Emanuelle Dayana Vieira Dantas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Doutorado em Odontologia UNICAMP/Pi pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professora dos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, ambos em Dentística Restauradora e Estética, da Escola de Cursos Elevie. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cariologia e Dentística Restauradora.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Odontologia UNICAMP/Pi

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Efeito do tamponamento de soluções fluoretadas sobre a reatividade do fluoreto com a dentina com lesão de cárie artificial
Cínthia Pereira Machado Tabchoury. Coorientador: Jaime Aparecido Cury. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Cariologia.

Mestrado em Saúde Coletiva

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: EFEITO DA TERAPIA FOTODINÂMICA SOBRE BACTÉRIAS ORAIS EM SUSPENSÃO E EM BIOFILME: ENSAIO IN VITRO COM AZUL DE METILENO E ORTO-TOLUIDINA ATIVADOS POR LUZ HALÓGENA., Ano de Obtenção: 2012
Kenio Costa de Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cárie dentária; in vitro; Terapia fotodinâmica.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Dentística

2009 - 2011

Academia Norte-riograndense de odontologia
Título: IMPORTÂNCIA DO CLAREAMENTO DENTÁRIO COMO UMA ETAPA PRÉVIA AO TRATAMENTO RESTAURADOR ESTÉTICO DE DENTES COM ALTERAÇÃO SEVERA DE COR.
Orientador: Alex José Souza dos Santos

Graduação em Odontologia

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Utilização racional de fluoretos na Odontologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Morfologia de dentes anteriores e posteriores. (Carga horária: 24h). , Institute of Dental Esthetics and Anatomy, IDEA, Brasil.

2015 - 2015

Workshop Plano de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2015 - 2015

Team based learning módulo básico. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2015 - 2015

Metodologias Ativas: 5Es da aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2015 - 2015

Workshop - Desenhos de cenário - Odontologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2013 - 2013

Pesquisa, ensino e mercado de trabalho. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, FOP/UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Revisão Sistemática e Meta-análise. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, FOP/UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Matriz extracelular bacteriana e virulência. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, FOP/UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Odontologia Estética Integrada. (Carga horária: 16h). , Instituto Dentale, ID, Brasil.

2011 - 2011

Bases Teóricas e Metodológicas para a Escrita Cien. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Saúde Pública - USP, FSP/USP, Brasil.

2011 - 2011

I Simpósio de Terapias Complementares em Odontolog. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2011 - 2011

Gestão e inovação em Odontologia. (Carga horária: 8h). , Oral Way Odonto Center, OWOC, Brasil.

2011 - 2011

Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Dentística. (Carga horária: 200h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2010 - 2010

Seminário Internacional sobre Desigualdades. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Delineamento de estudos e análise de dados em saúd. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Pesquisa em bases de dados eletrônicas. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Excelência estética com produtividade no dia-a-dia. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2007 - 2007

Técnica de mínima intervenção. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2007 - 2007

Desmistificando a laserterapia. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2007 - 2007

Novos paradigmas na Odontologia. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2007 - 2007

PSF - Programa de Saúde da Família. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO, Brasil.

2007 - 2007

Semana de Especialidades do DOD - UFRN. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Atualização em Anatomia e Escultura Dentária. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

Odontologia Estética Integrada. (Carga horária: 3h). , Oral Way Odonto Center, OWOC, Brasil.

2005 - 2005

Pacientes com necessidades especiais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Cariologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Dentística.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva.

Organização de eventos

DANTAS, E. D. V. . Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico-ECATESPO. 2009. (Congresso).

DANTAS, E. D. V. . X Congresso de Odontologia do RN. 2007. (Congresso).

DANTAS, E. D. V. . XII CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. 2007. (Outro).

Participação em eventos

23o Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2019. (Congresso).

IADR 90th General Session. Antimicrobial effect of methylene blue activated by halogen light. 2012. (Congresso).

X Seminário de Pós-Graduação, Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP. 2012. (Seminário).

I Simpósio de Terapias Complementares da Paraíba. 2011. (Simpósio).

19° Congresso Pernambucano de Odontologia. Planejamento integrado periodontia/prótese em pacientes parcialmente desdentados. 2008. (Congresso).

25º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Acesso a tecnologias preventivo-educativas e percepção acerca da saúde bucal de usuários do Programa Saúde da Família/RN. 2008. (Outra).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Fluxos assistenciais nos serviços de saúde bucal: uma perspectiva de avaliação a partir da construção do Fluxograma Descritor.. 2008. (Congresso).

III Fórum de Iniciação Científica da Base de Pesquisa em Patologia Oral - UFRN.Imunoexpressão de células inflamatórias em polpas dentais humanas. 2007. (Outra).

I Semana de especialidades odontológicas do Departamento de Odontologia da UFRN. 2007. (Outra).

IX Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.A oferta de especialidades nos CEO em Natal/RN: entre a realidade epidemológica e a indução programática.. 2007. (Outra).

Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Atividade educativa preventiva para bebês - triagem e orientação às mães. 2007. (Outra).

V Congresso paraibano de Odontologia. Lesões orofaciais em pacientes idosos: uma revisão de literatura.. 2007. (Congresso).

Curso "Caracterização e perspectivas de aplicação de células tronco na Odontologia". 2006. (Outra).

II Fórum de Iniciação Científica.Estudo epidemiológico de lesões orofacias em pacientes idosos. 2006. (Outra).

