Renata Gandra de Melo
Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), atua na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. É membro presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas na Pós-graduação do Ifes (CPAA-Pós) desde julho de 2017. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes, campus Vitória. Pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica nos contextos de: Políticas de Ações Afirmativas; Gestão Educacional Inclusiva; Diversidade e Inclusão; Acessibilidade Educacional; Educação Crítica. Integra o grupo de pesquisa GEPIDi - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade do Ifes. Atuou na área técnica em laboratório de Microbiologia (clínica e no controle de qualidade de água e de alimentos). Foi professora na rede estadual de ensino das disciplinas de Química e Biologia. Possui especialização em Gestão Ambiental Integrada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Curso Técnico em Química pelo Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (1998).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica
2018 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Inclusão em Formação: contribuições para o acesso de pessoas com deficiência aos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Especialização em Gestão Ambiental Integrada
2010 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Áreas Verdes Urbanas e Qualidade de Vida: História Ambiental do Parque Ecológico Dr. Sebastião Gomes Guimarães e novos olhares para a conquista do paraiso na cidade divina
Orientador: Anaximandro Lourenço Azevedo Feres
Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado
1999 - 2004
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Etograma e orçamento de atividade da garça-branca grande (Ardea alba) na Ilha das Garças, Espírito Santo, em uma estação reprodutiva
Orientador: Dra. Rosana Suemi Tokumaru (UFES)
Curso técnico/profissionalizante em Química
1997 - 1998
Formação complementar
2017 - 2018
Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional Especializado na RFEPT. (Carga horária: 165h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2017 - 2017
Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância. (Carga horária: 75h). , Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2016 - 2016
Curso Básico de Fotografia. (Carga horária: 14h). , Escola de Imagem, EI, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Ecologia e Gestão Ambiental. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Education.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
Melo, R. G. . Bate-papo com a extensão do Ifes. 2021. (Outro).
Melo, R. G. ; PIMENTA, R. W. S. . Encontro virtual: inclusão na educação. 2021. (Outro).
Melo, Renata Gandra de ; PIMENTA, R. W. S. ; Santos, J. I. S. . Seminário de apresentação dos Trabalhos Finais de Curso da especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) Polo Gaspar SC. 2021. (Outro).
Melo, R. G. . Simpósio de Pós-graduação do Ifes. 2019. (Outro).
Melo, R. G. . Diálogos Fundamentais, Relações Étnico-raciais e a Heteroidentificação no Ifes. 2019. (Outro).
Piontikovsky, D. ; Melo, R. G. ; Venturim, K. O. F. . Roda de Conversa "História e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica: o estado do Espírito Santo em foco. 2019. (Outro).
Anderson Ribeiro ; Inês Passos ; Melo, R. G. . Flores do Campus. 2016. (Exposição).
Melo, R. G. . II Encontro de Biologia do Espírito Santo. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar.Contribuições para o acesso de pessoas com deficiência à Educação Profissional e Tecnológica. 2019. (Outra).
Seminário Integrado das Especializações EPT E EISMA e II Jornada de Educação e Divulgação em Ciências. 2019. (Seminário).
'III Encontro dos Napnes - Educação Especial Inclusiva no Ifes: Processos Formativos. 2018. (Encontro).
Seminário Estadual de Racismo Institucional Neabi campus Vitória. 2018. (Seminário).
II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. 2017. (Congresso).
I Simpósio em Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo. 2017. (Simpósio).
Semana da Consciência Negra Neabi Ifes campus Vitória. 2017. (Outra).
Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. 2017. (Seminário).
Seminário Tribuna de Educação. 2017. (Seminário).
12ª Semana de Ciência e Tecnologia. 2016. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Ornitologia. 2006. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2004. (Congresso).
Simpósio Internacional. 2003. (Simpósio).
I Encontro de Biologia no Espírito Santo - Desafios e perspectivas da profissão para o século XXI. 2002. (Encontro).
II Jornada Capixaba de Microbiologia. 2000. (Outra).
