Iris Maria Ribeiro Rocha
Professora Associada I do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão (DG/CECEN /UEMA). Psicóloga do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica da Universidade Estadual do Maranhão (SOPP). Professora do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN / PPGEN / PPG / UEMA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE / UEMA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI / UNESP / UEMA). Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Psicologia pela Universidade CEUMA. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professor, Saberes e Práticas de Ensino (GEPS) vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (GEPS / CNPq / UEMA). Chefe do Laboratório de Ensino do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (LABGEO). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Formação de Professor, Psicologia da Educação, Neurociência, Neuroeducação, Saúde Mental, Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa, Educação Geográfica e Metodologias Ativas.
Informações coletadas do Lattes em 18/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
2005 - 2008
Universidade Federal do Pará
Título: Brincar é coisa séria? um estudo do brinquedo na cultura da modernidade
, Ano de obtenção: 2008. Prof. Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: brinquedo; criança; Jogo; economia; aspectos humanísticos.
Mestrado em Educação
2001 - 2003
Universidade Federal do Maranhão
Título: Brinquedos, brincadeiras e jogos na educação infantil: construindo conhecimentos em geografia, Ano de Obtenção: 2003
Prof Dr. César Augusto Castro.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: brinquedos; brincadeiras; jogos; educação infantil; Geografia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Especialização em Tecnologia Educacional Aplicada Ao Ensino de 1º Gr
1983 - 1984
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional
Título: não houve
Graduação em Psicologia
2008 - 2013
Universidade Ceuma
Título: A Boneca Barbie e a Variabilidade Sócio Cultural: possibilidade de instrumento mediador da relação terapeuitaX cliente na Clínica Analítico Comportamental infantil
Orientador: Cristiane Costa Fonseca
Formação complementar
2008 - 2013
Psicologia. , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuroeducação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professor.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
Organização de eventos
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BOTELHO, L. . I COLÓQUIO DO GEPS. 2025. (Outro).
PORTO, I. M. R. ; JUCILENE, M. ; GUIDO, C. . Janeiro Branco. 2021. (Outro).
PORTO, I. M. R. ; JUCILENE, M. ; GUIDO, C. . Setembro Amarelo. 2020. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Exposição de Material Didático para o Ensino de Geografia. 2019. (Exposição).
PORTO, I. M. R. . I Encontro de Práticas de Ensino de Geografia e !!! Colóquio sobre desenvolvimento local e sustentabilidade: novas abordagens, velhos dilemas. 2018. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Encontro de Geografia. 2017. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2016. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Ensino de Geografia: Práticas e textualizações. 2016. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Metodologia do Ensino de Geografia. 2016. (Outro).
PORTO, I. M. R. . Coordenador de Projetos. 2012. (Outro).
PORTO, I. M. R. . II Encontro de professores de Geografia do Estado do Maranhão. 2009. (Congresso).
PORTO, I. M. R. . I Colóquio Internacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009. (Congresso).
PORTO, I. M. R. ; SOUSA, José Haroldo Bandeira ; ZIERER, Adriana Maria Sousa . Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultural. 2009. (Outro).
PORTO, I. M. R. . I Encontro de Professores de Geografia do Estado do Maranhão. 2008. (Outro).
PORTO, I. M. R. . IV Semana de Geografia. 2008. (Outro).
PORTO, I. M. R. . III Mostra de Produção Científica do curso de Geografia. 2008. (Outro).
PORTO, I. M. R. . III Semana de Geografia e II Mostra de Produção Científica da UEMA. 2007. (Outro).
Participação em eventos
SEMINÁRIO DE SOUTORADO. 2025. (Seminário).
V SEMPE - SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE-UEMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E (TRANS) FORMAÇÕES. 2025. (Seminário).
IV SEMPE - SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE-UEMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E (TRANS) FORMAÇÕES. 2024. (Seminário).
SEMINÁRIO.LEGO: RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2024. (Seminário).
Seminário de Pesquisa. 2022. (Seminário).
Setembro Amarelo.Renovando a ESperança. 2022. (Encontro).
Saúde Mental do Trabalhador.Síndrome de Burnout. 2020. (Outra).
Café Emocional.Bem Estar na Universidade. 2019. (Encontro).
ENCONTRO DO CECEN.A Maquete no Ensino da Educação Ambiental. 2019. (Encontro).
Saúde Mental.SAÚDE MENTAL: doenças e desafios dos jovens do século XXI. 2019. (Encontro).
Semana Pedagógica. Formação inicial de professores. 2019. (Congresso).
Workshop de Educação.Recursos Didáticos da Geografia. 2019. (Outra).
Encontro de Educação Ambiental.Recurso Tridimensional no Ensino de Educação Ambiental. 2017. (Encontro).
Encontro de Prática de Ensino de Geografia.A Maquete no Ensino de Geografia. 2017. (Encontro).
ENCONTRO DO CECEN.Concepções sobre adoscência e projeto de vida na Base Comum Curricular. 2016. (Encontro).
II Seminário Temático da Graduação da UEMA.a Prática Psicopedagógica nos cursos de Graduação coo fator de Qualidade. 2016. (Encontro).
II SEminário Temático da Graduação da UEMA.A Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho: pela qualidade dos Cursos de Graduaçção. 2016. (Encontro).
ISeminário de Pós Graduação da UEMA e 20 anos do Curso de Geografia. 2016. (Seminário).
V Encontro de Graduação da UEMA.A Prática Psicopedagógica nos Cursos de Graduação como Fator de Qualidade. 2016. (Encontro).
V Encontro de Graduação da UEMA.A Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho: pela qualidade dos cursos de graduação. 2016. (Encontro).
Curso Básico de Terapia cognitivo-Comportamental. 2015. (Encontro).
I Neuroeducar Nordeste 2015. 2015. (Congresso).
Neuroimagem da Cognição e do Comportamento. 2015. (Outra).
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Encontro).
1º encontro do projetp Qual Geografia se ensina no Brasil por meio dos Livros Didáticos voltados aos as anos iniciaias do ensino Fundamental?. 2012. (Encontro).
3º encontro do projeto Qual Geografia se ensina no Brasil. 2012. (Encontro).
Curso de Produção de Material Didático Impresso para a EAD. 2012. (Oficina).
Formação Inicial e Continuada de Formadores. 2012. (Oficina).
I Forum Humano de Psicologia Penitenciária. 2012. (Encontro).
III Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento local e Sustentabilidade: novas abordagens velhos dilemas.São Luís e o Plano Diretor: instrumentos normativos para o cadeirante. 2012. (Outra).
III Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento local e Sustentabilidade: novas abordagens velhos dilemas.Políticas Públicas na Perrspectiva do Desenvolvimento Territorial Rural. 2012. (Outra).
III Congresso Nacional de Terapia Regressiva. 2012. (Congresso).
Semana de Acolhimento Acadêmico aos Calouros do Curso de Geografia. 2012. (Encontro).
XXI Encontro Brasileiro em Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).
2º encontro do projeto Qual Geografia se ensina no Brasil. 2011. (Encontro).
IV Encontro Maranhense de Análise do Comportamento. 2011. (Encontro).
1ª Semana de Música da Universidade EStadual da UEMA. 2010. (Encontro).
Encontro de Formação Continuada de Formadores do Projovem Urbano. 2010. (Encontro).
Encontro de Formação Continuada de Formadores do Projovem Urbano (2ª). 2010. (Encontro).
Formadores do Programa Projovem Urbano. 2010. (Encontro).
Mini-Curso de Psicologia Hospitalar. 2010. (Outra).
The Global Leadership Summit. 2010. (Congresso).
XIV Semana de Psicologia / III Semana de Integração Acadêmica. 2010. (Outra).
X Jornada Norte de Psiquitria. 2010. (Congresso).
XV Jornada Maranhense de Psiquiatria. 2010. (Seminário).
XXII Seminário de Iniciação Científica da UEMA.A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2010. (Seminário).
Formação de Agências Formadoras do Programa de Formação Inicial para Professores em exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL.Brinquedo, Brincadeira e Jogo na Educação Infantil. 2009. (Oficina).
I Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Congresso).
I Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Coordenação da Mesa Redonda A Nova Regionalização do Maranhão e as Poliíticas Territoriais: um olharsobre o Estado. 2009. (Congresso).
II Encontro de Professores de Geografia do Estado do Maranhão.Ensino de Geografia: construções e Potencialidades. 2009. (Encontro).
III Encontro Pedagógico do CECEN. 2009. (Encontro).
Seminário Prévio de iniciação Científica.A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Seminário).
VI Encontro Maranhense dos Estudantes de Geografia - EMEG.A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Encontro).
VII Semana de Geografia da UFMA. 2009. (Outra).
VII Semana de Geografia da UFMA.A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Outra).
XVI Expocienarte Sol.Avaliação de TRabalhos do Ensino Médio França-Brasil. 2009. (Outra).
XXII Seminário de Iniciação Científica da UEMA.A Praça e sua Expressão Ambiental. 2009. (Seminário).
Curso sobre Trabalhos Acadêmicos da ABNT. 2008. (Outra).
III Oficina "elaboração de quesitos de Provas". 2008. (Oficina).
IV Semana de Geografia, III mostra de Produção Científica e I Encontro de Professores de Geografia do Maranhão.O Brinquedo Chinês em São Luís: uma questão geo-econômica. 2008. (Outra).
IX Seminário da divulgação da produção científica da UEMA. 2008. (Encontro).
VIII Encontro Humanístico.Brinquedo e Consumo: uma leitura em São Luís. 2008. (Encontro).
V Semana de Pedagogia.NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE NATUREZA E QUE SOCIEDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA?. 2008. (Encontro).
XXI Seminário de Iniciação Científica da UEMA.O Saber local nas aulas de Geografia: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís. 2008. (Seminário).
VII Encontro Humanístico.Desejos de Mulher: Boneca Barbie, uma expressão cultural e social da Modernidade. 2007. (Encontro).
II Semana de Geografia.O Brincar e a Qualidade de Vida: uma leitura em Amarthya Sen. 2006. (Outra).
Oficina Ela boração de quesitos de provas. 2006. (Oficina).
VI Encontro Humanístico.A Representação espacial no desenho da criança: dialogando com Piaget. 2006. (Encontro).
4º Encontro Humanístico.A representação espacial no desenho da criança: uma visão piagetiana. 2004. (Encontro).
Semana de Ciência e Tecnologia. A música como recurso auxiliar no ensino de Geografia. 2004. (Congresso).
Semana de Ciência e Tecnologia.O cinema como recurso metodológico no ensino médio de geografia. 2004. (Outra).
Semana de Ciência e Tecnologia.O jornal impresso como recurso metodológico no ensino de Geografia. 2004. (Outra).
VIII Seminário de divulgação da produção científica da UEMA.Brinquedo, brincadeira e jogos na Educação Infantil:construindo conhecimentos em Geografia. 2004. (Seminário).
7º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Brinquedos, brincadeiras e jogos na construção de conhecimentos de orientação, localização e representação espacial na Educação Infantil. 2003. (Encontro).
I EMEG.O brinquedo e a brincadeira na construção de conhecimentos em Geografia na Educação Infantil. 2003. (Encontro).
I EMEG.Brinquedos, brincadeiras e jogos na educação infantil: construindo conhecimentos em geografia. 2003. (Outra).
III Fórum Internacional de Educação.O brinquedo, a brincadeira e o jogo na construção de conhecimento em Geografia na Educação Infantil. 2003. (Outra).
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O brinquedo e a brincadeira na construção de conhecimentos em geografia na Educação Infantil. 2003. (Encontro).
Encontro de Iniciação científica.Nova perspectiva no ensino de geografia para as comunidades indígenas. 2002. (Encontro).
II Encontro de Avaliação do Programa de Acesso seriado ao Ensino Superior - PASES/UEMA. 2002. (Encontro).
II Encontro de Pesquisa em educação da UFPI. 2002. (Encontro).
XIX EREGENE.Mini-curso: Brinquedos, brincadeiras e jogos no ensino de geografia. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
ROCHA, I. M. R.; MARTINS, I. F. O.. ENTRE A INCLUSÃO E A FORMAÇÃOCONTÍNUA:possibilidades do Desenho Universal da Aprendizagem(DUA), no ensino de crianças som TEA. 2026 - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, I. M. R.. ?ARTE/EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: Práticas artísticas como recursos metodológicos para auxiliar crianças vítimas de violência do ensino fundamental do 1o e 2o ano?.. 2025. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE pÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Maranhão.
ROCHA, I. M. R.. PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INTERFACE DA SAÚDE MENTAL E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO IEMA - SÃO LUÍS/RIO ANIL. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, I. M. R.. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; OLIVEIRA, R. N. M.; SILVEIRA, F. M.. PSICODRAMA PEDAGÓGICO: Um estudo de caso no Ensino Superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; NASCIMENTO, F. S. C.; MELO, J. C.; PEREIRA, S. R.. AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, S. F. N.;PORTO, I. M. R.; ROSA, K. N. S.. LIBRARIA ? LITERATURA ACESSÍVEL: contribuições da Tecnologia Assistiva Digital para os multiletramentos do aluno surdo. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, S. R. R.; ZAQUEU, L. C. C.. IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: práticas inclusivas do ensino de estudantes surdos. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SILVEIRA, F. M.; CARVALHO, M. G. C.. O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: Um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão.. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; RODRIGUES, S. F. N.; CARVALHO, C. M. B.; TINAGLI, M.. Análise das práticas de atenção a saúde na assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacanga". 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Póis graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT Mestrado Interdi) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, S. R. R.; ROSA, K. N. S.. Formação Continuada do Professor do Atendimento Educacional Especializado: (re) significação no trabalho com o aluno com Deficiência Intelectual. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: CONCEPÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA E PROJETO DE VIDA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; JUNIOIR, J. S. M.; OLIVEIRA, A. L. R.. Escola pra Quê? Perspectivas e possibilidades: um olhar sobre a Escola da Aldeia Januária dos ìndios Tentehar (Guajajara) do Pindaré. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula; GALVES, M. C.. RELATO DE MÃOS: a produção artesanal da cerâmica em rosário-MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MAttos Junior, José Sampaio; FREITAS, A. C. R.. Educação no e do Campo: um estudo do Projeto de assentamento Palmares II no município de Nina Rodrigues - MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Política de Ensino fndamental de Nove Anos; os desafios da implementação da Lei nº 11.274/2006 na Rede Pública Municipal de São Luís". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. "As Práticas Pedagógicas dos Professores de Educação Infantil do Município de Santa Inês". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Cidade como produção da vida e locus educador para uma nova cidadania: algumastrilhas em São Luís - MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; PEREIRA, R. C. C.. O JOGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA 1ª a 4ª SÉrIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: o caso da Escola Dom Quixote. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, I. M. R.. Casarões, Toadas e Azulejos: a Educação Patrimonial em escolas da Rede municipal de Ensino de São Luís. 2025. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CÂMARA, I.. "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM JOÃO PESSOA". 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.
ROCHA, I. M. R.. ARTE EDUCAÇÃO EM PSICOLOGIA: a educação musical no tratamento de pessoas com depressão e/ou ansiedade. 2020. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará.
