Silvia Franco de Oliveira
Mestre em Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Economista, professora de métodos quantitativos nos cursos de graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2006. Orienta monografias no curso de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participa de bancas de monografia e trabalhos de conclusão de curso. Pesquisadora na linha de Finanças Comportamentais e Educação Financeira. Integrante em projetos acadêmicos ligados à Literácia Financeira (nacional e internacional).
Informações coletadas do Lattes em 26/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração de Empresas
2001 - 2003
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Os ajustes contábeis para o cálculo do EVA: estudo sobre os procedimentos utilizados nas empresas brasileiras, Ano de Obtenção: 2003
Leonardo Fernando Cruz Basso.Palavras-chave: ajustes contábeis; EVA; lucro residual; práticas contábeis; valor econômico agregado.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Formação complementar
2012 - 2012
Estratégias ganhadoras na Bolsa de Valores. (Carga horária: 12h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Extensão, Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 24h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1981 - 1982
Extensão universitária em Mestrado em Economia. (Carga horária: 280h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MERCADOS FINANCEIROS.
Participação em eventos
IV Fórum de Aprendizagem Transformadora. 2022. (Outra).
II Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico. 2021. (Outra).
I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Afetividade e aprendizagem, aplicações da neurociência para as práticas educacionais. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Inclusão e integração de refugiados no mercado de trabalho. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: introdução ao protagonismo estudantil. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: O centro de São Paulo como laboratório para práticas pedagógicas. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Preservação ambiental e suas consequências, mito ou realidade. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Projeto de revitalização de um centro para refugiados. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Tecnologias digitais e processos de ensino e aprendizagem. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Transformação digital e as novas demandas do mercado para os engenheiros. 2020. (Outra).
XVII Semana de Preparação Pedagógica: Valores ao longo da história. 2020. (Outra).
XVIII Semana do CCSA. 2019. (Seminário).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Design thinking por professores, potencializando as relações de de ensino e aprendizagem de forma ativa e colaborativa. 2019. (Outra).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Educação 4.0 ? desafios e perspectivas para o ensino superior. 2019. (Outra).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Educação e tecnologias ? o ensino superior e as mudanças de paradigmas nos processos de ensino e aprendizagem. 2019. (Outra).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Estratégia de orientação de TCC de aluno sem domínio da informática. 2019. (Outra).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Perfil do egresso no ensino superior no Brasil. 2019. (Outra).
XVI Semana de Preparação Pedagógica: Reunião geral de núcleos temáticos e eixos comuns. 2019. (Outra).
XV Semana de Preparação Pedagógica: A curricularização da extensão no ensino superior ? a formação dos estudantes para transformação da sociedade. 2019. (Outra).
XV Semana de Preparação Pedagógica: A dignidade da pessoa humana e o exercício da cidadania. 2019. (Outra).
XV Semana de Preparação Pedagógica: Educação e tecnologias ? possibilidades de ensinar e aprender com intencionalidade pedagógica. 2019. (Outra).
XV Semana de Preparação Pedagógica: Interdisciplinaridade no curso de Economia. 2019. (Oficina).
XV Semana de Preparação Pedagógica: O significado da aprendizagem transformadora (transformative learning) para o ensino da administração, ciências contábeis e ciências econômicas. 2019. (Outra).
XV Semana de Preparação Pedagógica: Protagonismo estudantil, currículo e identidade institucional ? os desafios da formação superior contemporânea. 2019. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: As dimensões pedagógicas na consolidação de princípios e valores no ensino universitário. 2018. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Educação e novas linguagens - processos de ensino e aprendizagem para além do digital. 2018. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Empreendedorismo e inovação em ambiente acadêmico. 2018. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Matriz de amarração - amarrando objetivos, teorias e levantamento de dados para o TCC. 2018. (Oficina).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Produção de relatos tecnológicos para professores do CCSA. 2018. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Universidade - o ensino e a pesquisa, a educação e a cultura. 2018. (Outra).
XIII Semana de Preparação Pedagógica: Valorização da biodiversidade brasileira através da gastronomia. 2018. (Outra).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Análise bibliométrica como etapa preparatória para o referencial teórico. 2018. (Outra).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Ensino online, modalidade ou metodologia?. 2018. (Outra).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Orientações gerais para os núcleos temáticos dos cursos de graduação. 2018. (Outra).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Práticas aplicadas à disciplina de MTC-online do CCSA. 2018. (Oficina).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Protagonismo estudantil. 2018. (Outra).
