Daniela Balsadi

Profissional com de 12 anos de experiência em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho. Fortes conhecimentos em análise ergonômica do trabalho (AET), aplicação de ferramentas ergonômicas (Moore Garg, EAWS, Suzanne Rodgers, NIOSH, Rula, Reba, Snoock&Ciriello, HAL, QEC, Plibel, Ocra, Rosa, KIM- movimentação carga, KIM-puxar e empurrar, Ergos- Carga Mental, NASA TLX e ICE), elaboração de treinamentos e palestras (ergonomia, prevenção e saúde ocupacional), assistência técnica jurídica em perícias relacionadas a patologias ocupacionais e Ergonomia. Amplo conhecimento em 3P de Processo, ergonomia com foco na otimização de processos, elaboração de manuais corporativos de Ergonomia aplicados a logística, manufatura e operações, mapeamento e gerenciamento de riscos ergonômicos, elaboração de indicadores (KPIs) de Ergonomia, elaboração de programas de qualidade de vida no trabalho, programas de conscientização ergonômica. Aplicação do MTM com foco na prevenção de fadiga e ganho na capacidade produtiva/otimização de processos . Conhecimento em Lean Manufacturing, WCM, simulação digital (Indústria 4.0), SIPAT, Campanhas de Saúde Corporativa e elaboração de informativos de ergonomia e saúde preventiva. Criação e implementação corporativa do Projeto ergonomia com foco na qualidade do produto. Elaboração de projetos de Ergonomia com foco na redução e/ou eliminação de MURI/MUDA e MURA e vários projetos de Ergonomia com foco na eliminação e/ou redução dos desperdícios do Lean Manufacturing e WCM,. Criação do Corporate Ergonomics Good Practice Book. Ampla experiência na implementação de Programas de Ergonomia, Gestão de riscos ergonômicos, projetos de qualidade de vida no trabalho e elaboração de indicadores de ergonomia em empresas multinacionais. Profissional com fortes habilidades para trabalhos em equipe, pró- ativo, transforma os feedbacks negativos em oportunidades construtivas, engajado, organizado, otimista, de fácil relacionamento, se adapta facilmente a novos ambientes e está sempre em busca de novos projetos e desafios.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão

2019 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Especialização em andamento em Saúde do Trabalhador

2010 - Atual

Centro Universitário Central Paulista
Título: Análise do fatores de risco para o desenvolvimento de disfunções músculoesqueléticas relacionadas ao trabalho

Especialização em MBA em Ergonomia: Processo, Projeto e Produção

2018 - 2019

Faculdade Inspirar
Título: A utilização da Ergonomia como ferramenta de maximização mdos ganhos no Sistema Lean Manufacturing
Orientador: Omar A.F. Silva; Eduardo F. dos Santos e Mauro Feijó

Especialização em Acupuntura

2007 - 2008

IPES/CERME- Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos/Centro de Reab. Musc.
Título: A eficácia da acupuntura auricular nas lombalgias
Orientador: Josie resende Torres da Silva

Especialização em Fisioterapia do Trabalho

2007 - 2008

Faculdades CBES/SP
Título: Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: implicações na coluna vertebral.
Orientador: Lucy Mara Silva Baú

Graduação em Fisioterapia

2002 - 2005

Universidade de Araraquara
Título: A Importância da Fisioterapia no Pós-Cirúrgico da Doença de Legg-Calvé-Perthes
Orientador: Elaine Cristina

Formação complementar

2019 - 2019

WCM- Word Class Manufacturing. (Carga horária: 24h). , Lean Culture, LEAN CULTURE, Brasil.

2019 - 2019

MTM 1 e MTM UAS. (Carga horária: 80h). , Associação MTM do Brasil, MTM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Ergonomia nas Empresas. (Carga horária: 70h). , Fisionet, FISIONET, Brasil.

2007 - 2007

Ergonomia- Aplicação da NR-17. (Carga horária: 16h). , Treimam- Eventos, Treinamentos e Meio Ambiente Ltda, TREIMAM, Brasil.

2007 - 2007

Ergonomia Ocupacional. (Carga horária: 48h). , Treimam- Eventos, Treinamentos e Meio Ambiente Ltda, TREIMAM, Brasil.

2006 - 2006

Ginástica Laboral. (Carga horária: 25h). , IPES/CERME- Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos/Centro de Reab. Musc., IPES/CERME, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ergonomia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Lean Manufacturing.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Produção Enxuta.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Ergonomia na Otimização de Processos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: MTM- Method Time Measurement).

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Fisioterapia do Trabalho.

Organização de eventos

BALSADI, D. . Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO. 2020. (Congresso).

BALSADI, D. . O Funcionamento do Corpo Humano. 2011. (Exposição).

