Delton Luiz Gobbi
Possui graduação em Bacharel em Quimica pela Universidade Federal do Paraná (1987) e mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade de Passo Fundo(UPF). Trabalha nos cursos de Química e Farmácia, e ministra as disciplinas de: Química Analítica Qualitativa, Quantitativa, Instrumental e Físico Química I. As disciplinas de Quimiometria, Equilíbrio Iônico e Cromatografia são disciplinas oferecidas como optativas no curso. Também participa dos cursos de pós-graduação na área de química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em: Análise de Traços em Metais, Química Ambiental, Eletroanalítica, Aplicação de Quimiometria na Química, e Desenvolvimento de Metodologia Analítica.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Físico-Química
1994 - 1997
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: MONITORAMENTO AMBIENTAL DA AGUA DO RIO MARAU NA REGIAO DO PLANALTO MEDIO DO RIO GRANDE DO SUL,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: DELMO SANTIAGO VAITSMAM
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: MONITORAMENTO AMBIENTAL; RIO; PARAMETROS FISICO-QUIMICOS.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Cualimetria Em Quimica Analítica. (Carga horária: 320h). , Universidad de Granada, UGR, Espanha.
2001 - 2001
Extensão universitária em Técnicas de Análises Aplicadas À Qualidade dos Com. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1994
Extensão universitária em Planejamento Energético Mineral Ambiental. (Carga horária: 60h). , Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Determinação de Micotoxinas Em Alimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.
Organização de eventos
GOBBI, D. L. ; MISTURA, Clóvia ; LAUXEN, Ademar ; PRADO, Edgardo ; ZOCH, Alana ; HUBNERR, Larson ; SANTIN, João ; VIDMAR, Luiz Dimorvan ; FRIEDRICH, Maria Tereza . XXIII EDEQ - ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
XVIII Encontro de Química da Região Sul SBQSul.Validação da Metodologia Analítica para a Quantificação do Sulfato de Condroitina. 2010. (Encontro).
XVIII Encontro de Química da Região Sul SBQSul.Reciclagem de efluente de curtume para reuso no processo industrial. 2010. (Encontro).
I encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis.Indice de qualidade de água no campus I da UPF - Parâmetros físico-químicos. 2008. (Encontro).
XVI Encontro de Química da Região Sul SBQSul.Investigaçnao de tipos de fraudes e análise de componentes principais para a identificação de tipos de leite comercializados em Passo Fundo. 2008. (Encontro).
XVI Encontro de Química da Região Sul SBQSul.Aplicação da análise multivariada em efluentes e determinação dos parámetros físicos: Condutividade, pH e potencial redox. 2008. (Encontro).
14 Encontro Nacional de Química Analítica ENQA.Avaliação da concentração de nitrato em águas potáveis de poços artesianos na zona urbana da cidade de Passo Fundo, RS. 2007. (Encontro).
14 Encontro Nacional de Química Analítica ENQA.Determinação de Chumbo e Cádmio na água do lencol freático da cidade de Passo Fundo por Voltametria de Redissolução Anódica(ASV). 2007. (Encontro).
III SEMANA DO QUÍMICO - 40 HORAS.III SEMANA DO QUÍMICO. 2002. (Encontro).
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE.GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOE DE SAÚDE. 2001. (Oficina).
II SEMANA DO QUÍMICO - 40 HORAS.II SEMANA DO QUÍMICO. 2001. (Encontro).
MÓDULO PEDAGÓGICO - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR - 4HORAS.MÓDULO PEDAGÓGICO - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR. 2001. (Encontro).
XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA.EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA. 2001. (Oficina).