PORTO, I. M. R.; PASSOS, M. M.; AMORIM, M. C. C. T.; HESPANHOL, R. A. M.; BARROS, M. V. F.. As transformações Hiatóricas e a dinâmica atual da paisagem na Alta Bacia do Pericumã/MA. 2012. Tese (Doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PORTO, I. M. R.; SILVA, M. A. M.; GUIMARAES, R. B.; FERNANDES, B. M.; SILVA, C. B. R.; JUNIOIR, J. S. M.. aquilombamento no Maranhão: um rio grande de (Im) possibilidades. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, S. R. R.; ZAQUEU, L. C. C.. PRÁTICAS INCLUSIVAS DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS: implicações da atuação profissional para o ensino de estudantes surdos. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; FREITAS JUNIOR, A. D.; MARTINS, B. A.; SILVA, J. C.; PESSOTO, F.;PORTO, I. M. R.. Arte-Educação em Psicologia: a Educação Musical no tratamento de pessoas com Depressão e/ou Ansiedade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal do Pará.
PORTO, I. M. R.; BARBOSA, Zulene Muniz. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO: Impacto Do IFMA São Luís - Campus Maracanã nos Alunos Egressos da Escola Família de Turilândia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; OLIVEIRA, R. N. M.; ZAQUEU, L. C. C.. ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas em um IEMA Pleno de São Luís.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; OLIVEIRA, R. N. M.; KAESCHER, N.. ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: o potencial da Gamificação na busca por novos horizontes educacionais.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
NASCIMENTO, F. S. C.;PORTO, I. M. R.; LANUTI, J. E. O. E.. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, S. F. N.;PORTO, I. M. R.; ROSA, K. N. S.. LIBRARIA ? LITERATURA ACESSÍVEL: contribuições da Tecnologia Assistiva Digital para os multiletramentos do aluno surdo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; NASCIMENTO, F. L. S. C.; MELO, J. C.. AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: potencialidades da dimensão socioafetivas na aprendizagem. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; OLIVEIRA, R. N. M.; SILVEIRA, F. M.. PSICODRAMA PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CARVALHO, M. G. C.; SILVEIRA, F. M.. O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: Um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ROCHA, J. T. R.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DA DOCÊNCIA NO CANAL EDUCAÇÃO - PI: QUAIS PRÁTICAS PEDAG´[OGICAS IMPACTAM NA QUALIDADE DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MORAES, O. A.; BOZON, F. V. M.; FONSECA, N.. Concepções sobre adoscência e projeto de vida na Base Comum Curricular. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, L. J. S.; OLIVEIRA, S. R. R.. Formação continuada de professores da Educação Especial da rede municipal de ensino. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; JUNIOIR, J. S. M.. PLANTANDO BIBLIOTECAS PARA COLHER DESENVOLVIMENTO: análise da implantação do Programa de Bibliotecas Rurais ?Arca das Letras? no município de Codó ? MA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Cidade como produção da vida e locus educador para uma nova cidadania: algumastrilhas em São Luís - MA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Socioespacial e regional) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Escola para quê? Perspectivas e possibilidades : umolhar sobre a escola da Aldeia Januária, dos índios Tenetehar (Guajajara) dob Pindaré.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Produção do Hip Hop na Cidade: História e Crítica da vida cotidiana. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula; GALVES, M. C.. RELATO DE MÃOS: a produção artesanal da cerâmica em Rosário-MA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; JUNIOIR, J. S. M.; FREITAS, A. C. R.. Educação no e do Campo: um estudo do Projeto de assentamento Palmares II no município de Nina Rodrigues - MA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SILVA, :. V. R.. EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL: A perspectiva teórica da aprendizagem em Burrhus Frederic Skinner. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; PEREIRA, P. M. M.. ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PESSO SURDA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. EXTRATIVISMO ANIMAL: análise sobre a pesca predatória no litoral do Quebra Pote em São Luís-Maranhão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Em Geografia Aplicada À Questão Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Qualidade de vida em assentamentos rurais: uma abordagem do assentamento Preguiça em Mstinha - MA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Geografia Aplicada à Questão Amb) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A fotografia como documento para o ensino de História. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Método da História) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BRANCO, W. R.; SODRE, R.. DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; GARCEZ, K. M. G.; DIAS, L. J. B. S.. O Ensino de Geografia para o Autista: uma análise na UEB Prof. Maria José Ramos Martins. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BESSA, N. F.; PEREIRA, R. C. C.. PARA ENSINAR GEOGRAFIA AMBIENTAL: produção de vídeos como metodologia de construção de conhecimento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BESSA, N. F.; RODRIGUES, M. J. P. R.. A Utilização de Livros Paradidáticos na Construção do Conceito de Paisagem no Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O papel do Centro de Educação de jovens e adultos para consolidação do assentamento de Reforma Agrária do PA São José do Morro Alto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Movimento Pendular entre São José de Ribamar e São Luís: um estudo de caso do povoado Juçatuba.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; GOMES, G. H. F.. PARA ENSINAR GEOGRAFIA AMBIENTAL: produção de vídeos como metodologia de construção de conhecimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BASTOS, J. G. F.. METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVA NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, G. D. S.. A ULTILIZAÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019.
PORTO, I. M. R.; GARCEZ, K. M. G.; DIAS, L. J. B. S.. Sobre Formação Docente e metodologias de Ensino: aprender e ensinar no Curso de Geografia da Universidade EStadual do Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO DE REFORÇO ESCOLAR: aprendendo noções de orientação cartográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÂO DO E NO CAMPO: contradições da comunidade tradicional Tratada de Cima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O Globo Terrestre como recurso didático: uma reflexão teórico-metodológico nas Educação geográfica:. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Ler Geografia em textos literários no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Leituar de mundo a partir do Lugar no Ensino Fundamental:uma experimentação teorico-metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A importância do Brinquedo, da Brincadeira e do Jogo para o estudo do tema Natureza e Sociedade na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Contribuições da Geografia no Ensino Médio: um estudo de caso sobre o ENEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Universidade Estadual do Maranhão) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. As Mídias no ensino de Geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Educação Verde: uma experimentação teórico-metodológica na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O Diálogo entre a Neuroci~encia e a Educação: saberes que se complementam paar a compreensão de uma aprendizagem eficaz.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Habilidade Social no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Aprender na Educação Infantil: o enncanto do brincar na construção de conhecimentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A CLIMATOLOGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: Oficina pedagógica de material didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA: Um estudo de caso em uma sala de apoio.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A mediação da aprendizagem no Ensino de Geografia: uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Relações de Topofilia e Topofobia em uma cidade patrimônio na percepção do residente migrante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O desafio do uso de tecnologias móveis na sala de aula: uma exeriência com alunos do 8º ano do ensino Fundamental do Colégio São Marcos. 2016 - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O Uso do Mapa no Ensino da GEOGRAFIA como Recurso no Processo Ensino- Aprendizagem na Unidade Integrada Bandeira Tribuzzi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Distribuição Geográfica do Tráfico de Drogas e Suas Correlações Espaciais: Uma Abordagem Familiar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Sítio- Escola Praia do Barco: Disseminando a Cultura e Sustentabilidade no Município de Alcântara - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; GARCEZ, K. M. G.; BESSA, N. F.. DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIO: UM EXPERIMENTO METODOLÓGICO COM USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos; GARCEZ, K. M. G.. ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA PELA LITURA DA PAISAGEM: Um experimento metodológico com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Atual situação dos esíduos Sólidos nas prais do Calhau e Olho Dágua - São Luís /MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Análise das Condições Físico-Esruturais e Higiênico-Sanitárias da Feira do BairroCidade Operária, São Luís - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MARQUES, A. R.; CASTRO, C. E.. Recursos Audiovisuais: desafios da Aprendizagem na disciplina Geografia no Ensino Médio na Escola Mosdelo Benedito Leite. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BESSA, N. F.; MARQUES, A. R.. EDUCAÇÂO GEOGRÁFICA: uma experiência com a música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; GARCEZ, K. M. G.; SOUSA, C. J. S.. A Educação Cartográfica em Livros Disáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; GARCEZ, K. M. G.; SOUSA, Cláudio José da Silva. O Uso de Tecnologias como recursos didáticos em geografia: novos caminhos em um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Utilização do cinema como insrumento de aprendizagem para a disciplina de Geografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Resíduo sólidos e reciclagem; uma proposta de educação ambiental em Paço do Lumiar - Ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Discutir a ciade a partir do conceito epaço geográfico em paradidáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Problemas de acessibilidade para cadeirantes no centro histórico de São Luís. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. AFETIVIDADE E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: Um dialogo com Henri Wallon. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Criança, Educação e TV: Parcerias nas leituras de mundo na visão de Vygotsky. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo em Winnicott.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.. Transporte Coletivo: um estudo de caso da linha Terminais BR-135 em São Luís - mA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MARQUES, A. R.. Educação Ambiental: lições de cidadania para reciclagem e reutilização do lixo escolar na UEB Liberalino de Jesus em Paço do Lumiar - MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MARQUES, A. R.. A Importância das Unidades de Conservação privadas na Conservação do Meio Ambiente: o caso da Rppn Sítio Jaguarema no Município de São José de Ribamar-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; MARQUES, A. R.. O Trabalho Doméstico: reflexões e respeito do universo feminino em São Luís-MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. LUTERO e a REFORMA PROTESTANTE: contribuições para a educação contemorânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; MARQUES, A. R.. A utilização do Jogo "Roleta Geográfica": um olhar sobre a Chapada das Mesas na Unidade Escolar Nova Carolina/Carolina-MA: uma abordagem sobre a Educação Ambiental". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Categoria Acadêmica em Geopolítica Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Geografia da Saude como Metodologia Sócio-Ambiental do espaço urbano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Construção do Conceito de Espaço Geográfico: uma proposta para a utilizaçãop dos livros paradidáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Integração de saberes de Matemática e Geografia da *ª série (9º ano): uma análise da prática educativa entre as duas disciplinas na UEB Odylo Costa Filho, em São Luís - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Geografia Médica: análise espacial da leishmaniose visceral na área urbana de São Luís. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Aula de Campo e Ensino de Geomorfologia:uma proposta de integração da teoria e prática no 1º ano do Ensino Médio da Escola C.E. M. Fernando Perdigão em São Luís-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O Projeto de Colonização do Alto Turi Caso Núcleo Quadro em Zé Doca (MA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Sexualidade na Escola: um estudo sobre a abordagem da orientação sexual na educação de crianças de cinco a oito anos de idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A pesca artesanal em São José de Ribamar/MA: percepção das relações de trabalho da população envolvida nas atividades pesqueiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Violênci nas escolas: o caso da UEB Professor Rubem Almeida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Questão Agrária em Geografia: um estudo de caso no Ensino Médio em Paço do Lumiar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Aterro Municipal da Ribeira: coleta e destino final dos resíduos sólidos na cidade de São Luís - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A inserção da Educação Ambiental na escola Prof. Rubem Almeida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Trânsito e Meio Ambiente: em busca de uma educação para a vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A Importância socioeconômica da terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Mobilidade e Acessibilidade na Comunidade do rio dos Cachorros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Potencialidades do Município de São Luís para a instalação de usinas de biodiesel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos; CASTRO, Eduardo de. Educação Ambiental para alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Viníciu sde moraes, um exercício de concretude: da proposta à avaliação final. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Ecoturismo na Ilha do Medo: uma análise de suas potencialidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O cinema no ensino médio de geografia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O jornal impresso no ensino de 1ª a 4ª série no ensino de geografia: o caso da escola São José. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Proposta curricular de educação para o trânsito no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série nas escolas públicas de São Luís. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A geografia no ensino fundamental de 1ª a 4ª série: uma leitura da prática dos professores da Unidade Integrada do Estado do Mato Grosso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O processo de crescimento territorial em São Luís - MA e seus impactos ambientais urbanos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Aspectos naturais e humanísticos do município de Cachoeira Grande - MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. População excluída do espaço urbano: cidade olímpica do município de São Luís. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Perfil ambiental e sócio-econômico do município de Pindaré-Mirim - MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O uso da forma tridimensional em geografia nas escolas municipais de ensino fundamental na cidade de São Luís - MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Ensinando geografia através das artes plásticas no nível fundamental: uma proposta metodológica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O sistema de cultivo através da hidroponia da ilha do Maranhão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O ensino de geografia através da interdisciplinaridade e da contextualização. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Educação escolar indígena: uma proposta metodológica para as séries iniciais do ensino de geografia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Uma proposta metodológica de geografia para o 3º ciclo do ensino fundamental no município de São Luís. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O ensino de geografia através da dramatização, poesia e música: uma propsta metodológica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Perfil do ensino de geografia no nível fundamental de 5ª a 8ª série no município de Brejo - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O perfil do professor de geografia do ensino fundamental de 5ª a 8ª série das esc públicas da Cidade Operária. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O ensino de geografia através da oficina pedagógica em São Luís: análise e perspectiva. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Aspectos urbanos do município de Turiaçu. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Caracterização dos principais impactos ambientais da área de proteção ambiental do Itapiracó - São Luís - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. implicações econômicas, sócio-culturais e ambientais da comunidade indígena Guajá no município de São João do Carú - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A geografia no ensino fundamental (5ª a 8ª série) no povoado Boa Vista, Paço do Lumiar - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O ensino de Geografia no município de Mirinzal. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Desenvolvimento do espaço urbano do município de Cururupu. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Uma abordagem crítica da geografia no ensino fundamental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Teixeira.O uso de recursos didáticos como meios auxiliares do processo ensino-aprendizagem: a experiência da Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Educação ambiental e sua inserção transversal no processo de ensino-aprendizagem. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Organização e evolução do espaço político-administrativo da micro-região de Porto Franco - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. dos Santos.a geografia no ensino fundamental (5ª a 8ª série) no município de Pirapemas - MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Um estudo sobre a abordagem teórico-metodológica de geografia nas escolas do SESI - MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. A organização sócio-espacial do assentamento Leite. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O perfil sócio-educacional no município de Bequimão. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. O papel do professor de geografia (5ª a 8ª série) no ensino fundamental da rede pública municipal de São Luís, no bairro da Alemanha. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Introdução do Rebanho bubalino e as suas transformações ambientais e econômicas no espaço vianense. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de cargo da Carreira do Magistério Superior. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Concurso Público de provas e Títulos para Ingresso para Carreira no Magistério Superior do Departamento de História e Geografia da UEMA (Campus Caxias), na área Geografia Humana. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de Cargos da Carreira do Magistério Superior. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; BORRALHO, José Henrique de Paula. Comissão Examinadora para análise dos Processos de candidatos. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Comissão Examinadora ao Concurso Público para provimento da carreira ao Magistério Superior, na área da disciplina Geografia Humana. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MARTINS, Cynthia Carvalho; LIMA, Rosirene Martins. Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de Cargos da Carreira do Magistério Superior. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; MAttos Junior, José Sampaio; FERREIRA, Maria da Glória. Comissão Examinadora dos Concursos públicos para provimento de Cargos da Carreira do Magistéwrio Superior. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; FERREIRA, Maria da Glória; SANTOS, Shirley Cristina dos. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Humanas na área de Geografia. 2010. Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SANTOS, J. H. S.; FEITOSA, Antonio Cordeiro. Concurso Público de provas e Títulos para Ingresso para Carreira no Magistério Superior do Departamento de Geociências, na área Geografia Física. 