Amaline Réche Marcondes Gusman
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Aprimoramento em Sala de Recuperação Anestésica pela Universidade Estadual Paulista (1996), Fellowship no Grupo Hospitalar Pitié-Salpêtrière, Paris, França (1997/1998), Especialista em Gestão Hospitalar pelas Faculdade de Economia e Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestre em Educação pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2008). Pós-graduação em Estética pela Universidade Gama Filho (2011 a 2013).
Experiência em docência de nível técnico e superior em cursos de formação técnica e graduação em Enfermagem, tendo exercido o cargo de Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem - FAMINAS, Muriaé. Na área assistencial, exerceu cargos de Enfermeira Supervisora a Responsável Técnica.
Produtora de conteúdo blog: http://amaenfermagem.blogspot.com/ e site: https://www.divandosaude.com.br/
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação e Sociedade
2006 - 2007
Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: Avaliação dos Sintomas de estresse na vivência do estagiário de enfermagem em oncologia, Ano de Obtenção: 2008
Sebastião Rogério Góis Moreira.Palavras-chave: estresse; Oncologia; estágio; discente; Enfermagem oncológica; Enfermagem. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Oncológica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Docência. Setores de atividade: Educação; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Gestão Hospitalar
2002 - 2002
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Criação de uma homepage com cuidados relacionados ao paciente crítico oncológico como forma de otimizar a prescrição de enfermagem.
Orientador: Sueli dos Santos
Aperfeiçoamento em Unidade de Reanimação Cirúrgica
1997 - 1998
Groupe Hospitalier Pitié-Salpêtrière
Ano de finalização: 1998;
Aperfeiçoamento em Aprimoramento Em Sala de Recuperação Anestésica
1996 - 1997
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de finalização: 1997;Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Oncologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Administração Em Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Controle de Infecção Hospitalar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Docência.
Organização de eventos
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; SQUASSANTE, Nilcéia D. . Tudo começa com a higiene das mãos: uma abordagem criativa sobre o tema. 2010. (Outro).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PIZZOLATO, Ana L.B. ; SQUASSANTE, Nilcéia D. . Biossegurança: Como e quando usar?. 2009. (Outro).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . IV Semana Acadêmica de Enfermagem da FAMINAS. 2007. (Outro).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto sobre Alcoolismo e Direção. 2006. (Exposição).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Oficina de Enfermagem. 2004. (Outro).
Participação em eventos
14° Congresso Mundial de Anestesiologia. 2008. (Congresso).
I Encontro Mineiro de Ética, Produção e Comunicação do Conhecimento Científico. 2006. (Outra).
III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata.Câncer Mamário: A Enfermagem Aliada à Prevenção.. 2006. (Encontro).
IV Amostra Científica da UNIPAC.Informação como recurso de intervenção na qualidade de vida do paciente portador de câncer. 2006. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2006. (Congresso).
III Congresso Internacional de Oncologia. 2005. (Congresso).
I Encontro de Serviço Social e Saúde do CBOnco. 2004. (Encontro).
I Oficina de Enfermagem do II Congresso Internacional de Oncologia. Enfermagem. 2004. (Congresso).
I Congresso Internacional de Oncologia. 2003. (Simpósio).
I Seminário Internacional de Enfermagem do INCA: Comunicação em Saúde e a Enfermagem Oncológica. 2003. (Seminário).
I Seminário de Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde. 2002. (Seminário).
XXII Reunião de Aperfeiçoamento de Enfermeiros Anestesistas. 2000. (Congresso).
XX Reunião de Aperfeiçoamento de Enfermeiros Anestesistas. 1998. (Congresso).
34a. Mini-Rodada de Anestesiologia do Interior de São Paulo. 1997. (Outra).
Hypovolemie Périopératoire. 1997. (Oficina).
Simpósio Franco-Brasileiro de Anestesia e Terapia Intensiva. 1997. (Simpósio).