XIV Congreso Brasileiro de Estomatologia. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jéssika Viviane Andrade Dias

BORGES, B. C. D.; GALVAO, M. R.;Vieira-Dantas, E.D.. Influência da adição de difeniliodônio em propriedades físicas e biológicas de uma cimento de hidróxido de cálcio modificado por resina. 2019. Dissertação (Mestrado em Clínicas Odontológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thais Oliveira Cordeiro

LINS, R. D. A. U.; LANNGASSNER, S. M. Z.;Vieira-Dantas, E.D.. Efeito do extrato da folha de sondai mombin (cajá) sobre a superfície de dentes humanos. 2019. Dissertação (Mestrado em Clínicas Odontológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Margarida dos Santos Melo

PINHEIRO, I. V. A.; CARREIRO, A. F. P.;DANTAS, E. D. V.. Uso de sistemas adesivos de cura dual e seu impacto no grau de conversão in situ, adaptação marginal, resistência de união e nanoinfiltação de compósitos em cavidades dentinárias. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RENATA SUELLEN GALVÃO DA SILVA COSTA

BORGES, B. C. D.; LINS, R. D. A. U.;DANTAS, E. D. V.. O clareamento dental com peróxido de hidrogênio a 38% induz inflamação e expressão de IL-1B, TNFB, FGF2, GPX e osteocalcina na polpa de ratos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DEBORA MICHELLE GONÇALVES DE AMORIM

CALDAS, M. R. G. R.; MEDEIROS, M. C. S.;DANTAS, E. D. V.. Impacto da adição do peróxido de cálcio em adesivos autocondicionantes experimentais: influência no grau de conversão e pH. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Giovanna de Fátima Alves da Costa Borges

BORGES, B. C. D.; PINHEIRO, I. V. A.;DANTAS, E. D. V.. Análise de rugosidade superficial, molhabilidade, microtopografia 3D e micromorfologia em nanocompósitos.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila Silva Abrantes

BORGES, B. C. D.; ARAUJO, D. F. G.;DANTAS, E. D. V.. Eficácia de peróxidos de hidrogênio e carbamida e sensibilidade gerada na técnica de clareamento de consultório: um ensaio clínico controlado, randomizado, duplo cego do tipo boca dividida com 6 meses de acompanhamento. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodolfo Xavieir de Sousa Lima

BORGES, B. C. D.; GALVAO, M. R.;Vieira-Dantas, E.D.. Propriedades físicas e biológicas de sistemas adesivos autocondicionantes experimentais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RENATA SUELLEN GALVÃO DA SILVA COSTA

BORGES, B. C. D.; SILVEIRA, E. J. D.;DANTAS, E. D. V.. Análise histológica, imunohistoquímica e de imunofluorescência do tecido pulpar após a utilização do peróxido de hidrogênio a 38% como agente clareador in-vivo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Samila Neres de Oliveira

PINHEIRO, I. V. A.; CALDAS, M. R. G. R.;DANTAS, E. D. V.. Eficácia de dois fármacos no controle da sensibilidade gerada pelo clareamento dentário com peróxido de hidrogêncio 35 %: um ensaio clínico, randomizado e duplo cego.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila Silva Abrantes

PINHEIRO, I. V. A.; SOUZA, S. A.;DANTAS, E. D. V.. Restabelecimento da estética do sorriso com laminados cerâmicos: relato de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: ISABELA DANTAS TORRES DE ARAÚJO

PINHEIRO, I. V. A.; SOUZA, S. A.;DANTAS, E. D. V.. Reabilitação estética anterior com resina composta. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Sasha Mulatinho Lustosa de Sousa

PINHEIRO, I. V. A.; SOUZA, S. A.;DANTAS, E. D. V.. Sorriso gengival com presença de diastemas: harmonização estética através de gengivoplastia e resina composta direta. 2018.

Aluno: Felipe Cesar Neves Miranda

PINHEIRO, I. V. A.; SOUZA, S. A.;DANTAS, E. D. V.. Lentes de contato solucionando problemas estéticos com mínimo desgaste. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Michael Gomes Ferreira

PINHEIRO, I. V. A.; SOUZA, S. A.;DANTAS, E. D. V.. Restauração direta em dentes anteriores traumatizados: relato de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Iasmin Manny Diógenes Véras

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Restabelecendo função e estética através de laminados cerâmicos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Tuany Arantxa de Medeiros

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Otimizando o sorriso com técnicas clareadoreas e resina composta. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Giovanna de Melo Martins Carvalho Villarim

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Facetas diretas em resina composta: um relato de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Brenna Gabrielle Torres de Paiva

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Interdisciplinaridade na devolução da estética dentária. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: BÁRBARA TUANE DE AZEVEDO LIMA

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Reabilitação estética com resina composta em dentes anteriores desgastados pelo bruxismo - relato de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Suemy Simplicio Kitayama

PINHEIRO, I. V. A.; DORINI, A. L.;DANTAS, E. D. V.. Devolução da estética de forma multidisciplinar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Dentística) - ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE ODONTOLOGIA.

Aluno: Pedro Henrique de Medeiros Gundim e Júllia Marianny da Silva

ARAUJO, L. H. F.;Vieira-Dantas, E.D.; GURGEL, K. R. P.. Substituição de restaurações insatisfatórias em área estética anterior por resina composta direta estratificada: relato clínico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Nildenise Albuquerque e Sarah Almeida

VIEIRA-DANTAS, ED. Análise in vitro do padrão de superfície dentinária associado a lesões cervicais: carvão ativado X dentifrício convencional, estudo piloto.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Bruno Jose Alves Linhares e Lucas Monteiro de Melo

OLIVEIRA, H. G.; NEGREIROS, D. P.;DANTAS, E. D. V.. A utilização da apropriação de custos como alternativa na formação de preços dos procedimentos odontologicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Maria da Luz A

BARRETO, A. O.; QUEIROZ, J. R. C.;DANTAS, E. D. V.. Souza e Helcias Lucas Araujo P. da Silva.Estudo de alterações salivares em praticantes de atividade física que fazem uso de suplementos alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Bárbara Medeiros do Rêgo

BORGES, B. C. D.; PINHEIRO, I. V. A.;DANTAS, E. D. V.. Avaliação do grau de permeabilidade transdentinária de fármacos aplicados sobre o esmalte dentário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas José de Azevedo Silva

BORGES, B. C. D.; PINHEIRO, I. V. A.;DANTAS, E. D. V.. Influência de métodos de esterilização em propriedades de superfície de resinas compostas convencionais e bulk fill de alta viscosidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodolfo Xavier de Sousa Lima

BORGES, B. C. D.; PINHEIRO, I. V. A.;DANTAS, E. D. V.. Análise integrada de propriedades físicas e mecânicas de compósitos bulk fill de baixa viscosidade em comparação a uma resina tradicional de alta viscosidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila Silva Abrantes

BORGES, B. C. D.;DANTAS, E. D. V.; BORGES, G. F. A. C.. Efeito de um dentifrício dessenbilizante na sensibilidade trans e pós clareamento dentário de consultório: um estudo piloto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAYANE RAMOS ARAUJO

DANTAS, E. D. V.. Efeito da associação de amido+sacarose na desmineralização de dentina radicular bovina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP.