2010. Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso para Carreira no magistério Superior. 2009. Universidade Federal do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Concurso Público para Acesso ao Ensino Superior. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de seleção de acesso ao ensino superior. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de seleção de aceso ao ensino superior. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; PIRES, José Carlos; ANDRADE, Beatriz Martins de. Banca de Concurso de Magistério Superior da disciplina Geografia Regional. 2006. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca do Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior - PASES. 2006. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. BANCA DE PROGRESSÃO FUNCIONAL. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. Progressão Funcional Prof. Departamento Geografia. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. Seletivo Professor Curso de Psicologia Coroatá. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. Seletivo Professor Curso de Psicologia São Luís. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. Progressão Funcional Professor Curso de Geografia. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO. Seletivo Professor Curso de Psicologia Coroatá. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Comissão de sindicância. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; JUNIOIR, J. S. M.. Avaliação Progressão Profissional Docente. 2020. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; JUNIOIR, J. S. M.. Avaliação Progressão Profissional Docente. 2020. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Progressão Funcional de Professor Rogério Lacerda Carvalho. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Progressão Funcional de professor José Roberto Froes da Costa. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Progressão Funcional de Professor Ciro de Castro. 2019. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Avaliação Funcional do Professoir Antonio Evaldo Almeida Barros. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Seletivo de docente ao ensino superior do Departamento de quimica e Biologia da UEMA. 2017. Universidade stadualdo Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional da professora Hermeneilce Wasti Aires da Cunha. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional da professora Ana Rosa Marques. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; BORRALHO, José Henrique de Paula. Avaliação de Desemenho de professor. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; BORRALHO, José Henrique de Paula. Desempenho profissional. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; JUNIOIR, J. S. M.; ABRANTES, E. S.. Avaliação de desempenho de professor. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Metodologia para o Ensino de Geografia. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional do professor Marcelo Cheche Galves. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional da professora Sandra Regina Rodrigues dos Santos. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional do professor Antonio Carlos reis de Freitas. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional do professor Ana Lívia Bonfim Vieira. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Metodologia para o ensino de Geografia. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Geografia Física do Maranhão. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Presidente de sessão. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula; BONFIM, A. L.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professor José Sampaio de Mattos Júnior. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; BONFIM, A. L. V.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professora Elisabeth Sousa Abrantes. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Metodologia para o Ensino de Geografia. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. História doCotidiano da Amazônia Oriental/CESI. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; VIEIRA, A. L. B.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professora Julia Constança Pereira Camêlo Yuri. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; Zulene. Avaliação de Desempenho Funcional do professor José Henrique de Paula Borralho. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; PEREIRA, R. C. C.; GONÇALVES, Kedma Madalena. Banca Examinadora de Monitoria. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Comissão Examinadora ao Concurso Público para provimento da carreira ao Magistério Superior, na área da disciplina Geografia Física. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BORRALHO, José Henrique de Paula. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Ana Livia Bonfim Vieira. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professor José Henrique Borralho. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Kedma Madalena Gonçalves Garcez. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professor Yuri Michael Pereira Costa. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Metodologia para o Ensino de Geografia. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Geografia Física do Maranhão. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Geografia da População. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional de professor Quésia Duarte da Silva. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional do professor Cláudio José da Silva de Sousa. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; CUNHA, H. W. A.; REIS, Rosalva de Jesus dos. Processo seletivo dos candidatos a Transferenvia Facultativas e Portador de Diploma de Curso Superior de Graduação para o período 2010.1 do Curso de Geografia. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Análise dos Projetos dos alunos no I Colóquio do Curso do Mestrado em Desenvolvimento Socio espacial e Regional. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora para análise de Progressão Funcional do professor Alan Kardec Gomes Pacheco Filho. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora para análise de Progressão funcional da professora Regina Célia de Castro Pereira. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora para análise de Progressão funcional da professora Marlen Barros e Silva. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; FURTADO, Marivania Leonor Sousa; Sandra. Banca Seletivo para Professor Substituto do Projeto Darcy Ribeiro. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Karina Susana Pinheiro Costa. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Avaliação de Desempenho Funcional da professora Nadja Furtado Bessados Santos. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; PEREIRA, R. C. C.; REIS, Rosalva de Jesus dos. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Metodologia para o Ensino de Geografia. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; PEREIRA, R. C. C.; REIS, Rosalva de Jesus dos. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Geografia Física do Maranhão. 2009. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SILVA, Marlen Barros; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Avaliação de Progressão funcional do professor José Sampaio de Mattos Junior. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; SILVA, Marlen Barros; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Avaliação de progressão funcional da professora Rosalva de Jesus dos Reis. 2008.
PORTO, I. M. R.; SOUSA, Cláudio José da Silva. Avaliação de prgressão funcional da professora Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha. 2008.
PORTO, I. M. R.; SILVA, Marlen Barros; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Avaliação de progressão funcional da professora Quésia Duarte da Silva. 2008.
PORTO, I. M. R.. Banca Examinadora de Seleção para Doutorado Institucional DINTER/UEMA/UNESP em Geografia. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.. Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - PAES. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; REIS, Rosalva de Jesus dos; SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos. Banca Examinadora da prova de Monitoria para o Curso de Geografia na disciplina Fundamentos e Métodos da História e geografia. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; ZIERER, Adriana Maria Sousa; SILVA, Quésia Duarte da. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do ProfessorFábio Henrique. 2008.
PORTO, I. M. R.; SILVA, Quésia Duarte da; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Banca de Avaliação de Progressão Funcional do Professor Claúdio José da Silva de Sousa. 2008.
PORTO, I. M. R.; SILVA, Marlen Barros; ZIERER, Adriana Maria Sousa. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Helidacy Maria Muniz Correa. 2008.
PORTO, I. M. R.; VALVERDE, Alessandra Leda; BARBOSA, Zulene Muniz. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Heloisa Cardoso Varão Santos. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
PORTO, I. M. R.; BARBOSA, Zulene Muniz; VALVERDE, Alessandra Leda. Banca de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Leda Maria Gonçalves. 2008. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NEURODIVESIDADE: Práticas Educacionais ativas para estudantes autistas; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
MEMÓRIA COMO ELEMENTO DA APRENDIZAGEM: contribuições da Neurociência para a prática docente; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Doutorado em Ensino- RENOEN) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO:práticas docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
NEUROEDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: mediação como ponte para o conhecimento; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DESAFIOS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
?ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: o potencial da Gamificação na busca por novos horizontes educacionais?,; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR PARA QUÊ?DIAGNÓSTICOS E PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE BACABAL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Acesso e permanência de Estudantes com o Transtorno do Espectro autista: um estudo das práticas educativas dos IEMAS plenos de São luís; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS PASTORES EVANGÉLICOS DE SÃO LUÍS: Quem São? Como vivem?; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
ACONSELHAMENTO PASTORAL NA PÓS-MODERNIDADE (Uma perspectiva do esvaziamento do gabinete pastoral); Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
Crianças Invisíveis: em busca de um olhar pastoral; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
Governos Eclesiásticos: modelos bíblicos e administrativos no espelho; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
O MINISTÉRIO PASTORAL E A ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS: Uma orientação prática em favor do crescimento harmônico da igreja; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
CULTURA IMAGÉTICA E EDUCAÇÃO CRISTÃ LITERÁRIA: a vida do símbolo na formação da espiritualidade infantil; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Teologia) - Seminário Cristão Evangélico; (Orientador);
O Modelo de Desenvolvimento e a política de descentralização Educacional do Maranhão: impactos das reformas educativas no período de 1995 a 1998 na gerência regional do município de Itapecuru/MA; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO: Impacto Do IFMA São Luís - Campus Maracanã nos Alunos Egressos da Escola Família de Turilândia; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
CIDADE: produção da vida e lócus educador para uma nova cidadania; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
PLANTANDO BIBLIOTECAS PARA COLHER DESENVOLVIMENTO: análise da implantação do Programa de Bibliotecas Rurais ?Arca das Letras? no município de Codó ? MA; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Cidade Educadora: um desafio para o desenvolvimento e inclusão social; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Etnicidade indígena e Desenvolvimento; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-COLUN/UFMA: percepções da comunidade escolar; Início: 2026; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O PSICODRAMA PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA NEUROEDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA NEUROEDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na alfabetização; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
DA SALA TRADICIONAL AOS PERCURSOS ATIVOS - a rotação por estações e a personalização da aprendizagem da Língua espanhola; Início: 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino- RENOEN) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Tempos e espaços do ser criança: os sentidos produzidos por crianças e profesoras sobre o brincar e as interações socioafetivas como elementos estruturantes para a aprendizagem infantil; Tempos e espaços do ser criança: os sentidos produzidos por crianças e profesoras sobre o brincar e as interações socioafetivas como elementos estruturantes para a aprendizagem infantil; ; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Formação de Professores: a percepção de alunos e professores sobre a formação ofertada por meio do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas-UFMA/ Pinheiro e as implicações à prática profissional; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Lugar de Cadeirante é em casa? um estudo da acessibilidade dos transportes coletivos em São Luís - MA; Início: 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Coorientador);
Por uma Educação Histórico-comportamental: a perspectiva teórica da aprendizagem em Burrhus Frederic Skinner; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
RACIONALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: (RE)PENSANDO O ENSINO E O DIALÓGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O USO DO CINEMA NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO: UM BREVE ESTUDO COM OS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA ESTRELA GUIA; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A mágica dos jogos na Educação Infantil; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo em Winnicott; ; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A CRIANÇA, A TV E A EDUCAÇÃO: o faz de conta no diálogo de Vygostky; ; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
AFETIVIDADE E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: Um dialogo com Henri Wallon; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Sindrome de Bournautt em professores; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
GEOGRAFIA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: o caso da casa familiar rural de Barreirinhas-ma; Início: 2026; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LEGO COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM; Início: 2026; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Territorialidades quilombolas no povoado Cantinho em Barreirinhas?MA: processos de resistência, identidade e uso do território; Início: 2026; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE BARREIRINHAS-MA: percepção e viabilidade ambiental e social no olhar da comunidade; ; Início: 2026; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A DISCIPLINA NA 3ª SERIE DO ENSINO MÉDIO; Início: 2026; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE MAQUETES: uma proposta pedagógica para o 7º ano do Ensino Fundamental; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Gamificação no ensino de Geografia: uma proposta para o 1º ano do Ensino Médio; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Educação Ambiental no ensino de Geografia: uma proposta pedagógica com músicas de Luís Gonzaga para o Ensino Fundamental; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O USO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio de São Mateus do Maranhão; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Livro Paradidático artesanal no ensino de Geografia: uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
ELYDA GISELE DE SOUSA AZEVEDO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Metodologias de Ensno na Formação de professor; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O Ensiino Inclusivo de Geografia; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Biblioteca EScolar; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A Psicomottricidade na Educação Infantil:uma perspectiva de Educação pelo movimento; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
JAKELINE SERRA DA COSTA; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O GLOBO TERRESTRE COMO UM RECURSO DIDÁTICO : Dimensionalidade na educação geográfica; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Ensino da Geografia na sala de apoio de ensino inclusivo: um estudo de caso; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
O Conhecimento Espacial no desenho Infantil: uma leitura em Piaget; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Educação Indígena: uma proposta metodológic para as séries iniciais do ensino Fundamental de Geografia; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Timidez e aprendizagem: que relação?; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Timidez: o papel do professor na superação de limites e sua cotribuição para uma maior socialização dos alunos tímidos; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO GEOGRÀFICA: pontos e contrapontos entre o ensino público e o privado; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Os livros paradidáticos no Ensino de Geografia; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A Geografia do Maranhão nas aulas de Ensino Médio; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Educação Ambiental nas aulas de Geografia: entre o proposto e o vivido na escola; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A Praça e sua expressão cultural: uma interpretação das formas e usos das praças da Cohab em São Luís - MA; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Monitoria; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Monitoria; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Estágio Curricular; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
ENTRE A INCLUSÃO E A FORMAÇÃO CONTÍNUA: POSSIBILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA; 2026; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: o potencial dos jogos e da gamificação na busca por novos horizontes educacionais; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas em um IEMA Pleno de São Luís; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PSICODRAMA PEDAGÓGICO: Um estudo de caso no Ensino Superior; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: Um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: práticas inclusivas do ensino de estudantes surdos; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: CONCEPÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA E PROJETO DE VIDA; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: (re) significação no trabalho com o aluno com Deficiência Intelectual?; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Escola pra Quê? Perspectivas e possibilidades: um olhar sobre a Escola da Aldeia Januária dos ìndios Tentehar (Guajajara) do Pindaré; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Adriana Maria de Oliveira Ramos Lima; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E O IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ: o proposto e o vivido pelos alunos egressos; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PLANTANDO BIBLIOTECAS PARA COLHER DESENVOLVIMENTO: uma análise do Programa de Bibliotecas Rurais "Arca das Letras" no município de Codó - MA; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Sócio-Espacial e Regio) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Lugar de Cadeirante é em casa? Mobilidade e Acessibilidade no transporte coletivo e o espaço da diferença em São Luís; 2012; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
NEUROCIÊNCIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Mediação pedagógica no ensino remoto emergencial em Geografia: desafios e possibilidades; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PARA ENSINAR GEOGRAFIA AMBIENTAL: produção de vídeos como metodologia de construção de conhecimento; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA UM ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVA NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A UTILIZAÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A EJA como instrumento de aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Os Livros Didáticos de Geografia e a questão cidade Versus Campo: um estudo teórico-metodológico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Leitura de Mundo nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a importância para o conhecimento da Geografia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Jogos de Tabuleiro: uma contribuição lúdica para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Ensino de Geografia na Educação Infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Jogos Eletrônicos no Ensino de Geografia: as problemáticas urbanas experienciadas com o Cities:Skylines; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Psicomotricidade na Educação Infantil: um estudo bibliográfico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Educação Ambiental na EScola: A importância da reciclagem na construção da consciência sustentável; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Geografia da segurança pública na região metropolitana de São Luís: a segurança aeroespolicial do grupo tático aéreo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A contextualização da música para o ensino de Geografia: uma aplicação sobre o estudo de cidade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PESSO SURDA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA EM PIAGET; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
