Ednilson Silva Felipe

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Coordenador do CEPED-ES - Centro de Estudos e Pesquisas do Desenvolvimento Capixaba. Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Capixaba - ODC. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Teoria Econômica (2006) e graduado em Ciências Econômicas (2003) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais, pela Universidade Federal de Lavras - MG (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia/UFES e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável/UFES

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia

2007 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mudanças institucionais e estratégias empresariais: a trajetória e o crescimento da Petrobras a partir da sua atuação no novo ambiente competitivo (1997-2010)
Edmar Luiz Fagundes de Almeida. Palavras-chave: Petrobras; INSTITUICOES; Nova Economia Institucional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.

Mestrado em Economia

2004 - 2006

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: INSTITUICOES E MUDANCAS INSTITUCIONAIS NUMA OTICA EVOLUCIONARIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONCEITOS E DA METODOLOGIA NEO-SCHUMPETERIANA, Ano de Obtenção: 2006
ARLINDO VILLASCHI FILHO.Palavras-chave: INSTITUICOES; PARADIGMA TECNOECONOMICO; AMBIENTE INSTITUCIONAL; INOVAÇÃO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Mudança Tecnológica.

Especialização em CONTROLADORIA E FINANÇAS EMPRESARIAIS

2006 - 2007

Universidade Federal de Lavras
Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE INOVAÇÃO E RENTABILIDADE: EVIDENCIA A PARTIR DAS GRANDES EMPRESAS NO ESPÍRITO SANTO
Orientador: Denise Carneiro dos Reis Bernardo

Graduação em Ciencias Economicas

1999 - 2003

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Micro e pequena empresa: consideracoes sobre a inserçao na economia do conhecimento e do aprendizado
Orientador: Arlindo Villaschi Filho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Organização de eventos

FELIPE, E. S. . VI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira. 2013. (Congresso).

FELIPE, E. S. . III Encontro de Economia do Espírito Santo. 2012. (Congresso).

FELIPE, E. S. ; ARTHMAR, R. ; SALLES, A. O. T. ; MAGALHAES, M. A. ; FERRARI, M. A. R. ; TEIXEIRA, A. . II Encontro de Economia do Espírito Santo. 2011. (Congresso).

FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; SILVA, M. S. . Seminário Cafeicultura e Desenvolvimento. 2011. (Congresso).

FELIPE, E. S. ; VARGAS, N. C. . I FORUM O Espírito Santo e a indústria do petróleo: desafios e perspectivas. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I ENEI - Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação.Inovação, destruição criadora e os desafios atuais e institucionais da indústria musical. 2016. (Encontro).

III Encontro de Economia da Região Sudeste. Mudanças recentes no Sistema Nacional de Inovação brasileiro: exemplo de aprendizado institucional?. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos.Dinâmica do Arranjo Produtivo de Saúde da Grande Vitória -ES e as políticas de regionalização da saúde. 2013. (Encontro).

III Encontro de Economia do Espírito Santo. O difícil processo de desenvolvimento e suas consequencias: concentração da dinâmica econômica da riqueza no Espírito Santo. 2012. (Congresso).

X ENABER - Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. CRISES E CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE CAFÉ E NO E NO PLANTIO DE FLORESTAS PLANTADAS: DAS VANTAGENS COMPARATIVAS ESTÁTICAS À ECONOMIA DO CONHECIMENTO E DO APRENDIZADO. 2012. (Congresso).

x Encontro Nacional da Associação Brasileira e Estudos Regionais e Urbanos. Crises e construção de competências a produção de café e plantio de florestas: das vantagens comparativas estáticas à economia do conhecimento e do aprendizado. 2012. (Congresso).

IV Forum Capixaba de Energia. 2011. (Encontro).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E 10ª CONFERÊNCIA AINTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS. A FORMAÇÃO DE COALIZÃO DE POSSIBILIDADES: O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CAPIXABA NA PRIMEIRA REPÚBLICA. 2011. (Congresso).

IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais eUrbanos.O SISTEMA CAPIXABA DE INOVAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: UMA VISÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO RELATIVA NOS DADOS NACIONAIS DE ACORDO COM A PINTEC. 2011. (Encontro).

I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO: O GOVERNO ARTHUR CARLOS GERHARDT SANTOS (1971-1975) E A SEGUNDA MULETA. 2010. (Congresso).

Seminários Instituto Jones dos Santos Neves.Janelas de Oportunidades para a Economia Capixaba a partir da exploração do petróleo. 2010. (Seminário).

+/- Quarenta anos de industrialização retardatária no ES: as contribuições da UFES.Arranjos Produtivos Locais: elementos para novos saltos qualitativos. 2009. (Seminário).

I Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo. 2009. (Congresso).

6 Encontro dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o setor de petroleo da ANP UFRJ.Aprendizado Institucional e Governança Corporativa: proposta metodologia e aplicação à indústria do petróleo. 2008. (Seminário).

6 Encontro dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o setor de petroleo da ANP UFRJ.Aprendizado Institucional e Governança Corporativa: proposta metodologia e aplicação à indústria do petróleo. 2008. (Seminário).

RIO OIL AND GAS. 2008. (Congresso).

VII SEMINARIO DE CONTABILIDADE DA FACULDADE PIO XII.PESQUIS CIENTIFICA: INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Naiana Moraes do Nascimento

FELIPE, E. S.; CUNHA, C. C. M.. DESEMPENHO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE MELHORIA CONSIDERANDO A APLICAÇÃO DAS NORMAS ISO 14001 E ISO 50001. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Layara Moreira Calixto

FELIPE, E. S.; SIMAN, R. R.. valiação da Implementação de Políticas Públicas nos Rendimentos Financeiros de Catadores Integrados em Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thiago da Silva Martins

FELIPE, E. S.; CUNHA, C. C. M.. MELHORIA NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE TRENS DE CARGA EM FERROVIAS HEAVY HAUL-ESTUDO DE CASO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Janísia Helene Lima Mota

FELIPE, Ednilson SilvaBRASIL, G.. O impacto da volatilidade da taxa de câmbio no turismo de Cabo Verde. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcus Vinicius Pansera Figueiredo

FELIPE, Ednilson SilvaGRASSI, R. A.. Política Cultural em Vitória a partir da Implementação do Plano Municipal de Cultura 2014-2024. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paula da Silva Esquerdo

FELIPE, Ednilson Silva; GIUBERTI, A. C.. A política fiscal e a geografia econômica: um estudo sobre o crescimento econômico de municípios localizados em estados brasileiros limítrofes para o período de 2002 a 2014. 2018. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Elisa de Freitas Falcão

SILVA FILHO, A.B.; COSTA, Lourenço;FELIPE, E. S.. A ADOÇÃO DAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS NAS COMPANHIAS DOCAS DO BRASIL E SUA PRÁTICA NA COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Felipe Cunha Salles

GRASSI, R. A.; MORANDI, A. M.;FELIPE, E. S.. Avaliação Orçamentária da Política Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação: o caso do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Israel Bayer

OLIVEIRA, U. J.FELIPE, E. S.. A Política de Gestão Democrática no sistema de educação do Município de Cariacica: alguns elementos constituintes.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Felipe Cunha Salles

FELIPE, E. S.GRASSI, R. A.; MORANDI, A. M.. Avaliação Orçamentária da Política Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação: o caso do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Guilherme Augusto da Silva Souza

FALEIROS, R. N.; SABADINI, M. S.;FELIPE, E. S.. Economia, Migração e Emprego: o Espírito Santo nos anos 2000. 2015. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Newton Francisco da Silva Junior

MOREIRA, R. R.;FELIPE, E. S.. A REGRA DE TAYLOR E A POLÍTICA MONETÁRIA BRASILEIRA: RELAÇÕES DE LONGO E CURTO PRAZO. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rafael Alves da Cunha

HERSCOVICI, A. P.FELIPE, E. S.. O Paradigma Informacional na Microeconomia Neoclássica: Assimetrias de Informação e Eficiência dos Mercados. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Patrícia Gonçalves de Oliveira

FELIPE, E. S.; SILVA, R. B. M. E.; SILVA, J. C. F.. Crescimento interno versus restrição externa: o dilema vivido pela economia brasileira no período de 1999 a 2002. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Empresarial) - S B I.

Aluno: Luana da Silva Ribeiro

MELO, T. M.; GOMES, R.; MORI, R. L.; ROSELINO JUNIOR, J. E. S.;FELIPE, E. S.. O sistema regional de inovação: um mapeamento no município de Maringá - PR.. 2023. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: José Garajau da Silva Neto

FELIPE, E. S.. Por uma práxis: de um liberalismo atriz a um marxismo apoderado. 2019. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amadeu Ribeiro da Silva

FELIPE, E. S.FASSARELLA, R. A.; SANTOS, E. O. N.. ASSENTAMENTO RIO ITAÚNAS - AVANÇOS E RETROCESSOS NA POLÍTICA AGRÁRIA - PERÍODO 2006-2008. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Agronegócios) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gustavo Scwambach Carreiro Merisio

FELIPE, E. S.; VILLASCHI FILHO, A.; ARTHMAR, R.. Desenvolvimento Sustentável: uma discussão a partir de contribuições de Ignacy Sachs. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marco Antonio Tavares Loureiro

FELIPE, E. S.GRASSI, R. A.; FERRARI, M. A. R.. Avaliação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação: o caso da FAPES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: José Garajau da Silva Neto

FELIPE, E. S.; MORANDI, A. M.; PANCINHA, M. M.. Homo Economicus: consideraçoes sobre a alienação do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rafael Alves de Albuquerque Tavares

FELIPE, E. S.; CARANHOLHO, R. A.. A grande empresa moderna nos Estados Unidos: condicionantes históricos de seu surgimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: André Luiz Souto Tavares

FELIPE, E. S.; VARGAS, N. C.;SESSA, C. B. Planejamento e execução orçamentária da secretaria de estado da educação no período de 2008 a 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Lovo Siqueira

FELIPE, E. S.FASSARELLA, R. A.; DIAS, C. A. P. C.. O CREDITO RURAL NO BRASIL COM ESPECIFICAÇÃO NO PRONAF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nívia Cavatti Maciel

FELIPE, E. S.; VILLASCHI FILHO, A.;SESSAQ, C. B.SESSA, C. B. De pólo de confecção a APL de serviços? O caso da Glória - ES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thais Oliveira de Oliveira

FELIPE, E. S.; VILLASCHI FILHO, A.;LEAL, E. A. S.. Financiamento para inovação no Espírito Santo: Os recursos do Bandes e da Fapes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Larissa Covre Zani

FELIPE, E. S.SESSA, C. BSALLES, A. O. T.. Industria Pneumática: a estrutura de mercado e a avaliação do grau de concentração. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jéssica Siqueira Rangel

FELIPE, E. S.; VILLASCHI FILHO, A.; ARTHMAR, R.. Analise dos fluxos comerciais do Espírito Santo sob a otica dos grau de intensidade tecnológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: David Sacramento Carvalho