Aluno: Gabriela Bezerra Pinheiro Moreno

BORGES, B. C. D.; COSTA, G. F. A.;DANTAS, E. D. V.. Resistência de união de sistemas adesivos experimentais contendo fotoiniciadores alternativos: estudo in vitro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: INGRID MACEDO BARBALHO AZEVEDO

PINHEIRO, I. V. A.;DANTAS, E. D. V.; COSTA, G. F. A.. Microabrasão na estética dentária: sucesso com procedimento minimamente invasivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iara Cristine Gaspar Alcântara e Priscila V

MORAIS, J. F.; MACHADO, C. T.;DANTAS, E. D. V.. R. de Azevedo.O futuro do amálgama na prática odontológica: o que o clínico precisa saber. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar.

Aluno: Soffhya de Oliveira da Silva

COSTA, I. C. C.; FUSCELLA, M. A. P.;DANTAS, E. D. V.. Análise do conhecimento em saúde bucal de professores de ensino fundamental do município de Canguaretama-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suellen Cordeiro Torres

COSTA, I. C. C.; SOUZA, D. L. B.;DANTAS, E. D. V.. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do Departamento de Odontologia da UFRN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Camila de Oliveira Picado

MEDEIROS, M. C. S.; GURGEL, B. C. V.;DANTAS, E. D. V.. Avaliação clínica de restaurações de lesões cervicais não cariosas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Polyana Moura Ferreira & Silvia Helena de Azevedo Souto

PINHEIRO, I. V. A.; BORGES, B. C. D.;DANTAS, E. D. V.. Rugosidade superficial de diferentes resinas compostas após distintas técnicas de acabamento e polimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, E. D. V.. Avaliação de Projetos de Pesquisa do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DANTAS, E. D. V.; PINHEIRO, I. V. A.. Avaliação de projetos de pesquisa. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Jackson P

de Moura Rodrigues e Daiane S; da Rocha Campos; Nova concepção de cor em resinas compostas: o conceito não-Vita; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Gabriel M

do Monte e Bernardo E; Barros Maia; Associação de técnicas restauradoras complexas em busca da estratificação natural com resinas compostas: relato de caso clínico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Iully Felipe de Oliveira e Ludmilla Duarte C

Goncalves; Possibilidades de tratamento de múltiplos diastemas em dentes anteriores: uma revisão narrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Larissa Myrelle de B

Alves e Leticia Almeida dos Santos; Eficacia dos infiltrantes à base de resina na redução de lesões brancas dentarias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Lana Maria Martins Mesquita e Suellany N

da Silva Xavier; Resinas Bulk Fill: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Márjory Evelyn Bezerra Lima e Raíssa Amélia Lacerda Lima

Uso de anti-inflamatórios no controle da sensibilidade trans e pós clareamento dentario; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Natália Benício da Silva e Thales Daniel Lima de Macedo

Tratamento das lesões cervicais não cariosas: revisão de literatura; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Endyara Larissa A

P; e Souza e Géssica Vivian de M; Araújo; A importância do uso de dentifrício fluoretado para crianças em idade escolar: revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

José Bessa Cavalcante Neto e Henrique Eduardo Nunes Silva

Potencial erosivo do suco in natura de laranjas orgânicas e de cultivo convencional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Maria Roberta Sousa Rodrigues e Ana Clarice Leite Dantas

Hábitos de higiene bucal associados à ocorrência de lesões abrasivas: revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Maria Helena Montenegro e Magdiel de Souza Lima

Potencial erosivo do suco in natura de laranjas pera; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Gutemberg Fernandes Rego Filho e Alana Rodrigues da Silveira

Efeito da abrasividade de dentifrícios sobre a ocorrência de lesões não cariosas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Emanuelle Dayana Vieira Dantas;

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, L. J. F. B. ; MARTINS, I. ; DANTAS, E. D. V. . A Política Nacional da Saúde Bucal e suas reverberações na qualidade da Sáude Bucal: o caso do PSF I de Natuba/PB. CATUSSABA , v. 5, p. 61-72, 2016.

  • CURY, J. A. ; DANTAS, E. D. V. ; TENUTA, L. M. A. ; ROMAO, D. A. ; TABCHOURY, C. P. M. ; NOBREGA, D. F. ; VELO, M. M. A. C. ; PEREIRA, C. M. . Concentração de fluoreto nos dentifrícios a base de MFP/CaCO3 mais vendidos no Brasil, ao final dos seus prazos de validade. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas , v. 69, p. 248-251, 2015.

  • ALCANTARA, I. C. G. ; AZEVEDO, P. V. R. ; DANTAS, E. D. V. ; MORAIS, J. F. ; MACHADO, C. T. . O futuro do amálgama na prática odontológica: o que o clínico precisa saber. REVISTA TECNOLOGIA & INFORMAÇÃO , v. 2, p. 32-41, 2015.

  • OLIVEIRA, L. K. M. ; CARVALHO, L. A. O. ; PINHEIRO, I. V. A. ; BORGES, B. C. D. ; SANTOS, AJS ; CARVALHO, WL ; DANTAS, E. D. V. . Microabrasão na estética dentária: sucesso com procedimento minimamente invasivo. Revista Ciência Plural , v. 1, p. 76-84, 2015.

  • SOUZA, G. D. M. ; SANTOS, L. M. ; FERNANDES, C. A. ; DANTAS, E. D. V. ; GALVAO, M. R. ; PINHEIRO, I. V. A. ; BORGES, B. C. D. . Sensitivity in Dental Bleaching and the Use of Anti-Inflammatory Agents. JSM Dentistry , v. 2, p. 1023-1026, 2014.

