Rosilda Mendes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Campus Rio Claro (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela New Mexico University/EUA (2006). É professora da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, docente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Saúde da Família (PROFSAUDE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho em saúde, promoção da saúde, saúde coletiva, formação em saúde e participação social. É parecerista Ad Hoc da Revista de Saúde Pública, da Revista Saúde e Sociedade, da Revista Interface: comunicação, saúde e educação, da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, da Revista Movimento, da Revista Saúde em Debate do CEBES, da Revista Physis. Fez parte do Advisory Concil da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área de Promoção da Saúde até o ano de 2011. Membro da Comissão Científica Ad Hoc do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Parecerista Ad Hoc do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência , Tecnologia e Insumos Estratégicos DECIT/SCTIE do Ministério da Saúde em editais do Programa de Pesquisa para o SUS. Membro do Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde da ABRASCO. É parecerista da FAPESP.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1996 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Cidades Saudáveis no Brasil e os processos participativos: os casos de Jundiaí e Maceió
Orientador: Marcia Faria Westphal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: saúde pública; cidades saudáveis; promoção da saúde; participação social.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.

Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

1991 - 1994

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Formação em servico para profissionais em saúde- um programa em questão,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Celso Ferretti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: filosofia da educacao; formação em serviço; Recursos Humanos.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Outro.

Especialização em Educação Em Saúde

1982 - 1983

Instituto de Pesquisas Hospitalares
Título: Tuberculose : não é um bicho de sete cabeças
Orientador: Ausonia Favorito Donato

Graduação em Ciencias Biológicas

1976 - 1979

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2006

Pós-Doutorado. , University of New Mexico, UNM, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Curso de Curta Duração. , Salzburg Seminar, SS, Austria.

2002 - 2002

Curso de Curta Duração. , Prefeitura do Municipio de Sao Paulo, PMSP, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Curta Duração. , Université Laval, ULAVAL, Canadá.

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

1996 - 1996

Curso de Curta Duração. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1991 - 1991

Curso de Curta Duração. , Prefeitura do Municipio de Sao Paulo, PMSP, Brasil.

1990 - 1990

Curso de Curta Duração. , Prefeitura do Municipio de Sao Paulo, PMSP, Brasil.

1984 - 1984

Extensão universitária. , Sedes Sapientiae, SEDES*, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Promoção da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Sociedade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MENDES, R. ; NAKAMURA, E. ; QUITERIO, L. A. . Curso e Debate Pre-Congresso ao XIV Congresso da APSP- Participação e controle social no SUS: dlemas,desafios e perspectivas. 2015. (Congresso).

MATIDA, A. ; ALVES, A. L. ; SPERANDIO, A.M. ; SILVA, C.S. ; ROCHA, D.G. ; CRUZ, D.K.A. ; Malta, D.C. ; CARVALHO, F. F. B. ; GOMES, F. S. ; WESTPHAL, M. F. ; AKERMAN, MARCO ; REZENDE, R. ; SA, R. F. ; MENDES, ROSILDA ; ZANCAN, L. ; MOYSES, Simone Tetu ; KUSMA, S. . Comitê Nacional de Organização da Conferência Mundial de Promoção da Saúde. 2015. (Congresso).

POLETTO, P. R. ; JURDI, A. ; MENDES, R. ; GONÇALVES, C. ; BATISTA, S. H. S. S. . Comissão Organizadora de Revisão do Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista. 2015. (Outro).

NAKAMURA, E. ; MENDES R ; SILVA, C. R. C. E. ; UCHOA, L. ; Campos, F.C.B. . Forum Permanente de Saúde da Baixada Santista. 2011. (Outro).

MENDES R ; NAKAMURA, E. ; GONÇALVES, C. ; SILVA, C. R. C. E. ; MEDEIROS, M.A.T. ; UCHOA, L. . Pré-Congresso Paulista de Saúde Pública da Baixada Santista. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro de Formação e Vida:fazer e pesquisar com.Roda de Conversa: formação e pesquisa. 2019. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas de Saúde.. Lançamento de livro: Pesquisar com os pés- deslocamentos no cuidado e na saúde. 2019. (Congresso).

VIIICongresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde. Direito Humano à Alimentação Adequada e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: construções coletivas com crianças para análise e interferências em periferias. 2019. (Congresso).

XI Fórum Estadual de Promoção da Saúde.Abordagens participativas em promoção da saúde:agir em favor do diálogo e da inclusão. 2019. (Seminário).

XXXIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Curso Política Nacional de Promoção da Saúde no cotidiano dos municípios. 2019. (Congresso).

I Oficina de Curricularização da Extensão da UNIFESP - campus Baixada Santista.Participante de Oficina de Trabalho. 2018. (Oficina).

Projetos Vivências e Estágios da Realidade do SUS (VERSUS).Reduzir a mortalidade materna-infantil na Baixada Santista :um desafio de todos. 2018. (Encontro).

Reduzir a mortalidade materno e infantil na Baixada Santista: um desafio de todos..Oficina de Educação em Serviços. 2018. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AS REDES E OS ENREDAMENTOS PRODUZIDOS PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2018. (Congresso).

XIII Congresso Internacional da Rede Unida. "PELOS CAMINHOS DA INTEGRALIDADE: O QUE UMA USUÁRIA-GUIA PODE ENSINAR SOBRE A PRODUÇÃO DE REDES DE CUIDADO?". 2018. (Congresso).

XIII Congresso Internacional da Rede Unida. PROFISSIONAIS COMO PRODUTORES DE REDES: TRAMAS E CONEXÕES NO CUIDADO EM SAÚDE. 2018. (Congresso).

Seminário "Arboviroses:vigilância, promoção da saúde, prevenção e controle".Redes de colaboração em promoção da saúde. 2017. (Seminário).

10 anos do PAVS Programa Ambientes Verdes e Saudáveis.Homenageado por ter participado da equipe de criação do Programa em 2006. 2016. (Encontro).

XXII Conferência Mundial de Promoção da Saúde. Symposium - S14-POLITICS AND PRACTICE OF PARTICIPATORY RESEARCH: PERSPECTIVES FROM THE USA, BRAZIL AND NICARAGUA -- 45 YEARS AFTER PAULO FREIRE?S ".. 2016. (Congresso).

III Oficina de Revisão do Projeto Politico Pedagógico do Campus Baixada SantisIII.Eixo Trabalho em Saúde- propostas de mudanças. 2015. (Oficina).

II Oficina de Revisão do Projeto Politico Pedagógico do Campus Baixada Santista.Eixo Trabalho em Saúde- propostas de mudanças. 2015. (Oficina).

I Oficina de Revisão do projeto Politico Pedagógico do Campus Baixada Santista.Eixo Trabalho em Saúde- propostas de mudanças. 2015. (Oficina).

IV Oficina de Revisão do Projeto Politico Pedagógico do Campus Baixada SantisIII.Eixo Trabalho em Saúde- propostas de mudanças. 2015. (Oficina).

Seminário de avaliação parcial PPSUS Edital 2013-2014.Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos -SP. 2015. (Oficina).

XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva- ABRASCO. Percursos da pesquisa-intervenção e de cartografias em saúde coletiva: uma experiência na rede de cuidados do município de Santos. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Paulista de Saúde Pública. Discussão temática: Trabalho, Formação e Educação. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Paulista de Saúde Pública. Discussão temática- Promoção da Saúde e Intersetorialidade. 2015. (Congresso).

Congresso da UNIFESP. Delegado eleito. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional de humanidades e humanização em saúde. Diálogo e participação na avaliação dos módulos interdisciplinares na formação em saúde. 2014. (Congresso).

Rede Unida- Encontro Regional Sudeste: Um encontro com a vida sem moldurasssras.Participação em Grupos de Trabalho. 2013. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A prática do agente comunitário de saúde e contexto sócio-histórico: afeto, trajetória de vida e formação.. 2013. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Reflexões sobre a pesquisa participante: aproximações ético-políticas da experiência do trabalho de campo. 2013. (Congresso).

VI Congresso de Extensão. Programa Quiosque da Saúde. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. CRIAÇÃO DE MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. Gestão local em território de vulnerabilidade: motivações, interesses e racionalidades. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. Os desafios da integralidade da atenção em territórios de alta vulnerabilidade: a perspectiva de gestores de saúde de Cubatão-SP. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. PRÁTICO-TEÓRICA E A PRODUÇÃO DE INOVAÇÃO NO MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2013. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. Formação e Ensino. 2013. (Congresso).

XXI Congresso de Iniciação Científica PIBIC UNIFESP. Trabalho em Saúde. 2013. (Congresso).

XX Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação: acolhendo saberes, as possibilidades de interdisciplinaridade/intersetorialidade.Saúde, Território e Rede. 2013. (Encontro).

II Congresso Paulista de Extensão Universitária e I Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP. Redes e participação social na região noroeste de Santos. 2012. (Congresso).

IV Fórum Integrador de Pesquisadores da UNIFESP: a vanguarda do conhecimento."Educação e Saúde: reflexões acerca da produção do conhecimento. 2012. (Encontro).

V Conferencia Latinoamericana y IV Conferencia Interamericana de Promocion de la Salud y Educacion para la Salud. La contribuición da Participacíon Social , las Redes y las Alianzas em la Promoción de la Salud?. 2012. (Congresso).

III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Avaliação em promoção da saúde da perspectiva dos gestores. 2011. (Seminário).

Pré-Congresso de Saúde Pública: Saúde e Direirtos: produção de práticas e conhecimentos.Participação na organização do evento. 2011. (Encontro).

Seminário: Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. 2011. (Seminário).

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde. 2011. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Inserção, abordagens e perspectivas da Promoção da Saúde nos programas de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva.. 2011. (Congresso).

XII Congresso Paulista de Saude Publica. Discussão Temática: Promoção da Saúde. 2011. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP. Banca de avaliação. 2011. (Congresso).

II Encontro Nacional das Redes de Cidades Saudáveis.Relator de grupo de trabalho. 2010. (Encontro).

II Forum Regional de Promoção da Saúde.Grupo de Trabalho : Intersetorialidade em Promoção da Saúde. 2010. (Encontro).

III Forum de Vigilância de Doenças não transmissiveis do municipio de São Paulo.Territorialização e Redes de Promoção da Saúde. 2010. (Encontro).

III Forum Regional de Saúde Urbana.Participação em Grupo de Trabalho: promoção da saúde e saúde urbana. 2010. (Encontro).

II Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde.Promoção da Saúde no Território. 2010. (Seminário).

I Seminário Internacional "Promoção da Saúde, Juventude e Políticas Públicas". 2010. (Seminário).

7th Global Conference on Health Promotion.Work Group of Community Empowerment. 2009. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Análise de um modelo de gestão no marco das cidades saudáveis. 2009. (Congresso).

VIII Congresso Nacional da Rede UNIDA. Promoção da saúde: articulação intersetorial e redes sociais. 2009. (Congresso).

II Forum de Educação Médica. 2008. (Encontro).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Familia. Promoção da Saúde: o empoderamento e o auto-cuidado na construção da cidadania nos territórios das equipes de saúde da família. 2008. (Congresso).

II Seminario Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saude.Conversando com...A promoção da saúde como uma responsabilidade compartilhada:intra e intersetorialidade. 2008. (Seminário).

II Seminario Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Discussões Temáticas em Desenhos Avaliativos em Promoção da Saúde. 2008. (Seminário).

II Seminario Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Avaliação participativa em promoção da saúde: p Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis na Cidade de São Paulo. 2008. (Seminário).

II Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Capela em ação: gestão integrada e participativa de políticas públicas. 2008. (Seminário).

II Seminario Brasileiro de Efetividade em Promoção da Saúde.Desenho avaliativo para iniciativas de promoção da saúde. 2008. (Seminário).

XXII Congresso de Secretários Municípais de Saúde do Estado de São Paulo. VIII Mostra de experiências exitosas dos municípios. 2008. (Congresso).

Curso de Formação de Promotores em Municípios Saudáveis e Promoção da Saúde.Empoderamento. 2007. (Oficina).

Forum de Promoção da Saúde - Petrobras.Promoção da Saúde na Empresa:reflexões e perspectivas. 2007. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar de Promoção da Saúde.Histórico da Promoção da Saúde. 2007. (Seminário).

IV Conferência Municipal de Saúde de Guarulhos. Promoção da Saúde. 2007. (Congresso).

Meeting of the PAHO Group on Evaluation of Effectiveness of Health Promotion.CEPEDOC Healthy Cities - Activites as WHO Colaborating Centre. 2007. (Encontro).

Programa de Verão 2007.Empoderamento e participação social e promoção da saúde. 2007. (Outra).

Reunion de Centros Colaboradores de la OPS/OMS.Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde. 2007. (Encontro).

Saúde, Cultura da Paz e Território.Promoção da saúde e território. 2007. (Encontro).

V Conferência Municipal de Saúde. Promoção da Saúde e Cidades Saudáveis. 2007. (Congresso).

VI Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. A proposta da Política Nacional de Promoção da Saúde e sua aplicabilidade na assitência domiciliar. 2007. (Congresso).