FELIPE, E. S.SALLES, A. O. T.FALEIROS, R. N.. A economia institucional e a origem dos seus elementos constitutivos: uma perspectiva Vebleniana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rayany de Martin Polonini

FELIPE, E. S.SALLES, A. O. T.GRASSI, R. A.. Progresso Tecnológico como condicionante do desenvolvimento econômico: impacto da liberalização comercial no Brasil 1995-2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Milena de Araujo Rego

FELIPE, E. S.FASSARELLA, R. A.; CELIN, J. L.. Distribuição da Posse de terra nos municípios capixabas no periodo de 1995 a 2006. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Patrícia Cristina de Abreu Dias

VAREJAO, L.;FELIPE, E. S.; VILLASCHI FILHO, A.. Desenvolvimento Tecnologico: o caso da Columbia Tecnologia em petróleo e serviços Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: SAMIRA ERBIDSTE DE MOURA E SILVA

FELIPE, E. S.; ARTHMAR, R.;SALLES, A. O. T.. Regulamentação do Mercado de Capitais Norte-Americano: a Lei Sarbanes-Oxley. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ronaldo Veloso Romão

FELIPE, E. S.; CELIN, J. L.; MORANDI, A. M.. Fiat Automoveis S.A. Lider no mercado automotivo brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cristina P Simmer e Poliana Dutra Pereira

FELIPE, E. S.; Fraga, M. L.; VASCONCELLOS, C. M.. A dinâmica logística de Cariacica: uma investigação a respeito de suas potencialidades e desafios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Juliana R Bernabe e Lilliamn Bernabe Prezotti

FELIPE, E. S.; VASCONCELLOS, C. M.; HAND, M. M. A.. Logística: uma ferramenta de apoio para a competitividade do comércio exterior capixaba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Maria S Reis e Milena R Scaldaferro

FELIPE, E. S.; Fraga, M. L.; FLEGLER, E.. O agroturismo em Venda Nova do Imigrante e suas influencias para o desenvolvimento sustentavel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Roberta Holz e Eliane R Vieira

SALVADOR, J.;FELIPE, E. S.; Fraga, M. L.. Fusão e Incorporação no setor bancário: uma analise dos impactos da cultura organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Joyce Suellen Botelho

FELIPE, E. S.; Fraga, M. L.; SIQUEIRA, G.. Estudo sobre a possibilidade de se agregar valor ao serviço de Lan House. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Andreia M Almeida e Daniela Moreira Almeida

FELIPE, E. S.; Fraga, M. L.; SIQUEIRA, G.. Influência da estratégia de comunicação com base no preço dos produtos e no aumento da participação no mercardo: A Ricardo Eletro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Michelli Ramos Alves

FELIPE, E. S.; ARTHMAR, R.;FASSARELLA, R. A.. Estudos de empresas de rochas ornamentais do sul do Espírito Santo que se encontram isoladas do centro do arranjo produtivo local. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Milena de Araujo Rego

FELIPE, E. S.FASSARELLA, R. A.; CELIN, J. L.. Distribuição da posse da terra nos municípios do Espírito Santo no período de 1995/96 a 2006. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thiago Freire Oliveira

FREITAS, A. S.; VAZZOLER Jr., H.;FELIPE, E. S.. COMPARAÇÃO DO JUST-IN-TIME COM O SISTEMA TRADICIONAL EMPREGADO NAS EMPRESAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Rodrigo Magnago Delfim

VAZZOLER Jr., H.; FREITAS, A. S.;FELIPE, E. S.. Comparação da Eficiencia do modal maritimo de cabotagem em relação ao modal rodoviario no transporte de produtos siderúrgicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: PRISCILA TELES PIAZZAROLLO

CARDOZO, W.; RABELLO, G. S.;FELIPE, E. S.. ATE QUE PONTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIA A DECISAO DE TOMADA DE UM CREDITO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Walneide Ferraz

FELIPE, E. S.; CARDOZO, W.; BATISTA, G. D.. Orçamento Empresarial: um estudo nas 10 maiores industrias de siderurgia e pelotização do Estado do Espirito Santo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Adriano Marcos da Silva

FELIPE, E. S.; BATISTA, G. D.; MERCÊS, R. V.. Formação do Preço de Venda: um estudo da indústria de Cosméticos Ervas Naturais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Roseni Boa Morte

FELIPE, E. S.; BATISTA, G. D.; ROCHA, L. S.. A participação do Simples Federal na arrecadação adminsitrada pela Secretaria da Receita Federal no período de 1997 a 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Maria José Ferraz Antunes dos Santos

BATISTA, G. D.; CARDOZO, W.;FELIPE, E. S.. O impacto da contabilidade na sobrevivencia das micro e pequenas empresas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Gilmara Cozer Sperandio

FELIPE, E. S.. Breve estudo sobre micro e pequenas empresas no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: PRESLEY FIGUEIREDO MARIANO

FELIPE, E. S.. Telemarketing Ativo: o telemarketing ativo como meio de alavancar a receita da empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Fabiana do Nascimento Blank

FELIPE, E. S.. O Fundap e sua importancia para os municipios capixabas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Kelia Tonini Alvarenga

FELIPE, E. S.. A questão ambiental no setor de rochas ornamentais no Espírito Santo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: WESLEY WAGNER ALMEIDA TOMAZ

TOMAZ, W. W. A.;FELIPE, E. S.. Merchandising no ponto de venda: o emprego das tecnicas de merchandising para o crescimento das vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Francilene REgiani Paganini

FELIPE, E. S.. A empresa orientada para o mercado: um estudo de caso da Casa do Adubo Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Aluno: Anderson Gavaza Nunes Filho

FELIPE, E. S.. Gargalos dos portos Capixabas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII.

Orientou

Roberta Velozzo

REgulação de Serviços de Gestão de Resíduos Solidos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Vazão Ecológica no Espírito Santo Sob a ótica dos Direitos dos Rios; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Huandra Siqueira Seibel

Análise da Transição Sociotécnica Para Bioplástico Em Uma Amostra dee Agentes do Setor de Plástico do Espírito Santo; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Michele Gasparini de Miranda

Investigação dos Elementos de Sustentabilidade Nos Programas de Regularização Fundiária da Capital Vitória; 2023; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Florene Belato Tavares

MOBILIDADE ELÉTRICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA DO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E AS POSSIBILIDADES DE NOVOS NEGÓCIOS; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Maria Isabel Louzada Lemos

DO CONVENCIONAL AO AGROECOLÓGICO: A TRAJETÓRIA DO AGRICULTOR DE SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES; 2021; Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Leonardo Araujo Moreira

As políticas industriais brasileiras no período de 2003 a 2014: uma análise em relação às características de uma política industrial verde; 2021; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Luana Cássia Pinto

Análise da competitividde do biodiesel no Brasil; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Ronaldo Leffler

Impactos economicos da crise hídrica no Espírito Santo: o caso do município de Jaguaré; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Patrick Suzano

O papel e os desafios das escolas privadas de ensino fundamental e médio na cidade de Vitória-ES em relação à sustentabilidade: uma discussão a partir da noção de escolas sustentáveis; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Arthur Osvaldo Colombo

Desinsutrialização brasileira em perspectiva :linhas de pensamento, formatos e dinâmica setorial; 2019; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Jucelma Avanzi Catto

DESAFIOS, CAPACIDADES ADMINISTRATIVAS E BUSCA POR CONSTRUÇÃO DE CAPACITAÇÕES NA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA (RMGV) ? ES; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Mariana Fornaciari Schaeffer

Aproveitamento sustentável da casca de cacau no norte do Espírito Santo; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Thiago Keller Franci

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE ESTRUVITA RECUPERADA A PARTIR DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NO BRASIL; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA JUNIOR

Razoes que levaram os consumidores de energia eletrica a se transformarem em geradores uma analise da geracao fotovoltaica; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Ednilson Silva Felipe;

JORDANA TEATINI DUARTE

Patenteamento Segundo a Origem no Crescimento Econômico: Evidências para a Indústria de Transformação Brasileira; 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Thais Maria Mozer

A estrutura industrial do Espírito Santo e a competitividade dos recursos humanos na indústria 4; 0; 2017; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Natália Araújo Dias

Déficit de acesso ao esgotamento sanitário no Espírito Santo; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Lygia Maria Sarlo Wilken

A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESPÍRITO SANTO A PARTIR DA LEI N; 11; 445/2007: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO CONTROLE EXTERNO PARA A EFETIVAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Renato Meira de Souza Dutra

Avaliação do cenário de compra e venda de resíduos sólidos recicláveis nos municípios do Condoeste; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Ednilson Silva Felipe;

Elvira Carolina Scapin Martins

Uma análise evolucionária sobre o processo de destruição criadora: a transição da indústria da música para uma economia de redes da música; 2016; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Maria Clara de Oliveira Leite

Regulação dos serviços de abastecimento de água: análise comparativa entre os modelos brasileiro, norte-americano e inglês; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Juliano Vargas

A INFORMALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: UM DESAFIO INSTITUCIONAL PERMANENTE PARA A ECONOMIA BRASILEIRA; 2015; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Pollyanna Paganoto Moura

: Trabalho imaterial e a teoria do valor: uma análise da produção de conhecimento na sociedade capitalista; 2015; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Taiane Dorati Becaro

EM BUSCA DE CONTRIBUIÇÕES SCHUMPETERIANAS À TEORIA DA REGULAÇÃO: AS TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS NUMA PERSPECTIVA EVOLUCIONÁRIA; 2015; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Ary José Apolinário de Souza Júnior

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA E ALOCATIVA NO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DENTRO DO NOVO MODELO REGULATÓRIO BRASILEIRO; 2013; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Daniel Correa

MUDANÇA INSTITUCIONAL E INOVAÇÃO: UMA APLICAÇÃO A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL; 2013; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Isabela Passoni Bucher

Economia verde: reflexões sobre oportunidades de mercado através de regulamentações mais sustentáveis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

CAROLINE NETTO

A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS SENAI DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Luiza Moreira da Silva

Inovação e o desenvolvimento econômico sustentável no Espírito Santo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Philipe Oliveira Alvarenga

Economia de serviços e o mercado de seguros no Brasil: desafios e inovações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Anna Luisa Mariani Gonçalves

A influência do capital social, aprendizagem organizacional e capacidades tecnológicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Flávia Daniela Bosi Leal

Logística de Transporte no Espírito Santo: infraestrutura e desenvolvimento econômico do modal ferroviário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Nathália Pimentel Gobbi

A visão econômica sobre o meio ambiente: a economia ambiental, a economia ecológica e suas aplicações econômicas para o caso brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Mayara Pestana Rodrigues

A moda e seus aspectos socio-culturais: uma analise a partir das mudanças paradigmáticas do sistema econômico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Talita Fehlberg de Freitas

Lei de modernização portuária: uma analise da competitividade e eficiência dos portos capixabas apósa reforma no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Adélia Gonçalves Arruda

