Charles Johnson da Silva Alcantara

Graduado em Administração e Ciências Contábeis. É Auditor Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, desde 1993, tendo exercido os cargos de Coordenador de Procedimentos Fiscais e Delegado Regional da Fazenda Estadual. Exerceu o cargo de Diretor Geral da Secretaria de Finanças do Município de Belém, em 2002 e 2003. Foi Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Pará (janeiro de 2007 a abril 2008) e, em junho de 2011, foi reeleito presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.

Participação em eventos

VIII Congresso Nacional e III Internacional da FEBRAFITE: Administração Tributária Autônoma. Justiça Fiscal e Avanços Tecnológicos. Oficina Consultoria externa e o sigilo fiscal. 2011. (Congresso).

Seminário Reforma Tributária: em busca de um Brasil melhor e mais justo. 2011. (Seminário).

I Seminário do Fisco Estadual do Amapá: Administração Tributária e Responsabilidade Social.Lei Orgânica do Fisco: Uma Questão de Estado. 2011. (Seminário).

VIII Encontro do Fisco Estadual Cearence: Federalismo Fiscal e Desenvolvimento Regional.Consultoria externa e o sigilo fiscal. 2011. (Encontro).

I Encontro do Fisco Estadual Roraimense.Lei Orgânica do Fisco: Uma Questão de Estado. 2011. (Encontro).

V Congresso Estadual do Fisco Mineiro: Carga Tributária Brasileira: Excessiva ou Injusta?. Interferência do Poder Econômico e Político no Fisco. 2010. (Congresso).

XV Congresso Nacional do Fisco Estadual: Um Fisco melhor para um Brasil Melhor. 2010. (Congresso).

VIII Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte. A essencialidade do Fisco. 2010. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ALCANTARA, C. J. S. . Respeito ao contribuinte. Ao menos um dia.... Diário do Pará, Belém/PA, p. A5 - A5, 22 maio 2011.

  • ALCANTARA, C. J. S. . Corrupção e política. Diário do Pará, Belém/PA, p. A7 - A7, 24 abr. 2011.

  • ALCANTARA, C. J. S. . O que esperar do Fisco e dos políticos. Diário do Pará, Belém/PA, p. E4 - E4, 11 jul. 2010.

  • ALCANTARA, C. J. S. . O fisco exerce função de Estado, não de governos. Diário do Pará, p. A8 - A8, 15 jan. 2010.

  • ALCANTARA, C. J. S. . A nociva interferência política no Fisco. Diário do Pará, Belém/PA, p. 3 - 3, 26 ago. 2009.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2008

Casa Civil do Governo do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário-Chefe da Casa Civil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Secretaria de Finanças do Município de Belém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - Atual

Secretaria de Estado da Fazenda do Pará

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auditor Fiscal de Receitas Estaduais