BALSADI, D. . X Simpósio de Fisioterapia da UNICEP. 2011. (Outro).

BALSADI, D. . IX Simpósio de Fisioterapia da UNICEP. 2010. (Outro).

BALSADI, D. . II Encontro de Fisioterapeutas do Trabalho da região de Ribeirão Preto. 2009. (Outro).

BALSADI, D. . I Encontro de Fisioterapeutas do Trabalho da região de Ribeirão Preto. 2009. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Sul Americano de Fisioterapia. Expositor Crefito 3. 2011. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho- ABRAFIT. 2010. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho da ABRAFIT- Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho. Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2009. (Congresso).

Congresso de Fisioterapai do Trabalho- FISIOTRB. 2008. (Congresso).

I Congresso Científico do CBES (Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos)/SP. Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2008. (Congresso).

Orientou

Camila Masson Lopes

APLICAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE GINÁTICA LABORAL PARA PREVENÇÃO DAS LER/DORT EM FRENTISTAS DE POSTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Luciane Virginio da Silva

ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO EM INSTRUTORES DE AUTO ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA COLUNA VERTEBRAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Michele Falcão

Análise da postura dos escolares: Implicações na coluna vertebral; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Katiany Thais Lopes Zangrando

AVALIAÇÃO RESPIRATÓRIA DE TRABALHADORES SUBMETIDOS A RISCOS QUÍMICOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Nathalia Claro

Avaliação do mobiliário de escolares de 1 a 4 série do ensino médio: Implicações na coluna lombar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Patricia Domingos

ANÁLISE ERGONÔMICA NO POSTA DE TRABALHO INFORMATIZADO: APLICAÇÃO DE GINASTICA LABORAL COMO MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Elaine Vendrasco e Grasiela dos Santos Soares

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE SÃO CARLOS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Daniela Balsadi;

Produções bibliográficas

  • BALSADI, D. . Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALSADI, D. . Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALSADI, D. . Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALSADI, D. . Análise das condições ergonômicas no posto de trabalho de empilhadeiras: Implicações na coluna vertebral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BALSADI, D. . Aplicação da Ergonomia no Sistema Lean Manufacturing. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BALSADI, D. . Implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BALSADI, D. . Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2012

Centro Universitário Central Paulista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora/Supervisora de Estágio

Outras informações:
Professora de Ergonomia nos cursos de graduação em Fisioterapia, Engenharia de Produçao e Educação Física. Supervisora de estágio na área de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia. Orientadora de Trabalho de Concusão de Curso na área de Ergonomia.

2011 - Atual

Volkswagen do Brasil - Matriz

Vínculo: Fisioterapeuta convidado, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho/Ergonomista, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades e responsabilidades: 
	Análise Ergonômica do Trabalho (novos processos e produtos)
	Mapeamento e Gerenciamento de Riscos Ergonômicos 
	Gerenciamento de absenteísmo relacionados a doenças osteomusculares
	Análise ergonômica de novos processos e produtos
	Assistência Técnica Jurídica em Perícias relacionadas a doenças osteomusculares e Ergonomia
	Atendimento as normas de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho 
	Reabilitação Profissional (Programas de acompanhamento e realocação de empregados encaminhados do INSS) 
	Avaliação fisioterapêutica para análise da capacidade funcional 
	SIPAT
	Simulação Digital com foco nas melhorias ergonômicas e de Processos.
	Elaboração de projetos de saúde e ergonomia com foco na prevenção de Desconfortos osteomusculares
	Desenvolvimento de novos projetos corporativos na área de Ergonomia
	Aplicação da ferramenta ergonômica EAWS 
	Programas de Ergonomia com Foco na Otimização de Processos e Produção Enxuta
	Aplicação da Ergonomia no Sistema Lean Manufacturing
	Análise Ergonômica do Trabalho com foco na eliminação dos desperdícios da Produção.
	Elaboração e aplicação de treinamentos e palestras na área de ergonomia, prevenção e saúde ocupacional
	Elaboração de indicadores (KPIs) para gestão de riscos ergonômicos, doenças osteomusculares e absenteísmo
	Análise Ergonômica em alterações de produtos 
	Aplicação da Ergonomia com foco na qualidade do produto

2011 - 2011

Flextronics International Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho/Ergonomista

