Luciana Martins Pacheco
Formada em Bacharel e Licenciatura em Letras Português/Francês na UFRJ. Mestre em francês língua estrangeira pela Universidade Jean-Monnet. Pós-graduada em português para estrangeiros pela PUC Rio.
Professora de português língua materna, português língua estrangeira e francês língua estrangeira na instituição Lycée Molière. Além da experiência como professora particular de francês e em cursos de língua.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em FLE/S
2013 - 2014
Université Jean-Monnet
Título: La place de la phonétique en cours de français langue étrangère (FLE) à Rio de Janeiro, Brésil, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Marine Totozani
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Formação de professores de português para estrangeiros
2017 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O uso do presente do indicativo pelo futuro do pretérito em expressões de desejo e o ensino de PL2E
Orientador: Cecília Carvalho
Formação complementar
2004 - 2005
Segundo ano do Ensino Médio. , Centre Scolaire Notre-Dame Ozanam, CSNO, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
PACHECO, L. M. . Colóquio Internacional de Formação Iniciada e Continuada de Professores de Língua Estrangeira. 2012. (Congresso).
PACHECO, L. M. . Forum CLAC. 2011. (Congresso).
PACHECO, L. M. . Feira CLAC. 2011. (Outro).
Participação em eventos
DELF PRIM. 2018. (Outra).
I SELEIA.O uso do presente do indicativo pelo futuro do pretérito em expressões de desejo e o ensino de PL2E. 2018. (Seminário).
Seminaire de Rentrée - APFERJ. 2018. (Seminário).
Le lire-écrire au cycle 2 dans un contexte bilingue. 2014. (Outra).
Estágio de formação de professor de francês. 2013. (Outra).
Enseigner le français aux adolescents à partir de 10 ans. 2012. (Outra).
I Seminário do GIEL.Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2012. (Seminário).
Phonétique: accents, normes et variations. 2012. (Seminário).
Colóquio de Línguas Neolatinas.Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira (FLE). 2011. (Outra).
Forum CLAC.Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira (FLE). 2011. (Seminário).
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira (FLE). 2011. (Simpósio).
XI Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas. O trabalho de fonética e fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2011. (Congresso).
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística, Cultural. Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2011. (Congresso).
Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2009. (Congresso).
Oficina de tradução Francês-Português. 2009. (Outra).
Treinamento de monitores de Francês do CLAC. 2009. (Seminário).
Curso de Teorias da Sílaba. 2008. (Outra).
Semana de Língua Portuguesa. 2007. (Outra).
Produções bibliográficas
-
PACHECO, L. M. . O uso do presente do indicativo pelo futuro do pretérito em expressões de desejo e o ensino de PL2E. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. M. . Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. M. . Projeto Scolarisation en millieu plurilingue. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. M. ; Aline Guerra . O trabalho de fonética e fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. M. ; Aline Guerra . Repensando o trabalho da fonética e da fonologia no ensino de francês língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Lycée MolièreVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de português e francês, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 4
2011 - 2011
Colégio de Aplicação da UFRJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10
2011 - 2011
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna pesquisadora, Carga horária: 5
2009 - 2012
Curso de Línguas Aberto à ComunidadeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
2009 - 2011
WIZARD BRASILVínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professora de francês, Carga horária: 7
2009 - 2009
Grupo Lersh TraduçõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de tradução
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Martins Pacheco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?