O mercado de lingerie em tamanhos especiais na Grande Vitoria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Marcelo Alves Rios Dias

Tributação e Regressividade: o impacto do Imposto de Renda Pessoa Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Kamilla Oliveira Rosa

As estratégias de compras da Vale como elemento de construção competitiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Dirlene Silva Dutra e Erika Serafim Nascimento

A influência da Lei Seca nas estratégias de vendas das distribuidoras em relação a cervejas na Grande Vitória; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Nelson Antonio G Filho e Maria da Conceição Alves Machado

Logística Empresarial: fator relevante para a satisfação no atendimento ao cliente: um estudo de caso da empresa Belmax Comercial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Stella Miranda e Virginia Cavassana

O desenvolvimento do setor petrolifero no Estado do Espírito Santo: um breve estudo da cadeia produtiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Raul B

Vieira e Carolina Vaz Dias; A influência da crise mundial nas etratégias de compra e venda: o caso da Vitória Diesel; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Aline Cristina Soutelo e Paula Cunha Fernandes

O impacto do envelhecimento da população brasileira na sustentabilidade das contas da Previdencia Social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Alex J Lorenzoni e Warlene Cristina de Freitas

A logsitica de trigo em grãos: considerações sobre a empresa Buaiz Alimentos SA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Chrystian Nascentes de Oliveira e Henderson do Carmos

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES GERAIS ACERCA DA GESTÃO DO ESPAÇO URBANO E EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE NOS CENTROS URBANOS E UM OLHAR SOBRE TAIS TEMAS NA GRANDE VITÓRIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

KELLY APARECIDA VELOSO PALES

ALTERNATIVA PARA DIMINUIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO NORTE DO ESTADO DO ES; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

ALEXANDRA GALVÃO BRANDÃO

AS OSCILAÇÕES CAMBIAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO COMÉRCIO EXTERIOR: UM ESTUDO DOS IMPACTOS NA EXPORTAÇÃO CAPIXABA DE ROCHAS ORNAMENTAIS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio Exterior) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Gilmar Dezan

A influência da mulher no mercado de móveis residenciais da Grande Vitória; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Iirineia Ferrarini

A FORMAÇÃO ECONÔMICA DO ESPÍRITO SANTO E O CARÁTER INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE DO CAPITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA CAPIXABA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Eliene de Fatima dos Santos de Oliveira e Sandra Ascacibas

A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O APROVEITAMENTO DOS CRÉDITOS DE CARBONO E PARA A IDENTIDADE DE AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NAS GRANDES EMPRESAS DO ESPÍRITO SANTO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Rafael de Oliveira Soares e Cherles Ribeiro Moreira

Responsabilidade social empresarial: um estudo sobre sua aplicabilidade no setor bancário; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

WELLINGTON BARBOSA

Revitalização e crescimento: noas perspectivas e desafios para a industria brasileira de etanol; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

EVERTON PIASSI SILVA

TREINAMENTO COMO REFERENCIAL DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

CLAUDIO SILVA FERREIRA

Terceirização como ferramenta de gestão para o aumento da produtividade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

WAGNER POLAC

O PAPEL E A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO MAGAZIN LUIZA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

GABRIEL PIAZZAROLLO NODARI

O crescimento da utilização de cartões de credito e débito: dados relevantes e evidências no município de Vitoria nos últimos cinco anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Marco Aurelio Soares Tamandaré

O programa de ajuste fiscal nas finanças estaduais: um estudo de caso do estado do Espírito Santo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

ROGÉRIO NUNES CASSOTTO

INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA NO ESPIRITO SANTO: ANÁLISE CONJUNTURAL E PERPECTIVAS FUTURAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

EVALDO MACEDO DE PAULA

POLÍTICA MONETÁRIA NO PLANO REAL: UMA DESCRIÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PERÍODO 1994 - 2002; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

NOEMIA GUERRAT TEIXEIRA

O turismo de negócios e o mercado hoteleiro: uma visão paonrâmica dos investimentos no Estado do Espírito Santo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

PRISCILA OLIVEIRA DE MIRANDA

Estrutura de Logística Brasileira e capixaba: breves considerações de sua influência na exportação de mamão papaya a partir do Espírito Santo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

JULIANE LUCAS LEMOS

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A BUSCA PELA PERENIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

BRENO JOSE DE ARAUJO CAETANO

ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS ESCRAVOS À SOCIEDADE BRASILEIRA EM FINS DO SECULO XIX; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Luiz Antônio

LOGISTIA E ESTRATEGIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO MODAL DUTOVIARIO COMO MEIO DE TRANSPORTE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

EDIENE NATALLI PASSON

Credito e financiamento ao consumidor: breves considerações sobre a atuação das financeiras e operadoras de cartão de crédito no comércio varejista em campo grande, Cariacica - ES; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

JOEL LOURENÇO MARQUES

O uso da terceirização como ferramenta de getão para o processo produtivo atual: algumas considerações sobre o caso da CVRD; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE PIO XII; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Wilson Henriques Duarte

Politicas de Apoio as micro, pequenas e medias empresas no arranjo produtivo local metal-mecÂnico capixaba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Economicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Allan Lucas Zamprogno

"ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE GOVERNANÇAS E DAS FORMAS DE COOPERAÇÃO EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO ESPÍRITO SANTO"; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

André da Silva Mendes

ANÁLISE DO MAPEAMENTO, PARTICIPAÇÃO RELATIVA DOS APLS NO FLUXO DE COMÉRCIO E SERVIÇO DO ESPÍRITO SANTO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Ednilson Silva Felipe;

Produções bibliográficas

  • FELIPE, E. S. ; COLOMBO, A. O. ; PATROCINIO, S. G. . POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA AMÉRICA LATINA NA DÉCADA DE 1990: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ECONÔMICOS DO BRASIL. Revista Oikos , v. 22, p. 39-54, 2023.

  • CARIMAN, ISABELLE BARCELOS ; FELIPE, Ednilson Silva ; YAMANE, LUCIANA HARUE ; SIMAN, RENATO RIBEIRO . Financial viability for the implementation of construction and demolition waste processing plants. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 16, p. 2669-2704, 2023.

  • DE OLIVEIRA, DAINA BOURGUIGNON CAMPOS ; BABISK, MICHELLE PEREIRA ; DE AGUIAR, MARIANE COSTALONGA ; GADIOLI, MÔNICA CASTOLDI BORLINI ; FELIPE, Ednilson Silva . Development of Lead Crystal Glasses Using Ornamental Stone Waste. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e04423, 2023.

  • COLOMBO, A. O. ; SARTÓRIO, S. G. P ; FELIPE, E. S. . Políticas neoliberais na América Latina na década de 1990: uma análise dos aspectos econômicos do Brasil. OIKOS (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 39-54, 2023.

  • FELIPE, E. S. ; LEITE, M. C. O. . LIMITES E POSSIBILIDADES DA ALTERAÇÃO DO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE O SETOR NO BRASIL. CAIRU EM REVISTA - SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE , v. 11, p. 141-162, 2022.

  • FELIPE, E. S. ; LEITE, M. C. O. ; FOGACA, M. ; MAHER, R. . A comparison of Brazilian, North American, and English water supply regulation models. Groundwater for Sustainable Development , p. 100748, 2022.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; BRASIL, G. ; DUARTE, J. T. . Patents According to Origin and the Production of the Brazilian Manufacturing Industry: Empirical Evidence, 2007 - 2012. REVISTA GEINTEC: GESTÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS , v. 10, p. 5567-5582, 2020.

  • CAMPOS, A. F. ; FELIPE, E. S. ; PEREIRA JUNIOR, A. O. . Reflexões sobre o Programa Novo Mercado de Gás: Abertura de Mercado, Transição e Expansão do Setor de Gás Natural no Brasil. Revista Brasileira de Energia , v. 01, p. 51-62, 2020.

  • COLOMBO, A. O. ; FELIPE, E. S. ; SAMPAIO, D. P. . A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: UM PROCESSO, VÁRIAS VERTENTES. Revista de Economia da UEG , v. 16, p. 81-106, 2020.

  • COLOMBO, A. O. ; FAVORATO, D. G. ; FELIPE, E. S. . O Novo Desenvolvimentismo no Brasil: principais argumentos e uma leitura crítica. PESQUISA & DEBATE (SÃO PAULO. 1985. ONLINE) , v. 32, p. 166-184, 2020.

  • FELIPE, E. S. ; COLOMBO, A. O. ; SAMPAIO, D. P. . Desindustrialização no Brasil: uma análise empírica do processo em diferentes formatos. Cadernos do desenvolvimento , v. 15, p. 83-112, 2020.

  • CAMPOS, A. F. ; PEREIRA JUNIOR, A. O. ; FELIPE, E. S. . REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA NOVO MERCADO DE GÁS: ABERTURA DE MERCADO, TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DO SETOR DE GÁS NATURAL NO BRASIL. Revista Brasileira de Energia , v. 26, p. 51-62, 2020.

  • COLOMBO, A. O. ; FELIPE, E. S. ; SAMPAIO, D. P. . Desindustrialização no Brasil: uma análise empírica do processo em diferentes formatos. CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO , v. 15, p. 83-112, 2020.

  • FALEIROS, R. N. ; FELIPE, E. S. ; SAMPAIO, D. P. . O cavaleiro andante de destemido coração: Celso Furtado e a saudade do futuro. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 2, p. 364-382, 2019.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; BERTOLANI, MAYARA LYRA . O Estado, os conflitos das classes dominantes e a influência do capital estrangeiro na defesa do café no Brasil na Primeira República (1889-1930). REVISTA DE ECONOMIA DO CENTRO-OESTE , v. 5, p. 2-23, 2019.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; VARGAS, JULIANO . A teoria de Amartya Sen: uma aplicação da abordagem das capacitações e da ideia de justiça à evolução do mercado nacional de trabalho contemporâneo. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 23, p. 408, 2018.

  • FELIPE, E. S. ; SANTOS, A. S. . EMPREENDEDORISMO: DISCUSSÃO CONCEITUAL, DEFINIÇÕES E UM PANORAMA DO CASO BRASILEIRO. DESAFIO ONLINE , v. 5, p. 001-021, 2017.

  • FELIPE, E. S. ; VARGAS, J. . Década de 1980: as crises da economia e do Estado brasileiro, suas ambiguidades institucionais e os movimentos de desconfiguração do mundo do trabalho no país. Revista de Economia , v. 41, p. 127-148, 2017.

  • FELIPE, E. S. ; BERTOLANI, M. L. . Os Esforços do Governo Capixaba para a Dinamização da Cafeicultura na Primeira República: A Tentativa de Territorialização da Dinâmica Cafeeira. História e-História , v. 01, p. 01-15, 2014.