I SEMANA DO QUÍMICO - 20 HORAS.I SEMANA DO QUÍMICO. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
Renata da Rocha;GOBBI, D. L.. VALIDAÇÃO DE COBRE, MANGANÊS E ZINCO PELO MÉTODO DE VOLTAMETRIA DE REDISSOLUÇÃO ANÓDICA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; ESCOSTEGUY, Pedro; NAIME, Roberto. IMPACTO AMBIENTAL DO DESCARTE DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS III NO ARROIO SANTO ANTÔNIO DE PASSO FUNDO RS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; ESCOSTEGUY, Pedro; NAIME, Roberto. GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE ÁGUA LA FONTANA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.. VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO POR ESPECTROFOTOMETRIA NO ULTRAVIOLETA PARA COMPRIMIDOS DE CLORIDRATO DE PROPRANOLOL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; GUTKOSKI, Luiz Carlos; FRIEDRICH, Maria Tereza. Estabilidade no armazenamento e na produção de pão de forma de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. 2005. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; SHULZ, Jorge Grun; FRIEDRICH, Maria Tereza. Validação do método insolúveis em acetona na lecitina de soja. 2005. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; HEMKEMEIER, Marcelo. Remoção de ferro de água para uso industrial utilizando aeração com venturi. 2004. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; ESCOSTEGUY, Pedro A V; NAIME, Roberto. impacto ambiental do descarte do lodo da estação de tratamento de águas III no arroio santo antonio - passo fundo - RS. 2003. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.; ADAMS, Andréa Inês. validação de método analítico por espectrofotometria no ultravioleta para comprimidos de cloridrato de propranolol. 2003. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.. AVALIAÇÃO DE TARABALHOS DO XVII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E III FEIRA DE PROTÓTIPOS CRICTE 2002. 2002. Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, D. L.. AVALIADOR DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - 8 AMOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 1998. Universidade de Passo Fundo.
Orientou
QUÍMICA VERDE APLICADA EM QUÍMICA ANALÍTICA; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Fundação Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MINERAIS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Fundação Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
Tintas, tinturas e corantes, identificação de íons chumbo por spot test; ; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Fundação Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
Identificação de Gemas por Fluorescência de RX; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Fundação Universidade de Passo Fundo; (Orientador);
Validação de método analítico para detecção de maltodextrina em leite por cromatografia em camada delgada; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETECÇÃO DE MALTODEXTRINA EM LEITE POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Validação de cobre, manganês e zinco pelo método de voltametria de redissolução anódica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Estudo da presença de micotoxina na produção da ração; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso Em Ci Encia e Tecnologia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NA RESERVA BIOLÓGICA ARLINDO HASS; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Epecialização Em Engenharia Ambiental) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Processo Industrial de Eletrodeposição de Zinco; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Metodologia de Ensino de Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO DE COMPATIBILIDADE ENTRE O CARISOPRODOL E DIFERENTES EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS ATRAVÉS DE ANALISE TÉRMICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE NITRATO EM ÁGUAS POTÁVEIS DE POÇOS ARTESIANOS NA ZONA URBANA DA CIDADE DE PASSO FUNDO/RS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS, INDUSTRIALIZADAS E MANIPULADAS, CONTENDO CLORIDRATO DE RANITIDINA EM PASSO FUNDO/RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DIAGNÓSTICO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DA ÁGUA DO PARQUE MUNICIPAL DO MARINGÁ EM VILA MARIA - RS; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ANÁLISE QUÍMICA DE LIGAS METÁLICAS UTILIZADAS EM JOIAS E BIJUTERIAS NA REGIÃO DE PASSO FUNDO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO DOS PARÂMETROS DE SATURAÇÃO DOS BANHOS EM UM PROCESSO DE FOSFATIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES METÁLICAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
REAPROVEITAMENTO DA BORRA DE TINTA PARA PRODUÇÃO DE FUNDO SERRALHEIRO EM UMA INDÚSTRIA DE TINTAS E VERNIZES DO SETOR MOVELEIRO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
MIGRAÇÃO DE CÁTIONS DE EMBALAGENS PLÁSTICAS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES EM LEITE IN NATURA POR SACAROSE E DETERMINAÇÃO DA LACTOSE PELO MÉTODO DE LANE-EYNON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