V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Corrêa. A. C. A.. A importância de lavar corretamente as mãos e o impacto na saúde e no convívio familiar dos alunos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. Conhecendo o mundo empresarial. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Paes, T. L.. Programa para validar um CPF usando o VISUALG 3.0. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; MORO, V.. Praticando segurança básica em Sistemas Operacionais (SO). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Corrêa. A. C. A.. Elaborando o Modelo de Negócios Canvas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. Haitianos em Santa Catarina - reflexões a partir da produção audiovisual catarinense. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Smith, T. C.. Hotelaria hospitalar x Hospitalidade: a necessidade de Humanização nos serviços de atendimento nas Casas de Repouso destinadas ao cuidado permanente dos idosos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Smith, T. C.. Primeiros socorros no lazer, a necessidade de abranger o conhecimento dos alunos para atuar em situações de urgência e emergência em ambientes de pouca acessibilidade. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. As incidências da Química relacionadas à gestão de resíduos sólidos e à minimização de impactos ambientais adversos decorrentes de atividades humanas. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Santos, J. I. S.. Educação fiscal e cidadania. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Corrêa. A. C. A.. Patrimônio cultural dos povos nativos em Santa Catarina. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, R. G.; PIMENTA, R. W. S.; Zanatta, J. O.. Começando do zero: criando e organizando um processo produtivo linear. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Leal, F. C.. Áreas verdes nos grandes centros urbanos. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Ferraz, V. M.. Modelo de desenvolvimento de sistemas em camadas MVC. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Santos, J. I. S.. Concurso de desenho. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Parucker, F. F.. Importância da calibração para instrumentos de medição da área dimensional para setor metal mecânico. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. Tratamento de água. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Santos, J. I. S.. Uso de metodologias ativas para a aprendizagem no ensino de Microbiologia contextualizada a Educação Profissional e Tecnológica. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Almeida, I. C.. Intrumento de medição - Paquímetro. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. Prevenção e imunização de gestantes durante a pandemia da Covid-19. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Pivoto, O. J.. Projeto de extensão "Atendimento 5 estrelas, a importância de receber um turista". 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. Programa Nacional de Imunização (PNI). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Justino, M. S.. Programação LADDER - Projeto de controle de sentido rotação de um motor. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Melo, Renata Gandra de; PIMENTA, R. W. S.; Guilherme, L. H. S.. RECURSOS TÉCNICOS PARA ANÁLISE DE NUANCES DA OFERTA TURÍSTICA E ELABORAÇÃO DE UM PLANO TURÍSTICO CONFORME A IDADE, GÊNERO, ESCOLARIDADE, INTERESSES E RENDA DO TURISTA DE FLORIANÓPOLIS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Orientou
A importância de lavar corretamente as mãos e o impacto na saúde e no convívio familiar dos alunos; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Conhecendo o mundo empresarial; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Programa para validar um CPF usando o VISUALG 3; 0; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Praticando segurança básica em Sistemas Operacionais (SO); 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Elaborando o Modelo de Negócios Canvas; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Haitianos em Santa Catarina - reflexões a partir da produção audiovisual catarinense; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Hotelaria hospitalar x Hospitalidade: a necessidade de Humanização nos serviços de atendimento nas Casas de Repouso destinadas ao cuidado permanente dos idosos; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Primeiros socorros no lazer, a necessidade de abranger o conhecimento dos alunos para atuar em situações de urgência e emergência em ambientes de pouca acessibilidade; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
As incidências da Química relacionadas à gestão de resíduos sólidos e à minimização de impactos ambientais adversos decorrentes de atividades humanas; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Educação fiscal e cidadania; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Patrimônio cultural dos povos nativos em Santa Catarina; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
"Começando do zero" - Criando e organizando um processo produtivo linear; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Áreas verdes nos grandes centros urbanos; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Modelo de desenvolvimento de sistemas em camadas MVC; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Concurso de desenho; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Importância da calibração para instrumentos de medição da área dimensional para setor metal mecânico; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Tratamento de água; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Uso de metodologias ativas para a aprendizagem no ensino de Microbiologia contextualizada a Educação Profissional e Tecnológica; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Prevenção e imunização de gestantes durante a pandemia da Covid-19; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Projeto de extensão "Atendimento 5 estrelas, a importância de receber um turista"; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Programa Nacional de Imunização (PNI); 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Programação LADDER - Projeto de controle de sentido rotação de um motor; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Recursos técnicos para análise de nuances da oferta turística e elaboração de um plano turístico conforme a idade, gênero, escolaridade, interesses e renda do turista de Florianópolis; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Intrumento de medição - Paquímetro; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Renata Gandra de Melo;
Produções bibliográficas
-
Melo, R. G. ; SONDERMANN, D. V. C. . A Teoria Sociocultural Freireana, a tarefa histórica dos homens e a Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica em Revista , v. 4, p. 131-148, 2020.
