Rodrigo Antonio Pessini

Oficial Administrativo que trabalha como Técnico de Processamento de Imagens Médicas no Centro de Ciências da Imagem e Física Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Recebeu o título de Bacharel em Análise de Sistemas (2004) e Especialista em Banco de Dados (2012) pela Universidade de Ribeirão Preto. Área principal de atuação em Análise de Sistemas e Informática em Saúde com ênfase em Banco de Dados e Processamento de Imagens Médicas. Participa de Projetos de Pesquisa como auxiliar através do Processamento de Imagens Médicas e na geração, organização e análise de dados de medidas produzidas pelos programas: FreeSurfer, Display, LC Model, entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Imagens e Física Médica

2015 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em dados quantitativos de neuroimagens por ressonância magnética em pacientes de Esclerose Múltipla, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Carlos Ernesto Garrido Salmon
Palavras-chave: Reconhecimento de Padrões; Esclerose Múltipla; Ressonância Magnética Quantitativa.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em andamento em Especialização em Neuropsicologia

2017 - Atual

Universidade Candido Mendes

Especialização em Especialização em Informática em Saúde

2015 - 2016

Universidade Federal de São Paulo
Título: Análise da Plasticidade Neuronal com o uso de Jogos Eletrônicos
Orientador: Luciano Gamez

Especialização em Especialização em Banco de Dados

2011 - 2012

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Arquitetura de Software para a Implementação de Arquivo Digital de Pós-Processamento de Imagens Médicas
Orientador: Edilson Carlos Caritá

Graduação

1999 - 2003

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Modelagem UML de Comércio Eletrônico para Loja de CD's
Orientador: Ethel Cristina Chiari da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Introdução à Filosofia à maneira clássica. (Carga horária: 360h). , Nova Acrópole Associação Cultural, NAAC, Brasil.

2013 - 2013

Codificação e Orient. em Morbidade no uso da CID. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

FreeSurfer. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

SPM8. (Carga horária: 4h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, HCFMSP, Brasil.

2009 - 2009

Qualidade no Atend. em Saúde como Dif. Estratégico. (Carga horária: 1h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HCFMRP, Brasil.

2008 - 2008

Contabilidade e Administração Financeira. (Carga horária: 48h). , Centro de Aprendizagem Profissional, CAP, Brasil.

2007 - 2007

DELPHI. (Carga horária: 15h). , Microlins Formação Profissional, MFP, Brasil.

2007 - 2007

PHP com My SQL. (Carga horária: 40h). , Center Cursos Soluções Educacionais, CCSE, Brasil.

2002 - 2002

Treinamento em Linguagem SQL no Oracle 8i. (Carga horária: 20h). , Hadrion Informática Ltda., HI, Brasil.

2001 - 2001

Modelagem de Dados em Banco de Dados para Internet. (Carga horária: 3h). , Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Imagens.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Workshop CINAPCE. VI Workshop CINAPCE. 2012. (Congresso).

V Workshop CINAPCE. V Workshop CINAPCE. 2011. (Congresso).

Palestra sobre Arquétipos: compartilhamento de conhecimento em saúde HCRP.Arquétipos: compartilhamento de conhecimento em saúde. 2009. (Seminário).

Palestra XP (Extreme Programming) UNAERP.Extreme Programming. 2002. (Seminário).

Semana de Turismo, Administração e Comércio Exterior realizada pela UNAERP.E-Commerce. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alves da Silva

CARITA, E. C.;SILVA, C. A.; RIBEIRO, D. A.. Arquitetura de Software para a Implementação de Arquivo Digital de Pós-processamento de Imagens Médicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade de Ribeirão Preto.

Edilson Carlos Caritá

CARITÁ, E. C.; TINOS, R.;AZEVEDO-MARQUES, P. M.; SALMON, C. E. G.. Aplicação de Técnicas de Reconhecimento de Padrões em Dados Quantitativos de Neuroimagens por Ressonância Magnética em Pacientes de Esclerose Múltipla. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde e Educação) - Universidade de Ribeirão Preto.

Edilson Carlos Caritá

CARITÁ, E. C.; SILVA, C. A.; RIBEIRO, D. A.. Arquitetura de Software para a Implementação de Arquivo Digital de Pós-processamento de Imagens Médicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade de Ribeirão Preto.

Renato Tinós

SALMON, C. E. G.;MARQUES, Paulo Mazzoncini de AzevedoTinos, Renato. Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em dados quantitativos de neuroimagens por ressonância magnética em pacientes de Esclerose Múltipla. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências das Imagens e Física Médica) - Universidade de São Paulo.

Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

SALMON, C. E. G.;Azevedo-Marques, PMTINÓS, RenatoCARITÁ, Edilson Carlos. Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em dados quantitativos de neuroimagens por ressonância magnética de pacientes de Esclerose Múltipla. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ciências das Imagens e Física Médica)) - Universidade de São Paulo.

Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques

Azevedo-Marques, PM. Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em dados quantitativos de neuroimagens por ressonância magnética de pacientes de Esclerose Múltipla. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina (Ciências das Imagens e Física Médica)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edilson Carlos Caritá

Arquitetura de Software para Implementação de Arquivo Digital de Pós-processamento de Imagens Médicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Edilson Carlos Caritá;

Ethel Cristina Chiari da Silva

Modelagem UML de Comércio Eletrônico para Loja de CD´s; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel Em Análise de Sistemas) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Ethel Cristina Chiari da Silva;

Carlos Ernesto Garrido Salmon

Aplicação de técnicas de reconhecimento de padrões em dados quantitativos de neuroimagens por ressonância magnética em pacientes de Esclerose Múltipla; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências das Imagens e Física Médica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Ernesto Garrido Salmon;

LUCIANO GAMEZ

Análise da Plasticidade Neuronal com o uso de Jogos Eletrônicos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Luciano Gamez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2016

    Relação da composição corporal e do perfil metabólico com a densidade mineral óssea, adiposidade da medula óssea e ocorrência de fratura subclínica no DM1, Descrição: Até recentemente, atribuía-se ao osso apenas o papel de depósito de mineral e de suporte mecânico. Similarmente, o tecido adiposo era considerado um sítio com pequena atividade metabólica e sem lugar na regulação de utilização energética. Nas últimas décadas, as evidências têm revelado importante papel interativo entre os tecidos ósseo e adiposo na regulação do metabolismo energético e mineral. A interação entre esses dois tecidos é notável. As células tronco da medula óssea dão origem tanto a osteoblastos como aos adipócitos. A adiponectina e a leptina, duas adipocinas secretadas pelo tecido adiposo, influenciam a homeostase energética e o metabolismo ósseo. Por sua vez, peptídeos sintetizados por osteoblastos, como a osteocalcina, podem aumentar a sensibilidade e a secreção de insulina. Desta forma, nos últimos anos tem havido um grande interesse no estudo das interrelações entre o metabolismo energético e ósseo bem como da associação entre diabetes mellitus (DM) e osteoporose, duas doenças com grande impacto em saúde pública.Objetivo: Avaliar a qualidade e quantidade de massa óssea e a interação entre o metabolismo ósseo e o energético em indivíduos com DM1 e não diabéticos. Metodologia: Critérios de inclusão: Adultos >18 anos.Grupos serão pareados por gênero, peso, estatura, idade.Critérios de exclusão:Sem insuficiência renal e/ou hepática;História de tabagismo e etilismo;Uso de medicamentos que interfiram no metabolismo mineral; Uso de medicamentos para tratamento de osteoporose.Parâmetros:Bioquímica do cálcio (cálcio total, fósforo, 25-hidroxivitamina-D, paratormônio), fosfatase alcalina, fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), Lipidograma, transaminases hepáticas, creatinina sérica, albumina, glicemia de jejum e hemoglobina glicada, osteocalcina e telopeptídeo carboxiterminal do colágeno tipo I, leptina, densitometria óssea (Lombar, colo do fêmur e antebraço) e composição corporal, ressonância magnética da coluna lombar (quantificação de gordura em L3) e ressonância magnética para quantificação de gordura visceral e hepática. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Francisco Jose Albuquerque de Paula - Coordenador / Adriana Lelis Carvalho - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Efeitos neuroprotetores do Resveratrol na hidrocefalia experimental induzida em ratos Wistar, Descrição: A hidrocefalia é usualmente definida como uma deficiência no fluxo ou absorção do líquido cerebroespinal resultando em uma dilatação no sistema ventricular, levando ao aumento da pressão intracraniana. Apesar do tratamento com derivações liquóricas ser eficiente na redução da ventriculomegalia, muitos danos neurológicos não são reveridos com a cirurgia. Muitos estudos demonstram que o estresse oxidativo está envolvido na gênese das lesões da hidrocefalia. O objetivo deste trabalho será avaliar a resposta neuroprotetora do Resveratrol, reconhecido como um potente antioxidante, na hidrocefalia experimental em ratos Wistar jovens. Serão utilizados para a indução da hidrocefalia, ratos machos com 7 dias de vida que receberão uma injeção de caulim a 15% na cisterna magna. Esses animais serão divididos em grupo hidrocefálico sem tratamento (n=10) e grupo hidrocefálico tratado com Resveratrol (30mg/kg) (n=20). Um grupo de animais não receberá a injeção de caulim para ser usado como controle (n = 5). Os animais tratados com Resveratrol receberão diariamente esse medicamento a partir do primeiro dia pós indução da hidrocefalia. Serão realizadas avaliações por testes de comportamento (Open Field e Labirinto em T), estudos de Ressonância Magnética, bioquímicos, histológicos e imunoistoquímicos. As diferenças estatísticas serão consideradas quando p<0.05. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Luiza da Silva Lopes - Coordenador / Ana Leda Bertocini Simões - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos: Determinantes Sociais e Biológicos, Descrição: A esquizofrenia e outros transtornos psicóticos (EOP) são condições altamente prevalentes, com significativa morbi-mortalidade. No entanto, dados sobre a incidência e evolução de EOP através do globo ainda são escassos, especialmente em países em desenvolvimento. A etiologia de EOP é multifatorial, envolvendo fatores biológicos e sociais, e um avanço efetivo na compreensão de EOP depende, fundamentalmente, de uma abordagem integrada dos diferentes fatores implicados na incidência, fisiopatogenia, evolução, prognóstico e resposta ao tratamento desses transtornos mentais, particularmente nas fases iniciais de manifestação clínica. A presente proposta é integrante de projeto multicêntrico, o European Network of National Schizophrenia Networks Studiyng Gene-Environment Interactions (EU-GEI; http://www.eu-gei.eu/), consórcio internacional para investigar etiologia, mecanismos e prognóstico das EOP. A presente proposta objetiva estimar a incidência de EOP na região de Ribeirão Preto-SP e investigar possíveis interações entre fatores sociais e biológicos na ocorrência destes transtornos mentais. Especificamente, pretendemos: a) investigar a existência de variações na incidência de EOP, tendo-se em vista urbanicidade e migração interna; b) investigar a associação entre fatores de risco individuais, familiares e de área geográfica e a incidência de EOP; c) verificar a existência de alterações anatômicas no cérebro de indivíduos com EOP, comparados com controles saudáveis e indivíduos em risco de EOP (irmãos saudáveis); d) verificar a ocorrência de alterações genéticas e imunológicas em indivíduos com EOP, comparados com controles saudáveis e população em risco de EOP (irmãos saudáveis), utilizando estratégias de Genome Wide Associations; e) investigar a ocorrência de interações entre fatores sociais, genéticos, imunológicos e neuroanatômicos na incidência de EOP. Em um período de três anos, será realizado um estudo caso-controle de casos incidentes de EOP, de base populacional com cerca de 800.000 pessoas em risco por ano, ou 2.400.000 pessoas-ano no total de três anos. Estimamos uma amostra de 300 casos incidentes, 150 irmãos e 300 controles. Todos os participantes serão submetidos a uma extensa bateria de avaliações sociodemográficas, clínicas, neuropsicológicas, história familiar e possíveis fatores ambientais, além de avaliações genéticas, imunológicas e de neuroimagem. O ineditismo deste estudo baseia-se justamente nesta abordagem ampla e integrada dos diferentes componentes da etiologia e mecanismos envolvidos em EOP. Além disso, este consórcio multicêntrico internacional, com protocolos metodologicamente consistentes e uniformes, constitui estratégia pioneira que permitirá grande integração e cooperação entre os diversos grupos de investigadores envolvidos nesta rede de pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Cristina Marta Del Ben - Coordenador / Paulo Rossi Menezes - Integrante / Juliana Pereira de Souza - Integrante / Daniela Perocco Zanatta - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Síndrome do Intestino Curto: Impacto da doença sobre o conteúdo mineral ósseo, Descrição: A síndrome do intestino curto (SIC) é uma doença complexa cujo estado malabsortivo ocorre após extensa ressecção do intestino delgado ou perda de função que leva à desnutrição e/ou desidratação. Caracteriza-se por ser uma condição incapacitante que prejudica a qualidade de vida e integração social. A etiologia da SIC pode ser congênita ou adquirida. Em adultos geralmente resulta de ressecções cirúrgicas em casos de doença de Crohn, câncer, radiação ou insuficiência vascular. Em lactentes e crianças, as causas mais comuns incluem enterocolite necrotizante e anomalias congênitas intestinais. Os pacientes com maior risco de desenvolver distúrbio nutricional e desidratação graves são aqueles que apresentam intestino delgado residual menor que 115 cm e ausência de cólon em continuidade ou têm intestino delgado residual menor que 60 cm, porém ainda contam com cólon em continuidade. O conhecimento básico da anatomia e fisiologia gastrointestinal é imprescindível para compreender as alterações fisiopatológicas que ocorrem nestes pacientes; e dessa forma a fisiologia do intestino remanescente é importante para determinar as consequências metabólicas da SIC, assim como determinar o grau de má absorção e consequentemente da necessidade de nutrição enteral específica ou nutrição parenteral (NP). Estes pacientes em decorrência da má-absorção de nutrientes e potenciais efeitos da nutrição parenteral apresentam alto risco para o desenvolvimento de doença óssea metabólica, caracterizada por osteopenia e diminuição da mineralização óssea. Os mecanismos para o desenvolvimento desses efeitos ainda são incertos, mas podem referir-se a complexa interação de fatores da própria doença como perda de peso, alterações metabólicas, uso de medicamentosos, incapacidade física e ainda serem decorrentes dos distúrbios nutricionais relacionados à má absorção crônica de cálcio, fósforo e vitamina D. Particularmente, existe grande interesse em se reconhecer os mecanismos que ligam o peso corporal com a manutenção e o desenvolvimento de massa óssea. É bem conhecido que o peso correlaciona-se positivamente com a densidade mineral óssea. Outro ponto que tem recebido grande interesse de diversos grupos de pesquisa é a relação que o aumento de adiposidade na medula óssea tem com o surgimento de osteoporose. Osteoblastos e adipócitos compartilham origem comum de uma mesma célula tronco mesenquimal (MSC) da medula óssea. Assim, o aumento da diferenciação no sentido de uma célula pode ocorrer em detrimento da outra. Portanto existe grande interesse em se estudar melhor a relação que a distribuição de gordura tem sobre o tecido ósseo. E neste estudo o nosso objetivo principal é verificar em pacientes com SIC, devido à enterectomia, a relação que o tecido adiposo visceral muscular e de medula óssea tem sobre a massa óssea destes