  • VIEIRA-DANTAS, ED ; CAVALCANT, YW ; CARVALHO, WL ; PINHEIRO, IVA ; SANTOS, AJS . Clareamento Dentário como Etapa Prévia à Restauração de Dentes com Alteração Severa de Cor. Revista Brasileira Ciências da Saúde , v. 18, p. 41-48, 2014.

  • OLIVEIRA, T. A. ; OLIVEIRA, L. K. M. ; ARRAIS, A. B. ; LIMA, K. C. ; DANTAS, E. D. V. . Ocorrência de lesões cervicais não cariosas em pacientes atendidos em serviços de atenção odontológica. In: 36a Reunião Anual da SBPqO, 2019, Campinas. Brazilian Oral Research 36th SBPqO Annual Meeting, 2019. v. 33. p. 132-132.

  • DANTAS, E. D. V. ; CURY, J. A. ; TABCHOURY, C. P. M. . Efeito do pH e tamponamento de soluções fluoretadas na reatividade do fluoreto com dentina com lesão cariosa artificial. In: 33a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2016, Campinas. Braz Oral Res, 2016. v. 30. p. 59-59.

  • ARAUJO, L. N. M. ; COSTA, G. F. A. ; DANTAS, E. D. V. ; BORGES, B. C. D. ; PINHEIRO, I. V. A. . Adesão bacteriana em compósitos contendo nanopartículas após submetidos a diferentes sistemas de acabamento e polimento. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas, SP. 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015. p. 127-127.

  • DANTAS, E. D. V. ; LIMA, K. C. . Factors Associated With Root Caries in Institutionalized Elderlies in Natal-Brazil. In: IADR/AADR/CADR 93rd General Session, 2015, Boston, Massachusetts, USA. J Dent Res 94(Spec Iss A):13, 2015.

  • LEITAO, T. J. ; SALVATERRA, C. ; TENUTA, L. M. A. ; Del Bel CURY, A. A. B. ; Vieira-Dantas, E.D. ; CURY, J. A. . Increased Ca Concentration in Dental Plaque Reduces Dental Demineralization. In: IADR/AADR/CADR 93rd General Session, 2015, Boston, Massachusetts, USA. J Dent Res 94(Spec Iss A):13, 2015.

  • TENUTA, L. M. A. ; LEITAO, T. J. ; Del Bel CURY, A. A. B. ; DANTAS, E. D. V. ; CURY, J. A. . Calcium treatment reduces mineral loss by a cariogenic test biofilm. In: 43rd Annual Meeting & Exhibition of the AADR 38th Annual Meeting of the CADR, 2014, Charlotte, North Carolina, USA. J Dent Res 93(Spec Iss A):13, 2014.

  • GALVAO, M. R. ; MENDONCA, J. S. ; FERREIRA, I. A. ; GOMES, F. A. P. ; DANTAS, E. D. V. ; DORINI, A. L. . Avaliação de um método fotoelástico para análise de franjas de contração de polimerização em restaurações de classe I e II com resina composta. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Proceedings of the 31th SBPqO Annual Meeting), 2014. v. 28. p. 235-28.

  • DANTAS, E. D. V. ; MELO, L. A. ; SOUSA, M. M. ; LIMA, K. C. . Prevalência de cárie radicular em idosos institucionalizados no município de Natal/RN. In: 31o Reunião Anual da SBPqO, 2014, Campinas. Bras Oral Res, 2014. v. 28. p. 341-341.

  • DANTAS, E. D. V. ; ROMAO, D. A. ; NOBREGA, D. F. ; VELO, M. M. A. C. ; PEREIRA, C. M. ; TENUTA, L. M. A. ; CURY, J. A. . Prazo de validade e concentração de flúor solúvel em entifrícios brasileiros à base de MFP/CaCo3. In: XVIII Congresso Internacional da ABOPREV, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso Internacional da ABOPREV, 2013.

  • NOBREGA, D. F. ; ROMAO, D. A. ; DANTAS, E. D. V. ; VELO, M. M. A. C. ; MARIN, L. M. ; ALMUNA, M. J. Z. ; TABCHOURY, C. P. M. ; TENUTA, L. M. A. ; CURY, J. A. . Formação de 'CaF2' no esmalte e dentina radicular após aplicação de flúor fosfato acidulado em gel. In: XVIII Congresso Internacional da ABOPREV, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso Internacional da ABOPREV, 2013.

  • NOBREGA, D. F. ; DANTAS, E. D. V. ; ROMAO, D. A. ; VELO, M. M. A. C. ; MARIN, L. M. ; ALMUNA, M. J. Z. ; TABCHOURY, C. P. M. ; TENUTA, L. M. A. ; CURY, J. A. . 'CaF2' Formed on Enamel and Root Dentin by APF-gel Application. In: IADR/AADR/CADR 91st General Session, 2013, Seatle, Washington. J Dent Res 92(Spec Iss A):3269, 2013.

  • DANTAS, E. D. V. ; ROMAO, D. A. ; NOBREGA, D. F. ; VELO, M. M. A. C. ; TENUTA, L. M. A. ; CURY, J. A. . Prazo de validade e concentração de flúor solúvel nos dentifrícios mais vendidos no Brasil. In: 30a Reunião Anual SBPqO, 2013, Águas de Lindóia. Braz Oral Res, 2013. v. 27. p. 301-333.

  • Del Bel CURY, A. A. B. ; LEITAO, T. J. ; TENUTA, L. M. A. ; DANTAS, E. D. V. ; CURY, J. A. . In situ Kinetics of Fluoride Release from Streptococcus mutans and Enamel Demineralization. In: 60th ORCA Congress, 2013, Liverpool, UK. Caries research, 2013. v. 47. p. 433-531.

  • GUERREIRO, A. M. C. S. ; MEDEIROS, A. K. B. ; LOPES, H. J. C. ; DANTAS, E. D. V. ; LIMA, K. C. . Ação antimicrobiana da terapia fotodinâmica sobre bactérias em suspensão: azul de metileno e azul de toluidina ativados por luz halógena. In: 30a Reunião Anual SBPqO, 2013, Águas de Lindóia. Braz Oral Res, 2013. v. 27. p. 132-132.

