Eliete Rabbi Bortolini
Possui graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo(1976), mestradopela Universidade de São Paulo(1983) e doutoradopela Universidade de São Paulo(1989). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Correlacao Intrafamilial, Distrofia Muscular Duchenne, Herdabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 23/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado
1985 - 1989
Universidade de São Paulo
Título: ESTIMATIVA DAS CORRELACOES INTRAFAMILIAIS E HERDABILIDADE DAS ENZIMAS CREATINO- CINASE (CK) E PIRUVATO-CINASE (PK) EM FAMILIAS COM AFETADOS POR DISTROFIAS TIPO DUCHENNE E TIPO BECKER.
Orientador: MAYANA ZATZ
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Correlacao Intrafamilial; Distrofia Muscular Duchenne; Herdabilidade.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.
Mestrado
1980 - 1983
Universidade de São Paulo
Título: PESQUISA SOBRE UMA POSSIVEL HETEROGENEIDADE GENETICA NA DISTROFIA DE DUCHENNE.,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: MAYANA ZATZ
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Distrofia Muscular Duchenne; Heterogeneidade Genetica; Retardo Mental.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.
Francês
Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
Organização de eventos
Rabbi-Bortolini, E . XI Jornada Científica FAESA. 2012. (Outro).
Rabbi-Bortolini, E . X Jornada Científica. 2011. (Outro).
Rabbi-Bortolini, E . IX Jornada Científica. 2010. (Outro).
Rabbi-Bortolini, E . VIII Jornada Científica. 2009. (Outro).
Rabbi-Bortolini, E . XI COMSAUDE. 2009. (Congresso).
Rabbi-Bortolini, E . VII Jornada Científica. 2008. (Outro).
Rabbi-Bortolini, E . VI Jornada Científica. 2007. (Congresso).
Rabbi-Bortolini, E . Comsaude. 2001. (Congresso).
Participação em eventos
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.Avanços no Conhecimento Científico - A História da Genética no ES. 2012. (Outra).
9 Fórum de Ética em Pesquisa Clínica. 2011. (Outra).
Capacitação do Sistema CEP-CONEP/CNS/MS.Implementação da Plataforma Brasil. 2011. (Oficina).
IX Jornada Científica.Aplicação de Células-tronco. 2010. (Outra).
Jornada Regional de Genética e Saúde.Células Tronco: perspectivas no tratamento de doenças. 2009. (Outra).
VIII Simpósio Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente. 2009. (Seminário).
8 Seminário de Educação Ambiental no Ensino Superior-Arcelor Mittal Tubarão.Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior - IES. 2008. (Seminário).
Forum Internacional de Inovação tecnológica. 2008. (Outra).
Forum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação-Região Sul e Sudeste.Qualidade na Educação Superior:aspectos teóricos-práticos e legais. 2008. (Outra).
I Simpósio de Genética e Biologia Molecular do Espírirto Santo.A História da Genética. 2008. (Simpósio).
Oficina de Living Labs. 2008. (Oficina).
Congresso de Ciência da Saúde. Células tronco e suas aplicações. 2007. (Congresso).
Congresso de Ciências da Saúde. Simpósio Células-tronco. 2007. (Congresso).
Congresso de Ciências da Saúde.Células-tronco. 2007. (Simpósio).
II Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo.O papel da mídia na mudança de cultura e de atitude para combater as mudanças climáticas. 2007. (Simpósio).
VI Jornada Científica FAESA.O Meio Am,biente e sua Interface com a Saúde Humana. 2007. (Outra).
6 Seminário de Meio Ambiente. 2006. (Seminário).
I Simpósio de Engenharia Ambiental. 2006. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa do Serviço de Orientação ao Exercício.A atuação da FAESA na Promoção da Saúde. 2006. (Seminário).
Simpósio de Biologia.Biologia Molecular e suas aplicações. 2003. (Simpósio).
A Clonagem e seus Reflexos Jurídicos.Implicações Genéticas e Psicológicas do Clone. 2002. (Seminário).
III Jornada Científica da FAESA,.Genética: Sua aplicação no melhoramento genético animal, vegetal e na saúde humana.. 2002. (Outra).
II Semana de Enfermagem do HPMES.Clonagem Humana. 2002. (Encontro).
II Simpósio de Genética do Espírito Santo.Clonagem. 2002. (Simpósio).
I Seminário de Iniciação Científica.A pesquisa e o universo acadêmico. 2002. (Seminário).
I Simpósio de Biologia da FAESA.Aplicação da Técnica de Biologia Molecular. 2002. (Simpósio).
Palestra.-Clonagem- A técnica e a bioética.. 2002. (Outra).
Semana de Formação Profissional.Biologia Molecular e Suas Aplicações. 2002. (Outra).
I Encontro Regional de Biologia.Biologia Molecular no Ensino Médio. 2001. (Encontro).
I Jornada Científica FAESA.Clonagem. 2001. (Outra).
II Semana de Medicina Veterinária- UVV.Biologia Molecular e suas Aplicações. 2000. (Outra).
I Simpósio de Genética Humana do Espírito Santo.Avanços da Biologia Molecular. 2000. (Simpósio).
Semana de BIologia.Biologia Molecular e Fibrose Cística. 2000. (Outra).
XLI Congresso Médico Estadual da AMES. Papel dos genes e ambiente no processo de envelhecimento celular. 2000. (Congresso).
Programa de Pós-Graduação em ciências fisiológicas.Controle Genético da Regulação Hormonal. 1999. (Outra).
46ª Reunião Anual da SBPC. O Gene e seu Mecanismo de Ação. 1994. (Congresso).
