Daniel Wanderson Ferreira

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001 e 2004, respectivamente). É doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, Contemporânea e Teoria da história e Historiografia. Tem desenvolvido pesquisas de caráter interdisciplinar entre estudos culturais, linguística-histórica e história da literatura francesa, principalmente sobre a temática relacionada às representações sobre corpo e libertinagem no Mundo moderno. Desde 2017, tem desenvolvido uma pesquisa sobre as práticas e os discursos políticos na França, durante a Revolução, com um enfoque para a participação política em Paris, especialmente a Section de la Place Vendôme.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: As matrizes discursivas do pensamento de Sade
Antonio Edmilson Martins Rodrigues. Coorientador: Ida Lúcia Machado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Marquês de Sade; história da literatura francesa; século XVIII; visões do corpo; leituras de Sade.

Mestrado em História

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Fazer cinema, construir a nação: as imagens do cineasta Humberto Mauro,Ano de Obtenção: 2004
Regina Horta Duarte.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Humberto Mauro; História do Brasil; História do Cinema Brasileiro.

Graduação em História

1998 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Medieval e Moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ.Michel de Certeau e os percursos da leitura. 2019. (Seminário).

Colloque: Michel de Certeau et la littérature.Michel de Certeau et l?écriture poétique de l?histoire. 2017. (Outra).

II Seminário Literaturas Francòfonas: debates interculturais e comparatistas.Donatien de Sade e as experiências controversas da república durante a Revolução. 2017. (Seminário).

II Ação política e violência na Contemporaneidade.Notas sobre o debate sobre o Estado, o poder e a violência na França, 1789-1795. 2014. (Seminário).

7 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.A natureza do Mal e do homem no limiar do século XVIII. 2013. (Seminário).

6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.A caracterização das personagens ficcionais francesas entre os séculos XV e XVIII: identificação de problemas e balizas de investigação. 2012. (Seminário).

I Seminário Discusos em interfaces contemporâneas: clássicos revisitadosr.Marquês de Sade, o cânone e a literatura de submundo. 2011. (Seminário).

IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social.História e discurso: balanços e esboços de perspectivas de análise. 2011. (Seminário).

3 Seminário Nacional de História da Historiografia.Por uma história descontínua do corpo na França moderna. 2009. (Seminário).

Latin American Studies Association (LASA). O Brasil no cinema, desigualdades em movimento. 2009. (Congresso).

Seminário de Pesquisa de Pós-graduação em História da UFRJ ? Diálogos e Aproximações.Sade e a arte de corporificar idéias: estética, religião e natureza. 2008. (Seminário).

XIII Encontro Regional de História AnpuhRio - Identidades.Um passo atrás: Sade, Ilustração e modernidade. 2008. (Encontro).

Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade."Le voyage d'Italie" ou interfaces do real e do imaginário em Sade. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História; Associação Nacional de História - ANPUH.História e dramaturgia em O 18 Brumário. 2007. (Simpósio).

I Seminário de Hístória do ICHS.Apontamentos sobre os conceitos e uso das fontes na nova historiografia cultural. 2006. (Seminário).

I Seminário de Historiografia Brasileira - UnilesteMG.Sérgio Buarque de Holanda e a crítica literária modernista brasileira nos anos 1930. 2006. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Encruzilhadas narrativas, corpo, sexualidade e poder em Sade. 2005. (Congresso).

XIII Encontro regional da Associação Nacional de História.Imagens do Descobrimento: as mulriplicidades do olhar cinematográfico. 2002. (Encontro).

53 Reunião Anual da SBPC - UFBA.A produção filmica de Humberto Mauro e o discurso sobre a realidade. 2001. (Outra).

I Semana do Conhecimento/IX Semana de Iniciação Científica.A produção fílmica de Humberto Mauro e o discurso da realidade. 2000. (Outra).