CARACTERIZAÇÃO DE GEMAS COMERCIALIZADAS EM SOLEDADE/RS POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-SISTEMA DE ENERGIA DISPERSIVA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO DA QUALIDADE DO SUCO DE UVA TINTO INTEGRAL EM DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO DA POTABILIDADE DA ÁGUA EM CONTATO COM UM SISTEMA IMPERMEABILIZADO COM RESINA ACRILICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO DA POTABILIDADE DA ÁGUA EM CONTATO COM UM SISTEMA IMPERMEABILIZADO COM RESINA ACRILICA; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Medidor de fluorescência caseiro aplicado a química analítica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO DA PUREZA DA MATÉRIA-PRIMA CARISOPRODOL POR ANÁLISE TÉRMICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO VOLTAMÉTRICA DE GLIFOSATO EM AMOSTRAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Validação da Metodologia Analítica para a Quantificação do Sulfato de Condroitina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Reciclagem de efluente de curtume para reuso no processo industrial; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PINTURA NA PROTEÇÃO DO AÇO ATRAVÉS DE ENSAIOS CÍCLICOS UTILIZANDO URÉIA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE DEGRADAÇÃO DE FORÇA DE ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Validação de Parâmetros Físicos para Análise de Água; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Aplicação da análise multivariada em efluentes e determinação dos parámetros físicos: Condutividade, pH e potencial redox; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Aplicação da análise multivariada para o reconhecimento do tipo de óleo vegetal; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Aplicação da análise multivariada para detectar fraudes em azeite de oliva; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Investigação de tipos de fraudes e análise de componentes principais para a identificação de tipos de leite comercializados em Passo Fundo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO DE CHUMBO EM AMOSTRAS COMERCIAIS DE CHÁ POR VOLTAMETRIA DE REDISSOLUÇÃO ANÓDICA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA NO CAMPUS I DA UPF-; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
EMPREGO DO PLANEJAMENTO FATORIAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA REMOÇÃO DE COBRE EM EFLUENTES LÍQUIDOS POR ELETROGRAVIMETRIA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Determinação de chumbo e cádmio na água do lençol freático da cidade de Passo Fundo por Voltametria de Redissolução Anódica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Construção de Eletrodo Seletivo de Membrana Líquida para Determinação de Nitratos em águas; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
CONSTRUÇÃO SIMPLIFICADA E BARATA DE UM ELETRODO SELETIVO DE COBRE PARA POTENCIOMETRIA DIRETA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
QUANTIFICAÇÃO DE FATORES QUE LIMITAM O CRESCIMENTO DE FUNGOS E A PRODUÇÃO DE MICOTOXINAS EM GRÃOS DE MILHO DURANTE A ARMAZENAGEM; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
ESTUDO E AVALIAÇÃO DO TEOR DE FLUORETO NA ÁGUA POTÁVEL CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO SEMI-MICRO DA DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO POR COLORIMETRIA; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Identificação e caracterização de Minerais Comercializados na Região do Planalto médio; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Bacharel) - UPF; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS POR ANTIDEPRESSIVOS EM ÁGUAS RESIDUAIS E SEUS POTENCIAIS PROBLEMAS SOBRE ORGANISMOS AQUÁTICOS; 2017; Orientação de outra natureza - UPF; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Aplicação da Técnica de Fluorescência de Raios X na Caracterização Química de Gemas Comercializadas em Soledade; 2017; Orientação de outra natureza - CT-Pedras - UFRGS-UPF; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Influência da compressão em caracterização de solo por Fluorescência de Raios X; 2017; Orientação de outra natureza - CT-Pedras - UFRGS-UPF; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
TRATAMENTO TÉRMICO UTILIZADO PARA A MUDANÇA DE COR DE QUARTZO HIALINO; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharel em Química) - Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO DE MONOSACARÍDEOS E DISSACARÍDEOS EM AMOSTRAS DE LEITE; 2014; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
CARACTERIZAÇÃO DE GEMAS COMERCIALIZADAS EM SOLEDADE/RS POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-SISTEMA DE ENERGIA DISPERSIVA; 2014; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
MIGRAÇÃO DE EMBALAGENS PLASTICAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Cosntrução de um calorímetro Adiabático de baixo custo para estudos termoquímicos; 2012; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUA POTÁVEL - LABORATÓRIO DE ÁGUAS; 2003; 25 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo, Institucional Upf; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO EM ÁGUA POTÁVEL; 2002; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo, Institucional Upf; Orientador: Delton Luiz Gobbi;
Outras produções
Carlini Junior, B ; Cecchin, Doglas ; GOBBI, D. L. . PATENTE NÚMERO: BR 1020120070405 Produto e método para modificar a superfície dentinária para união com adesivos, apos dissolução ácida.. 2012.