XIV Semana de Preparação Pedagógica: Quem sou eu, professor do ensino superior?. 2018. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagófica: Encerramento - ENADE, avaliação e desempenho. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: Abertura - O compromisso educacional e o processo de ensino e aprendizagem. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: A influência da educação no combate à corrupação - o. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: A inserção do professor universitário na mídia como uma prática pedagógica. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: educação para as relações etnico-raciais no ensino superior. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: Interdiciplinaridade na formação artística e na linguagem visual. 2017. (Outra).
XII Semana de Preparação Pedagógica: Internacionalização da UPM. 2017. (Outra).
XI Semana de Preparação Pedagógica: Abertura - interdisciplinaridade. 2017. (Outra).
XI Semana de Preparação Pedagógica: Encerramento - Ciência Básica e Aplicada: seus desafios. 2017. (Outra).
XI Semana de Preparação Pedagógica: O fazer e o pensar indissociados - prototypeiscool. 2017. (Outra).
XI Semana de Preparação Pedagógica: Ser professor na geração facebook e whatsapp. 2017. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: A construção de questionários de pesquisa científica. 2016. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: Ajustando nossa epistemologia para uma visão ampla. 2016. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: Conheça os recursos virtuais da biblioteca do Mackenzie. 2016. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: Desafios da interdisciplinaridade. 2016. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: Igualdade Étnica-Racial nas organizações. 2016. (Outra).
IX Semana de preparação pedagógica: Inovação e planejamento de negócios (modelo Canvas). 2016. (Outra).
IX Semana de Preparação Pedagógica: Pode um cientista crer em Deus?. 2016. (Outra).
X Semana de Preparação Pedagógica: Cidadania digital. 2016. (Outra).
X Semana de Preparação Pedagógica: Cinema e cidadania - o pensamento audiovisual em sala de aula. 2016. (Outra).
X Semana de Preparação Pedagógica: Criando vídeoaulas com o software screencast-o-matic. 2016. (Outra).
X Semana de Preparação Pedagógica: Ensino Superior e Cidadania. 2016. (Outra).
X Semana de Preparação Pedagógica: Formação para a cidadania. 2016. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica; Usando a base economática para análise de Balanços. 2015. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica: Criatividade e inovação no espaço acadêmico. 2015. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica: Gamification - Edutainment = jogos educativos. 2015. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica: Metodologias ativas de ensino e aprendizagem. 2015. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica: Planos de negócios - da escolha do projeto aos modelos. 2015. (Outra).
VIII Semana de Preparação Pedagógica: Seminário circular. 2015. (Outra).
VII Semana de Preparação Pedagógica: A equação pedagógica fundamental. 2015. (Outra).
VII Semana de Preparação Pedagógica: Análise da imagem contemporânea para uso em sala de aula. 2015. (Outra).
VII Semana de Preparação Pedagógica: Polidocência - a gestão da sala de aul online para a modalidade a distância. 2015. (Outra).
VII Semana de Preparação Pedagógica: Técnicas de contar histórias aplicadas ao ensino com casos. 2015. (Outra).
VI Semana de Preparação Pedagógica: A nova sala de aula e a educação do futuro. 2014. (Outra).
VI Semana de Preparação Pedagógica: EAD - o desenho didático pedagógico da aula. 2014. (Outra).
VI Semana de Preparação Pedagógica: Encontro nas unidades. 2014. (Outra).
VI Semana de Preparação Pedagógica: Postura e alongamento para o professor - Ergonomia. 2014. (Outra).
VI Semana de Prepração Pedagógica: EAD - linguagens visuais e audiovisuais. 2014. (Outra).
V Semana de Preparação Pedagógica: Docência no Ensino Superior. 2014. (Outra).
V Semana de Preparação Pedagógica: Recursos do moodle na sala de aula presencial. 2014. (Outra).
V Semana de Preparação Pedagógica - Capacitação EAD - linguagem visuais e audiovisuais em EaD. 2014. (Outra).
Conferência de Encerramento da Semana de Preparação Pedagógica. 2012. (Outra).
XI Semana do CCSA. 2012. (Outra).
VIII Semana do CCSA. 2009. (Outra).