-
Melo, Renata Gandra ; SONDERMANN, D. V. C. . Contribuições para o acesso de pessoas com deficiência à educação profissional e tecnológica. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 26098-26117, 2020.
-
Melo, R. G. ; SONDERMANN, D. V. C. . A Teoria Sociocultural Freireana, a tarefa histórica dos Homens e a Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. In: Pollyana dos Santos; Márcia Gonçalves de Oliveira; Poliana Daré Zampirolli Pires. (Org.). Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem. 1ed.Vitória: Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2021, v. 1, p. 127-141.
-
Carvalho, Gabriel Domingos ; Melo, Renata Gandra de . Implantação de políticas de ações afirmativas na Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar- Volume 23 Educação Especial e Inclusiva. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 23, p. 67-.
-
CARVALHO, G. D. ; Melo, R. G. . Implantação de Políticas de Ações Afirmativas na Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019. v. 1.
-
Melo, R. G. ; SONDERMANN, D. V. C. . Contribuições para o acesso das pessoas com deficiência à Educação Profissional e Tecnológica. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019, Florianópolis. Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, 2019. v. 1.
-
Melo, R. G. ; TOKUMARU, R. S. ; MACEDO, R. H. F. . Repertório Comportamental de Ardea alba (Aves: Ardeidae) na Ilha das Garças, Espírito Santo. In: XIV Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2006, Ouro Preto. XIV Congresso Brasileiro de Ornitologia. p. 17-17.
-
Melo, R. G. ; TOKUMARU, R. S. ; MACEDO, R. H. F. . Orçamento de Atividades de Ardea alba (Aves:Ardeidae) em Ilha Costeira, ES, Brasil.. In: XIV Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2006, Ouro Preto. XIV Congresso Brasileiro de Ornitologia. p. 20-20.
-
VENTORIM, K. O. F. ; SIQUEIRA, F. V. ; Melo, R. G. . Roda de Conversa: Formação Humana nas práticas de Educação Profissional e Tecnológica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Melo, R. G. ; SONDERMANN, D. V. C. . Contribuições para o acesso de pessoas com deficiência à Educação Profissional e Tecnológica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, G. D. ; Melo, R. G. . Implantação de Políticas de Ações Afirmativas na Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, R. G. ; TOKUMARU, R. S. ; MACEDO, R. H. F. . Orçamento de Atividades de Casmerodius albus (Aves:Ardeidae em Ilha Costeira, ES, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Melo, R. G. ; TOKUMARU, R. S. ; MACEDO, R. H. F. . Repertório Comportamental de Casmerodius albus (Aves:Ardeidae na Ilha das Garças, Espírito Santo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Melo, R. G. ; PIMENTA, R. W. S. ; Santos, J. I. S. ; Perinni, S. T. ; Deschamps, E. . A Base Nacional Comum Curricular e suas interfaces com a Educação Profissional. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Melo, R. G. . Desafios, Perspectivas e Procedimentos de Verificação de Autodeclaração Discente. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Melo, R. G. ; SONDERMANN, D. V. C. ; Nogueira, F. S. ; Smith, T. C. . Curso MOOC Acessibilidade em Processos Seletivos Discentes. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
Melo, R. G. . Oficina 'Protocolo de Implementação da Heteroidentificação nos Processos Seletivos do Ifes. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria. , Avenida Rio Branco, 50, Santa Lúcia, 29056255 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33577538, Ramal: 5313, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
2021 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Mediadora, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora instrutora do Curso MOOC Acessibilidade em Processos Seletivos Discentes
-
11/2020
Outras atividades técnico-científicas , Fórum dos Núcleos de atendimento às Pessoas NE - Fonapne Proen, Fórum dos Núcleos de atendimento às Pessoas NE - Fonapne Proen.,Atividade realizada, Representante titular da PRPPG - Portaria n 2064, de 10 de novembro de 2020.
-
07/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Atividade realizada, Grupo de Pesquisa GEPIDi - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade.
-
10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Cargo ou função, Membro suplente representante da Comissão Permanente de Ações Afirmativas da Pós-graduação na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes - Portaria Reitoria n 2.340, de 24 de outubro de 2018.
