Ricardo Anastácio de Souza

Profissional com mais de 15 anos de experiência em tecnologia da informação, especializado em gestão de dados, ciência de dados e governança de dados. Atualmente, atua como Coordenador da Área de Ciência de Dados na CODATA, liderando iniciativas estratégicas para modernizar a infraestrutura de dados do Governo do Estado da Paraíba. Possui ampla experiência em administração de bancos de dados (Oracle, MySQL, PostgreSQL), desenvolvimento de Data Warehouses e implementação de processos ETL/ELT. Nos últimos anos com foco maior em arquitetura Datalake/Lakehouse. Conduz projetos focados na construção de uma Rede Estadual de Dados, priorizando a integração eficiente de dados descentralizados, a governança e a transparência pública. Graduado em Sistemas para Internet pelo IFPB, com pós-graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis. Realizou projetos de destaque em BI (Business Intelligence), segurança e análise de dados para o setor público e privado, incluindo o cargo de Superintendente de TI na Unimed João Pessoa.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

2009 - 2011

Faculdade de Tecnologia de João Pessoa
Título: Desenvolvimento de um protótipo de IDE para geração de modelo independente de plataforma (PIM) com o uso da Metodologia Orientada a Modelos (MDA)
Orientador: Ricardo Roberto de Lima

Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

2006 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Título: RAISMIGRA Vínculo: Aplicação para Análise de Vínculo de Emprego Formal do Ministério do Trabalho e Emprego
Orientador: Giuseppe Anthony Nascimento de Lima

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Model-driven Architecture (MDA).

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Business Intelligence.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Organização de eventos

CAVALCANTI, D. ; SOUZA, R. A. . IV Encontro de Comunicação Digital. 2011. (Outro).

NASCIMENTO, J. M. ; CAVALCANTI, D. ; SOUZA, R. A. . III Encontro de Comunicação Digital. 2010. (Outro).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. A. ; LEITE, D. R. A. . Aplicação de Técnicas de Modelagem Orientada a Objetos com UML, Padrões e Transformações entre Modelos com MDE/MDA e a Ferramenta AndroMDA. Prefácio Online , 2011.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Núcleo de Comunicação Digital, Descrição: Pesquisa e ensino da Linguagem Java, Banco Orientado a Objetos e Tecnologias Open Source para alunos de graduação do IFPB ou visitantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ricardo Anastácio de Souza - Coordenador / Janína Militão do Nascimento - Integrante / D'angellys Cavalcanti - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Unimed João Pessoa. , Avenida Marechal Deodoro da Fonseca ,420, Torre, 58040140 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 21060904, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 30

2010 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Outro (voluntário), Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 10

2000 - 2011

InforPro Informática

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor \ Analista de Sistemas, Carga horária: 20

1997 - 2000

GÊNIUS INFORMÁTICA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas: * Professor de Montagem e Manutenção de PC's; * Desenvolvimento com Delphi / Paradox; * Excel avançado; * Microsoft Access.

2011 - 2014

Faculdades Integradas de Patos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Outras informações:
Facilitador de disciplinas como: * Análise e MDA no curso de Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis * Sistemas de Informação para Gerentes de Projeto de Software * Banco de Dados não convencionais * Administração de Banco de Dados Oracle

2023 - Atual

Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ciência de Dados, Carga horária: 30

Outras informações:
Implantar e liderar a área de Inteligência de Dados com propósito de aprimorar a utilização dos dados na gestão pública, especialmente no âmbito do Governo do Estado da Paraíba, e colaborar no desenvolvimento, análise e aproveitamento inteligente dos dados em prol dos cidadãos.

2013 - Atual

Companhia de Processamento de Dados do Estado da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Informática (Banco de Dados)

Outras informações:
Administração de bancos de dados Oracle, Mysql, Postgresql e SQL Server; Desenvolvimento de Dataware, ETL com Pentaho/SQL Server...

2021 - 2022

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação com foco na estratégia da Alta Gestão, com implantação de melhorias no dia a dia dos clientes internos/externos: com aplicativos na palma da mão para clientes, colaboradores e cooperados; Chatbot com inteligência artificial; dados para gestão à vista.

2020 - 2021

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação na gestão de tecnologia de várias unidades, administrativas e assistenciais; com melhoria da segurança da informação e colaboração com as boas práticas para atendimento à LGPD; e implantação de novas tecnologias e automações, com integração entre sistemas e processos.

2018 - 2020

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de TIC, Carga horária: 44

Outras informações:
Gestão operacional da área de tecnologia nas unidades administrativas e manutenção dos sistemas próprios e suporte aos ERP's, bem como atuação em toda a empresa nas áreas de suporte e infraestrutura. Além de atuação na liderança de equipes de banco de dados e inteligência de negócios (business intelligence) para manutenção e desenvolvimento de soluções: data warehouse, Oracle Apex, Postgresql, Qliksense, Pentaho PDI, etc.Gestão operacional da área de tecnologia nas unidades administrativas e manutenção dos sistemas próprios e suporte aos ERP's, bem como atuação em toda a empresa nas áreas de suporte e infraestrutura. Além de atuação na liderança de equipes de banco de dados e inteligência de negócios (business intelligence) para manutenção e desenvolvimento de soluções: data warehouse, Oracle Apex, Postgresql, Qliksense, Pentaho PDI, etc.Competências: Bancos de dados relacionais Inteligência de negócios (BI) Ferramentas ETL

2017 - 2018

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Sistemas, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação das equipes de sustentação e desenvolvimento, responsável por gerenciar as ações de manutenção e atualização dos sistemas de gestão e próprios. Bem como, atuar no gerenciamento das equipes de Banco de Dados e Business Intelligence.

2016 - 2017

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Dados, Carga horária: 44

Outras informações:
Administração de bancos de dados Oracle; Desenvolvimento de ETL's e Análise de Dados: qualidade e disponibilidade.

2012 - 2016

UNIMED Joao Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

Outras informações:
Análise e Suporte ao sistema de gestão TOTVS; Desenvolvimento de rotinas SQL e PL/SQL para geração de relatórios e análise de dados.