XII Seminário de Metodologia Científica.XII Seminário de Metodologia Científica. 2008. (Seminário).
Curso Método do caso - como escrever.Curso Método do caso - como escrever. 2007. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, S. F.. Orçamento empresarial em uma instituição financeira: um estudo de caso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. O processo de tomada de decisão: fatores críticos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Análise da estratégia adotada pela cooperativa Unicred de Guarulhos: um estudo de caso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Responsabilidade social empresarial: uma forma eficaz para obtenção de vantagem competitiva. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Análise da eficácia dos controles internos para reduzir a lavagem de dinheiro em uma instituição financeira: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Análise descritiva da gestão do orçamento público na área do desporto amador do município de São José dos Campos interior do Estado de São Paulo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Seleção de carteira através do modelo de Markowitz utilizando planilhas eletrônicas: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. Análise da eficácia da adequação à Lei Sarbanes-Oxley após sua implementação na empresa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. A importância da Governança Corporativa na gestão de uma Instituição Financeira: o caso do Banco Postal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.. O processo de implantação da ISO na Clemes Transportes Ltda: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Relação entre a volatilidade do mercado acionário brasileiro e as práticas de Governança Corporativa durante a pandemia do Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. A relação entre o desempenho econômico-financeiro e os níveis de Governança Corporativa em empresas do setor de Energia Elétrica no período de 2016 a 2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Um estudo sobre a Teoria Moderna do Portfólio na Carteira do Índice Bovespa no Período de 2019 a 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Um estudo sobre a Teoria do Prospecto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. A influência das variáveis sociodemográficas e econômicas no nível de alfabetização financeira mundial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; DJAJARAHARDJA, E. U.. Fatores determinantes do ?Milagre? econômico brasileiro no período de 1968 A 1973. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Fatores determinantes para o avanço da indústria automobilística brasileira no período de 2010 A 2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Impacto do Acordo de Basileia III nos indicadores de crédito das Instituições Financeiras no período de mar/13 a set/20. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. A relação entre o comportamento financeiro do empresário e as variáveis sociodemográficas e econômicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Medindo a independência do Banco Central do Brasil no período de 2000 a 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. A relação entre o desempenho econômico-financeiro e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) no período de pandemia por COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. Análise da influência das notícias na [B] no período de jan/2016 a jan/2021. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; NISHIMURA, P. S.. A relação entre o efeito manada e a precificação de ativos na B3 no período de 2010 a 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. Eficiência da Gestão Pública Municipal: um estudo sobre a associação entre IFGF e IDHM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. A interferência do controle acionário no Índice de Basileia III dos bancos no período de 2015 a 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. A evolução do crédito na economia brasileira no período de 2011 a 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. A relação do Índice Educação e do Índice Saúde e Bem-estar com os Gastos do Governo em educação e saúde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. A concentração na indústria cervejeira: Uma análise mundial de 2013 a 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FERREIRA, W. A.. Dunkin? Brands ? Uma análise por valuation. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FORTE, D.; FERREIRA, W. A.. O ciclo de vida dos fundos Multimercado: tamanho, idade e retorno. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
FORTE, D.; SOUZA, S. S.;OLIVEIRA, S. F.. O preço do gênero - a relação entre as decisões financeiras pela comparação de gênero por análise da literácia financeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FIORE, E. G.. A evolução das exportações brasileiras no período de 2000 a 2016. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; FIORE, E. G.. Impactos sociais do Programa Bolsa Família na região de Euclides da Cunha - BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; FIORE, E. G.. O papel anticíclico do BNDES no mercado de crédito brasileiro no período de 2011 a 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FORTE, D.; FIORE, E. G.. A relação entre o nível de alfabetização financeira e o perfil do investidor graduando. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; DJAJARAHARDJA, E. U.. A relação entre a alfabetização financeira e a demanda por previdência privada em um grupo de universitários. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; DJAJARAHARDJA, E. U.. Análise do desempenho econômico-financeiro entre os níveis do mercado diferenciado da BM&FBOVESPA no período de 2015 a 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; DJAJARAHARDJA, E. U.. O impacto socioeconômico do microcrédito nos mercados nacional e internacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; DJAJARAHARDJA, E. U.. Análise da Teoria do Prospecto em estudantes de Engenharia, Administração e Saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; DJAJARAHARDJA, E. U.; FIORE, E. G.. A correlação entre o nível de materialismo e o nível de alfabetização financeira dos universitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FORTE, D.; FIORE, E. G.. Os efeitos no comportamento financeiro e no conhecimento financeiro dos colaboradores em decorrência da educação financeira promovida pela empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.; FIORE, E. G.. A influência dos aspectos socioeconômicos/demográficos, da alfabetização financeira, dos princípios religiosos e das relações familiares na propensão ao endividamento dos policiais militares do Estado de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