Participação em bancas
Rabbi-Bortolini, E. Avaliação dos danos genômicos em pacientes submetidos à hemodiálise após suplementação vitamínica. 2012 - Universidade Federal do Espirito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Mutações na Região Aminoterminal do Gene Col1A2 e a Manifestação da Osteogênese Imperfeita. 2011 - Universidade Federal do Espirito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Triagem de mutações no Gene Col1A1 em pacientes com Osteogênese Imperfeita. 2011 - Universidade Federal do Espirito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. - Estudo de prevalência de um novo vírus da família dos herpes (Human Herpes Virus 8, HHV8) em pacientes HIV positivos e negativos com Sarcoma de Kaposi. Adriana Machon Zago, Programa de Pós-Graduação em Estudo de prevalência de um novo vírus da família dos herpes (Human Herpes Virus 8, HHV8) em pacientes HIV positivos e negativos com Sarcoma de Kaposi. 1999. Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. -Baroreceptor reflex: function in hypertensive humans and tools for its molecular modulation in animals.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Triagem de Mutações de ponto no Gene da Distrofina pelo Método de SSCP.. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.
Rabbi-Bortolini, E. -Estudo de Mutações no Gene da Fibrose Cística em Indivíduos Normais e Afetados da População Brasileira.. 1995. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.
Rabbi-Bortolini, E. Convivência Familiar com Afetados por Distrofia Muscular de Duchenne: da comunicação do diagnóstico às estratégias de enfrentamento.. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. -Estudo Epidemiológico e molecular das Distrofias Musculares de Duchenne e Becker no Sul do Brasil - Implicações para o Aconselhamento Genético.. 1994. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Rabbi-Bortolini, E. -A Construção do Conhecimento no Cotidiano do Ensino de Ciências: Um Estudo de Caso.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Estudo dos Efeitos Cardiovasculares do Extrato Hidroalcoólico de Plantas do Gênero Solanum: Aspectos Fisio-farmacológicos e Citogenéticos.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. - Estudo Molecular do Gene CFTR em Pacientes com Fibrose Cística, Agenesia Congênita Bilateral de Vasos Deferentes e Pancreatite.. 2002. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.
Rabbi-Bortolini, E. Primiros socorros: a influência da educação em saúde para a melhoria da qualidade da assistência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas São Pedro - AEV/FAESA.
SILVA, A. B.;Rabbi-Bortolini, E. Análise Molecular da Mutação 35delG no Gene GJB2 em Portadores de Deficiência Auditiva Não-Sindrômica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro-FAESA.
Rabbi-Bortolini, E. Rastreamento da deleção D13S1830 no gene GJB6 em portadores de deficiêncai auditiva não-sindrômica que apresentam genótipos normais ou heterozigotos para mutação 35delG/GJB2. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.
Rabbi-Bortolini, E. Análise Molecular da Mutação 35 delG no gene GJB6 em portadores de deficiência auditiva pré-lingual não-sindrômica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.
Edson Antonio Romagna;Rabbi-Bortolini, E. Frequência da hemoglobina S em doadores de sangue do centro de hemoterapia e hematologia Dr. Marcos Daniel Santos (HEMOES), Vitória, ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro - AEV/FAESA.
DEBARRY, R. B.; MATTA JUNIOR, W. J. A.;Rabbi-Bortolini, E. Genômica Comparativa de via biossintética de purinas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Vila Velha.
Rabbi-Bortolini, E. Análise da Proporção Sexual de Portadores da Síndrome de Down em Vitória/ES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro - AEV/FAESA.
Rabbi-Bortolini, E. Possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional junto à criança com Distrofia Muscular de Duchenne. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Saúde e Meio Ambiente- FAESA.
Rabbi-Bortolini, E. Estudos Citogenéticos em Marsupiais e Roedores da Mata Atlântica, Município de Santa Teresa, Espírito Santo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Professor. 2003. Faculdade de Saúde e Meio Ambiente - FAESA.
Rabbi-Bortolini, E. Professor Adjunto I. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Professor Adjuntode Biologia Molecular. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Professor Assistente na área de Biologia Geral, Genética e Evolução,. 1993. Universidade Federal do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. 2008. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre.
Rabbi-Bortolini, E. Reconheciemnto do Curso de Biomedicina. 2007. Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.
Rabbi-Bortolini, E. Comitê de Especialistas do Edital FAPES pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde PPSUS. 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.
Rabbi-Bortolini, E. Prêmio Jovem Investigador. 2009. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Rabbi-Bortolini, E. Prêmio Ecologia. 2009. Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Rabbi-Bortolini, E. Prêmio Nutrição. 2007. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Rabbi-Bortolini, E. Temas Livres/ Posteres. 2007. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Rabbi-Bortolini, E. Consultora Ad Hoc - análise de projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação. 2007. Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.