XII Encontro Regional da Associação Nacional de História.Vestígios do passado: o filme levantando questões. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thayenne Roberta Nascimento Paiva

RODRIGUES, A. E. M.; PINTO, F. M.;FERREIRA, D. W.. (Re)conexões humanistas na França do século XVIII: o resgate da República Litterarum nas reflexões de Jean D'Alembert e Marquês de Condorcet. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutra

CORREIA, S. A. B.;FERREIRA, D. W.; FRANCO, G. N.; RODRIGUES, A. E. M.. Hannah Arendt e a escritura de 'A condição humana'. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Souza Silva Godinho

FERREIRA, D. W.; CASTANHO, G. C. G.; COSER, M. C.. A ideia de alquimia no 'Compound of Alchimy' de George Ripley. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Rosa Molina de Oliveira

SCHITTINO, R.;FERREIRA, D. W.; CORDEIRO, J. M.. Rurouni Kenshin e cultura japonesa: elementos da tradição como protesto na modernidade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Mota Polatto

FERREIRA, D. W.; MARCONDES, D.; NASCIMENTO, D. S. M.; PINTO, F. M.. A forma útil de 'Os Ensaios' de Michel de Montaigne. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Jacinto Schneider

NASCIMENTO, D. S. M.; DOMINGUES, B. H.;FERREIRA, D. W.. Guardiões do Éden: narrativas de encontros com criaturas maravilhosas na América Portuguesa - século XVI. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafaela Nichols Calvão

GÓES, Clara de.; SILVA, Leila Rodrigues da.;FERREIRA, D. W.. A transgressão na escrita sadiana: uma comparação entre 'A filosofia da alcova' e 'Os cento e vinte dias de Sodoma'. 2012. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joanice de Souza Vigorito

BARROS, J. C. D.; CHEVITARESE, A. L.; COSER, J. A.; ROCHA, J. G.;FERREIRA, D. W.. Mercadão de Madureira: patrimônio cultural, mercado popular e religioso (1977-2014). 2016. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mannuella Luz de Oliveira Valinhas

LIMA FILHO, L. F. C.; RODRIGUES, H. E.; ARAUJO, R. A. B.; HANSEN, J. A.;FERREIRA, D. W.. A ideia de História em Matias Aires. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Erika Natasha Cardoso

CORDEIRO, J. M.;FERREIRA, D. W.; CARLONI, K. G.. Despindo os corpos e corrompendo as mentes: a tradição pornográfica brasileira e a construção dos limites fronteiras do tolerável no Brasil (1880-1930). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joanice de Souza Vigorito

BARROS, J. D'A.;FERREIRA, D. W.. Mercadão de Madureira: entre o sagrado e o profano, em perspectiva comparada. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iugh Andrade Mattar

FERREIRA, D. W.; MAGALHAES, L. G.; MUNOZ, P.. A Copa do Mundo de 1998, política e identidade: o Brasil frente a França no trabalho de reelaborar as perdas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Rosa Molina de Oliveira

CORDEIRO, J. M.;FERREIRA, D. W.; SCHITTINO, R. T.. Modernidade japonesa Ruroni Kenshin (1994-1999). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Mota Polatto

FERREIRA, D. W.; NASCIMENTO, D. S. M.; PINTO, F. M.. Montaigne, os costumes e a crise política na França do século XVI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutra

CORREIA, S. A. B.;FERREIRA, D. W.; FRANCO, G. N.; SCHITTINO, R.. Arendt e a vida política no século XX: produção e diálogos intelectuais nos anos 1950. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Jacinto Schneider

NASCIMENTO, D. S. M.; DOMINGUES, B. H.;FERREIRA, D. W.. Guardiões do Éden: narrativas de encontros com criaturas maravilhosas na América Portuguesa - século XVI. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Sousa Silva Godinho

PARENTE, P. A. L.;FERREIRA, D. W.. Alquimia e cosmos: Hermetismo e concepção de mundo no século XV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CASTRO, Natasha de

CALDAS, P. S. P.;FERREIRA, D. W.. Entre Nietzsche, história e arte: um estudo sobre a possibilidade de uma historiografia nietzschiana aplicada à obra de Heinrich Wölfflin. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CORREIRA, Mauricio Renault de Barros

TURIN, R.;FERREIRA, D. W.. As propostas metodológicas e epistemológicas no debate historiográfico entre Carlo Ginzburg e Hayden White.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCUCCI, Marina Letti

