Maria Ângela Serafini Vargas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1973) e mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2008). Atualmente é professora pedagoga - Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2006 - 2008

Universidade do Oeste Paulista
Orientador: Profº Dr. Levino Bertan

Especialização em Psicopedagogia

1996 - 1997

Universidade Paranaense

Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia

1971 - 1973

Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari

Curso técnico/profissionalizante

1967 - 1969

Secretaria de Estado dos Negócios da Educação

Formação complementar

2007 - 2008

Re-significando o Trabalho Pedagógico na Escola. (Carga horária: 120h). , União de Faculdades Metropolitana de Maringá.

1999 - 2001

Extensão universitária em Parâmetros em Ação III e IV Ciclos do Ensino Funda. (Carga horária: 790h). , Universidade Estadual de Maringá.

1995 - 1995

Extensão universitária em Atualização Para Prof Ensino de 1º e 2 º Graus. (Carga horária: 56h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1994 - 1994

Extensão universitária em Atualização Para Prof Ensino de 1º e 2 º Graus. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1993 - 1993

Extensão universitária em Sexualidade Humana DST/AIDS. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1991 - 1991

Extensão universitária em Reflexões Teó Prát Processo Educat Pré à 4ª Série. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1990 - 1990

Extensão universitária em Reorganização da Escola Pública Ciclo Básico. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1990 - 1990

Reorganização da Escola Pública. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1987 - 1987

Atualização Em Língua Portuguesa. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1987 - 1987

Atualização Dinam Leit Lit no Ensi 1º Grau. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1986 - 1986

Ensino da Literatura do 1º Grau. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1973 - 1973

Curso de Treinam Recur Hum Ensin do 1º Grau. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná.

1972 - 1972

Extensão universitária em Teorias de Rogers Bruner e Piaget. (Carga horária: 30h). , Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.

1972 - 1972

Extensão universitária em Temas de Sociologia Moderna. (Carga horária: 30h). , Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.

Participação em eventos

XI Congresso de Educação e Cidadania. 2008. (Congresso).

IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORS. 2007. (Congresso).

X Seminário de Educação e Cidadania. 2007. (Seminário).

ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2007. (Encontro).

III Conferência Municipal sobre Drogas: Construindo Políticas Publicas. 2007. (Outra).

VIII Seminário de Educação e Cidadania.VIII Seminário de Educação e Cidadania. 2005. (Seminário).

Participou do Grupo de Estudos Re-Significando o Trabalho Pedagógico na Escola.Participou do Grupo de Estudos Re-Significando o Trabalho Pedagógico na Escola. 2004. (Outra).

V Seminário de Educação e Cidadania I Congresso Internacional. V Seminário de Educação e Cidadania I Congresso Internacional. 2002. (Congresso).

VII Encontro de Professores - A Construção da Nova Educação.VII Encontro de Professores - A Construção da Nova Educação. 2002. (Encontro).

Participação na Palestra - A Educação para o Novo Milênio.Participação na Palestra - A Educação para o Novo Milênio. 1999. (Outra).

Programa um Salto para o Futuro - Série Alfabetização.Programa um Salto para o Futuro - Série Alfabetização. 1995. (Outra).

Programa um Salto para o Futuro - Série VII.Programa um Salto para o Futuro - Série VII. 1995. (Outra).

Programa um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos.Programa um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos. 1995. (Outra).

Projeto Pedagogia de Meios - Um Salto para o Futuro Fase V.Projeto Pedagogia de Meios - Um Salto para o Futuro Fase V. 1994. (Outra).

Programa de Capacitação do Magistério - Ano III - Ciclo Básico 4 anos.Programa de Capacitação do Magistério - Ano III - Ciclo Básico 4 anos. 1994. (Outra).

Projeto Pedagogia de Meios - Um Salto para o Futuro - Fase VI.Projeto Pedagogia de Meios - Um Salto para o Futuro - Fase VI. 1994. (Outra).

Programa de Capacitação do Magistério - Ano II - Ensino de 1º Grau - Ciclo Básico e Áreas do Conhecimento.Programa de Capacitação do Magistério - Ano II - Ensino de 1º Grau - Ciclo Básico e Áreas do Conhecimento. 1993. (Outra).

Programa de Capacitação do Magistério - Ensino de 1º Grau - Ciclo Básico.Programa de Capacitação do Magistério - Ensino de 1º Grau - Ciclo Básico. 1992. (Outra).

Encontro de Atualização em Pré-Escolar - A pré-escola num contexto progressista.Encontro de Atualização em Pré-Escolar - A pré-escola num contexto progressista. 1991. (Encontro).

III Jogos Infantis e Escolares de Maringá.III Jogos Infantis e Escolares de Maringá. 1991. (Outra).

II Jogos Infantis e Escolares de Maringá.II Jogos Infantis e Escolares de Maringá. 1990. (Outra).

A implantação do Ensino Religioso para Professores de 1ª a 4ª Série.A implantação do Ensino Religioso para Professores de 1ª a 4ª Série. 1986. (Encontro).

A visão Crítica da Comunicação.A visão Crítica da Comunicação. 1986. (Encontro).

A Dimensão Política da Educação.A Dimensão Política da Educação. 1985. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • VARGAS, Maria Ângela Serafini . Grupo de Estudos Re-Significando o Trabalho Pedagógico na Escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

VARGAS, Maria Ângela Serafini . Um novo olhar sobre o processo-ensino aprendizagem e avaliação - 1ª Etapa. 2005. .

VARGAS, Maria Ângela Serafini . Um novo olhar sobre o processo-ensino aprendizagem e avaliação - 2ª Etapa. 2005. .

VARGAS, Maria Ângela Serafini . Um novo olhar sobre o processo-ensino aprendizagem e avaliação - 1ª Etapa. 2005. .

VARGAS, Maria Ângela Serafini . Formação Continuada. 2005. .

VARGAS, Maria Ângela Serafini . Um novo olhar sobre o processo-ensino aprendizagem e avaliação, volumes 1 e 2. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógico).

Prêmios

1972

Honra ao Mérito, Inspetoria Regional de Ensino.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Estadual Tomaz Edison. , Rua Tipuanas, 621, Borba Gato, 87060-130 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 32591415, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - 2006

Editora Liceu

Vínculo: Apoio Pedagógico, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Apoio Pedagógico.

1979 - Atual

Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1979

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Professora Pedagoga.