LUDICIDADE NO ESPAÇO HOSPITALAR: um relato de experiência no Hospital Materno Infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: relação entre teoria e prática pedagógica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
INCLUSÃO ESCOLAR: ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO NO ATENDIMENTO AO DEFICIENTE VISUAL; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Criança, Educação e TV: parceria nas leituras de mundo na visão de Vygotsky; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
AFETIVIDADE E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: Um dialogo com Henri Wallon; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo em Winnicott; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Síndrome de Bournout na Educação: um estudo com professores de Geografia do Ensino Fundamental no Município de São Luís - MA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM LIVROS PARADIDÁTICOS: Uma experiência metodológica no 4º ano; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise dos livros didáticos usados nas séries iniciais; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
LUTERO E A REFORMA PROTESTANTE: Contribuições para educação contemporânea; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO GEOGRÀFICA: pontos e contrapontos entre o ensino público e o privado; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Geografia no Ensino Fundamental:uma análise teórico-metodológica do ensino da disciplina nos anos iniciais do Ensino Básico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Turismo e Acessibilidade: um estudo da acessibilidade turística a usuários de cadeira de rodas em São luís - MA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia do turismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Turismo e Acessibilidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia do turismo) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O lixo hospitalar e a coleta seletiva; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Geografia Aplicada à Questão Amb) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Novas tecnologias no ensino de geografia; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Em Geografia Aplicada À Questão Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ensino de Geografia na Educação Infantil: um estudo de caso no Instituto Educar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Cinemateca na escola: uma proposta de implantação; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Geografia Aplicada à Questão Amb) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Projetos pedagógicos nos estudos ambientais; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Geografia Aplicada à Questão Amb) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
LINGUAGEM POÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um estudo de caso com a obra ?Morte e Vida Severina?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
RELEITURA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: uma proposta pedagógica para o ensino cartográfico no 6° ano do ensino fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Inserção das Tecnologias do Ensino Fundamental: uma leitura a partir da BNCC; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA BNCC: uso do documento curricular do território maranhense pelo professor; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ENSINO SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: um laboratório de experiências; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A contribuição dos contos de fadas na Pedagogia, no âmbito hospitalar: um estudo de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO, DA BRINCADEIRA E DO JOGO PARA O ESTUDO DO TEMA NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O GLOBO TERRESTRE COMO UM RECURSO DIDÁTICO: Dimensionalidade na educação geográfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A LEITURA DE MUNDO A PARTIR DO LUGAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experimentação teórico-metodológica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A MÚSICA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma experiência teórica metodológica; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
DEPRESSÃO INFANTIL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um estudo exploratório no ambiente escolar; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
DESENHO ANIMADO: Contribuição no processo de aprendizagem na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Edicação Verde: uma experimentação teórica metodológica na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
o diálogo entre a Neuriociência e a Educação: saberes que se completam para a compreensão de uma aprendizagem eficaz; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Aprender na Educação Infantil: o encanto do brincar na construção de conhecimentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Habilidade Social no contexto escolar: um olhar sobre a timidez na sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ENSINO INCLUSIVO DE GEOGRAFIA: Um estudo de caso em uma sala de apoio; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A CLIMATOLOGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: Oficina pedagógica de material didático; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade stadualdo Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
; A mágica dos jogos na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
; ; O USO DO CINEMA NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO: UM BREVE ESTUDO COM OS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA ESTRELA GUIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: que Cartografia? Que alfabetização? Um estudo da temática no Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
BURNOUT : QUANDO O PROFESSOR PEDE AJUDA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL : UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA N; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O CONHECIMENTO ESPACIAL NO DESENHO INFANTIL : UMA LEITURA EM PIAGET; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A PEDAGOGIA HOSPITALAR : CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA HOSPITALIZADA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA : UM ESTUDO DE CASO DA FAMÍLIA NO PROCESSO APRENDIZAGEM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O uso de tecnologias como recirso didático em geografia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Educação Geografica no Ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: um laboratório de experimentação metodológica de recursos didáticos adaptados a deficientes visuais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O JOGO COMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM DIÁLOGO COM VYGOTSKY; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Que Natureza? Que Sociedade? ; 2010; Curso (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão Referências adicionais : Brasil/Português; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
ENSINO DE GEOGRAFIA NA DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo de caso na Escola de Cegos no Maranhão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Geografia do Maranhão nas aulas de Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Ensino Médio de Geografia: uma análide do Ensino de Geografia do Maranhão no 2º ano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Um olhar sobre a Inclusão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Ensino de Geografia nas séries iniciais através do método natural de Freinet: uma leitura teórico-metodológica; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A representação espacial no desenho da criança: dialogando com Piaget; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A construção do conhecimento geográfico no Ensino fundamental através da Literatura: uma leitura em Vigotsky; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Educação Ambiental: uma discussão teórico-metodológica para a 3ª série do Ensino Fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O jornal impresso no ensino de geografia na 4ª série; 2004; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O jogo no ensino de geografia, na 1ª a 4ª série do ensino fundamental: o caso da escola Dom Quixote; 2004; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Informática no ensino-aprendizagem de História na 5ª série do Ensino Fndamental: o caso das Unidades Integradas Prof; José do Nascimento Moraes e Raimundo Corrêa em São Luís; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O livro didático de Geografia na 5ª série: uma leitura dos critérios adotados para a sua escolha; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Cinema no Ensino de Geografia: uma discussão teórico-metodológica para o ensino de Geografia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A geografia no ensino fundamental de 1ª a 4ª série: uma leitura da prática dos professores da Unidade Integrada Estado de Mato Grosso; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Proposta curricular de educação para o trânsito no ensino fundamental de 1ª a 4ª série nas escolas públicas de São Luís; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Educação escolar indígena: uma proposta metodológica para as séries iniciais do Ensino Fundamental de Geografia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Ensinando geografia através das artes plásticas no nível fundamental: uma proposta metodológica; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Aspectos urbanos do município de Turiaçu; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ensino de Geografia através da oficina pedagógica em São Luís: análise e perspectiva; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Organização e evolução do espaço político-asministrativo da microrregião de Porto Franco; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O perfil do professor de Geografia do ensino fundamental (de 5ª a 8ª série) das escolas públicas na Cidade Operária - São Luís; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ensino de geografia através da dramatização, poedia e música: uma proposta metodológica; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Perfil do ensino de Geografia no nível fundamental de 5ª a 8ª séries no município de Brejo - MA; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Uma proposta metodológica de Geografia para o 3º ciclo do ensino fundamental no município de São Luís; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Educação escolar indígena: uma proposta metodológica para as séries iniciais do ensino de geografia; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Implantação do curso de Geografia em licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A contextualidade do ensino médio na escola pública do Maranhão: complexo educacional Barjonas Lobão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Ocupação do bairro José Câmara no município de São José de Ribamar; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A geografia nas primeiras séries no ensino fundamental nas escolas municipais de São Luís - Maranhão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A importância da Micro-bacia hidrográfica do Pericumã para a cidade de Pinheiro; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Laguna da Jansen: uma análise de sua importância para a comunidade local; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Importância dos recursos didáticos para o ensino de geografia; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Raposa: de vila de pescador a município; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A criação: palco da revelação divina e astronômica; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O ensino de geografia por televisão - a experiência da TV Educativa do Maranhão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Proposta curricular de educação para o trânsito no ensino fundamental de 1ª a 4ª série nas escolas públicas de São Luís; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Questionamentos e evidencias geológicas sobre o dilúvio Bíblico; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Praça e sua expressão cultural: uma interpretação das formas e usos das praças da Cohab em São Luís - MA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Ensino de Geografia do Maranhão; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Cidade e a Criança; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
A Cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Saber local nas aulas de Geografia: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O saber local nas aulas de Geografia; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Estágio Curricular; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Estágio Curricular; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O CURSO DE GEOGRAFIA DA UEMA E O MERCADO DE TRABALHO: um retorno dos alunos egressos; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
O Conto e a sua capacidade nas dimensões da Territorialidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
(Re) pensando a Geografia no Ensino Fundamental: um novo olhar sobre o Território a partir do Conto Infantil " A festa no CÉu"; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Iris Maria Ribeiro Rocha;
Produções bibliográficas
-
Porto, Iris ; SOUSA, D. C. ; SILVA, K. G. S. ; SILVA, C. L. . Educação inclusiva e AEE: relações de comunicação e colaboração entre os profissionais no processo de ensino e aprendizagem. CADERNOS CAJUÍNA , v. 11, p. 01-19, 2026.
-
Porto, Iris ; SOUSA, D. C. ; SILVA, C. L. ; SILVA, K. G. S. . A ciência ABA no contexto educacional e sua relevância na formação do(a) professor(a) de apoio de estudantes autistas. CADERNOS CAJUÍNA , v. 11, p. 01-19, 2026.
-
BERNARDES, ANAIZY MOREIRA DE OLIVEIRA ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; KRAUSE, MARCUS PERIKS BARBOSA ; PITANGA, CAROLINA VASCONCELOS ; MELONIO, POLIANA ANDRESSA COSTA ; LIMA, DORACY GOMES PINTO ; SANTOS, SANDRA REGINA COSTA DOS ; MARTINS, ANA PAULA DE ALBUQUERQUE . A escola inclusiva e o estudante com deficiência intelectual segundo a teoria Histórico-cultural. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e13315-22, 2025.
-
SILVA, ELVYS WAGNER FERREIRA DA ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BARROS, JOÃO ARANHA ; SIMÕES, LILLIAN RAQUEL BRAGA ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; BRANDÃO, RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA ; CASTRO, RAIMUNDO SANTOS DE ; SOARES, WALÉRIA DE JESUS BARBOSA . Análise de dados estatísticos com auxílio do software GeoGebra: vivência em um curso de Doutorado em Ensino. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e18408-17, 2025.
-
SANTOS, L. J. B. S. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO AO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 8, p. e18087-22, 2025.
-
FIGUEREDO, ANA ZILDA DOS SANTOS CABRAL ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMÕES, LILLIAN RAQUEL BRAGA ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA . A afetividade como prática pedagógica inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e18248-15, 2025.
-
SILVA, FRANCISCA MARIA DE SOUSA SOARES ; MELONIO, POLIANA ANDRESSA COSTA ; LIMA, DORACY GOMES PINTO ; MENDONÇA NETO, VALTER DOS SANTOS ; PORTO, IRIS MARIA RIBEIRO . A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmicoThe mediation of digital technologies for teaching mathematics during the pandemic periodLa mediación de tecnologías digitales para la enseñanza de matemáticas durante el período de pandemia. Revista Ensino em Debate , v. 5, p. e2025001-21, 2025.
-
DA SILVEIRA, FRANCISCA MORAIS ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . NEUROCIENCIA APLICADA A LA ENSEÑANZA DE NIÑOS CON TDAH Y EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS COMO INSTRUMENTOS COMPLEMENTARIOS EN LA EDUCACIÓN ESCOLAR. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 39721-39736, 2025.
-
ROCHA, I. M. R. ; SILVA, J. C. A. ; SIMOES, L. R. B. ; SILVA NETO, R. C. ; SILVA, I. R. L. ; BRANDAO, R. J. B. ; CERQUEIRA, L. R. O. ; GOMES, J. C. ; SOARES, F. C. ; ANDRADE, H. G. M. . O GeoGebra como Ferramenta na Investigação Estatística da Educação Superior e Mortalidade Infantil nos Estados Brasileiros em 2022. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 1, p. 15-39, 2025.
-
KRAUSE, M. P. B. ; BERNARDES, A. M. O. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; PITANGA, C. V. . CAPACITISMO E SEUS EFEITOS NOCIVOS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 1, p. 35-49, 2024.
-
BOTELHO SANTOS, LUCIANA ; PORTO, ÍRIS . A união faz a forçaThe union is the strength. INCANTARE , v. 21, p. 1-16, 2024.
-
SANTOS, L. J. B. S. ; PORTO, I. M. R. . A UNIÃO FAZ A FORÇA: IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS DO MODELO DE ENSINO COLABORATIVO NO APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR. INCANTARE , v. 20, p. 1-16, 2024.
-
LIMA, DORACY GOMES PINTO ; MELONIO, POLIANA ANDRESSA COSTA ; SIMÕES, LÍLLIAN RAQUEL BRAGA ; SILVA, MICHELLE SANTOS ; PORTO, Íris Maria Ribeiro . Formação de professores: desafios e possibilidades ao fornecimento dos saberes necessários para o ensino de ciências. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e7096-16, 2024.
-
PORTO, I. M. R. ; OLIVEIRA, R. N. M. ; PINTO, K. S. ; SOARES, A. L. F. P. . Interdisciplinarity and teacher training: a possible entanglement. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 1, p. 125-140, 2023.
-
ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; PINTO, KARINI DA SILVA ; SOUZA, JULYANA CHRISTINE CUNHA ; BRANCO, PRISCILA DE SOUSA BARBOSA CASTELO . Eu, autista e aluno: percepções de um aluno com Transtorno do Espectro Autista sobre sua inclusão na universidade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 14608-14620, 2023.
-
BERNARDES, ANAIZY MOREIRA DE OLIVEIRA ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; KRAUSE, MARCUS PERIKS BARBOSA ; PITANGA, CAROLINA VASCONCELOS . Atividades escolares como prática inclusiva: um relato de experiências. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 32371-32386, 2023.
-
SANTOS, L. J. B. S. ; ROCHA, I. M. R. . Entendimentos sobre o papel da formação continuada: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 19, p. 1-21, 2023.
-
PORTO, I. M. R. ; MORAES, O. A. . Análise sobre as concepções sobre a Adolescência presente na Base Nacional Comum Curricular. REVISTA COCAR (UEPA) , v. 1, p. 45-60, 2021.
-
PORTO, I. M. R. ; SALES, A. R. P. ; MENDONCA, J. S. . O Ensino pelas lentes da análise do comportamento em Laboratório de Experiêncis:. BRAZILIAN JOURNAL , v. 1, p. 45-60, 2021.
-
MORAES, O. A. ; PORTO, I. M. R. . Análise sobre as concepções de Adolescência presentes na Base Nacional Comum Curricular. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 15, p. 1-16, 2021.
-
PORTO, I. M. R. ; MORAES, O. A. . O SISTEMA NEOLIBERAL E A BNCC: PERSPECTIVAS CRÍTICAS. Educação Brasil , v. 2, p. 92-110, 2020.
-
MARTINS, C. W. S. ; PORTO, I. M. R. . Análise do Programa de Implantação de Bibliotecas Rurais ?Arca das Letras? no Maranhão. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 28, p. 263-274, 2018.
-
PORTO, I. M. R. . Desejos de mulher boneca, uma expressão cultural e social da modernidade. Ciências Humanas em Revista (UFMA) , v. unico, p. 214-215, 2007.
-
PORTO, I. M. R. . Uma leitura filosófica do brinquedo na Educação Infantil: trajetória e heranças da modernidade. Pesquisa em Foco (UFMA) , v. unico, p. 94-95, 2006.
-
PORTO, I. M. R. . O brinquedo no contexto da globalização da Indústria Cultural. Ciências Humanas em Revista (UFMA) , v. unico, p. 162-162, 2006.
-
PORTO, I. M. R. . A Geografia na formação de alunos críticos e criativos nas primeiras séries: o desafio do professor. Ciências Humanas em Revista (UFMA) , v. único, p. 86-87, 2006.
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, brincadeiras e jogos na construção de conhecimentos em geografia na Educação Infantil. Pesquisa em Foco (UFMA) , v. único, p. 65-69, 2005.
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, brincadeiras e jogos na construção de conhecimentos em Geografia na Educação Infantil. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA) , v. 3, p. 183-200, 2004.
-
LOUZEIRO, A. S. (Org.) ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO (Org.) ; DIAS, L. J. B. S. (Org.) . Geografia.10 ? Pesquisa e Ensino: Natureza e Sociedade em discussão. 1. ed. São luís: Editora UEMA, 2023. v. 1. 153p .