TURIN, R.;FERREIRA, D. W.. A análise da figuração subjetiva do cidadão brasileiro oitocentista através do projeto nacionalista de Gonçalves de Magalhães. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Letti Marcucci

TURIN, R.;FERREIRA, D. W.. A análise da figuração subjetiva do cidadão brasileiro oitocentista através do projeto nacionalista de Gonçalves de Magalhães. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Torres Grigório

FERREIRA, D. W.. A representação do povo no vídeo documentário "O Trem do Vale. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

Aluno: Bárbara Pimenta Rodrigues Gomes

FERREIRA, D. W.; ABDALA, R.. Construção da identidade Nacional Brasileira e Mineira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

FERREIRA, D. W.; GRINBERG, L.; PIRES, M. C. F.; CORREIA, S. A. B.; SOARES, L. E. S.. Concurso História do Mundo Contemporâneo. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

COSER, M. C.;FERREIRA, D. W.; TURIN, R.; MARINHO, P. E. M. M.; GRINBERG, L.. Membro Titular da Banca de Seleção para o curso de mestrado em História, pós-graduação da UNIRIO. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Filomena Perricone Pastura

Rodrigues AEM; Machado IL;PERRICONE PASTURA, A. F.; Lopes EM; Eyler FMS; Hansen JA. As matrizes discursivas do pensamento de Sade. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Emília Mendes Lopes

MENDES, E.; MACAHDO, I. L.; RODRIGUES, A.E.M.; HANSEN. J. A.; EYLER, F. M. S.; PASTURA. A.F.P.. As matrizes discursivas do pensamento de Sade. 2010. Tese (Doutorado em P. de Pós-grad. história social da cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ida Lúcia Machado

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins;MACHADO, I. L.; LOPES, E. M.; HANSEN, J.A.; EYLER, Flavia Maria Schelee; PASTURA, Angela Filomena Perricone. As matrizes discursivas do pensamento de Sade. 2010. Tese (Doutorado em Pos-Graduaçao em Historia da PUC/RJ) - Pontificia Universidade Catolica.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; DUARTE, Regina Horta; DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Fazer cinema, construir a nação: as imagens do cineasta Humberto Mauro.. 2003. Outra participação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Regina Horta Duarte

DUARTE, R. H.; SCHVARZMAN, Sheila; SILVA, Regina Helena Alves da. Fazer cinema, construir a nação: as imagens do cineasta Humberto Mauro. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Joao Adolfo Hansen

LOPES, E. M.; Eyler; PASTURA; RODRIGES(A.E.M.); MJACHADO(I.L.);HANSEN, J. A.. As matrizes discursivas do pensamento de Sade. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, A. E. M.;GONÇALVES, M. A.. Sade como pensador de antigas tradições. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Regina Helena Alves da Silva

SILVA, R. H. A.; DUARTE, Regina Horta; SCHVARZMAN, S.. Fazer Cinema, Construir a Nação: as imagens do cineasta Humberto Mauro. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Iugh Andrade Mattar

O penta ficou para depois: dimensões culturais, identitárias e midiáticas brasileiras na Copa do Mundo de 1998; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Bruno Sousa Silva Godinho

A ideia de alquimia no 'Compound of Alchimy' de George Ripley; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutra

Hannah Arendt e a escritura de 'A condição humana'; 2018; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Daniel Mota Polatto

A forma útil de 'Os Ensaios' de Michel de Montaigne; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Vitor Rodrigues Lima

A representação do eu e do outro no universo da escrita de Carolina Maria de Jesus (1950-1970); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Eduardo Dias de Souza Pereira

A corte francesa do século XVII segundo o olhar cômico de Molière; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutra

A leitura de Hannah Arendt de Marx e o conceito de comunismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Daniel Mota Polatto

As paixões e o sacrifício da honestidade: ceticismo, política e cálculo em Montaigne; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Raone Ferreira de Souza

A retórica e a construção da imagem em "O Príncipe" de Maquiavel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Flávia Torres Grigório

A representação do povo no vídeo documentário O Trem do Vale; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Daniel Wanderson Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

As matrizes discursivas do pensamento de Sade; 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Edmilson Martins Rodrigues;

