ALEXANDRE SILVA ERICEIRA

Possuo graduação/diploma em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010). com Especializações em Estruturas de Concreto e Fundações, Especialização em Engenharia Geotécnica e Especialização em Gestão da Qualidade em projetos. Discente do curso de Mestrado em Estruturas e Desenvolvimento Energético pela UFPA-Tucuruí - PPGINDE(Finalizando). Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de concreto. Trabalhei na administração pública municipal com fiscalização de obras (SESAN - Ananindeua / SANEPAR - Paragominas) e Estadual (SETER, ALEPA, ARCON). Trabalho como professor do curso de Engenharia civil na Faculdade Anhanguera - Paragominas na área de estruturas, coordenador e professor do curso técnico de Edificações na Escola de Ensino Técnico do Pará( EETEPA) Atuo de forma particular desenvolvendo projetos estruturais privados.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético

2023 - Atual

Universidade Federal do Pará

Especialização em Engenharia e Gestão da qualidade e de Projetos

2022 - 2022

Universidade Pitágoras - Anhanguera

Especialização em Engenharia Geotécnica

2021 - 2022

Universidade Pitágoras - Anhanguera

Especialização em ESTRUTURA DE CONCRETO E FUNDAÇÕES

2017 - 2019

INBEC - UNIP
Título: DETERMINAÇÃO DE ÁREAS DE BASE DE TUBULÃO EM CONCRETO ARMADO POR MÉTODOS SEMI-EMPÍRICOS CONSAGRADOS ? ANÁLISE COMPARATIVA

Graduação em Engenharia Civil

2002 - 2010

Universidade Federal do Pará
Título: Planejamento econômico e financeiro a partir de conceitos do Sistema Toyota de Produção: Estudo de caso ? Marko Engenharia
Orientador: Renato Martins das Neves

Formação complementar

2022 - 2022

A Reurbanização do jeito certo. (Carga horária: 30h). , Universidade do Registro de imóveis, UNIREGISTRAL, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Fundações e Escavações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Participação em eventos

CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL. PARTICIPANTE. 2021. (Congresso).

INDIAN-BRAZILIAN WEBINAR.INDIAN-BRAZILIAN WEBINAR - Diálogo entre Geocientistas e Geotécnicos dos dois países. 2021. (Seminário).

MARATONA EM ALVENARIA ESTRUTURAL.PARTICIPANTE. 2021. (Outra).

Patologia da Construções-Reforço Estrutural.Patologia da Construções-Reforço Estrutural. 2021. (Outra).

WORKSHOP DE PILARES.WORKSHOP DE PILARES DE CONCRETO ARMADO. 2021. (Seminário).

6º congresso Brasileiro de Material de Construção. PARTICIPANTE. 2007. (Congresso).

Orientou

João Augusto LIra Brito

Patologias na Costrução civil: Os Impactos dos erros de planejamento e execução na saúde da obra; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Anhanguera - Pólo Paragominas; Orientador: Alexandre Silva Ericeira;

Rômulo Oliveira da Costa

Cohousing: Desafios e perspectivas da construção civil para a terceira idade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Anhanguera - Pólo Paragominas; Orientador: Alexandre Silva Ericeira;

Erenilton Vieira dos Santos

Licenciamento de Obras: do Álvará ao Habite-se; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Anhanguera - Pólo Paragominas; Orientador: Alexandre Silva Ericeira;

JAMILE FERNANDA VIEIRA DA SILVA

Habitação Sustentável Popular; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Anhanguera - Pólo Paragominas; Orientador: Alexandre Silva Ericeira;

Outras produções

ERICEIRA, A. S. . Livro/Apostila Curso técnico de Mestre de Obras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional Técnica).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR - COORDENADOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor e coordenador do curso técnico em edificações na EETEPA-PARAGOMINAS

2021 - Atual

Faculdade Pitágoras de Londrina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
PROFESSOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL- FAC. ANHANGUERA/SP LECIONANDO NA UNIDADE PARAGOMINAS-PA, NAS DISCIPLINAS, ESTRUTURAS DE CONCRETO 1 e 2, MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES

2021 - 2022

Agencia de Saneamento de Paragominas - PA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GERENTE OPERACIONAL, Carga horária: 40

2018 - 2019

Governo do Estado do Pará

Vínculo: Func. público Estadual, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 30

2015 - 2017

Governo do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil, Carga horária: 30

Outras informações:
Técnico em Regulação N1, ARCON,

2015 - 2015

Governo do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor II, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisor de fiscalização na ARCON, Agencia de controle de Serviços Públicos, direcionado para área de infraestrutura e transporte.

2013 - 2014

Governo do Estado do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuar como Gerente de Engenharia e arquitetura da SETER

2013 - 2013

F.H.B CONSTRUÇÕES E MONTAGEM LTDA

Vínculo: ENGENHEIRO CIVIL, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO CIVIL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Período de experiência na administração de contratos com a VALE S.A - Carajás

2011 - 2013

Prefeitura Muncipal de Ananindeua

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil - Fiscal de obras, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizava fiscalização de obras contratadas, principalmente nas áreas de construção civil, pavimentação, drenagem e infraestrutura urbana.

2009 - 2010

Construtora Tenda S.A

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuando como trainee, responsável por atividades diversas.

2007 - 2009

MARKO ENGENHARIA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuando como estagiário em etapas diversas.