Flávio Andaló
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e Doutorado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem experiência na área de Animação 3D e Design, trabalhando com animação 3D desde 1999, tendo sido bolsita do CNPQ modalidade ITI por 3 anos. Trabalhou por vários anos na produção e pós produção de vídeo com animação 3D na MidiaEffects de Florianópolis e lecionou no Data 3D Computer Graphics School como professor dos cursos de Curta Animado, Motion Design e Maquete Eletrônica. Desde 2013 é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos curso de Animação e Design, nos projetos de Animação 3D e Jogos Digitais. É membro dos Grupos de pesquisa SCTIC - Estruturante em Pesquisa para Santa Catarina, TECMIDIA e Comunicação Visual.
Informações coletadas do Lattes em 15/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Design e Expressao Gráfica
2016 - 2019
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Desenvolvimento de procedimentos para utilização da captura de movimentos aplicada em personagens 3D
Milton Luiz Horn Vieira. Palavras-chave: captura de movimento; personagens digitais; indústria do entretenimento; Animação 3D; design; Mídia. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Mestrado em Design e Expressao Gráfica
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A animação em displays imersivos: da teoria à prática., Ano de Obtenção: 2011
Milton Luiz Horn Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Animação; Imersão; Caverna Digital.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1997 - 2006
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Preservação, História e Reconstrução Virtual: o caso da antiga Assembléia Legislativa de Florianópolis
Orientador: Maria Inês Sugai
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
PEREIRA, A. T. C. ; ANDALO, F. ; Vieira, M L H ; Stein, M. ; PEREIRA, C. G. ; FADEL, L. M. . 2 Anima Catarina. 2012. (Festival).
Participação em eventos
Autodesk University 2017. Motion Capture para Games: conhecendo o Workflow. 2017. (Congresso).
International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics. Game Design for Students: Teaching as a Whole Context. 2017. (Congresso).
SIGGRAPH 2017. CG in Latin America- Brazilian meeting. 2017. (Congresso).
View Conference. Mocap & 3d Education. 2014. (Congresso).
SIGGRAPH. 2013. (Congresso).
SEPEX.Colaborador nas atividades do estande Anima.ufsc.br. 2012. (Encontro).
SIGGRAPH. 2012. (Congresso).
HCI International 2011. Animating our island?s culture ? spreading and socializing our island?s culture through digital animation. 2011. (Congresso).
SIGGRAPH. 2010. (Congresso).
CONAHPA. Digistar 3 - Uma nova tecnologia. 2009. (Congresso).
ATI Tech Day. 2005. (Outra).
Participação em bancas
ANDALÓ, FLAVIO; GONCALVES, L. F.;PRIM, G. S.. Design e Produção de Cenários Modulares para Jogos Digitais: Do Planejamento à Otimização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MERINO, E. A. D.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. O luto nas animações: o uso de elementos cromáticos para contar uma história. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO; Vieira, Josiane Wanderlinde. DIREÇÃO DE ARTE APLICADA EM UMA PIPELINE DE PRODUÇÃO DESENVOLVIDA PARA UM JOGO INDEPENDENTE DE TERROR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
IVANOSKI, C. G.;ANDALÓ, FLAVIO; GONCALVES, L. F.. Produção de curta animado híbrido de caráter experimental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.;ANDALÓ, FLAVIO; GONCALVES, L. F.. Aplicação de animação em pixel art no desenvolvimento do jogo Vigilant Vanguard. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. PROCESSO DE CRIAÇÃO DE GAME TEASER PARA JOGO VISUAL NOVEL COM CUSTOMIZAÇÃO DE PERSONAGEM SEM GÊNERO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.PRIM, G. S.. CRIAÇÃO DE UMA ABERTURA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO JAPONESA PORQUÊ ELA DEVERIA SER UTILIZADA NO OCIDENTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PRIM, G. S.Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO. ?APENAS MAIS UMA?: DESENVOLVIMENTO DE COLORSCRIPT PARA ANIMAÇÃO QUE REPRESENTE OS ESTÁGIOS DA SÍNDROME DE BURNOUT ATRAVÉS DA COR.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONCALVES, L. F.;OURIVES, E. A. A.ANDALÓ, FLAVIO. Desenvolvimento de Curta-metragem em Animação 2D: Ruptura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONCALVES, L. F.; PINHEIRO, I. R.;ANDALÓ, FLAVIO. Animação Experimental Híbrida - Quebra de Estilos como Expressão Artística. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. A utilização da teoria da cor para o aumento de imersividade em jogos digitais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÕES 2D QUADRO A QUADRO PARA UM JOGO ?BOSS RUSH?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER;PRIM, G. S.ANDALÓ, FLAVIO. Promovendo a universidade através dos Serious Games: Protótipo de um jogo utilizando ferramentas gratuitas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.;ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. A Representação Narrativa da Monstruosidade e o Projeto Narrativo De Wheat Beach. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
