Marília Achete Junqueira Garcia

Possui graduação em Letras pela Universidade de Franca (1999), especialização em Língua e Literatura (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e está cursando doutorado em Linguística na Universidade de Franca como bolsista CAPES (iniciou no segundo semestre de 2019). Atualmente, exerce a função de monitora na Universidade de Franca, prestando trabalhos de revisora, parecerista de artigos, transcritora de palestras, auxiliando, outrossim, em eventos, ministrando aulas referentes a projetos oferecidos pela instituição acadêmica à sociedade. Trabalhou como avaliadora e/ou supervisora do processo de avaliação das redações do ENEM desde 2014, de corretora de redações do Encceja desde 2018, tendo, outrossim, trabalhado no processo de correção da Vunesp em 2019. Atuou como revisora de teses, dissertações e demais trabalhos acadêmicos e como coorientadora de trabalhos acadêmicos, em caráter autônomo. Atuou como professora de Língua Portuguesa/Gramática - COC- Sistema de Ensino até 2013, foi professora titular da Universidade de Franca até o final de 2009, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa, Produção e Interpretação de Textos, Prática de Ensino, Latim e Linguística (diversas áreas ) na graduação, nos cursos de Letras e Tradutor e Intérprete e também nos cursos administrativos, além de ter ministrado cursos para professores no Programa 'Teia do Saber', de 2003 a 2006. Na pós-graduação - Latu Sensu - ministrou aulas de Análise do Discurso e Semântica Enunciativa e Argumentativa de linha francesa. No ensino a distância, ministrou aulas de Língua Portuguesa e elaborou outro material didático com ênfase na Linguística e na Interpretação de Textos . Em 2011, ministrou aulas de Literatura e Teoria Literária na FACEF, como professora substituta, tendo passado por processo de seleção. Tem experiência na áreas de Linguagem e Discurso, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nas seguintes linhas: Linguística Textual, Análise do Discurso, Semântica Enunciativa e Argumentativa, gramática (especialidade em três tipos de gramáticas), produção e interpretação de textos. Ministrou alguns cursos para professores e para outros setores da comunidade, mediante contrato com Calendas, que fazia projetos solicitados por prefeituras municipais e empresas.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Linguística

2019 - Atual

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Os modos de subjetivação da 'mulher' nas leis brasileiras sobre os direitos das mulheres: processos linguístico-discursivos construtores de identidades/diferença e igualdade
Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff. Coorientador: Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia Manzano. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Linguística

2005 - 2008

Universidade Federal de São Carlos
Título: O POLÍTICO NA ARGUMENTAÇÃO DE UM PROCESSO DE INJÚRIA, Ano de Obtenção: 2008
Soeli Maria Schreiber da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguística; Semântica; Análise do Discurso; Acontecimento; Cena Enunciativa; Politíco. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Outro.

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura

2000 - 2000

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: O discurso reificante na obra machadiana Quincas Borba
Bolsista do(a): Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Graduação em Letras

1995 - 2000

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: A Visão Satírica De Machado de Assi Sobre A Degradação Moral da Sociedade em Quincas Borba

Formação complementar

2009 -

Francês. , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Jornada de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 20h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Semana de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 25h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Jornada de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 16h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Palestra A Língua na Imprensa. , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Semana de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 30h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2001 - 2001

Aplicando a Programação. , Sistema Didático Etapa, SDE, Brasil.

2000 - 2000

Informática - Word Pawer Point. , Sistemas e Tecnologia Ltda, SISTEC, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Semana de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 30h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Semana de Letras Tradutor e Intérprete. (Carga horária: 30h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Semana de Letras. (Carga horária: 16h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

1980 - 1988

Inglês. , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA*, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.

Participação em eventos

A Liberdade no Exílio: Paulo Freire. 2021. (Outra).

Análise Dialógica do Discurso e Revisão Integrativa: Metodologias. 2021. (Encontro).

As 'Velhas Assanhadas' de Hilda Hilst: uma leitura bakhtiniana de três textos pornográficos. 2021. (Encontro).

