Renan Oseliero Mattielo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2012), graduação em Ciências dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(2008) e especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional(2015). Atualmente é Professor de Ciências e Biologia do Colégio Interligado COC.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

2014 - 2015

Centro Universitário Internacional
Título: Arborização urbana do bairro Jardim Bela Vista - Jaú

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação interrompida em 2008 em Ciências dos Alimentos

2008 - interrompida

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Ano de interrupção: 2008

Formação complementar

2017 - 2017

ERED - Encontro Regional de Educadores.. (Carga horária: 5h). , Pearson, PEARSON, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Biologia Marinha. (Carga horária: 34h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

MATTIELO, R. O. . 20 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2017. .

MATTIELO, R. O. . 11 Mostra Brasileira de Foguetes. 2017. .

MATTIELO, R. O. . 20 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2017. .

Participação em eventos

XVIII Semana da Biologia. 2011. (Outra).

XVII Semana da Biologia. 2010. (Outra).

XVI Semana da Biologia. 2009. (Outra).

Simpósio de Algodão: Desafios e Perspectivas. 2008. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Efeito do óxido nítrico exógeno em Plantas de Girassol Sob Condições de Estresse Hídrico: Biomassa, Trocas Gasosas e Sistema Antioxidativo, Descrição: O girassol (Helianthus annuus L.) é cultivado para produção de sementes destinadas ao consumo humano na forma de óleo comestível ou na forma de sementes. É também recomendado na produção de silagem, adubação verde, na proteção do solo contra erosão e infestação de ervas daninhas. A variedade IAC-Iarama é utilizada exclusivamente para a produção de óleo por produzir a mesma quantidade de óleo que outras variedades num curtoperíodo de tempo devido ao seu curto ciclo de vida.Deficiência hídrica reduz o crescimento das plantas diretamente através de alterações no turgor das células ou indiretamente através de efeitos em processos fisiológicos tais comofotossíntese. O óxido nítrico (NO) é uma molécula sinalizadora natural a qual exerce um papel importante na regulação de um grande número de processos fisiológicos e na resistência das plantas a vários fatores abióticos. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto é investigar o possível efeito citoprotetor do NO através de aplicações de nitroprussiato de sódio (SNP, doador de NO) em plantas de girassol sob condições de estresse hídrico. Assim, a hipótesedeste projeto é que o NO pode sinalizar a ocorrência de mudanças nos processos fisiológicos sob condições de estresse hídrico e assimmelhorar o desempenho das plantas de girassol. Este estudo será, portanto, conduzido com o objetivo de explorar o papel do NO na tolerância ao estresse hídrico em plantas de girassol, baseado em mudanças na produção de biomassa e em alguns atributos fisiológicos. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renan Oseliero Mattielo - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Abacaxi Minimamente Processado, Descrição: O Abacaxi é considerado um fruto não climatério, pois só amadurece enquanto estiver ligado à planta, desse modo, esse tipo de fruto não melhora as qualidades sensoriais e nutritivas após a colheita (Chitarra citado por Pilon, 2007). As cultivares mais plantadas são ?Smooth Cayenne? e ?Pérola?, pois atendem às exigências dos consumidores brasileiros e das indústrias (Cunha el al. citados por Pilon, 2007). Abacaxi ?Pérola? é bastante consumido, tanto in natura como industrializado, pois apresenta ótimas características sensoriais além de apresentar importante fonte de vitaminas, açúcares e fibras, e auxiliar na digestão (Gonçalves e Carvalho, 2000). O Brasil é o segundo maior produtor de abacaxi, perdendo somente para a Tailândia (Usberti Filho et al., 1999). Destaca-se a região sudeste, seguida da nordeste e norte. Os quatro principais estados produtores são: Minas Gerais, Paraíba, Pará e São Paulo (Antoniolli et al., 2005). Um dos principais motivos pelo não consumo de abacaxi é devido à falta de praticidade para consumi-lo, pois é exigido um descascamento trabalhoso. Produtos minimamente processados são aqueles que são vendidos já descascados, cortados e embalados em pequenas porções, ou seja, prontos para o consumo. Isso facilita para o consumidor, pois não ?perde? tempo descascando e cortando o produto.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Oseliero Mattielo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/115407/efeitos-do-oxido-nitrico-exogeno-em-plantas-de-girassol-sob-condicoes-de-estresse-hidrico-biomassa/

Atividades

  • 08/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.,Atividade realizada, Monitoria Voluntária da Disciplina Sistemática Vegetal para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sob a orientação da Prof. Dra. Anne Ligia Dokkedal Bosqueiro.

  • 08/2010 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.,Atividade realizada, Monitoria Voluntária da Disciplina Morfologia Vegetal (54 horas) para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sob a orienteção da Prof. Dra. Inês Cechin.

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (Iniciação Científica), Enquadramento Funcional: Laboratório de Frutas e Hortaliças, Carga horária: 10

2013 - 2019

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica, Carga horária: 10

Outras informações:
Escola Estadual Caetano Lourenço de Camargo Escola Estadual Doutor Tolentino Miraglia Escola Estadual Frei Galvão Escola Estadual José Alves Mira Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro Escola Estadual João Pacheco de Almeida Prado

2016 - Atual

Colégio Interligado COC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 24