FORTE, D.; BASTOS, D. D.;OLIVEIRA, S. F.. Comparação do perfil de investidores de mercado de capitais e criptomoedas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FORTE, D.. Ações das Instituições Financeiras na área de Educação Financeira no Brasil e o Índice de Literácia Financeira em pessoas com nível educacional de ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; AGUIAR, J. F.. Evolução do crédito e do endividamento das famílias na economia brasileira no período de 2010 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FERREIRA, W. A.. A alfabetização financeira, a crise na Previdência Social e a adesão de universitários a planos de Previdência Privada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; FORTE, D.. A alfabetização financeira e o processo de tomada de decisão em alunos do ensino superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; SYDENSTRICKE, J. M.. Programas de microcrédito e educação financeira do Banco do Nordeste do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; AGUIAR, J. F.. Educação financeira: um estudo com jovens do ensino médio de escola pública de São Bernardo do Campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; BARRERA, A. W.. Análise da influência dos fatores comportamentais na propensão ao endividamento de pessoas com formação educacional de nível superior. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; MURAMATSU, R.. Alfabetização financeira e os fatores que influenciam o comportamento, o conhecimento e a atitude nas finanças pessoais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OLIVEIRA, S. F.; SCARANO, P. R.. Fatores socioeconômicos que influenciam na adesão de jovens à planos de previdência privada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Orientou
Cidade de São Paulo: Possibilidades e riscos dos investimentos no mercado imobiliário; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
Uma Análise Fundamentalista da TAESA S; A; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
Prospectando o nível de concentração da indústria de transformação brasileira no período de 2016 a 2019; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
A influência do nível de alfabetização financeira sobre a decisão financeira; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
A relação de causalidade entre o comércio exterior e o crescimento econômico; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
Estudo sobre a relação entre os traços da personalidade e o perfil do investidor; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração em Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise sobre os motivos que conduziram as empresas a cancelarem o registro de companhia aberta; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mercados Financeiros) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Estudo de aspectos do fluxo de caixa como base referencial para cálculo do retorno de investimentos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Finanças de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Orçamento empresarial em uma instituição financeira: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
O processo de tomada de decisão: fatores críticos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Responsabilidade social empresarial: uma forma eficaz para obtenção de vantagem competitiva; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Influência da alavancagem operacional sobre o retorno financeiro das ações de empresas do setor de telecomunicações; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da eficácia dos controles internos para reduzir a lavagem de dinheiro em uma instituição financeira: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise descritiva da gestão do orçamento público na área do desporto amador do município de São José dos Campos interior do Estado de São Paulo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Seleção de carteira através do modelo de Markowitz utilizando planilhas eletrônicas: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da eficácia da adequação à Lei Sarbanes-Oxley após sua implementação na empresa; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da estratégia adotada pela cooperativa Unicred de Guarulhos: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A importância da Governança Corporativa na gestão de uma Instituição Financeira: o caso do Banco Postal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Estratégica Empresarial) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
O processo de implantação da ISO na Clemes Transportes Ltda: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Um estudo sobre a Teoria Moderna do Portfólio na Carteira do Índice Bovespa no Período de 2019 a 2021; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre o desempenho econômico-financeiro e os níveis de Governança Corporativa em empresas do setor de Energia Elétrica no período de 2016 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Relação entre a volatilidade do mercado acionário brasileiro e as práticas de Governança Corporativa durante a pandemia do Covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Um estudo sobre a Teoria do Prospecto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A influência de variáveis sociodemográficas e econômicas no nível de alfabetização financeira mundial; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre o efeito manada e a precificação de ativos na B3 no período de 2010 A 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Medindo