  • DANTAS, E. D. V. ; LIMA, K. C. . Antimicrobial effect of methylene blue activated by halogen light. In: IADR 90th General Session, 2012, Iguaçu Falls, Brazil. J Dent Res 91 (Spec Iss B): 2849, 2012.

  • LIMA, K. C. ; DANTAS, E. D. V. . Antimicrobial effect of toluidine blue activated by halogen light. In: IADR 90th General Session, 2012, Iguaçu Falls, Brazil. J Dent Res 91 (Spec Iss B): 2850, 2012.

  • LOPES, H. J. C. ; LIMA, K. C. ; MEDEIROS, A. K. B. ; DANTAS, E. D. V. . Efeito da terapia fotodinâmica (azul de metileno e orto-toluidina) sobre microrganismos orais planctônicos. In: XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2012, Natal. Anais do XXIII CIC. Natal: UFRN, 2012.

  • PEREIRA, C. M. ; ROMAO, D. A. ; NOBREGA, D. F. ; DANTAS, E. D. V. ; VELO, M. M. A. C. ; TENUTA, L. M. A. . Estabilidade do fluoreto nos dentifrícios mais vendidos no Brasil. In: XIX Jornada Odontológica de Piracicaba - UNICAMP, 2012, Piracicaba. Anais da XIX JOrnada Odontológica de Piracicaba - UNICAMP, 2012.

  • MEDEIROS, A. K. B. ; DANTAS, E. D. V. ; LOPES, H. J. C. ; LIMA, K. C. . Ação da terapia fotodinâmica sobre bactérias orais e formação de biofilme: azul de toluidina ativado por luz halógena.. In: XIII Reunião da SNNPqO, 2011, Teresina-PI. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada Suplemento Nov.. João Pessoa: APESB, 2011. v. 11. p. 9-50.

  • LOPES, H. J. C. ; DANTAS, E. D. V. ; MEDEIROS, A. K. B. ; LIMA, K. C. . Ação in vitro da terapia fotodinâmica com luz halógena e azul de metileno sobre bactérias orais e formação de biofilme.. In: XIII Reunião da SNNPqO, 2011, Teresina-PI. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada Suplemento Nov.. João Pessoa: APESB, 2011. v. 11.

  • MEDEIROS, A. K. B. ; DANTAS, E. D. V. ; LOPES, H. J. C. ; LIMA, K. C. . Terapia fotodinâmica: ação de azul de metileno e azul de toluidina ativados por luz halógena frente a culturas bacterianas orais multiespécies. In: X Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte-JUORN, 2011, Natal. Revista da PROEX. Natal, 2011.

  • SILVA, G. V. M. R. ; DANTAS, E. D. V. ; SANTOS, A. J. S. . A importância do clareamento dentário na tomada de decisão do tratamento restaurador: relato de caso clínico. In: X Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte-JUORN, 2011, Natal. Revista da PROEX. Natal, 2011.

  • DANTAS, E. D. V. ; MACEDO-COSTA, M.R. ; LIMA, K. C. . Ação antimicrobiana de taninos isolados de espécies florestais do semiárido brasileiro.. In: 27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia. 27a SBPqO, 2010.

  • SANTOS, B. C. ; RÊGO, J. R. ; MEDEIROS, G. C. ; DANTAS, E. D. V. . Relação anatômicas e viabilidade de tratamento endodôntico em terceiros molares humanos. In: 27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research, 2010. v. 23.

  • ALBUQUERQUE, A. C. L ; DINIZ, D. N ; MACEDO-COSTA, M.R. ; PEREIRA, M. S. V. ; PEREIRA, J. V. ; SOUSA-JÚNIOR, U.P ; LUCENA, Eduardo Roberto de ; DANTAS, E. D. V. . Estudo in vitro da ação antimicrobiana de substâncias naturais sobre leveduras do gênero Candida.. In: 26 Renuião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 1-408.

  • RÊGO, J. R. ; SILVA, R. M. ; DANTAS, E. D. V. ; SILVA, A.R.N. ; ARAÚJO, A.F.L.D. . Estudo in vitro da anatomia dos terceiros molares humanos e análise da sua viabilidade para terapia endodôntica.. In: 26ª Reunião Anual SBPqO, 2009, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research, 2009. v. 23. p. 217-250.

  • RÊGO, J. R. ; SANTOS, B. C. ; ALVES, M. S. C. F. ; DANTAS, E. D. V. ; MEDEIROS, G. C. ; COSTA, I. C. C. . Necessidades de intervenções sociais no campo da promoção da saúde e qualidade de vida na terceira idade.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • DANTAS, E. D. V. ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; Ezilda Medeiros ; DANTAS, L. D. M. . SIistema de referência e contra-referência em saúde bucal: uso do fluxograma avaliador como escuta de equipes da Estratégia de Saúde da Família.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Revista Ciência e Saúde Coletiva (ISSN1413-8123) - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • DANTAS, E. D. V. ; SILVA, M. J. C. ; OLIVEIRA, A. C. A. ; SILVA, L. S. ; MARIZ, S. F. ; CARNEIRO, A. F. P. . Planejamento integrado perodontia/prótese em pacientes parcialmente desdentados.. In: 19° Congresso Pernambucano de Odontologia, 2008, Recife. Revista da Associação Brasileira de Odontologia. São Paulo: Edita Comunicação Integrada, 2008. v. 15. p. 57-57.

  • DANTAS, E. D. V. ; LUCENA, E. E. S. ; CAMPOS, G. B. P. ; LIMA, K. C. ; OLIVEIRA, A. G. R. C. . Acesso a tecnologias preventivo-educativas e percepção acerca da saúde bucal de usuários do Programa Saúde da Família/RN. In: 25º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2008, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research (Impresso). São Paulo: SBPqO: Faculdade de Odontologia: Faculdade de São Paulo, 2008. v. 22. p. 139-139.