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

Sade e a formação da subjetividade; 2006; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Edmilson Martins Rodrigues;

Ida Lúcia Machado

As matrizes discursivas do pensamento de Sade; 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ida Lucia Machado;

Regina Horta Duarte

Fazer cinema, construir a nação: as imagens do cineasta humberto Mauro; 2004; 181 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Regina Horta Duarte;

Regina Horta Duarte

Humberto Mauro e o cinema nacional; 2000; 94 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro Reitoria de Graduação da Ufmg; Orientador: Regina Horta Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, DANIEL WANDERSON . Michel de Certeau et l?écriture poétique de l?histoire. Les Dossiers du Grihl , v. 02, p. sem página, 2018.

  • FERREIRA, D. W. ; VALINHAS, M. L. O. . O tema da vaidade nas línguas espanhola, francesa e portuguesa: estudo de semântica histórica em dicionários. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 20, p. 49-70, 2018.

  • FERREIRA, D. W. . A primeira viagem de Colombo rumo ao Poente: os medos e a ideia de homem no começo da Época Moderna. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 26, p. 131, 2016.

  • FERREIRA, D. W. . O pensamento de Sade nos limites retórico-filosóficos da Época Moderna. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 01, p. 144-158, 2015.

  • FERREIRA, D. W. . Sade, libertinagem e política. HISTÓRIA & PERSPECTIVAS , v. 24(44), p. 451-472, 2011.

  • FERREIRA, D. W. . Pornografia: contornos sócio-históricos do vocábulo em língua portuguesa. Revista (In)visível , v. 1, p. 47-56, 2011.

  • FERREIRA, D. W. . Erotismo, libertinagem e pornografia: notas para um estudo genealógico das práticas relacionadas ao corpo na França moderna. História da Historiografia , v. 03, p. 123-134, 2009.

  • FERREIRA, D. W. . Le voyage d'Italie ou Sade em novas paisagens. Kalagatos (UECE) , v. 5, p. 33-56, 2008.

  • FERREIRA, D. W. . Nos trilhos da Leopoldina, Cataguases. Revista Alpha (Patos de Minas) , Pará de Minas, v. 4, p. 165-171, 2003.

  • FERREIRA, D. W. ; DUARTE, Regina Horta ; et al. . Imagens do Brasil: o cinema nacional e o tema da Independência. Locus (UFJF) , Juiz de Fora, v. 6, p. 99-115, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, D. W. . História e cinema. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHITTINO, R. ; FERREIRA, D. W. . 8 Seminario Brasileiro de História da Historiografia: Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto. 2014. (coordenação do Simpósio temático A Modernidade, História e Política).

SCHITTINO, R. T. ; FERREIRA, D. W. . 7 Seminário Brasileiro de História da Historiografia: Teoria da História e História da Historiografia: diálogos Brasil-Alemanha. 2013. (coordenação do Simpósio temático História, teoria e Política).

FERREIRA, D. W. ; et al. . Programa de Formação Continuada de Professores - Equipe de 9 ano Ens. Fund.. 2012. (Coordenação de Equipe de produção de material didático).

ALVES, Gracilda (coord.) ; FERREIRA, D. W. ; et al. . Currículo Mínimo de História para o Ensino Fundamental e Médio. 2012. Escolas Estaduais RJ. 2011. (Equipe elaboração Currículo Mínimo de História).

FERREIRA, D. W. . Catálogo - Acervo Documental do Diretório Acadêmico Alfredo Balena - Faculdade de Medicina - UFMG. 2002. (Catálogo).