a independência do Banco Central do Brasil no período de 2000 a 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre o desempenho econômico-financeiro e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) no período de pandemia por COVID-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da influência das notícias na [B] no período de jan/2016 a jan/2021; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre o comportamento financeiro do empresário e as variáveis sociodemográficas e econômicas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Fatores de determinantes para o avanço da indústria automobilística brasileira no período de 2010 A 2018; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Fatores determinantes do ?Milagre? econômico brasileiro no período de 1968 a 1973; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Impacto do acordo de Basileia III nos indicadores de crédito das Instituições Financeiras no período de mar/13 a set/20; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Eficiência da Gestão Pública Municipal: um estudo sobre a associação entre IFGF e IDHM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A interferência do controle acionário no Índice de Basileia III dos bancos no período de 2015 a 2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A evolução do crédito na economia brasileira no período de 2011 a 2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação do Índice Educação e do Índice Saúde e Bem-estar com os Gastos do Governo em educação e saúde; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
O ciclo de vida dos fundos Multimercado: tamanho, idade e retorno; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
DUNKIN? BRANDS ? Uma análise por valuation; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A concentração na indústria cervejeira: Uma análise mundial de 2013 a 2019; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A evolução das exportações brasileiras no período de 2000 a 2016; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Impactos sociais do Programa Bolsa Família na região de Euclides da Cunha - BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
O papel anticíclico do BNDES no mercado de crédito brasileiro no período de 2011 a 2017; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre o nível de alfabetização financeira e o perfil do investidor graduando; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da Teoria do Prospecto em estudantes de Engenharia, Administração e Saúde; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
O impacto socioeconômico do microcrédito nos mercados nacional e internacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise do desempenho econômico-financeiro entre os níveis do mercado diferenciado da BM&FBOVESPA no período de 2015 a 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A relação entre a alfabetização financeira e a demanda por previdência privada em um grupo de universitários; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A correlação entre o nível de materialismo e o nível de alfabetização financeira dos universitários; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Os efeitos no comportamento financeiro e no conhecimento financeiro dos colaboradores em decorrência da educação financeira promovida pela empresa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A influência dos aspectos socioeconômicos/demográficos, da alfabetização financeira, dos princípios religiosos e das relações familiares na propensão ao endividamento dos policiais militares do Estado de São Paulo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Ações das Instituições Financeiras na área de Educação Financeira no Brasil e o Índice de Literácia Financeira em pessoas com nível educacional de ensino superior; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Programas de microcrédito e educação financeira do Banco do Nordeste do Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A alfabetização financeira e o processo de tomada de decisão em alunos do ensino superior; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
A alfabetização financeira, a crise na Previdência Social e a adesão de universitários a planos de Previdência Privada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Evolução do crédito e do endividamento das famílias na economia brasileira no período de 2010 a 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Análise da influência dos fatores comportamentais na propensão ao endividamento de pessoas com formação educacional de nível superior; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Educação financeira: um estudo com jovens do ensino médio de escola pública de São Bernardo do Campo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Alfabetização financeira e os fatores que influenciam o comportamento, o conhecimento e a atitude nas finanças pessoais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Fatores socioeconômicos que influenciam na adesão de jovens à planos de previdência privada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Silvia Franco de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, B. A. S. ; OLIVEIRA, S. F. . Fatores determinantes para o avanço da indústria automotiva brasileira no período de 2010 a 2018. JOVENS PESQUISADORES , v. 19, p. 110-135, 2022.
-
NEGRUCCI, L. B. ; DE OLIVEIRA, SILVIA FRANCO . O impacto socioeconômico do microcrédito nos mercados nacional e internacional. JOVENS PESQUISADORES , v. 18, p. 33-60, 2021.
-
OLIVEIRA, S. F. ; PETEAN, A. . Eficiência da Gestão Pública Municipal: Um estudo sobre a associação entre IDHM e IFGF. JOVENS PESQUISADORES , v. 18, p. 3-29, 2021.
-
OLIVEIRA, S. F. ; FILA, C. A. . The life cycle of hedge funds. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF) , v. 15, p. 49-68, 2021.
-
CARVALHO, L. S. ; OLIVEIRA, S. F. . Análise do desempenho econômico-financeiro entre os níveis do mercado diferenciado da B3. JOVENS PESQUISADORES , v. 17, p. 17-41, 2020.
-
DIGIORGIO, D. F. ; OLIVEIRA, S. F. . Análise da Teoria do Prospecto em estudantes de Engenharia, Administração e Saúde. JOVENS PESQUISADORES , v. 17, p. 3-29, 2020.