30a. Mini-Rodada de Anestesiologia do Interior de São Paulo.30a. Mini-Rodada de Anestesiologia do Interior de São Paulo. 1996. (Simpósio).
I Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico. 1996. (Encontro).
II Curso Teórico-Prático de Reanimação Neonatal.Treinamentro em Reanimação Neonatal. 1996. (Oficina).
II Jornada do Programa de Aprimoramento Profissional. 1996. (Outra).
Introdução à Metodologia Científica. 1996. (Seminário).
Introdução ao Sistema de Saúde no Brasil: O Sistema Único de Saúde. 1996. (Seminário).
Introdução à Teoria da Qualidade Total. 1996. (Seminário).
Seminário Tópicos em UTI.Tópicos em UTI. 1996. (Simpósio).
Sistematização da Assistência de Enfermagem para a Melhoria da Qualidade.Sistematização da Assistência de Enfermagem para a Melhoria da Qualidade. 1996. (Oficina).
XXX Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro. XXX Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro. 1996. (Congresso).
II Enfermat - Seminário Interno de Enfermagem do Trabalho.Seminário Interno de Enfermagem do Trabalho. 1995. (Seminário).
Liderança de Reuniões.Liderança de Reuniões. 1995. (Oficina).
Relações Interpessoais.Relações Interpessoais. 1995. (Oficina).
Semana de Enfermagem do Hospital Márcio Cunha.Semana de Enfermagem do Hospital Márcio Cunha. 1995. (Encontro).
I Encontro Regional de Segurança do Trabalho na Área de Saúde.I Encontro Regional de Segurança do Trabalho na Área de Saúde. 1994. (Encontro).
Integração Empresarial.Integração Empresarial. 1994. (Oficina).
Eficácia no Atendimento.Eficácia no Atendimento. 1994. (Oficina).
Princípios Fundamentais de Gerência.Princípios Fundamentais de Gerência. 1994. (Oficina).
V Jornada Científica de Enfermagem do Hospital Central da Aeronáutica.V Jornada Científica de Enfermagem do Hospital Central da Aeronáutica. 1993. (Simpósio).
I Encontro Latino Americano dos Acadêmicos de Enfermagem.I Encontro Latino Americano dos Acadêmicos de Enfermagem. 1992. (Encontro).
Aspectos Assistenciais e Psicossociais do Paciente Aidético.Aspectos Assistenciais e Psicossociais do Paciente Aidético. 1992. (Oficina).
X Jornada Mineira de Enfermagem.X Jornada Mineira de Enfermagem. 1991. (Simpósio).
Curso de Diagnóstico de Enfermagem.Diagnóstico de Enfermagem. 1991. (Oficina).
Curso de Doenças Sexualmente Transmissíveis.Doenças Sexualmente Transmissíveis. 1991. (Oficina).
Terapia de Grupo na Perspectiva de Enfermagem.Terapia de Grupo na Perspectiva de Enfermagem. 1991. (Oficina).
Curso de Primeiros Socorros.Curso de Primeiros Socorros. 1990. (Oficina).
Participação em bancas
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes. Banca para Seleção de Professor de Ensino Superior Curso de Administração. 2006. Faculdades de Minas.
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes. Banca para Seleção de Professor de Ensino Superior Curso de Administração. 2006. Faculdade de Minas - Muriaé.
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes. Banca para Seleção de Professor de Ensino Superior Curso de Psicologia. 2006. Faculdade de Minas - Muriaé.
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes. Banca para Seleção de Professor de Ensino Superior Curso de Psicologia. 2006. Faculdade de Minas - Muriaé.
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes. Banca para Seleção de Professor de Ensino Superior Curso de Psicologia. 2006. Faculdade de Minas - Muriaé.