-
PORTO, I. M. R. ; SA-SILVA, J. R. (Org.) . Gestão educacional e formação docente: olhares, contextos e vivências. 1. ed. São Luís: UEMA, 2017. v. 1. 272p .
-
PORTO, I. M. R. . Geografia em Questão. 1. ed. São Luís: UEMA, 2016. v. 1.
-
PORTO, I. M. R. ; VLACH, V. R. F. (Org.) . ENSINO DE GEOGRAFIA, DIVERSIDADE, CIDADANIA: aprendizagens em construção. Iris Maria Ribeiro Porto, Vânia Rubia Farias Vlach (organizadores). São Luís: Editora UEMA, 2015.. 1. ed. São Luís: Editora UEMA, 2015. v. 1. 284p .
-
PORTO, I. M. R. ; CASTRO, Eduardo de (Org.) ; JUNIOIR, J. S. M. (Org.) . Geografia, Território e Paisagens. 1. ed. São Luís: UEMA, 2012. v. 1. 260p .
-
PORTO, I. M. R. ; CASTRO, C. E. (Org.) . Abordagens geográficas da multiplicidade dos espaços maranhenses. 1. ed. São Luís: UEMA, 2010. v. 1. 262p .
-
PORTO, I. M. R. . Geografia. São Luís: UEMA, 2004. v. 2.
-
PORTO, I. M. R. . Geografia para o ensino médio. 1. ed. São Luís: Aquarela, 2002. v. 2.
-
PORTO, I. M. R. . Geografia para 5ª a 8ª série da Fundação Roquete Pinto. São Luís: Fundação Roquete Pinto, 1980. v. 4.
-
MELONIO, P. A. C. ; LIMA, D. G. P. ; MENDONCA NETO, V. S. ; COSTA, L. C. ; PORTO, I. M. R. . A dimensão socioafetiva e formação inicial de professor: caminhos para a subjetivação da docência. In: Kallyne Kafuri Alves; Ana Lúcia Cunha Duarte. (Org.). Diálogos educacionais: abordagens contextuais avançadas em gestão e formação de professores. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2025, v. 1, p. 153-174.
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; LIMA, D. G. P. . O CURRÍCULO COMO CAMPO DE DISPUTA E SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: Severino Vilar de Albuquerque; Renato Moreira Silva. (Org.). Gestão democrática, financiamento e valorização dos profissionais da educação: desafios do PNE (2024-2034). 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2025, v. 1, p. 790-796.
-
PINTO, K. S. ; ROCHA, I. M. R. . JOGO DE TABULEIRO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. In: Ana Patrícia Sá Martins; Kallyne Kafuri Alves; Josenildo Campos Brussio; Regina Célia Vilanova-Campelo. (Org.). Formação de professores e Práticas Educativas. Sulear para esperançar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 91-103.
-
SOUZA, J. C. C. ; ROCHA, I. M. R. . ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TEA NOS ESPAÇOS ESCOLARES. In: Ana Patrícia Sá Martins; Kallyne Kafuri Alves; Josenildo Campos Brussio; Regina Célia Vilanova-Campelo. (Org.). Formação de professores e Práticas Educativas. Sulear para esperançar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 163-175.
-
RODRIGUES, M. F. ; ROCHA, I. M. R. . NEUROEDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: possibilidades de mediação do conhecimento pelo professor. In: Ana Patrícia Sá Martins; Kallyne Kafuri Alves; Josenildo Campos Brussio; Regina Célia Vilanova-Campelo. (Org.). Formação de professores e Práticas Educativas. Sulear para esperançar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 273-283.
-
ROCHA, I. M. R. ; MOREIRA, D. S. . PROFESSOR, BURNOUT E O ENSINO: COMO VAI TUA SAÚDE MENTAL, PROFESSOR?. In: Ana Caroline Amorim Oliveira; Arnaldo Vieira Sousa; Claudia Letícia Gonçalves Moraes ;Flávio Luiz de Castro Freitas; Rarielle Rodrigues Lima; Rosalva de Jesus dos Reis; Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. (Org.). E-book da X Semana Acadêmica do PGCult: Pluralidades epistemológicas e metodológicas no fazer interdisciplinar. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2024, v. 1, p. 183-192.
-
CARVALHO, C. S. L. ; AGUIAR, K. R. P. ; PORTO, I. M. R. . Educar para incluir e incluir para educar: um relato de experiência na educação infantil. In: IZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR; SOLANGE FRANCA RAIMUNDA YAEGASHI; ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO. (Org.). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: articulações teórico-práticas NO CONTEXTO DO PROFEI. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda, 2023, v. 1, p. 217-224.
-
NOU, V. C. E. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMEM GEOGRAFIA: potencialidades do jogo como recurso didático. In: ANDREZZA DOS SANTOS LOUZEIRO, IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA E LUIZ JORGE BEZERRA DA SILVA DIAS. (Org.). GEOGRAFIA.10: PESQUISA E ENSINO. NATUREZA E SOCIEDADE EM DISCUSSÃO. 1ed.São Luís: UEMA, 2023, v. 1, p. 5-24.
-
CORREIA, P. M. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . LINGUAGEM POÉTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO DA OBRA MORTE E VIDA SEVERINA, COMO RECURSO DIDÁTICO. In: ANDREZZA DOS SANTOS LOUZEIRO, IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA E LUIZ JORGE BEZERRA DA SILVA DIAS. (Org.). GEOGRAFIA.10 PESQUISA E ENSINO. NATUREZA E SOCIEDADE EM DISCUSSÃO. 1ed.SÃO LUÍS: EDITORA UEMA, 2023, v. 1, p. 114-133.
-
SANTOS, L. J. B. S. ; PORTO, I. M. R. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: saberes e implicações pedagógicas para a inclusão escolar. In: Andressa Wiebusch; Kallyne Kafuri Alves; Ana Lúcia Cunha Duarte. (Org.). Gestão e Formação de Professores na Educação Bá. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 133-146.
-
SILVA, M. S. ; ROCHA, I. M. R. . A PRÁTICA MEDIADORA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NAS RELAÇÕES DE CONHECIMENTO NA SALA DE AULA. In: Andreia de Bem Machado; Ana Paula Bof. (Org.). Práticas educacionais inclusivas para estudantes com deficiência. 1ed.Curitiba-PR: Bagai, 2023, v. 1, p. 89-104.
-
SOUZA, J. C. C. ; PORTO, I. M. R. . ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA: análises a partir das práticas educativas no IEMA São Luís Centro. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANDRESSA WIEBUSCH; JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO; REGINA CÉL IA VILANOVA-CAMPELO. (Org.). Formação de professores: experiências, desafios e (trans) formações. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2023, v. 1, p. 147-156.
-
PINTO, K. S. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: o potencial da Gamificação na busca por novos horizontes educacionais. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANDRESSA WIEBUSCH; JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO; REGINA CÉL IA VILANOVA-CAMPELO. (Org.). Formação de professores: experiências, desafios e (trans) formações. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2023, v. 1, p. 157-168.
-
SIMOES, L. R. B. ; PORTO, I. M. R. . PSICODRAMA PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANDRESSA WIEBUSCH; JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO; REGINA CÉL IA VILANOVA-CAMPELO. (Org.). Formação de professores: experiências, desafios e (trans) formações. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2023, v. 1, p. 215-221.
-
MELONIO, P. A. C. ; PORTO, I. M. R. . AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANDRESSA WIEBUSCH; JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO; REGINA CÉL IA VILANOVA-CAMPELO. (Org.). Formação de professores: experiências, desafios e (trans) formações. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2023, v. 1, p. 255-262.
-
VIANA, F. O. ; PORTO, I. M. R. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: racionalidade construída na universidade para a sala de aula da Educação Básica. In: Marina Bezerra Figueredo; Eliane Pinheiro de Sousa; Rita de Maria Seabra Nogueira. (Org.). UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO Ciências Humannas Volume III. 3ed.São Luís: UEMA, 2022, v. III, p. 126-142.
-
SILVA, M. S. ; PORTO, I. M. R. . PRÁTICAS INCLUSIVAS DE INTÉRPRETES DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANA LÚCIA CUNHA DUARTE; KALLYNE KAFURI ALVES. (Org.). Formação de Professores e Práticas Escolares em debate: produção de pesquisas no contexto de desafios da educação brasileira. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2022, v. 1, p. 158-170.
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, I. M. R. . AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÂO INFANTIL: o lugar das emoções na aprendizagem das crianças. In: ANA PATRÍCIA SÁ MARTINS; ANA LÚCIA CUNHA DUARTE; KALLYNE KAFURI ALVES. (Org.). Formação de Professores e Práticas Escolares em debate: produção de pesquisas no contexto de desafios da educação brasileira. 1ed.São Luís: EDUEMA, 2022, v. 1, p. 182-189.
-
FERREIRA, A. R. A. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão. In: Ana Lúcia Cunha Duarte; Kallynne Kafuri Alves. (Org.). Gestão Educacional e Escolar: produção de pesquisas no contexto de desafios da educação brasileira. 1ed.São Luís: Editora UEMA, 2022, v. 1, p. 22-28.
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . PROBLEMAS AMBIENTAIS E AS ESTRATÉGIAS DERESOLUÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS COMOINSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,. In: SAMUEL PENTEADO URBAN. (Org.). CONHECIMENTO POPULAR EACADÊMICO EM DIÁLOGO: Educação e Práticas Emancipatórias. 1ed.Mossoró/ RN: EDUERN, 2021, v. 2, p. 162-174.
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Conexões e Contextos entre o Ensino de Geografia e Educação Ambiental: práticas pedagógicas aplicadas na Educação Básica. In: Fernanda Pereira Martins. (Org.). Geografia em Foco. 1ed.Curitiba: bagai, 2021, v. 1, p. 139-168.
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Ensino de Geografia, propostas de atividades lúdicas para o Ensino híbrido: práticas aplicadas na Escola Mundo Mágico. In: Tiago Eurico Lacerda/Raul greco Júnior. (Org.). Educação Remota em tempos de Pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. 1, p. 167-181.
-
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. . Multifuncionalidade do professor do AE na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva. In: MauricioAmormino Junior. (Org.). A Educação no âmbito do Político e de suas tramas. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 5, p. 15-25.
-
PORTO, I. M. R. ; PINHEIRO, A. L. R. ; PINHEIRO, G. C. ; SANTOS, L. J. B. S. . Metodologias Ativas no ensino de conteúdo da Educação Ambiental para autistas. In: Ivo Dickmann; Ivanio Dickmann. (Org.). Educação Brasil. 2ed.Chapecó: Livrologia, 2020, v. 2, p. 155-178.
-
PORTO, I. M. R. ; MORAES, O. A. . O SISTEMA NEOLIBERAL E A BNCC: PERSPECTIVAS CRÍTICAS. In: Ivo Dickmann Ivanio Dickmann. (Org.). O SISTEMA NEOLIBERAL E A BNCC: PERSPECTIVAS CRÍTICAS. 'ed.Chapecó: livrologia, 2020, v. 1, p. 92-100.
-
PORTO, I. M. R. ; SILVA, R. D. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DE GEOGRAFIA: o uso da música para interligar a disciplina escolar ao meio social e cultural do aluno. In: Iris Maria Ribeiro Porto/Jackson Ronnie Sá-Silva. (Org.). Gestão Escolar e Formação de Professores:olhares, contextos e vivências. 1ed.São Luís: UEMA, 2017, v. 1, p. 194-219.
-
PORTO, I. M. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE GEOGRAFIA: as racionalidades construídas entre novos e velhos dilemas. In: Iris Maria Ribeiro Porto/Jackson Ronnie Sá-Silva. (Org.). Gestão Educacional e formação de professor: olhares, contextos e vivências. 1ed.São Luís: UEMA, 2017, v. 1, p. 130-154.
-
PORTO, I. M. R. . GEOECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: recurso didático para a educação de jovens e adultos, o EJA. In: Iris Maria Ribeiro Porto. (Org.). Geografias em Questão. 1ed.São Luís: UEMA, 2016, v. 1, p. 10-55.
-
PORTO, I. M. R. . Educação e Saúde no divã: a Síndrome de Burnout em professores. In: na Lúcia Cunha Duarte e Severino Vilar de Albuquerque. (Org.). A Multidimensionalidade em contextos educacionais: questões atuais. 1ed.São Luís: UEMA, 2016, v. 1, p. 57-76.
-
PORTO, I. M. R. ; VLACH, V. R. . A Geografia nas primeiras séries: o difícil encontro entre o local e o global na sala de aula. In: Iris Maria Ribeiro Porto / Vania Rubia Vlach. (Org.). Ensino de Geografia, Diversidade, Cidadania: aprendizagens em construção. 1ed.São Luís: UEMA, 2015, v. , p. 25-43.
-
PORTO, I. M. R. ; VLACH, V. R. . ENSINO DE GEOGRAFIA, DIVERSIDADE, CIDADANIA: aprendizagens em construção. In: Iris Maria Ribeiro Porto / Vania Rubia Vlach. (Org.). ENSINO DE GEOGRAFIA, DIVERSIDADE, CIDADANIA: aprendizagens em construção. Iris Maria Ribeiro Porto, Vânia Rubia Farias Vlach (organizadores). São Luís: Editora UEMA, 2014.. 1ed.São Luís: UEMA, 2015, v. 1, p. 45-72.
-
PORTO, I. M. R. ; CARVALHO, R. M. T. . Educação Ambiental: uma experiência em Geografia no Ensino Fundamental. In: Iris Maria Ribeiro Porto / Vania Rubia Vlach. (Org.). ENSINO DE GEOGRAFIA, DIVERSIDADE, CIDADANIA: aprendizagens em construção. Iris Maria Ribeiro Porto, Vânia Rubia Farias Vlach (organizadores). São Luís: Editora UEMA, 2014.. 1ed.São Luís: UEMA, 2015, v. 1, p. 223-250.
-
PORTO, I. M. R. . Brinqudo, brincadeira e jogo na Educação Infantil. In: Ilma Vieira do Nascimento e Maria da Penha Téófilo. (Org.). PROINFANTIL e sua interface com a formaçã de professoes: elatos de experiências no Maranhão. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2012, v. , p. 83-103.
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedo, Brincadeira e Jogos na Educação Infantil. In: Ilma Vieira do Nascimento; Maria da Penha Teófilo. (Org.). PROINFANTIL e sua interface com a formaçã de professoes: relatos de experiências no Maranhão. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 35-55.
-
PORTO, I. M. R. ; CASTRO, Eduardo de . A Cidade de São Luís no olhar da criança:uma representação pelo desenho. In: PORTO, Iris Maria Ribeiro, CASTRO, Eduardo de. (Org.). Abordagens Geográficas da Multiplicidade dos espaços maranhenses. 1ed.São Luís: EDITORA UEMA, 2010, v. 1, p. 139-166.
-
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. . FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE ?INCLUSÃO?:. In: : I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do Parfor Norte e Nordeste, 2019, São Luís. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE ?INCLUSÃO?:, 2019.