X Congresso Paulista de Saude Publica. Avaliação Participativa do PAVS:o processo de construção de políticas públicas intersetoriais na cidade de Sâo Paulo. 2007. (Congresso).

Café com idéias no Ministério da Saúde.Promoção da saúde. 2006. (Outra).

III Seminário Violência e Juventude.Violência e Juventude como problema de saúde pública. 2006. (Seminário).

I Seminário sobre a Politica Nacional de Promoção da Saúde.Avaliação em Promoção da Saúde. 2006. (Seminário).

Seminario América Latina e Caribe: a primeira infância vem primeiro.Cidades Saudáveis. 2006. (Seminário).

Seminário de pesquisa em saúde bucal coletiva.Gestão do SUS - a emergência dos sujeitos. 2006. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. Para analisar metodologias de sensibilização participativa de gestores públicos para a intersetorialidade. 2006. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local. 2006. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. Avaliadora de trabalhos. 2006. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. Sustentabilidade e poder em promoção da saúde. 2006. (Congresso).

Curso de especialização em Promoção da Saúde.Promoção da Saúde e a questão urbana. 2005. (Seminário).

II Encontro de Educação Ambiental- Agenda 21 construindo a Guarulhos do futuro.Cidades Saudáveis. 2005. (Encontro).

I Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde. 2005. (Seminário).

IV Fórum Nacional de Educação e Pormoção da Saúde e II Seminário de Educação Popular e Saúde.Minicurso:Promoção da Saúde: um marco conceitual. 2005. (Seminário).

IX Congresso Paulista de Saúde Pública. Intersetorialidade: constribuições às iniciativas de desenvolvimento local. 2005. (Congresso).

IX Congresso Paulista de Saúde Pública. Pesquisa em serviço. 2005. (Congresso).

IX Congresso Paulista de Saúde Pública. Debatedor de discussão temática Promoção da Saúde. 2005. (Congresso).

IX Congresso Paulista de Saúde Pública. Capela Saudável: sistematização de experiêmcia. 2005. (Congresso).

OFicina de Nivelamento Conceitual.Oficina de Nivelamento Conceitual : Agenda 21, Zoneamento ecológico e Cidades saudáveis integrados aos planos diretores democráticos. 2005. (Oficina).

Oficina de Trabalho- Estudo de avaliação participativa do Guia de Avaliação Participativa de Municípios e Comunidades Saudáveis.Estudo da Aplicação do Guia de Avaliação Participativa de Municípios e Comunidades Saudáveis. 2005. (Oficina).

Promoção da saúde em debate.Expositora no Seminário Promoção da Saúde em debate. 2005. (Seminário).

Promoção da Saúde e políticas públicas saudáveis : implicações para o processo de formação. 2005. (Oficina).

Reunion del Comitté Ejecutivo de la Red de Municipios Saludables.Rede de Municipios Saudáveis no Brasil. 2005. (Encontro).

Seminário Nacional de Vigilância em Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. 2005. (Seminário).

Compromisso com o SUS: qualidade, uso e democratização das informações. 2004. (Seminário).

III Jornada Nacionales de Municipios y Comunidades Saludables.Palestrante na III Jornadas Nacionales de Municipios y Comunidades saludables. 2004. (Encontro).

I Mostra de Saúde da Família Camaragibe-PE.Facilitadora de grupo na I Mostra de Saúde da Família de Camaragibe. 2004. (Encontro).

Mostra Municipal de Saúde da Família Campina Grande.Facilitadora de grupo na Mostra Municipal de Saúde da Família. 2004. (Encontro).

Subprefeituras da cidade de São Paulo.Coordenadora do Ciclo de Atividades com as subprefeituras da cidade de São Paulo. 2004. (Oficina).

Água ao alcance de todos. 2003. (Encontro).

Cidades Saudáveis a experiência em metrópoles.Coordenadora de Mesa no Seminário Internacional Cidades Saudáveis. 2003. (Seminário).

Controle social e inclusão étnico-racial no Sistema Único de Saúde.Expositora na I Conferência Municipal de Saúde da população negra. 2003. (Outra).

I Conferência de gestão participativa do município de Camacã e II Conferência Municipal de Saúde.Conferencista na I Conferência de Gestão Participativa do Município de Camacã-Ba. 2003. (Outra).

Oficina de Apresentação do Pré-progrma de Implantação do Modelo de Comunidades Saudáveis.Palestrante na Oficina de apresentação de implantação do modelo de comunidades saudáveis. 2003. (Oficina).

Seminário para construção de agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. 2003. (Seminário).

VI Conferência Municipal de Saúde de recife-PE.Expositora na VI Conferência Municipal de Saúde de Recife. 2003. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Apresentação de trabalho no VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

A qualidade da assistência ao parto e nascimento na cidade de São Paulo.Participante no seminário A Qualidade da assitência ao parto, nascimento na cidade de São Paulo. 2002. (Seminário).

III Conferencia Regional Latino Americana de promoção da Saúde e Educação para a Saúde.Apresentadora de Trabalho na III Conferencia Latino-Americana de Promoção da saúde e Educação para a Saúde. 2002. (Outra).

Intervenções para redução da mortalidade materna e perinatal no município de Saõ Paulo.Coordenadora de Mesa no Seminário Intervenções para redução da mortalidade materna e perinatal no município de São Paulo. 2002. (Seminário).

URBIS 2002. 2002. (Congresso).

IV Congresso Paulista de Secretarios Municipais de Saúde. Cidades saudáveis. 2001. (Congresso).

Jornada de pesquisa-ação saúde mental e trabalho.Pesquisa-ação: aspectos teóricos e práticos. 2001. (Encontro).

VII Congresso Paulista de Saúde Pública. Apresentação de Trabalho no VII Congresso Paulista de Saúde Pública. 2001. (Congresso).

XI Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. 2001. (Congresso).

13a Reunião Anual do Instituto Biológico de São Paulo.Cidades saudáveis. 2000. (Encontro).

A Conferencia do México: subsisdios para a construção da agenda de promoção da saúde np Brasil. 2000. (Seminário).

Ambientalismo e participação na contemporaneidade. 2000. (Seminário).

Promoção de Saúde e avaliação de políticas e projetos sociais. 2000. (Seminário).

Articulação entre agendas sociais.Participante no Seminário Articulação entre Agendas Sociais. 1999. (Seminário).

II Conferência Municipal de Saúde de Flexeiras. Municípios saudáveis: um compromisso com a qualidade de vida. 1999. (Congresso).

Movimento Municípios Saudáveis: aspectos conceituais, legais e operacionais.Participante no Seminário Movimento Municípios saudáveis: aspectos conceituais, legais e operacionais. 1999. (Seminário).

Seminário Nacional: Movimento Municípios Saudáveis: aspectos conceituais, legais e operacionais.Palestrante no Seminário Nacional: movimento municípios saudáveis, aspectos conceituais, legais e operacionais. 1999. (Seminário).

VI Congresso Paulista de Saúde Pública. Expositora do curso Pormoção da saúde e a construção de municípios saudáveis. 1999. (Congresso).

VI Congresso Paulista de Saúde Pública. Painelista no VI Congresso Paulista de Saúde Pública. 1999. (Congresso).

XVI Conferencia Mundial de Promoción para la Salud y Educación para la Salud. Apresentação de trabalho na XVI Conferencia Mundial de Promoción para la Salud y Educación para la salud. 1998. (Congresso).

Agenda 21 local: o papel do poder público na visão das ONG e do poder local. 1997. (Seminário).

Seminário Internacional de Promoção da Saúde. 1997. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Saúde Pública e V Congresso Paulista de Saúde Pública. Apresentação de trabalho no V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e V Congresso Paulista de Saúde Pública. 1997. (Congresso).

Semana de Cooperação Ítalo-Brasileira em Saúde no Trabalho. 1995. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. trabalho em saúde e equipe multiprofissional. 1994. (Congresso).

Saúde e Trabalho: Negociação Coletiva em Saúde do Trabalhador. 1994. (Seminário).

I Encontro Intersecretarial de Professores do Projeto Frente do Funcionalismo. 1992. (Encontro).

I Encontro Nacional de Educação popular em Saúde: questões metodológicas. 1991. (Encontro).

II Conferência Municipal de Saúde. 1991. (Outra).

Oficina de Produção de Audiovisuais. 1991. (Oficina).

Grupo Operativo em Instituições da Saúde. 1990. (Oficina).

I Conferência Municipal de Saúde. 1990. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e III Congresso Paulista de Saúde Pública. Expositora do Curso Perspectivas atuais da educação em saúde. 1989. (Congresso).

Seminário de Saneamento Ambiental.Moderadora de Grupo no Seminário de Saneamento Rural- Ibitinga. 1989. (Seminário).

Seminário de Saneamento Rural. Moderadora de grupo no Seminário de Saneamento Rural- Campinas. 1989. (Congresso).

Seminário de Saneamento Rural.Moderadora de Grupo no Seminário de Saneamento Rural - Ribeirão Preto. 1989. (Seminário).

Seminário de Saneamento Rural.Moderadora de Grupo Seminário de Saneamento Rural - Sorocaba. 1989. (Seminário).

VII Congresso de Odontologia do ABC. 1988. (Congresso).

XXXI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental e Seminário Internacional de Saneamento Rural. 1988. (Congresso).

XV Encontro de Educadores de Saúde Pública. 1987. (Encontro).

Seminário sobre Metodologia Participativa de Pesquisa. 1986. (Seminário).

IX Congresso Nacional de Museus. Uma releitura do passado. 1985. (Congresso).

O Profissional educador e as instituições de educação e saúde. 1985. (Encontro).

Ciclo de debates sobre educação popular.Oragnizadora do Encontro de Educação Popular. 1984. (Encontro).

Reunião Latino Americana e Seminário Brasileiro sobre Assistência Primária à Saúde. 1984. (Congresso).

Seminário de Treinamento de RH. 1984. (Seminário).

Treinamento para Orientadores de Acções de Assistância ao escolar. 1982. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodolfo Luiz Almeida Maia

MENDES, ROSILDA; CORDEIRO, M. P.; BRIGADAO, J. I. M.. A produção do controle social no SUS: experiências com a Comissão de Moradores do Jardim Brasilândia e Vitória-Regia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Ribeiro da Silva

LIBERMAN, F.;NAKAMURA, E.MENDES, ROSILDA; SEKKEL, M. C.. Memórias de uma Ocupação em Saúde Mental. 2020. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: João Félix Leandro de Souza Araujo

MENDES, ROSILDA; CAPOZOLLO, A.; TELESI JUNIOR, E.; KINKER, F.. Da aprendizagem fragmentada ao desafio de uma formação integral:narrativas da construção do saber. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Elaine Rocha Correa

ZANGIROLANI, L. T. O.; AKERMAM, Marco;MENDES, ROSILDA; FRUTUOSO, M.F.. Mas a vida é real e de viés: o exercício da preceptoria e o processo de educação permanente no PET Graduasus de Santos - São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Álvaro Carlos de Souza Mendes dos Santos

MENDES, ROSILDA; PRADO, G. V. T.; FEDERICI, C. A. G.; PEZZATO, L. M.. Narrativas de vida: significados atribuidos aos exercícios físicos no envelhecer. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Roberta Aoki Tanaka

MENDES, ROSILDA; SILVA, F. F. C.; FEUERWERKER, L. C. M.. Percepções sobre a dor crônica e o cuidado à saúde na Atenção Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eduardo Oliveira Borges

MENDES R; Gomes, R.J.; BRANDAO, F. F. F.; OLIVEIRA, R. C.. As práticas corporais no contexto de uma Unidade Básica de Saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcelo Pereira de Brito

MENDES R; Passador, L.H; CAMPOS, E. A.;NAKAMURA, E.. Significados sobre a relação médico-paciente segundo usuários da Estratégia Saúde da Família em Santos SP.. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Valéria de Angelis Vieira

MENDES R; ZUCCHI, E.; CASETTO, S.J.; SILVA, C. G.. Significados acerca do HIV/AIDS entre pessoas idosas participantes da campanha Fique Sabendo 2015 em Peruíbe SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luciane Cristiano de Almeida

JUNQUEIRA, V.; BERTUSSSI, D. C.;MENDES R; CASETTO, S.J.; CAPOZOLLO, A.. A atenção básica e as Unidades Móveis de Saúde na perspectiva da integralidade do cuidado.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rômulo Cezar Ribeiro da Silva

MENDES, ROSILDA; AZEVEDO, A. B.;NAKAMURA, E.; PEZZATO, L. M.. Participação e controle social: a trajetória de uma liderança indígena no Conselho Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Mato Grosso. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Mychele Capellini Moris Taguchi

SACARDO, D.; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros;MENDES, R.. intersetorialidade e programação da saúde em um território do município de Indaiatuba- SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva:políticas e gestão em saúde) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valéria de Angelis Vieira

CASETTO, S.J.;MENDES R; SILVA, C. G.; ZUCCHI, E.. Significados acerca do HIV/AIDS entre pessoas idosas participantes da Campanha Fique Sabendo 2015 em Peruíbe- SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tassiane Cristine Santos de Paula