  • MARIZ, S. F. ; DANTAS, E. D. V. ; BORGES, B. C. D. ; ESTRELA, A. C. ; LEITE, P. H. A. E. S. . Exostose facial idiopática - Relato de duas observações clínicas. In: 26° CIOSP, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos dos 26º CIOSP, 2008. p. 240-240.

  • DANTAS, E. D. V. ; BORGES, B. C. D. ; ESTRELA, A. C. ; PEREIRA, A. C. ; LEITE, P. H. A. E. S. . Enxerto homógeno: capacitando maxilas mutiladas a receberem implantes ósseo-integrados.. In: 26° CIOSP, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos dos 26º CIOSP, 2008. p. 69-69.

  • Medeiros, VLS ; MERCIA ; SILVA, R. S. G. ; DANTAS, E. D. V. ; NOGUEIRA, M. N. M. . Gengivectomia de bisel interno ou externo - quando utilizar.. In: 26 CIOSP, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos do 26 CIOSP, 2008. p. 224-224.

  • DANTAS, E. D. V. ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; Ezilda Medeiros . Fluxos assistenciais nos serviços de Saúde Bucal: uma perspectiva de avaliação a partir da construção do fluxograma descritor.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2008, Natal. Anais do CIC. Natal: Propesc/UFRN, 2008.

  • Ezilda Medeiros ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; DANTAS, E. D. V. . Necessidades epidemiológicas, oferta e demanda na atenção especializada em saúde bucal: os CEOs na rede assistencial de Natal/RN.. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Anais do EPI 2008, 2008.

  • Ezilda Medeiros ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; DANTAS, E. D. V. . A oferta de especialidades nos CEO em Natal/RN: entre a realidade epidemiológica e a indução programáica. In: IX Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2007, Campina Grande. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica integrada. João Pessoa: APESB, 2007. v. 7. p. 89-89.

  • DANTAS, E. D. V. . Principais agravos à saúde bucal de idosos e seus tatamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, E. D. V. . Diagnóstico de cárie nos dias atuais: tendências e métodos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, E. D. V. ; SILVA, M. J. C. ; OLIVEIRA, A. C. A. ; SILVA, L. S. ; MARIZ, S. F. ; CARNEIRO, A. F. P. . Planejamento integrado periodontia/prótese em pacientes parcialmente desdentados.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIZ, S. F. ; DANTAS, E. D. V. ; BORGES, B. C. D. ; ESTRELA, A. C. ; LEITE, P. H. A. E. S. . Exostose facial idiopática- relato de duas observaçoões clínicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, E. D. V. ; LUCENA, E. E. S. ; CAMPOS, G. B. P. ; LIMA, K. C. ; OLIVEIRA, A. G. R. C. . Acesso a tecnologias preventivo-educativas e percepção acerca da saúde bucal de usuários do Programa Saúde da Família/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Medeiros, VLS ; MERCIA ; SILVA, R. S. G. ; DANTAS, E. D. V. ; NOGUEIRA, M. N. M. . Gengivectomia de bisel interno ou externo - quando utilizar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ezilda Medeiros ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; DANTAS, E. D. V. . Necessidades epidemiológicas, oferta e demanda na atenção especializada em saúde bucal: os CEOs na rede assistencial de Nata/RN.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ezilda Medeiros ; Elizabethe Cristina Fagundes de Souza ; DANTAS, E. D. V. . A oferta de especeialidades nos CEO em Nata/RN: entre a realidade epidemiológica e a indução prgramátca.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. C. A. ; George João Ferreira do Nascimento ; DANTAS, E. D. V. ; IGLESIAS, D. P. P. . Lesões orofaciais em pacientes idosos: uma revisão de literatura.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, E. D. V. ; SILVA, M. J. C. ; NOGUEIRA, M. N. M. ; SEABRA, E. G. . Recessão tecidual marginal, o que o clínico precisa saber.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. C. A. ; DANTAS, E. D. V. . Imunoexpressão de células imunológicas e inflamatórias em polpas dentais humanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, E. D. V. . Atividade educativa preventiva para bebês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. C. A. ; DANTAS, E. D. V. . Estudo epidemiológico em pacientes idosos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MERCIA ; OLIVEIRA, A. C. A. ; DANTAS, E. D. V. . Importância da estética e propriedades do cimento resinoso em Prótese Fixa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

DANTAS, E. D. V. . Estágio Supervisionado no Programa Saúde na Família - Secretaria Municipal de Currais Novos/RN. 2007.