-
07/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Linhas de pesquisa
-
05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum de Gestão Pedagógica - Proen.,Cargo ou função, Membro Titular representante da PRPPG. Portarias n 1022/2018 e n 2536, de 25 de outubro de 2019.
-
07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pós-graduação - Reitoria.,Cargo ou função, Membro Presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas da Pós-graduação do Ifes. Portarias n 1613/2017 e n 2006, de 11 de setembro de 2018.
-
01/2022 - 01/2022
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Cargo ou função, Diretora de Pesquisa Substituta - Portaria Reitoria Ifes n 2312/2021 retificada pela Portaria Reitoria Ifes n 226/2022.
-
11/2021 - 11/2021
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Atividade realizada, Avaliadora na V Jornada de Integração do Ifes.
-
06/2021 - 06/2021
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Atividade realizada, Avaliadora dos projetos de pesquisa submetidos aos Editais 2021/2022 do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PICTI) do Ifes.
-
04/2021 - 04/2021
Direção e administração, Diretoria de Pós-graduação - Reitoria.,Cargo ou função, Diretora de Pós-graduação Substituta - Portaria n 347, de 8 de março de 2021.
-
02/2021 - 04/2021
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Atividade realizada, Comissão de Acompanhamento do Coleta Capes na Plataforma Sucupira - Portaria Ifes n 23, de 8 de fevereiro de 2021.
-
12/2020 - 01/2021
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa - Reitoria.,Cargo ou função, Diretora de Pesquisa Substituta - Portaria n 2166, de 25 de novembro de 2020.
-
11/2020 - 12/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Atividade realizada, Membro do Comitê Avaliador da IV Jornada de Integração do Ifes.
-
05/2020 - 05/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Atividade realizada, Avaliadora dos projetos de pesquisa submetidos aos Editais 2020/2021 do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PICTI) do Ifes.
-
06/2019 - 03/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) Ifes.,Cargo ou função, Membro Suplente, representante do Foneabi Ifes. Portaria n 1413, de 24 de junho de 2019.
-
11/2018 - 03/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Foneabi Proen.,Cargo ou função, Membro titular representante da PRPPG Reitoria - Portaria Reitoria n 2.407, de 6 de novembro de 2018.
-
01/2020 - 01/2020
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Cargo ou função, Diretora de Pós-graduação Substituta - PORTARIA N 2943, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2019..
-
08/2017 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Critérios Verificação Autodeclaração Processo Seletivo Discente - Documento Base, Portaria Reitoria n 2145, de 30 de agosto de 2017, e Portaria Reitoria n 313, de 16 de fevereiro de 2018. Resultou na Resolução CS Ifes n 61/2019.
-
11/2019 - 11/2019
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Cargo ou função, Diretora de Pós-graduação Substituta. Portaria 2726, de 14 de novembro de 2019..
-
10/2019 - 10/2019
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Atividade realizada, Membro do Comitê Avaliador da III Jornada de Integração do Ifes.
-
07/2019 - 07/2019
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Cargo ou função, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Substituta - Portaria Reitoria n 1415, de 24 de junho de 2019..
-
07/2019 - 07/2019
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Serviço realizado, Comissão de Heteroidentificação para avaliar candidatos classificados e suplentes autodeclarados pretos ou pardos do Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Campus Vitória PS 37/2019 - Portaria Reitoria Ifes n 1662/2019.
-
12/2018 - 06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante da PRPPG na Comissão de Formação Continuada de Servidores do Ifes nas temáticas "Educação para as relações Étnico-raciais e Racismo" e "Educação e Cultura Indígena" - Portaria n 2654, de 4 de dezembro de 2018..
-
05/2019 - 05/2019
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Atividade realizada, Avaliador(a) ad hoc dos projetos de pesquisa submetidos aos Editais 2019/2020 do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PICTI).
-
08/2018 - 03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pós-graduação - Reitoria.,Cargo ou função, Comissão responsável por propor alterações no Regulamento de Organização Didática dos Cursos de Pós-Graduação do Ifes - Portaria Reitoria n 1.711, de 7 de agosto de 2018.
-
02/2019 - 02/2019
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Serviço realizado, Comissão de Heteroidentificação para avaliar candidatos autodeclarados pretos ou pardos do Concurso Público de Prova - Técnico Administrativos em Educação (Edital 02/2018) - Portaria Reitoria Ifes n 283/2019.