REZENDE, M. M.;MENDES, R.; INOUE, S. R. V.; SILVEIRA FILHO, D. X.. Estudo de efetividade de um programa de atendimento psicossocial para adolescentes em vulnerabilidade social. 2016. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Wellington de Almeida

FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; LABBATE, S.;MENDES, ROSILDA. A sistematização de experiências de ações de promoção da saúde em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde do município de Campinas , SP.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréa Domingues da Silva Souza

QUEIROZ, M. F. F.; NOGUEIRA, C. M. F. M.; OLIVEIRA, J. A.;MENDES, R.. Percepção sobre a organização do trabalho e o processo de afastamento: estudo com trabalhadores acidentados e adoecidos da reabilitação profissional do INSS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rita de Cassia Cabral de Campos Martins

DUARTE, A. C. G. O.; NOVELLI, M. M. P. C.;MENDES R; CASETTO, S.J.; GUERRA, R. L. F.. Educação e convivência social na terceira idade:percepção de mudanças na qualidade de vida dos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Danilo de Miranda Anhas

MENDES, R.; MAGIOLINO, L. L. S.; PEREIRA, A. B.. Participação social e subjetividade: as vivências de jovens moradores da Vila dos Pescadores em Cubatão- SP.. 2015. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rosane Cristine dos Santos

MENDES, R.; NICOLAU, S. M.; INOUE, S. R. V.. Terapia comunitária: um olhar critico sobre a trajetória na Secretaria Municipal de Saúde de Santos - SP. 2015 - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andréa Domingues da Silva Souza

NOGUEIRA, C. M. F. M.; LOURENCO, E. A. S.;MENDES, R.. Percepção sobre a organização do trabalho e o processo de afastamento:estudo com trabalhadores acidentados e adoecidos da reabilitação profissional do INSS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luiz Eduardo dos Santos

SANTOS, N. J. S.;SILVA, C. R. C. E.MENDES R; SA, C. S. C.. Processos de ensino-aprendizagem para prevenção do HIV-AIDS: possibilidade para mudança comportamental de mulheres. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Natália Custódio Almeida Akamine

CORREA, C. G.; ROSSIT, R. A. S.;MENDES R. A gestão da educação permanente em saúde na região metropolitana da Baixada santista: concepções e práticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Aluno: Luiz Alberto dos Santos Ferreira

MENDES R; DAMICO, J. G. S.; STIGGER, M. P.. O Trabalho da educação fisica na composição de uma equipe de saúde mental especializada em álcool e outras drogas.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Emila Estoivalet Broide

WESTPHAL, M. F.; BÓGUS, C. M.;MENDES R. A participação social na implantação do Projeto Rostos, Vozes e Lugares em Guarulhos-SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Elaine Cristina da Silva

CHIESA, Anna Maria;BÓGUS, Cláudia Maria; PELICIONI, Maria Cecilia Fosesi;MENDES R; Gallo, P.R.. Participação comunitária nos processos de educação em saúde e ambiental- Região de Paranapiacaba e Parque Andreense. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Andréia Faraoni Freitas Setti

MENDES R; RIBEIRO, H.;BÓGUS, Cláudia Maria. Análise de intervenção em área de mananciais no município de São Bernardo do Campo: o caso do Bairro Ecológico. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Silvia Maria Prado Lopes Queiroz

MOYSES, Simone Tetu; CUBAS, Marcia Regina;MENDES R; FRANÇA, Beatriz Helena S. Efetividade do processo de capacitação dos líderes da Pastoral da Criança para promoção da saúde bucal em Curitiba, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Andrea Faraoni Freitas Setti

RIBEIRO, H.;WESTPHAL, M. F.; BOGUS, C. M.;MENDES R; PELICIONI, M. C.. Análise de política pública de proteção aos mananciais no município de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Turazzi

BOTAZZO, C.; CHIESA, Anna Maria; DONATO, A. F.; VILLELA, W. V.; MARSIGLIA, R. M. G.;MENDES R. A especialização em saúde da família e a pedagogia crítica. 2007 - Instituto de Saúde.

Aluno: Eliane Cristina da Silva

Gallo, P.R.; BÓGUS, C. M.; PELICIONI, M. C.;MENDES R; PEREIRA, I. T. B.. Participação comunitária nos processos de educação em saúde ambiental-Paranapiacaba e Parque Andreense. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Ferraz Duarte

MENDES R; SORRENTINO, Marcos;WESTPHAL, Marcia Faria. As agendas sociais brasileiras de desenvolvimento local:possibilidades de diálogo, articulações e de convergências. 2006. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Rosalia Brasil Ribeiro Iamamura

MORETTI, R. S.; VASCONCELOS, M. P.;MENDES R; D.F.DA.LEITE, M. A.. Higiene pessoal fora da residência: os banheiros públicos na região central da cidade de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Alfredo Cordella

KATER, C. E.;MENDES R; MAZZALI, L.; FERREIRA, K. L.. Qualidade de Vida no ambiente de trabalho: percepção do modelo de empresa saudável na região da Baixada Santista. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Marcos.

Aluno: Jessica Domingues

CHIESA, Anna Maria; SOARES, Cassia Baldini;MENDES R; FRACOLLI, Lislaine Aparecida. A percepção dos trabalhadores de saúde sobre a intersetorialidade. 2005 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Henrique Nico Monteiro

MENDES RBÓGUS, Cláudia Maria; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; IBANHES, Lauro César;WESTPHAL, Marcia Faria. As escolas técnicas do Sistema Único de Saúde do Esatdo de São Paulo- Análise de Curriculos. 2005 - Instituto de Saúde.

Aluno: Mariana Ferraz Duarte

SORRENTINO, Marcos;MENDES RWESTPHAL, Marcia Faria. As agendas sociais brasileiras:possibilidades de diálogo e articulações para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida. 2005 - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Claudete Aparecida Formis

REIGOTA, Marco Antonio dos Santos; PHILIPI JÚNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi;MENDES R; PIVELLI, Roque Passos. Implantaçaõ da Agenda 21 nas escolas da Rede Estadual de Jundiaí-São Paulo. 2005 - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Roberto Mac Fadden

VASCONCELOS, Esdras Guerreiro; RODRIGUES, Ideli; SATO, Leny;MENDES R. A questão da reabilitação psicossocial: uma investigação sobre os Projetos-Trabalho nas instituições de saúde mental.. 2005 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Colosio

PAIVA, V. S. F.; FERNANDES, Maria Inês Assumpção;MENDES R. O grupo operativo como instrumento de intervenção na área da saúde: um estudo de prevenção de DST/AIDS na cidade de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia.

Aluno: Edna Fernandes Longui

GUIRADO, Marlene; DOMINGUES, Ideli; SCHMIDT, M. L. S.; FERNANDES, Maria Inês Assumpção;MENDES R. Instituição e crise: uma investigação a respeito das relações entre trabalhadores da saúde e os usuários em um serviço público de saúde. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia.

BÓGUS, Claudia Maria; PELICIONI, Maria Cecilia Fosesi;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R; PEREIRA, I. T. B.. . A participação social na atuação dos conselhos municipais de Bertioga: possibilidades de articulação. 2004.

WESTPHAL, Marcia Faria; GHOUBAR, K.; LEFEVRE, Fernando;MENDES R; FISHER, F. M.. . Condições de vida e de trabalho dos trabalhadores da indústria da construção civil, na perspectiva da promoção da saúde: o caso de Bertioga. 2004.

Aluno: Robson Colosio

FERNANDES, Maria Inês Assumpção; AYRES, J. R. C. M.; PAIVA, V. S. F.;MENDES R; SATO, Leny. O grupo operativo como instrumento de investigação/intervenção: um estudo sobre a área de prevenção de DST/AIDS na cidade de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edna Fernandes Longui

SATO, Leny; FERNANDES, Maria Inês Assumpção; GUIRADO, Marlene;MENDES R; SCHMIDT, M. L. S.. As relações entre trabalhadores e usuários da saúde e seus efeitos sobre a qualidade da atenção. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucia Helena Presoto

BOGUS, C. M.; PELICIONI, M. C.;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R; PEREIRA, Isabel Maria Bicudo. A participação social na atuação dos conselhos municipais de Bertioga:possibilidades de articulação. 2004. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Ana Maria Caricari

GHOUBAR, K.; LEFEVRE, Fernando;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R; FISHER, F. M.. As condições de vida e trabalho dos trabalhadores da indústria da construção civil, na perspectiva da promoção da saúde: o caso de Bertiga. 2004. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Faculdade de Saúde Pública.

MENDES R. . Cidade Saudável: estratégia de desenvolvimento local em Campo Grande. 2003.

RIBEIRO, H.;MENDES R; CARVALHO, C. E. F.. . A participação comunitária no Projeto PRUALB Benguele/Angola. 2003.

Aluno: Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves

MENDES R; Figueiredo; Le Bourlegat,CA. Cidade saudável: estratégia de desenvolvimento local em Campo Grande. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: adriana Fonseca Braga

RIBEIRO, H.;MENDES R; CARVALHO, C. E. F.. A participação comunitária no Projeto PRUALB Benguela/Angola. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MENDES R; GHOUBAR, K.; WUNSCH FILHO, V.;WESTPHAL, Marcia Faria; LEFEVRE, Fernando. . As condições de vida e trabalho dos trabalhadores da indústria de construção civil na perspectiva da promoção da Saúde: o caso Bertioga. 2002.

MENDES R; DONATO, A. F.; CHIESA, Anna Maria. . Atendimento pré-hospitalar na Prefeitura do Município de Saõ Paulo: análise do processo de capacitação das equipes multiprofissionais fundamentada na promoção da saúde. 2002.

MENDES R; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo; ZIONI, Fabíola. . As conferências internacionais da promoção da saúde para a formação em saúde pública no Brasil: a Faculdade de Saúde Pública como locus de estudo. 2002.

Aluno: Tânia Maria Vargas Escobar Azevedo

CHIESA, Anna Maria;MENDES R. Atendimento pré-hospitalar na prefeitura do município de São Paulo: análise do processode capacitação das equipes multiprofissionais fundamentada na promoção da saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem.

Aluno: Marcia Alves Guimarães

MENDES R; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo; ZIONI, Fabíola. As conferências internacionais da promoção da saúde e as contribuições para a formação em saúde pública no Brasil: a Faculdade de Saúde Pública como locus de estudo. 2002. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Letícia Chamy Farkuh

MENDES R; BELLUOMINI, M.; NOGUEIRA, P. A.. Conhecimentos sobre tuberculose entre professores de ciências do ensino fundamental do município de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Letícia Chamy Farkuh

MENDES R; NOGUEIRA, P. A.; BELLUOMINI, M.. Conhecimentos sobre tuberculose entre professores de ci6encias do ensino fundamental do município de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Trousdell Franceschini

BOGUS, C. M.; LOTTA, G. S.;MENDES, ROSILDA; WESTHAL, Marcia Faria. A construção da intersetorialidade : o caso da Rede Intersetorial Guarulhos Cidade que Protege. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Global e sustentabilidade) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Marcos Warschauer

GUZZO, M.S.L.; MATTAR, S.;MENDES R; CARVALHO, Y. M.;MARTINS, Cleide Lavieri. Práticas corporais na saúde: nós , tangências e saídas. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Dayane Barros Esteves

MENDES R; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; SACARDO, D.; SILVEIRA, N. D. R.; LUCCA, S. R.. Os cuidadores formais de idosos: vergonha, delicadeza e o cuidado. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARIA DA CONCEIÇÃO CARNEIRO PESSOA DE SANTANA

ROSSIT, R. A. S.; UCHOA, L.; VILELA, R. Q. B.; SOERENSEN, A. A.;MENDES R. Interprofissionalismo nas residências multiprofissionais: análise na região Nordeste do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eroka Correia Silva

MENDES, R.; REDIGOLO, C. S.; RODRIGUES, S. L.; VIANA, M. B.; TUCCI, A. M.. Uso de álcool , ansiedade e estresse entre estudantes universitários : avaliação e intervenção. 2016. Tese (Doutorado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcelo Simões Mendes

FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros; AKERMAM, Marco;MENDES R; SACARDO, Daniele; SILVA, R. A.. Deficiência física e promoção da saúde: o lugar do suljeito. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tarcila Lima da Costa

DUTKA, J. C. R.; IMBRIZI, J. M.; BAMONTE, J. L. B. M.; AKERMAM, Marco;MENDES, R.. Cuidado em Saúde e Arte na Percepção de Estudantes de Fonoaudiologia. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christiane Gasparini Araujo Costa

BÓGUS, Claúdia Maria; MANCUSO, A. M. C.; VILLAR, B. S.; TELESI JÚNIOR, E.;MENDES, R.. Agricultura urbana e periurbana na ótica da promoção da saúde. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Érika Correia Silva