DANTAS, E. D. V. . Uso de Fluoretos aplicado 'a Clínica Odontológica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DANTAS, E. D. V. . Métodos para avaliação de perda ou ganho mineral pela estrutura dental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DANTAS, E. D. V. . Genética da cárie: quais as evidências científicas?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DANTAS, E. D. V. . Análise crítica dos modelos em Cariologia: aplicação, vantagens e desvantagens.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DANTAS, E. D. V. . Mecanismo de ação do fluoreto no controle da cárie dental e seus meios de utilização. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    EFETIVIDADE DO DENTIFRÍCIO DE ALTA CONCENTRAÇÃO DE FLUORETO NA PARALISAÇÃO DE CÁRIE RADICULAR EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Integrante / Kenio Costa Lima - Coordenador / Vivianne Salviano Nurmberger - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Ocorrência de lesões cervicais não cariosas em pacientes atendidos nas Clínicas Integradas do Departamento de Odontologia/UFRN, Descrição: As lesões cervicais não cariosas (LCNC) dizem respeito a lesões presentes na região da junção cemento-esmalte (JCE), devido à perda de tecido duro dental, resultante de episódios de erosão, abrasão e/ou abfração. Visto que o diagnóstico precoce e a identificação dos fatores de risco associados a esse grupo de lesões são essenciais para o estabelecimento de diretrizes para o adequado tratamento, e consequente melhoria do prognóstico de tal agravo, os objetivos do presente estudo são avaliar a prevalência e a severidade de LCNC em pacientes atendidos nas Clínicas Integradas do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DOD/UFRN) e ainda identificar os principais fatores de risco associados a tal agravo bucal. Será conduzido um estudo observacional, do tipo transversal, cujo tamanho amostral será determinado a partir da realização de um estudo piloto com 30 pacientes. As variáveis dependentes a ser avaliadas serão presença/ausência de LCNC e severidade das lesões detectadas, através do índice de desgaste dentário (IDD). Um questionário semiestruturado será empregado para investigar os seguintes grupos de fatores de risco às LCNC: dados sociodemográficos, história médica, história odontológica e práticas de higiene bucal, hábitos parafuncionais e de dieta. Além das variáveis a serem coletas através do questionário semiestruturado, serão avaliadas clinicamente as seguintes variáveis independentes: classificação da forma da lesão (em forma de V ou discoide), classificação da guia realizada durante os movimentos mandibulares de lateralidade (guia canina ou função em grupo; presença ou ausência de contatos prematuros ou interferências oclusais nas posições de relação cêntrica (RC) e máxima intercuspidação habitual (MIH), e durante o movimento mandibular de protrusão; e ainda, número de elementos molares presentes. Os dados serão analisados pelo programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) 20.0. Inicialmente será realizada uma análise pautada em medidas descritivas, em seguida, os dados serão submetidos à análise bivariada através do teste do qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher e verificada a magnitude do efeito através da razão de prevalência para cada uma das variáveis independentes em relação aos desfechos em um nível de confiança de 95%. E por fim, com a finalidade de investigarem-se os possíveis fatores associados à ocorrência de lesões cervicais não cariosas, uma análise de regressão logística será realizada, utilizando para isso as variáveis independentes que apresentarem diferença estatisticamente significativa em relação ao desfecho, quando da análise bivariada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Coordenador / Kenio Costa Lima - Integrante / Alex José Souza dos Santos - Integrante / Maria Cristina dos Santos Medeiros - Integrante.

  • 2014 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO DE SISTEMAS ADESIVOS EXPERIMENTAIS SIMPLIFICADOS CONTENDO ADIÇÃO DE FOTOINICIADORES ALTERNATIVOS E CATALISADOR DE POLIMERIZAÇÃO, Descrição: A busca por um sistema adesivo simplificado que gere alta longevidade às restaurações dentárias com resina composta é incessante, o que está relacionada às suas propriedades físicas. O presente estudo avaliará o impacto da formulação de sistemas adesivos simplificados com diferentes combinações de fotoiniciadores (canforoquinona; fenilpropadiona ? PPD; óxido bis-alquil fosfínico ? BAPO), associados ou não a um catalisador de polimerização, no grau de conversão, estabilidade de cor e resistência da união em dentina. As amostras serão confeccionadas e tais propriedades físicas serão caracterizadas. Para análise estatística, serão utilizados os testes ANOVA e Tukey (p<0,05).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Integrante / Boniek Castillo Dutra Borges - Coordenador / Alex José Souza dos Santos - Integrante / Isauremi Vieira de Assunção Pinheiro - Integrante / GIOVANNA DE FATIMA ALVES DA COSTA - Integrante / MARILIA REGALADO GALVAO RABELO CALDAS - Integrante / ANDRE LUIS DORINI - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Efeito do tamponamento de soluções fluoretadas sobre a reatividade do fluoreto com a dentina com lesão de cárie artificial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Integrante / Cínthia Pereira Machado Tabchoury - Coordenador / Jaime Aparecido Cury - Integrante.

  • 2010 - 2011

    EFEITO DA TERAPIA FOTODINÂMICA SOBRE BACTÉRIAS ORAIS EM SUSPENSÃO E EM BIOFILME: ENSAIO IN VITRO COM AZUL DE METILENO E ORTO-TOLUIDINA ATIVADOS POR LUZ HALÓGENA., Descrição: A terapia fotodinâmica (TPD) tem sido proposta como um método alternativo para o tratamento de doenças causadas por biofilmes orais como a cárie dentária. Tal terapia consiste na ação simultânea de uma fonte luminosa (FA) e de um agente fotossensibilizante (FS), também chamado de corante fotossensível, na presença de oxigênio tecidual, levando à produção de radicais livres que ao interagirem com componentes celulares bacterianos, promovem a morte celular. Este estudo tem como objetivo avaliar a ação antimicrobiana da TPD sobre bactérias orais em suspensão e organizadas em biofilmes mono e multiespécies, formados in vitro, a partir de amostras de saliva, bem como das amostras dos seguintes microrganismos orais: Streptococcus mitis (ATCC 903), Streptococcus mutans (ATCC 25175), Streptococcus sanguinis (ATCC 15300), Streptococcus oralis (ATCC 10557), Streptococcus salivarius (ATCC 7073) e Lactobacillus casei (ATCC 9595). Os corantes azul de metileno (CM) e azul de orto-toluidina (CT) foram administrados na concentração de 25mg/L e a luz halógena proveniente de um aparelho fotopolimerizador (Ultralux, Dabi Atlante, Brasil.) foi utilizada como fonte luminosa. Suspensões de células bacterianas e biofilmes mono e multiespécies serão preparados e submetidos a diferentes condições experimentais: 1. irradiação na presença de CT; 2. irradiação na presença de CM; 3. irradiação sem administração de qualquer corante; 4. sensibilização com CT e ausência de luz; 5. sensibilização com CM e ausência de luz; 6. ausência de irradiação e sensibilização com qualquer corante (controle negativo) e 7. administração de solução de digluconato de clorexidina a 0,12% (controle positivo). Após leitura das placas utilizadas no experimento, através de um aparelho de espectofotômetro (μQuant, BioTek) ajustado para 570 nm, as medidas de densidade óptica obtidas serão analisadas estatisticamente através dos Testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, para o nível de significância de 5%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Coordenador / Kenio Costa Lima - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Os Centros de Especialidades Odontológicas como suporte de referência da atenção básica: uma análise na perspectiva da integralidade, Descrição: A assistência odontológica pública no Brasil tem ficado restrita, quase que exclusivamente, à atenção básica, sendo que os serviços especializados representam não mais que 3,5% do total de procedimentos clínicos. A baixa oferta de serviços compromete o suporte de referência e contra-referência à atenção básica e, portanto, a atenção integral. No levantamento das condições de saúde bucal da população, realizado pelo MS, entre 2002 e 2003, verificou-se um perfil epidemiológico de doenças bucais semelhante ao apresentado em levantamentos anteriores, de 1986 e 1996, quanto ao acúmulo de problemas de média e alta complexidade à medida que a idade avança. Ainda é insuficiente, na rede pública, serviços que garantam a manutenção do dente no arco, ao invés de sua extirpação. Contudo, alguns avanços foram dados, nos últimos anos, como p. ex., a implantação do PSF e posterior inclusão das Equipes de Saúde Bucal, norteado pelo princípio de integralidade do SUS e suas formas de operacionalizar a regionalização e a hierarquização. Em Natal, existia até 2005 apenas um centro de referência odontológica, no distrito sanitário leste. Neste mesmo ano, com a adesão do município ao Programa Brasil Sorridente, ocorreu adequação deste e foram criados mais dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) nos distritos norte e oeste, respectivamente. Esta pesquisa pretende analisar como estes centros estão dando suporte à atenção básica, e suprindo as necessidades primárias de saúde bucal que demandam densidade tecnológica de maior complexidade. A investigação terá como objetivo geral avaliar os serviços de referência em especialidades odontológicas para a atenção básica, buscando compreender como estes se articulam e dão suporte às ações desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, no município de Natal/RN. Trata-se de estudo de avaliação em saúde, tendo como foco os Serviços de Referência Odontológica. Buscar-se-á uma análise de natureza qualitativa de percepções de profissiona. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Emanuelle Dayana Vieira Dantas - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2017