pacientes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Francisco Jose Albuquerque de Paula - Coordenador / Bianca Massaro - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Valor Preditivo da Quantificação de Adiposidade Visceral e Óssea sobre Densidade Mineral Óssea e Ocorrência de Fratura no Diabetes Mellitus tipo 2, Descrição: Até recentemente, o tecido adiposo era considerado um sítio com pequena atividade metabólica e sem lugar na regulação de utilização energética. Similarmente, atribuía-se ao osso apenas o papel de depósito de mineral e de suporte mecânico. Nas últimas décadas, as evidências têm revelado importante papel interativo entre os tecidos ósseo e adiposo na regulação do metabolismo energético e mineral. A interação entre esses dois tecidos é notável. Células tronco da medula óssea dão origem tanto a osteoblastos como aos adipócitos. A adiponectina e a leptina, duas adipocinas secretadas pelo tecido adiposo, influenciam a homeostase energética e o metabolismo ósseo. Por sua vez, peptídeos sintetizados por osteoblastos, como a osteocalcina, podem aumentar a sensibilidade e a secreção de insulina. Desta forma, nos últimos anos tem havido um grande interesse no estudo das interrelações entre o metabolismo energético e ósseo bem como da associação entre diabetes mellitus e osteoporose, duas doenças com grande impacto em saúde pública. A presente proposta pretende avaliar vários aspectos da etiopatogenia, alterações bioquímicas e alterações tanto qualitativas quanto quantitativas do tecido ósseo de pacientes com diabetes tipo 2 e comparar estes dados os obtidos em um grupo de indivíduos saudáveis. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Francisco Jose Albuquerque de Paula - Coordenador / Iana Mizumukai de Araújo - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Estudo da Doença Óssea Metabólica em Portadores de Doença Inflamatória Intestinal, Descrição: A doença óssea metabólica, mais especificamente a osteopenia e osteoporose, faz parte das manifestações extraintestinais das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), tendo uma prevalência elevada. Entre os possíveis fatores etiopatogênicos, encontra-se a absorção intestinal de cálcio diminuída e o aumento do conteúdo de gordura na medula óssea. A ocorrência de fratura óssea, principalmente vertebral, aumenta o interesse pelo tema. Justificativa: Há controvérsias sobre a influência de diversos fatores sobre a doença óssea metabólica, incluindo a absorção intestinal de cálcio e a concentração de gordura na medula óssea vertebral. São incertas as relações desses com a fratura vertebral subclínica e dessa com a densidade mineral óssea. Diante desse panorama de dúvidas, torna-se importante estudar os diversos aspectos envolvidos na doença óssea metabólica em portadores de DIIs. Objetivos: Determinar a freqüência de fratura vertebral subclínica, analisar a composição de gordura óssea medular e avaliar a absorção intestinal do cálcio na doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU). Material e métodos: Será um estudo do tipo corte transversal, com pacientes com DC e RCU, além de grupos controles de pacientes e de pessoas saudáveis. Todos serão submetidos à densitometria óssea, sendo que dois subgrupos selecionados realizarão ressonância magnética com espectroscopia da coluna vertebral e teste da absorção intestinal do cálcio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Luiz Ernesto de Almeida Troncon - Coordenador / Marcello Henrique Nogueira Barbosa - Integrante / Carlos Ernesto Garrido Salmon - Integrante / Clara Bastos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Ressonância magnética em modelo murino de AVC hemorrágico, Descrição: Será realizada ressonância magnética em ratos aos quais foram submetidos a cirurgia estereotáxica para injeção de sangue autólogo e, consequente, indução de AVC hemorrágico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Octávio Pontes Marques - Coordenador / Patrícia Approbato Marques - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Depressão Pós-Parto, Descrição: Pretende-se comparar aspectos morfométricos e de espectroscopia de 30 voluntárias com depressão pós-parto e 30 voluntárias saudáveis (puerpéras sem depressão). Todas as participantes serão avaliadas no período entre 4 e 24 semanas após o parto. Serão adquiridas sequencias de MTR, difusão, relaxometria, volumetricas T1 e espectroscopia single voxel em cíngulo anterior e córtex préf-frontal dorsololateral esquerdo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Cristina Marta Del Ben - Coordenador / Maristela Schaufelberger Spanghero - Integrante / Carlos Eduardo Rosa - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Caracterização Metabólica e Esquelética no Hiperparatireoidismo Primário Antes e Após Cura Cirúrgica, Descrição: O hiperparatireoidismo primário (HPTP) corresponde a uma das principais doenças osteometabólicas que atingem o ser humano e por sua crítica ação catabólica sobre o tecido ósseo. Esta proposta tem por objetivo avaliar o impacto da alteração de secreção do paratormônio (PTH) sobre a estrutura óssea, aspectos quantitativos e qualitativos. Serão avaliados pacientes com HPTP na fase de catabolismo ósseo (doença ativa) e na fase de anabolismo ósseo (seis meses após a cura cirúrgica). Nos dois períodos, serão realizados densitometria óssea (coluna lombar, fêmur proximal, antebraço e corpo total), Rx panorâmico de mandíbula e ressonância magnética (imagem e espectroscopia) em coluna lombar para avaliação de conteúdo de gordura em corpo vertebral. Ainda avaliar as concentrações séricas de PTH, IGF-I, RANKL, osteoprotegerina, e marcadores de remodelação óssea. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Francisco Jose Albuquerque de Paula - Coordenador / Maira Lupatelli Mendonça - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Avaliação dos marcadores laboratoriais e densitométricos ósseos e do papel da gorgura visceral em pacientes com Doença de Cushing no diagnóstico e após 06 meses da cirurgia, Descrição: Avaliar o papel do hipercortisolismo endógeno na perda da massa óssea e a recuperação da mesma no pós-operatório, além da correlação dos achados com os marcadores ósseos. Ainda, será avaliado o papel da gordura visceral abdominal e da substituição gordurosa em tecido ósseo de L3 na fisiopatogenia da doença. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Francisco Jose Albuquerque de Paula - Coordenador / Sérgio Luchini Batista - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Técnicas Quantitativas em Ressonância Magnética para Avaliação da Coluna Lombar - Estudo Prospectivo, Descrição: A dor lombar crônica é o distúrbio musculoesquelético mais comum em todo o mundo, causa de disfunções, inabilidade para realizar tarefas e perda da qualidade de vida . Pode apresentar diversas etiologias, sendo que nem sempre é possível a identificação da estrutura anatômica causadora da dor. As causas mais freqüentes são de origem mecânico-degenerativa. Evidências em estudos clínicos e experimentais indicam que o disco intervertebral seria o responsável pela dor em cerca de 40% dos casos e alteração muscular presente em grande parte dessa população. Dessa forma o estudo em questão se propõe a avaliar longitudinalmente através de técnicas quantitativas em RM o comportamento dos discos intervertebrais degenerados e da musculatura paravertebral após receber três tipos distintos de tratamento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Marcello Henrique Nogueira Barbosa - Coordenador / Rafael de Menezes Reis - Integrante / Gustavo Perazzoli Bonugli - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Determinantes da atividade física espontânea na Síndrome da caquexia e na Síndrome da Fragilidade no idoso, Descrição: A síndrome da fragilidade do idoso e a caquexia são condições clínicas distintas que apesar de apresentarem como aspectos comuns a perda de peso, a redução da massa magra, a diminuição da atividade física espontânea, a redução da força e a fadiga, as duas síndromes diferem em sua fisiopatologia, sendo que a caquexia é relacionada e secundária a doenças crônicas-degenerativas, enquanto a síndrome da fragilidade pode ocorrer de forma isolada e secundária a alterações de eixos hormonais e por particularidades de alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento. Da mesma forma, a redução da atividade física espontânea, apesar de ocorrer nas duas condições, tem em sua base mecanismos fisiopatológicos provavelmente distintos, pouco compreendidos e de conhecimento fundamental para a determinação de intervenções terapêuticas. Objetivo: Avaliar a atividade física espontânea por actigrafia de nova geração e verificar sua correlação com o gasto energético de repouso e total, a composição corporal, força e a potência muscular no envelhecimento normal, na síndrome da fragilidade e na síndrome da caquexia. Metodologia: Esta pesquisa será desenvolvida com 60 voluntários, sendo 20 idosos considerados normais, 20 idosos com síndrome da fragilidade e 20 com caquexia, ambos com idade superior a 65 anos. Será avaliado o peso, altura, circunferência cintura e quadril e as dobras cutâneas (tríceps, bíceps, suprailíaca, subescapular e coxa média), também será mensurado a composição corporal por absorcimetria de Raios-X de dupla varredura (DXA, Hologic 4500W), o volume muscular e a infiltração por gordura pela ressonância magnética nuclear, a potência e a força muscular serão avaliados por dinamometria (Biodex 4 Pro, Biodex, USA), o gasto energético basal será determinado por calorimetria indireta e o gasto energético total pelo método da água duplamente marcada, o consumo máximo de oxigênio será avaliado por teste de esforço padronizado associado a espirometria e a atividade física espontânea será avaliada por um monitor de atividade (activPAL®, Glasgow, UK) que será fixado na região médio-anterior da coxa de cada participante, entre duas folhas de curativo médico transparente. Este monitor, com dimensões de 35 x 53 x 7 mm e massa de 20g, descrimina três categorias de atividade: deitado ou sentado, parado em pé e caminhando. A cadência e o número de passos fornecidos descrevem a intensidade e o volume da atividade de caminhada e o monitor emprega uma nova metodologia para quantificar a atividade física. Serão verificadas as associações entre a atividade física espontânea e as diferentes variáveis estudadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / José Ailton Oliveira Carneiro - Integrante / André Filipe J. Santos - Integrante / Eduardo Ferriolli - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Correlatos de medidas volumétricas e metabólitas de exames de ressonância magnética com medidas cognitivas e fisiológicas do Teste de Controle Postural em pacientes com Fobia à Aranha, Descrição: O Transtorno de Fobia Específica é um transtorno de ansiedade com prevalência de 9% a 13% na população geral, sendo caracterizado por medos irracionais associados com evitação a estímulos específicos ou situações determinadas. São exemplos de estímulos fóbicos: animais, altura, trovão, sangue, agulha, avião. A fobia a animais é uma categoria importante na fobia específica; e. particularmente, a fobia à aranha aparece como uma das formas mais comuns deste transtorno de ansiedade. Técnicas como ressonância magnética funcional ou tomografia por emissão de pósitrons vêm sendo constantemente utilizadas na busca de melhor compreender o transtorno de fobia específica. Entretanto, de nosso conhecimento, nenhum estudo procurou investigar este transtorno por meio das técnicas de ressonância magnética estrutural (RMe) ou de espectroscopia de próton por ressonância magnética (H1ERM). Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é: (i) registrar as movimentações corporais, por meio de estabilômetro, de pacientes portadores de fobia específica à aranha e voluntários saudáveis submetidos a estímulos visuais de aranha. Paralelamente, avaliar medidas fisiológicas (pressão arterial, condutância da pele e frequencia cardíaca) e psicométricas (Escala Analógica Visual de Humor, ?termômetro?), visando o estudo dos mecanismos cognitivos e fisiológicos manifestados no distúrbio. Posteriormente, pretende-se coletar imagens de RMe, buscando examinar possíveis alterações morfológicas em regiões cerebrais; bem como quantificar, por meio de ERM, os níveis de diferentes substâncias presentes no córtex cingulado anterior de pessoas portadoras do transtorno. Por fim, será investigada a correlação entre as medidas obtidas através dos exames de imagem, tanto com os dados sócio-demográficos quanto com os achados psicométricos e fisiológicos da etapa anterior. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / José Alexandre de Souza Crippa - Coordenador / Ila Marques Porto Linares - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Estudo da Degeneração do Disco Intervertebral: Estudo das alterações morfológicas da placa vertebral em humanos e desenvolvimento de modelo experimental e aplicação de terapia com nanopartículas para regeneração, Descrição: A dor lombar é altamente incapacitante, de alto custo econômico para a sociedade e apresenta aumento exponencial na população idosa. A degeneração do disco intervertebral é associada com alterações da morfologia e fisiologia da placa vertebral terminal e clinicamente pode manifestar-se como dor lombar A degeneração do disco intervertebral é um processo complexo que envolve alterações da nutrição, modificações no equilíbrio biofísico, modificações qualitativas e quantitativas do metabolismo da matriz, perda celular, alterações neurofisiológicas e anormalidades biomecânicas. Qual destes processos é o processo primário e qual é conseqüência ainda não foi determinado. O Óxido nítrico é um neurotransmissor atípico recentemente associado com anormalidades no disco intervertebral. A produção de óxido nítrico pelas enzimas de síntese é elevada no líquido cerebroespinhal de pacientes com doença degenerativa lombar. A expressão de genes componentes de sistemas associados com processos de neuroprotecao e ou neurotoxicidade (processo inflamatório), presentes na medula espinhal como o sistema do óxido nítrico, estariam envolvidos no processo de dor/degeneração do disco intervertebral/ placa vertebral terminal. Nossa hipótese é que a cascata de degeneração do disco intervertebral e da placa vertebral terminal induz o surgimento de modificações estruturais que comprometem a configuração e a função dos movimentos dos segmentos vertebrais. Para esta investigação foi proposto este estudo com equipe multidiciplinar composta por pesquisadores das áreas básica e clínica, com história de colaboração prévia. O nosso PRIMEIRO OBJETIVO é o estabelecimento de correlação entre o grau de normalidade/degeneração do disco de diferentes segmentos vertebrais, por meio de investigação histomorfométrica (quantitativa e comparativa) histológica-anatômica de amostras coletadas da placa vertebral terminal humana associada ao disco intervertebral não-degenerado, degenerado em vários graus e ou apresentando prolapso/hérnia de disco. A coleta de tecido humano foi iniciada e está autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMRP-USP. O SEGUNDO OBJETIVO é padronizar modelo de degeneração de disco em ratos, por meio de punção do disco intervertebral da cauda, utilizando como base a experiência de componentes do grupo no estudo da lesão experimental da medula espinhal. Ao final da realização dos objetivos 1 e 2 poderão ser identificados genes associados com a degeneração do disco e ou sintomas de dor. O TERCEIRO OBJETIVO é o desenvolvimento e padronização tecnológica de tratamentos baseados em terapia gênica para restauração da função biomecânica do disco. Por meio da aplicação local, com auxílio de nanopartículas, será desenvolvida tecnologia para silenciamento de genes identificados como importantes na degeneração. Componentes de nossa equipe de pesquisa recentemente desenvolveram e patentearam um sistema eficaz utilizando nanopartículas poliméricas para liberação controlada de substâncias em tecido animal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Helton Luis Aparecido Defino - Coordenador / Vitor Aparecido Castania - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Desenvolvimento de um sistema de derivação liquórica para tratamento da hidrocefalia experimental em ratos, Descrição: A hidrocefalia é uma síndrome complexa, caracterizada pelo acúmulo de liquido cerebrospinhal no interior dos ventrículos cerebrais. Embora o desbalanço entre a formação e a absorção do liquido cerebrospinhal não seja o único mecanismo envolvido na dilatação ventricular e produção da hidrocefalia, a dinâmica liquórica está, invariavelmente alterada. Clinicamente, as crianças hidrocéfalas podem apresentar uma variada série de distúrbios mentais e motores, que são conseqüência do aumento da pressão intracraniana e da própria distorção de estruturas, resultante da dilatação ventricular. Apesar do desenvolvimento de mais e mais sofisticados sistemas de derivação liquórica como tratamento para a hidrocefalia, muitos pacientes permanecem com seqüelas após a cirurgia. Aprofundados estudos são necessários, com