MENDES, R.; RODRIGUES, S. L.; REDIGOLO, C. S.; VIANA, M. B.; TUCCI, A. M.. Uso de álcool : ansiedade e estresse entre estudantes universitários: avaliação e intervenção. 2015. Tese (Doutorado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: LUIS FELIPE FERRO

MENDES R; SVARTMAN, B. P.; CASCO, R.; MARIOTTI, M. C.; SCARCELLI, I. R.. Controle social e saúde mental: barreiras e estratégias para o exercício do controle social. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Colosio

GUIRADO, Marlene; SCARCELLI, I. R.; KODA, M. Y.; Moreno, D.M.F.C.;MENDES R; REBELLO, M. P.; GOMES, K.V.; SILVA, L. G. G.. A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: RICARDO BARBOSA MARTINS

MENDES R; SCARCELLI, I. R.; FERNANDES, M. I. A.; SOUZA, M.P.R.; GOMES, K.V.. O Programa de DST/AIDS e a formação em psicologia:determinações e contradições para o trabalho do psicólogo. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniella do Amaral Mello Bonatto

LAGO, L.C; Santos Junior, O.A.; PFEIFFER, C. R.; GOHN,M.G.M.;MENDES R. Qualidade de vida urbana e participação social: a experiência da Rede de Comunidades Saudáveis no Estado do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juan Carlos Aneiros Fernandez

LABBATE, S.; AYRES, J. R. C. M.; ZIONI, Fabíola; IANNI, A.M.Z.;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R. Promoção da saúde e dinâmica social: o lugar dos sujeitos. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Crhistinne Maymone Gonçalves

BÓGUS, Cláudia Maria; ZIONI, Fabíola;AKERMAN, Marco; MOYSES, Simone Tetu;MENDES R. Atuação sobre os determinantes sociais de saúde em uma iniciativa de Campo Grande -MS: Projeto Viva Seu Bairro. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Ana Mattos Brito de Almeida

MEDINA, M. C. G.; ANDRADE, L.O.M.;MENDES R; BOGUS, C. M.;WESTPHAL, M. F.. Promoção da Saúde e a reorientação dos serviços de saúde no município de Fortaleza: a hipertensão arterial como analisador. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Fátima Madalena de Campos Lico

ARMOND, Jane; SCHILLING, F. I.; CHIESA, Anna Maria; ZIONI, Fabíola;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R; FRANÇA JÚNIOR, I.. Juventude, violência e ação coletiva. 2009 - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Tatiana Pluciennik Dowbor

CHIESA, Anna Maria; TANAKA, O. Y.;WESTPHAL, M. F.; AYRES, J. R. C. M.;BÓGUS, Claudia MariaMENDES R; ZIONI, Fabíola. O trabalho com os determinantes sociais da saúde no PSF do município de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

CAMPOS, G. W. S.; JUNQUEIRA, L. A. P.;WESTPHAL, Marcia Faria; MERLHY, E. E.;MENDES R; CORREA FILHO, H. R.. . A saúde e o dilema da intersetorialidade. 2004.

Aluno: Luiz Odorico Monteiro de Andrade

CAMPOS, G. W. S.; JUNQUEIRA, L. A. P.;WESTPHAL, Marcia Faria; MERLHY, E. E.;MENDES R; CORREA FILHO, H. R.. A saúde e o dilema da intersetorialidade. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

MENDES RWESTPHAL, Marcia Faria; DALARI, S.;BÓGUS, Claudia Maria; ALMEIDA, E.. . Controle Social e gestão participativa em saúde pública: a experiência de conselhos gestores de unidades de saúde no município de Campo Grande. 2003.

Aluno: Cristina Setenta Andrade

MENDES R; CHIESA, Anna Maria; FORTES, P. A. C.; SÁ, E. N. C.; LEFEVRE, Fernando. Salobrinho: a história de saúde de um bairro de Ilhéus. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Milca Lopes de Oliveira

MENDES R; BÓGUS, C. M.; Morita, I; DALARI, S.;WESTPHAL, M. F.. Controle social e gestão participativa em saúde pública - a experiência de conselhos gestores de unidades de saúde do município de Campo Grande 1994/2002. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

MENDES R; RUSSO, I. C. P.; SATO, Leny; WUNSCH FILHO, V.; FISCHER, F. M.. . Reabilitação auditiva em motoristas de ônibus urbano, portadores de perda auditiva induzida por ruído(PAIR) uma proposta metodológica. 2002.

MENDES R; ASSIS, M. M. A.;WESTPHAL, Marcia Faria; LEFEVRE, Fernando; SÁ, E. N. C.. . Qualidade de vida e políticas públicas no município de Feira de Santana - Bahia. 2002.

Aluno: Márcia Tiveron de Souza

MENDES R; RUSSO, I. C. P.; SATO, Leny; WUNSCH FILHO, V.; FISHER, F. M.. Reabilitação auditiva em motoristas de ônibus urbano:portadores de perda auditiva por uido (PAIR):proposta metodológica. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Creuza Maria Brito Queiroz

MENDES R; ASSIS, M. M. A.;WESTPHAL, M. F.; LEFEVRE, Fernando; SÁ, E. N. C.. Qualidade de vida e políticas públicas no município de Feira de Santana. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Regina Helena Petroni Pontes

MENDES R; BATISTA, N. A.; OLIVEIRA, E. M.; LEFEVRE, Fernando;WESTPHAL, Marcia Faria; PELICIONI, M. C.. Reforma Curricular no ensino médico: um estudo de caso de uma escola de medicina. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

MENDES RWESTPHAL, Marcia Faria; WANDERLEY, L. E.; CHIESA, Anna Maria; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo; CANDEIAS, N. F.. . O movimento da promoção da saúde na década de 1990- um estudo de seu desenvolvimento e difusão na saúde pública brasileira. 2001.

Aluno: Daís Gonçalves Rocha

WANDERLEY, L. E.; CHIESA, Anna Maria; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo;WESTPHAL, M. F.; CANDEIAS, N. F.; PELICIONI, Maria Cecilia Fosesi;MENDES R. O movimento da promoção da saúde na década de 1990: um estudo de seu desenvolvimento e difusão na saúde pública brasileira. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Ghislene Trigo Silveira

MENDES RWESTPHAL, Marcia Faria; LEFEVRE, Fernando; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo. Escola Promotora de Saúde: quem sabe faz a hora. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Melo Bezerra

AKERMAM, Marco; FURTADO, J. P.;MENDES, ROSILDA; GUERRIERO, I.. Parcerias para ações intrasetoriais e intersetoriais em áreas de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo/Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina do ABC.

Aluno: Maria da Conceição Carneiro Pessoa Santana

ROSSIT, R. A. S.; SOERENSEN, A. A.; MORENO, L. R.;MENDES, R.. Interprofissionalismo nas residências multiprofissionais em saúde da região Nordeste do brail: percepção de residentes e docentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tarcila Lima da Costa

MENDES R; AKERMAN, MARCO; DUTKA, J. C. R.. Cuidado em saúde e arte na perspectiva de estudantes de fonoaudiologia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Trousdell Franceschini

MENDES, R.; WESTPHAL, M. F.; INOJOSA, R. M.. Da intersetorialidade à Saúde em Todas as Políticas: respostas da rede intersetorial. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvana Maria Ribeiro

MENDES, R.; RIGON, S. A.; BOGUS, C. M.. O processo de construção do Plano Alimentar e Nutricional no municipio de São paulo: participação e intersetorialidade na elaboração de uma política pública local promotora de saúde. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Marcos Warschauer

TEIXEIRA, R. R.; MATTAR, S.;MARTINS, Cleide LavieriMENDES R; WATANABE, H.A.W.. Rede na saúde:nós, tangências e saídas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cecília do Amaral Campos de Barros Santiago

GOHN, M. G. M.;MENDES R; SEVERINO, F. E. S.. A contribuição da linguagem da arte como ferramenta de construção da cidadania em espaços do terceiro setor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Andréia Faraoni Freitas Setti

RIBEIRO, H.;WESTPHAL, Marcia Faria; SOUZA, M. F.;MENDES R; GUNTHER, W. M. R.. Avaliação da Efetividade de Estratégias de Territorialização de Desenvolvimento Sustentável, Promoção da Equidade e da Saúde: o caso do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Juan Carlos Aneiros Fernandez

LABBATE, S.; ZIONI, Fabíola;WESTPHAL, Marcia FariaMENDES R; BOGUS, C. M.. Promoção da saúde e dinâmica social: uma análise teórica epistemológica. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SILVIA HELENA BASTOS DE PAULA

FILIPPE, E. M. V.; SCHIRMER, J.; PETRAGLIA, I. C.; MARTINS, M. C. N.; Helene, LF;MENDES R. Avaliação de serviços de saúde: a perspectiva do cuidar complexo para mulheres acometidas por DST. 2007 - Instituto de Saúde.

Aluno: Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves

MENDES R; ZIONI, Fabíola; BOGUS, C. M.. Promoção da Saúde e Determinantes Sociais de Saúde: análise de iniciativas de Campo Grande. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Mattos Brito de Almeida Andrade

MEDINA, M. C. G.; BOGUS, C. M.;WESTPHAL, M. F.MENDES R; PELICIONI, M. C.. Práticas de promoção da saúde e a orientação dos serviços de saúde no município de Fortaleza: o foco no controle da hipertensão arterial. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fátima Madalena de Campos Lico

SATO, Maria Inês; ZIONI, Fabíola;WESTPHAL, Marcia Faria; MINAYO, Maria Cecília de Souza;MENDES R. Juventude, Violência e Ação Coletiva. 2006 - Faculdade de Saúde Pública.

MENDES R; FORTES, P. A. C.; SÁ, E. N. C.; CHIESA, Anna Maria; LEFEVRE, Fernando. . A História de saúde de um bairro de Ilhéus- Bahia. 2003.

MENDES R; WESTHAL, Marcia Faria; ALMEIDA, E. S.. . Controle Social e gestão participativa em saúde pública: a experiência dos conselhos gestores de Unidades de saúde do município de Campo Grande/MS. 2001.

Aluno: Milca Lopes de Oliveira

MENDES RWESTPHAL, Marcia Faria; ALMEIDA, E. S.. Controle social e gestão participativa em saúde pública: a experiência dos conselhos gestores de unidades de saúde do município de Campo Grande MS. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Cristiane Galvão Ribeiro

MENDES, ROSILDA; BOTAZZO, C.; PEZZATO, L. M.. Narrativas de idosos de uma Unidade de Saúde do município de Santos: autopercepção de saúde bucal. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Roberta Aoki Tanaka

POLETTO, P. R.; SILVA, F. F. C.;MENDES, ROSILDA. Percepções sobre dor crônica e autocuidado do usuário na atenção básica em saúde. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marselle Alves de Andrade

CIPPULO, M. A. T.; BARREIROS, G. F.; LIBERMAN, F.;MENDES, ROSILDA. A música como instrumento de promoção da saúde na Seção de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Elaine Rocha Correa

FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI; NOZABIELLI, S. R.;MENDES, ROSILDA. Mas a vida é real e é de viés: Educação Permanente como estratégia de gestão para preceptores em saúde. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Álvaro Carlos de Souza Mendes dos Santos

PEZZATO, L. M.;MENDES, ROSILDA; PRADO, G. V. T.. Narrativas de vida:significados atribuídos à prática de exercícios físicos no envelhecer. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rodolfo Luis Almeida Maia

MENDES, ROSILDA; SCARCELLI, I. R.; CORDEIRO, M. P.. Para além do controle social no SUS: discutindo a relação entre Estado e movimetnos sociais a partir de estratégias de luta da Comissão de Moradores do Jardim Brasília e Vitória -Régia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Wilson Hossni Dias

MENDES R; AZEVEDO, A. B.; JUNQUEIRA, V.. Necessidades de Saúde e Diabetes Mellitus: depoimentos de usuários acompanhados na Estratégia Saúde da Família. 2018.

Aluno: Rômulo Cezar Ribeiro da Silva

MENDES RNAKAMURA, E.; MAXIMINO, V.S.. Participação da sociedade civil na politica municipal de saúde: a trajetória a visão de uma liderança no conselho de saúde local. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira

CYRINO, E. G.; PRADO JUNIOR, J. C.; PINTO, N. R. S.;MENDES R. O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo SP: um estudo de caso do Programa vinculado ao SUS municipal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Clara Pedroso Toledo

MENDES R; PEZZATO, L. M.; JUNQUEIRA, V.; BEDRIKOW, R.. A atuação médica e o processo de interlocução: o Apoio Institucional como ferramenta de trabalho médico em um território de saúde da Zona Leste da Capital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Fassina

MENDES R; SACARDO, D.; PEZZATO, L. M.. A estratégia Saúde da família como cenário de aprendizagem: análise de uma experiência de interação ensino-serviço na formação médica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nayara Albino Gonçalves

MENDES, ROSILDA; COMARU, F.; DINIZ, T. M. R. G.. O direito à cidade e as lutas territoriais:a experiência da Ocupação Esperança em Osasco SP.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social e Políticas Sociais) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcelo Pereira de Brito

NAKAMURA, E.; Passador, L.H;MENDES, R.. Significados sobre a relação médico-paciente, segundo os usuários da Estratégia Saúde da Família , em Santos SP. 2017.