  • FELIPE, E. S. ; FELIPE, E. S. . A FIRMA E SUAS ESTRATÉGIAS: UMA VISÃO A PARTIR DA ÓTICA DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL. Pesquisa & Debate (São Paulo. 1985. Online) , v. 24, p. 65-96, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . O global e o local: interações e conexões no desenvolvimento do Estado do Espírito Santo ? Anotações para o debate. Sinais (UFES) , v. 1, p. 167-202, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . A Formação de Coalizão de Possibilidades: o Desenvolvimento da Economia Capixaba na Primeira República. História e-História , v. 1, p. 01-18, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . O Estado como elemento indutor do desenvolvimento econômico-industrial do Espírito Santo, no contexto da República.. Revista Ágora (Vitória) , v. 7, p. 1-25, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; RAPINI, M. S. ; PINHEIRO, Alessandro M. O. . A CONVERGÊNCIA ENTRE POLÍTICA INDUSTRIAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO: UMA PERSPECTIVA NEO-SCHUMPETERIANA E A REALIDADE BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 90. Pesquisa & Debate (São Paulo. 1985. Online) , v. 40, p. 265-290, 2011.

  • FELIPE, E. S. . A CRIAÇÃO DE MERCADOS PARA TECNOLOGIAS MENOS POLUIDORAS: O CASO DO BIODIESEL NUMA PERSPECTIVA EVOLUCIONÁRIA. Pens@r Acadêmico , v. 5, p. 36-45, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. . Responsabilidade Social Empresarial, Globalização e Estratégias Competitivas: Alguns Elementos de Convergência. Revista Sapientia , v. 09, p. 22-28, 2010.

  • FELIPE, E. S. . Instituições e mudanças instituconais: uma visão a partir dos principais conceitos neo-schumpeterianos. Revista ANPEC , v. 09, p. 122-138, 2009.

  • FELIPE, E. S. . AS INSTITUIÇÕES E OS NEO-SCHUMPETERIANOS: A NOÇÃO DE APRENDIZADO A PARTIR DO PILAR COGNITIVO DAS INSTITUIÇÕES. Pesquisa & Debate (Online) , v. 19, p. 15-32, 2008.

  • FELIPE, E. S. . Racionalidade e Modelos Mentais: aspectos cognitivos do agente econômico na teoria intitucionalista. Revista de Economia (UFPR) , v. 34, p. 141-160, 2008.

  • FELIPE, E. S. . Micro e Pequenas Empresas no Brasil: Novos Requerimentos para uma Inserção Positiva na Economia do. SAPIENTIA , v. 01, p. 14-25, 2006.

  • FELIPE, E. S. ; SANTOS JUNIOR, J. L. . Desenvolvimento Regional Sustentável no Espírito Santo - Região Norte: território e sociedade. 1. ed. Vitoria: MilFontes, 2022. v. 01. 250p .

  • FELIPE, E. S. ; SANTOS JUNIOR, J. L. . Desenvolvimento Regional Sustentável no Espírito Santo - Região Norte: economia. 1. ed. Vitoria: MilFontes, 2022. v. 1. 250p .

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. (Org.) . Estado, Elites, Processos e Desafios do Desenvolvimento no Espírito Santo. 1. ed. Vitória: Editora MilFontes, 2018. v. 1. 181p .

  • VILLASCHI FILHO, A. ; FELIPE, E. S. ; MENDES, A. S. ; BETTARELLO, F. . Economia Capixaba: ensaios por um outro desenvolvimento. 1. ed. Vitória: Phoenix Projetos e Serviços Culturais, 2015. v. 1000. 244p .

  • FELIPE, E. S. ; AVANZI, J. ; SOUZA, J. F. . Serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em municípios de região metropolitana: desafios e formas de enfrentamento. In: Maria Claudia Lima Couto. (Org.). Resíduos sólidos: um olhar plural sobre gestão, valorização e pesquisa. 1ed.Vitória: EDIFES, 2023, v. 01, p. 40-58.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. . As redes de ensino básico nas microrregiões noroeste e nordeste do Espírito Santo: um breve diagnóstico. In: Ueber José de Oliveira. (Org.). Política e ensino básico no Espírito Santo. 1ed.Vitória: Mil Fontes, 2021, v. 01, p. 11-38.

  • Leite, Maria Clara de Oliveira ; FELIPE, Ednilson Silva . REGULAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS DESAFIOS. Conhecimento e Regulação no Brasil. 01ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 80-93.

  • FELIPE, E. S. ; CAMPOS, A. F. ; COLTO, E. L. V. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. G. . MICRO E MINIGERAÇÃO FOTOVOLTAICA: PERCEPÇÃO DOS PROSSUMIDORES DA CIDADE DE VITÓRIA-ES. In: Andrea Borges de Souza Cruz; Adriana Fiorotti Campos; Amanda Aragão da Silva. (Org.). Em busca de um planeta mais resiliente. 01ed.Rio de Janeiro: Synergia, 2019, v. 01, p. 143-160.

  • FELIPE, E. S. ; FALEIROS, R. N. ; SAMPAIO, DANIEL PEREIRA . Celso Furtado e o processo nacional de desenvolvimento. In: Ueber José de Oliveira; Bruno Cesar Nascimento. (Org.). Entre o cânon e a margem: intelectuais e o pensamento político brasileiro. 1ed.Vitória: Editora MilFontes, 2019, v. 1, p. 179-202.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. . Governos Biônicos, elistes e os grandes projetos de impacto: da segunda muleta às descontinuidades desenvolvimentistas. In: Ednilson Silva Fellipe; Ueber José de Oliveira. (Org.). Estados, elites, processos e desafios do Desenvolvimento no Espírito Santo. 1ed.Serra: Editora MilFontes, 2018, v. 1, p. 85-108.

  • FELIPE, E. S. . Sustentabilidade Ambiental e desafios na cafeicultura capixaba: a problemática da crise hídrica e irrigação. In: Ednilson Silva Felipe; Ueber José de Oliveira. (Org.). Estado, Ellites, processos e desafios no Desenvolvimento do Espírito Santo. 1ed.Serra: Editora MilFontes, 2018, v. 1, p. 131-148.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Schumpeter, os neoschumpeterianos e as instituições: conceito e papel numa economia dinâmica e globalizada. In: Marcia Siqueira Rapini; Leandro Alves Silva; Eduardo da Motta e Albuquerque. (Org.). Economia da Ciência, Tecnologia e Informação: fundamentos teóricos e a economia global. 1ed.Minas Gerais: Editora Prismas, 2017, v. 1, p. 65-98.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Desenvolvimento regional e biodiversidade: reflexões sobre as possibilidades do estado do Espírito Santo. In: Claudio F. C. Leal; Lucas R. F. Linhares; Cristina Ribeiro Lemos; Helena Maria Martins Lastres. (Org.). Um olhar territorial para o desenvolvimento: Sudeste. 1ed.Rio de Janeiro: BNDES, 2015, v. 01, p. 368-389.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Chesnais e a mundialização do capital: ensaio sobre a forma como o Brasil nela se insere. In: José Eduardo Cassiolato; Marcelo Pessoa de Matos; Helena Maria Martins Lastres. (Org.). Desenvolvimento e mundialização: o Brasil e o pensamento de François Chesnais. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2014, v. 01, p. 213-228.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . Interações globais e conexões locais: elementos para um debate da economia capixaba. In: Matheus Albergaria de Magalhães; Victor Nunes Toscano. (Org.). A Economia do Espírito Santo: novas visões. 01ed.Vitória: Instituto Jones dos Santos Naves, 2013, v. 01, p. 159-178.

  • VILLASCHI FILHO, A. ; FELIPE, E. S. . Raízes Históricas do crescimento sustentado do Espírito Santo. In: GABRIEL BITTENCOURT; LUIZ CLAUDIO M. RIBEIRO. (Org.). Espírito Santo: um painel da nossa história. 1ed.Vitória: SECULT, 2012, v. 2, p. 45-79.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . Visões compartilhadas e coalizão de possibilidades: a antessala do processo de industrialização. In: Arlindo Villaschi. (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias do seu desenvolvimento. 1ed.Vitoria: Flor&Cultura, 2011, v. , p. 29-52.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . O Governo Arthur Carlos Gerhardt Santos (1971/1975) e a segunda muleta. In: Arlindo Villaschi. (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias do seu desenvolvimento. 1ed.Vitoria: Flor&Cultura, 2011, v. , p. 77-100.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . O mercado funcionou! O aprofundamento da desautonomia relativa do estado e a diversificação da economia capixaba nos anos 1980-2000. In: Arlindo Villaschi. (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias do seu desenvolvimento. 1ed.Vitoria: Flor&Cultura, 2011, v. , p. 105-136.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . Ampliação e aprofundamento do segundo ciclo da economia e recuperação da legitimidade do governo estadual. In: Arlindo Villaschi. (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias do seu desenvolvimento. 1ed.Vitoria: Flor&Cultura, 2011, v. , p. 227-252.

  • FELIPE, E. S. ; RAPINI, M. S. . A interação Universidade-Empresa no Espírito Santo. In: Wilson Suzigan;Eduardo da Mota e Albuquerque;Silvio Antonio Ferraz Cario. (Org.). Em busca da inovação : interação universidade-empresa no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 311-340.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . Da crise econômica ao consenso de necessidades: o Governo Christiano Dias Lopes. In: Arlindo Villaschi. (Org.). Elementos da economia capixaba e trajetórias do seu desenvolvimento. 1ed.Vitoria: Flor&Cultura, 2011, v. , p. 53-76.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Políticas estaduais para arranjos produtivos locais no Espírito Santo: evolução e perspectivas. In: Renato Ramos Campos, Fabio Stallivieri, Marco Antônio Vargas e Marcelo Matos. (Org.). Políticas estaduais para arranjos produtivos locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 01ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2010, v. , p. 105-127.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Que desenvolvimento queremos?. Revista Empresa Capixaba, Vitória, p. 13 - 13, 01 out. 2013.

  • FELIPE, E. S. ; SEIBEL, H. S. . A transição sociotécnica dos biolplástocos no Brasil pela aboagem da perspectiva multinivel. In: VII Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), 2023, Porto Alegre. Anais do VII Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI). Porto Alegre: Even3, 2023. v. 01. p. 01-18.

  • FELIPE, E. S. ; MIRANDA, M. G. . Evolução legislativa da Regularização fundiária sustentável e a capacidade administrativa dos municípios brasileiros. In: 2 Congresso Internacional Sustentabilidade Urbana, 2022, Vitoria. 2 congresso Internacional de sustentabilidade urbana, 2022.

  • FELIPE, E. S. ; LEAL, E. A. S. ; GUILHERMINO NETO, G. . Os Incentivos Fiscais da Sudene Melhoram os Indicadores de Desenvolvimento? Evidências do Norte do Espírito Santo. In: VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação, 2022, Virtual. VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. Rio de Janeiro: ABEIN, 2022. v. 01. p. 627-646.

  • FELIPE, E. S. ; MOREIRA, L. A. . AS DIFERENTES ÓTICAS DA POLÍTICA INDUSTRIAL NO BRASIL. In: Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 2020, Sao Paulo. nais do IV Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN). sAO Paulo: EIGEEDIN, 2020. v. 01. p. 00-00.