FERREIRA, D. W. . Organização do acervo documental do Diretório Acadêmico Alfredo Balema/Fac. Medicina/UFMG. 2002 (Coordenação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Leituras transversais das noções de modernidade, secularização e tradição político-filosófica no Ocidente, Descrição: A partir da compreensão de as questões relativas à tradição político-filosófica, à modernidade e à secularização no Ocidente constituem elementos conceituais e de práticas socioculturais fundamentais para o entendimento de nosso mundo, buscamos refletir sobre a dinâmica da tradição política ocidental em um movimento que parte de realidades e pensadores circunscritos a determinados tempos. Ao mesmo tempo, para não perder de vista os movimentos próprios à tradição do pensamento político-filosófico ocidental em suas figurações sócio-históricas, apostamos em uma leitura da composição da historicidade dessa tradição política ocidental em um movimento amplo. Nesse sentido, partimos de práticas circunstanciais e as percebemos em um movimento de confronto e releituras da tradição filosófico-política, conforme ela vem sendo construída no Ocidente. Esse nos parece um modo profício para ampliar os estudos das matrizes do pensamento ocidental, assim como dos processos de emergência de novas práticas que as releem, segundo as emergências históricas que lhes são particulares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Wanderson Ferreira - Coordenador / NASCIMENTO, Denise da Silva Menezes do - Integrante / Iugh Mattar - Integrante / Edson Silva Lima - Integrante.

  • 2013 - 2017

    A tópica do sujeito na ficção em língua francesa (séculos XV?XVIII), Descrição: A forma de composição do herói ou personagem em textos ficcionais franceses, entre os séculos XV e XVIII, destaca-se do cenário geral da interpretação histórica consolidado. Diferentemente dessa interpretação geral, baseada em composições que, como as de Shakespeare, enfatizam a ideia de interiorização dos sentimentos como parte da moldura narrativa de ficção moderna, nas narrativas ficcionais francesas prevalece a apresentação de personagens-tipos, ou seja, aquelas que se pretendem basicamente representar exemplos de virtude ou vício. O resultado imediato da identificação dessa característica como parte da estrutura retórica da narrativa de ficção de língua francesa entre o século de Rabelais e o de Sade aponta para a necessidade de se reavaliar as formas de expressão e as estruturas retóricas que suportam a composição do herói na ficção francesa moderna. Nossa hipótese é que há um contínuo deslocamento de sentidos nos modos de dizer, sem que isso altere radicalmente a forma tipológica da moldura narrativa ficcional. Isso impactaria a emergência de expressões mais subjetivistas, atrasando, por um lado, a conformação do romance francês, mas, em contrapartida, permitiria a manutenção mais ampla de compreensões cosmológicas do corpo, permanências de estruturas mentais e concepções de vida mais presas à coletividade e as ordens sociais tradicionais. Assim, a emergência, na Revolução, de uma nova estética, indicaria também uma ruptura e um desgaste final das estruturas retóricas e linguísticas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Wanderson Ferreira - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Grupo de Estudos Modernos e Modernidade, história e política, Descrição: A noção de modernidade está intimamente associada à ideia de um desencantamento do mundo (Weber). Marca-se o processo de um desenvolvimento racional que pretende suplantar as explicações meramente religiosas. A afirmação do capitalismo e a organização do aparelho burocrático indicam o estabelecimento de novas estruturas sociais que transformam o modo de ver mundo. Para os homens modernos, o caminho da racionalização não tinha apenas um significado técnico, no sentido de modernização, antes se configurava como um processo de formação do sujeito reflexivo. Não mais a igreja, os deuses ou a natureza, mas o próprio homem, entendido como agente histórico, tende a se tornar o princípio legitimador da esfera política. Renegar a experiência do mundo tradicional significa que, na modernidade, os homens passam a ser responsáveis por construir as suas próprias normas; significa também que se está diante de uma nova forma de experimentar o tempo o futuro não pode mais ser concebido pela orientação autoritária do passado. Entender em que medida os homens fazem história ou são regidos por estruturas ou mecanismos que estão além de sua consciência é uma temática constante em autores alemães desde o século XVIII. Seria a história uma sucessão de paixão e caos (Goethe)? Teria a história um sentido mais profundo como supunha Hegel? Muitas indagações sobre o papel da liberdade e do juízo mostram a preocupação em delimitar e compreender o novo lugar da ação política e da consciência histórica (Kant). No século XX, o moderno anseio de racionalização e suas conceituações foram tema de versões críticas da modernidade cunhadas por importantes autores alemães. Tais versões continham ecos das interpelações nietzscheanas e falavam do Iluminismo como um processo de instrumentalização da realidade (Adorno), como pura vontade de poder (Heidegger) ou como perda do mundo (Arendt).Essa pesquisa tem como eixo central a discussão entre história, teoria e política. Pretende-se trabalhar com o conceito de modernidade, refletindo acerca da relação entre as diferentes teorias de afirmação da modernidade e as considerações críticas da modernidade inferidas a partir do horizonte de inflexão propiciado, sobretudo, pelas grandes guerras mundiais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Wanderson Ferreira - Coordenador / SCHITTINO, Renata Torres - Integrante / XAVIER, Sérgio - Integrante / TRIGEIRO, Gabriel - Integrante / JALLES, Bruno - Integrante / MONACORDA, Júlia - Integrante / MAGALHÃES, Daniele - Integrante / DEMENECH, Pedro - Integrante / SOUZA, Rebecca Pereira de - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2000