o intuito de se estabelecer as alterações que são reversíveis com o alívio ou restabelecimento do sistema de circulação liquórica, e o estágio de evolução da hidrocefalia em que a recuperação funcional do tecido nervoso é ainda possível. O objetivo deste trabalho será desenvolver um sistema de derivação liquórica nos ratos hidrocefálicos, que simule os sistemas usados para tratamento em humanos, além do estudo das possíveis lesões encefálicas reversíveis e irreversíveis, através da avaliação comportamental, por ressonância magnética, bioquímica e histopatológica. Para tanto, será usado o modelo de indução da hidrocefalia pela injeção intracisternal de caulim, em ratos lactentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Luiza da Silva Lopes - Coordenador / Diego Auusto Leme Correa - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Transtorno Depressivo Maior com e sem sintomas psicóticos: avaliação de aspectos clínicos, neuropsicológicos e de neuroimagem, Descrição: Comparação de aspectos de volumetria e bioquímica cerebral e de aspectos clínicos, neuropsicológicos e de personalidade entre pacientes portadores de depressão com (n=20) e sem sintomas psicóticos (n=20) e controles saudáveis (n=40).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Cristina Marta Del Ben - Coordenador / Maristela Schaufelberger Spanghero - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Avaliação da fidedignidade da Ressonância Magnética como método de quantificação da mielina em encéfalos de ratos em desenvolvimento, Descrição: O objetivo deste trabalho será testar a RM como método quantitativo de avaliação do padrão de mielinização do SNC, em ratos jovens, comparando-o com métodos quantitativos histoquímicos. Serão utilizadas ninhadas de ratos da linhagem Wistar, oriundas do Serviço do Biotério do Campus da USP de Ribeirão Preto, em número suficiente para composição dos grupos experimentais. Cada ninhada será constituída pela rata-mãe e 8 a 10 filhotes, transportados em uma única gaiola, no dia do nascimento, para o Biotério da Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Durante a permanência dos animais no Biotério, dieta padrão de laboratório para roedores e água será oferecida ad libidum às mães. Os filhotes ainda estão na fase de amamentação. Os animais serão distribuídos nos seguintes grupos, com 8 animais cada: 1. RM do encéfalo com quantificação da mielina em diferentes pontos da substância branca, com 6 dias de vida pós-natal. 2. RM do encéfalo com quantificação da mielina em diferentes pontos da substância branca, com 13 dias de vida pós-natal. 3. RM do encéfalo com quantificação da mielina em diferentes pontos da substância branca, com 20 dias de vida pós-natal. 4. RM do encéfalo com quantificação da mielina em diferentes pontos da substância branca, com 27 dias de vida pós-natal. Ao final dos tempos experimentais, os animais serão eutanasiados por inalação de vapores de éter em câmara fechada. A seguir, o leito vascular será perfundido e lavado, através de perfusão transcardíaca, com solução salina tamponada e resfriada, e os encéfalos removidos, fixados em solução tamponada de paraformaldeído a 3%, desidratados em uma sequência de álcool e xilol, e embebidos em parafina. Cortes coronais de 6µm de espessura serão feitos em micrótomo, tomando-se como referência o quiasma óptico, estendidos em lâminas histológicas e corados com hematoxilina-eosina, para visualização geral da citoarquitetura, e com solocromo-cianina, para estimativa do grau de mielinização. As lâminas serão observadas e fotografadas em microscópio de luz com sistema de captura digital de imagens. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Antonio Carlos dos Santos - Integrante / Luiza da Silva Lopes - Coordenador / Daniele Kanashiro Sonvenso - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Volumetria cerebral de pacientes com esquizofrenia de início recente após tratamento adjuvante com minociclina ou placebo, Descrição: A eficácia limitada dos atuais antipsicóticos sobre os diversos sintomas da esquizofrenia tem levado à busca de novos medicamentos para este transtorno. A minociclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas com evidências crescentes de neuroproteção em várias doenças neurológicas e pode potencialmente otimizar o tratamento antipsicótico da esquizofrenia. Pesquisas realizadas em pacientes com esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos têm evidenciado os efeitos de medicações psicotrópicas sobre a morfologia cerebral, os quais podem ser relevantes para sua eficácia. Embora efeitos neuroprotetores da minociclina em diferentes doenças neurológicas e na esquizofrenia vêm sendo consistentemente demonstrados, até o momento não existe nenhum estudo que tenha buscado identificar possíveis alterações neuroanatômicas induzidas por esta substância. Dessa forma, é possível que diferenças volumétricas entre as estruturas cerebrais entre o grupo de pacientes em uso de minociclina e o grupo placebo possam ser identificadas através de morfometria baseada em voxel (VBM - voxel based morphometry). O objetivo deste estudo é avaliar o volume de substância cinzenta após o tratamento adjuvante com minociclina ou placebo em pacientes com esquizofrenia de início recente e correlacionar os resultados obtidos por volumetria automática (VBM) com a pontuação das escalas de avaliação de sintomas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Jaime Eduardo Cecílio Hallak - Coordenador / Cristiano Chaves - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Padrões de Ativação Cerebral em Músicos Durante uma Performance Pianística Envolvendo Técnica ou Expressividade: Um Estudo utilizando Ressonância Magnética Funcional, Descrição: Observações no aprendizado musical têm demonstrado fortes interações entre técnica e expressividade. Vários estudos utilizando neuroimagem têm sido realizados a fim de entender quais são as ativações neurais envolvidas na influência recíproca entre emoção e cognição em tarefas cognitivas simples. Entretanto, as correlações neurais subjacentes à interação entre técnica e expressividade na execução pianística - que requer integração de várias habilidades perceptuais, cognitivas, motoras e emocionais complexas - ainda são bastante desconhecidas. Portanto, este projeto pretende comparar os padrões de ativação cerebral em músicos durante performances pianística com a focalização atencional em atividades técnicas ou com a focalização atencional em atividades expressivas utilizando ressonância magnética funcional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / João Pereira Leite - Coordenador / Marcia Kazue Kodama Higuchi - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Implicações das Alterações Extra-Hipocampais e Extra-Temporais no Controle de Crises e no Resultado Cirúrgico em Pacientes com Epilepsia do Lobo Temporal, Descrição: A Esclerose Temporal Mesial (ETM) é a causa mais comum de epilepsia do lobo temporal (ELT), caracterizada na imagem por atrofia e gliose do hipocampo e de estruturas com ele relacionadas, como o polo temporal, o corpo mamilar e o fórnix, por exemplo. Porém, o dano tecidual não se restringe a estas estruturas, tendo sido descritas alterações temporais posteriores e extra temporais, nestes pacientes. Esta perda tecidual é progressiva e pode ser detectada por técnicas quantitativas de ressonância magnética. Foi demonstrado, com o uso de técnicas de segmentação automática, que a atrofia cerebral, presente em pacientes epiléticos, pode estar relacionada com a freqüência de crises ou com o uso de drogas anti-epiléticas. Porém, estes resultados ainda são controversos. Para estudar a existência e o mecanismo do dano extra temporal relacionado à esclerose do hipocampo nós utilizaremos técnicas de ressonância magnética quantitativa e processamento de imagens para comparar os pacientes com ELT operados nos últimos anos com boa e má evolução pós-operatória, buscando entender as mudanças volumétricas que ocorrem nos tecidos e correlacioná-las com a evolução e terapia anti-epilética utilizada. Compararemos também os exames de pacientes que não operaram, realizados com intervalo de mais de um ano, buscando entender o que está relacionado com a atrofia: o número de crises e/ou a medicação anti-epiléptica utilizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / Antonio Carlos dos Santos - Coordenador / Paula Rejane Beserra Diniz - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Imagem em Ressonância Magnética: seguimento progressivo "in vivo" das mudanças hipocampais em um modelo de Epilepsia do Lobo Temporal, Descrição: Atualmente existem vários modelos animais de Epilepsia do Lobo Temporal(ELT), porém nenhum modelo reproduz todas as características da ELT em humanos, principalmente a atrofia com predomínio unilateral. Isto acontece devido a diferença entre o hipocampo humano e o hipocampo de roedores. Os ratos apresentam grande quantidade de fibras comissurais entre os hipocampos o que não acontece no cérebro humano. Desta forma, este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de ELT mais semelhante a patologia em humanos, principalmente em relação ao precomínio unilateral da atrofia hipocampal. Com este intuito serão realizadas analises através de imagem de RM , histológica e comportamental em animais com ELT, induzida através de injeções intrahipocampais de pilocarpina. Os animais serão submetidos a cirurgia para implante de cânulas em ambos hipocampos.Um grupo de animais receberá injeção de pilocarpina no hipocampo ipsilateral e muscimol no hipocampo contralateral( agonista Gabaérgico), e outro grupo receberá injeção de pilocarpina no hipocampo ipsilateral e salina no hipocampo contralateral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Antonio Pessini - Integrante / João Pereira Leite - Coordenador / Graziela Lima Bachiega Salviano - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Vila Monte Alegre, 14048900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (016) 36022364, Ramal: 2364, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Administrativo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalha como Técnico de Processamento de Imagens no auxílio à pesquisas científicas. Participa de Projetos de Pesquisa como auxiliar através do Processamento de Imagens Médicas e na geração, organização e análise de dados de medidas produzidas pelos programas: FreeSurfer, Display, LC Model, entre outros

  • 2007 - 2008

    Multifrio Comércio de Refrigeração Ltda.

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Informática, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Suporte e configuração Windows, hardware e rede. Suporte Sistema Integrado SigaLoja da Microsiga

  • 2005 - 2007

    Vespor Automotive Distribuidora de Auto Peças Ltda.

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Suporte a HandHeld (Treinamento de usuários, acompanhamento envio e recebimento de pedidos, suporte e configuração do sistema); Configuração, instalação e funcionamento de Thin Clients; Auxílio instalação de Estrutura e configuração de sistema de código de barras.

  • 2003 - 2003

    BVC Soluções Ltda.

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Suporte sistemas da Microsiga

  • 2001 - 2003

    RM MAQUINAS E SISTEMAS LTDA.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Implantação de Sistemas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Suporte implantação de RM Sistemas