Orientou
A Construção do Conhecimento no Cotidiano do Ensino de Ciências; 1990; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Estudo Comparativo das Técnicas de MLPA e Cariótipo em Recém-Nascidos com Suspeita de Anomalias Congênitas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro - AEV/FAESA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Frequência da Hemoglobina S em Doadores de Sangue do centro de Hemoterapia e hematologia Dr; Marcos Daniel Santos (HEMOES), Vitória - ES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas de São Paulo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Composição de um Banco de DNA de Pacientes com Obesidade e Estudo do Polimorfismo 45TG no Gene da Adiponectina; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro - FAESA, Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Composição de um Banco de DNA de Pacientes com Obesidade e Estudo do Polimorfismo 45TG no Gene da Adiponectina; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro - FAESA, Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Efeito do Aconselhamento Genético em Famílias com Afetados por Distrofia Muscular de Duchenne e Becker no Espírito Santo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Saúde e Meio Ambiente - FAESA; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
- Estudo dos Sistemas Sangüíneos ABO e Rh e da Mutação F508 em Indígenas do Norte do Espírito Santo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
- Estudo Citogenético de Cromossomos Marcadores; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Fibrose Cística- Mutações gênicas e manifestações clínicas; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Estudo da mutação delta F508 em pacientes que vieram a óbito com clínica sugestiva de Fibrose Cística, e da mutação G542X em pacientes com Fibrose Cística; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Detecção das mutações G542X, G551D e R553X em pacientes com fibrose cística em Vitória-ES; ; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Mutação DF508 em pacientes com Fibrose Cística em Vitória-ES; ; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Mutação DF508 em indivíduos normais na população do Espírito Santo; ; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Detecção de heterozigotos do gene da Fibrose Cística na população normal do Espírito Santo; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Detecção de heterozigotos do gene da Fibrose Cística na população normal do Espírito Santo; ; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Estudo de deleções em nível de DNA em pacientes com distrofia muscular de Duchenne (DMD) e Becker (DMB); ; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Detecção precoce da Fibrose Cística através de estudo molecular e dosagem de eletrólitos no suor em Vitória - ES; ; 1983; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliete Rabbi Bortolini;
Produções bibliográficas
-
FARIA, ÁGATHA CRISTHINA ; RABBI-BORTOLINI, ELIETE ; REBOUÇAS, MARIA R. G. O. ; PEREIRA, ANDRÉIA L. A. DE S. THIAGO ; FRASSON, MILENA G. TONINI ; ATIQUE, RODRIGO ; LOURENÇO, NAILA CRISTINA V. ; ROSENBERG, CARLA ; KOBAYASHI, GERSON S. ; PASSOS-BUENO, MARIA RITA ; ERRERA, FLÁVIA IMBROISI VALLE . Craniosynostosis in 10q26 deletion patients: A consequence of brain underdevelopment or altered suture biology?. American Journal of Medical Genetics. Part A , v. 107, p. n/a-n/a, 2015.
-
2011 Cordeiro-Silva, M.F. ; BARBOSA, A. ; Marília Santiago ; Provetti, M. ; Dettogni, R. S. ; tovar, T.T ; Rabbi-Bortolini, E ; Louro, I. D. . Mutation analysis of GJB2 and GJB6 genes in Southeastern Brazilians with hereditary nonsyndromic deafness. Molecular Biology Reports , v. -, p. Online first-Online first, 2011.
-
2010 Cordeiro-Silva, M.F. ; SILVA, A. B. ; Marília Santiago ; Provetti, M. ; Rabbi-Bortolini, E . preval~encias das mutações 35delG/GJB2 e del(GJB6-D13S1830) em portadores de surdez não-sindrômica na população do espírito Santo-Brasil. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) , v. 76, p. 428-432, 2010.
-
1998 Rabbi-Bortolini, E ; BERNARDINO, A. L. F. ; FERRI, A. ; ZATZ, M. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; LOPES, A. L. . Sweat Electolyte and Analysis of Cystic Fibrosis Mutations Allows Early Diagnosis in Brazilian Children with Clinical Sign Compatible with Cystic Fibrosis. American Journal of Medical Genetics , v. 73, p. 288-290, 1998.
-
1996 Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, M. M. ; B.R., M. . Distrofia Muscular de Becker. Relato de caso e revisão de literaratura.. Acta Fisiátrica , Brasil, v. 3, n.3, p. 18-23, 1996.
-
1995 Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; SILVA, C. R. M. ; SILVA, D. M. . O Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista Raízes e Rumos , Brasil, v. 4, p. 4-9, 1995.
-
1994 Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, G. C. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. ; TAKATA, R. . Deleções no gene das distrofias musculares de Duchenne e Becker em Vitória-ES. Revista do IEEE América Latina , Brasil, v. 1, p. 76-81, 1994.
-
1991 Rabbi-Bortolini, E ; DALCOLETTO, G. M. D. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. ; VAINZOF, M. ; RAPAPORT, D. . Estimate of the intrafamilial correlation for serum creatine kinase and pyruvate kinase in females at risk for Duchenne and Becker muscular distrophies. Human Heredity. International Journal of Human and Medical Genetics , Estados Unidos, v. 40, p. 370-378, 1991.
-
1991 Rabbi-Bortolini, E ; ZATZ, M. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; VAINZOF, M. ; RAPAPORT, D. . Serum creatine-kinase (CK) and pyruvate-kinase(PK) activities in Duchenne(DMD) as compared with Becker(DMB) muscular dystrophy. Journal of Neurological Science , USA, v. 102, p. 190-196, 1991.
-
1990 Rabbi-Bortolini, E ; ZATZ, M. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; RAPAPORT, D. ; PAVANELLO, M. R. . Screening of deletions inthe dystrophin gene with the cDNA probes Cf23a; Cf56a e Cf115. Journal of Medical Genetics , USA, v. 27, n.3, p. 145-150, 1990.
-
1988 ZATZ, M. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; Rabbi-Bortolini, E ; VAINZOF, M. ; RAPAPORT, D. ; ROCHA, J. M. L. ; PAVANELLO, M. R. . Serum Cretine-Kinase And Pyruvate-Kinase Levels In Females Of Different Racial Background At Risk For Duchenne Muscular Dystrophy.. REVISTA BRASILEIRA DE GENETICA, v. 11, n.3, p. 761-768, 1988.
-
1987 Rabbi-Bortolini, E ; ZATZ, M. . Duchenne Muscular Dystrophy:Comparison Among Different Racial Groups.. AMERICAN JOUNAL MEDICAL GENETICS, USA, v. 28, p. 925-929, 1987.