Aluno: Danielle Abujamra Siufy Nardez

MENDES, R.; JUNQUEIRA, V.; CASETTO, S.J.. Integralidade e redes: o que há nesse enredo?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eduardo Oliveira Borges

OLIVEIRA, R. C.; Gomes, R.J.;MENDES, R.. As práticas corporais no contexto de uma Unidade Básica de Saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rita de Cassia Cabral de Campos Martins

MENDES, R.; GUERRA, R. L. F.; CASETTO, S.J.. Educação e convivência social na terceira idade:percepção de mudanças na qualidade de vida dos participantes da UATI-BS. 2016.

Aluno: Mychele Capellini Moris Taguchi

SACARDO, D.; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros;MENDES, R.. Intersetorialidade e promoção da saúde em território do Município de Indaiatuba-SP. 2016.

Aluno: Samantha Jesica Sales Andrade

MENDES, R.; FURTADO, J. P.; STEDEFELDT, E.. Percepção de risco de doenças transmitidas por alimentos: Habitus do manipulador de alimentos e suas crenças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentos, Nutrição e Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Wellington de Almeida

MENDES, R.; LABBATE, S.; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros. Sistematização de experiências de ações de promoção da saúde em uma unidade de Atenção Primária à Saúde do município de Campinas-SP. 2015.

Aluno: Sarita Barbosa Sanches Pereira

CAPOZOLLO, A.; CASETTO, S.J.;MENDES, R.. Trabalho em equipe e integralidade do cuidado em um cenário hospitalar. 2015.

Aluno: Danilo de Miranda Anhas

MAGIOLINO, L. L. S.;MENDES RSILVA, C. R. C. E.. Participação social e saúde: as experiências de adolescentes e jovens moradores da Vila dos Pescadores em Cubatão- SP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andréa Domingues da Silva Souza

QUEIROZ, M. F. F.; LIMA, L. C.;MENDES, R.. Reabilitação profissional do INSS: Trabalho , gênero e saúde - É possível cuidar de forma integralizadora?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Natália Custódio Almeida Akamine

BATISTA, N. A.;MENDES R; ROSSIT, R. A. S.. A gestão da educação permanente em saúde na Região Metropolitana da Baixada Santista. 2013.

Aluno: Natalia Novaes Pavani

MENDES R. Narrativa em saúde: um encontro entre a psicologia e fé em uma sala de hemodiálise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Aluno: Audrey S

MENDES R. Assis.Agente comunitário de saúde e o idoso:visita domiciliar e práticas de cuidado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Aluno: Sílvio Luis Bastos Siqueira Junior

MARTINS, P. A.; OLIVEIRA, R. C.;MENDES R. Atuação do educador físico na atenção básica de saúde no município de Santos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Aluno: Pedro Felipe de Lima Pacheco

OLIVEIRA, R. C.; FEDERICI, C. A. G.;MENDES R. O conceito de saúde nos trabalhos de conclusão de curso de educação física na UNIFESP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista.

Aluno: Álvaro Carlos de Souza Mendes dos Santos

FERREIRA, S.E.;MENDES R; CARANTI, D.A.. Automedicação e nível de atividade física no município de Santos- SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo.

GUZZO, M.S.L.;MENDES, ROSILDA; OLIVEIRA, R. C.; RUBIO, K.; ROBLE, O. J.; FERNANDES, P. T.. Membro titular de Concurso Público para professor adjunto da Área de Educação Física/Saúde Mental/Eixo Trabalho em Saúde. 2019. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES, ROSILDA; DOMINGUES, A. R.; NOVELLI, M. M. P. C.; SANTOS, M. C.; BRUNELLO, M. I. B.; ALMEIDA, M. C.. Presidente de banca do concurso público para docente da área de terapia ocupacional. 2019. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES, ROSILDA; SILVA, C. G.; SILVEIRA, F.; ROCHA, E. S.; SILVA, L. G. G.; CASTRO, L. R. F.. Presidente de banca do concurso público da área de psicologia jurídica da UNIFESP campus Baixada Santista. 2019. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES, ROSILDA; FRAZAO, P.; KERCHES, C.; MICHIMA, S. M.; MACHADO, T. M.. Membro titular da Comissão Julgadora do Concurso para o cargo de Professor Adjunto junto ao Departamento de Política, Gestão e Saúde. 2019. Faculdade de Saúde Pública.

JUNQUEIRA, V.; BERTUOL, C.; GARCIA, M.L.;MENDES R. Membro titular do Processo Seletivo Simplificado para docente. 2015. Universidade Federal de São Paulo.

ALMEIDA, J. J. G.; ANDRADE, D. R.; GUERRA, R. L. F.;MENDES, R.. Membro titular de banca examinadora do Concurso Público para Docente Adjunto A na área de Educação Física. 2015. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES, R.; LIBERMAN, FLAVIA; NICOLAU, S. M.; CARVALHO, C. P. F.. Presidente de banca do Processo Seletivo Simplificado para docente. 2015. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES R; GONCALVES, A. K.; PALMA, A.. Membro titular Concurso Público docente da área de Educação Física em interface com Saúde Coletiva. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

RIBEIRO, D. A.; CHRISTOFARO, D. G. D.; ALMEIDA, J. J. G.; RODRIGUES, S. T.; GUERRA, R. L. F.;MENDES R. Membro titular do Concurso Público para cargo de docente adjunto na área de Educação Física. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

ZAGATTO, A. M.; PAULI, J. R.; UCHIDA, M. C.; GUERRA, R. L. F.; RIBEIRO, D. A.;MENDES R. Membro titular do Concurso Público para docente Adjunto. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

Vianna, L.A.C.; WANDERLEY, L.E.W.; IANNI, A.M.Z.; Naves, M.B.; FATIMA, B. L.; LEITE R.S.C.;MENDES R. Membro suplente do Concurso Público docente Adjunto na àrea de Serviço Social , subárea Ciências Sociais. 2009. Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo.

HENZ, A. O.; KALMUS, J.; LIMA, L. C.;MENDES R. Processo Seletivo Simplificado Campus Baixada Santista. 2018. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES R. Concurso de Experiencias Significativas en Promoción de la Salud en la Región de las Américas, ao 2017. 2017. Organização Mundial da Saúde.

MENDES R; DONATO, A. F.; DALMASO, A. S.. Membro titular de Concurso para Pesquisador Científico I. 2014. Instituto de Saúde.

MENDES R. IV Encontro de Inciação Científica do Campus Baixada Santista. 2012. Universidade Federal de São Paulo.

MENDES R; DONATO, A. F.;WESTPHAL, Marcia FariaBÓGUS, Claudia Maria; LEFEVRE, A. M. S.. Concurso de ingresso no nível I da carreira de pesquisador científico do Instituto de Saúde da Secretaria de Esatdo da Saúde de São Paulo. 2003. Instituto de Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eurivaldo Sampaio de Almeida

ALMEIDA, E. S.; CARVALHO, A. I.; JUNQUEIRA, L. A. P.; RIBEIRO, H.; WESTPHAL, M. F.. Cidades saudáveis no Brasil e os processos participativos: os casos de Jundiaí e Maceió. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Arlindo Philippi Jr

CARVALHO, Antonio Ivo de; JUNQUEIRA, Luciano Antonio Prates; RIBEIRO, Helena; ALMEIDA, Eurivaldo Sampaio de;WESTPHAL, Márcia FariaPHILIPPI JR, Arlindo. Cidades saudáveis no Brasil e os processos participativos: Os casos de Jundiaí e Maceió. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública Concentração Saúde Ambiental) - Faculdade de Saúde Pública.

Helena Ribeiro

RIBEIRO, H.. Cidades saudáveis no Brasil e os processos participativos: os casos de Jundiaí e Maceió. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Natalia de Campos Carvalho

Análise da preceptoria do Programa Mais Médicos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Valdivina Francisca de Jesus e Rocha

O mundo do trabalho e a relação com a população negra em situação de rua; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Ester Freitas Pereira

Ações do Serviço de Atendimento Especializado para Adultos (SAE Adulto) voltadas às mulheres que vivem com HIV/AIDS :adesão e autonomia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Rômulo Cezar Ribeiro da Silva

Participação e controle social: a trajetória de uma liderança indígena no Conselho Municipal de Saúde de Tangará da Serra/Mato Grosso; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Danielle Abujamra Siufy Nardez

Pelos caminhos da integralidade: o que uma usuária-guia pode ensinar sobre a produção de redes de cuidado?; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Nayara Albino Gonçalves

O direito à cidade e as lutas territoriais: a experiência da Ocupação Esperança em Osasco SP; 2017; Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Lucilene Alves Pereira

A interdisciplinaridade na percepção dos profissionais que atuam nas políticas sociais; 2017; Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Vanessa Fassina

A estratégia Saúde da família como cenário de aprendizagem: análise de uma experiência de interação ensino-serviço na formação médica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Karla Helene Marques Lima

Significados estudantis e institucionais atribuidos ao uso de drogas em universidade pública federal; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Elaine Teixeira Alves dos Santos

Políticas públicas e vulnerabilidade em AIDS: Análise das estratégias de prevenção e promoção da saúde voltadas para as populações de travestis e transexuais no município de Itanhaém; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

CARMEM LUCIA BRANDALISE

Apoio à atenção básica de saúde: percurso da pesquisa-intervenção; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Rosilda Mendes;

Maria Goretti de França Lima

Projetos de qualidade de vida na empresa:desafios da promoção da saúde; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em gestão de programas de promoção da saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Rosilda Mendes;

Libia Abex Gomes

A implantação do PSF e o impacto na qualidade de vida da Vila Jaraguá; 2003; 0 f; Monografia - Faculdade de Saúde Pública; Orientador: Rosilda Mendes;

Thainá Cavalcante Torres

Entre a integralidade e territorialização: percursos de uma gestante em uma Unidade Básica de Saúde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Muriel Gracelli Pereira da Silva

O convívio do cuidador familiar com o portador de Alzheimer; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Camila Fernanda Forster Marques

Participação social e Empoderamento: atuação em comunidades ribeirinhas de Rondônia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Thainá Cavalcante Torres

Percursos de uma gestante em uma Unidade Básica de Saúde: Trabalho em equipe na produção do cuidado integral; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Mendes;

Flavio Batista Vieira Neto

A experiência da gravidez na juventude: Um caso da Areia Branca, região noroeste da cidade de Santos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Mendes;

Vinícius Gomes de Andrade

Itinerários mobilizadores de redes sociais de cultura na região noroeste de Santos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Mendes;

Isabella Pessoni Grillo

Trajetória de jovens na reunião Noroeste de Santos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Mendes;

Rebeca dos Santos

Politicas publicas para a promoção da saúde na região Noroeste de Santos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosilda Mendes;

Anna Carolina Pompermayer Coradelli

Atenção à saúde na Unidade de Saúde da família do bairro Santa Gertrudes: a voz das lideranças locais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Medicina de Jundiaí; Orientador: Rosilda Mendes;

Carlos Alberto Medalha Filho

Monitoria do Projeto da Universidade Aberta à Terceira Idade; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Isabella Liba Pandolfo

Monitoria da Universidade Aberta à Terceira Idade; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Beatriz Monteiro

Monitoria da Universidade Aberta à Terceira Idade; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Ana Flávia Almeida Bertuci

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Daniela Santana Morais

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Patrícia Oliveira Rocha

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Juliana Couto dos Santos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Luisa Spinola Pereira Lemos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Mariana da Costa Aguiar Ventura

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Cristhina Bonilha Huster Siegle

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Ingrid Cristine Fonseca

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Bianca Doné

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Orientador: Rosilda Mendes;

Ana Carolina Siqueira dos Anjos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Wladimir Barbosa Reis

Atenção básica e a rede de cuidado em rede no município de Santos; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Lucio Costa Girotto

Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Caio Vinicius Infate de Melo

Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Bruna Nubile Maynart Lemos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Juliana de Menezes Almeida

Monitoria do eixo Trabalho em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Luana Agapito Oliveira

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Maycon Feliz Lozano

Atenção básica e a rede de cuidado no município de Santos; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Cassio Vinicius Viana

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Eduardo Gregolin Moretti

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Ana Claudia Rodrigues

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Crislene de Oliveira Pereira

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Maria carolina Almeida Alves

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Luiza Escardovelli Alcântara

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Ricardo Vieira dos Santos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Thaís Torres Soares

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Érica Teixeira de Medeiros

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Leticia Gori Alves Papa

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Flavia Reis Justino

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Jéssica Santos

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Mayara Lima Ferreira Silva

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Bruna Nibilee M

lemos; Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Jannaina Traversim de Luna

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Maria Carolina Netto

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Andiara Cardoso

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2011; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Thais Moura Neves

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Tailah Barros de Paula

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Liliane Lima Mendes

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Roberto Abreu da Silva

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Fernando Pontes

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde; 2010; Orientação de outra natureza; (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Raul Franklin Sarabando de Moura

Monitoria do Eixo Trabalho em Saúde 2010; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Rosilda Mendes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia Faria Westphal

PARTICIPAÇÃO POPULAR E MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS: O CASO DE JUNDIAÍ E MACEIÓ; 2000; 186 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcia Faria Westphal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AKERMAN, MARCO ; MOYSES, Simone Tetu ; FRANCO DE SÁ, RONICE M P ; MENDES, ROSILDA ; NOGUEIRA, JULIA A D ; ZANCAN, LENIRA ; MANONCOURT, ERMA ; WALLERSTEIN, NINA . Democracy and health promotion. Health Promotion International , v. 34, p. i1-i3, 2019.