  • FELIPE, E. S. ; FALEIROS, R. N. ; SAMPAIO, D. P. . O cavaleiro andante de destemido coração: Celso Furtado e a saudade do futuro. In: XXIV Encontro Nacional de Economia Política, 2019, Vitoria. Anais do XXIV Encontro Nacional de Economia Política. São Paulo: Sociedade Brasileira de Economia Política, 2019. v. 01. p. 01-13.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; COLOMBO, ARTHUR ; SAMPAIO, DANIEL PEREIRA . DESINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DO PROCESSO EM DIFERENTES NÍVEIS DE SEVERIDADE. In: IV Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação, 2019, Campinas. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: ABEIN - Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação, 2019. p. 307.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; MOZER, THAIS MARIA . A QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS NA INDÚSTRIA DO ESPÍRITO SANTO NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA 4.0. In: IV Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação, 2019, Campinas. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 343.

  • FELIPE, E. S. ; COLOMBO, ARTHUR ; SAMPAIO, D. P. . A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: UM PROCESSO, VÁRIAS VERTENTES. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA KEYNESIANA, 2019, CAMPINAS. Anais do Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira. São Paulo: EVEN3, 2019. v. 01. p. 01-14.

  • FELIPE, E. S. ; SAMPAIO, D. P. ; FALEIROS, R. N. . Brazil of the past and of the future: Celso Furtado, politics and underdevelopment.. In: XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 14ª Conferência Internacional de História de Empresas, 2019, Campinas. Anais do XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 14ª Conferência Internacional de História de Empresas. São Paulo: ABPHE, 2019. p. 01-15.

  • FELIPE, E. S. ; CAMPOS, A. F. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. G. ; COUTO, E. L. V. . Razões que levaram consumidores de energia elétrica a se transformarem em geradores solares fotovoltaicos: uma análise da geração distribuída na cidade de Vitória - ES. In: XI CBPE - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2018, Cuiaba. Anais do XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. São Paulo: CBPE, 2018. v. 01. p. 01-13.

  • FELIPE, E. S. ; LEITE, M. C. O. . REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS BRASILEIRO, NORTE-AMERICANO E INGLÊS. In: X Congresso ABAR, 2017, Florianopolis. Anais do X Congresso ABAR 2017, 2017.

  • FELIPE, E. S. ; VARGAS, J. . Crise econômica, mercado de trabalho e mudança institucional no Brasil nos anos 1980. In: XII Congresso Brasileiro de História Econômica, 2017, Niteroi. Anais do XII Congresso Brasileiro de História Econômica. Rio de Janeiro: ABPHE, 2017.

  • FELIPE, E. S. ; CAMPOS, A. F. ; WILKEN, L. M. S. . AS CORTES DE CONTAS NA EFETIVAÇÃO DA REGULAÇÃO E DO PLANEJAMENTO PELA LNDS. In: X Congresso Brasileiro de Regulação, 2017, Florianopolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Regulação. Florianópolis: ABAR, 2017. v. 01. p. 533-567.

  • FELIPE, E. S. ; LEITE, M. C. O. . REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS BRASILEIRO, NORTE-AMERICANO E INGLÊS. In: X Congresso Brasileiro de Regulação, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Regulação. Florianopolis: ABAR, 2017. v. 01. p. 1155-1169.

  • FELIPE, E. S. ; SIMAN, R. R. ; MEIRA, R. . CENÁRIOS DE VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS NA REGIÃO DO DOCE OESTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL. In: Congresso ABES, 2017, São Paulo. Anais Congresso ABES. Sçao Paulo: ABES, 2017.

  • DUARTE, J. T. ; FELIPE, E. S. . O sistema nacional de inovação no Brasil: uma análise a partir de estatísticas de patentes. In: XXII Congresso Brasileiro de Economia, 2017, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Economia,. Brasilia: COFECON, 2017.

  • FELIPE, E. S. ; MARTINS, E. C. S. . Inovação, destruição criadora e os desafios atuais e institucionais da indústria musical. In: I ENEI - Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação, 2016, Araraquara. Anais do I Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação - ENEI, 2016.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . INCLUSIVE FEATURES OF THE BRAZILIAN NATIONAL SYSTEM OF INNOVATION. In: The Globelics International Conference 2016, 2016, Indonesia. The Globelics International Conference 2016, 2016.

  • FELIPE, E. S. ; BERTOLANI, M. L. . Estado, política econômica e defesa do café no Brasil na Primeira República (1889-1930). In: XI Congresso Brasileiro de História Econômica, 2015, Vitória. Anais [do] XI Congresso Brasileiro de História Econômica : programação e caderno de resumos ; 12ªConferência Internacional de História de Empresas. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 2015. v. 01. p. 01-29.

  • FELIPE, E. S. ; BERTOLANI, M. L. . A DINAMIZAÇÃO DA CAFEICULTURA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A TENTATIVA DE TERRITORIALIZAÇÃO DA DINÂMICA CAFEEIRA. In: VI Encontro de Economia do Espírito Santo, 2015, Vitória. Anais do VI Encontro de Economia do Espírito Santo. Vitória: Corecon-ES, 2015. p. 01-20.

  • FELIPE, E. S. ; BERTOLANI, M. L. . O DESENVOLVIMENTO DO MODAL FERROVIÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ACERCA DOS ARCABOUÇOS REGULATÓRIOS. In: VI Encontro de Economia do Espírito Santo, 2015, Vitoria. Anais do VI Encontro de Economia do Espírito Santo. Vitória: Corecon-ES, 2015. p. 01-16.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; TOZI, J. P. . DINÂMICA REGIONAL DA GERAÇÃO DE EMPREGOS ELEMENTOS DE CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA NO ESPÍRITO SANTO. In: Seminário de Jovens Pesquisadores, 2014, Araraquara. Anais do XV Seminário de Jovens Pesquisadores. Araraquara: UNESP, 2014. v. 01. p. 341-361.

  • BERTOLANI, M. L. ; FELIPE, E. S. . OS ESFORÇOS DO GOVERNO CAPIXABA PARA A DINAMIZAÇÃO DA CAFEICULTURA NA PRIMEIRA REÚBLICA: A TENTATIVA DE TERRITORIALIZAÇÃO DA DINÂMICA CAFEEIRA. In: ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE, 2014, Rio do Sul. ANAIS DO VIII ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE. FLORIANOPOLIS: APEC, 2014.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; MENDES, A. S. . Crescimento e Concentração Econômica no Espírito Santo: elementos de discussão e agenda para o futuro. In: XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ENABRT, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XI ENABER, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; ALVARENGA, P. ; MELLO, B. C. F. . Dinâmica do Arranjo Produtivo de Saúde da Grande Vitória -ES e as políticas de regionalização da saúde. In: XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - ENABRT, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XI ENABER, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . CRISES, CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO. In: Latin American Network for economics of learning innovation and competence building systems, 2013, Rio de Janeiro. Anais do Latin American Network for economics of learning innovation and competence building systems, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; SILVA, M. S. . O REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NO CONTEXTO DA ECONOMIA AMBIENTAL. In: IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013, Vitória. Anais do IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; FASOLLO, L. C. . O SETOR DE ENERGIA ELÉTTRICA NO BRASIL: A REFORMA SETORIAL, A AGENCIA REGULATÓRIA E ALGUNS RESULTADOS DO MODELO. In: IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013, Vitória. Anais do IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; ALVARENGA, P. ; MELLO, B. C. F. . DINÂMICA DO ARRANJO PRODUTIVO DE SAÚDE DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS POLÍTICAS DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE. In: IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013, Vitória. Anais do IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; MARTINS, A. S. V. . GERAÇÃO DE EMPREGOS EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO RELATIVA A PARTIR DE COEFICIENTES DE ADENSAMENTO. In: IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013, Vitória. Anais do IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; TOZI, J. P. . DINÂMICA REGIONAL DA GERAÇÃO DE EMPREGOS ELEMENTOS DE CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA NO ESPÍRITO SANTO. In: IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013, Vitória. Anais do IV Encontro de Economia do Espírito Santo, 2013.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Crises e construção de competências a produção de café e plantio de florestas: das vantagens comparativas estáticas à economia do conhecimento e do aprendizado. In: X ENABER - Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2012, Recife. Anais do ... Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Minas Gerais: ABER, 2012. v. 1.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; MARTINS, A. S. V. . Os impactos da globalização no âmbito local e nas grandes empresas capixabas: os desafios ao desenvolvimento. In: III Encontro de Economia do Espírito Santo, 2012, Vitória. ANAIS DO III ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2012.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; MENDES, A. S. . O difícil processo de desenvolvimento e suas consequencias: concentração da dinâmica econômica da riqueza no Espírito Santo. In: III Encontro de Economia do Espírito Santo, 2012, Vitória. ANAIS DO III ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2012.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . A FORMAÇÃO DE COALIZÃO DE POSSIBILIDADES: O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CAPIXABA NA PRIMEIRA REPÚBLICA. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E 10ª CONFERÊNCIA AINTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS, 2011, Curitiba. A FORMAÇÃO DE COALIZÃO DE POSSIBILIDADES: O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CAPIXABA NA PRIMEIRA REPÚBLICA, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; SILVA, M. S. . O SISTEMA CAPIXABA DE INOVAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: UMA VISÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO RELATIVA NOS DADOS NACIONAIS DE ACORDO COM A PINTEC. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2011, Natal. Anais do IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Crisis, Learning And Capabilities Building ? The Case Of Conillon Coffee In Espírito Santo, Brazil,. In: The 9th GLOBELICS International Conference, 2011, Buenos Aires. The Global Network for the Economics of Learning, Innovation, and Competence Building Systems (Globelics), 2011.

  • FELIPE, E. S. ; SILVA, M. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . O SISTEMA CAPIXABA DE INOVAÇÃO E SUA DINÂMICA INOVATIVA: ALGUNS ELEMENTOS DE DISCUSSÃO. In: II ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011, VILA VELHA. ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . INTERAÇÕES GLOBAIS E CONEXÕES LOCAIS: ELEMENTOS PARA UM DEBATE DA ECONOMIA CAPIXABA. In: II ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011, VILA VELHA. ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; FELIPE, E. S. . GESTÃO E PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DA ISO-14000: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS. In: II ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011, VILA VELHA. ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2011.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . CRISIS AND CAPABILITY BUILDING IN THE PRODUCTION OF COFFEE AND REFORESTATION: FROM STATIC COMPARATIVE ADVANTAGES INTO THE KNOWLEDGE ECONOMY. In: Opening Up Innovation: Strategy, Organization and Technology, 2010, London. DRUID Summerr Conference. London: DRUID, 2010.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO: A CRISE ECONÔMICA DA DÉCADA DE 1960, O CONSENSO DE NECESSIDADES E O GOVERNO CRISTIANO DIAS LOPES (1967-1971).. In: I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010, VITORIA. ANAIS DO I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO: O GOVERNO ARTHUR CARLOS GERHARDT SANTOS (1971-1975) E A SEGUNDA MULETA. In: I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010, VITORIA. ANAIS DO I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010.