2010 - 2011

MM Optics

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho)Ergonomista

2007 - 2008

Rei Frango Abatedouro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades e responsabilidades: Elaboração de análise ergonômica do trabalho, gerenciamento de riscos ergonômicos, avaliação fisioterapêutica para análise da capacidade funcional no admissional, troca de função e demissional. elaboração de Planos de ação para implementação de melhorias ergonômicas em postos com riscos ergonômicos moderado/alto, gerenciamento de absenteísmo relacionados a doenças osteomusculares, Assistência Técnica Jurídica em Perícias relacionadas a doenças osteomusculares e Ergonomia, atendimento as normas de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho, reabilitação Profissional, SIPAT, Programas de conscientização ergonômica, aplicação de ferramentas ergonômicas: Moore Garg, EAWS, Suzanne Rodgers, NIOSH, Rula, Reba, Snoock&Ciriello, HAL, QEC, Plibel, Ocra, Rosa, KIM- movimentação carga, KIM-puxar e empurrar, Ergos- Carga Mental, NASA TLX e ICE e elaboração e aplicação de treinamentos e palestras na área de ergonomia, prevenção e saúde ocupacional

2007 - 2007

Gerdau - Aços especiais/SP

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho, Carga horária: 20

2007 - 2007

Kodak Brasileira Comércio e Indústria Ltda.

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho, Carga horária: 10

2007 - 2007

MWL Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho/Ergonomista, Carga horária: 10

2015 - Atual

Tecumseh do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ergonomista, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades e responsabilidades:
	 Análise Ergonômica do Trabalho com enfâse no WCM (World Class Manufacturing)
	 Ergonomia com foco no Pilar WO
	 Ergonomia com foco na redução dos desperdícios do Lean Manufacturing
	 Aplicação da Ergonomia como ferramenta na eliminação e/ou redução de MURI/MUDA e MURA
	 Mapeamento e Gerenciamento de Riscos Ergonômicos 
	 Ergonomia com foco na Otimização de processos e redução dos desperdícios da produção
	 Gerenciamento de absenteísmo relacionados a doenças osteomusculares
	 Análise ergonômica de novos processos e produtos
	 Aplicação da Ergonomia no ambiente Lean Manufacturing e WCM
	 Projetos de Ergonomia com foco na melhora da qualidade 
	 Aplicação da metodologia MTM para otimização de processo e melhorias ergonômicas
	 Ergonomia com foco na padronização da atividade
	 Ergonomia com foco na metodologia 5S
	 Assistência Técnica Jurídica em Perícias relacionadas a doenças osteomusculares e Ergonomia
	 Atendimento as normas de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho
	 Reabilitação Profissional
	 SIPAT
	 Programas de conscientização ergonômica
	 Aplicação de ferramentas ergonômicas: Moore Garg, Suzanne Rodgers, NIOSH, Rula, Reba, Snoock&Ciriello, HAL, QEC, Plibel, Ocra, Rosa, KIM- movimentação carga, KIM-puxar e empurrar, Ergos- Carga Mental, NASA TLX e ICE.
	 Análise Ergonômica e análise da carga de trabalho 
	 Ergonomia no âmbito logístico 
	 Análise Ergonômica em alterações de produtos e processos
	 Elaboração de políticas e premissas de ergonomia
	 Elaboração e aplicação de treinamentos e palestras na área de ergonomia, prevenção e saúde ocupacional

2019 - Atual

Faculdade Inspirar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Cargo: Professora no MBA em Gestão de QSMS: Gestão Integrada em Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Campinas /SP) e no curso de Pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho (São Paulo/SP)
Reporte: Coordenação da Pós-Graduação

Principais atividades e responsabilidades: Ministrar disciplina de Análise Ergonômica- prática, metodologias e ferramentas, no MBA em Gestão de QSMS: Gestão Integrada em Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (Campinas /SP) e ministrar a disciplina de Avaliação cinético funcional/análise do movimento humano na Pós Graduação em Fisioterapia do Trabalho em SP.

2020 - Atual

ErgoLEan - Ergonomia e Otimização de Processos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Técnica, Carga horária: 30

Outras informações:
Diretora Técnica da ErgoLean, empresa de consultoria e assessoria em Ergonomia e Otimização de Processos

2013 - Atual

1º Vara do Trabalho de São Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Perita na área de Ergonomia

Outras informações:
Reporte: Juíza do Trabalho
Principais atividades e responsabilidades: Realização de Perícias Ergonômicas para análise do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário- NTEP

2018 - Atual

Faculdade Método de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ergonomia

Outras informações:
Professora no curso de Pós-Graduação em Ergonomia

Principais atividades e responsabilidades: Ministrar disciplina de Patologias Ocupacionais, elaboração de fóruns e discussões sobre as principais patologias relacionadas ao trabalho, elaboração de programas e de prevenção e atuação da ergonomia na prevenção das doenças ocupacionais.

2008 - 2015

Prodergo- Assessoria e Consultoria em Ergonomia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ergonomista

Outras informações:
Principais atividades e responsabilidades: Elaboração de análise ergonômica do trabalho em diversas empresas do País: Flextronics, Ajinomoto, Bombardie, Ultragaz, Carrefour, Atacadão, Arcadis Logos e Randon)