-
1986 Rabbi-Bortolini, E ; ZATZ, M. . Investigation On Genetic Heterogeneity In Duchenne Muscular Dystrophy.. AMERICAN JOURNAL MEDICAL GENETICS, v. 24, p. 111-117, 1986.
-
1986 Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, D. M. ; CHEQUER, R. S. ; VIANNA-MORGANTE, A. M. ; ZATZ, M. . Duchenne Muscular Dystrophy In A Girl With A 45, X/46,Xx/47,Xxx Chromosome Constitution.. AMERICAN JOURNAL MEDICAL GENETICS, USA, v. 25, p. 239-243, 1986.
-
1983 ZATZ, M. ; PASSOS, M. R. ; Rabbi-Bortolini, E . Distrofia Muscular Progressiva Tipo Duchenne - Progressos Recentes.. CIENCIA E CULTURA, v. 35, p. 562-566, 1983.
-
1983 ZATZ, M. ; PASSOS, M. R. ; Rabbi-Bortolini, E . Serum Pyruvate -Kinase (Pk) Activity During Pregnancy In Potencial Carriers For Duchenne Muscular Dystrophy.. AMERICAN JOURNAL MEDICAL GENETICS, v. 15, p. 149-151, 1983.
-
1979 PEREIRA, F. E. L. ; Rabbi-Bortolini, E ; CARNEIRO, J. L. A. ; SILVA, C. R. M. . Abo Blood Groups And Hepatosplenic Form Of Schistosomiases Mansoni.. TRANSLOCATIONS ROYAL SOCIETY TROPICAL MEDICINE HYGIENE, v. 73, n.2, p. 238-0, 1979.
-
Rabbi-Bortolini, E . Fundação de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Informativo FAESA, Vitória, p. 02 - 02, 30 jun. 2005.
-
Rabbi-Bortolini, E . Avaliação do ensino superior. Informativo FAESA, Vitória, 20 out. 2004.
-
Rabbi-Bortolini, E . Genética. Avanços e Perspectivas. In: X Seminário Nacional de Educação e Superdotação, 1995, Vitória. Anais do X Seminário Nacional de Educação e Superdotação, 1995. v. 1. p. 166-169.
-
Rabbi-Bortolini, E . Distrofia Muscular de Duchenne Com Evolucao Benigna Em Um Paciente Com Deficiencia de Hormonio de Crescimento.. In: III JORNADA BRASILEIRA DE MOLESTIAS MUSCULARES., 1981. SAO PAULO, SP. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E ; VAINZOF, M. ; PASSOS-BUENO, M. R. . Distrofia Muscular de Duchenne Com Evolucao Benigna Em Um Paciente Com Deficiencia de Hormonio de Crescimento.. In: III JORNADA BRASILEIRA DE MOLESTIAS MUSCULARES., 1981, São Paulo. III Jornada Brasileira de Moléstias Musculares, 1981.
-
FRAGOSO, A. X. ; ERRERA, F. I. V. ; Rebouças, M.R.G.O. ; Wanderley, H.Y.C. ; Pereira, A.L.A.S.T. ; Rodrigues, M. C. de S. ; NEVES, G. H. E. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; Rabbi-Bortolini, E . Estudo comparativo de MLPA e cariótipo em recém-nascidos com suspeita de anomalias congênitas. In: 7th International Meeting of Child and Adolescent Health, 2016, Vitória. Proceedings abstracts 7th International Meeting of Child and Adolescents and Journal of Human Growth and Development 2016, 2016. p. 131-S.201.
-
MARCARINI, B. G. ; BARCELLOS FILHO, F. N. ; Rodrigues, M. C. de S. ; Wanderley, H.Y.C. ; MAIA, V. L. ; Pereira, A.L.A.S.T. ; MARTINS, S. W. ; FRAGOSO, A. X. ; Rabbi-Bortolini, E ; ERRERA, F. I. V. . Exposição parental a agrotóxicos e alta incidência de anomalias congênitas. In: 7th International Meeting of Child and Adolescent Health, 2016, Vitória. Proceedings abstracts 7th International Meeting of Child and Adolescents and Journal of Human Growth and Development, 2016. p. S 203-S 203.
-
TOGNERI, R. M. ; Pereira, A.L.A.S.T. ; Wanderley, H.Y.C. ; Rebouças, M.R.G.O. ; Maia, V.L. ; Rodrigues, M. C. de S. ; Bueno, L.S.M. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ERRERA, F. I. V. ; Rabbi-Bortolini, E . Incidência de microcefalia e anomalias congênitas associadas em recém-nascidos. In: 7th International Meeting of Child and Adolescent Health, 2016, Vitória. Proceedings abstracts 7th International Meeting of Child and Adolescents and Journal of Human Growth and Development, 2016. p. S 227-S 227.
-
DIVINO, B. S. ; FRAGOSO, A. X. ; Wanderley, H.Y.C. ; Pereira, A.L.A.S.T. ; Rebouças, M.R.G.O. ; Neves, G.H. ; MARTINS, S. W. ; Rabbi-Bortolini, E ; ERRERA, F. I. V. . Antibióticos na gravidez e anomalias congênitas. In: 7th International Meeting of Child and Adolescent Health, 2016, Vitória. Proceedings abstracts 7th International Meeting of Child and Adolescents and Journal of Human Growth and Development, 2016. p. S 228-S 228.
-
COSTA, R. B. ; BATISTA, F. R. ; Pereira, A.L.A.S.T. ; Maia, V.L. ; Wanderley, H.Y.C. ; Bueno, L.S.M. ; MARTINS, S. W. ; Neves, G.H. ; Rabbi-Bortolini, E ; ERRERA, F. I. V. . Congenital anomalies in newborns of mothers who reported crack abuse during pregnancy. In: 7th International Meeting of Child and Adolescent Health, 2016, Vitória. Proceedings abstracts 7th International Meeting of Child and Adolescents and Journal of Human Growth and Development, 2016. p. S 237-S 237.