GOBBI, D. L. . V - Semana do Químico - Química a Serviço da Humanidade. 2005 (Semana Acadêmica) .
GOBBI, D. L. ; SANTIM, João ; PRADO, Edgardo Aquiles . Presidente da comissão de avaliação do curso de bacharel em química. 2005 (COMISSÃO AVALIAÇÃO) .
GOBBI, D. L. . O LÚDICO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA(JOGOS,SOFTWARE,ETC.). 2003 (MEDIADORA DE DEBATE) .
GOBBI, D. L. . XV SIPAT COTRIPAL. 2002 (PALESTRA) .
GOBBI, D. L. . ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA. 1999 (MINISTRANTE DE MINICURSO) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Avaliação da concentração de mercúrio em água de poço artesiano da cidade de Passo Fundo, Descrição: O mercúrio é um elemento químico de alta toxicidade, capaz de se acumular no meio ambiente e nos seres vivos e a concentração de mercúrio total na água potável é regulada pela portaria 2914/2011, afim de evitar danos à saúde humana. Devido as fato que o mercúrio possui um vasto espectro de utilização, entre elas: produção de aparelhos científicos de precisão, como termômetros e barômetros, na fabricação de lâmpada a vapor de mercúrio, tubos de raios X, interruptores de corrente, instrumentos de controle industrial, baterias secas, como catalisadores, no uso agrícola de fungicidas, inseticidas e bactericidas, na preparação de amálgamas para a odontologia, é importante a avaliação e monitoramento do íon mercúrio na água potável. A determinação da concentração de mercúrio total será realizada pela técnica analítica, absorção atômica por gerador de hidretos. Como os valores da concentração de mercúrio permitida na água potável, é de no máximo 0,001 ppm, necessita-se de uma técnica altamente sensível. A escolha do gerador de hidretos, combina com limites de quantificação na ordem de 0,0001 ppm. Atualmente não existem dados disponíveis sobre o monitoramento da concentração de mercúrio na água potável, na cidade de Passo Fundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / Maria Tereza Friedrich - Integrante / Renata da Rocha - Integrante.
-
2017 - Atual
IDENTIFICAÇÃO QUÍMICA DE GEMAS E MINERAIS NO COMÉRCIO DE SOLEDADE POR FLUORESCÊNCIA DE RAIO-X, Descrição: Aspectos básicos da caracterização química de Gemas e Pedras A exploração e beneficiamento mineral é responsável por aproximadamente 38% do PIB de Soledade. É nessa cidade que o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias (CT-PEDRAS-UPF-UFRGS) vem se consolidando junto ao setor, como um polo importante para a geração e disseminação de inovação e tecnologia junto ao Arranjo Produtivo Local de Pedras, Gemas e Joias. A exploração, beneficiamento e comercialização de ametista e ágata, são atividades estratégicas para o desenvolvimento econômico da região do Alto da Serra do Botucaraí. A pujança dessa cadeia produtiva coloca o Rio Grande do Sul na posição de maior produtor mundial de geodos de ametista e ágata. A comercialização de pedras em Soledade é relevante economicamente região. A caracterização química de gemas e minerais comercializados, resulta em confiança de quem compra e de quem vende, agregando valor econômico e confiança na região. Este projeto visa desenvolver parâmetros para o uso de aparelhos de FRX-EDS e Espectrômetro Raman na caracterização química de gemas, minério e pedras, comercializadas na região de Soledade. Estes equipamentos são alternativas para realizar análises químicas com maior agilidade, evitando-se assim a compra equivocada de gemas por empresas da região, permitindo atestar a qualidade dos produtos. No caso da fase de prospecção geológica, a FRX-EDS e Raman podem ser usadas para dar agilidade nas análises de amostras de solo, amostras de canais ou ajudar a decidir a continuidade ou não de um furo de sonda. Muitos projetos de prospecção localizam-se em áreas remotas e podem ser necessárias até semanas para transportar as amostras até um laboratório e analisá-las. A FRX-EDS e Raman portáteis fornecem análises