Orientou
P; Figueiredo, Rayena G; Lopes, Fernada A; Rocha; Dor como o quinto sinal vital; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FACULDADE DE ENFERMAGEM) - Faculdade Brasileira; (Orientador);
Barboza; Phalcon P; de Almeida; Suzana R; T; Parente; Conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem sobre a realização do autoexame de mamas; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FACULDADE DE ENFERMAGEM) - Faculdade Brasileira; (Orientador);
Weblog como ferramenta facilitadora da Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em ações preventivas, terapêuticas e paliativas em pacientes oncológicos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FACULDADE DE ENFERMAGEM) - Faculdade Brasileira; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
X; ; Câncer Mamário: a enfermagem aliada à prevenção; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
V; ; Incidência e assitência de enfermagem a clientes portadores de lesões ósseas oncológicas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
X; Relação entre os cuidados de enfermagem e a incidência de cateter vesical de demora em pacientes pós-operatórios; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
X; Visita de Enfermagem como ação fundamental ao paciente pós-operatório portador de drenos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Minas - Muriaé; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
Participação de Estagiários na Padronização de Condutas no Hospital do Câncer; 2006; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Faculdades de Minas; Orientador: Amaline Réche Marcondes Gusman;
Produções bibliográficas
-
Pablo Braga Gusman ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Controle da glicemia na unidade de terapia intensiva. Informa Saúde , v. 2, p. 5-10, 2006.
-
Pablo Braga Gusman ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PUYBASSET, Louis ; ROUBY, J.J. . Método para análise tomográfica da distribuição pulmonar de gás e tecido na Sïndrome de Angústia Respiratória Aguda. Informa Saúde , v. 1, p. 36-45, 2005.
-
Pablo Braga Gusman ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . A internet e seu valor em Oncologia. Oncologia , v. 1, p. 11-16, 2003.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Utilização de Cateter Totalmente Implantado em Oncologia. Oncologia , v. 1, p. 19-23, 2003.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Tratamento Multidisciplinar da Dor. Oncologia , v. 1, p. 19-20, 2003.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Parceria AVON e FAMINAS na Prevenção do Câncer de Mama. Parceria AVON e FAMINAS na Prevenção do Câncer de Mama, Jornal A Notícia, 08 set. 2006.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Equipe de Enfermagem do Centro Brasileiro de Oncologia recebe treinamento de Capacitação. Equipe de Enfermagem do Centro Brasileiro de Oncologia recebe treinamento de Capacitação, Jornal da FCV, 05 mar. 2006.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Equipe de Enfermagem do Centro Brasileiro de Oncologia recebe treinamento de Capacitação. Equipe de Enfermagem do CBONco recebe treinamento de Capacitação, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Música Ambiente relaxa pacientes antes de entrar em cirurgia. Projeto Música Ambiente relaxa pacientes antes de entrar em cirurgia, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Colaboradores do Centro Brasileiro de Oncologia visitam o Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora. Colaboradores do Centro Brasileiro de Oncologia visitam o Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Alunos de Enfermagem da FAMINAS desenvolvem projetos no Centro Brasileiro de Oncologia. Alunos de Enfermagem da FAMINAS desenvolvem projetos no Centro Brasileiro de Oncologia, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Luzes Câmera e Humanização. Projeto Luzes Câmera e Humanização, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Grupo di VIda apresenta-se na Fundação Cristiano Varella. Grupo di VIda apresenta-se na Fundação Cristiano Varella, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Treinamento Intensivo para colaboradores de Enfermagem. Treinamento Intensivo para colaboradores de Enfermagem, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Trabalhos Científicos desenvolvidos pelo Serviço de Enfermagem do Centro Brasileiro de Oncologia. Trabalhos Científicos desenvolvidos pelo Serviço de Enfermagem do Centro Brasileiro de Oncologia, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Enfermeira do Centro Brasileiro de Oncologia discute o tema Eutanási na FAMINAS. Enfermeira do Centro Brasileiro de Oncologia discute o tema Eutanási na FAMINAS, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Biblioteca Satélitepermite que pacientes se distraiam com a leitura. Projeto