-
Dettogni, R. S. ; Cordeiro-Silva, M.F. ; BARBOSA, A. ; Marília Santiago ; Provetti, M. ; Rabbi-Bortolini, E ; Louro, I. D. . Analysis of mutations in GJB2 and GJB6 genes in Brazilian patients with genetic deafness. In: 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá/SP. Resumos do 56º Congresso Brasileiro de Genética, 2010. p. 340-340.
-
Rabbi-Bortolini, E ; Cordeiro-Silva, M.F. . Detecção da mutação 35del G no gene GJB2 em pacientes com surdez congênita na população da Grande Vitória-ES. In: VI Jornada Científica, 2007, Vitória. Anais da VII Jornada Científica, 2007. v. 1.
-
ROSSETO, A. S. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; Rabbi-Bortolini, E ; ERRERA, F. I. V. . Estudo do SNP45T>G no gene da adiponectina em pacientes obesos de Vitória - ES. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética, 2006, Foz do Iguaçu. Anais da Revista Brasileira de Genética, 2006. p. 135-135.
-
Cordeiro-Silva, M.F. ; PERRONE, A. M. S. ; REBOUÇAS, M.R.G.O. ; SOUZA, D.H. ; Rabbi-Bortolini, E ; MORETTI-FERREIRA, D. . Heterogeneidade clínica em portadores de Inv Dup (15) (pter q24::q24 pter). In: 16º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2004, Belém/PA. Resumos 16º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2004.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; Tironi, M.J . Detecção das mutações G542X, G551D e R553X em pacientes com Fibrose Cística em Vitória, ES. In: Revista, 2004, Vitória - ES. FACITEC- Ciência e Tecnologia em Vitória, 2004. p. 85-85.
-
Rabbi-Bortolini, E . Estudo da Mutação Delta F508 em Ameríndios da Região Norte do Espírito Santo. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2002.
-
Cordeiro-Silva, M.F. ; PERRONE, A. M. S. ; REBOUÇAS, M.R.G.O. ; SOUZA, D.H. ; Rabbi-Bortolini, E ; MORETTI-FERREIRA, D. . Segregação em 3 gerações de um IDIC 15 associado a abortamentos de repetição. In: 14º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto/SP. 14º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2002.
-
Rabbi-Bortolini, E . Avaliação clínica e molecular de pacientes com suspeita clínica de fibrose cística atendidos pelo Serviço de Aconselhamento Genético na UFES. In: I Jornada Científica FAESA, 2001, Vitória. Anais da I Jornada Científica FAESA. Vitória: FAESA, 2001. v. 01. p. 6-6.
-
Rabbi-Bortolini, E . Isocromossomo 15 dicêntrico: relato de um caso. In: I Jornada Científica FAESA, 2001, Vitória. Anais da I Jornada Cientpifica FAESA. Vitória: FAESA, 2001. v. 01. p. 8-9.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LEITE, A. V. ; SILVA, W. R. . Estudo da Mutação Delta F508 em pacientes que vieram a obito com clínica sugestiva de Fibrose Cística. In: Estudo da Mutação Delta F508 em pacientes que vieram a obito com clínica sugestiva de Fibrose Cística, 2000, Äguas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2000. v. 23. p. 616-617.
-
Rabbi-Bortolini, E ; PAES, M. F. ; PINTO, E. M. ; LOPES, A. L. ; BERNARDINO, A. L. F. ; BUSATO, V. C. W. ; PERRONE, A. M. S. ; LEITE, A. V. . Estudo molecular em 2.441 pacientes com suspeita clínica de Fibrose Cística atendidos pelo Serviço de Aconselhamento genético da UFES. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2000. v. 23. p. 616-616.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LEITE, A. V. ; BERNARDINO, A. L. F. ; LOPES, A. L. ; ZATZ, M. . Estudo molecular em pacientes com fibrose cística do pâncreas: técnicas de SSCP e heteroduplex.. In: I SEPES e XVI SIPUFES, 1999, Vitória. Resumos do I SEPES e XVI SIPUFES, 1999. v. 1. p. 75-75.
-
Rabbi-Bortolini, E ; BERNARDINO, A. L. F. ; LOPES, A. L. . Correlação entre a mutação R334W e quadro clínico em pacientes com fibrose cística do pâncreas. In: VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, VIII Jornada Brasileira de Fibrose Cística e I Jornada Respiratória em Pediatria, 1999, Salvador. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, VIII Jornada Brasileira de Fibrose Cística e I Jornada Respiratória em Pediatria, 1999.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LEITE, A. V. ; BERNARDINO, A. L. F. ; LOPES, A. L. . Detecção das mutações G542X, G551D e R553X em pacientes com fibrose cística em Vitória, ES. In: Detecção das mutações G542X, G551D e R553X em pacientes com fibrose cística em Vitória, ES, 1998, Caxambu. Genetics and Molecular Biology, 1998. v. 21. p. 338-338.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; FERRI, A. ; BERNARDINO, A. L. F. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. . Importância de eletrólito no suor e mutação gênica na detecção precoce da Fibrose Cística. In: VII Congresso Brasileiro de Pneumologia e VII Jornada Brasileira de Fibrose Cística, 1997, Blumenau. J. Pneumologia, 1997. v. 23. p. 14-14.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; MARTINS, S. ; LEITE, A. V. . O serviço de Fibrose Cística em Vitória-ES. In: VII Congresso Brasileiro de Pneumologia e VII Jornada Brasileira de Fibrose Cística, 1997, Blumenau. Jornal de Pneumologia, 1997. v. 23. p. 31-31.