instantâneas e podem ajudar a definir quais amostras devem ser enviadas aos laboratórios. O Problema da Pesquisa Agregando valor para o mercado de pedras de Soledade Atualmente diversas ações tem sido desenvolvidas tendo em vista a melhoria do setor de pedras, gemas e joias da região do Alto da Serra do Botucaraí, como: implantação do núcleo de competência em análise, identificação e certificação de minerais, geração de tecnologia e inovação aplicada ao tratamento dos resíduos gerados na cadeia produtiva, iniciativas de entidades como Fiergs/Senai com apoio da AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento), como o Programa Simbiose Industrial, visando o gerenciamento de resíduos do APL de pedras, gemas e joias e o Projeto Extensão Produtiva e Inovação, que oferece consultoria e assessoria às indústrias da região. A atuação das Universidades tais como a Universidade de Passo Fundo e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem ação no sentido de produzir pesquisa básica e aplicada, como as citadas acima, além das funções fins dessas instituições, o ensino e a extensão. Para tanto, estima-se que o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias em Soledade é o catalisador natural na região das iniciativas e das competências interdisciplinares de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo. A Universidade de Passo Fundo tem um longo histórico de atuação na região com ações de pesquisa, ensino e extensão que fazem parte de seus objetivos fins previsto no estatuto da Fundação Universidade de Passo Fundo e nos planos políticos pedagógicos de seus cursos. A UPF já executa diversas ações de ensino e pesquisa, visando o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicar no conhecimento mineral do Alto da Serra do Botucaraí. Para fazer frente às necessidades da produção desse conhecimento o aparelhamento do CT-Pedras em Soledade é fundamental, pois a consolidação das conquistas científicas dos grupos envolvidos permitirá o avanço científico e tecnológico do setor como um todo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / CARLOS ARIEL SAMUDIO PÉREZ - Integrante / Maciel Donato - Integrante / fernanda da silva vilasbôas - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2016 - 2017
TRATAMENTO TÉRMICO UTILIZADO PARA A MUDANÇA DE COR DE QUARTZO HIALINO., Descrição: A comercialização de grande parte do quartzo depende do tratamento térmico. O ambiente geológico é muito importante na geração das variedades coloridas através de tratamento. O tratamento térmico gera a formação de cores, a partir da ametista podem surgir espécies como prasiolita, green gold, beer, cognac, whisky e champagne. Sabe-se que o quartzo hialino ocorre preferencialmente em dois ambientes geologicos os de origem hidrotermal e outros associados a núcleo de pegmatitos .Através da técnica de fluorescência de raio x é possível fazer uma analise química das amostras para ver a composição química se o quartzo apresentar valores de ferro em sua composição poderá através do tratamento térmico desenvolver cor violeta e se apresentar lítio na estrutura no cristal poderá desenvolver cores amarelo-esverdeado a acastanhadas. É possível concluir que ametista e prasiolita são produzidas de quartzo de ambiente hidrotermal, enquanto variedades gemológicas raras, tais como green gold, beer, cognac, whisky e champagne são produzidas de quartzo de pegmatitos altamente diferenciados, que contêm minerais de lítio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / Jaqueline Fernanda Lando - Integrante., Número de orientações: 1
-
2016 - 2017
