Laryane Carvalho Lourenço da Silva

Terapeuta clínica na área de terapia corporal, psicomotricidade e musicoterapia. Coordenadora parceira e formadora do Curso em Gerontopsicomotricidade Somática do Instituto Anthropos de Psicomotricidade- RJ. Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formação clínica em Biossíntese pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese- SP e em psicomotricidade pelo Instituto Anthropos de Psicomotricidade- RJ, graduada em musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (2005).

Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A prática na Musicoterapia: uma reflexão a partir de um estudo etnográfico-musical, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Samuel Araújo

Especialização em andamento em Análise Psicorganica

2023 - Atual

Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica

Especialização em Gestos de Escrita como Prática de Risco

2020 - 2022

MEC. FACONNECT - A Casa Tombada
Título: Membranas de um Corpo a Escrever
Orientador: Angela Castelo Branco Teixeira e Mariana Galander

Especialização em Formação em terapeuta somático em Biossíntese

2018 - 2023

Instituto Brasileiro de Biossíntese
Título: A corpo contraído nos desafios espaço-tempo contemporaneos
Orientador: Cristina Coltro

Especialização em Psicomotricidade Somática

2010 - 2013

Instituto Anthropos de Psicomotricidade
Título: Memórias de um corpo em devir
Orientador: Daniel Benchimol

Graduação em musicoterapia

2002 - 2005

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário
Título: A Música na Musicoterapia como Reveladora de uma Subjetividade Coletiva
Orientador: Marcelo Santos

Formação complementar

2012 -

Psicomotricidade clínica. (Carga horária: 300h). , ANTHROPOS, ANTHROPOS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Transtornos do Espectro do Autismo. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

SILVA, L. C. L. ; NEVES, Júlia ; SANTANA, jucilan . MUSICOTERAPIA EXPRESSIVA: promovendo saúde dentro dos Centros Culturais. 2010. (Outro).

Participação em eventos

XI Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. Corpo e tempo: diálogos entre psicomotricidade e musicoterapia no envelhecimento. 2019. (Congresso).

X Encuentro Internacional Presencia de Paulo Freire.Educacíon Musical: una experiencia con niños discapacitados. 2018. (Encontro).

10 Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Música.A PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA: uma reflexão a partir de um estudo etnográfico musical. 2010. (Outra).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e VIII Jornada de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro.Auto de Natal: processo musicoterápico na performance de adolescentes com câncer. 2008. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Psico-oncologia e II Encontro Internacional de Psico-oncologia re cuidados paliativos. A EXPRESSÃO, A CONSTRUÇÃO E A ELABORAÇÃO PSÍQUICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2006. (Congresso).

VIII Fórum Paulista de Musicoterapia.A Musicoterapia num contexto educacional: uma nova perspectiva de atuação. 2006. (Outra).

XII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia- VI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e II Encontro Nacional de Docência em Musicoterapia.A EXPRESSÃO, A CONSTRUÇÃO E A ELABORAÇÃO PSÍQUICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2006. (Simpósio).

I Seminário de Musicoterapia da Clínica Social.Tecendo Redes de Relações para além do Espaço Terapêutico. 2005. (Seminário).

I Seminário de Musicoterapia da Clínica Social.Tecendo Redes de Relações para além do Espaço Terapêutico. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Miguez da Conceição

SILVA, L. C. L da; CAMPELLO, C. M.; SCHAEFER, K. S. E. A. B.. A Criação de Zonas de Indeterminação na Velhice a partir de Vivências Psicomotoras: memórias em movimento. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Psicomotora) - Colégio Pedro II.

Aluno: Diogo Gallindo Cursino

SILVA, L. C. L da; CHAGAS, M.; ALMEIDA, M. V. M.. Corpo-Som, Corpo-Criação: o movimento como mediador da relação musicoterapêutica na clínica da infância. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Musicoterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Glória Cristina de Araujo Chaves Goulart

SILVA, L. C. L da. A Musicoterapia como instrumento de comunicação com paciente autista: Relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em musicoterapia) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. C. L. . A prática da musicoterapia: um estudo etnográfico-musical. 0. ed. Londres: Novas Edições Acadêmicas, 2016.