A Verbivocovisualidade (En)cena: círculo B. M. V. e o contexto soviético. 2021. (Encontro).

Colóquio Internacional de Análise de Discurso. 2021. (Simpósio).

Encontro Mãe também é...o que ela quiser ser!. 2021. (Encontro).

III Jornada Internacional Semântica e Enunciação - III JISE. Construção da argumentação em uma sentença judicial: processo movido por coerções. 2021. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran. Produção de sentidos para um trote: discurso de ofensa às mulheres ou apenas uma 'brincadeira infeleiz'?.... 2021. (Congresso).

Seminário Subjetividade e Verdade. 2021. (Seminário).

VI EPEAD - Encontro de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso: Arquivo e Historicidade. 2021. (Encontro).

VII EPEAD - Encontro de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso: Materialidade Significante. 2021. (Encontro).

VIII EPEAD - Encontro de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso: Memória e Esquecimentos. 2021. (Encontro).

XI EPEAD - Encontro de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso: Sujeito, Indocilidade, Dessubmissão e Insurgência nas Redes Sociais. 2021. (Encontro).

9 Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.CORPO TRANS E CADEIRANTE: sujeitos que (r)existem. 2020. (Simpósio).

AFINAL, DO QUE SE TRATA A ANÁLISE DE DISCURSO?. 2020. (Outra).

ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. 2020. (Oficina).

CANÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).

CONCEITOS, MATERIALIDADES E PRÁTICAS EM ANÁLISE DE DISCURSO. 2020. (Outra).

II ENCONTRO DE PESQUISA E ESTUDO EM ANÁLISE DE DISCURSO: luto, sujeito e história. 2020. (Encontro).

III ENCONTRO DE PESQUISA E ESTUDO EM ANÁLISE DE DISCURSO: corpo e práticas de reesistência. 2020. (Encontro).

IV ENCONTRO DE PESQUISA E ESTUDO EM ANÁLISE DE DISCURSO: o corpo e o sentimento de si. 2020. (Encontro).

JORNADA DE RETÓRICA. 2020. (Simpósio).

O ALUNO, O PROFESSOR E O TEXTO NO NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2020. (Outra).

PLÁGIO E ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA. 2020. (Encontro).

PRÁTICAS IDENTITÁRIAS. 2020. (Outra).

SOBRE QUADROS PRÉ-DISCURSIVOS DE SABERES, CRENÇAS E VALORES QUE ALIMENTAM AS PRODUÇÕESW DISCURSIVAS: algumas análiseslisli. 2020. (Outra).

V ENCONTRO DE PESQUISA EM ESTUDO EM ANÁLISE DE DISCURSO: política, xenofobia e resistência. 2020. (Encontro).

Colóquio Raça e Interseccionalidades. Efeitos de categorização e de interseccionalidade em um recorte de lei sobre a mulher: ideologia, política e memória em funcionamento. 2019. (Congresso).

SELINFRAN.Modos de subjetivação da 'mulher' em recortes enunciativos de leis brasileiras sobre os direitos da mulher: processos discursivos construtores de identidade e de diferença no espaço jurídico de enunciação. 2019. (Seminário).

O acordo ortográfico da Língua Portuguesa e a promoção linguística em tempos de golbalização. 2009. (Outra).

Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2008. (Encontro).

Palestra "Machado de Assis: ironias e reflexões sobre o humano". 2008. (Exposição).

55 Seminário do GEL. Modos de enunciabilidade da escritura jurídica:uma descrição/interpretação do enunciável na materialidade linguística pelo espaço interdiscursivo. 2007. (Congresso).

I Jornada de Semântica do Acontecimento.O político na argumentação de um processo de injúria. 2007. (Seminário).

I JORNADA DE SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO.Grupo de Trabalho.O Politíco na Argumentação de um Processo de Injúria. 2007. (Encontro).

Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2007. (Encontro).

JORNADA DE LETRAS E TRADUTOR E INTÉRPRETE. 2007. (Outra).

PALESTRA: IMAGENS EFICAZES. 2007. (Outra).

