Talita Carneiro Gader Safa

Talita concluiu o Mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 2012, Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. É licenciada em Pedagogia pela mesma instituição e, atualmente, atua como professora de Educação Infantil no Colégio Notre Dame Júnior, em Campinas.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia,Ano de Obtenção: 2012
Prof. Dr. Samuel Mendonça.Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Palavras-chave: educação moral; virtudes; Aristóteles; formação do educador; autonomia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Pedagogia

2005 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Educação moral da criança: Formação, práticas e percepções docentes
Orientador: Prof. Dr. Itamar Mendes da Silva
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2003

CEFAM Padre Ismael Simões

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2003

CEFAM Padre Ismael Simões

Ensino Fundamental (1º grau)

1995 - 1999

EMEF Prof. Vicente Ráo

Ensino Fundamental (1º grau)

1992 - 1994

EEPSG Dr. Antônio Pires Barbosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Metodologia Movimento Mirim - Módulo 1. (Carga horária: 4h). , Colégio Notre Dame de Campinas.

2015 - 2015

Metodologia Movimento Mirim - Módulo 2. (Carga horária: 4h). , Colégio Notre Dame de Campinas.

2015 - 2015

Metodologia Movimento Mirim - Módulo 3. (Carga horária: 4h). , Colégio Notre Dame de Campinas.

2014 - 2014

A gestão da sala de aula: Laços e nós do professor. (Carga horária: 90h). , Colégio Notre Dame de Campinas.

2012 - 2012

Prezi. (Carga horária: 4h). , Colégio Notre Dame de Campinas.

2009 - 2009

Extensão universitária em Avaliação na sala de aula: Uma prática envolvente. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestra: Os conflitos interpessoais e a qualidade do clima escolar. 2014. (Outra).

1º Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação / Tema: Identidade e diferença da Filosofia da Educação na América Latina. 2011. (Congresso).

VI Seminário da Faculdade de Educação e V Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2011. (Seminário).

10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.A revaloração da educação moral: a construção de valores em análise. 2011. (Encontro).

Afinando as competências: saber, fazer e agir. 2011. (Outra).

Aula inaugural - Universidade e pesquisa: caminhos conexos. 2011. (Outra).

V Seminário da Faculdade de Educação sobre o Plano Nacional de Educação e IV Seminário sobre a produção do conhecimento em educação: Mesa Redonda - Democratização de acesso, permanência e sucesso escolar. 2010. (Seminário).

V Seminário da Faculdade de Educação sobre Plano Nacional de Educação e IV Seminário sobre a produção do conhecimento em educação / Conferência - Plano Nacional de Educação: trajetória histórica e significado para a educação brasileira. 2010. (Seminário).

I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - "Ética e compromisso social: desafios contemporâneos".Friedrich Nietzsche e a revaloração da educação moral infantil. 2010. (Seminário).

V Seminário da Faculdade de Educação sobre o PNE: desafios e perspectivas para a educação básica e para o ensino superior e IV Seminário sobre a produção do conhecimento em educação: direito a uma educação de qualidade social.As implicações da moralização da educação moral infantil. 2010. (Seminário).

Simpósio de Pesquisa em Educação.A revaloração da educação moral infantil: Friedrich Nietzsche e a formação do educador. 2010. (Simpósio).

Educação Infantil como Política Pública de Educação. 2010. (Outra).

Modelos de formação de professores e as relações da universidade com a escola básica. 2010. (Outra).

A política de ensino superior no governo Lula. 2010. (Outra).

Direito à educação: diálogo entre ciências. 2010. (Outra).

A voz do sujeito como fonte primária na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. 2010. (Outra).

III Mostra de trabalhos: Compartilhando o cotidiano - a organização dos espaços nas unidades educacionais de educação infantil. 2010. (Outra).

Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-2008). 2010. (Outra).

VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Qual conhecimento? Qual educação?.Educação moral da criança: formação, práticas e percepções docentes. 2010. (Outra).

Ateliê de Histórias. 2009. (Oficina).

Planejamento de Carreira e Inteligência Mercadológica. 2009. (Outra).

Marketing Pessoal. 2009. (Outra).