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESTRUTURA INDUSTRIAL E URBANA: ALGUNS ASPECTOS DA ECONOMIA CAPIXABA NOS ANOS 1980 ? 2000. In: I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010, VITORIA. ANAIS DO I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010.

  • FELIPE, E. S. ; SILVA, M. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . O SISTEMA CAPIXABA DE INOVAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO: UMA VISÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO RELATIVA NOS DADOS NACIONAIS DE ACORDO COM A PINTEC. In: I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010, VITORIA. ANAIS DO I ENCONTRO DE ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO, 2010.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. . Das vantagens comparativas à criação de competências: dinâmica dos arranjos produtivos no Espírito Santo e a centralidade do conhecimento e do aprendizado. In: VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos REgionais e Urbanos, 2010, Juiz de Fora - MG. Anais do VIII Encontro Nacionai da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2010.

  • PINEIRO, Alessandro de Maia ; FELIPE, E. S. . Problematizando o canal ?liberalização comercial ? acesso à tecnologia ? produtividade?, no Brasil pós-1990. In: XIII Encontro Nacional de Economia Política, 2008, JOAO PESSOA / PARAIBA. Anais do XIII Encontro Nacional de Economia Política, 2008.

  • RAPINI, M. S. ; FELIPE, E. S. ; PINHEIRO, Alessandro M. O. . Problematizing the ?commercial liberalization-technology access-productivity? channel, Brazil post 1990. In: GLOBELICS - 6 th International Conference - 2008, 2008, Mexico. GLOBELICS - 6 th International Conference - 2008, 2008.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Recent changes in the Brazilian national system of innovations ? a case of institutional learning?. In: 5 th international conference Development in Economic Theory and Policy, 2008, Bilbao. 5 th international conference Development in Economic Theory and Policy, 2008.

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . The political economy of innovation policy - institutional weakness in Brazil at times of changing techno-economic paradigm. In: Innovation Pressure International ProAct Conference, 2006, Tampere, Finland. Innovation Pressure International Conference, 2006.

  • FELIPE, Ednilson Silva ; COLOMBO, A. O. ; SAMPAIO, D. P. . DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DO PROCESSO EM DIFERENTES FORMATOS. Cadernos do desenvolvimento , 2020.

  • FELIPE, E. S. . Empreendedorismo em C,T&I para além da ação individual: o caso capixaba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Crescimento e Desenvolvimento no Espírito Santo: elementos para uma visão de futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Brasil Maior: desafios e perspectivas sobre a nova política industrial brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Mudanças Institucionais e Estratégias Empresariais: a atuação da Petrobras no ambiente competitivo (1997-2010). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. ; SILVA, M. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . O SISTEMA CAPIXABA DE INOVAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO NO CONTEXTO DA GERAÇÃO DE INOVAÇÃO: UMA VISÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO RELATIVA NOS DADOS NACIONAIS DE ACORDO COM A PINTEC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE, E. S. . CONSENSOS DE NECESSIDADES E COALIZÕES DE POSSIBILIDADES ENQUANTO INSTRUMENTOS PARA VISÕES COMPARTILHADAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . A nova distribuição dos Royalties e a Guerra da Federação: embates políticos, perdas econômicas e o significado do embate para o Espírito Santo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. . Crescimento e Desenvolvimento no Espírito Santo: elementos para uma visão de futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Janelas de Oportunidades para o Espírito Santo a partir da Exploração do Petóleo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Análise do Mapeamento e das Políticas para Arranjos Produtivos Locais no Estado do Espírito Santo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPE, E. S. . Mapeamento e das Políticas para Arranjos Produtivos Locais no Estado do Espírito Santo: discussão de políticas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO: O GOVERNO ARTHUR CARLOS GERHARDT SANTOS (1971-1975) E A SEGUNDA MULETA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; VILLASCHI FILHO, A. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DESENVOLVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO: O GOVERNO ARTHUR CARLOS GERHARDT SANTOS (1971-1975) E A SEGUNDA MULETA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Arranjos Produtivos Locais no ES: novos requerimentos para novos saltos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. . Os desafios do Pré-Sal e as definições do Novo Marco Regulatório do Petróleo no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIPE, E. S. . Impactos da Crise Econômica sobre a Economia Capixaba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FELIPE, E. S. . Construção e Implementação de Estratégias de Apropriabilidade: a Petrobras e os Programas de Capacitação Tecnológica em águas profundas - PROCAPS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . Arranjos Produtivos Locais: elementos para novos saltos qualitativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. . Inovação e Difusão de Clean Energy Technologies: Três Dimensões do Tema e Elementos de política industrial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. ; ALMEIDA, E. L. F. . Aprendizado Institucional e Governança Corporativa: uma proposta metodológica a aplicação à indústria do petróleo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. . Capacitacao inovativa e competitividade: reflexões a partir da divisão do trabalho entre as politicas cienitificas, tecnologica e de inovação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIPE, E. S. . Desenvolvimento Econômico Capixaba. Vitória: IDEIES, 2019 (Boletim Econômico Capixaba).

Outras produções

SIMAN, R. R. ; CAPISTRANO, A. G. A. ; CAUS, A. L. ; BUARQUE, D. C. ; FELIPE, Ednilson Silva ; CHAVES, G. L. D. ; BRASIL, G. ; SANTOS JUNIOR, J. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORGES, O. F. ; SILVA, S. M. . Plano Estadual de Resíduos Sólidos - PERS. 2019.

FELIPE, Ednilson Silva ; RIGO, D. ; SCHWAMBACK, D. ; BUARQUE, D. C. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FUNDÃO. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, Ednilson Silva ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AFONSO CLÁUDIO. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, Ednilson Silva ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ÁGUIA BRANCA. 2017.

RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; FELIPE, E. S. ; SIMAN, R. R. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ALTO RIO NOVO. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE BAIXO GUANDU. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE COLATINA. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GOVERNADOR LINDENBERG. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; COELHO, E. R. C. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; TOSTA, J. A. ; CASTRO JR, R. M. ; BORTOLOTI, F. D. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ITAGUAÇU. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; COELHO, E. R. C. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORTOLOTI, F. D. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE LARANJA DA TERRA. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE PANCAS. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COELHO, E. R. C. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORTOLOTI, F. D. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SÃO DOMINGOS DO NORTE. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COELHO, E. R. C. ; TOSTA, J. A. ; ABREU, M. H. E. ; COUTO, M. C. L. ; BORTOLOTI, F. D. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SÃO ROQUE DO CANAÃ. 2017.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; COELHO, E. R. C. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; BORTOLOTI, F. D. ; ABREU, M. H. E. ; COUTO, M. C. L. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE VILA VALÉRIO. 2017.

SIMAN, R. R. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; FELIPE, Ednilson Silva ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORGES, O. F. ; CASTRO JR, R. M. . Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Viana. 2016.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, Ednilson Silva ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO REGIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO CONDOESTE. 2016.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORTOLOTI, F. D. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ITARANA. 2016.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; ABREU, M. H. E. ; COUTO, M. C. L. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANTENÓPOLIS. 2016.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; BUARQUE, D. C. ; RIGO, D. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; CASTRO JR, R. M. . FPLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MARILÂNDIA. 2016.

SIMAN, R. R. ; FELIPE, E. S. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; ABREU, M. H. E. ; COUTO, M. C. L. ; TOSTA, J. A. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SÃO GABRIEL DA PALHA'. 2016.

FELIPE, Ednilson Silva ; SIMAN, R. R. ; RIGO, D. ; BUARQUE, D. C. ; COELHO, E. R. C. ; BORTOLOTI, F. D. ; BRASIL, G. ; TOSTA, J. A. ; COUTO, M. C. L. ; ABREU, M. H. E. ; BORGES, O. F. ; CASTRO JR, R. M. . PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE. 2015.

ALMEIDA, E. L. F. ; BICALHO, R. G. ; MATHIAS, J. F. ; FELIPE, E. S. . Estimativa da Demanda de Gás Natural por Segmento Industrial e por Região. 2008.

FELIPE, E. S. . Economia da Energia: Petróleo, gás natural e biocombustíveis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. . CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO ARCABOUÇO INSTITUCIONAL E DE SERVIÇOS DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - MPES NO APL DE VESTUÁRIO DE COLATINA, ESPÍRITO SANTO. 2011. (Relatório de pesquisa).

VILLASCHI FILHO, A. ; FELIPE, E. S. ; LLIMA, E. S. ; FREITAS, J. V. S. ; MACIEL, N. C. ; OLIVEIRA, T. O. ; DIAS, P. C. A. . Pesquisa ?Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ? Estado do Espírito Santo?. 2009. (Relatório de pesquisa).

VILLASCHI FILHO, A. ; FELIPE, E. S. ; OLIVEIRA, U. J. ; DIAS, P. C. A. ; FREITAS, J. V. S. ; MACIEL, N. C. ; OLIVEIRA, T. O. . Elaboração do Balanço de Pagamentos e Análise da Relação Entre Estes Resultados e os APLs Identificados e Apoiados no Estado do Espírito Santo. 2009. (Relatório de pesquisa).

FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. ; DIAS, P. C. A. ; FREITAS, J. V. S. ; MACIEL, N. C. ; OLIVEIRA, T. O. . Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ? Estado do Espírito Santo. 2009. (Relatório de pesquisa).

FELIPE, E. S. ; VILLASCHI FILHO, A. ; OLIVEIRA, U. J. ; OLIVEIRA, T. O. ; MACIEL, N. C. ; FREITAS, J. V. S. ; DIAS, P. C. A. . Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ? Estado do Espírito Santo. 2009. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, E. L. F. ; BICALHO, R. G. ; FERRARO, M. ; FELIPE, E. S. . Viabilidade Econômica do Desenvolvimento do Mercado Interruptível. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    A transição sociotécnica dos bioplásticos no Brasil e no Espírito Santo pela abordagem da perspectiva multinível, Descrição: Nos últimos decênios, as questões ambientais associadas aos plásticos se tornaram uma preocupação global. Pesquisas atuais buscam alternativas ecologicamente viáveis para substituir o plástico convencional produzido a partir de polímeros derivados do petróleo, geralmente empregados na produção do plástico que utilizamos no dia a dia, os quais são de difícil decomposição e, portanto, extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Ocorre, porém, que ainda não está evidente se as alternativas disponíveis apresentarão melhores resultados em termos ambientais, sociais e econômicos. Permanece uma necessidade de entendimentos mais sutis do plástico, seu papel na sociedade e seus impactos ambientais. Com base na Perspectiva Multinível, que enfatiza a coevolução dos materiais e da sociedade, este artigo descreve uma abordagem sociotécnica para os bioplásticos. Nessa análise, é dado ênfase aos plásticos, explorando a interação entre inovação tecnológica, práticas e culturas de consumo que promovam os processos de aceitação de novas alternativas para os mesmos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / Huandra Siqueira Sibel - Integrante.