-
12/2018 - 01/2019
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.,Serviço realizado, Comissão de Heteroidentificação para avaliar candidatos declarados pretos ou pardos do do Concurso de Docentes (Edital 01/2018) - Portaria Reitoria Ifes n 2741/2018).
-
11/2018 - 11/2018
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Atividade realizada, Membro do Comitê Avaliador de Trabalhos Científicos da II Jornada de Integração do Ifes.
-
09/2018 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão responsável por elaborar o edital de chamada interna que orienta o credenciamento para o banco de avaliadores pedagógicos de projetos pedagógicos de cursos do Ifes - Portaria Reitoria n 2.086, de 20 de setembro de 2018.
-
02/2018 - 10/2018
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Reitoria.,Atividade realizada, Apoio Editorial da Revista Ifes Ciência, Portaria Reitoria n 274, de 8 de fevereiro de 2018.
-
07/2018 - 07/2018
Direção e administração, Diretoria de Pós-graduação - Reitoria.,Cargo ou função, Diretor de Pós-graduação do Ifes, Reitoria, Portaria n 1378, de 2 de julho de 2018..
-
05/2017 - 07/2017
Serviços técnicos especializados , Reitoria.,Serviço realizado, Mesária suplente nas eleições para Reitor ; Portaria Reitoria n 1126 de 22 de maio de 2017.
2015 - 2016
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Local de Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local.
-
08/2016 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Brigada de Incêndio.,Serviço realizado, Brigadista.
-
07/2016 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Departamento de Engenharia Mecatrônica - DEMDV.,Serviço realizado, Secretária da Coordenação do curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica.
-
05/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Eleitoral Local.,Cargo ou função, Membro da Comissão Local.
-
08/2016 - 11/2016
Extensão universitária , Departamento de Formação Geral.,Atividade de extensão realizada, Integrante do Projeto de Extensão "Almoço Musical" coordenado por Emerson de Sousa Costa.
-
10/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Comemoração Dia do Servidor Público.,Cargo ou função, Membro da Comissão.
-
02/2016 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Comemoração 20 Anos CEFET Divinópolis.,Cargo ou função, Membro da Comissão.
2008 - 2014
Tribunal Regional EleitoralVínculo: Particular em Colaboração, Enquadramento Funcional: Mesário
2007 - 2010
EE Coronel José Mendes MourãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEBD 3A Designação Temporária, Carga horária: 2
Outras informações:
Ensino Médio. Disciplina Biologia
2004 - 2004
EEEM PROFESSOR FERNANDO DUARTE RABELOVínculo: Designação Temporária, Enquadramento Funcional: Professor A II-01, Carga horária: 21
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
2003 - 2004
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Orientação: Profa. Dra. Rosana Suemi Tokumaru (Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento - CCHN/UFES)
2000 - 2001
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Processo 105049/2000-0
Atividades
-
05/2003 - 11/2004
Estágios , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento.,Estágio realizado, Estudos em Comportamento Animal: levantamento bibliográfico, elaboração e execução de projeto de pesquisa "Etograma e orçamento de atividade da garça-branca grande (Ardea alba) na Ilha das Garças, Espírito Santo, em uma Estação Reprodutiva".
1998 - 1999
Agrolab - Análises e Controle de Qualidade Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40
1997 - 1998
Agrolab - Análises e Controle de Qualidade Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1998 - 04/1999
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Coleta de amostras para análises; análises microbiológicas em alimentos e água; microscopia: isolamento e detecção de sujidades leves em alimentos; visitas a cozinhas industriais para coletas e inspeção.
-
06/1997 - 04/1998
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Microbiologia.,Serviço realizado, Preparação de material, reagentes e meios microbiológicos; preparação de amostras para análises; análises microbiológicas em alimentos e água; microscopia: isolamento e detecção de sujidades leves em alimentos, visitas a cozinhas industriais para col.
1997 - 1997
PAT - Centro de Diagnóstico Médico-Laboratorial Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Operadora de Microbiologia, Carga horária: 40
1995 - 1996
PAT - Centro de Diagnóstico Médico-Laboratorial Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Operadora de Microbiologia, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1995 - 06/1996
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Microbiologia.,Serviço realizado, Preparação de reagentes e meios microbiológicos; coleta e preparação de amostras para análises; análise microbiológica de urina, fezes, líquidos corporais e secreções; microscopia: preparação à fresco, método de Gram, coloração ácido-resistentes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Gandra de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?