-
PORTO, I. M. R. ; SANTOS, L. J. B. S. . PROFESSORES ?MULTIFUNCIONAIS?: PRETENSÃO OU REALIDADE NO DISCURSO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERPECTIVA INCLUSIVA?. In: X Encontro da Rede Estrado Brasil: autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização política-pedagógica, 2019, Recife. Anais do 10º Encontro Redestrado do Brasil Autonomia do Trabalho Docente: camiinhos para sua organização político-pedagógica. Recife, 2019. v. 1. p. 1-19.
-
PORTO, I. M. R. ; SANTOS, L. J. B. S. . Formação Continuada deo Professor da Educaçãp Especial em tempos de Inclusão: considerações sobre o atendimento educacional especializado - AEE. In: I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR Norte e Nordeste, 2019, São Luís. Anais do I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR Norte e Nordest. São Luís, 2019. v. 1.
-
PORTO, I. M. R. . PROFESSORES ?MULTIFUNCIONAIS?: PRETENSÃO OU REALIDADE NO DISCURSO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERPECTIVA INCLUSIVA?. In: X Encontro da Rede Estrado Brasil: autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização política-pedagógica, 2019, Recife., 2019, Recife. X Encontro da Rede Estrado Brasil: autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização política-pedagógica, 2019, Recife., 2019.
-
PORTO, I. M. R. ; COELHO JUNIOR, A. M. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. In: I Coloquio Internacional de Desenvolvimento e Sustentabiliadde, 2009, São Luís. Anais do I Colóquio Internacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2009.
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; LIMA, D. G. P. . O CURRÍCULO COMO CAMPO DE DISPUTA E SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: XIII Seminário Regional da ANPAE Nordeste 2024., 2025, São Luís. Gestão democrática, financiamento e valorização dos profissionais da educação: desafios do PNE (2024-2034).. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2024. v. 1. p. 790-796.
-
SOUZA, J. C. C. ; PORTO, I. M. R. . ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA: análises a partir das práticas educativas dos professores do IEMA. In: IV Congresso Nacional de Educação: educação, formação docente e direitos humanos, 2023, Imperatriz. IV Congresso Nacional de Educação: educação, formação docente e direitos humanos. Recife: EVEN3 Publicações, 2023. v. 1. p. 1-5.
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Educação Ambiental em Escolas de Ensino Básico- proposta metodológica para o alcance da sustentabilidade. In: II CIAS Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade, 2021, Fortaleza. Anais do II CIAS - Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade. Fortaleza: Evens 3, 2021. v. 1. p. 132-138.
-
SIMOES, L. R. B. ; MELONIO, P. A. C. ; SILVA, L. G. O. ; PORTO, I. M. R. . PSICODRAMA PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR. In: III Encontro Estadual da ANPAE - Maranhão / I Seminário Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente: discursos, práticas e dilemas em tempos sombrios, 2021, São Luís. Formação de professores e trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas. Brasília: ANPAE, 2021. v. 1. p. 37-40.
-
MELONIO, P. A. C. ; SIMOES, L. R. B. ; SILVA, L. G. O. ; PORTO, I. M. R. . A AFETIVIDADE COMO MEDIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: III Encontro Estadual da ANPAE - Maranhão / I Seminário Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente: discursos, práticas e dilemas em tempos sombrios, 2021, São Luís. Formação de professores e trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas. Brasília: ANPAE, 2021. v. 1. p. 63-65.
-
COELHO JUNIOR, A. M. ; PORTO, I. M. R. . XXVII Encontro REgional de estudantes de Geografia do Nordeste. In: XXVIII EREGENE, 2010, São Luís. Anais do XXVII EREGENE, 2010.
-
PORTO, I. M. R. . ENSINAR GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES: O Difícil Encontro Entre O Local E O Global Na Sala De Aula. In: IV Semana de Pedagogia, 2007, São Luís. IV Semana de Pedagogia, 2007. v. único. p. 31-31.
-
PORTO, I. M. R. . DESEJOS DE MULHER: boneca Barbie, uma expressão cultural da modernidade. In: VII Encontro Humanístico, 2007, São Luís. Ciências Humanas em Revista. São Luís: UDUFMA, 2007. v. 5. p. 214-215.
-
PORTO, I. M. R. . A Geografia dos livros didáticos das primeiras séries: o desafio da formação de alunos críticos. In: II Semana de Geografia e II Mostra de Produção Científica da UEMA, 2007, São Luís. Resumos da II Semana de Geografia e II Mostra de Produção Científica da UEMA, 2007. v. único.
-
PORTO, I. M. R. . LEITURA CRÍTICA DE MUNDO E ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES: que relação?. In: VI Encontro Humanístico da Universidade Federal do Maranhão, 2006, São luís. Caderno de Resumos. São Luís: EDUFMA, 2006. v. único. p. 162-163.
-
PORTO, I. M. R. . Brincar, fantástica aventura de aprender Geografia. In: IX Encontro Regional de Estudos Geográficos, 2005, João Pessoa. Anais do IX Encontro Regional de Estudos Geográficos. João Pessoa: UFPB, 2005. v. unico. p. 87-67.
-
SILVA, J. B. ; PORTO, I. M. R. . A representação do espaço no desenho da criança: uma visão piagetiana. In: IV Encontro Humanístico, 2004, São Luís. Anais do IV Encontro Humanístico. São Luís: UFMA, 2004. p. 20-21.
-
PORTO, I. M. R. . O brinquedo e a brincadeira na construção de conchecimentos em geografia na educação infantil. Anais do XVI Epenn, Sergipe, v. 1, n.1, p. 223-223, 2003.
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, brincadeiras e jogos na construção de conhecimentos de orientação, localização e representação espacial, na educação infantil. Anais do VII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, Vitória, ES, v. 1, n.1, p. 44-44, 2003.
-
PORTO, I. M. R. . A nova perspectiva no ensino de geografia para as comunidades indígenas. Semic Livro de Resumos, São Luís, v. 1, n.1, p. 197-199, 2002.
-
ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . NEUROCIÊNCIA APLICADA AO ENSINO DA CRIANÇA COM TDAH E O USO DE TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES NO ENSINO ESCOLAR. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , 2025.
-
PORTO, I. M. R. . Análise sobre as concepções sobre a Adolescência presente na Base Nacional Comum Curricular. REVISTA COCAR (UEPA) , 2022.
-
SANTOS, L. J. B. S. ; PORTO, I. M. R. . 'Entendimentos sobre o papel da formação continuada: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado '.. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , 2022.
-
BOTELHO, L. ; PORTO, I. M. R. . Entendimentos sobre o papel da formação continuada: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , 2022.
-
BOTELHO, L. ; PORTO, I. M. R. . ENTENDIMENTOS SOBRE O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA: com a palavra, professores do Atendimento Educacional Especializado. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , 2022.
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMOES, L. R. B. . INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E PROFISSIONAL. 2026. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELONIO, P. A. C. ; PORTO, Íris Maria Ribeiro ; MENDONCA NETO, V. S. ; LIMA, D. G. P. . A utilização e produção de livro paradidático para o desenvolvimento da dimensão socioafetiva na Educação Infantil: uma proposta de produto técnico tecnológico. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . Saúde Mental: o caminho para o equilíbrio emocional. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . Saúde Mental dos Jovens. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . Palestra Dia Internacional da Mulher. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO ; LIMA, D. G. P. . O CURRÍCULO COMO CAMPO DE DISPUTA E SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, I. M. R. . Afeto e cognição na Educação Infantil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . SEMBRO AMARELO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, I. M. R. . Outubro Rosa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELONIO, P. A. C. ; PORTO, I. M. R. . AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, J. C. C. ; ROCHA, I. M. R. . ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA: análises a partir das práticas educativas no IEMA São Luís Centro. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTO, I. M. R. . Renovando a Esperança. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . O Bem Estar docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Formação Inicial de Professor de Geografia: racionalidade construída na Universidade para a sala de aula no Ensino Básico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PORTO, I. M. R. ; SILVEIRA, R. M. C. . Entendendo a Síndrome de Burnout. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Roda de Conversa com professores. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . TALK SHOW BURNOUT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Saúde Mental na Universidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. S. ; ROCHA, I. M. R. . Práticas Inclusivas dos Interpretes Educacionais de Libras: implicações da Atuação profissional para o ensino de estudantes surdos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELONIO, P. A. C. ; ROCHA, I. M. R. . AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÂO INFANTIL: o lugar das emoções na aprendizagem. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. ; GUIDO, C. . Saúde mental do Trabalhador. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. ; SANTOS, L. J. B. S. . Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Transtornos de Aprendizagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Suicídio: precisamos falar sobre. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. ; GUIDO, C. . SAÚDE MENTAL: doenças e desafios dos jovens do século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. ; GUIDO, C. . SAÚDE MENTAL: doenças e desafios dos jovens do século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. ; GUIDO, C. . Saúde Emocional do Professor. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. . PROFESSORES ?MULTIFUNCIONAIS?: PRETENSÃO OU REALIDADE NO DISCURSO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERPECTIVA INCLUSIVA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. . FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE ?INCLUSÃO?: considerações sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE, 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Distúrbios/Transtornos na Aprendizagem? Da compreensão à mediação pelo brincar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Educação Verde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. . Trajetória de Pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. . O Brincar no Desenvolvimento Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. . O fator emocional na Aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Uso de Maquetes na Educação Ambiental:uma visão tridimensional do espaço. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; VINICIUS, P. . Geografia no Ensino Médio: leitura cartográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedo, Brincadeira e Jogo no Eixo Natureza e Sociedade na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . LEITURA CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: qual o nível de conhecimento?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO BRINQUEDO, DA BRINCADEIRA E DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO NA ESCOLA . 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Geografia no Ensino Médio: leitura cartográfica do aluno do Colégio Paulo VI.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . ENSINAR GEOGRAFIA BRINCANDO NA EDUCAÇÂO INFANTIL: OFICINA LÚDICA NATUREZA E SOCIEDADE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Uso de Maquetes na Educação Ambiental: uma visão tridimensional do espaço. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . ENSINAR GEOGRAFIA BRINCANDO NA EDUCAÇÂO INFANTIL: OFICINA LÚDICA NATUREZA E SOCIEDADE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . 20 anos de Curso de Geografia - uma trajetória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Desenvolvimento Infantil e Ludicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Treinamento para Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . A Maquete no Ensino de Geografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . O Ensino Inclusivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTO, I. M. R. . Educação Inclusiva: os desafios do professor em sala de aula - coordenação de mesa redonda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COELHO JUNIOR, A. M. ; PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COELHO JUNIOR, A. M. ; PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, T. S. ; PORTO, I. M. R. . A Praça e sua Expressão Ambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COELHO JUNIOR, A. M. ; PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; NASCIMENTO, T. S. . A Praça e sua Expressão Ambiental: uma interpretação das formas e usos das praças da Cohab em São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COELHO JUNIOR, A. M. ; PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Ensino de Geografia: construções e Potencialidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedo e Consumo: uma leitura em São Luís. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . O brinquedo Chinês em São Luís: uma questão geo-econômica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE NATUREZA E QUE SOCIEDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; PINHEIRO, A. C. F. ; FERREIRA, P. C. ; SILVA, J. . HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: breve análise dos livros didáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; BRITO, Conceição Carvalho . O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luis... 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, Conceição Carvalho ; PORTO, I. M. R. . O Saber local nas aulas de Geografia: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . A GEOGRAFIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES: o desafio da formação de alunos críticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, I. M. R. . ENSINAR GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES: O Difícil Encontro Entre O Local E O Global Na Sala De Aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . DESEJOS DE MULHER: boneca Barbie, uma expressão cultural da modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . DESJOS DE MULHER: Boneca Barbie, uma express~~ao cultural e social da modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . O BRINQUEDO No CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO Da INDÚSTRIA CULTURAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . LEITURA CRÍTICA DE MUNDO E ENSINO DE GEOGRAFIA NAS RIMEIRAS SÉRIES: que relação?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS E CRIATIVOS NAS PRIMEIRAS SÉRIES: o desafio do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Jacira ; PORTO, I. M. R. . A Representação espacial no desenho da criança: dialogando com Piaget. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . O Brincar e a Qualidade de Vida: uma leitura em Amarthya Sen. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Uma proposta lúdica para o Ensino Fundamental de Geografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. ; Jacira . A RE-epresentação espacial no desenho da criança: uma visão piagetiana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedo, Brincadeira e Jogos na Educação Infantil: construindo conhecimentos em Geografia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, brincadeiras e jogos na construção de conhecimentos de orientação, localização e representação espacial na Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PORTO, I. M. R. . O Brinquedo,a brincadeira e o jogo na construção de conhecimento em Geografia na Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, I. M. R. ; SANTOS, L. J. B. S. . Entre Letras e Brincadeiras: caminhos criativos para a leitura e a escrita de crianças com TEA. São Luis-MA: Editora UEMA, 2026 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BOTELHO, L. . Entre Letras e Brincadeiras: caminhos criativos para a leitura e a escrita de crianças com TEA. SÃO LUÍS: UEMA, 2026 (Ebook).
-
BERNARDES, A. M. O. ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . RECURSOS PEDAGOGICOS ADAPTADOS: mediação docente para o ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. SÃO LUÍS: UEMA, 2025 (Ebook).
-
BERNARDES, A. M. O. ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . RECURSOS PEDAGOGICOS ADAPTADOS: mediação docente para o ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. SÃO LUÍS: UEMA, 2025 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMOES, L. ; RODRIGUES, S. F. N. ; BARROS, J. A. ; CERQUEIRA, L. R. O. . SISTEMA DIGESTÓRIO: possibilidades colaborativas para o ensino de Ciências. SÃO LUÍS: UEMA, 2025 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; LOPES, E. S. F. ; LIMA, M. R. . ANATÕMICO: um recurso interativo para o estudo dos sistemas do corpo humano. SÃO LUÍS: UEMA, 2025 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BERNARDES, A. M. O. . A TRÍADE PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES SURDOS. SÃO LUÍS: UEMA, 2025 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; CAVALCANTE, K. C. . Meu amigo Down: o poder do afeto na inclusão. SÃO LUÍS: UEMA, 2024 (Ebook).
-
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMOES, L. . Aplicando o psicodrama pedagógico à educação [recurso eletrônico]. SÃO LUÍS: UEMA, 2023 (Ebook).
-
MELONIO, P. ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . UNI, DUNI TÊ, SENTIMENTOS COLORÊ. SÃO LUÍS: UEMA, 2023 (Ebook).
Outras produções
PORTO, I. M. R. . Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. 2016.
PORTO, I. M. R. . Avaliadora do PNLD dol Livros de Geografia dos anos iniciais. 2015.. 2014.
PORTO, I. M. R. . Avaliação MEC PNLD Geografia Ensino Médio. 2014.
PORTO, I. M. R. . Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão. 2014.
PORTO, I. M. R. . Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão. 2014.
PORTO, I. M. R. . Avaliadora do PNLD dol Livros de Geografia dos anos iniciais. 2013.
PORTO, I. M. R. . Consultor Adoch para avaliação de Projetos de Iniciação Científica. 2010.
PORTO, I. M. R. . Elaboração de Fascículo local "Processo Formador en Educação Ambiental à Distância do Curso de Aperfeiçoamento em Educação ambiental da Universidade Estadual do Maranhão. 2010.