Biblioteca Satélitepermite que pacientes se distraiam com a leitura, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Dia 12 de maio: Dia Internacional do Enfermeiro. Dia 12 de maio: Dia Internacional do Enfermeiro, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Dia do Técnico em Enfermagem é comemorado com diversas atividades. Dia do Técnico em Enfermagem é comemorado com diversas atividades, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Utilização de Cateter Totalmente Implantado em Oncologia. Utilização de Cateter Totalmente Implantado em Oncologia, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Equipe de Enfermagem realiza V Treinamento de Capacitação. Equipe de Enfermagem realiza V Treinamento de Capacitação, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Oficina de Enfermagem reuniu alunos e professores. Oficina de Enfermagem reuniu alunos e professores, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Centro Brasileiro de Oncologia participa do aniversário da cidade divulgando prevenção do Câncer. Centro Brasileiro de Oncologia participa do aniversário da cidade divulgando prevenção do Câncer, www.fcv.org.br.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Câncer de Cabeça e Pescoço - Conhecer para prevenir. Projeto Câncer de Cabeça e Pescoço - Conhecer para prevenir, www.fcv.org.br.
-
SQUASSANTE, Nilcéia D. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PIZZOLATO, Ana L.B. ; BICUDO, Sheilla D.S. . Percepções dos alunos de enfermagem sobre o primeiro contato com a comunidade em campanha de prevenção da hipertensão arterial. In: 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis - SC. Organização e visibilidade profissional, 2010.
-
PIZZOLATO, Ana L.B. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; SQUASSANTE, Nilcéia D. ; Silva, Luiza P. . Percepções dos alunos de enfermagem na realização da primeira entrevista com os pacientes no abrigo de moradores em situação de rua do município de Vitória -ES. In: 61° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza - CE. Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, 2009. v. 1. p. 2477-2479.
-
BICUDO, Sheilla D.S. ; SQUASSANTE, Nilcéia D. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; LUIZA, . A experiência dos alunos de graduação em enfermagem na utilização do portfólio como ferramenta educativa. In: 61° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza - CE. Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental, 2009. v. 1. p. 1516-1518.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Capacitação em Serviço ministrada por profissionais de nível médio sob supervisão do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2006, Recife. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo: AMIB, 2006. v. S1. p. 226-226.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; Pablo Braga Gusman . Criação de uma Homepage com cuidados relacionados ao paciente crítico oncológico como forma de otimizar a prescrição de enfermagem. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2006, Recife. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo: AMIB, 2006. v. S1. p. 229-229.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Experiência de acadêmicos de graduação em enfermagem em um centro de terapia intensiva de um hospital oncológico. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2006, Recife. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo: AMIB, 2006. v. S1. p. 233-233.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Padronização de rotinas através de procedimentos operacionais padrão em um Centro de Terapia Intensiva Oncológico. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2006, Recife. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo: AMIB, 2006. v. S1. p. 243-243.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Visão dos profissionais de enfermagem sobre a morte no centro de terapia intensiva de um hospital oncológico. In: XII, 2006, Recife. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo: AMIB, 2006. v. S1. p. 258-258.
-
DUARTE, M.X. ; LOPES, P. A. F. ; ELIAS, R. M. T. S. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; LAZARONE, R. G. . Relação entre os cuidados de enfermagem e a incidência de cateter vesical de demora em pacientes pós-operatórios. In: III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata, 2006, Muriaé. Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 3. p. 35-35.
-
DUARTE, M.X. ; ELIAS, R. M. T. S. ; LOPES, P. A. F. ; CHAVES, L. V. ; PAIVA, M. V. M. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. . Visita de enfermagem como ação fundamental ao paciente pós-operatório portador de drenos. In: III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata, 2006, Muriaé. Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 3. p. 133-133.