Ciclo de palestras - Ampliando horizontes. Tema: Comunicação, assertividade e marketing. 2009. (Outra).

III Seminário da Faculdade de Educação - Desafios e Perspectivas da Formação de Professores para a Educação Básica. 2008. (Seminário).

I Seminário da Faculdade de Educação sobre Formação de Professores - Formação do pedagogo na sociedade brasileira hoje: reflexões sobre escola, docência e infância. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Língua Brasileira de Sinais. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elvira Cristina Martins Tassoni

MENDONCA, S.;TORTELLA, J. C. B.; ALMEIDA, R. M.;TASSONI, E. C. M.. (Qualificação) A Educação Moral e Virtudes Aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Samuel Mendonça

MENDONÇA, S.ALMEIIDA, Rogério MirandaTORTELLA, J. C. B.. A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Rogério Miranda de Almeida

Almeida, Rogério Miranda de; Mendonça, Samuel; Tortella, Jussara Cristina Barboza. A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Jussara Cristina Barboza Tortella

MENDONCA, S.;TORTELLA, Jussara. C. B.; ALMEIDA, R. M.. A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Jussara Cristina Barboza Tortella

MENDONCA, S.;TORTELLA, Jussara. C. B.; ALMEIDA, R. M.;TASSONI, E. C. M.. (qualificação) A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

José Donizeti de Souza

SILVA, Itamar Mendes da;SOUZA, J. D.. Educação Moral da Criança: Formação, Práticas e Percepções Docentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Samuel Mendonça

A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Samuel Mendonça;

Itamar Mendes da Silva

Educação Moral da Criança: Formação, Práticas e Percepções Docentes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Itamar Mendes da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia. Série-Estudos , v. 25, p. 79-97, 2013.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 17, p. 69-89, 2012.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A educação moral da criança: formação, práticas e percepções docentes. In: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação: Qual conhecimento? Qual educação?, 2010, Belo Horizonte. Qual Conhecimento? Qual educação?, 2010.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . As implicações da moralização da educação moral infantil. In: V Seminário da Faculdade de Educação sobre o PNE: desafios e perspectivas para a educação básica e para o ensino superior e IV Seminário sobre a produção do conhecimento em educação: direito a uma educação de qualidade social, 2010, Campinas/SP. V Seminário da Faculdade de Educação sobre o PNE: desafios e perspectivas para a educação básica e para o ensino superior e IV Seminário sobre a produção do conhecimento em educação: direito a uma educação de qualidade social. Campinas/SP, 2010.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A revaloração da educação moral infantil: a construção de valores em análise. In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Rio de Janeiro. 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. In: VI Seminário da Faculdade de Educação e V Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, 2011, Campinas/SP. VI Seminário da Faculdade de Educação e V Seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, 2011.

  • MENDONÇA, Samuel ; SAFA, T. C. G. . Educação moral da criança: formação, práticas e percepções docentes. In: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2010, Belo Horizonte. Qual conhecimento? Qual educação?. São João Del-Rei: UFSJ, 2010.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Friedrich Nietzsche e a revaloração da educação moral infantil. In: I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas -, 2010, Campinas. I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - "Ética e compromisso social: desafios contemporâneos". Campinas, 2010.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A revaloração da educação moral infantil: Friedrich Nietzsche e a formação do educador. In: Simpósio de Pesquisa em Educação, 2010, Campinas/SP. Simpósio de Pesquisa em Educação. Campinas, 2010.

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A revaloração da educação moral: a construção de valores em análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, Samuel ; SAFA, T. C. G. . A revaloração da educação moral infantil: Friedrich Nietzsche e a formação do educador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Educação moral da criança: formação, práticas e percepções docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Friedrich Nietzsche e a revaloração da educação moral infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . As implicações da moralização da educação moral infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAFA, T. C. G. ; MENDONÇA, Samuel . Devir - Criança da filosofia: infância da educação. Caracas: Ensayo i error, 2011 (Resenha).