  • AZEVEDO, A. B. ; LIBERMAN, F. ; MENDES, ROSILDA . Pesquisa qualitativa em saúde e a perspectiva da cartografia em Deligny e Deleuze/Guattari. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 14, p. 1-13, 2019.

  • MENDES, ROSILDA . Abordagens participativas em pesquisa:agir em favor do diálogo e da inclusão. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 21, p. 341-344, 2019.

  • ROSA, K. M. ; SILVA, C. R. C. E. ; MENDES, ROSILDA ; ANHAS, DANILO DE MIRANDA . Gênero, Intersubjetividade e Saúde. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 14, p. 1-11, 2019.

  • BARBOSA, M. C. ; MATTOS, E. B. T. ; MENDES, ROSILDA . Capacitação de agentes comunitáriosde saúde para a detecção da demência na fase leve. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. e42244, p. 1, 2019.

  • FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI ; LIBERMAN, F. ; SOUSA, G. M. R. ; MENDES, ROSILDA . A pesquisa intervenção como ferramenta de formação: a experiência em uma unidade básica de saúde. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 5, p. 9-19, 2019.

  • MENDES R ; SACARDO, D. . Formação profissional em Saúde: do conhecimento instrumental ao trabalho como princípio educativo. BIS. BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE (IMPRESSO) , v. 18, p. 108-118, 2018.

  • LIMA, KARLA HELENE MARQUES ; SILVA, CRISTIANE GONÇALVES DA ; MENDES, ROSILDA . Drogas e álcool na universidade: proibições, silenciamentos e diálogos. Temas em Educação e Saúde , v. 14, p. 156-172, 2018.

  • OLIVEIRA, ÉRIKA CECÍLIA SOARES ; PEZZATO, LUCIANE MARIA ; MENDES, ROSILDA . Às margens do cuidado: regulações de gênero em uma equipe de saúde. PHYSIS. REVISTA DE SAÚDE COLETIVA (ONLINE) , v. 28, p. 1-20, 2018.

  • MORAES, RAMIZ CANDELORO PEDROSO DE ; ANHAS, DANILO DE MIRANDA ; MENDES, ROSILDA ; FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI ; ROSA, KARINA RODRIGUES MATAVELLI ; SILVA, CARLOS ROBERTO DE CASTRO E . PESQUISA PARTICIPANTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS: A FORMAÇÃO COLETIVA NO DIÁLOGO PESQUISADOR E COLABORADOR. Trabalho, Educação e Saúde (Online) , v. 15, p. 205-222, 2017.

  • WALLERSTEIN, NINA ; GIATTI, LEANDRO ; BÓGUS CM ; AKERMAN, Marco ; JACOBI, PEDRO ; DE TOLEDO, RENATA ; MENDES R ; ACIOLI, SONIA ; BLUEHORSE-ANDERSON, MARGARET ; FRAZIER, SHELLEY ; JONES, MARITA . Shared Participatory Research Principles and Methodologies: Perspectives from the USA and Brazil-45 Years after Paulo Freire?s -Pedagogy of the Oppressed-. Societies , v. 7, p. 6, 2017.

  • AZEVEDO, ADRIANA BARIN DE ; PEZZATO, LUCIANE MARIA ; MENDES, ROSILDA . Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde em Debate , v. 41, p. 647-657, 2017.

  • MENDES, ROSILDA ; FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI ; SILVA, CARLOS ROBERTO DE CASTRO E . Integralidade como processo intersubjetivo de construção de práticas em território de exclusão social. Saúde em Debate , v. 41, p. 707-717, 2017.

  • MAXIMINO, VIVIANE SANTALUCIA ; LIBERMAN, FLAVIA ; FRUTUOSO, MARIA FERNANDA ; MENDES, ROSILDA . Profissionais como produtores de redes: tramas e conexões no cuidado em saúde. Saude e Sociedade , v. 26, p. 435-447, 2017.

  • MENDES, R. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; SACARDO, D. . Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde em Debate , v. 40, p. 190-203, 2016.

  • MENDES, R. ; PEZZATO, L. M. ; SACARDO, D. . Pesquisa-intervenção em promoção da saúde: desafios metodológicos de pesquisar -com-. Ciência & Saúde Coletiva , v. 21, p. 1737-1746, 2016.

  • GARCIA, M.L. ; COSTA, S.L ; MENDES, R. . Memória, território e comunidade: extensão universitária na escola de samba X9 ? Santos, São Paulo. Revista Ciência em Extensão , v. 12, p. 105-117, 2016.

  • RODRIGUES, B. A. C. ; GALINDO, A. G. ; IMBRIZI, J. M. ; MENDES, R. . Oficinas com trabalhadores em situação de afastamento do trabalho. P o l i s e P s i q u e , v. 6, p. 103, 2016.

  • SILVA, M. L. O. ; CASETTO, S.J. ; GAGLIARDI, E. G. ; PAULA, Y. A. ; MENDES R ; GUERRA, R. L. F. ; DINIZ, T. M. R. G. ; HERRERA, H. R. . Por uma universidade aberta à participação do idoso. SERVIÇO SOCIAL & SAÚDE (UNICAMP) , v. 14, p. 27-38, 2015.

  • LIBERMAN, FLAVIA ; FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI ; LIMA, LAURA CAMARA ; MENDES, ROSILDA ; ACOSTA, ANA ROJAS . Articulação prático-teórica e a produção de inovação no mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde. Saúde e Sociedade (Online) , v. 24, p. 716-729, 2015.

  • FRUTUOSO, MARIA FERNANDA PETROLI ; MENDES, ROSILDA ; ROSA, KARINA RODRIGUES MATAVELLI ; SILVA, CARLOS ROBERTO DE CASTRO E . Gestão local de saúde em território de vulnerabilidade: motivações e racionalidades. Saúde em Debate , v. 39, p. 337-349, 2015.

  • ARROYO, H. V. ; MANTILLA URIBE, B. P. ; CONTRERAS RENGIFO, A. ; WESTPHAL, M. F. ; MENDES, R. . La contribucion de los Centros Colaboradores de la OMS/OPS en los avances de la promocion de la salud en America Latina. Global Health Promotion (Print) , v. 23, p. 102-106, 2015.

  • FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; WESTPHAL, Marcia Faria ; BOGUS, Claudia Maria ; MENDES R . Gestão intersetorial e participativa: análise de modelo de uma subprefeitura de São Paulo. PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS , v. 42, p. 219-238, 2014.

  • MENDES R ; CAPOZOLLO, A. ; TEIXEIRA JUNIOR, R. ; ANDRADE, V. ; MAIA, B. ; GRACELLI, M. ; PESSONI, I.G. ; SOUZA, P. B. ; SAGGIOMO, R. ; MOREIRA, K. . Tessituras e participação- extensão universitária na região Noroeste de Santos. Revista Ciência em Extensão , v. 10, p. 7, 2014.

  • SILVA, C. R. C. E. ; MENDES R ; MORAES, R. C. ; ANHAS, D. ; ROSA, K. M. . Participação social e a potência do agente comunitário de saúde. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 26, p. 113-123, 2014.

  • MENDES R ; SACARDO, D. ; NORONHA, GRACE PEIXOTO ; NEVES, H. ; ALVES, Y. M. D. . Promoção da saúde na metrópole com foco na intersetorialidade e sustentabilidade.. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 8, p. 125-146, 2014.

  • MENDES, R. ; PLAZA, V. ; WALLERSTEIN, N. . Sustainability and power in health promotion: community-based participatory research in a reproductive health policy case study in New Mexico. Global Health Promotion (Print) , v. 23, p. 61-74, 2014.

  • POTVIN, L. ; MCQUEEN, D. V. ; LEEUW, E. ; MENDES R ; ABEL, T. ; LAROUCHE, A. . Fostering innovation in health promotion research: the critical role of the IUHPE. Global Health Promotion (Print) , v. 20, p. 3-4, 2013.

  • CAPOZOLLO, A. ; IMBRIZI, J. M. ; LIBERMAN, F. ; MENDES R . Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde. Interface (Botucatu. Online) , v. 17, p. 357-370, 2013.

  • WESTPHAL, M. F. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; NASCIMENTO, PAULO ROBERTO ; ZIONI, FABIOLA ; ANDRÉ, LUCIA MARCIA ; MENDES R ; NORONHA, GRACE PEIXOTO ; MOREIRA, RAFAEL DA SILVEIRA . Práticas democráticas participativas na construção de agendas sociais de desenvolvimento em municípios do sudeste brasileiro. Ambiente & Sociedade (Online) , v. 16, p. 103-128, 2013.

  • MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria ; WESTPHAL, M. F. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros . Promoção da saúde e redes de lideranças. Physis (UERJ. Impresso) , v. 23, p. 209-226, 2013.

  • POTVIN, L. ; MCQUEEN, D. V. ; DE LEEUW, E. ; MENDES, R. ; ABEL, T. ; LAROUCHE, A. . Fomentar la innovacion en la investigacion sobre promocion de la salud: el papel decisivo de la UIPES. Global Health Promotion , v. 20, p. 87-89, 2013.

  • SILVA, C. R. C. E. ; MENDES R ; NAKAMURA, E. . A dimensão da ética na pesquisa em saúde com ênfase na abordagem qualitativa. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , p. 32-41, 2012.

  • TEIXEIRA JUNIOR, R. ; MENDES R ; CAPOZOLLO, A. ; HENZ, A. O. ; MAIA, B. ; PESSONI, I.G. ; GRACELLI, M. ; MOREIRA, K. ; SOUZA, P. B. ; LAIZZO, T. ; ANDRADE, V. . Participação e redes sociais na região Noroeste de Santos. Revista Ciência em Extensão , v. 8, p. 262-266, 2012.

  • WALLERSTEIN, N. ; MENDES R ; MINKLER, M. ; AKERMAN, MARCO . Reclaiming the social in community movements: perspectives from the USA and Brazil/South America: 25 years after Ottawa. Health Promotion International (Print) , v. 26, p. ii226-ii236, 2011.

  • WESTPHAL, M. F. ; MENDES R . Avaliação participativa e a efetividade da promoção da saúde: desafios e oportunidades. Boletim Técnico do SENAC , v. 35, p. 17-27, 2009.

  • MENDES R ; FALVO, F. . Motuca Health Municipality Project : building together a better future. Promotion & Éducation , v. XIV, p. 81-83, 2007.

  • TAVARES, M.F..L. ; MARCONDES, W.B. ; BARROS, C.M.S. ; BODSTEIN, R. ; COHEN, S.C. ; KLIGERMAN, D.C. ; COMARU, Francisco de Assis ; SILVA, C.S. ; BÓGUS, Claúdia Maria ; ROCHA, R. M. ; MELLO, A.M. ; ADESSE, L. ; EDMUNDO. K. ; MENDES R . Theory and practice in the context of health promotion program evaluation. Promotion & Education , v. 1, p. 27-30, 2007.

  • LICO, Fátima Madalena de Campos ; FERREIRA, Maricene Ceravolo de Melo ; MARTINS, Cleide Lavieri ; MENDES R . Percepção de gerentes sobre o papel gerencial em unidades básicas de saúde após capacitação na região sul da cidade de São Paulo. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , São Paulo, v. 14, n.1, p. 78-90, 2005.

  • AKERMAN, Marco ; MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria . É possível avaliar um imperativo ético?. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 605-615, 2004.

  • MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria ; AKERMAN, Marco . Agendas urbanas intersetoriais em quatro cidades de São Paulo. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , São Paulo, v. 13, n.1, p. 47-55, 2004.

  • SUCUPIRA, A. C. ; MENDES R . Promoção da Saúde: conceitos e definições. Sanare (Sobral) , Sobral - CE, v. 1, p. 7-10, 2003.

  • DONATO, A. F. ; MENDES R . Relação educativa da equipe de saúde da família. Sanare (Sobral) , Sobral CE, v. 1, p. 35-38, 2003.

  • MENDES R ; DONATO, A. F. . Território: espaço social de construção de identidades e de políticas. Sanare (Sobral) , v. 1, p. 39-42, 2003.

  • AKERMAN, Marco ; MENDES R ; BÓGUS, Claudia Maria ; WESTPHAL, Marcia Faria ; PEDROSO, M. L. ; BICHIR, A. . Avaliação em promoção da saúde: foco no 'município saudável'. REVISTA DE SAUDE PUBLICA , São Paulo, v. 36, n.5, p. 638-646, 2002.

  • WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R . Cidade Saudável: uma experiência de interdisciplinaridade e intersetorialidade. Revista de Administração Pública (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 34, n.6, p. 47-61, 2000.

  • MENDES R ; ARAUJO, R. C. S. S. ; UDIHARA, M. L. ; SIQUEIRA, A. . Saúde Bucal em trabalhadores portadores de lesões por esforços repetitivos. Saúde em Debate , São Paulo, v. 10, p. 54-56, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SETTI, Andréia ; GOSCH, C.S. ; GALLO, E. ; MORRAYE, M.A. ; WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R . Glossário Temático Promoção da Saúde. 2012.

BONTEMPO, D. B. ; GOSCH, C.S. ; CRUZ, D.K.A. ; ROCHA, D.G. ; DUARTE, E. C. ; MENDES R ; WESTPHAL, M. F. ; SA, R. F. ; MOYSES, Simone Tetu ; MARCONDES, W. ; Malta, D.C. . Curso de Extensão para Gestores do SUS em Promoção da Saúde. 2010.

OLIVEIRA, Carlos Felipe Almeida D ; SANTOS, Cláudia Araúlo dos ; SOUZA, Edinilsa Ramos de ; ACOSTA, Fernando Tomas ; LEMOS, Maria Do Socorro ; MENDES R ; BARROSO, Viviane Gonçalves . Plano Nacional de Prevenção da Violência. 2004.

MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria . Entrevistas com tomadores de decisão sobre implementação de projetos de promoção da saúde e avaliação de municípios/comunidades saudáveis. 2002.

BÓGUS, Cláudia Maria ; MENDES R . Desarollo, prueba en terreno y finalización de una guia de orientación para introducir a lideres locales y nacionales en la guia para alcaides. 2002.

MENDES R ; WALLENSTEIN, N. ; AKERMAN, Marco ; BÓGUS, Claudia Maria ; SALAMO, P. . Avaliação Participativa em Cidades Saudáveis. 2001.

MENDES R . Avaliação do Projeto Espacios Saludables em Loja Equador. 2000.

MENDES R . Municipios e Comunidades Saudáveis no Brasil. 2008.

MENDES R ; SETTI, Andréia ; LEVI, Maria Luiza ; SACARDO, Daniele ; CUNHA, Marcia ; Dezerto Cesar . Relatório de Avaliação e Monitoramento do PAVS 2008. 2008.

WESTHAL, Marcia Faria ; MENDES R ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; BÓGUS, Cláudia Maria ; Wenzel Daniela ; Prado Junior T . Capela em ação e a gestão integrada e participativa de politicas públicas FaseII. 2008.

SETTI, Andréia ; SACARDO, Daniele ; AGRELA, Elisabete ; CUNHA, Marcia ; LEVI, Maria Luiza ; MENDES R . Avaliação e Monitoramento do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis. 2007.

WESTPHAL, Marcia Faria ; CARICARI, A. M. ; COMARU, F. ; RUSSO, E. ; ARAI, V. J. ; MENDES R . Projeto de apoio à ampliação do movimento por municípios saudáveis no Estado de São Paulo. 2007.

MENDES R . Sustentabilidade e Poder em Promoção da Saúde. 2006.

WESTPHAL, M. F. ; BOGUS, C. M. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; MENDES R . Capela em Acão e a gestão integrada e participativa de políticas públicas. 2006.

NAZARIO, Clarissa Lacerda ; MAIA, Elizabete Souza ; CAPUCCI, Paulo Fernando ; MENDES R . Perfil de Saúde urbana em cidades de mais de um milhão de habitantes- Guarulhos, São Paulo, Brasil - Versão 2. 2005.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R ; BÓGUS, Claudia Maria ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; PAIS, T. D. ; FERNANDEZ, R. M. R. A. ; ARMOND, J. E. ; LICO, Fátima Madalena de Campos . Capela Saudável: gestão de políticas públicas integradas e participativas na subprefeitura da Capela do Socorro da cidade de São Paulo. 2004.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R ; LIMA, Carina Weishaupt Vieira ; MARTINS, Carolina Aguiar ; FERDINANDO, D. C. . Informações básicas sobre doenças não transmissíveis e fatores de risco para elaboração de análises econômicas incluindo prevalência, duração das doenças, mortalidade e outras informações básicas. 2004.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES, R. ; MENDES R ; LIMA, Carina Weishaupt Vieira ; MARTINS, Carolina Aguiar . Evidências da efetividade e custos das intervenções de prevenção de doenças-não- transmissíveis. 2004.

MENDES R ; WESTPHAL, Marcia Faria ; CAPUCCI, Paulo Fernando ; BÓGUS, Cláudia Maria ; COMARU, Francisco de Assis ; TAVARES, Sandra Regina ; ANTUNES, Marici . Perfil de saúde urbana em cidades com mais de um milhão de habitantes nas Américas - Guarulhos - São Paulo- Versão 1. 2004.

MENDES R ; CAPUCCI, Paulo Fernando ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; NAZARIO, Clarissa Lacerda . Estudo da gestão descentralizada das subprefeituras de São Paulo. 2004.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R . Revisão da prevenção secundária da hipertensão arterial e do diabetes no Brasil. 2004.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R . Revisão de atividades de promoção e prevenção primária em doenças não transmissíveis no Brasil. 2003.

WESTPHAL, Marcia Faria ; MENDES R ; AKERMAN, Marco ; BÓGUS, Claudia Maria . Metodologias de avaliação para projetos de municípios saudáveis. 2003.

FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, Daniele ; MAIA, Elisabete Souza ; WESTPHAL, Marcia Faria . Projeto Capela Saudável. 2003.

AKERMAN, Marco ; MENDES R ; BICHIR, A. ; BÓGUS, Cláudia Maria ; WESTPHAL, Marcia Faria . Elaboração de instrumentos de avaliação participativa para projetos de municípios saudáveis. 2001.

MENDES R . Avaliação do Projeto Anadia Município Saudável. 2000.

MENDES R . Participação Social nos Projetos Cidades Saudáveis no Brasil. 1999.

MENDES R ; WESTPHAL, Marcia Faria . Cidades Saudáveis no Brasil. 1998.

WESTHAL, Marcia Faria ; LEFEVRE, Fernando ; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo ; PELICIONI, Maria Cecilia Fosesi ; MENDES R ; BÓGUS, Cláudia Maria . As estratégias de promoção de saúde no Brasil:possibilidades de fortalecimento e investimentos na formação de pessoal. 1998.

NUNES, N. R. ; MENDES, ROSILDA ; PIRES, A. ; BITTAR, C. . Pesquisa-ação participativa e empoderamento. 2020. .

MENDES, R. ; AZEVEDO, A. B. ; CAPOZOLLO, A. ; CASETTO, S.J. ; LIBERMAN, FLAVIA ; FRUTUOSO, M.F. ; HENZ, A. O. ; OLIVEIRA, E. C. S. ; PEZZATO, L. M. ; NICOLAU, S. M. ; MAXIMINO, V.S. ; JUNQUEIRA, V. ; LOZANO, M. F. ; GIROTTO, L.C. ; MELO, C.V. ; GARCIA, M.L. ; KINKER, F. . Relatório Final - ATENÇÃO BÁSICA E A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM REDE NO MUNICÍPIO DE SANTOS. 2016. (Relatório de pesquisa).

FRAGA, A. B. ; PINTO, A. L. S. ; LOPES, A. C. S. ; RECH, C. R. ; GOSCH, C.S. ; CRUZ, D. K. A. ; Malta, D.C. ; PAIVA, E. A. ; CARVALHO, F. F. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; FREITAS, M. G. ; SILVA, M. M. A. ; JAIME, P. C. ; AMORIN, R. C. A. ; MENDES, ROSILDA ; BENEDETTI, T. B. . Curso de aperfeiçoamento em implementação da Politica Nacional de Promoção da Saúde: Programa Academia da Saúde. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

AKERMAM, Marco ; COSTA, S.L ; MENDES, ROSILDA ; GUERRA, H. L. . Epidemiologia dos fatores de proteção: explorando possíveis associações entre a vivência religiosa em Comunidades de Terreiro e melhoria da saúde. 2015. (Relatório de pesquisa).

MENDES, ROSILDA ; BARIN, A. A. ; CAPOZOLLO, A. ; JUNQUEIRA, V. ; LIBERMAN, F. ; FRUTUOSO, M.F. ; CASETTO, S.J. ; HENZ, A. O. ; NICOLAU, S. M. ; MAXIMINO, V.S. ; LOZANO, M. F. ; GIROTTO, L.C. ; KINKER, F. ; GRACIA, M.L. . Relatório Parcial - ATENÇÃO BÁSICA E A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM REDE NO MUNICÍPIO DE SANTOS. 2015. (Relatório de pesquisa).

FRAGA, A. B. ; LOPES, A. C. S. ; PINTO, A. L. S. ; GOSCH, C.S. ; CRUZ, D. K. A. ; Malta, D.C. ; CARVALHO, F. F. B. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; JAIME, P. C. ; MENDES R . Curso de Extensão em Promoção da Saúde para Gestores do SUS com enfoque no Programa Academia da Saúde. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD).

SILVA, C. R. C. E. ; MENDES R ; FRUTUOSO, M.F. ; MORAES, R. C. ; ROSA, K. M. ; ANHAS, D. ; HEISE, M. . Relatório de Pesquisa: A potência de ação de agentes comunitários de saúde na Estratégia de Saúde da Família da Vila dos Pescadores no município de Cubatão. 2013. (Relatório de pesquisa).

MENDES, ROSILDA . CRIAÇÃO DE MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DE MÓDULOS INTERDISCIPLINARES. 2013. (Relatório de pesquisa).

MENDES, R. ; SACARDO, D. ; NORONHA, G. ; Neves, Helio ; KISHINAMI, E. E. ; ALVES, Y. M. D. ; WESTPHAL, Marcia Faria . PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE Avaliação da sustentabilidade do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis na cidade de São Paulo. 2012. (Relatório de pesquisa).

BÓGUS, C. M. ; MENDES R ; SACARDO, Daniele . Avaliação em Promoção da Saúde. 2011. .

CAPOZOLLO, A. ; HENZ, A. O. ; IMBRIZI, J. M. ; CASETTO, S.J. ; LIBERMAN, F. ; GRACIA, M.L. ; MENDES R ; COSTA, S.L ; SILVA, C. R. C. E. ; FRUTUOSO, M.F. ; JUNQUEIRA, V. ; MAXIMINO, V.S. . ?Formação para o trabalho em saúde: a experiência em implantação nos cursos de graduação - educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional - da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista?. 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS R ; MENDES R . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA REGIÃO NOROESTE DE SANTOS. 2011. (Relatório de pesquisa).

MENDES R . II Curso Internacional de promoção da saúde, desenvolvimento local e municipios saudáveis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WESTPHAL, Marcia Faria ; BOGUS, C. M. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; MENDES R . Avaliação em Promoção da Saúde. 2009. .

MERESMAN, S. ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; MENDES, ROSILDA ; MERCER, R. ; JACKSON, S. . 'Promoción de la Salud: Conceptos, Herramientas, Estratégias'. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD).

MENDES R ; CHIESA, Anna Maria . Participação e empoderamento: metodologias para a promoção da saúde na empresa. 2008. .

MENDES R ; SACARDO, Daniele ; LEVI, Maria Luiza ; AGRELA, Elisabete ; SETTI, Andréia ; CUNHA, Marcia . Pesquisa avaliativa Projeto Ambientes Verde e Saudáveis: construindo políticas públicas integradas na cidade de São Paulo. 2008. (Relatório de pesquisa).

MENDES R . Avaliador had hoc. 2006 (Parecerista) .