-
OLIVEIRA, S. F. . Influence of behavioral factors on the propensity for indebtedness of university students. Revista de administração da UFSM , v. 13, p. 829-849, 2020.
-
DE OLIVEIRA, SILVIA FRANCO ; SANTANA, PHILLIPE MARTINS . Financial education at workplace. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF) , v. 13, p. 123-149, 2019.
-
SILVA, G. G. ; OLIVEIRA, S. F. . A evolução do programa nacional de microcrédito produtivo e orientado no período de 2009 A 2015. JOVENS PESQUISADORES , v. 16, p. 65-88, 2019.
-
SHIN, R. S. H. ; OLIVEIRA, S. F. . A evolução das exportações brasileiras no período de 2000 a 2016. JOVENS PESQUISADORES , v. 16, p. 83-104, 2019.
-
FUJII, H. Y. ; OLIVEIRA, S. F. . Evolução do crédito e do endividamento. JOVENS PESQUISADORES , v. 15, p. 3-28, 2018.
-
OLIVEIRA, S. F. ; André Luis Marques Ferreira dos Santos . Análise da gestão do orçamento público na área do desporto amador no município de São José dos Campos. Conteúdo (Capivari. Online) , v. 8, p. 1-22, 2015.
-
OLIVEIRA, S. F. ; BASSO, L. F. C. ; KAYO, E. K. . Ajustes contábeis para o cálculo do EVA: estudo sobre procedimentos adotados em empresas brasileiras. CONTEXTUS (FORTALEZA) , v. 6, p. 39-58, 2008.
-
OLIVEIRA, S. F. ; BASSO, L. F. C. ; KAYO, E. K. . Accounting Adjustments for The Calculation of EVA: Study of The Procedures used at Brazilian Companies. Revista Mexicana de Economía Y Finanzas , v. 4, p. 185/3-204, 2005.
-
OLIVEIRA, S. F. ; BASSO, L. F. C. ; KAYO, E. K. . The major accounting adjustments to calculate EVA. An application to Brazil. In: 14TH International Conference for Management of Technology, 2005, Viena - Áustria. 14TH International Conference for Management of Technology, 2005.
-
OLIVEIRA, S. F. ; KAYO, E. K. ; BASSO, L. F. C. . Os ajustes contábeis para o cálculo do EVA: estudo sobre os procedimentos utilizados nas empresas brasileiras. In: XXXIX Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, Puerto Plata. Gestion y competencias frente al desafío de la integracion de los mercados, 2004.
-
FORTE, D. ; CARNIO, T. C. ; PEREIRA, M. P. ; OLIVEIRA, S. F. . Colóquio sobre educação financeira: aspectos comportamentais e jurídicos na Semana da Educação Financeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. . Finanças Pessoais: organização e planejamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. ; SORBINI, D. S. . Ações das Instituições Financeiras na área de Educação Financeira no Brasil e o Índice de Literácia Financeira em pessoas com nível educacional de Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. . Workshop: Excel - criando gráficos e elementos gráficos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. . Workshop: Excel - enfocando dados específicos usando filtros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. . Workshop: Excel - automatizando tarefas repetitivas com macros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. F. . Workshop: oficina de HP12C. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
OLIVEIRA, S. F. . Processo de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso de discentes da Pós-Graduação Lato Sensu no 1o semestre de 2009. 2009.
OLIVEIRA, S. F. . Processo de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso de discentes da Pós-Graduação Lato Sensu no ano de 2008. 2008.