  • 2020 - 2022

    DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTAVEL, Descrição: com o intuito de tratar do Desenvolvimento Sustentável, e particularmente do Desenvolvimento Regional Sustentável, é importante citar primeiramente o conceito de desenvolvimento sustentável, definido em 1987 no Relatório Brundtland: ?Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades?. Em um recorte regional, é preciso acrescentar, além do dinamismo econômico e melhor qualidade de vida da população, a criação de novas institucionalidades, mudanças da relação de trabalho, crescimento econômico sustentável, economia criativa, novos padrões de consumo, conservação e manutenção dos processos ecológicos, entre outros. Assim, o Governo vislumbrou a necessidade de dotar as microrregiões do Espírito Santo de instrumento de planejamento integrado, abrangente e sistêmico, em respeito às características locais e com melhor uso de suas potencialidades para as gerações presentes e futuras. Dessa forma, foi editada a Lei 9.768/2011, de 26 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a definição das Microrregiões e Macrorregiões de Planejamento no Estado do Espírito Santo. A Lei supracitada apresentou em seu art. 1 os objetivos de dividir o Espírito Santo em microrregiões com o objetivo de realizar o desenvolvimento das regiões. O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável é composto por Diagnóstico e Plano de ação. Com base no Diagnóstico, será construído o Plano de Ação para cada microrregião do Estado, contendo programas, metas e responsáveis, ocasionando assim o desenvolvimento do Espírito Santo como um todo. Insta ressaltar que os planos terão como diretrizes básicas: transparência e participação social; solidariedade regional e cooperação estadual; planejamento integrado e transversalidade da política pública; atuação multiescalar no território estadual; desenvolvimento sustentável; reconhecimento e valorização da diversidade ambiental, social, cultural e econômica das regiões; competitividade e equidade no desenvolvimento produtivo; e sustentabilidade dos processos produtivos. Por derradeiro, destaca-se que serão elaborados 09 (nove) Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável para as microrregiões Nordeste e Noroeste.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / UEBER JOSE DE OLIVEIRA - Integrante / Jorge Luiz dos Santos Junior - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Desindustrialização no Brasil: uma análise empírica do processo em diferentes formatos, Descrição: A pesquisa tem por objeto a alteração na qualidade da água captada do rio Doce, após o rompimento da barragem de Fundão (Mariana/MG), no dia 05-11-2015. Como objetivo geral visa produzir saberes sobre os problemas de captação d?água do rio Doce, considerando as variações espacial e temporal de qualidade da água e seus usos, para subsidiar soluções e inovações na produção, implementação e gestão de políticas públicas voltadas à reparação e/ou compensação socioambiental e socioeconômica da região afetada. Desse modo, entre as múltiplas consequências derivadas do rompimento da barragem destacamos, para fins de estudo aquelas derivadas do impedimento ou alteração dos usos d?água devido a mudança das características da qualidade de água na calha do Rio Doce e, por conseguinte, os impactos ambientais, econômicos e sociais daí resultantes, tanto nos procedimentos de captação quanto nos múltiplos usos da água. Do ponto de vista metodológico, combina diversas abordagens teóricas e disciplinares, sensíveis tanto aos processos de produção de conhecimentos, quanto a construção de soluções técnicas integradas aplicáveis, como também está atenta as respostas locais produzidas diante das novas situações vivenciadas. Para tanto, busca compreender as dinâmicas socioambientais e socioeconômicas presentes nos referidos territórios, bem como as ações do poder público ? federal, estadual (MG e ES) e dos municípios afetados. Além de tratar dos efeitos gerais do desastre, também está atenta a dimensão micro em três regiões escolhidas como focos empíricos para aprofundar a pesquisa, a saber: a) região da foz, b) região intermediária, e, c) região do rompimento da barragem de Fundão. Uma vez conhecida a qualidade d?água e seus distintos usos nestas três regiões é possível estender a pesquisa para as regiões adjacentes a partir dos modelos analíticos desenvolvidos para essas regiões piloto. Como resultados serão produzidos e ampliados conhecimentos sobre os múltiplos efeitos resultantes do desastre em suas interações e conexões com o mercado e a sociedade, para formular proposições de políticas públicas, que levem em consideração a dinâmica de funcionamento das relações entre Estado, mercado e sociedade. Ademais, espera-se produzir conhecimento científicos a partir de matrizes integradas de dados ambientais, econômicos, sociais e institucionais sobre a qualidade da água no Rio Doce, como subsídio tanto à inovação nos processos de elaboração, implementação e controle de Políticas Públicas quanto para os processos de comunicação e interações com os atingidos, de modo particular, e com a sociedade brasileira, de modo geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / UEBER JOSE DE OLIVEIRA - Integrante / Edmilson Costa Teixeira - Integrante / Marta Zorzal e Silva - Integrante / Paulo Moura - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Proposta de estudos no âmbito da economia para a criação de incentivos fiscais e não fiscais para aumento e estímulo do uso do carro elétrico no Espírito Santo, Descrição: No âmbito das políticas públicas, é crucial para o Governo do Espírito Santo promova, dentro de sua esfera de atuação e possibilidades, uma política que estimule o uso do carro elétrico no sistema de transporte ? público e privado ? capixaba, se tornando, claramente, pioneiro na implementação de um sistema amplo que, como colocado anteriormente, tanto aumentará a eficiência energética do sistema de transporte capixaba como, por outro lado, confirmará a posição clara do governo estadual de que o desenvolvimento econômico capixaba também será acompanhado dos princípios de desenvolvimento social e ambiental, reconhecidamente um tripé necessário para a melhoria de qualidade de vida da sociedade. Assim, o presente projeto de estudo se debruçará sobre a questão: Como podem ser pensados e desenhados os incentivos econômicos fiscais e não fiscais no Espírito Santo e nos municípios do estado de forma a estimular o uso de veículos elétricos, essencial para alinhamento do setor de transporte no Espírito Santo às práticas sustentáveis?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / Celso Bissoli Sessa - Integrante / Adriana Fiorotti Campos - Integrante / Gutemberg Brasil - Integrante / Florene Belato Tavares - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Impactos sociais e econômicos resultantes da alteração da qualidade de água captada do rio Doce para usos diversos devido ao rompimento da barragem de Fundão/MG, Descrição: A pesquisa tem por objeto a alteração na qualidade da água captada do rio Doce, após o rompimento da barragem de Fundão (Mariana/MG), no dia 05-11-2015. Como objetivo geral visa produzir saberes sobre os problemas de captação d?água do rio Doce, considerando as variações espacial e temporal de qualidade da água e seus usos, para subsidiar soluções e inovações na produção, implementação e gestão de políticas públicas voltadas à reparação e/ou compensação socioambiental e socioeconômica da região afetada. Desse modo, entre as múltiplas consequências derivadas do rompimento da barragem destacamos, para fins de estudo aquelas derivadas do impedimento ou alteração dos usos d?água devido a mudança das características da qualidade de água na calha do Rio Doce e, por conseguinte, os impactos ambientais, econômicos e sociais daí resultantes, tanto nos procedimentos de captação quanto nos múltiplos usos da água. Do ponto de vista metodológico, combina diversas abordagens teóricas e disciplinares, sensíveis tanto aos processos de produção de conhecimentos, quanto a construção de soluções técnicas integradas aplicáveis, como também está atenta as respostas locais produzidas diante das novas situações vivenciadas. Para tanto, busca compreender as dinâmicas socioambientais e socioeconômicas presentes nos referidos territórios, bem como as ações do poder público ? federal, estadual (MG e ES) e dos municípios afetados. Além de tratar dos efeitos gerais do desastre, também está atenta a dimensão micro em três regiões escolhidas como focos empíricos para aprofundar a pesquisa, a saber: a) região da foz, b) região intermediária, e, c) região do rompimento da barragem de Fundão. Uma vez conhecida a qualidade d?água e seus distintos usos nestas três regiões é possível estender a pesquisa para as regiões adjacentes a partir dos modelos analíticos desenvolvidos para essas regiões piloto. Como resultados serão produzidos e ampliados conhecimentos sobre os múltiplos efeitos resultantes do desastre em suas interações e conexões com o mercado e a sociedade, para formular proposições de políticas públicas, que levem em consideração a dinâmica de funcionamento das relações entre Estado, mercado e sociedade. Ademais, espera-se produzir conhecimento científicos a partir de matrizes integradas de dados ambientais, econômicos, sociais e institucionais sobre a qualidade da água no Rio Doce, como subsídio tanto à inovação nos processos de elaboração, implementação e controle de Políticas Públicas quanto para os processos de comunicação e interações com os atingidos, de modo particular, e com a sociedade brasileira, de modo geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / Paulo Moura - Integrante / Marta Zorzal - Integrante / Edmilson Teixeira - Integrante / Sandro José da Silva - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Direito dos Rios e direito da natureza como elemento de sustentabilidade, Descrição: Discute o direito dos rios em países selecionados e suas possibilidades para o Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: da Coleta à Valorização, Descrição: Nos últimos anos, o tema resíduos sólidos têm sido pautado como assunto da mídia, das cobranças das organizações, da sociedade em geral e dos mais diversos setores produtivos. Como marco estratégico no Estado do Espírito Santo algumas ações foram desenvolvidas para combater os problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos ? PNRS, instituída pela Lei Federal n 12.305/2010 que por consequência demandou a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais representa um marco jurídico e um importante instrumento para organizar a gestão de resíduos sólidos no Brasil, que ainda é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos entes federados. O projeto buscará articular a academia e a gestão pública do desenvolvimento de elementos de gestão e controle do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, como indicadores de produtividade e ferramentas de tomada de decisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Integrante / Renato Ribeiro Siman - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos: da Coleta à Valorização, Descrição: Nos últimos anos, o tema resíduos sólidos têm sido pautado como assunto da mídia, das cobranças das organizações, da sociedade em geral e dos mais diversos setores produtivos. Como marco estratégico no Estado do Espírito Santo algumas ações foram desenvolvidas para combater os problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos sólidos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos ? PNRS, instituída pela Lei Federal n 12.305/2010 que por consequência demandou a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais representa um marco jurídico e um importante instrumento para organizar a gestão de resíduos sólidos no Brasil, que ainda é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos entes federados. O projeto buscará articular a academia e a gestão pública do desenvolvimento de elementos de gestão e controle do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, como indicadores de produtividade e ferramentas de tomada de decisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Integrante / Renato Ribeiro Siman - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS NA ESTRUTURA PRODUTIVA E INSTITUCIONAIS DA ECONOMIA CAPIXABA NO PERÍODO DE 1980 A 2010, Descrição: Todos esses temas aqui discutidos foram bem cobertos e analisados pela historiografia econômica capixaba que se consolidou em textos, livros, dissertações de mestrado e teses de doutorados que se tornaram referências importantes para entender a dinâmica da economica capixaba. Porém, esses trabalhos cobriram, sistematicamente o periodo marcado pela instação e consolidação dos Grandes Projetos, ou seja, até o meados da década de 80. A partir daí, a historiografica econômica capixaba, naquilo que já foi produzido, encontra-se dispersa em poucos textos. Ainda que haja muita produção acadêmica sobre vários temas, eles não se apresenta encadeados a partir de uma metodologia que congregue economia, história, políticas e mudanças institucionais como ?fios condutores? do processo explicativo da mudança econômica capixaba até o período recente. 2. OBJETIVO O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar, na perspectiva da historiografia econômica, as principais mudanças institucionais que aconteceram na estrutura político-econômica capixaba ao longo dos últimos 30 anos. Além disso, para esse mesmo período, objetiva estudar os planos de desenvolvimento econômicos e sociais desenhados pelos respectivos governadores, com foco na sua efetividade e em que sentido promoveram mudanças na economia capixaba. 2.1 ? Objetivos específicos ? Fazer uma análise bibliométrica da produção de textos sobre as mudanças econômicas e institucionais capixabas nos últimos 30 anos, com base na historiografia econômica; ? Analisar, sob o ponto de vista da historiografia econômica, as principais mudanças institucionais e na estrutura econômica ocorridas no Espírito Santo nos últimos 30 anos; ? Analisar os principais programas de governo e planos de desenvolvimento econômico e social desenhadas pelos governos capixabas nos últimos 30 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / Marcus Fundcheller - Integrante.