-
DUARTE, M.X. ; ELIAS, R. M. T. S. ; LOPES, P. A. F. ; CHAVES, L. V. ; PAIVA, M. V. M. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Câncer mamário: a enfermagem aliada à prevenção. In: III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata, 2006, Muriaé. Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 3. p. 193-193.
-
CHAVES, L. V. ; ELIAS, R. M. T. S. ; DUARTE, M.X. ; PAIVA, M. V. M. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; Pablo Braga Gusman . Incidência e assistência de enfermagem a clientes portadores de lesões ósseas oncológicas. In: III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata, 2006, Muriaé. Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 3. p. 215-215.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; Pablo Braga Gusman ; GOMES, I.A.M. ; CAEIRO, I. . Adequação da Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Oncológico às Diretrizes Nacionais de Humanização. In: III Encontro de Iniciação Científica FAMINAS Zona da Mata, 2006, Muriaé. Revista Científica da FAMINAS. Muriaé: FAMINAS, 2006. v. 3. p. 004-004.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; MOREIRA, S.R.G. . Informação como recurso de intervenção na qualidade de vida do paciente portador de câncer. In: IV Amostra Científica da UNIPAC, 2006, Juiz de Fora. Informação como recurso de intervenção na qualidade de vida do paciente portador de câncer. Juiz de Fora: UNIPAC, 2006.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; CAEIRO, C. H. ; GOMES, I.A.M. ; PAULA, M. M. V. ; MELO, J. C. . Uso de Cateter Totalmente Implantado em Clientes do Centro Brasileiro de Oncologia. In: III Congresso Internacional de Oncologia, 2005, Muriaé. Informa Saúde. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 1. p. 11-11.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; CAEIRO, C. H. ; GOMES, I.A.M. ; PAULA, M. M. V. ; MELO, J. C. ; CORREA, E. G. . Complicações do uso de Cateter Totalmente Implantado em clientes do Centro Brasileiro de Oncologia. In: III Congresso Internacional de Oncologia, 2005, Muriaé. Informa Saúde. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 1. p. 11-11.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; CAEIRO, C. H. ; GOMES, I.A.M. ; PAULA, M. M. V. ; MELO, J. C. ; CORREA, E. G. . Grupo de Cateter Totalmente Implantado para atendimento aos clientes em tratamento no Centro Brasileiro de Oncologia. In: III Congresso Internacional de Oncologia, 2005, Muriaé. Informa Saúde. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 1. p. 12-12.
-
GOMES, I.A.M. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PAULA, M. M. V. ; CAEIRO, C. H. ; MELO, J. C. ; CORREA, E. G. . Visita pós-operatória de enfermagem em pacientes oncológicos para avaliação dos registros de enfermagem. In: III Congresso Internacional de Oncologia, 2005, Muriaé. Informa Saúde. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 1. p. 12-12.
-
OLIVEIRA, L.C.N. ; SILVEIRA, A. D. ; GONCALVES, F. R. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; LICY, B. ; BATISTA, W. R. . Infecção no sítio cirúrgico: Vigilância pós-alta de pacientes submetidas à cirurgia de mama. In: III Congresso Internacional de Oncologia, 2005, Muriaé. Informa Saúde. Muriaé: FAMINAS, 2005. v. 1. p. 14-14.