OURIVES, E. A. A.; GONCALVES, L. F.;ANDALÓ, FLAVIO. Animando com Marcinha: produção de episódio piloto de série educativa metalinguística em animação stop motion sobre stop motion. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PRIM, G. S.ANDALÓ, FLAVIO; GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER. Processo de criação de um modelo de Vtuber para utilização em plataformas de streaming. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER;ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER;ANDALÓ, FLAVIO; GONCALVES, L. F.. PANDORA: DESENVOLVIMENTO DE UMA ANIMAÇÃO 2D DIGITAL INSPIRADA NA ESTÉTICA DA VANGUARDA EUROPEIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO; GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER. Design de Personagens baseado no universo narrativo de Nárnia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER;Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO. O Movimento na Direção de Animação: A direção de animação e seu papel nas definições de um teaser de animação 2d. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.Stein, M.. Processo de desenvolvimento de teaser em 3D para animação de terror. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.ROMEIRO, N. C.. Desenvolvimento de colorscript para cinemática de jogo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONCALVES, L. F.;ANDALÓ, FLAVIOOURIVES, E. A. A.. Produção De Uma Animação Com Estética Anime: Quebrando Tabus Sobre A Produção De Animes Fora Do Japão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. Escala de Gerenciamento de Escopo de Assets: Priorização e Categorização de Assets de Animação 2D para Jogos de Narrativa Não Linear. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.Vieira, M L H. Jogos eletrônicos e educação: uma análise do uso da mídia como recurso pedagógico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.; PINHO, M.;ANDALÓ, FLAVIO. PROJETO MALABARISTA: ADAPTAÇÃO DO SCRUM PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.; PINHO, M.. Leitura de Ação em Animação de Baixo Frame Rate. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.; PINHO, M.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LAYOUT EM CRIAÇÃO DE CENÁRIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOSalomão, André; GONCALVES, L. F.. Miniaturas para impressão 3d: Etapas e processos de criação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOSalomão, André. CONCEPÇÃO DE ARTE FINAL DE KEYFRAMES PARA GAME - O CASE FUANTSU. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOSalomão, André. ALM: Processo de concept art para personagens de jogos em direções de arte distintas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.;Salomão, AndréANDALÓ, FLAVIO. PROJECT ÁRTEMIS: CRIAÇÃO DE ABERTURA ANIMADA COMO APRESENTAÇÃO DE UMA SÉRIE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.; SOARES, L. F. G.. DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÃO 3D PARA VIDEOCLIPE MUSICAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO; IVANOSKI, C. G.. ?O USO DO 3D COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA CRIAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO 2D. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.Salomão, André. ?Curta animado baseado em música pré-existente, com técnicas de integração 2D e 3D (Animação "Mountains"). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOSalomão, AndréPRIM, G. S.. ?Curta musical animado integrando técnicas 2D e 3D (Animação Mountains). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.PRIM, G. S.. ICONOGRAFIA DO JOGO FUNK CAT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.PRIM, G. S.. PROCESSOS PARA OTIMIZAÇÃO DE MODELAGEM 3D E RENDERING PARA VIDEOCLIPE MUSICAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.; NASCIMENTO, R. A. D.;ANDALÓ, FLAVIO. O retorno da Medusa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. DIREÇÃO DE ARTE PARA O PROTÓTIPO DE JOGO MOBILE SOBRE UNIVERSO DE ROTFATHER. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DA SÉRIE ANIMADA HÍBRIDA ?FUCSIA & LUXY? E SEU EPISÓDIO PILOTO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.PRIM, G. S.ANDALÓ, FLAVIO. Criação de personagens e sua aplicação em animação para projeto de série ?Fucsia & Luxy?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. PRODUÇÃO DE CENÁRIOS 3D PARA A ANIMAÇÃO HÍBRIDA ?Fucsia & Luxy?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONCALVES, L. F.;OURIVES, E. A. A.ANDALÓ, FLAVIO. ?CONFECÇÃO DE PERSONAGENS PARA STOP MOTION USANDO NOTÍCIAS ANTIGAS DO RIBEIRÃO DA ILHA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO; Vieira, Josiane Wanderlinde. CRIAÇÃO DE ANIMAÇÃO 3D PARA USO NA ÁREA DE PUBLICIDADE: Etapas e processo de criação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.PEREIRA, C. G.ANDALÓ, FLAVIO. ARTE E ANIMAÇÕES DO JOGO ?BEAT ?EM UP? LORD FURY. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.; MACHADO, M.. PRODUÇÃO DE BÍBLIA, PITCH E TEASER DA SÉRIE DE ANIMAÇÃO ?FIX-IT!?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.; MACHADO, M.. DESENVOLVIMENTO DE RIG DE PERSONAGENS PARA O TEASER ?FIX-IT!?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.ANDALÓ, FLAVIOStein, M.. O HÁBITO DA PRODUÇÃO DE CURTAS DE ANIMAÇÃO EM CURTO PRAZO PARA O APRENDIZADO E PORTFÓLIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOPEREIRA, C. G.; Binda, Renan de Paula. Desenvolvimento de personagem 3D para animação: Explorando ferramentas acessíveis para o cenário nacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PARA JOGO DE TERROR - O CASE: THIS IS NOT A SHIPWRECK. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIO; Binda, Renan de Paula; IVANOSKI, C. G.;Stein, M.. HARMONIZAÇÃO VISUAL: ANÁLISE DE DIRECIONAMENTO ARTÍSTICO NA PRODUÇÃO DE EFEITOS ESPECIAIS 2D. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOSalomão, AndréPEREIRA, C. G.. DESENVOLVIMENTO DE ARTE-CONCEITO E TEXTURIZAÇÃO PARA CONJUNTO DE ASSETS 3D PARA O JOGO DOTA 2. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOSalomão, AndréPEREIRA, C. G.. Produção 3d de assets para o jogo eletrônico Dota 2. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALÓ, FLAVIOStein, M.PEREIRA, C. G.. PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO 3D EM UM CONTEXTO DE CURTO-PRAZO UTILIZANDO O APLICATIVO DE REALIDADE VIRTUAL ?QUILL?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.;Stein, M.ANDALÓ, FLAVIO. ?Ille e Papo - Anúncio comercial para campanha de crowdfunding. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SENS, A. L.;ANDALÓ, FLAVIOStein, M.. ?Ille e Papo - Anúncio comercial para campanha de crowdfunding. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOSalomão, André. CONCEPÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL EM ORIENTAÇÃO VERTICAL COM INSERÇÃO DE ANIMAÇÕES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. Curta animado integrando técnicas 2D e 3D. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. ?Curta Animado Integrando Técnicas 2D e 3D. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.Andaló, FlávioPEREIRA, C. G.. Representatividade LGBT em curta-metragem animado. 2020 - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. TRAILER EM ANIMAÇÃO 2D PARA DIVULGAÇÃO DE HQ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Andaló, FlávioPRIM, G. S.; Binda, Renan de Paula. Estudo sobre o uso de módulos na criação de cenários para jogos digitais. 2019.
Stein, M.ANDALÓ, FLAVIOPRIM, G. S.. Captura de movimento na construção de animações em pirâmides holográficas: Um case do projeto The Rotfather. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.Andaló, FlávioPEREIRA, C. G.. Criação de piloto de uma série animada para o público pré-escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.ANDRADE, W. M.Andaló, Flávio. Desenvolvimento do projeto de uma série animada 2D com a criação do piloto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.Stein, M.Andaló, Flávio. Processo de adaptação de quadrinhos para série animada: Transportando Gothic Girl para o audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Vieira, M L HANDRADE, W. M.Andaló, Flávio. Fatias do Espaço: Criação de uma bíblia de produção de uma série animada para o canal de TV Cartoon Network. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FADEL, L. M.ANDRADE, W. M.Andaló, Flávio. O uso do motion Graphics na comunicação de situações de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.PEREIRA, C. G.Andaló, Flávio. Tempo de produção em Animação 2D: Abordagem para estimativa de tempo das etapas de realização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Vieira, M L HANDRADE, W. M.Andaló, Flávio. Aplicação de técnicas de reaproveitamento de movimentos capturados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Andaló, FlávioANDRADE, W. M.Stein, M.. Game Design: construindo um protótipo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Andaló, FlávioANDRADE, W. M.Stein, M.. Criação de um curta integrando personagens 3D e filmagem real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BOEHS, G. E.Andaló, FlávioSOUSA, R. P. L.. Criação de uma peça de motion graphics. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.Andaló, FlávioPEREIRA, C. G.. Criação de modelo para estrutura narrativa de websérie animada: padronização da produção para controle de tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, A. T. C.PEREIRA, C. G.Andaló, Flávio. Nada se cria: um projeto de videoclipe para a música da banda ratclif. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Andaló, FlávioANDRADE, W. M.; PUPO, R. T.. Realidade virtual em apresentação de projeto arquitetônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.Andaló, Flávio; MACHADO, M.. Utilização de efeitos digitais em produções audiovisuais independentes: Planejamento e execução. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.Andaló, FlávioFADEL, L. M.. Metodologia de produção para animações publicitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FADEL, L. M.Andaló, F.PEREIRA, C. G.. Seu vagem ? projeto de animação com abordagem em design experiencial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Andaló, F.Stein, M.ANDRADE, W. M.. Diretrizes para o desenvolvimento de aplicativos móveis em um ambiente centralizado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.Andaló, F.Stein, M.. Construção de cena-composição e enquadramento para animação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.Andaló, F.Stein, M.. Buble: Desenvolvimento de um curta de animação independente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.Stein, M.Andaló, F.. Design de personagem para curta-metragem independente adaptado para a técnica de cut-out digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BOEHS, G. E.PEREIRA, C. G.Andaló, F.. Design de personagens de animação baseado na obra "O Lobo do Mar". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDRADE, W. M.Andaló, F.; MEDEIROS, I. L.. Desenvolvimento de um jogo do gênero point-and-click. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.Andaló, F.MENEGAZZI, D. L.. Bela adormecida: a ilustração em livros digitais infantis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FADEL, L. M.Andaló, F.BOEHS, G. E.. Escultura com controle. O estudo da ciência e da arte da anatomia aplicada a escultura digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PEREIRA, C. G.ANDALO, F.Stein, M.. Desenvolvimento estético e conceitual do game 2D sob demanda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ANDALO, F.PEREIRA, C. G.BOEHS, G. E.. PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO 3D E ANÁLISE DO CASO: A FOME DE THOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONCALVES, M. M.ANDALO, F.Stein, M.. Técnicas de animação de personagens aplicadas a animação digital tridimensional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Stein, M.BOEHS, G. E.Andaló, Flávio. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto por tempo determinado. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
