ROGERIO SACCHI DE FRONTIN WERNECK
Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é editor de texto, roteirista e locutor da TV Brasil - EBC/ Rio de Janeiro. Foi professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá ao longo de 15 anos. Lá teve experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão e em teorias aplicadas à Comunicação. Como professor, aprofundou-se, principalmente, nos seguintes temas: roteiro de ficção e de não-ficção, história da TV no Brasil e no mundo, teorias da comunicação, cultura das mídias, comunicação e política. Foi coordenador dos cursos: Produção Audiovisual (graduação) e Telejornalismo (pós-graduação). É autor, dentre outros trabalhos, dos seguintes livros: Almanaque da TV (2000) e Introdução à História da Comunicação (2009). Lançou, em 2012, o romance Maculada Odete em Lisboa, Portugal.
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
1994 - 1997
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre castelos, serras, beliscões e pisadelas - figurações do português no romance romântico brasileiro,Ano de Obtenção: 1997
Vera Lúcia Follain de Figueiredo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Construção da Identidade Nacional; Ficção e História - a elaboração dos discursos; A releitura de José de Alencar sem romantismo; A Falência do Projeto Histórico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.
Graduação em Comunicação Social Jornalismo
1982 - 1985
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O mundo implícito do sexo explícito: um aspecto do cinema brasileiro pós-abertura
Orientador: Angeluccia Habbert
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Roteiro de Tv.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Telejornalismo.
Participação em eventos
5o Congresso Internacional ABRALIC, UFRJ. Martim: a descoberta do estrangeiro violento na escritura de Alencar. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
Genilson Araújo; Hilda Flores;FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério. Análise da FlaTV: a TV na Internet como fonte de pesquisa dirigida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Cristiane Venâncio; Hilda Flores;FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério. A imprensa feminina no jornalismo esportivo: análise da participação da mulher no programa "Globo Esporte". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Luciene Setta de Oliveira; Katy Regina Navarro Araújo;FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério. Análise do telejornalismo no Brasil: uma abordagem temática da notícia por diferentes veículos da mídia - Jornal da Globo X Leitura Dinâmica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério; Hilda Flores; Andréa Almeida Estevão. A espetacularização da vida das celebridades como forma de entretenimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Patrícia D'Abreu; Katy Regina Navarro Araújo;FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério. Jornalismo Televisivo: Estudo Comparativo entre Rede TV! News e Jornal Nacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Lécio Augusto Ramos; Andréa Almeida Estevão;FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério. A polícia que mata - análise do trabalho investigativo de Caco Barcellos no Rota 66. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Produções bibliográficas
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Maculada Odete. 01. ed. Lisboa: Chiado Editora, 2012. v. 1000. 80p .
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério ; XAVIER, Ricardo . Almanaque da TV. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva LTDA, 2000. v. 5000. 285p .
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério ; SACCHI, R. . Televisão. In: Pablo Laignier; Rafael Fortes. (Org.). Introdução à História da Comunicação. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2009, v. 1, p. 1-134.
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . A urgência de pequenos heróis. O Globo On Line, Rio de Janeiro, 08 maio 2008.
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Sobre ovos e elites. O Globo On Line, Rio de Janeiro, 06 ago. 2007.
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Prefácio 1. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . ENCICLOPÉDIA DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Lisboa: EDITORA VERBO, 1997 (Redação).
Outras produções
FEIJÓ, Ludmila Capella ; FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Geração 80. 2005.
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Saidebaixo.com - documentário. 2004.
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Anos Rebeldes - Documentário. 2003.
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Anos Dourados - Documentário. 2003.
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério ; FEIJÓ, Ludmila . Geração 80. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FRONTIN, Rogério Sacchi de e SACCHI, Rogério . Roteiro para Dramaturgia e Variedades. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).
Projetos de pesquisa
-
1993 - 1994
MEMÓRIA DOS ESTUDOS LITERÁRIOS NA UERJ, Descrição: Levantamento e análise de documentos, artigos e outros escritos pertencentes à Professora Virgínia Côrtes de Lacerda - estudos literários. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rogério Sacchi de Frontin Werneck - Coordenador / Claudette Daflon - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Sociais, Jornalismo Rádio e Tv Autor Roteirsta. , Centro Empresarial BarraShopping, Av. das Américas, 4.200 - Bloco 11, Barra da Tijuca, 22640-102 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24322500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 36
Outras informações:
- Pós-Graduação em Roteiro de Cinema. Cadeiras: Adaptação para Cinema e Oficina de Roteiro. - Pós-Graduação em Telejornalismo. Cadeira: Redação e Linguagem de TV. - Graduação em Comunicação Social, na Escola de Jornalismo. Cadeiras: Telecinejornalismo II e III, Redação Jornalística, História da Comunicação, Projetos Especiais (orientação de monografia), Culturas das Mídias e Teoria da Comunicação. - Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual. Cadeira: Roteiro para Rádio e Televisão, Desenvolvimento de Competências Profissionais e Produção de Texto. - Graduação Tecnológica em Autor-Roteirista. Cadeira: Estrutura do Roteiro para TV
Atividades
-
08/2008
Ensino, Roteiro de Cinema, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Adaptação para cinema, Oficina de Roteiro
-
08/2005
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Texto, Desenvolvimento de Competências Profissionais, Roteiro para Rádio e TV
-
02/2003
Ensino, Telejornalismo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Redação e Linguagem de TV
-
08/2002
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Comunicação, Projetos Especiais (Orientação de Monografia), Redação Jornalística III, Telecinejornalismo II, Telecinejornalismo III
-
02/2006 - 02/2007
Direção e administração, Instituto Politécnico, Graduação Tecnológica de Produção Em Rádio e Tv.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2006 - 12/2006
Ensino, Autor Roteirista, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura do Roteiro para TV
-
05/2005 - 02/2006
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Sociais, Jornalismo.,Treinamentos ministrados, Projeto Jornalista do Futuro - parceria Rede TV e Rede Record
1993 - 1994
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Outras informações:
Pesquisador do Centro de Estudos Literários Virgínia Côrtes de Lacerda - Pós-Graduação em Letras UERJ
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROGERIO SACCHI DE FRONTIN WERNECK e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?