWAGE NETO, S. G. . Esclarecimentos no Cenário de Pandemia da Covid. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BONNA, M. ; KAHWAGE NETO, S. G. . Consequências e Sequelas da COVID. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KAHWAGE NETO, S. G. ; KAHWAGE, A. M. . Salomão Kahwage. 2020; Tema: Clínica Médica e Semiologia Médica - Medicina Raiz. (Rede social).

Prêmios

2014

Diploma e Medalha Condecorativa "Gaspar Viana", Câmara Municipal de Belém.

2010

Certificado de Reconhecimento concedido pela Diretoria do Hospital Ofir Loyola, por justo merecimento, registrando seus agradecimentos pelos relevantes serviços prestados, Hospital Ofir Loyola.

2007

Medalha ?Mérito Legislativo Newton Miranda? concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em reconhecimento aos assinalados serviços prestados ao Poder Legislativo em 04 de maio de 2004, Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

2007

Honra ao Mérito ?Saúde Pública? concedida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, em reconhecida dedicação em prol da saúde pública dos paraenses, Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

2005

Médico ?Destaque do Ano? de 2005, escolhido pelos usuários do HOL, Hospital Ofir Loyola.

2000

Certificado de atuação na área de Medicina de Urgência, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, filiada à Associação Médica Brasileira.

1998

Honra ao Mérito pelos serviços prestados à consolidação da Clínica Médica do Estado do Pará, Regional da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

1991

Título de Especialista em Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, filiada à Associação Médica Brasileira.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital Ophir Loyola. , Avenida Magalhães Barata 992, São Braz, 66063-240 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 32891000, Ramal: 1191

Experiência profissional

1992 - 1997

Ministério da Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico

Atividades

  • 04/1992 - 11/1997

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Pará.,Serviço realizado, Médico lotado no Serviço Médico.

1987 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III

Atividades

  • 06/1998

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Assistente III do Estágio de Clínica Médica

  • 04/1991

    Direção e administração, Faculdade Estadual de Medicina do Pará.,Cargo ou função, Subcoordenador de Estágio, na Área de Clínica.

  • 03/1990 - 07/1998

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Auxiliar IV do Estágio de Clínica Médica do 6 ano

  • 12/1989 - 12/1990

    Direção e administração, Faculdade Estadual de Medicina do Pará.,Cargo ou função, Subcoordenador de Estágio, na Área de Clínica Médica.

  • 03/1987 - 12/1990

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Propedêutica Médica

1985 - 1991

Departamento Nacional de Obras de Saneamento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico

Atividades

  • 09/1985 - 11/1991

    Serviços técnicos especializados , Departamento Nacional de Obras de Saneamento.,Serviço realizado, Responsável pelo Serviço Médico do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) em Belém ? PA.

1983 - 2011

Hospital Ofir Loyola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico

Atividades

  • 01/2011

    Direção e administração, Hospital Ofir Loyola.,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa de Residência em Clínica Médica.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Ofir Loyola.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Ofir Loyola.,Cargo ou função, Membro da Conselho Consultivo.

  • 03/1994

    Direção e administração, Hospital Ofir Loyola.,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Clínica Médica.

  • 04/1986

    Serviços técnicos especializados , Hospital Ofir Loyola.,Serviço realizado, Médico lotado na Clínica Médica do Hospital dos Servidores do Estado?PA, desempenhando atividade de Enfermaria, visita à pacientes clínicos e Preceptoria de alunos internos, sextanistas e médicos estagiários.

  • 08/1983 - 04/1986

    Serviços técnicos especializados , Hospital Ofir Loyola.,Serviço realizado, Médico Clínico responsável pelo Atendimento Geral.

1982 - 1987

Clinica dos Acidentados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico

Atividades

  • 04/1982 - 01/1987

    Serviços técnicos especializados , Clínica dos Acidentados.,Serviço realizado, Responsável pelo Serviço de Clínica Médica.

1980 - 1982

Hospital Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista

Atividades

  • 06/1981 - 01/1982

    Serviços técnicos especializados , Hospital Nossa Senhora das Graças.,Serviço realizado, Chefe Clínico da Unidade de Terapia Intensiva.

  • 06/1980 - 01/1982

    Serviços técnicos especializados , Hospital Nossa Senhora das Graças.,Serviço realizado, Médico Plantonista da Unidade de Terapia intensiva.

1980 - 1982

Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico Colaborador

Atividades

  • 05/1980 - 02/1982

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Clínica Médica, Serviço de Nefrologia do Hospital das Clínicas.,Serviço realizado, Médico colaborador tendo desenvolvido atividades didáticas na Liga de Diagnósticos e Tratamento da Hipertensão Arterial.

1979 - 1980

Hospital Geral de Belém

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiario

Atividades

  • 01/1979 - 01/1980

    Estágios , Hospital Geral de Belém.,Estágio realizado, Serviço de Ambulatório e Enfermaria de Clínica Médica.

1977 - 1977

Hospital do Pronto Socorro Municipal de Belém

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiario

Atividades

  • 01/1977 - 03/1977

    Estágios , Hospital do Pronto Socorro Municipal de Belém.,Estágio realizado, Auxiliar acadêmico à Equipe I.

1976 - 1978

Hospital Anita Gerosa

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiario

Atividades

  • 01/1976 - 12/1978

    Estágios , Hospital Anita Gerosa.,Estágio realizado, Ambulatório e Enfermaria de Clínica Médica.

1974 - 1975

Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiario

Atividades

  • 12/1976 - 03/1977

    Extensão universitária , Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará.,Atividade de extensão realizada, X Estágio Voluntário de Férias da Enfermaria São Francisco de Paula.

  • 12/1975 - 03/1976

    Extensão universitária , Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará.,Atividade de extensão realizada, IX Estágio Voluntário de Férias da Enfermaria São Francisco de Paula.

  • 07/1975 - 07/1975

    Extensão universitária , Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará.,Atividade de extensão realizada, VIII Estágio Voluntário de Férias da Enfermaria São Francisco de Paula.

  • 12/1974 - 03/1975

    Extensão universitária , Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará.,Atividade de extensão realizada, VII Estágio Voluntário de Férias da Enfermaria São Francisco de Paula.

2016 - Atual

Faculdade Metropolitana da Amazônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Medicina, Carga horária: 10

2002 - Atual

Hospital Adventista de Belém

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Médico - Clínica Médica

2016 - Atual

HOSPITAL BENEFICENTE PORTUGUESA

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico - Clínica Médica

1984 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: Atutônomo, Enquadramento Funcional: Médico - Clínica Médica