O DESIGN COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO INTERATIVO PARA AFERIÇÃO E TRANSMISSÃO DE DADOS DOS SINAIS VITAIS EM AMBIENTE HOSPITALAR; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Flavio Andalo;
Design e Produção de Cenários Modulares para Jogos Digitais: Do Planejamento à Otimização; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
CRIAÇÃO DE UMA ABERTURA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO JAPONESA PORQUÊ ELA DEVERIA SER UTILIZADA NO OCIDENTE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Processo de desenvolvimento de teaser em 3D para animação de terror; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Desenvolvimento de colorscript para cinemática de jogo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Jogos eletrônicos e educação: uma análise do uso da mídia como recurso pedagógico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Miniaturas para impressão 3d: etapas e processos de criação; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Resolução de problemas de layout em criação de cenário; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Leitura de Ação em Animação de Baixo Frame Rate; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Desenvolvimento de animação 3D para videoclipe musical; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Curta musical animado integrando técnicas 2D e 3D: desenvolvimento visual 2D e 3D; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Curta animado baseado em uma música pré-existente: Desenvolvimento de animação híbrida 2D e 3D; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Desenvolvimento Visual de Jogo Runner; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Processos para otimização de modelagem 3D e rendering na produção autoral de videoclipe musical animado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Produção de Bíblia, Pitch e Teaser da Série de Animação ?Fix-It!?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Desenvolvimento de rig de personagens para o teaser "Fix-it!"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Desenvolvimento de personagem 3d para animação: explorando ferramentas acessíveis para o cenário nacional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Produção de curta-metragem de animação 3D em um contexto de curto-prazo utilizando o aplicativo de realidade virtual ?Quill?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
?HARMONIZAÇÃO VISUAL: ANÁLISE DE DIRECIONAMENTO ARTÍSTICO NA PRODUÇÃO DE EFEITOS ESPECIAIS 2D; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
?DESENVOLVIMENTO DE ARTE-CONCEITO E TEXTURIZAÇÃO PARA CONJUNTO DE ASSETS 3D PARA O JOGO DOTA 2; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Produção 3d de assets para o jogo eletrônico Dota 2; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Estudo sobre o uso de módulos na criação de cenários para jogos digitais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Produção de Animações 3D para projetos de curto prazo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Criação de um curta integrando personagens 3D e filmagem real; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Game design: construindo um protótipo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Realidade Virtual em apresentação de projeto arquitetônico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Princípios da produção cinematográfica para vídeos inspirativos online; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Curta metragem ?Seu Bauer em: tomates toxicos?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Efeitos visuais: um estudo de técnicas 3D na produção de uma cena composta com filmagens reais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Os fundamentos da animação aplicados na técnica cutout digital; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Criação de cenário realista 3D; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Projeto de videoclipe musical em animação 3D; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Processo de criação de animação: computação gráfica como forma de expressão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Diretrizes para o desenvolvimento de aplicativos móveis em um ambiente centralizado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Análise Comparativa de Rigging; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO 3D E ANÁLISE DO CASO: A FOME DE THOR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Estagio curricular não-obrigatório; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Estagio curricular não-obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Flavio Andalo;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, A. S. S. ; ANDALO, F. ; VIEIRA, M. L. H. . Entre simulação e emulação: filtros de mídias sociais e sua influência na percepção da realidade e autoimagem. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 1-12, 2023.
