Geisa Sousa Vieira

Graduada em Engenharia Ambiental, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Encerrou Estágio com vínculo empregatício na Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC em 2018, onde desenvolveu atividades de Educação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos no ambiente escolar, elaboração de relatórios e experiência na área administrativa. Possui também experiência em análise dos padrões de qualidade da água, tratamento e abastecimento.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2011 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Modelo Luis Eduardo Maglhães

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2018 - 2018

LICENCIAMENTO AMBIENTAL E MÉTODOS DE AMOSTRAGEM EM CAMPO. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao licenciamento Ambiental. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Sustentabilidade, INBS, Brasil.

2018 - 2018

Proteção de Nascentes. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2018 - 2018

GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2017 - 2017

Recuperação de áreas degradadas por aterro sanitário. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2017 - 2017

Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

CAR/CEFIR: Criação do cadastro e sua importância. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2017 - 2017

Outorga do Direito de uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Consumo Consciente de Energia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Agência de Água: O que é, o que faz e como funciona. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Evento de Alinhamento para Aplicação do ENEM 2017. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos no Nordeste. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Lógica de Programação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Monitoramento de Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Desenho Arquitetônico. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2017 - 2017

Curso Livre de Inglês para provas de proficiência. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2017 - 2017

Alternativas Organizacionais para Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Ambiental.

Participação em eventos

SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA.APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA DETERMINAÇÃO DO USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE ALMENARA, MINAS GERAIS, BRASIL. 2018. (Outra).

I BIOAMB - Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade. 2017. (Simpósio).

2° Seminário Baiano de Solos.Seminário Baino de Solos, Solo: Alicerce para vida. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, KAMILA DIAS COSTA ; VIEIRA, Geisa Souza ; COSTA, LUCAS EMMANUEL MARQUES ; PILOTO, HÍCARO OLIVEIRA ; SILVÃO, NATÁLIA ANDRADE ; BARROS, FLÁVIA MARIANI . QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DO PARQUE POLIESPORTIVO DE ITAPETINGA, BA. In: XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental, 2016, Brasília. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. p. 1132.

  • VIEIRA, G. S. ; SANTOS, V. P. ; LEMOS, R. S. ; SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; VIEIRA, Geisa Souza . Qualidade da água em uma nascente do afluente do Rio da Onça em Itapetinga-Ba.. In: Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental & IV Fórum Latino-americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2018, Palmas. Recursos Hídricos, 2018.

  • VIEIRA, G. S. ; SANTOS, V. P. ; SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; SILVA, J. B. ; VIEIRA, G.S . APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA DETERMINAÇÃO DO USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE ALMENARA, MINAS GERAIS, BRASIL. In: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, Itapetinga-Ba. Recursos Hídricos, 2018.

  • SILVA, J. B. ; OLIVEIRA, F. T. ; VIEIRA, G.S ; SANTOS, V. P. ; OLIVEIRA, M. C. S. C. . CONTRIBUIÇÃO DA POLUIÇÃO DAS ÁREAS AGRÍCOLAS E URBANAS NAS ÁGUAS DO RIO COLÔNIA, BAHIA, BRASIL. In: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, ITAPETINGA. SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018.

  • SILVA, J. B. ; VIEIRA, G.S ; OLIVEIRA, F. T. ; SANTOS, V. P. ; ANJOS, A. L. S. . CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANHAÇU, MINAS GERAIS, BRASIL. In: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, ITAPETINGA. SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018.

  • SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; VIEIRA, G.S ; SANTOS, V. P. ; SOUZA, A. N. B. . PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS DO SENSOR LANDSAT 8/TM, DO MUNICÍPIO DE POTIRAGUÁ-BA, BRASIL. In: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, ITAPETINGA. SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018.

  • SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; VIEIRA, G.S ; SANTOS, V. P. ; SOUZA, A. N. B. . CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E PRECIPITAÇÃO MÉDIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE GRANDE. In: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, ITAPETINGA. SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018.

  • SANTOS, V. P. ; VIEIRA, G.S ; SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; SILVA, J. B. . PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NO MANEJO E RESTAURAÇÃO DE NASCENTES NO MUNICIPIO DE ITAPETINGA-BA. In: SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018, ITAPETINGA. SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA, 2018.

  • VIEIRA, G.S ; SANTOS, V. P. ; SANTANA, A. S. ; SANTOS, L. R. ; SILVA, J. B. . SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL TEMA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, O MEIO AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Mais Futuro, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Remunerado pelo Programa Mais Futuro, convocado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Unidade NTE-08. Desenvolve funções da área de Meio Ambiente, com projetos voltados à Educação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos na Unidade Escolar.

2015 - 2016

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Alfabetizador-Coordenador, Carga horária: 128

Outras informações:
Também atuou como Tradutor-interprete de Libras do Programa Brasil alfabetizado PBA (2015-2016)

2017 - 2017

serviço autonomo de agua e esgoto de itapetinga

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 180

Outras informações:
Estágio extracurricular na Empresa SAAE- Serviço autônomo de água e esgoto de Itapetinga bahia, exercendo as seguintes fuinções: Análise de qualidade da água, monitoramento do tratamento de água, análise de projetos, controle de equipamentos de proteção individual, acompanhamento do processo de renovação da licença ambiental e Gestão de resíduos.

2016 - 2017

serviço autonomo de agua e esgoto de itapetinga

Vínculo: Estágio Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 360

Outras informações:
Estágio supervisionado curricular exercendo as seguintes atividades: -Monitoramento do Sistema de Tratamento de Água; - Análise Laboratorial; - Análise de Projetos;