-
Rabbi-Bortolini, E ; VENTURINI, D. D. ; LOPES, A. L. . Mutação DF508 em pacientes com Fibrose Cística em Vitória-ES. In: 42º Congresso Nacional de Genética, 1996, Caxambú. Revista Brasileira de Genética, 1996. v. 17. p. 157-157.
-
Rabbi-Bortolini, E ; NOGUEIRA, G. C. ; CUNHA, C. B. ; PAULA, F. . Mutação DF508 em indivíduos normais na população do Espírito Santo. In: Congresso Nacional de Genética, 1996, Caxambú. Congresso Nacional de Genética, 1996. v. 17. p. 156-156.
-
Rabbi-Bortolini, E ; CUNHA, C. B. ; PAULA, F. ; LOPES, A. L. . Detecção de heterozigotos do gene da Fibrose Cística na população normal do Espírito Santo.. In: SBPC, 1995, Salvador. Resumos da SBPC, 1995. v. G1.6. p. 703-703.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; BERNARDINO, A. L. F. ; FERRI, A. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. . Mutações DF508 em indivíduos com sinais clínicos sugestivos de Fibrose Cística.. In: 42º Congresso Nacional de Genética Humana, 1995, Caxambú. Revista Brasileira de Genética, 1995. v. 17. p. 133-133.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; BERNARDINO, A. L. F. ; FERRI, A. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. . Correlação entre mutações no gene da Fibrose Cística, quadro clínico e eletrólito no suor.. In: 40º Congresso Brasileiro de Genética, 1994, Caxambú. Revista Brasileira de Genética, 1994. v. 17. p. 171-171.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. L. ; BERNARDINO, A. L. F. ; FERRI, A. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. . Correlação entre mutações no gene da Fibrose Cística, quadro clínico e eletrólito no suor.. In: 40º Congresso Brasileiro de Genética, 1994, Caxambu. Revista Brasileira de Genética, 1994. v. 17. p. 171-171.
-
Rabbi-Bortolini, E ; FERRI, A. ; BERNARDINO, A. L. F. ; LOPES, A. L. ; LOURO, I. D. . Detecção precoce da Fibrose Cística através de estudo epidemiológico em Vitória - ES. In: SBPC, 1994, Vitória. Resumos da 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994. v. G.1.6. p. 808-808.
-
Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, D. M. ; VIEIRA, V. L. F. . Distrofia muscular com contraturas. Emery-Dreifuss ou Cinturas com Contraturas?. In: Congresso Brasileiro de Genética, 1993, Caxambu. Revista Brasileira de Genética, 1993. v. 16. p. 94-94.
-
Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, G. C. ; ASTOLFI FILHO, S. . Construção de um vetor de seleção de promotores (VSP) através de técnicas de engenharia genética. In: Construção de um vetor de seleção de promotores (VSP) através de técnicas de engenharia genética, 1992, Vitória. Anais do XI Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da UFES, 1992. v. 1. p. 221-221.
-
Rabbi-Bortolini, E ; LOPES, A. ; PERRONE, A. M. S. ; SILVA, G. C. ; BRITO, L. O. . Detecção de heterozigotas em distrofia muscular de Duchenne através da dosagem das enzimas séricas CK e PK.. In: Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da UFES, 1992, Vitória. Anais do XI Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da UFES, 1992. v. 1. p. 225-225.
-
Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, G. C. ; RAPAPORT, D. ; DALCOLETTO, G. M. D. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; ZATZ, M. . Estudo comparativo da estatura em pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne e pacientes com retardo mental.. In: Congresso Latino Americano de Genética, 1992, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Genética, 1992. v. 15. p. 131-131.
-
Rabbi-Bortolini, E ; SILVA, G. C. ; PASSOS-BUENO, M. R. ; LOPES, A. ; ZATZ, M. ; BRITO, L. O. . Estudo de deleções em nível de DNA em pacientes com distrofia muscular de Duchenne (DMD) e Becker (DMB). In: Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da UFES, 1992, Vitória. Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da UFES, 1992. v. 1. p. 230-230.
-
Rabbi-Bortolini, E ; PASSOS-BUENO, M. R. ; VAINZOF, M. ; ZATZ, M. . Diferenças no padrão de deleção molecular em casos isolados e familiais de distrofia de Duchenne (DMD) através de técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). In: Congresso Brasileiro de Genética, 1991, São Paulo. Revista Brasileira de Genética, 1991. v. 14. p. 157-157.
-
Rabbi-Bortolini, E . Estimativa das Correlacoes Intrafamiliais das Enzimas Creatino-Quinase (Ck) e Piruvato-Qquinase (Pk) Em Familias Com Afetados Por Distrofias Tipo Duchenne (Dmd) e Tipo Becker (Dmb).. In: RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1989. FORTALEZA, CE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Estimativa da Herdabilidade das Enzimas Creatino-Cinase (Ck) e Piruvato-Cinase (Pk) Em Familias Com Afetados Por Distrofias Tipo Duchenne (Dmd) e Tipo Becker (Dmd).. In: RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1989. FORTALEZA, CE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Atividade das Enzimas Creatino-Cinase (Ck) e Piruvato-Cinase (Pk) Durante A Gravidez Em Mulheres Normais.. In: RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1989. FORTALEZA, CE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Estudo de Fragmento de Restricao Em Portadoras Possiveis e Certas Quantos Ao Gene da Distrofia de Duchenne (Dmd) e Becker (Dmb).. In: RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1989. FORTALEZA, CE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Padroes de Delecoes do Dna Observados Com As Sondas Cf 23 A Cf 56 A Em Afetados Por Distrofia Tipo Duchenne (Dmd) e Tipo Becker (Dmb).. In: RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1989. FORTALEZA, CE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Atividade das Enzimas Creatino-Cinase (Ck) e Piruvato-Cinase (Pk) Durante A Gravidez Em Mulheres Normais.. In: SBPC, 1989, Fortaleza. RESUMO DA XLI REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1989.