Prêmio Iniciação Científica, UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. , Avenida Pasteur, 458, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25421893, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II - integral e noturno

  • 07/2018 - 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , CELLF - Université Paris-Sorbonne, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em História Moderna: Leitura de A democracia na América, de Alexis de Tocqueville

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História social da escrita e da leitura

  • 06/2016 - 05/2018

    Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).,Cargo ou função, Coordenação curso História Bacharelado.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Historia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos: Leitura de A instituição imaginária da sociedade, de Cornelius Castoriadis

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História social da escrita e da leitura

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em História Moderna: leitura de A escrita da História, de Michel de Certeau

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Programa de Pós-graduação em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais Cultura, Poder e Representações: Deleuze, a repetição e a escritura sob o signo da diferença

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna I

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna 1

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 09/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em História Moderna: Teatro e política na França, século XVII

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Teoria da História / Cultura, poder e representação

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Historia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina obrigatória da Linha de Cultura, poder e representação

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2014 - 12/2014

    Extensão universitária , Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade de extensão realizada, Projeto Cineclube UNIRIO.

  • 09/2013 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 09/2013 - 12/2014

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II

  • 02/2014 - 02/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte

  • 04/2013 - 08/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em História Moderna: Libertinagem na Época Moderna

  • 04/2013 - 08/2013

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea I, História Moderna II

2017 - 2017

Université Michel de Montaigne Bordeaux 3

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professeur visitant, Carga horária: 16

2010 - 2012

Fundação Educacional Rosemar Pimentel

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval, Teoria da História I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio e arquivo, Teoria da História I

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna

  • 09/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da cultura, mentalidades e ideologias do mundo contemporâneo, Teoria da história II

2009 - 2012

C. E. Monteiro de Carvalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Docente I c ref. 3, Carga horária: 16

Atividades

  • 06/2009 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História - turmas de 1, 2 e 3 anos

2010 - 2010

Escola Rana Cosac

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de história ensino fundamental, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História - turmas de 6 a 9 anos

2005 - 2006

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Experiências da modernidade: Goethe, Marx e Nietzsche, História contemporânea II, História moderna II, Historiografia brasileira

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América colonial, História moderna II, Historiografia brasileira

  • 12/2005 - 12/2005

    Ensino, Licenciatura em Docência Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ciência Tecnologia e Educação

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História contemporânea I, História moderna II, Historiografia brasileira, Tópicos: Leituras em Hannah Arendt

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia contemporânea, Tópicos especiais: Historiografia cultural brasileira, Metodologia da história, Historiografia brasileira

  • 04/2005 - 05/2005

    Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Antropologia

2003 - 2004

Faculdade de Santa Luzia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor (AI), Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2004 - 04/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I, Filosofia da Educação II

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da cultura e da arte brasileira

2003 - 2003

Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - 1 e 2 graus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio (PA5), Carga horária: 18

Atividades

  • 02/2003 - 08/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História - turmas de 1 e 2 ano

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador de iniciação científica, Carga horária: 20

1998 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria Economia A1, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1998 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Humberto Mauro e o cinema nacional. 2000. 94 f. Programa de Aprimoramento Discente-PAD - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro Reitoria de Graduação da Ufmg. Orientador: Regina Horta Duarte..

  • 03/1998 - 08/1998

    Ensino, Economia AI, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria Economia A1 - Primeiro Ciclo da Área de Ciências Sociais