  • 2016 - 2019

    DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DESIGUALDADE ESTRUTRAL E NOVOS OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS REGIÕES CAPIXABAS, Descrição: A instalação e aprofundamento das principais características de uma economia urbana e industrializada ? em substituição àquelas que caracterizavam uma economia rural e agrícola-exportadora - foi possível, no caso capixaba, a partir das ações, projetos e políticas implementadas inicialmente no Governo de Christiano Dias Lopes (1967/71), de Arthur Carlos Gerhardt Santos (1971/75) e também nos que os sucederam. Com isso instaurou-se uma lógica econômica concentradora na Região Metropolitana. Sendo inerente ao modelo implantado ? e aprofundado ao longo dos anos que se seguiram ? as demais regiões do estado assistiram sua dinâmica econômica ?vazar por entre os dedos? perdendo relevância em detrimento da região central do estado. Passados cerca de cinquenta anos daquelas primeiras ações (cujos os resultados superaram, em muito, mesmo as previsões otimistas à época) e, considerando todas as ações e políticas sequenciais àquelas, alguns elementos podem ser facilmente constatados sobre a dinâmica regional da economia capixaba: I ? O estado se tornou refém de sua própria lógica de crescimento O estado, em certo sentido, se tornou refém do próprio modelo econômico implantado e de uma lógica específica de crescimento econômico. Isso tem se refletido numa incapacidade de pensar / vislumbrar / construir novas trajetórias de desenvolvimento e que sejam distintas daquelas que foram desenhadas e implementadas no período em torno da década de 1970. II ? As políticas de dinamização econômica do interior apresentaram poucos resultados O acompanhamento sistemático das principais variáveis econômicas ao longo do tempo deixa claro que essa concentração ainda aparece como tendência firme ? fortemente atrelada ao modelo econômico capixaba ? e que os instrumentos desenhados se apresentaram como insuficientes para reverter essa tendência. III - O aprofundamento da desautonomia relativa O termo ?desautonomia relativa? do Estado foi cunhado nos anos 1970 para demonstrar que, a partir da instalação dos Grande Projetos, o estado capixaba não teria mais condições de, por ele próprio, conduzir e influenciar diretamente o seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento econômicos. A pesquisa DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DESIGUALDADE ESTRUTRAL E NOVOS OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS REGIÕES CAPIXABAS tem por objetivo levantar novas questões e novos olhares sobre a desigualdade do desenvolvimento entre as regiões capixabas. Assume-se que essa desigualdade adquiriu uma característica ?estrutural? uma vez que ela não decorre da conjuntura econômica e social, mas da natureza do modelo de desenvolvimento aqui implementado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Integrante.

  • 2016 - 2018

    ESTUDO REGULATÓRIO E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔIMCO-FINANCEIRA DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO COM PROCESSOS DE MICROALGAS, Descrição: O presente estudo versa sobre os aspectos jurídicos relacionados, regulatórios e de viabilidade econômica e financeira para a atividades de tratamento de esgoto cujas plantas produz, ao final, produtos comercializáveis: água de reuso, energia, nutrientes e crédito de carbono. O estudo está voltado para o detalhamento de todo o arcabouço legal e normativo, nos níveis federal, estadual e municipal, aplicado aos processos que integram essa atividade econômica. Se debruça também sobre o desenvolvimento de metodologias que permitem analisar a viabilidade econômica e financeira dessas plantas. (a) Análise de viabilidade econômica de projeto para diferentes capacidades de estação de tratamento. As vazões médias de esgoto a serem contempladas no estudo são: 20l/s, 50 l/s, 100 l/s e 200 l/s. (b) Desenvolver modelos de relacionamento entre empresas públicas e privadas para explorar técnica e economicamente a tecnologia em desenvolvimento. (c) Enumerar as possíveis formas de operação e atividade econômica da empresa em relação ao poder concedente e ao pode fiscalizatório (União, Estado e município) em sua especificidade para dada produto. Tais possibilidades abrange, em princípio: Concessão, Autorização, Sociedade com Propósito Específico-SPE ou Parceria Público Privada-PPP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Integrante.

  • 2013 - 2016

    A CRIAÇÃO DE MERCADOS PARA TECNOLOGIAS MENOS POLUIDORAS: O CASO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS E DO BIODIESEL NUMA PERSPECTIVA EVOLUCIONÁRIA, Descrição: Esse trabalho parte da perspectiva de que o uso mais intensivo de tecnologias menos poluidoras deve estar no centro dos debates sobre o desenvolvimento econômico e das transformações esperadas do século 21. Segue-se daí que o grande salto precisa estar ligado ao emprego de tecnologias que sejam mais amigáveis quanto aos impactos ambientais que provocam. Entretanto, dentro do atual modelo econômico, o uso de tais tecnologias não é nem automático e nem natural. Por outro lado, quanto às questões de demanda do consumidor final, a constatação é que o alinhamento a uma postura de eficiência energética somente pode acontecer se o conjunto de benefícios dessa adoção superar, a princípio, os próprios custos dessas mudanças. Em relação ao papel do estado, deve-se ter em mente que as políticas públicas devem ser tais que criem estruturas de incentivos que levem à formação de expectativas que sejam favoráveis aos riscos de inovar nesse setor: ou seja, diminuir os níveis de resistências para os investimentos. Na presente transformação, entretanto, a principal ação deve ser aquela que leva em conta certa relutância na criação, desenvolvimento e adoção de tecnologias substitutivas, dada a maturidade já consolidada das tecnologias baseadas no uso intensivo de petróleo e seus derivados. Por essa ótica, a adoção mais intensa de produtos/tecnologias alternativas ao uso dos hidrocarbonetos tradicionais só pode ser levada a cabo com a participação incentivadora (e às vezes impositiva) do estado. Esta pesquisa parte da seguinte questão: Como podem ser construídas as estruturas de incentivo que levariam à decisões de promover inovações, adoção e difusão e uso de tecnologias menos poluidoras? Como se situam os biocombustíveis nessa lógica e qual o papel do setor público e privado nessa esteira de transformações?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ANÁLISE DOS MAPEAMENTOS, PARTICIPAÇÃO RELATIVA NA RENDA E POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A DINAMIZAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS E INOVATIVOS LOCAIS - APLs, Descrição: O objetivo principal que norteia o propósito dessa pesquisa é o de em ampliar e consolidar o conhecimento sobre a dinâmica evolutiva de Arranjos Produtivos Locais e as políticas públicas a eles associados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Integrante / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O ESPÍRITO SANTO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DO APRENDIZADO ? EM BUSCA DE NOVAS TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO, Descrição: O objetivo geral do projeto de pesquisa é investigar o sistema capixaba de inovação, conhecimento e competências, buscando identificar como [e se] a geração de conhecimento e de inovações internas a esse sistema tem frutificado em novas competências. Além disso, procura-se investigar se tais competências [se criadas] estão sendo colocadas à disposição de novos saltos qualitativos de desenvolvimento capixaba, sobretudo no sentido de essa economia, pequena, madura e diversificada se direcionar para uma inserção positiva e sólida na economia do conhecimento e do aprendizado. Ainda neste escopo, o projeto visa investigar como as instituições, o sistema produtivo e a capacitação técnica, científica e tecnológica do estado contribuem para a criação de um ambiente propício que coloque o estado numa trajetória, que semelhante aos pequenos países desenvolvidos, seja capaz de eliminar os gargalos e promover mudanças qualitativas radicais nos resultados das etapas de desenvolvimento até aqui experimentadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Integrante / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ? Estado do Espírito Santo, Descrição: O Espírito Santo apresenta características que o coloca entre as economias de maiores possibilidades de crescimento no país. Para isso, no entanto, é preciso que haja cooperação e convergência de ações no sentido de elevar o nível de capacitação inovativa de todos os agentes que influenciam e estão envolvidos no desenvolvimento capixaba. A ampliação, aprofundamento e consolidação do conhecimento sobre os APLs no estado se mostra como ferramenta fundamental para o desenho de políticas mais bem orientadas de desenvolvimento local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Coordenador / ARLINDO VILLASCHI FILHO - Integrante / JAMILLY VIVIANE DOS SANTOS FREITAS - Integrante / NIVIA CAVATTI MACIEL - Integrante / PATRICIA CRISTINA DE ABREU DIAS - Integrante / UEBER JOSE DE OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Bolsa.

  • 2000 - 2006

    DINAMICA MACROECONOMICA, Descrição: Analisar à luz das diferentes correntes teóricas as condições de estabilidade e convergência do equilíbrio macroeconômico. Estudar a natureza e os condicionantes da instabilidade estrutural do sistema. Pesquisar a natureza endógena e/ou exógena dos movimentos econômicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Ednilson Silva Felipe - Integrante / ALAIN PIERRE CLAUDI HENRI HERSCOVICI - Coordenador / DJALMA TEIXEIRA BASTOS JUNIOR - Integrante / FELIPE LISBOA GUEDES - Integrante / RICARDO RAMALHETE MOREIRA - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Economia. , Avenida Fernando Ferrari, Goiabeiras, 29075-910 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (27) 40097737

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: CONTRATO TEMPORARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2006 - 12/2006

    Ensino, Ciencias Economicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Sistemas Economicos e Contabilidade Social, Teoria Economica

2010 - Atual

REDESIST - Rede de Pesquisa em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

2008 - 2009

Faculdade Pio XII

Vínculo: Coordenador Centro Pesquisas, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2004 - 2009

Faculdade Pio XII

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2008 - 09/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pesquisas.,Linhas de pesquisa

2004 - 2005

Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20