Influência da compressão em caracterização de solo por Fluorescência de Raios X, Descrição: O estudo referente a mineralogia do solo tem sido destaque nos últimos anos, bem como a procura por técnicas analíticas alternativas para análises de solo. Os métodos atuais para as determinações dos teores totais de óxidos no solo expõem o analista à riscos químicos e demandam preparo e abertura demorados. A XFR está sendo muito empregada para esse tipo de análise, pois não se faz necessária a abertura das amostras do solo com solventes químicos. No entanto, a técnica requer amostras com superfície lisa e homogênea. O objetivo foi verificar se a compressão do solo (em 5 t, 10 t e 15 t) influenciava na determinação dos teores de óxidos em solos de diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul (Passo Fundo e Cruz Alta). Os experimentos e a análise dos dados mostraram que a técnica XRF apresentou baixos coeficientes de variação e baixo desvio padrão e não teve diferença estatística entre as amostras de um mesmo tipo de solo. As menores variações destes critérios analíticos se concentram no solo em pó. Sendo assim, a forma mais adequada para a análise destes solos é na forma sedimentar, contudo, ainda é recomendado o uso de ferramentas estatísticas para verificar a confiabilidade dos dados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / Mara Regina Linck - Integrante / Yasmin Vieira - Integrante / Edson Campanhola Bortoluzzi - Integrante / Fernanda S. Vilasbôas - Integrante., Número de orientações: 1
-
2014 - 2016
DETERMINAÇÃO DE MONOSACARÍDEOS E DISSACARÍDEOS EM AMOSTRAS DE LEITE, Descrição: A constante polêmica, que envolve indústrias e transportadores de leite, na parte Sul do Brasil, vem afetando a credibilidade do consumidor nos produtos lácteos. Atualmente, apesar de o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelecer padrões de análise e resultados e fiscalizar os estabelecimentos e a legislação definir esta prática como crime, os proprietário vem encontrando brechas para a adição de substâncias que imitam as características naturais do leite, aumentando o volume e o lucro. Faz-se necessário que a qualidade e a integridade do leite e seus derivados ofertados à população seja assegurada, garantindo assim a preservação dos direitos do consumidor. Neste trabalho será realizada a determinação de açucares em amostras de leite UHT (ultra high temperarture) e in natura, escolhidas aleatoriamente no comércio e produtores locais. O método de análise será a Cromatografia Liquida de Alta Eficiência com Detector de índice de Refração (CLAE-IR). Verificar-se há a presença, ou não, dos monossacarídeos frutose, glicose e galactose e dos dissacarídeos sacarose e lactose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2014 - 2016
CARACTERIZAÇÃO DE GEMAS COMERCIALIZADAS EM SOLEDADE/RS POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-SISTEMA DE ENERGIA DISPERSIVA, Descrição: A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime (FARIAS, 2002). Devido a mineração realizada, um novo material foi incorporado ao comércio: as gemas. Elas tornaram-se de interesse ao homem naquela época não apenas por sua beleza, mas também por serem símbolo de posição social (SCHUMANN, 1985). Considerando a grande quantidade de gemas falsas que inundam o mercado e o rebuscamento de falsificações, é cada vez mais necessária a caracterização e certificação de gemas para a comercialização de joias (HARTMANN e SILVA, 2010). Para isto, foi selecionada a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura acoplado a um Sistema de Energia Dispersiva (MEV-EDS) para obter informações a fim de caracterizar quimicamente algumas gemas e diferenciá-las quanto as imagens topográficas fornecidas pelo equipamento.Para a análise, as gemas foram selecionadas e adquiridas no comércio de Soledade/RS e enviadas para o Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura da FEAR (Faculdade de Engenharia e Arquitetura) da UPF, onde foram analisadas pelo MEV-EDS. As amostras passaram por processo de metalização com recobrimento com ouro e, assim, foram analisadas no MEV. Ao fim, foram obtidos como resultados imagens topográficas com detalhes da superfície e espectros de energia dispersiva. A partir dos dados fornecidos pelo MEV-EDS, foi possível fazer um