TERCEIRO SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO LABOR. 2007. (Seminário).

54 Seminário do Gel. Racismo: hierarquização/categorização de sentidos. 2006. (Congresso).

Euphemismes dans le discours politique. 2006. (Outra).

I Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Argumentação e designação em um processo de injúria. 2006. (Simpósio).

Jornada de Letras e Tradutor e Interprete. 2006. (Outra).

Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2006. (Encontro).

L'histoire contemporaine du corps. 2006. (Outra).

L'inconscient linguistique. 2006. (Outra).

53 Seminário do GEL. 2005. (Seminário).

I Seminário de Argumentação e Movimento de Línguas no Espaço Enunciativo de São Carlos.Análise do "mas (PA)' - um breve percurso pela teoria da argumentação. 2005. (Seminário).

Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2005. (Encontro).

Semana de Letras e Tradutor e Intérprete. 2004. (Encontro).

Semana de Letras Tradutor e Intérprete.Os conectores e os desencadeadores de isotopia na leitura de textos. 2004. (Encontro).

Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2003. (Encontro).

1 Simpósio de Pesquisadores da Pós-Graduação e 3 Encontra de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores.A importância do conhecimento semântico-lexical da língua fonte e da língua meta para uma boa tradução. 2002. (Simpósio).

1 Simpósio de Pesquisadores da Pós-Graduação e 3 Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores.A importância do conhecimento cultural na tradução e na interpretação. 2002. (Simpósio).

Palestr "A língua na imprensa". 2002. (Exposição).

13 Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).

Encontro de Atualização-Ensino Médio. 2001. (Encontro).

Semana de Letras e Tradutor e Intérprete. 2001. (Encontro).

XV Seminário do CELLIP - "Políticas de linguagem para o Brasil: o que querem e o que podem os profissionais de Letras". 2001. (Seminário).

Ciclo de Palestras. 2000. (Encontro).

Ciclo de Palestras. 2000. (Outra).

Palestra: A Escola aprende, a Escola ensina: A produção do conhyecimento em sala de aula. 2000. (Oficina).

Palestra: A Formação Ética no Currículo e Limites. 2000. (Oficina).

Semana de Letras e Tradutor e Intérprete. 1999. (Encontro).

Semana de Letras. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Souza Galvão e Tatiana Aparecida Bertanha Rigo

GARCIA, Marília Achete Junqueira. O gênero história em quadrinhos: leitura e sentido em 'Pateta faz história interpretando Leonardo da Vinci'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Centro Universitário Municipal de Franca.

Aluno: Ana Luiza Mariano Lance

GARCIA, Marília Achete Junqueira. Gabriela, perfil da figura feminina no contexto sócio literário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Franca.

Aluno: Adriana Rafacho da Cunha

GARCIA, Marília Achete Junqueira. O Real e o Fantástico e na Obra de Macunaíma de Mário de Andrade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Franca.

Aluno: Elis Regina Bernardes Bento

GARCIA, Marília Achete Junqueira. A Narrativa Poética na Obra A Neve do Almirante, de Álvaro Mutis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Franca.

Aluno: Adriana Ferrare de Macedo

GARCIA, Marília Achete Junqueira. Estudo da Interpretação Religiosa Protestante Batista. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca.

Aluno: Kamyla Barbosa

GARCIA, Marília Achete Junqueira. A Subjetividade na Tradução da Obra 'O Adeus às Armas' de Ernest Hemingway. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca.

Aluno: Edilene Maria Cintra da Silva

GARCIA, Marília Achete Junqueira. Carlos Drummond de Andrade e a Poesia de Participação Político-Social. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Franca.

Aluno: Daniela Aparecida Guilherme

GARCIA, Marília Achete Junqueira. A Motivação na Odisséia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Literatura) - Universidade de Franca.

Aluno: Jane Mara da Silva Sobreira

GARCIA, Marília Achete Junqueira. A Simbologia na Obra "O Pássaro Azul". 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade de Franca.