PORTO, I. M. R. . Consultor "Ad Hoc" do da FAPEMA. 2009.
PORTO, I. M. R. . Comissão para Formação do Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática. 2009.
PORTO, I. M. R. . Comitê Técnico de Assessoramento junto à Diretoria de Avaliação Educação Básica (Daeb/Inep). 2009.
PORTO, I. M. R. . Consultor Adoch para avaliação de Projetos de Iniciação Científica. 2009.
PORTO, I. M. R. . Consultor "Ad Hoc" Revistas Novos Tempos. 2008.
PORTO, I. M. R. . Consultor "Ad Hoc" Revista Pesquisa em Foco. 2008.
PORTO, I. M. R. . Consultor Adoch para avaliação de Projetos de Iniciação Científica. 2008.
PORTO, I. M. R. ; Zulene . Levantamento Sócio-econômico em área de assentamento. 2007.
PORTO, I. M. R. . Consultor "Ad Hoc" Revista Novos Tempos. 2007.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; MARTINS, I. F. O. . LAPBOOK DIGITAL. 2026.
BERNARDES, A. M. O. ; ROCHA, I. M. R. . RECURSOS PEDAGOGICOS ADAPTADOS: mediação docente para o ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. 2025.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; LOPES, E. S. F. ; LIMA, M. R. . ANATOMICO: UM RECURSO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. 2025.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BARROS, J. A. ; SIMOES, L. R. B. ; CERQUEIRA, L. R. O. ; RODRIGUES, S. F. N. . SISTEMA DIGESTÓRIO: possibilidades colaborativas para o ensino de Ciências. 2025.
ROCHA, I. M. R. ; CAVALCANTE, K. C. . Meu Amigo Down: o poder do afeto na Inclusão. 2024.
CARVALHO, C. S. L. ; ROCHA, I. M. R. . A TRÍADE PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES SURDOS. 2024.
SIMOES, L. R. B. ; ROCHA, IRIS MARIA RIBEIRO . Aplicando o Psicodrama Pedagógico na Educação. 2023.
MELONIO, P. A. C. ; PORTO, I. M. R. . UNI, DUNI, TÊ, Sentimentos Colorê. 2023.
PORTO, I. M. R. . Maquetes Didáticas. 2022.
PORTO, I. M. R. . Livros Paradidáticos Artesanais. 2022.
PORTO, I. M. R. . Mapas Táteis. 2022.
FERREIRA, A. R. ; PORTO, I. M. R. . LAÇOS AFETIVOS NA GESTÃO ESCOLAR. 2022.
SILVA, M. S. ; PORTO, I. M. R. . O INTÉRPRETE, O PROFESSOR E O ESTUDANTE SURDO. 2022.
SANTOS, L. J. B. S. ; PORTO, I. M. R. . Caderno de Apoio Pedagógico ao Professor do Atendimento Educacional Especializado: orientações pedagógicas para o aluno com Deficiência Intelectual. 2020.
PORTO, I. M. R. ; PINTO, M. P. . Ebook. 2020.
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. ; PINHEIRO, A. ; PINHEIRO, G. . Produção de Maquetes. 2019.
PORTO, I. M. R. . Maquetes para o Ensino de Geografia. 2019.
PORTO, I. M. R. . Produção de Jornais em word para o ensino de Psicologia da Educação. 2019.
PORTO, I. M. R. . Produção de protótipos de acidentes geográficos em argila. 2019.
PORTO, I. M. R. . Produção de Mapas táteis para o ensino de alunos cegos. 2018.
PORTO, I. M. R. . Elaboração de Jormais em Word para o Ensino de temáticas geográficas. 2018.
PORTO, I. M. R. . Elaboração de Livro Paradidático. 2017.
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. R. S. . E-book. 2017.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . PSICÓLOGA. 2026.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; MARTINS, I. F. O. . LAPBOOK DIGITAL. 2026.
BARROS, JOÃO ARANHA ; CERQUEIRA, LINDALVA DO REMEDIO OLIVEIRA ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMOES, L. R. B. . ANATÕMICO: um recurso interativo para o estudo dos sistemas do corpo humano. 2025.
LOPES, E. S. F. ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; LIMA, M. R. . ANATOMICO: UM RECURSO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO. 2025.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; BARROS, J. A. ; SIMOES, L. R. B. ; RODRIGUES, S. F. N. . SISTEMA DIGESTÓRIO: possibilidades colaborativas para o ensino de Ciências. 2025.
BERNARDES, A. M. O. ; ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO . RECURSOS PEDAGOGICOS ADAPTADOS: mediação docente para o ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. 2024.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; SIMOES, L. R. B. . O PSICODRAMA PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA NEUROEDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2024.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; CAVALCANTE, K. C. . Meu Amigo Down: o poder do afeto na Inclusão. 2024.
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; MELONIO, P. C. . UNI, DUNI TÊ, SENTIMENTOS COLORÊ. 2024.
FERREIRA, A. R. A. ; PORTO, I. M. R. . Laços Afetivos na Gestão Escolar. 2022.
SILVA, M. S. ; PORTO, I. M. R. . O Intérprete, o Professor e o Estudante surdo. 2022.
MORAES, O. A. ; PORTO, I. M. R. . Como trabalhar Projeto de Vida na Escola. 2020.
SANTOS, L. J. B. S. ; PORTO, I. M. R. . CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO AO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: orientações pedagógicas para o aluno com Deficiência Intelectual. 2020.
PORTO, I. M. R. . Diretrizes Currticulares para o ADE dos Guarás - MA. 2020.
PORTO, I. M. R. ; BESSA, N. F. ; PEREIRA, R. C. C. ; TERRA, A. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. 2019.
PORTO, I. M. R. ; SILVA, J. ; BRITO, C. . Psicóloga do Serviço de Orientação Psicológica da UEMA. 2019.
PORTO, I. M. R. ; GARCEZ, K. M. G. . Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão. 2018.
PORTO, I. M. R. . Vídeo aula. 2015.
PORTO, I. M. R. . Comissão de Educação Ambiental nas Licenciaturas da UEMA. 2010.
PORTO, I. M. R. . Elaboração do Projeto Prodocência. 2010.
PORTO, I. M. R. . Representante da UEMA junto ao Programa Projovem Urbano. 2010.
PORTO, I. M. R. . Elaboração do Projeto de Mestrado Profissional do UNICEUMA. 2010.
PORTO, I. M. R. . Correção de provas do acesso ao ensino superior - PAES. 2010.
PORTO, I. M. R. . Elaboração do Projeto do II Encontro de professores de Geografia do Maranhão. 2009.
PORTO, I. M. R. . Comissão para elaboração das disciplinas do Núcleo Comum do CECEN. 2009.
PORTO, I. M. R. . Elaboração do Projeto Pedagógico de Bacharelado e Licenciatura do Curso de Geografia da UEMA. 2009.
PORTO, I. M. R. . Comissão de avaliação de trabalhos científicos para o Colóquio Internacional de Desenvolvimento Sustentável. 2009.
PORTO, I. M. R. . Correção de provas do acesso ao ensino superior - PAES. 2009.
PORTO, I. M. R. . Coordenadora de Oficina. 2009.
PORTO, I. M. R. . Elaboração de Projeto do I Encontro de Professores de Geografia do Maranhão. 2008.
PORTO, I. M. R. . Elaboração Projeto IV Semana de Geografia, III Mostra de Produção Científica e I Encontro de Professores de Geografia do Maranhão. 2008.
PORTO, I. M. R. ; CUNHA, H. W. A. . Correção de provas do acesso ao ensino superior - PAES. 2008.
PORTO, I. M. R. . Coordenação da disciplina Metodologia para o Ensino de Geografia do Programa PQD. 2008.
PORTO, I. M. R. . Coordenação da disciplina Evolução do Pensamento Geográfico do Programa PQD. 2008.
PORTO, I. M. R. . Coordenação da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Geográficas do Programa PQD. 2008.
PORTO, I. M. R. . XX Seminário de Iniciação Científica da UEMA. 2008.
PORTO, I. M. R. . Equipe de trabalho de discussão para a implantação do DINTER Geografia UEMA/UNESP. 2006.
PORTO, I. M. R. . EDPs-EspaçodeDiálogosePráticasnoeixo1:EnsinodeGeografia:desafioseperspectivasnoMaranhão. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PORTO, I. M. R. . Território no ensino de Geografia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ROCHA, ÍRIS MARIA RIBEIRO ; MARTINS, I. F. O. . LAPBOOK DIGITAL. 2026. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodematerialdisático).
PORTO, ÍRIS . Maquete didática elaborada com gesso. 2025. (Maquete).
ROCHA, I. M. R. . O LEGO como recurso didático. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
ROCHA, I. M. R. ; MIRANDA, M. . Ateliê Pedagógico. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Laboratório).
PORTO, ÍRIS . Maquete didática elaborada com argila. 2024. (Maquete).
PORTO, I. M. R. ; PORTO, ÍRIS . Maquete didática elaborada com Borra de café. 2023. (Maquete).
PORTO, I. M. R. ; PINTO, K. . Ateliê de Idéias Pedagógicas. 2021. .
PORTO, I. M. R. ; PINTO, K. . Ateliê de Idéias Pedagógicas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. ; VIANA, F. O. . Relatório Iniciação científica. 2021. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. ; SOUZA, I. L. B. . Relatório Iniciação Científica. 2021. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Competências emocionais nas relações de ensino aprendizagem.... 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Metodologia Ativa: de que se trata?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Para compreender Distúrbios/Transtornos /Dificuldades de aprendizagem. De que se trata?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Maquetes didáticas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Produção de Mapas táteis para o ensino de alunos cegos. 2019. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
PORTO, I. M. R. . Elaboração de Mapas temáticos (Didáticos) para o ensino de Geografia. 2019. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
PORTO, I. M. R. . Metodologias Ativas de Ensno na Formação de professor. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. ; PINTO, M. P. ; PASSOS, M. J. S. ; ROCHA, S. J. C. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR: oficina de material didático para ensinar Geografia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR: oficina de material didático para ensinar Geografia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. . Para compreender Distúrbios/Transtornos /Dificuldades de aprendizagem. De que se trata?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Suicídio Precisamos falar sobre. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Saúde mental nos ambientes de aprendizagem.... 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. ; PINHEIRO, G. C. ; PINHEIRO, A. L. R. . o Vocabulário da Interdisciplinaridade. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. ; PINHEIRO, A. ; PINHEIRO, G. . Metodologias Ativas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Laboratório).
PORTO, I. M. R. . Metodologias Ativas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . inclusão escolar na educação de jovens e Adultos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).
PORTO, I. M. R. . Utilização de Jogos no Ensino de geografia. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
PORTO, I. M. R. . Ensino de geografia nos anos iniciais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
PORTO, I. M. R. . o aluno do campo na escola urbana. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
PORTO, I. M. R. ; BOTELHO, L. . Maquetes Didáticas. 2019. (Maquete).
PORTO, I. M. R. ; PINHEIRO, G. C. ; PINHEIRO, A. L. R. . maquetes didáticas. 2019. (Maquete).
PORTO, I. M. R. ; PINHEIRO, A. L. R. . Maquete Didática. 2019. (Maquete).
PORTO, I. M. R. ; GARCEZ, K. M. G. . Documento Curricular do Território Maranhense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 2019. (Consultoria).
PORTO, I. M. R. ; PINHEIRO, A. L. R. ; PINHEIRO, G. C. . O Vocabulário da Interdisciplinaridade. 2019. (Vídeo aula).
PORTO, I. M. R. . Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas famílias atualmente?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Deixe o passado no passado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Mulher: preciosa és!!. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Competências emocionais nas relações de ensino aprendizagem.. 2018. .
PORTO, I. M. R. . LIVROS PARADIDÁTICOS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. ; MONTEIRO, G. M. . 20 ANOS DO Curso de Geografia DA UEMA: o que ensinamos? Que profissional formamos?. 2017. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. ; SOUSA, C. P. . Análise de alunos novos e egressos até 2 anos de formados. 2017. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . 20 ANOS DO Curso de Geografia DA UEMA: o que ensinamos? Que profissional formamos?. 2017. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Formação inicial de professores: contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Pesquisa científica: um modo de brincar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Natureza e Sociedade: uma grande brincadeira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . História em Quadrinhos no Ensino de Geografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Livros paradidáticos no Ensino de Geografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Trabalho com música no ensino de Geografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Livro Didático no ensino de Geografia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, brincadeiras e jogos para a Educação Infantil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Projeto do Laboratório de Ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Laboratório).
PORTO, I. M. R. . Material Didático para o ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Competência Emocial na Relação Ensino Aprendizagem. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Desenvolvimento infantil e ludicidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . Manifestação Cultural. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . confecção de maquetes didáticas para o ensino de Geografia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material disático).
PORTO, I. M. R. . Cartografia Escolar no Ensino Médio: um estudo do grau de leitura cartográfica do aluno do Colégio Paulo VI.. 2015. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Somos seres brincantes. 2015. (Vídeo aula).
PORTO, I. M. R. . O brincar no desenvolvimento infantil. 2015. (Vídeo aula).
PORTO, I. M. R. . O brincar e a aprendizagem no desenvolvimento infantil. 2015. (Vídeo aula).
PORTO, I. M. R. . Manifestação Cultural. 2015. (Vídeo aula).
PORTO, I. M. R. . Dramatização para o ensino de Geografia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
PORTO, I. M. R. . Metodologia para o Ensino de Geografia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . O Curso de Geografia da UEMA e os alunos egressos: refazendo o caminho de volta à Academia. 2012. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Educação Ambiental nas aulas de Geografia: entre o proposto e o vivido na escola. 2011. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Primeira Formação de educadores para o Projovem Urbano. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Terceira Formação Inicial de Educadores do Projovem Urbano. 2010. .
PORTO, I. M. R. ; SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos . II Seminário Municipal de Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Processo Formadorem Educação Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . Processo Formadorem Educação Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . Processo Formadorem Educação Ambiental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).
PORTO, I. M. R. . Maquetes do Rio da Prata. 2010. (Maquete).
PORTO, I. M. R. . A Praça e sua expressão cultural: uma interpretação das formas e usos das praças da Cohab em São Luís - MA. 2010. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís. 2010. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. ; MAttos Junior, José Sampaio . Avaliação dos Projetos do I Colóquio do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Socio Espacial e Regional. 2010. (Consultoria).
PORTO, I. M. R. . Jogos com recurso didático no Ensino de Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Formação de Agências Fdo Proinfantil. 2009. .
PORTO, I. M. R. . O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão no Ensino Médio em São Luís. 2009. (Relatório de pesquisa).
PORTO, I. M. R. . Maquete para ensinar Geografia. 2008. (Maquete).
PORTO, I. M. R. . Instrumentação pedagógica para o ensino de Geografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PORTO, I. M. R. . Uma proposta lúdica para o Ensino Fundamental de Geografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Maquete didática para aulas de Geografia. 2007. (Maquete).
PORTO, I. M. R. . Instrumentação para o ensino de Geografia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Maquete didática para o ensino de Geografia. 2006. (Maquete).
