Mauricio Braz de Carvalho

É licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela ECA-USP (2009) e Mestre em Música pela mesma instituição (2014), na linha de pesquisa "Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem". Atualmente, desenvolve pesquisa de Doutorado em Educação na FE-USP, área de concentração "Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas".

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Cláudia Valentina Assumpção Galian. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Música

2012 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Pedro Paulo Salles

Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música

2005 - 2009

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Congresso Nacional da ABEM. Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria das Mercês Ferreira Sampaio

SALLLES, P. P.; LUCAS, M. I.;SAMPAIO, M. M. F.. Pedagogia da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Maria das Mercês Ferreira Sampaio

SALLES, P. P.; PENNA, M.;SAMPAIO, M. M. F.. Educação Musical, escola pública e democratização da cultura: a Lei 11769/08 e seus impactos na formação docente em Música. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Mônica Isabel Lucas

LUCAS, M. I.; SALLES, P. P.. Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no camp do ensino e da formação docente em música. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Ivan Vilela Pinto

Ivan Vilela; SALLES, P. T.. Educação Musical. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Departamento de Música da ECA-USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Valentina Assumpção Galian

O debate sobre a BNCC no campo do ensino de música; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Pedro Paulo Salles

Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Música) - Departamento de Música da ECA/USP,; Orientador: Pedro Paulo Salles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, CELSO DO PRADO FERRAZ DE ; CARVALHO, MAURICIO BRAZ DE . Limites e possibilidades do direito à educação pública: contribuições freireanas ao Ensino Musical. DIALOGIA , v. 1, p. 73-86, 2018.

  • CARVALHO, CELSO DO PRADO FERRAZ DE ; CARVALHO, MAURICIO BRAZ DE . Educação musical e formação escolar: contribuições do pensamento freireano e do multiculturalismo crítico. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , v. 22, p. 138-156, 2017.

  • CARVALHO, CELSO DO PRADO FERRAZ DE ; CARVALHO, MAURICIO BRAZ DE . Tendências curriculares no ensino de música: indefinição e permanência de um presente eterno. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 10, p. 281-299, 2016.

  • CARVALHO, M. B. ; GALIAN, Cláudia V. A. . Conhecimento escolar e Currículo: uma análise a partir do campo da Educação Musical. In: I Encontro da Pós-Graduação em Educação da FE-USP, 2018, São Paulo. I Encontro da Pós-Graduação em Educação da FE-USP, 2018.

  • CARVALHO, M. B. . Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música. In: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal/RN. Anais do XXII Congresso da ABEM, 2015.

  • CARVALHO, MAURICIO BRAZ DE ; GALIAN, Cláudia V. A. . Conhecimento escolar e Currículo: uma análise a partir do campo da Educação Musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Faculdade de Educação da USP

    Vínculo: membro, Enquadramento Funcional: grupo de pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Grupo Ecco: Escola currículo e conhecimento - estudos e pesquisas

  • 2012 - Atual

    colégio oswald de andrade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2010 - 2011

    Colégio Hugo Sarmente

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 15