Aluno: Monaliza Aparecida Carvalho de Souza

GARCIA, Marília Achete Junqueira. O Ceticismo no Conto A Cartonante de Machado de Assis. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade de Franca.

GARCIA, Marília Achete Junqueira. Concurso de Redação do Projeto 50 Anos do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís. 2007. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Batatais.

Orientou

Janaína de Melo Mendes

A Manutenção da Essência Poética na Tradução: Uma Questão Polêmica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Tatiana Barbosa de Souza

A Importância do Conhecimento Semântico-Lexical-fonte e da Língua-Meta para uma boa Tradução; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Francine Leandra de Melo Rodrigues

A importância do Conhecimento Cultural na Tradução e na Interpretação; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Ana Beatriz Gonçalvez de Assis

Interpretação Simultânea: A Profissão Vista Pelos Olhos dos Usuários; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tradutor Intérprete) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Juliana Cristina Costa

A Figura Humana Retratada na Obra Os Reitrantes de Candido Portinari e Vidas Seca de Graciliano Ramos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Janete Cristina Dos Santos

A Presença do Surrealismo no Conto O Encontro do Livro Mistérios de Lygia Fagundes Teles; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Alessandra Leme

A visão satírica de Ariano Suassuna na Obra o Auto da Compadecida, através do seu personagem 'João Grilo'; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Andréia Bonafin Felizardo

Uma Leitura Poética no Conto: Réquien por um Fugitivo de Caio Fernando Abreu; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Literatura) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Milene Neves Monteiro

Amor Platônico no Filme Drácula de Bram Stoker; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Leandro Donizetti Xavier Silva

Intertextualidade entre 'Funeral de um Lavrador'de Chico Buarque e a Temática Social nas Pinturas de Salles Dounner; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português Literatura) - Universidade de Franca; Orientador: Marilia Achete Junqueira Garcia;

Produções bibliográficas

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira ; CARVALHO, Pâmela Tavares de ; RAMOS, Cristiano Donizete ; GARCIA, Luciana Carmona . Reatualização da Memória Discursiva no Acontecimento Político-Social 'Fora Bolsonaro, Fora Genocida': prática de resistência a um governo infame. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 17, p. 18-33, 2021.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Efeitos de Categorização e de Interseccionalidade em um recorte de Lei sobre a Mulher: ideologia, político e memória em funcionamento. ISSN 2675-0279 - Revista Educacional Maya , v. 14, p. 8/n14-16, 2020.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de enunciabilidade da escritura jurídica:uma descrição/interprtação do enunciável na materialidade pelo espaço interdiscursivo. Diálogos Pertinentes! , v. 4, p. 170, 2009.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de subjetivação no processo de injúria: lugares de exercício do poder e da resistencia na constituição das identidades. Diálogos Pertinentes! , v. 2, p. 170-185, 2007.

  • OLIVEIRA, Cláudia de Fátima ; GARCIA, Marília Achete Junqueira ; LUDOVICE, Camila de Araújo Beraldo . A POSIÇÃO DA MULHER EM 1980 E 2010 NAS CANÇÕES FAMÍLIA E FLORES PRA ELA, DE TITÂS, À LUZ BAKHTINIANA. In: Claudia de Fatima Oliveira; Marilurdes Cruz Borges. (Org.). Discursos Verbais e Verbovisuais: estudos linguísticos em ação. 1ed.Ribeirão Preto: Ribeirão Gráfica e Editora, 2020, v. 1, p. 204-216.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Racismo: hierarquização/categorização de sentidos. In: 54 Seminário do GEL -Grupo de Estudo Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2006, Araraquara. Caderno de Resumos do 54 Seminário do GEL -Grupo de Estudo Lingüísticos do Estado de São Paulo. Araraquara-SP: Ferrari Editora e Artes Gráficas, 2006. v. 1. p. 218-219.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de enunciabilidade da escritura jurídica:uma descrição/interprtação do enunciável na materialidade pelo espaço interdiscursivo. In: 55 Seminário do GEL, 2007, Franca. Programação e Cadernos de Resumos, 2007.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Argumentação e Designação em um Processo de Injúria. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006, São Carlos. Cadenos de Resumo do CIAD-I Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2006. v. 1. p. 69-69.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Análise do MAS(PA) - um breve percurso pela teoria da argumentação. In: I Seminário de Argumentação e Movimento de Línguas no Espaço Enunciativo de São Carlos, 2005, São Carlos-SP. Anais do I Seminário de Argumentação e Movimento de Línguas no Espaço Enunciativo de São Carlos, 2005.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . A Visão Satírica De Machado de Assis Sobre A Degradação Moral da Sociedade em Quincas Borba. In: Jornada de Letras, 1999. Revista TCC-Universidade de Franca. Franca, 1999.