  • Laryane Carvalho Lourenço da Silva . ARTIVISMO: rumo à invenção de novas formas sensíveis. In: Victória Rosa Silva; Richard Silva dos Santos; Fernando da Silva Mancebo; Waldenilson Teixeira Ramos. (Org.). Epistemes Inventivas frente aos Processos Contemporâneos de Subjetivação. 1ed.Formiga: Editora Real Conhecer, 2025, v. , p. 57-72.

  • Laryane Carvalho Lourenço da Silva . Como Continuar o humano?. In: Waldenilson T. Ramos. (Org.). Políticas de resistencia & os discursos de ódio: estudos e reflexões sobre um Brasil em disputa. 1ed.Alegrete: Editora TERRIED, 2024, v. , p. 48-67.

  • SILVA, L. C. L da . A musicoterapia num contexto educacional: perspectivas de atuação. Revista Brasileira de Musicoterapia, Curitiba, p. 117 - 143, 07 jul. 2011.

  • SILVA, L. C. L. . Simplesmente Terapeutas. Interfaces Musicais: jornal interdisciplinar de musicoterapia, p. 2 - 2, 01 set. 2004.

  • SILVA, L. C. L. . Melhor Previnir, que Remediar...como?. Interfaces Musicais: Jornal interdisciplinar de musicoterapia, p. 2 - 3, 01 nov. 2003.

  • SILVA, L. C. L da . QUEM CUIDA SE CUIDA- A MÚSICA APLICADA AOS CUIDADOS DE QUEM CUIDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. C. L da . Musicoterapia em Reabilitação no Município de Niterói e Adjacências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. C. L. . A Prática da Musicoterapia: uma reflexão a partir de um estudo etnográfico-musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. C. L. . Auto de Natal: processo musicoterápico na performance de adolescentes com câncer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, L. C. L. . A EXPRESSÃO, A CONSTRUÇÃO E A ELABORAÇÃO PSÍQUICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES COM CÂNCER. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. C. L da ; GUEDES, L. A. ; PEDROSO, P. . Corpo, Movimento e Educação nos Anos Iniciais. 2013. .

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    A Prática da Musicoterapia: uma reflexão a partir de um estudo etnográfico-musical., Descrição: A pesquisa apresenta o uso da música e do som na sociedade ocidental como forma de tratamento terapêutico, trazendo seus conceitos básicos, e como estes são inseridos dentro do pensamento de cura e saúde existentes nessa sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2009 - 2011

    A Prática da Musicoterapia: uma reflexão a partir de um estudo etnográfico-musical., Descrição: A pesquisa apresenta o uso da música e do som na sociedade ocidental como forma de tratamento terapêutico, trazendo seus conceitos básicos, e como estes são inseridos dentro do pensamento de cura e saúde existentes nessa sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Laryane Carvalho Lourenço da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Associação de Solidariedade à Criança Excepcional. , Rua Uarumã, 80, Higienópolis, 21050-660 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

2005 - 2007

Escola Especial Solange Drewx

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 8

2005 - 2007

Banco Real

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Educador Musical do Projeto Instituto Escola, Carga horária: 8

2005 - 2008

Casa Ronal MacDonald

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 5

2006 - 2008

Projeto Aprendiz da Prefeitura de Niterói

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Educador Musical, Carga horária: 8

2009 - 2011

Laboratório de Etnomusicologia- Escola de Música/UFRJ

Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

2011 - 2012

Centro de Atenção À Pessoa com Deficiência

Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: musicoterapeuta, Carga horária: 30

2011 - 2012

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 36

2013 - 2014

Instituto de Desenvolvimento em Atividades Sensoriais

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 10

2008 - 2014

Associação de Solidariedade à Criança Excepcional

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Associação de Solidariedade à Criança Excepcional.Linhas de pesquisa

2022 - Atual

Instituto Anthropos de Psicomotricidade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Formador no curso de Gerontopsicomotricidade, Carga horária: 16