3o Lugar na Categoria Projeto de Pesquisa, XVI Jornada Universitária de Odontologia do RN.

2016

1o lugar na área 3, na categoria Apresentação Oral, pelo trabalho intitulado: Efeito do pH e tamponamento de soluções fluoretadas na reatividade do fluoreto com dentina com lesão cariosa., Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

2007

3º lugar na Categoria Apresentação Oral - "Imunoexpressão de células imunológicas e inflamatórias em polpas dentais humanas" do III Fórum de Patologia Oral, evento vinculado à XIII CIENTEC, UFRN., Base de Pesquisa em Patologia Oral - UFRN.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Curso de Especialização em Dentística UFRN, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Dentística, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN.

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professora Externa, Enquadramento Funcional: Aprimoramento em Dentística UFRN, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Aprimoramento em Dentística vinculado à Pro-Reitoria de Extensão da UFRN

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora das disciplinas de Cariologia, Odontologia Preventiva, Clínica Integrada I, Odontologia Saúde e Cidadania e Saúde Bucal Coletiva I.

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Aperfeiçoamento em Dentística, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora colaboradora do Curso de Aperfeiçoamento em Dentística.

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 20

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágiaria no Programa de Estágio de Iniciação à Docência, na Disciplina de Cariologia, perfazendo um total de 45 h/aula.

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Base de Pesquisa do Grupo de Estudos em Saúde Bucal (GESB) do Programa de Pós-graduação em Odontologia.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Base de Pesquisa em Patologia Oral do Centro de Ciências da Saúde - UFRN

Atividades

  • 10/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Projeto Innovation, Projeto Innovation.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de imersão em dentistica, intitulado: Alta Performance em Resinas Compostas Anteriores e Posteriores..

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Membro Comissão da Biblioteca, Enquadramento Funcional: Representante discente da Pós-Graduação

2013 - 2013

Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP

Vínculo: discente, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa de Estágio à Docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiário voluntário do Programa de Estágio à Docência (PED), na disciplina de Cárie I

2018 - 2020

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro NDE

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Odontologia da Universidade Potiguar

2014 - 2020

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente do Curso de Odontologia

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Pré-clínica Interdisciplinar I e IV, Estágio Supervisionado em Clínica Integrada I, III e V; Odontologia Restauradora I e II; Saúde bucal Coletiva

2010 - 2010

CEFOPE -RN

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em Saúde Bucal, ministrando o componente curricular "Biossegurança: preservando a vida", perfazendo um total de 40 horas.

2009 - 2009

CEFOPE -RN

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em Saúde Bucal, do componente curricular Processo Saúde-Doença, perfazendo um total de 20 horas.

2009 - 2009

CEFOPE -RN

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em Saúde Bucal, ministrando o componente curricular Políticas Públicas, perfazendo um total de 20 horas.

2011 - 2011

Associação Brasileira de Odontologia - seção RN

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora visitante do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB, ministrou o módulo de Prevenção, perfazendo um total de 16 horas/aula.

2011 - 2011

Associação Brasileira de Odontologia - seção RN

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Dentística, coordenado pelo Prof dr Alex José Souza dos Santos, no período de janeiro a dezembro de 2011, perfazendo um total de 200 horas.

2009 - 2009

Associação Brasileira de Odontologia - seção RN

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora do Curso de Técnico em Saúde Bucal, ministrou o módulo de Instrumentais Odontológicos, perfazendo um total de 24 horas/aula.

2009 - 2010

Prefeitura Municipal de Santana do Matos

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Cirurgiã Dentista, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de serviços como cirurgiã-dentista, integrante da Equipe de Saúde Bucal do município de Santana do Matos-RN.

2010 - 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÍBA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-denista, Carga horária: 12

Outras informações:
Prestação de serviços como cirurgiã-dentista, plantonista, na Unidade de Pronto Atendimento do Município de Macaíba-RN.

2011 - 2012

Oral Way Odonto Center

Vínculo: Cirugiã-dentista, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-dentista especialista em Dentística, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Academia Norte-riograndense de odontologia

Vínculo: Professora Externa, Enquadramento Funcional: Especialização em Dentística ANRGO, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora da Especialização em Dentística, vinculada à Academia Norte-Riograndense de Odontologia

2021 - Atual

Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenadora e professora do Curso de Especialização em Dentística Restauradora e Estética

2020 - Atual

Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenadora e professora do Curso de Aperfeiçoamento e Extensão em Dentística Restauradora e Estética.