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Produção de sentidos para um trote: discurso de ofensa às mulheres ou apenas uma 'brincadeira infeleiz'?.... 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Construção da argumentação em uma sentença judicial: processo movido por coerções. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . EMBATES DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE VERDADE PARA UM TROTE EM UM PROCESSO JUDICIAL: RELAÇÕES DE FORÇAS ATRAVESSADAS PELOS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DA ?MULHER?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira ; Pâmela Tavares de Carvalho . CORPO TRANS E CADEIRANTE: sujeitos que (r)existem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de subjetivação da 'mulher' em recortes enunciativos de leis brasileiras sobre os direitos da mulher: processos discursivos construtores de identidade e diferença no espaço jurídico de enunciação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Efeitos de categorização e de Interssecionalidade em um recorte de lei sobre a mulher: ideologia, política e ememória em funcionamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de subjetivação da 'mulher' em recortes enunciativos de leis brasileiras sobre os direitos da mulher: processos discursivos construtores de identidade e de diferença no espaço jurídico de enunciação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Modos de enunciabilidade da escritura jurídica: uma descrição / interpretação do enunciável na materialidade linguística pelo espaço interdiscursivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . O político na argumentação de um processo de injúria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Racismo: hierarquização/ categorização dos sentidos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Argumentação e designação em um processo de injúria. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Análise do MAS (PA) - um breve percurso pela teoria da argumentação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . OS CONECTORES E DESENCADEADORES DE ISOTOPIA NA LEITURA DE TEXTOS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira ; RODRIGUES, Francine Leandra de Melo . A Importância do Conhecimento Cultural na Tradução e Interpretação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, Tatiana Barbosa de ; GARCIA, Marília Achete Junqueira . A Importância do Conhecimento Semântico-Lexical da Língua Fonte e da Língua Meta para Uma Boa Tradução. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GARCIA, Marília Achete Junqueira . Mecanismos de controle do discurso em textos acadêmicos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GARCIA, Marília Achete Junqueira ; Pâmela Tavares de Carvalho ; RAMOS, Cristiano Donizete ; GARCIA, Luciana Carmona . Reatualização da Memória Discursiva no Acontecimento Político-Social 'Fora Bolsonaro, Fora Genocida': prática de resistência a um governo infame. 2021. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM UMA SENTENÇA JUDICIAL: processo movido por coerções. 2020. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM UMA SENTENÇA JUDICIAL: processo movido por coerções. 2020. (ARTIGO).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Efeitos de Categorização e de Interseccionalidade em um recorte de Lei sobre a Mulher: ideologia, político e memória em funcionamento. 2019. (Relatório de pesquisa).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Programa de Aperfeiçoamento de Professores. 2012. .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Aperfeiçoando o emprego da língua. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Lingua Portuguesa V. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Linguística e Interpretação de Textos).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . L;ingua Portuguesa III. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gramática e Linguística).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Programa de Formação Continuada - Teia do Saber. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Programa de Formação Continuada - Teia do Saber. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Os Conectores e Desencadeadores de Isotopia na Leitura de Textos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Programa de Formação Continuada - Teia do Saber. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Racismo: Categorização/hierarquização de sentidos. 2005 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Análise Argumentativa do MAS - Um percurso contrastante. 2005 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Análise argumentativa do mas na cena enunciativa da mídia. 2005 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Seminário/Resenha: Entre o individuo e o povo: uma política da língua em Said Ali. 2005 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . Textualidade e Gramática: Relações em Construção. 2005 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira ; GREGOLIN, Maria Do Rosário de Fátima . Sobre Condições de produção e mecanismo de controle do discurso: breves reflexões. 2002 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . A contrução das intencionalidades nos textos jornalisticos: um exercício de formação de sujeitos ativos. 2000 (Pesquisa) .