-
DA SILVA, BRUNO DAL PONTE PAVEI ; Vieira, Milton Luiz Horn ; CARVALHO, ISABEL MARIA MARQUES ; GRASSI, NICHOLAS BRUGGNER ; Andaló, Flávio ; SIMM, THIAGO SYLVESTRE ; LEAL, GABRIELA ZANELLA ; HOEFEL, MORGANA DE FRANCESCHI . Transformando a experiência de torneios de jogos de cartas: um protótipo de aplicativo de gestão em foco. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 22655-22678, 2023.
-
DE ABREU, IGOR LOPES ; SIMM, THIAGO SYLVESTRE ; HOEFEL, MORGANA DE FRANCESCHI ; DA SILVA, BRUNO DAL PONTE PAVEI ; DE OLIVEIRA, GILBERTO MARTINI ; CARVALHO, ISABEL MARIA ; Andaló, Flávio ; Vieira, Milton Luiz Horn . Process for 3D modeling and rendering optimization for low-cost music video production. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 20, p. 1327-1344, 2023.
-
SIMM, THIAGO SYLVESTRE ; ANDALÓ, FLAVIO ; Vieira, Milton Luiz Horn . The Icarus project: pipeline for low-cost computer graphics animation. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 18398-18412, 2023.
-
ROMEIRO, N. C. ; SALOMÃO, A. ; PRIM, G. S. ; VIEIRA, M. L. H. ; ANDALO, F. . Case Studies of Motion Capture as a Tool for Human-Computer Interaction Research in the Areas of Design and Animation. Lecture Notes in Computer Science , v. 13302, p. 302-311, 2022.
-
CARDOSO, CÍNTIA ; ANDRADE, WILIAM MACHADO DE ; Andaló, Flávio ; Vieira, Milton Luiz Horn ; BOEHS, GUSTAVO EGGERT . Tags de cor para identificação de cenas animadas em roteiro, Storyboard e Animatic. PROJETICA , v. 11, p. 255, 2020.
-
Andaló, F. ; Salomão, André ; Horn Vieira, Milton Luiz ; MENDES, B. . Game design for students: Teaching as a whole context. ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING , v. 608, p. 241-248, 2018.
-
Salomão, André ; Andaló, Flávio ; Vieira, M L H . How Popular Game Engine Is Helping Improving Academic Research: The DesignLab Case. ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING , v. 795, p. 416-424, 2018.
-
CANHETI, C. ; Andaló, Flávio ; Vieira, Milton Luiz Horn . Case study: Game character creation process. ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING , v. 795, p. 343-354, 2018.
-
Salomão, André ; Andaló, F. ; VIEIRA, M. L. H. . Understanding game design for the development of a game environment. COMMUNICATIONS IN COMPUTER AND INFORMATION SCIENCE (PRINT) , v. 713, p. 73-79, 2017.
-
Oliveira, G. M. de ; Andaló, F. ; VIEIRA, M. L. H. . Arquitetonico: da criacao a experiencia do usuario. TRÍADES EM REVISTA , v. 6, p. 1-18, 2017.
-
ANDALO, F. ; Vieira, M L H ; MERINO, E. . Iluminando objetos 3D: iluminação tradicional versus iluminação realista. DESIGN E TECNOLOGIA , v. 1, p. 44-54, 2010.
-
Andaló, F. . Modelagem e Animação 2D e 3D para Jogos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2015. v. 1. 136p .
-
Andaló, Flávio ; Vieira, Milton Luiz Horn . Animating Our Islands Culture - Spreading and Socializing Our Islands Culture through Digital Animation. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2011, v. 6775, p. 467-472.
-
VAVOLIZZA, R. ; RAMOS, M. R. ; Andaló, F. ; RIASCOS, C. E. M. ; MERINO, G. S. A. D. ; MERINO, E. A. D. . Proposição de design de serviços para uma biblioteca pública com uma abordagem de design centrado no usuário. In: Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville. P&D 2018, 2018.