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PIZZOLATO, Ana L.B. ; SQUASSANTE, Nilcéia D. . Percepções dos alunos de enfermagem sobre as competências adquiridas no primeiro contato com a comunidade na campanha de prevenção da hipertensão arterial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BICUDO, Sheilla D.S. ; SQUASSANTE, Nilcéia D. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; Silva, Luiza P. . A experiência dos alunos de graduação em enfermagem na utilização do portfólio como ferramenta educativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SQUASSANTE, Nilcéia D. ; GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; PIZZOLATO, Ana L.B. ; BICUDO, Sheilla D.S. . Percepção dos alunos de enfermagem sobre primeiro contato com a comunidade em uma campanha de prevenção da hipertensão arterial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Informação como recurso de intervenção na qualidade de vida do paciente portador de câncer. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Câncer Mamário: A Enfermagem Aliada à Prevenção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Incidência e Assistência de Enfermagem a Clientes portadores de Lesões Ósseas Oncológicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Relação entre os cuidados de Enfermagem e a Incidência de Cateter Vesical de Demora em Pacientes Pós-operatórios. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Visita de Enfermagem como Ação Fundamental ao Paciente Pós-operatório portador de drenos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Adequação da Unidade de Terapia de um Hospital Oncológico às diretrizes Nacionais de Humanização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Capacitação em Serviço ministrada por profissionais de nível médio sob supervisão do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; Pablo Braga Gusman . Criação de uma Homepage com cuidados relacionados ao paciente crítico oncológico como forma de otimizar a prescrição de enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Experiência de acadêmicos de graduação em enfermagem em um centro de terapia intensiva de um hospital oncológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Padronização de rotinas através de procedimentos operacionais padrão em um Centro de Terapia Intensiva Oncológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. ; Pablo Braga Gusman . Visão dos profissionais de enfermagem sobre a morte no centro de terapia intensiva de um hospital oncológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Complicações do uso de Cateter Totalmente Implantado em clientes do Centro Brasileiro de Oncologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Grupo de Cateter Totalmente Implantado para atendimento aos clientes em tratamento no Centro Brasileiro de Oncologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Uso de Cateter Totalmente Implantado em Clientes do Centro Brasileiro de Oncologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Sala de Espera, desenvolvido com os alunos da FAMINAS. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Divulgação do Curso de Enfermagem da FAMINAS. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes ; GOMES, I.A.M. . As novas perspectivas da Profissão Enfermeiro. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Projeto Luzes Câmera e Humanização. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Como cuidar do cliente oncológico em casa: Cuidados que a família deve dispensar. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Campanha "Câncer de Cabeça e Pescoço: Conhecer para prevenir". 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Primeiros Socorros. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GUSMAN, Amaline Réche Marcondes . Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
1993 - 1993
Parto Normal X Parto Cesárea: A opção das mulheres pelo tipo de parto, um estudo com gestantes de Juiz de Fora, Descrição: Projeto de Pesquisa executado pelo Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Amaline Réche Marcondes Gusman - Coordenador / Margareth Teixeira - Integrante / Joceline de Souza Lisboa - Integrante / Wanderleia de jesus - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
Prêmios
2006
Premiação no III Encontro de Iniciação Científica, FAMINAS- Faculdade de Minas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Amaline Réche Marcondes Gusman. , Rua Desembargador Augusto Botelho, 850, Praia da Costa, 29101110 - Vila Velha, ES - Brasil, Telefone: (27) 988275747
Experiência profissional
2009 - Atual
Faculdade BrasileiraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2006 - 2007
Faculdades de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2007
Faculdades de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
08/2006 - 07/2007
Direção e administração, FAMINAS.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Enfermagem.
-
08/2006 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, FAMINAS.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino.
-
08/2004 - 07/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Enfermagem Oncológica, Estagio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Ética e o Exercício da Enfermagem, Introdução à Administração em Enfermagem
-
02/2005 - 06/2007
Extensão universitária , FAMINAS.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Sala de Espera.
-
08/2005 - 04/2006
Treinamentos ministrados , FAMINAS.,Treinamentos ministrados, Mini-curso: Primeiros Socorros - II Jornada Acadêmica de Farmácia - 5 horas/aula, Mini-curso: Sistematização da assistência de enfermagem - II Semana Acadêmica de Enfermagem - 04 horas/aula
-
04/2005 - 04/2005
Extensão universitária , FAMINAS.,Atividade de extensão realizada, V MAtinal Científica de Enfermagem - FAMINAS - 08 horas/aula.