FORTE, D. ; OLIVEIRA, S. F. . Como ter uma vida financeira saudável. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, S. F. . Como ter uma vida financeira saudável. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Alfabetização financeira de alunos do ensino médio e universitários e comerciários, Descrição: Descrição: Diagnostico de Indicadores de Literacia Financeira dos diferentes grupos de interesse... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Silvia Franco de Oliveira - Integrante / Denis Forte - Coordenador / Ivanilda Silva - Integrante / Manuela Santin - Integrante / Luiz Dantas - Integrante., Financiador(es): Mackpesquisa - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2021
Mapeamento de Alfabetização Financeira nas Escolas, Descrição: O desenho da pesquisa procurou incialmente contrastar as respostas dos estudantes de nível médio brasileiro, de escolas públicas e privadas, com o padrão internacional. E comparar as diferenças locais. Após as comparações dos construtos inicialmente testados (Conhecimento, Comportamento e Atitude) foram acrescentadas variáveis de controle e/ou explicativas para análises. Os resultados, ainda em análise, demonstraram que características incorporadas ao modelo tradicional têm importância estatística e relevância. Valores religiosos influenciam positivamente portanto o processo de decisão financeira dos agentes. A novidade do achado consiste em destacar o construto do construto atitude. A contribuição teórica é fundamental, pois significa que investir em educação com base religiosa auxilia o indivíduo em seu processo de decisão financeira. Esse resultado é ainda mais importante quando se destaca a diferença entre o constructo de literacia financeira de escolas públicas (técnicas ou não) e escolas privadas. Escolas privadas apresentam sensível diferença em relação a escolas técnicas, por sua vez, superiores a escolas públicas. O conjunto dos achados têm impacto social em um ponto crucial de bem estar do indivíduo, sua dimensão econômico-financeira. Significa que simplesmente colocar mais recursos em instituições públicas sem correspondente ação nas dimensões atitudinais e de valores como religiosos e éticos não apresentam resultados significativos nessa população. E do ponto de vista de escolas confessionais, significa que a abordagem holística do indivíduo em todas as suas dimensões realmente faz diferença no seu processo decisório e consequentemente em seu bem estar a longo prazo. O impacto acadêmico dos achados, por sua vez, é que não se podem ignorar elementos indutores de comportamento, como são os atitudinais ligados a valores ético-religiosos. Sugere-se que a OECD comece a examinar inclusive as crenças dos participantes de suas pesquisas futuras para verificar o impacto nas decisões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Silvia Franco de Oliveira - Integrante / Denis Forte - Coordenador / Ana Maria Roux V.Cesar - Integrante / Ana Paula Matias Gama - Integrante / Larissa-Margareta Batrancea - Integrante / Nichita Anca - Integrante / Adilson Aderito da Silva - Integrante / Ioan Batrancea - Integrante / Jesica Ribas - Integrante.
Prêmios
2020
Prêmio INFI-Febraban de Economia Bancária 2020, Categoria Especial Educação Financeira, Febraban.
1981
Prêmio Fiat Automóveis para Universitários - Tema: "Educação: um compromisso com o desenvolvimento", Fiat Automóveis S.A..
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Reitoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. , Rua da Consolação, nº 930, Consolação, 01302090 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 21148825
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.Assist.Assoc.I, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
02/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Processos Decisórios, Fundamentos de Matemática, Introdução à Estatística, Educação Financeira
-
07/2006 - 12/2014
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação do Desempenho Empresarial, Contabilidade Empresarial, Gerencial e de Custos, Finanças Corporativas, Fundamentos de Mercados de Capitais, Gestão de Risco e Administração de Investimentos, Métodos Quantitativos Aplicados à Finanças, Política Monetária e Fiscal na Visão Global
2005 - 2008
Pós Graduação Uninove - Educação ContinuadaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado p/curso pós-graduação, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2005 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Investimentos em Ações, Economia Brasileira Atual, Equacionamento de Operações Bancárias, Finanças Corporativas, Administração Estratégica em Finanças, Métodos de Pesquisa
1987 - 1989
Associação Tibiriça de EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 8
Atividades
-
01/1987
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Econômica II
1989 - 1990
Faculdades Oswaldo CruzVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 8
Atividades
-
01/1989
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Desenvolvimento Econômico, História do Pensamento Econômico
2001 - 2006
Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Orçamentos, Gerente funcional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente funcional para implementação de sistema integrado informatizado.
Consultora interna para redesenho de processos.
Coordenadora de Orçamentos.
1997 - 2001
Companhia Ligna de DistribuiçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Departamento de Gestão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Departamento de Controle e Gestão
1996 - 1996
Ericsson Telecomunicações - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Controladoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1995
Mellita do Brasil Indústria e Comércio LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Planejamento Econômico Financ., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1994
Ipiranga Comercial Química S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Orçamento e Controle, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1992 - 1992
Ernst & Young SotecVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora "A" de Custos e Finanças, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1990 - 1992
Ultraquimica São Paulo LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Diretoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1990 - 1990
Zahran Administração e Participações S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Planejamento Financeiro Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - 1990
Produtos Químicos Elekeiróz S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Setor de Análise Econômica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1982 - 1987
Banco Itaú S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor nível A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvia Franco de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?