-
BRANDAO, N. ; HERZOG, V. ; Andaló, Flávio ; Vieira, M L H . From craft to technological: rapid prototyping for building a stop motion character in a short film. In: CIDI, 2017, Natal. 8th Information Design International Conference, 2017.
-
FADEL, L. M. ; Andaló, Flávio . Using storytelling to investigate interactions. In: SBGames 2013 - XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. SBGames 2013. São Paulo: Editora Universidade Mackenzie, 2013.
-
FADEL, L. M. ; ANDALO, F. . Using storytelling to investigate interactions. Lecture Notes in Computer Science , 2013.
-
ANDALO, F. ; PRIM, G. S. . Comparative analyze between rigging and human anatomy ? comprehending 3D character rigging techniques and its interaction with the animator. Lecture Notes in Computer Science , 2013.
-
Andaló, F. ; Salomão, André ; Horn Vieira, Milton Luiz ; MENDES, B. . Game Design for Students: Teaching as a Whole Context. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andaló, Flávio . Motion Capture para Games: conhecendo o Workflow. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Andaló, F. ; Vieira, M L H . Presenting the new course: bachelor of animation. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andaló, Flávio ; Vieira, M L H . Mocap & 3d Education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FADEL, L. M. ; Andaló, Flávio . Using storytelling to investigate interactions. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDALO, F. ; BRAVIANO, G. . Palestrante do Ciclo de Debates sobre Trajetórias Metodológicas de Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDALO, F. ; Vieira, M L H . Animating Our Island?s Culture ? Spreading and Socializing Our Island?s Culture through Digital Animation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Andaló, Flávio ; BOEHS, G. E. . Desmistificando o DMC Sampler, 2014. (Tradução/Artigo).
-
ANDALO, F. . Casemall Aten 2006 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. . Artic Cooling NVSilencer6 rev 2 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. ; FEYH, F. H. . ATI Radeon X1600 XT e X1300Pro 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. ; FEYH, F. H. . ATI Radeon X1800XL 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. . Corsair XMS Xpert 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. . Corsair Flash Voyager 1GB 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
-
ANDALO, F. . Zalman CNPS 7700cu 2005 (Artigo sobre análise de peça de computador).
Outras produções
BOEHS, G. E. ; Andaló, F. . Apoio técnico a animação de personagens. 2018.
BOEHS, G. E. ; Andaló, F. . Apoio técnico a animação de personagens II. 2018.
Andaló, F. . Destravando o FastSSS2 no Max 2013. 2012; Tema: Tutorial para desbloquear o novo shader FastSSS2. (Site).
Andaló, F. . Cobertura SIGGRAPH 2012. 2012; Tema: Cobertura da SIGGRAPH 2012. (Blog).
Andaló, F. . Conectando parâmetros no Slate Material Editor. 2010; Tema: Tutorial para utilização do slate material editor. (Site).
Andaló, F. . 3D1 na SIGGRAPH 2010. 2010; Tema: Cobertura da SIGGRAPH 2010. (Fórum).
Andaló, F. . MotionBuilder: caracterizando e juntando vários arquivos de mocap. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).
ANDALO, F. . Aula Morpher 3ds Max. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula).
ANDALO, F. . Aulas CAT. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula).
ANDALO, F. . Modelagem de um iPhone4 utilizando o 3dsMax. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial passo a passo e video demonstrativo).
ANDALO, F. . Modelagem, texturização e iluminação de uma piscina no 3dsmax. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula).
ANDALO, F. . Introdução a modelagem de paredes no 3dsmax. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula).
ANDALO, F. . Canhão do sec. XVIII. 2011. (Ilustrações 3D).
ANDALO, F. . Curta Animado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDALO, F. . Maquete Eletrônica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDALO, F. . Motion Design. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDALO, F. . Maquete Eletrônica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDALO, F. . Tartaruga 3D para farmácias Ganzo. 2005. (Desenvolvimento de animação 3D para comerciais de TV).
ANDALO, F. ; Costa, T . Eleições 2002 - Treinamento. 2002. (Animação 3D para CD-ROM de treinamento de mesários).
TONERA, R. ; Kerber, C. B. ; POVOAS, L. G. C. ; Coradi, S ; ANDALO, F. ; Laserra, R. D. ; Fragnani, E. F. . Fortalezas Multimídia. 2000. (Desenvolvimento de passeio virtual interativo para CD-ROM).