  • SAFA, T. C. G. ; Aline Aparecida Akamine ; Jaqueline Cristina Massucato . A pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas: PUC - Campinas, 2010 (Resenha).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Notre Dame de Campinas, Notre Dame Júnior. , Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151, Notre Dame, 13092621 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 21388300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Colégio Notre Dame Júnior

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atribuições: Acompanhamento e monitoramento das crianças; atendimento às crianças de um ano e meio a quatro anos, de acordo com as normas e com o projeto pedagógico da unidade educacional; entrada e saída; elaboração, implementação e avaliação de atividades e projetos educacionais; elaboração de planejamentos (semanal, trimestral e anual); organização de materiais; zelo pela integridade física e psicológica das crianças durante o período de sua permanência na unidade educacional.

  • 2010 - 2012

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Talita concluiu o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010 - 2012), Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Participou de diversos eventos relacionados à sua área de pesquisa durante o período do curso. Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa "Direito à Educação" do referido programa.

  • 2009 - 2011

    CEMEI Margarida Maria Alves

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente de Educação Infantil, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Atribuições: Acompanhamento e monitoramento das crianças; atendimento às crianças de quatro meses a cinco anos, de acordo com as normas e com o projeto pedagógico da unidade educacional; entrada e saída; organização de materiais; zelo pela integridade física e psicológica das crianças durante o período de sua permanência na unidade educacional.

  • 2009 - 2009

    Colégio Franciscano Ave Maria

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de curso, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Atribuições: Assistência à coordenadora de Educação Infantil e dos primeiros anos de Ensino Fundamental; organização da agenda da coordenação (reuniões com famílias, fornecedores, professores e demais funcionários); organização de arquivos, eventos e materiais; cotação de preços; recepção de famílias novas; apresentação da escola para famílias novas.

  • 2009 - 2009

    Colégio Dom Barreto

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico de educação, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Atuação: Professora de Educação Infantil Atribuições: Acompanhamento e monitoramento das crianças; atendimento às crianças de Educação Infantil na Casinha (ambiente planejado para a realização de atividades práticas, que envolvem situações cotidianas, como por exemplo: abotoar e desabotoar roupas, amarrar o cadarço, preparar salada de frutas, regar as plantas etc.). Todas as atividades são relacionadas ao projeto educacional de cada turma; implementação de atividades; organização de materiais; participação em projetos educacionais; zelo pela integridade física e psicológica das crianças durante o período de sua permanência no colégio.

  • 2009 - 2009

    Escola de Educação Infantil Farroupilha Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Atuação: Professora da turma do Integral Atribuições: Atendimento às crianças de Ensino Fundamental do período integral; acompanhamento e monitoramento de uma turma multisseriada na realização das tarefas de casa e nas atividades extraclasse; aplicação de atividades de recreação; entrada e saída; organização de materiais; zelo pela integridade física e psicológica das crianças durante o período de sua permanência na escola.

  • 2007 - 2008

    Colégio Notre Dame de Campinas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação: Professora auxiliar das séries iniciais de Ensino Fundamental (2º e 3º anos) Atribuições: Acompanhamento e monitoramento das crianças em atividades extraclasse; aplicação e correção de atividades; entrada e saída; organização de materiais; participação em projetos educacionais; retomadas individuais de atividades; zelo pela integridade física e psicológica das crianças durante o período de sua permanência no colégio.

  • 2007 - 2008

    CEMEFEJA Pierre Bonhomme

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação: Professora de jovens e adultos (EJA) Atribuições: Elaboração e participação em projetos educacionais; planejamento, implementação e avaliação de atividades, de acordo com a proposta pedagógica da instituição de ensino e em consonância com os cuidados devidos aos educandos; planejamento, implementação e participação em atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade.

  • 2006 - 2006

    Colégio Renovatus

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação: Professora auxiliar do Maternal e do 1º ano (Pré-escola) Atribuições: Acompanhamento e monitoramento das crianças em atividades extraclasse; aplicação de atividades; entrada e saída; organização de materiais; participação em projetos educacionais; zelo pela integridade física e psicológica dos alunos durante o período de sua permanência no colégio.

  • 2005 - 2005

    EMEF Prof. Vicente Ráo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 17

    Outras informações:
    Estágio de observação nas séries iniciais de Ensino Fundamental.

  • 2005 - 2005

    Lar dos Velhinhos de Campinas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 17

    Outras informações:
    Estágio de observação de Educação Não-Formal.