GARCIA, Marília Achete Junqueira . A notícia jornalística: um lugar de (des)mascaremento de intencionalidades dos sujeitos enunciadores. 2000 (Pesquisa) .

Prêmios

2006

Pós-graduzação na França por passar em 1o lugar na prova de Mestrado em três áreas, Universidade Federal de São Carlos.

1999

Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice-Melhor Trabalho de Conclusão do Curso de Letras Português Inglês, Universidade de Franca.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Franca, Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201, Parque Universitário, 14404-600 - Franca, SP - Brasil - Caixa-postal: 082, Telefone: (16) 37118888, Fax: (16) 37220086, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Avaliadora do ENEM

Outras informações:
Em 2015, atuou como avaliadora e auxiliar de supervisor no ENEM; em 2016, está em fase classificatória ara atuar novamente como avaliadora e auxiliar.

2000 - 2009

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2008 - 12/2009

    Ensino, Letras Português Literatura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica da Enunciação e da Argumentação na Construção dos Sentidos dos Textos

  • 03/2008 - 12/2009

    Ensino, Letras (EAD), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III

  • 02/2001 - 12/2009

    Ensino, Tradutor Intérprete, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2000 - 12/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 12/2003 - 12/2005

    Treinamentos ministrados , Programa Teia do Saber.,Treinamentos ministrados, A leitura na sala de aula: o trabalho com a diversidade de objetivos e modalidades, Língua Portuguesa e Literatura, Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental e Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Linguagnes, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literatura, Metodologias de ensino da Língua Portuguesa no ciclo II do Ensino Fundamental I (Curso Inicial) e Metodologias de ensino da Leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio I (Curso Inicial), Metodologias do Ensino da Leitura em todos os Componentes Curriculares do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Ler para Aprender), Proposta didáticas adequadas para a leitura de estudo e pesquisa: procedimentos específicos para a leitura de textos de divulgação científica, Uma prática reflexiva sobre aspectos linguinticos e congnitivo-discursivos

  • 02/2002 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Universidade de Franca.,Serviço realizado, Revisora.

2007 - 2013

COC- Sistema de Ensino

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

2010 - 2014

CALENDAS

Vínculo: Professora esporádica, Enquadramento Funcional: Professora particular; professora de cursos

Outras informações:
Calendas é uma escola que oferece cursos particulares para todas as áreas do ensino e para todas as idades. A profissional em questão atuou, principalmente, na área de cursos de Língua Portuguesa Instrumental e Aplicada e de Processos Linguísticos aplicados na Interpretação dos mais diversificados gêneros e tipologias textuais, cursos esses oferecidos a escolas e empresas, tais como Sabesp, Escolas estaduais em cidades próximas a Franca, Magazine Luiza, entre outros...

1989 - 1999

Centro Cultural Anglo Americano

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1989 - 01/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês

2003 - 2003

Colégio Alto Padrão Objetivo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2000 - 2001

Colégio Jesus Maria José

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2000 - 06/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura

2006 - 2007

CRIAR Sistema de Ensino de Língua Postuguesa

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora de cursinho

2000 - 2004

Escola Dinâmica Espiral

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2000 - 12/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1999 - 2000

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Atividades

  • 12/1999 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto "Verão" -Ribeirão Corrente-Inglês,Língua Portuguesa e Literatura

  • 02/1999 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português, Inglês

  • 01/1999 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

2009 - 2010

Universidade de Uberaba

Vínculo: Docente - ensino a distância, Enquadramento Funcional: Área de Linguísitca e Lingua Portuguesa, Carga horária: 4