PORTO, I. M. R. . A música como recurso auxiliar no ensino de Geografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. . O Cinema como recurso metodológico no Ensino Médio. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. . O Jornal Impresso como recurso metodológico no ensino de Geografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PORTO, I. M. R. . Brinquedos, Brincadeiras e Jogos no ensino de Geografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Oficina Pedagógica. Brinquedos, brincadeiras e jogos no ensino de Geografia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Instrumentação pedagógica para o ensino de Geografia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Instrumentação para o ensino de Geografia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Brinquedo, brincadeira e jogo: construindo conhecimento em Geografia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PORTO, I. M. R. . Dramatização para o ensino de Geografia. 2009.
PORTO, I. M. R. . Aulas de Geografia para o Vestibular da Cidadania. 2005.
PORTO, I. M. R. . Aula disciplina Evolução do Pensaemnto geográfico. 2005.
BRITO, J. R. ; PORTO, I. M. R. . Os manguezais do Maranhão. 2004.
PORTO, I. M. R. . O São João na roça no interior do Maranhão. 2003.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
INTERFACES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E NEUROEDUCAÇÃO: contribuições para processo de ensino-aprendizagem, Descrição: A alfabetização é uma etapa primordial no desenvolvimento educacional da criança, para sua inserção plena na sociedade e para o exercício da cidadania. No entanto, o panorama atual da alfabetização no Brasil revela desafios significativos. Dados recentes indicam que uma parcela substancial de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental apresenta dificuldades em ler e escrever com proficiência, comprometendo o desempenho acadêmico, não apenas na área de Linguagens, mas em todas as outras áreas do conhecimento. Os estudos também apontam que a alfabetização não é uma ocorrência natural na vida dos seres humanos, como acontece com a fala, que se desenvolve por meio de processos biológicos e pelo contato com outros falantes (espelhamento). A alfabetização é uma atividade complexa, que necessita de direcionamento, que passa por estágios e processos sistematizados. E por isso, é importante considerar, que por trás de todo esse processo de aprendizagem, existe um cérebro ativo, uma criança que pensa e que não deve ser reduzida a um par de olhos, de ouvidos, e uma mão que pega o lápis. Ela pensa o propósito da língua escrita. O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende (Ferreiro, 1985). Deste modo, fica evidente que os princípios da neuroeducação se revelam como uma referência sólida na abordagem dos desafios e possibilidades para a alfabetização de crianças. Dialogam diretamente com as principais proposições das legislações educacionais brasileira, ao destacar a necessidade de estratégias pedagógicas que levem em conta o indivíduo como um todo (cognitivo, motor e emocional), fazendo uma conexão entre a plasticidade cerebral, a diversidade cognitiva dos alunos e a importância das emoções no processo de aprendizagem. Nesse processo, tanto o que ensina, como o que aprende, são mutuamente afetados (Wallon, 2008).Acrescenta-se, ainda, que a perspectiva neuroeducacional apresenta uma abordagem inovadora quanto à compreensão do processo de ensino, especialmente na alfabetização. A intersecção entre neurociência e educação oportuniza uma maior compreensão do funcionamento cerebral, permitindo intervenções pedagógicas mais direcionadas e personalizadas, por meio de processos como a identificação do perfil da criança (diagnóstico), o estímulo do desenvolvimento das capacidades escolares e inserção de estratégias direcionadas e variadas, com vistas a sanar as dificuldades (Wallon, 2008). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2025 - Atual
O PSICODRAMA PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA NEUROEDUCACIONAL PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2024 - 2025
Possibilidades e desafios da formação inicial e continuada de professores: saberes necessários à prática profissional, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2024 - Atual
Possibilidades e desafios da formação inicial e continuada de professores: saberes necessários à pratica docente, Descrição: O presente projeto objetiva analisar a formação inicial e continuada de professores ofertada por meio dos Cursos de Licenciaturas no Brasil, quanto ao fornecimento dos saberes necessários a pratica profissional, na intenção de identificar quais são os desafios e possibilidades dessa formação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos - Integrante / LARISSA CRISTINA SANTOS SILVA - Integrante.
-
2023 - 2024
PROFESSOR, BURNOUT E O ENSINO: como vai tua saúde, professor?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2017 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA - GEPEGE, Descrição: Se volta para estudos da formação de professores, metodologias de ensino e pesquisa na prática docente de geografia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Kedma Madalena Gonçalves Garcez - Integrante / Nadja Furtado Bessa - Integrante / Pedro Vinicius - Integrante / Amilton Gatinho - Integrante / Luana Sousa - Integrante.
-
2016 - 2017
Formação inicial de professores: contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Descrição: A pesquisa ?Formação Inicial de Professores: contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? integra uma pesquisa mais ampla denominada ?Configurações da formação docente na contemporaneidade? que é desenvolvida pelo grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa que nos propomos a realizar, e que tem como foco aquele programa institucional, está centrada na formação inicial de professores da Educação Básica, consistindo, assim, o seu objeto de estudo esta formação, neste caso ancorada no Programa em referência. O Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no fomento a programas de formação inicial e continuada, propõe que as ações formativas sejam concretizadas por meio da articulação entre as instituições de ensino superior e as redes de ensino da educação básica, sendo primordial a participação dos estudantes nas atividades de ensino-aprendizagem da escola pública. Nesta pesquisa, analisamos como essas ações buscam um rompimento com estruturas tradicionais de formação, mobilizando os instituídos já cristalizados em direção a uma transformação nas ações formativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - Integrante / SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante.
-
2016 - 2017
20 ANOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEMA: o que ensinamos? que profissional formamos?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2015 - 2016
Cartografia Escolar no Ensino Médio: um estudo do grau de leitura cartográfica do aluno do colégi Paulo VI, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento cartográfico dos alunos do Ensino Médio da Escola Paulo VI em São Luís, visado demonstrar como se encontra sua interpretação e desenvolvimento com o conteúdo. Tem a assertiva de que nesse nível de ensino o conhecimento sobre a cartografia é precário porque a alfabetização cartográfica no nível básico não acontece como deveria. E ainda que se de fato esse conteúdo tivesse a ênfase que deveria ter, os resultados seriam positivos na medida em que a leitura cartográfica dos alunos investigados se encontra deficiente pois os meios utilizados para esse entendimento são poucos utilizados. Entende que a alfabetização cartográfica precisa ser mais efetiva a partir do ensino das diversas temáticas utilizando a cartografia nas escolas do Ensino Médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Pedro Vinicius - Integrante.
-
2015 - 2016
O CURSO DE GEOGRAFIA DA UEMA E O MERCADO DE TRABALHO: ONDE ESTÃO OS ALUNOS EGRESSOS?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2012 - Atual
GRUPO DE ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GEFORP), Descrição: O grupo engloba estudos que compreendem a formação de professores no âmbito escolar, bem como as práticas educativas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (8) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Ana Lúcia Cunha Duarte - Integrante / Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - Integrante / Severino Vilar de Albuquerque - Integrante / Jackson Ronie Sá Silva - Integrante / Fabíola de Jesus Soares Santana - Integrante / Maria Célia Dias de Castro - Integrante / Sandra Regina Rodrigues de Oliveira - Integrante.
-
2011 - 2013
Regionalização e Educação Ambiental no Maranhão, Descrição: A pesquisa trabalha as questões de educação e o processo de regionalização do Maranhão. Estuda a educação geográfica, a cidade educadora e a sustentabilidade ambiental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2010 - 2012
DINÂMICA TERRITORIAL E ESTRUTURA PRODUTIVA AGRÍCOLA: uma análise da contribuição dos projetos produtivos no Território do Vale do Itapecuru/MA para a consolidação dos Assentamentos Rurais, Descrição: Analisar a contribuição da política territorial proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial na dinâmica territorial dos assentamentos rurais no Território Vale do Itapecuru, possibilitando o conhecimento dessa política agrária que leva em consideração um novo arranjo institucional contribuindo para intervenções no processo produtivo nos assentamentos rurais. E acompanhar e monitorar esses projetos produtivos pensados e estruturados para reverter o quadro de pobreza no Território Rural Vale do Itapecuru será de fundamental importância para as análises sobre inovações no processo produtivo e qualidade de vida dos assentados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Integrante / Marcelo Domingos Sampaio Carneiro - Integrante / Jose Sampaio de Mattos Junior - Coordenador / Ariane Silva Costa - Integrante / Zuleide Teixeira Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2011
Educação Ambiental nas aulas de Geografia: entre o proposto e o vivido na escola, Descrição: O Projeto analisa de que forma a Educação Ambiental está sendo transversalizado na disicplina Geografia e os resultados alcançados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Bolsa.
-
2009 - 2010
A cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nas quatro faces de São Luís, Descrição: O Projeto dá continuidade ao anterior em que se registra os desenhos da criança com suas percepções da cidade de São Luís. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Bolsa.
-
2009 - 2010
A Praça e sua expressão cultural: uma interpretação das formas e usos das praças da Cohab em São Luís - MA, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Tatiana Sousa Nascimento - Integrante.
-
2008 - 2009
A Cidade e a criança: a percepção infantil do espaço nasa quatro faces de São Luís, Descrição: O projeto busca conhecer a visão da criança ludovicense para as quatro faces da cidade atualmente, procurando ver diferenças e similitudes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
-
2008 - 2009
Do Brinquedo à cultura, da Cultura ao brinquedo: um estudo do brincar a partir de São Luís, Descrição: O projeto busca estudar a relação do brinquedo com a cultura. Analisa o brincar moderno como referencial material e simbólico em são Luís, decorrente do processo globalizador da indústria de bens culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Porto - Coordenador.
-
2019 - 2019
Produção de Vídeos sobre o Vocabulário da Interdisciplinaridade, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador / Luciana Botelho - Integrante / Andreia Pinheiro - Integrante / Gabriela Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2009
O SABER LOCAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: um diagnóstico do ensino de Geografia do Maranhão em São Luís, Descrição: O estudo faz uma pesquisa como reflexão sobre a Geografia do nosso estado com uma questão instigadora: quanto os maranhenses conhecem de sua geografia? Qual tem sido a participação da escola nesse conhecimento? Qual a quantidade de horas distribuídas no Ensino Básico para o ensino dessa disciplina? Como o currículo da disciplina têm sistematizado o ensino, se a leitura geográfica do mundo é um processo que se inicia muito antes da entrada na escola, através das relações que são estabelecidas no espaço vivido e vai se ampliando na compreensão quantitativa e qualitativa desse espaço e a escola tem um papel fundamental para isso?.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iris Maria Ribeiro Rocha - Coordenador.
Prêmios
2025
HONRA AO MÉRITO PRÊMIO DISSERTAÇÃO MESTRADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.
2023
NOME DA TURMA NA COLAÇÃO DE GRAU TURMA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA SÃO MATEUS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.
2023
NOME DE TURMA EM COLAÇÃO DE GRAU LICENCIATURA EM GEOGRAFIA COLINAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.
2021
Prêmio Jovem Extensionista, UEMA.
2010
Prêmio Iniciação Científica, CNPq.
2010
Placa de Honra ao Mérito Turma de Geografia, UEMA.
2007
Nome de Turma do Curso de Geografia da UEMA, UEMA.
2003
Placa de Honra ao Mérito Turma de Geografia 2003, UEMA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, Cecen. , Cidade Universitária Paulo VI, S/N, Tirirical, 65000000 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 2448041, Fax: (98) 2448041, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Mestrado PROFEI, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Mestrado PROFEI
2019 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Quadro permanente Mestrado em Educ, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Psicóloga do SOPP, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Metodologia para o Ensino de Geografia
Professora de Prática de Vivência Curricular
Fundamentos e Métodos de História e Geografia
Professora de Geografia Humana e Econômica
Estágio Curricular de Ensino Médio de Geografia
1999 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretora do Curso de Geografia, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretora do Curso de Geografia, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2008
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do Departamento de História e Geografia da UEMA
2003 - 2005
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do Quadro Permanente da Instituição
1998 - 2003
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celeste, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Departamento de História e Geografia da UEMA
1997 - 2003
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de História e Geografia, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - 1998
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora das disciplinas Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Cecen.Linhas de pesquisa
-
11/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Cecen.Linhas de pesquisa
-
01/2009
Direção e administração, UEMA.Cargo ou função, Diretora do Curso de Geografia Licenciatura e Bacharelado da UEMA.
-
01/2008
Direção e administração, UEMA.Cargo ou função, Coordenadora do Doutorado Institucional DINTER/GEOGRAFIA/UEMA/UNESP.
-
10/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Linhas de pesquisa
-
10/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Linhas de pesquisa
-
10/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Linhas de pesquisa
-
08/2004
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, A música popular como recurso de aprendizagem no ensino de geografia.
-
08/2004
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, O cinema como auxiliar pedagógico no ensino médio de geografia.
-
08/2004
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, O jornal impresso como recurso metodológico para o ensino de geografia.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Ensino, Cepe.Cargo ou função, Conselheiro.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Curso de Geografia.Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de geografia.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Especialização.Cargo ou função, Membro do colegiado.
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Cecen.Cargo ou função, Conselheira do CECEN.
-
03/1996 - 10/2004
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de pedologia da região intertropical
-
08/2004 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Aeronáutica, Remo Recursos.Cargo ou função, Membro da banca examinadora da prova de diática.
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia para o ensino de geografia
-
01/1999 - 01/2004
Direção e administração, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, Projeto PESCE.
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia para o ensino de geografia
-
01/2003 - 07/2003
Estágios , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Estágio realizado, Estágio curricular.
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia para o ensino de geografia
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de ensino médio de geografia
-
03/2002 - 12/2002
Estágios , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Estágio realizado, Estágio curricular.
-
03/2002 - 12/2002
Estágios , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Estágio realizado, Estágio curricular.
-
01/2000 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Curso de Geografia.Cargo ou função, membro da comissão de elaboração do projeto político-pedagógico.
-
04/2002 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Curso de Geografia.Cargo ou função, Membro da comissão de análise curricular para estágio.
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino de geografia
-
03/2001 - 12/2001
Estágios , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Estágio realizado, Estágio curricular.
-
01/2001 - 03/2001
Direção e administração, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Cargo ou função, Direção do curso de História.
-
10/1999 - 01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coperse, Pró Reitoria de Ensino e Graduação.Cargo ou função, professor elaborador.
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino de Geografia
-
06/2000 - 07/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cecen, Curso de História.Cargo ou função, Membro de sindicância.
-
03/2000 - 06/2000
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, Rediscutindo a Geografia.
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Geografia
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino Médio de Geografia
-
08/1999 - 11/1999
Extensão universitária , Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Atividade de extensão realizada, Redescobrindo a Geografia.
-
01/1999 - 02/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História e Geografia, Curso de Geografia.Cargo ou função, Comissão de transferência externa.
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geomorfologia
2018 - Atual
Programa de Pós-graduação em EducaçãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Permanente, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2021
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Ensino e Interdisciplinaridade
-
01/2019
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Ensino e Interdisciplinaridade
2024 - Atual
Doutorado em EnsinoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Permanente, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2024
Ensino, Doutorado em Ensino-, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
2023 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de EnsinoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Permanente, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Iris Maria Ribeiro Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?