ANDALO, F. . Assobiando. 2002. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Captura de movimento na prática: métodos e usos, Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de utilização de captura de movimento na criação de animações 3D para qualquer tipo de aplicação que sirva de referência para animadores e designers na criação de conteúdo através dessa técnica. Para tanto, este projeto vem estudando o método de aplicação da captura de movimento com alunos que trabalham com animação para que se busque um sistema otimizado e com melhor aproveitamento do tempo de trabalho. Pretende-se buscar como resultado principal nessa pesquisa a criação de um material que sirva de referência para animadores e designers brasileiros conhecerem a utilização da captura de movimento na criação de animações de personagens 3D para qualquer tipo de utilização por meio de aplicações práticas. Nos estudos que serão feitos para o desenvolvimento desse material, espera-se desfazer dois mitos comuns que existe na área de animação: de que utilizar motion capture é algo praticamente inacessível e, de que o sistema de motion capture faz todo o trabalho sozinho. Ao levantar dados para a criação desse projeto de pesquisa, esses dois pontos contrastantes foram citados diversas vezes por profissionais da área. Da mesma forma que esse trabalho busca mostrar que pode ser viável a utilização de motion capture, também acredita-se que será demonstrado que é necessário passar por um tratamento e refinamento do material que sai direto do sistema de motion capture. Esse resultado acredita-se que será obtido com a demonstração clara de todo o processo de utilização desse tipo de sistema e assim acredita-se que serão desfeitos esses dois mitos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Coordenador / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Wiliam Machado de Andrade - Integrante.
-
2014 - 2016
Tecnologias para o Desenvolvimento de Personagens Digitais Animáveis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gustavo Eggert Boehs em 12/12/2017., Descrição: Personagens digitais criados por computação gráfica possuem diferentes aplicações como o uso em ambientes virtuais interativos, animações e efeitos visuais. Tendo os primeiros personagens digitais sido criados a mais de 40 anos, atualmente um grande número de procedimentos e técnicas está estruturado e consolidado. No entanto, demandas como a fiel simulação do movimento do corpo humano, seus diferentes tecidos e interação com outros objetos; bem como a demanda de exagerar a deformação de personagens até poses extremas, nem sempre são resolvidas integralmente com os modelos existentes. Esta pesquisa busca estruturar modelos reproduzíveis para a solução de demandas ainda existentes na prática da criação de personagens animáveis, elencando as prioridades determinadas pelos trabalhos realizados nas disciplinas de animação do curso de Design da UFSC. Para tanto a metodologia empregada buscará (1) elencar problemas relevantes dentro do contexto anteriormente posto, (2) analisar o problema e trabalhos relacionados, (3) elaborar hipóteses, propor e implementar possíveis soluções e (4) verificar as soluções propostas. Espera-se que esta pesquisa resulte em produção científica, geração de patentes, ganho de tempo e qualidade e estabelecimento da UFSC como centro de referência em tecnologia de personagens digitais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Gustavo Eggert Boehs - Coordenador / Wiliam Machado de Andrade - Integrante / Felipe Tadeu Gondim - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - Atual
Sistema de visualização do corpo humano para auxílio à criação de órteses e próteses, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wiliam Machado de Andrade em 01/07/2019., Descrição: O projeto visa constituir as bases de conhecimento para a construção de um ambiente virtual imersivo que permita a exploração do corpo humano virtual, em especial para auxílio de criação de próteses e órteses. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (3) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Alice Theresinha Cybis Pereira - Integrante / Wiliam Machado de Andrade - Coordenador / Paulo de Tarso Mendes Luna - Integrante / Berenice Santos Gonçalves - Integrante / Fabio Pinto da Silva - Integrante / Lorival Boehs - Integrante / Luis Fernando Sayão - Integrante / Luiz Felipe de Souza Nobre - Integrante / Nelci Moreira de Barros - Integrante / Rejane Maria Cirra Scaff - Integrante / Ricardo Triska - Integrante / Rosane Porto Seleme Heinzen - Integrante / Vilson João Batista - Integrante / Alexandre Sena - Integrante / Raquel Ghizzo de Souza - Integrante / Victor Nassar Palmeira Oliveira - Integrante / Marck Malhado de Souza - Integrante / Natália Ordobás Bortolás - Integrante / Thali Leal Sampaio Marques - Integrante / Paulo Henrique Wolf - Integrante / Cassiana de Souza - Integrante / Tatiana de Aguiar - Integrante / Thiago da Silva Caminha - Integrante.
-
2013 - Atual
Anima Floripa - Seminário Técnico de Ciência, Tecnologia e inovação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wiliam Machado de Andrade em 01/07/2019., Descrição: Produção e difusão de ferramentas, técnicas e produtos em computação gráfica tridimensional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Integrante / Gustavo Eggert Boehs - Integrante / Wiliam Machado de Andrade - Coordenador / Paulo de Tarso Mendes Luna - Integrante.