2002 - 2006
Centro Brasileiro de OncologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Responsavel Tecnico, Carga horária: 44
Atividades
-
01/2003 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundacao Cristiano Varella.,Cargo ou função, Membro Integrante da comissao de Infeccao Hospitalar.
-
09/2005 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Fundacao Cristiano Varella.,Linhas de pesquisa
-
05/2005 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundacao Cristiano Varella, Servico de Seguranca do Trabalho.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissao Interna de Acidentes (CIPA).
-
08/2004 - 07/2006
Direção e administração, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo de Acompanhantes nas Unidades de Internação.
-
02/2004 - 07/2006
Direção e administração, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Coordenadora Grupo de Cateter Totalmente Implantado.
-
03/2003 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundacao Cristiano Varella, Servico de Enfermagem.,Cargo ou função, membro integrante da Comissao de Protocolos e Padronizacoes.
-
01/2003 - 07/2006
Direção e administração, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Comissão de Padronização de Protocolos.
-
01/2003 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro Brasileiro de Oncologia, Centro Brasileiro de Oncologia.,Atividade realizada, Membro da CIH.
-
01/2003 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro Brasileiro de Oncologia, Centro Brasileiro de Oncologia.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Padronização de Medicamentos.
-
01/2003 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Comissão de Padronização de Medicamentos.
-
01/2003 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Serviço de Educação Continuada.
-
01/2002 - 07/2006
Direção e administração, Fundacao Cristiano Varella.,Cargo ou função, Coordenacao do Servico de Enfermagem.
-
01/2002 - 07/2006
Direção e administração, Fundacao Cristiano Varella, Servico de Enfermagem.,Cargo ou função, Enfermeiro Responsavel Tecnico.
-
05/2003 - 12/2005
Direção e administração, Centro Brasileiro de Oncologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo de Voluntários "a Favor da Vida".
-
02/2002 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro Brasileiro de Oncologia.,Serviço realizado, Atuação nas áreas de Oncologia clínica e cirúrgica, radioterapia, terapia antálgica e cuidados paliativos.
-
05/2003 - 05/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundacao Cristiano Varella, Servico de Seguranca do Trabalho.,Cargo ou função, Membro Ativo da Comissao Interna de Acidentes (CIPA).
-
01/2002 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundacao Cristiano Varella, Servico de Educacao Continuada.,Cargo ou função, Membro Integrante do Servico de Educacao Continuada.
2002 - 2002
ProntocorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Terapia Intensiva, Serviço de Enfermagem.,Serviço realizado, Desempenhando atividades ligadas à coordenação das Unidades de Terapia Intensiva e Setores de Internação.
1999 - 2001
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1999 - 01/2001
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica, Administração da Assistência de Enfermagem I, Administração da Assistência de Enfermagem II, Administração do Processo de Trabalho em Enfermagem
1997 - 1997
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Atividades
-
04/1997 - 09/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desempenhando Supervisão de Estágios aos alunos do 3 Ano Técnico de Enfermagem, nas Disciplinas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, em Enfermarias do Hospital Universitário da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Botucatu.
1995 - 1996
Associaçao Beneficiente Dos Hospitais SorocabanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/1995 - 02/1996
Serviços técnicos especializados , Hospital Regional de Botucatu, Serviço de Enfermagem.,Serviço realizado, Desempenhando atividades ligadas a Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, Central de Materiais, Sala de Recuperação Anestésica e Setores de Internação.
1994 - 1995
Fundação São Francisco XavierVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Supervisora, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1994 - 08/1995
Serviços técnicos especializados , Hospital Márcio Cunha, Serviço de Enfermagem.,Serviço realizado, Desempenhando atividades ligadas ao Setor de Pronto Atendimento, incluindo os setores de Urgência e Emergência nas Áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Ortopedia. Supervisionando de outubro/94 a agosto/95 o Serviço de Pediatria: Internação (80 l.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amaline Réche Marcondes Gusman e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?