-
Rabbi-Bortolini, E . Efeito Racial Nos Niveis Sericos da Enzima Creatino-Quinase (Ck) e Piruvato - Quinase (Pk) Em Heterozigotas Quanto Ao Gene da Distrofia Muscular de Duchenne; Implicacoes Na Deteccao de Portadoras.. In: RESUMO DA XL REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1988. SAO PAULO, SP.. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Atividade das Enzimas Creatino-Quinase (Ck) e Piruvato-Quinase (Pk) Em Mulheres Controles Em Vitoria-Es.. In: ANAIS DO IV SEMINARIO INTERNO DE PESQUISA DA UFES, 1985. VITORIA, E.S.. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Atividade da Piruvato-Quinase (Pk Durante A Gravidez Em Portadoras do Gene da Distrofia Muscular de Duchenne.. In: RESUMOS DA XXXIV REUNIAO DA SBPC., 1984. CAMPINAS, S.P.. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Efeito do Aconselhamento Genetico Na Distrofia de Duchenne (Dmd).. In: RESUMO DA XXXV REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1983. BELEM, PA. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Estudo das Enzimas Creatino-Quinase (Ck) e Piruvato-Quinase (Pk) Em Pacientes Com Distrofia Facio-Escaputo-Umeral.. In: RESUMO DA XXXIV REUNIAO ANUAL SBPC, 1982. CAMPINAS, SP. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Associacao Entre Distrofia Muscular de Duchenne e Coagulopatia.. In: RESUMO DA XXXIV REUNIAO ANUAL DA SBPC., 1982. CAMPINAS, SP.. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Importancia da Enzima Piruvato-Quinase (Pk) Para Diagnostico da Sindrome Ome Muscular Facio-Escaputo-Umeral.. In: RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 1982. RECIFE, PE. p. 0-0.
-
Rabbi-Bortolini, E . Seguimento e Avaliacao dos Niveos Enzimaticos Em Meninas Possiveis Heterozigotas Quanto Ao Gene da Dmd.. In: RESUMO DA XXXIII ANUAL SBPC, 1981. SALVADOR - BAHIA - BRASIL. p. 0-0.
-
Cordeiro-Silva, M.F. ; Rabbi-Bortolini, E . Mutation analysis of GJB2 and GJB6 genes in Southeastern Brazilians with hereditary nonsyndromic deafness. Molecular Biology Reports , 2010.
-
Rabbi-Bortolini, E . Revista Científica FAESA. Vitória-ES: Sistema FAESA de Educação, 2009 (Periódico).
-
Rabbi-Bortolini, E . Revista de Extensão e Pesquisa. Vitória-ES: FAESA, 2009 (Revista).
-
Rabbi-Bortolini, E . Revista Científica FAESA. Vitória-ES: Sistema FAESA de Educação, 2008 (Periódico).
-
Rabbi-Bortolini, E . Revista de Extensão e Pesquisa. Vitória-ES: FAESA, 2008 (Revista).
-
Rabbi-Bortolini, E . Revista Científica FAESA. Vitória - ES: Sistema FAESA de Educação, 2007 (Periódico).
Outras produções
Rabbi-Bortolini, E . Terapia com Células Tronco - III Congresso de Ciências da Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Rabbi-Bortolini, E . Terapia com Células Tronco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Rabbi-Bortolini, E . Filosofia do 5S's. 2006 (Curso) .
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
Caracterização Clínica e Epidemiológica das Anomalias Congênitas nas Maternidades de Dois Hospitais-Escolas do Município de Vitória ? ES, Descrição: O projeto tem como finalidade a caracterização clínica e epidemiológica das anomalias congênitas no estado do Espírito Santo, por meio da avaliação clínica, de acordo com protocolo estabelecido (em anexo), de recém-nascidos nas maternidades de dois Hospitais- escolas do município de Vitória, a do Hospital da Santa casa de Misericórdia e do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM/UFES) por um período de doze meses, desde que consentido pelos pais da criança, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliete Rabbi Bortolini - Coordenador / M. R. PASSOS-BUENO - Integrante / Sandra Martins - Integrante / Iuri Drumont Louro - Integrante / Flavia Imbroisi Valle Errera - Integrante / Andrea Lube Antunes de S.Thiago Pereira - Integrante / Hector Yuri Conti Wanderley - Integrante / Larissa Souza Mario Bueno - Integrante / Maria do Carmo de Souza Rodrigues - Integrante / Maria Regina Galveas Oliveira Rebouças - Integrante / Vera Lucia Maia - Integrante / Sony de Freitas Itho - Integrante / Milena Tonini Franon - Integrante / Geisa Hossokama Neves - Integrante / Roberto de S.Thiago Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro / Programa Pesquisa para o SUS - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2010
Identificação de mutações nos genes GJB6 e GJB2 em deficiente auditivo nâo-sindrômico - financiado pela FAPES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliete Rabbi Bortolini - Coordenador.
-
2005 - 2009
Polimorfismo no gene da adiponectina e o risco de diabetes tipo 2 em pacientes obesos da população de Vitória - ES - financiado pelo FACITEC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliete Rabbi Bortolini - Coordenador.
Prêmios
2016
Exposição parental a agrotóxicos e alta incidência de anomalias congênitas - Menção Honrosa, 7th International Meeting of Child and Adolescent Health.
2009
Certificado de Honra ao Mérito, Conselho Regional de Biologia - 2a. Região - RJ/ES.