mapeamento semi-quantitativo e semi-qualitativo dos elementos presentes na região analisada, além de imagens ampliadas da amostra, possibilitando a visualização da região topográfica da mesma. Como análises complementares, foram determinados índices de refração e densidades relativas de cada amostra, no CTPGJRS. Todos os resultados obtidos no MEV-EDS e em CTPGJRS foram comparados com informações presentes na literatura. As gemas Iolita, Cianita Azul, Lápis-Lazúli. Turmalina Verde, Água-Marinha e Labradorita foram consideradas condizentes com o que a literatura apresenta. Os resultados para Rutilo Dourado e Topázio Branco diferiram da literatura, ou seja, as gemas apresentadas como Rutilo Dourado e Topázio Branco, não se comprovaram como tal após as análises.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / Luiz Eduardo da Silva - Integrante / Charles Leonardo Israel - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2014 - Atual
CARACTERIZAÇÃO DE GEMAS COMERCIALIZADAS EM SOLEDADE/RS POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-SISTEMA DE ENERGIA DISPERSIVA, Descrição: Através da mineração, um material até então desconhecido da comunidade foi descoberto: as gemas. A partir da extração e beneficiamento, elas podem ser comercializadas tanto na forma simples de gemas como em adornos para joias. A comercialização de gemas e joias é atrativa para quem o faz, pois devido à dificuldade de encontra-las, tornam-se raras e, consequentemente, valiosas. No norte do Rio Grande do Sul, há diversos locais para esta atividade, possibilitando um comércio lucrativo. Entretanto, podem ocorrer falsificações, prejudicando aqueles que acreditam estar adquirindo uma peça legítima. Por possuírem características únicas, gemas podem ter sua originalidade comprovada. Atualmente, equipamentos podem auxiliar na identificação e caracterização deste material, como o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) acoplado ao Sistema de Energia Dispersiva (SED), podendo reduzir ou até mesmo eliminar este comércio inadequado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador / Maciel Donato - Integrante / Carlos Edmundo de Abreu e Lima - Integrante / Juliano Tonezer da Silva - Integrante.
-
2014 - Atual
ESTUDO DOS PARÂMETROS DE SATURAÇÃO DOS BANHOS EM UM PROCESSO DE FOSFATIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES METÁLICAS., Descrição: A preparação da superfície constitui uma etapa importante na execução de uma pintura industrial. O sistema de pintura dará o desempenho esperado quando aplicado em uma superfície bem preparada. Um dos processos de tratamento de superfícies para a posterior pintura é o pré-tratamento, utilizado para agregar melhorias ao processo final. A fosfatização é um dos métodos mais eficientes de limpeza e preparação de superfície metálica. A primeira função do processo é a remoção de óleos, graxas e outras sujidades, a segunda função é a formação de uma camada de fosfato de ferro, com a finalidade de melhorar a aderência da tinta pó e aumentar a proteção contra a infiltração da corrosão (KRÄNKEL, 2013). Visando melhor qualidade e durabilidade dos banhos, este trabalho teve como finalidade estudar os parâmetros de saturação dos banhos para avaliar o tempo de vida útil dos mesmos no processo, pois a qualidade dos banhos e águas de lavagem interferem diretamente no pré-tratamento de superfície. O controle de um processo de fosfatização é realizado não somente nos banhos de fosfatização propriamente dita, mas também nas soluções de outros estágios. Por exemplo, o controle das águas de lavagem é importante para minimizar o arraste e, consequentemente, evitar a contaminação da solução de um determinado estágio com os resíduos provenientes de soluções de estágio anteriores (GUERREIRO, 2009). O controle realizado durante este trabalho foi fundamentado nas análises de potencial hidrogeniônico, condutividade e titulação de neutralização para o estudo dos