-
2013 - Atual
TECMIDIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Luiz Horn Vieira em 12/05/2020., Descrição: TECMIDIA tem por objetivo avaliar as metodologias de desenvolvimento adotadas com base nas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de conteúdo para hipermídia. As metodologias atuais, sejam em 2D, 3D ou RV, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos. Cabe, ao grupo pesquisar formas de rever metodologias, procedimentos e ferramentas de criação de conteúdo hipermídia, à luz dos requisitos de interconectividade, interoperabilidade, ubiqüidade e mobilidade de diferentes opções e requisitos das principais plataformas tecnológicas. A cada interação do grupo de pesquisa pretende-se ter versões com funcionalidades reduzidas dos modelos de desenvolvimento de conteúdos propostos, porém completamente funcionais. A pesquisa do grupo é fundamentada no levantamento dos requisitos de formato dos conteúdos conforme a plataforma destino: Internet, TVDi, celular etc., na validação dos requisitos do sistema, no desenvolvimento das metodologias de produção de conteúdo propriamente dito, na adaptação dos protocolos e padrões definidos pela produção de conteúdo, tendo em vista as especificidades de cada plataforma. Serão analisados as opções disponíveis e os desafios de pesquisa para gerar metodologias, procedimentos e ferramentas adequados ao objetivo de desenvolvimento de sistemas ubíquos, levando em conta a realidade tecnológica e econômica do país e as tendências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Gabriel de Souza Prim - Integrante / André Salomão - Integrante / Victor Nassar Palmeira Oliveira - Integrante / Jonathan Ken Nishida - Integrante / Tainá Bueno - Integrante.
-
2008 - 2011
MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 - Subprojeto CRIAÇÃO, Descrição: PROJETO SUBMETIDO AO CONVITE AOS ESTADOS MCT/FINEP/AÇÃOTRANSVERSAL PROJETO ESTRUTURANTE DE C,T&I AGOSTO 2008 -TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA SERVIÇOS MULTIPLATAFORMA EM LARGA ESCALA: SISTEMAS UBÍQUOS A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA. A metodologia de desenvolvimento adotada neste projeto será realizada com base nas normas/métricas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de desenvolvimento e qualidade de conteúdo hipermídia. As metodologias atuais de desenvolvimento de conteúdo, sejam em 2D, 3D ou realidade virtual, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Fernando Antonio Crocomo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Animando a Cultura da Ilha, Descrição: Desenvolver desenhos animados que contam histórias de gente que faz (fez) ou vive (ou viveu) da cultura (arte, música, manifestações culturais, etc), na ilha de Florianópolis, mostrando sua trajetória desde cenas do cotidiano até exposições ou apresentações onde sua contribuição cultural é reconhecida. Mostrando que a cultura é mais acessível do que se imagina e que ela tem um grande poder de transformação nas pessoas , assim como de geração de renda e oportunidades de emprego. E que, mesmo em comunidades de baixo poder aquisitivo, sempre existiu grande potencial artístico e cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flavio Andalo - Integrante / Milton Luiz Horn Vieira - Coordenador / Monica Stein - Integrante / Valdete Teixeira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
Prêmios
2012
3ds Max 2012 Certified Associate, Autodesk.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2006
Dechichi ComunicaçãoVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 12
2013 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Temporário Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor substituto do curso de Design para as seguintes disciplinas:
EGR5042 - Modelagem II
EGR5316 - Tratamento de Imagem Avançado
EGR5516 - Modelagem Avançada
EGR5722 - Tópicos Especiais em Design de Animação II
EGR7124 - Projeto 2
EGR7125 - Animação 3D
EGR7127 - Pós Produção I
EGR7192 - Tratamento de Imagem I
EGR7211 - Pós Produção II
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Lecionou como estágio docente a disciplina Modelagem II, para os alunos do curso de graduação em Design de Animação.
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Reuni, Carga horária: 4
2009 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista FINEP, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2009 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Acompanhou como estagiário docente a disciplina Sinalização, do curso de graduação em design gráfico.
1999 - 2002
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq Modalidade ITI, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista CNPq no projeto Geometrando por 2 anos prorrogado por mais um ano.
Atividades
-
09/2013
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Linhas de pesquisa
2010 - 2011
Data 3D Computer Graphics SchoolVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do curso de Maquete Eletrônica Avançada
2009 - 2010
Data 3D Computer Graphics SchoolVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor dos cursos de Maquete Eletrônica e Curta Animado
2008 - 2009
Data 3D Computer Graphics SchoolVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor dos cursos de Motion Design e Maquete Eletrônica
2007 - 2009
Midia EffectsVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 44
2007 - 2007
Connect Promo Marketing PromocionalVínculo: Diretor de Arte, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávio Andaló e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?