1997
O Serviço de Fibrose Cística em Vitória, ES, Sociedade Brasileira de Pneumologia.
1995
Serviço de Aconselhamento Genético, UFES.
1993
XII SIPUFES - Iniciação Científica, UFES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Associação Educacional de Vitória, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente. , Rodovia Serafim Derenzi, 3115, Inhanguetá, 29032060 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 21224570, Fax: (27) 21224570, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2013
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2007
Direção e administração, Faculdades Integradas São Pedro, .,Cargo ou função, Coordenação de Extensão e Pesquisa.
-
02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades Integradas São Pedro, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Científica FAESA.
-
12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Integradas São Pedro, .,Linhas de pesquisa
-
03/2004
Direção e administração, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Diretora.
-
02/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Humana
-
08/1999
Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde de Vitória, .,Cargo ou função, Ensino de Graduação.
-
08/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Saúde e Meio Ambiente, .,Linhas de pesquisa
-
08/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Saúde e Meio Ambiente, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente.,Atividade realizada, Consultora ad hoc da FAPESP.
-
08/2001 - 02/2004
Direção e administração, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Vice-Direção.
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética e Evolução
-
02/2001 - 08/2001
Direção e administração, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Coordenadora de curso.
-
02/2001 - 07/2001
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/1999 - 07/2001
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia, Histologia e Embriologia Gerais, Genética e Evolução
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia
1977 - 1988
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2004 - 05/2004
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
04/2003 - 05/2003
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
04/2002 - 05/2002
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
10/2001 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Saúde e Meio Ambiente-FAESA, Faculdade de Saúde e Meio Ambiente-FAESA.,Atividade realizada, Coordenadora da IV COMSAÚDE, financiado pelo CNPq/FACITEC.
-
08/1996 - 10/2000
Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais.
-
08/1999 - 11/1999
Treinamentos ministrados , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Pró-Ciências - Formação Continuada para Professores do Ensino Médio
-
04/1998 - 04/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Comissão Coordenadora do Vestibular.
-
04/1997 - 04/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Representante da UFES no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura.
-
02/1996 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Biomédico, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética do Centro Biomédico.
-
04/1988 - 08/1998
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
08/1977 - 04/1998
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1977 - 04/1998
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Evolução, Fundamentos de Engenharia Genética, GENETICA E EVOLUCAO; GENETICA GERAL., Genética Médica, Tópicos em Genética, Tópicos em Saúde
-
08/1997 - 10/1997
Ensino, Doenças Infecciosas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
03/1997 - 06/1997
Ensino, Biologia Vegetal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
05/1997 - 05/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Seleção de Projetos Integrados da Região Nordeste - CNPq/UFES.
-
12/1995 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Vice-Presidente da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo.
-
08/1996 - 11/1996
Treinamentos ministrados , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Implementação da Proposta Curricular de Biologia do Ensino de 2º Grau, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do Espírito Santo, em Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim,
-
05/1996 - 05/1996
Treinamentos ministrados , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Pró-Ciências - Formação Continuada para Professores de Ensino Médio
-
02/1992 - 02/1996
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Membro suplente do Corpo Editorial dos Cadernos de Pesquisa da UFES.
-
08/1994 - 08/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Comissão para seleção de Bolsistas, convênio CNPq/ UFES/ UFRRJ.
-
01/1994 - 02/1994
Treinamentos ministrados , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Coordenadora do VI Curso sobre Fundamentos de Biotecnologia, financiado pelo PADCT/CNPq
-
01/1994 - 02/1994
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Coordenadora do VI Curso sobre Fundamentos de Biotecnologia, financiado pelo PADCT/CNPq.
-
02/1992 - 02/1994
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSAO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO (UFES)..
-
02/1992 - 02/1994
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Membro suplente dos Cadernos de Pesquisa da UFES.
-
01/1992 - 01/1994
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Departamento de Biologia.
-
04/1992 - 05/1992
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Humana
-
02/1990 - 02/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Comissão de Pesquisa do Departamento de Biologia.
-
06/1990 - 06/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Comissão para seleção de Bolsistas, convênio CNPq/ UFES/ UFRRJ.
-
05/1989 - 05/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Cargo ou função, Comissão para seleção de Bolsistas, convênio CNPq/ UFES/ UFRRJ.
-
08/1977 - 04/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
08/1977 - 04/1988
Ensino, Doenças Infecciosas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
08/1977 - 04/1988
Extensão universitária , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Atividade de extensão realizada, Serviço de Aconselhamento Genético.
-
08/1980 - 08/1983
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Centro de Ciencias Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Diretora-Secretária da Associação Brasileira de Distrofia Muscular.
-
09/1976 - 12/1976
Estágios , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Genética Humana.
1999 - 2013
Faculdades Integradas São PedroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora de Projeto de Pesquisa
1998 - 2000
Centro Superior de Ciências SociaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1999 - 02/2000
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética e Evolução
-
04/1998 - 02/2000
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Humana
1977 - 1977
Escola de Segundo Grau Arnulpho MattosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/1977 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
1975 - 1978
Escola de Segundo Grau do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/1975 - 02/1978
Ensino,,Disciplinas ministradas, Programa de Saúde, Biologia
2009 - 2013
Fund de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira
1970 - 1971
Grupo Escolar Maria Ericina SantosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
05/1971 - 06/1971
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de 1° grau no "Grupo Escolar Maria Ericina Santos"
-
05/1970 - 11/1970
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de 1° grau no "Grupo Escolar Maria Ericina Santos"
1977 - 1977
Grupo Escolar Padre AnchietaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
06/1977 - 12/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de 1° grau no
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliete Rabbi Bortolini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?