parâmetros de saturação e verificação do arraste existente no processo. A coleta foi estipulada conforme a durabilidade dos banhos, sendo que as águas de lavagem II (segunda água após desengraxe) e III (última água do processo, após o fosfato) que necessitam estar o mais próximo da água de abastecimento, a coleta foi diária. Os banhos de desengraxe, água de lavagem I (após desengraxe) e fosfato de ferro foi realizado a cada 3 dias. Sendo que o plano de amostragem seguiu as normas de coleta da NBR 9898 (ABNT, 1987), realizado em três pontos distintos do tanque dos banhos para maior representatividade. Os resultados das análises obtidos foram comparados com os parâmetros de saturação fornecidos pelo fornecedor dos produtos químicos, conforme anexo 1, estágios do sistema de pré-tratamento, e a partir destas análises foi avaliada a durabilidade dos banhos e a necessidade de troca dos mesmos, considerando a qualidade das peças após o processo de fosfatização. O período de monitoramento dos banhos, compreendeu nesta primeira etapa 4 semanas. Para cada parâmetro físico-químico determinado, foi calculado o intervalo de confiança da média. Para o banho de desengraxante, os resultados obtidos foram: pH 10,36 ± 0,05, alcalinidade 1,74 ± 0,17%, teor de ferro II 0,53 ± 0,10 g/L e teor de gordura 0,12 ± 0,00 g/L. Para o banho de enxague I, os resultados obtidos foram: pH 8,73 + 0,09, condutividade 561,89 + 73,49 μS/cm, alcalinidade 0,07 + 0,03%, dureza 0,08 + 0,01 ppm, teor de ferro II 0,24 + 0,05.g/L Para o banho de enxague II, os resultados obtidos foram: pH 7,94 + 0,09, condutividade 118,98 + 4,93 μS/cm, alcalinidade não detectável, teor de ferro II 0,24 + 0,03 g/L, dureza 0,09 + 0,003 ppm. Para o banho de fosfato, os resultados obtidos foram: pH 6,57 + 0,10, acidez total 1,09 + 0,03%, teor de ferro II 0,47 + 0,15 g/L, dureza 0,10 + 0,04 ppm. Para o banho de enxague III, os resultados obtidos foram: pH 8,09 + 0,12, condutividade 202,98 + 20,59 μS/cm, acidez total 0,04 + 0,02%, teor de ferro II 0,36 + 0,08 g/L, dureza 0,13 + 0,01ppm. Analisando os resultados encontrados, nos banhos de fosfatos e enxague III o pH está acima do recomendado. Portanto conforme comparativo dos parâmetros, somente ocorreu alterações nos resultados do pH de alguns banhos, sendo que pode-se corrigir o mesmo com adiç. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Delton Luiz Gobbi - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Prêmios
2015
Prêmio Inovação Pesquisa Aplicada UPF, UPF e equipe organizadora e a Divisão de Intercâmbio e Tecnologia da UPF ? UPFTec.
1998
MENÇÃO HONROSA PELO 2 LUGAR NA 8 MOSTRA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPF, UPF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Area de Quimica. , AV. PRESIDENTE VARGAS, 2659 AP 04, São José, 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil - Caixa-postal: 611/631, Telefone: (54) 3168347, Fax: (54) 3168346
Experiência profissional
1991 - Atual
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Area de Quimica.,Linhas de pesquisa
-
03/1992
Serviços técnicos especializados , CEPA - Laboratório de Águas, .,Serviço realizado, REALIZAÇÃO DE ANÁLISES QUÍMICAS PRESTAÇÃO SERVIÇO.
-
08/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Area de Quimica.,Linhas de pesquisa
-
08/1991
Ensino, Quimica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Qualitativa, Análise Instrumental, Cinética e Eletroquímica
-
08/1997 - 12/2005
Ensino, Especialização Em Metodologia de Ensino de Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Avançada
-
07/2002 - 08/2004
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Area de Quimica.,Cargo ou função, COORDENADOR DO BACHAREL EM QUÍMICA.
-
01/1997 - 12/1998
Direção e administração, Escola de 2 Grau da Fundação Universidade de Passo Fundo, Curso Técnico Em Alimentos.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Delton Luiz Gobbi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?