MENDES R . Parecerista da Revista de Saúde Pública. 2003 (Parecerista) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Objetivos do desenvolvimento sustentável e promoção da saúde: estudo de métodos e ferramentas de pesquisa participativa, Descrição: Este projeto de pesquisa origina-se da necessidade de ampliar os conhecimentos e desenvolver aportes teórico-metodológicos na perspectiva da promoção da saúde, buscando aprofundar metodologias participativas. Lançaremos mão destes métodos e instrumentos para explorar do ponto de vista de atores locais identificados com alguns dos 17 ODS selecionados e revelar percepções significativas que tenham conexão entre saúde e seu respectivo ODS e indicar possíveis narrativas locais para a Promoção da Saúde no século XXI, com base e raiz em territórios específicos e que dialoguem, interfiram, intercambiam, troquem e modifiquem narrativas globais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Nina Wallenstein - Integrante / Marco Akermam - Coordenador / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Cenários que educam: reflexões a partir de experiências de formação em saúde no SUS, Descrição: Esta investigação de perspectiva qualitativa pretende analisar distintas experiências de formação em saúde que revelam o desafio de orientar processos inovadores de práticas profissionais, pautadas em ações relacionais, centradas nos cenários de práticas e na constituição de vínculos com os usuários. Ao considerar a importância dos cenários de prática do Sistema único de Saúde (SUS) como potentes espaços de diálogo, postulamos que por meio deles podem ser estabelecidas práticas educativas que interrogam a hegemonia do discurso positivista, do domínio de técnicas e a transmissão de conhecimento instrumental, e podem ser uma oportunidade de gerar mediações e 'práticas radicais?. Nesses processos formativos entendemos que trabalhadores do SUS, usuários do sistema de saúde, docentes e estudantes vão estabelecendo seus papéis sociais na confluência de seus saberes, modos de ser e de estar no mundo. O mundo do trabalho pode ser reconhecido como escola onde sujeitos exercitam o seu fazer uma vez que a compreensão sobre a natureza do trabalho em saúde e as tecnologias envolvidas em sua produção, desafiam os modos de pensar a aprendizagem e a produção de conhecimento na área da saúde. Ainda que identifiquemos contextos de adversidades nas políticas de educação e saúde concebemos propostas de formação como possibilidades de (re)unir o ensino em serviço, e responder às contradições da prática. Tal podem ser as experiências que vem sendo analisadas, não como receitas, mas como tentativas de promover mudanças nas relações entre as universidades com os serviços de saúde e dar destaque ao trabalho como princípio educativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Virgínia Junqueira - Integrante / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante / Fernando Kinker - Integrante / Luciane Maria Pezzato - Integrante / Vanessa Fassina - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Práticas profissionais, formação em saúde, políticas de cuidado, Descrição: O LEPETS ? Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde da Universidade Federal de São Paulo ? campus Baixada Santista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, a partir dos resultados da pesquisa ?Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos? (FAPESP 2014/50047-6), identificou que as ações de cuidado produzidas em serviços de saúde deste município são orientadas por políticas diversas, que podem resultar maior ou menor graus de autonomia e dependência, produzir diferentes efeitos terapêuticos, incidir sobre demandas e ofertas assistenciais, modular os conceitos de saúde, de avaliação dos serviços, entre outros. O objetivo desta pesquisa é analisar as políticas de formação e de cuidado na perspectiva de construir, conjuntamente, propostas que respeitem e incluam os sujeitos envolvidos no processo de investigação. A invenção de outros modos de cuidar convoca conhecimentos plurais que possam superar as fronteiras disciplinares e enfrentar o instituído em cada um de nós. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que inclui os trabalhadores dos serviços com o intuito de fortalecer o vínculo e compromisso de trabalho conjunto, no qual profissionais, usuários, gestores e pesquisadores da universidade são protagonistas do ato de pesquisar, na tentativa de desfazer a suposta dicotomia entre fazer e pensar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Ângela Capozollo - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Flávia Liberman - Integrante / Virgínia Junqueira - Integrante / Sidnei José Casetto - Integrante / Viviane Santalucia Maximino - Integrante / Stella Maris Nicolau - Integrante / Mauricio Lourenção Garcia - Integrante / PEZZATO, LUCIANE MARIA - Integrante / FRUTUOSO, MARIA FERNANDA - Integrante / Lucia da Rocha Uchoa Figueiredo - Integrante / Adriana de Oliveira Barin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Avaliação do Programa Academia da Saúde no Estado de São Paulo- Etapa II, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Akerman em 24/09/2018., Descrição: O Programa Academia da Saúde, por ser uma política pública de nível nacional recente, possui pouca informação sobre a implementação e o funcionamento, assim como a visão dos gestores públicos e da comunidade local sobre ele. Nesse sentido, a avaliação aqui proposta pode trazer informações importantes para o planejamento de ações e correções que garantam a efetividade e a sustentabilidade do Programa Academia da Saúde do estado de São Paulo. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é Identificar as ações planejadas ou executadas pelos gestores dos polos de Academia da Saúde no Estado de São Paulo e verificar se estas estão alinhadas com a Política Nacional de Promoção da Saúde e com as diretrizes e princípios do Programa Academia da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marco Akerman - Coordenador / Grace Noronha - Integrante / Douglas Roque Andrade - Integrante / Maria Cristina Franceschini - Integrante / Vitoria Martorelli - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Saúde de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Avaliação do Programa Academia da Saúde no Estado de São Paulo Etapa I, Descrição: O Programa Academia da Saúde, por ser uma política pública recente, possui pouca informação sobre a implementação e o funcionamento, assim como a visão dos gestores públicos e da comunidade local sobre ele. Nesse sentido, a avaliação aqui proposta pode trazer informações importantes para o monitoramento e planejamento de ações e correções que garantam a efetividade e a sustentabilidade do Programa Academia da Saúde do Estado de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marco Akermam - Coordenador / Grace Noronha - Integrante / Douglas Roque Andrade - Integrante / Alex Antonio Florindo - Integrante / Maria Cristina Franceschini - Integrante / PAULO HENRIQUE DE ARAUJO GUERRA - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Saúde de São Paulo - Cooperação.

  • 2014 - 2015

    Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos, Descrição: A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Santos e a Universidade Federal de São Paulo ? Baixada Santista tem se pautado pela construção de estratégias de formação de profissionais preparados para a atenção integral e de qualificação da rede de serviços públicos de saúde. Observamos que apesar dos avanços no arcabouço legal do Sistema Único de Saúde, diversos são os problemas enfrentados para produzir impacto no modo como se realizam cotidianamente os atos de saúde e para o funcionamento dos serviços segundo o interesse público, problemas esses que não se referem apenas às questões de mudanças e de reformas macroestruturais, mas se referem também à necessidade de mudanças nas práticas profissionais. O trabalho na atenção básica é um trabalho constituído de distintas tensões e depende da atuação conjunta de diversos profissionais e níveis de atenção, bem como da articulação e integração de várias redes. No âmbito do cuidado em saúde, as redes podem ser consideradas decisivas, seja pela organização do sistema de saúde vigente no país, que implica ações coordenadas de diversos equipamentos e setores, seja pela constatação empírica de que a manutenção da saúde parece apoiada em relacionamentos os mais diversos. O próprio percurso cotidiano dos usuários dos serviços, suas relações e ações nos territórios de existência apontam possibilidades de recursos que potencializam, enriquecem e transformam a vida, produzindo saúde. Para esta investigação que pretende analisar as potencialidades da atenção básica como ordenadora das ações de cuidado em redes no município de Santos, definiram-se cinco etapas organizadas para a execução da pesquisa e a produção de dados. Este projeto poderá contribuir para avançar nas articulações da atenção básica com os demais serviços e redes do território na perspectiva de um cuidado integral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Ângela Capozollo - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Flávia Liberman - Integrante / Virgínia Junqueira - Integrante / Sidnei José Casetto - Integrante / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante / Viviane Santalucia Maximino - Integrante / Carmem Lucia Brandalise - Integrante / Adriana Barin de Azevedo - Integrante / Fernando Kinker - Integrante / Stella Maris Nicolau - Integrante / Maycon Felix Lozano - Integrante / Lucio Costa Girotto - Integrante / Wladimir Barbosa Reis - Integrante / Caio Vinicius Infante de Melo - Integrante / Mauricio Lourenção Garcia - Integrante / Erika Cecilia Soares Oliveira - Integrante / Thiago Mendonça de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 2014 - 2014

    Epidemiologia dos fatores de proteção: explorando possíveis associações entre a vivência religiosa em Comunidades de Terreiro e melhoria da saúde, Descrição: A partir da década de 1980, surgiram estudos, principalmente nos Estados Unidos, interessados em buscar influências da prática religiosa na saúde das pessoas (Vasconcelos, 2006). Foram demonstradas evidências de associações positivas (Levin e Schiller, 1987), e a repercussão foi grande na imprensa e nos meios acadêmicos (Vasconcelos, 2006). Diversos estudos abordam a associação entre religião, salutogêneses e senso de coerência, por exemplo, Stefanaki et al 2014; Zarzycka e Rydz, 2014; Kark et al, 1996; Levin 1996, para citar alguns. Porém não identificamos estudo desta associação na população brasileira. Também não identificamos estudos que contemplassem religiões de matriz africana. Objetivos: Geral: Descrever os resultados e o comportamento da Escala SOC em populações de participantes de três diferentes terreiros de religiões de matriz africana no Brasil; específico: verificar se ocorre variação no escore da Escala de SOC segundo o grau de envolvimento (comprometimento) dos participantes com as atividades do terreiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marco Akermam - Coordenador / Samira Lima da Costa - Integrante / JUAN CARLOS ANEIROS FERNANDEZ - Integrante / Henrique Leonardo Guerra - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Análise do processo de trabalho de equipes multidisciplinares na atenção básica do município de Santos-SP, Descrição: O trabalho em equipe multidisciplinar é um importante pressuposto para a garantia da integralidade na Atenção Básica. Este estudo analisará a experiência de implementação de equipes multidisciplinares na Atenção Básica do Município de Santos, onde se constituíram quatro equipes compostas por diversas áreas profissionais. Essas equipes multidisciplinares distritais também se organizam no trabalho de forma a acompanhar tanto as Unidades de Saúde da Família como também as Unidades Básicas de Saúde. Este estudo pretende analisar o processo de trabalho das equipes multidisciplinares e a repercussão dessa intervenção para a qualificação do cuidado. A metodologia proposta para o estudo é o qualitativa. Os dados serão obtidos por meio de oficinas problematizadoras. Espera-se, com este estudo, uma melhor compreensão do processo de trabalho das equipes multidisciplinares e dos desafios a serem enfrentados para consolidação desse trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Carmem Lucia Brandalise - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    A potência de ação de agentes comunitários de saúde na Estratégia de Saúde da Família da Vila dos Pescadores no município de Cubatão, Descrição: o objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar e desenvolver, do ponto de vista psicossocial, a potência de ação dos agentes comunitários de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Vila dos Pescadores no município de Cubatão. Do ponto de vista metodológico, este estudo de caráter qualitativo, busca um melhor delineamento das demandas e mapeamento do território, enquanto suas potencialidades e fragilidades, sugerindo o modelo da pesquisa participante como balizador dos procedimentos a serem empregados, envolvendo a equipe da UNIFESP e profissionais e gestores do serviço de saúde de Cubatão. Sendo que os resultados esperados visam incrementar ações baseadas na integralidade, intersetorialidade e participação social, principalmente no que se refere ao papel da subjetividade e da afetividade na construção de formas alternativas de organização política das comunidades. Ainda, fornecendo mais subsídios para a elaboração de aportes formativos para os ACS. E do ponto de vista do desenvolvimento institucional este projeto contribuiria para a consolidação do projeto pedagógico-político da UNIFESP e construção de parecerias com outros municípios da baixada santista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Carlos Roberto de Castro e Silva - Coordenador / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Criação de mecanismos de avaliação participativa para módulos interdisciplinares, Descrição: Esta proposta busca, portanto, criar mecanismos de avaliação diferenciados, participativos, que dêem conta da complexidade desse processo de formação buscando envolver no processo avaliativo alunos e docentes que tem ou tiveram alguma interferência na implementação dessa proposta de formação, a fim de contribuir para o aprimoramento do Eixo Trabalho em Saúde. O desenho metodológico avaliativo aqui proposto é participativo e deve ser suficiente para captar todos os aspectos dessa iniciativa de formação e, sobretudo contribuir para o fortalecimento dos envolvidos com a política formativa que se quer empreender. Neste sentido, esse desenho privilegia o registro das percepções e de experiências visando dar potência aos seus aspectos positivos e solucionar problemas não previstos no planejamento procurando assim, contribuir para que o caminho a ser percorrido qualifique o processo de formação e possa, de fato, envolver de forma orgânica todos os interessados no processo educativo em curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Trajetória de jovens na região Noroeste de Santos, Descrição: Projeto de Iniciação Científica articulado ao projeto de extensão denominado Participação e Redes Sociais na Região Noroeste - Santos que vem sendo desenvolvido desde 2009 e 2010 e que permitiu identificar uma teia de relações estabelecidas entre a comunidade e as lideranças locais. Nessas narrativas foram apontados diversos problemas da região, entre eles o envolvimento de crianças e jovens com drogas e o abandono de crianças nas ruas, além da falta de ação do governo para atender as necessidades locais. Notou-se, então, uma grande mobilização em torno da criação de entidades sem fins lucrativos para atender as demandas e carências da região voltada para esse público. A extrema vulnerabilidade social expõe essa população a diversas problemáticas, entre elas é a falta de atenção e de políticas públicas voltadas para os jovens. O envolvimento de crianças com drogas, tráfico e a exploração sexual convergem com outros problemas sociais, como pobreza, exclusão social, trabalho infantil, discriminação de gênero e violência.A ausência do Estado no desenvolvimento de políticas públicas, permitiu o surgimento de entidades que tomaram para si o papel de realizar ações que possam garantir os direitos dos jovens.Este projeto pretende analisar e identificar os desejos e as perspectivas de jovens moradores em áreas de vulnerabilidade social em relação a sua condição de jovem, estudar o papel e a ação das entidades voltadas para esse público específico, de modo a captar formas de intervir sobre a realidade e contexto de vida e saúde dessas populações e descrever e analisar as formas de organização da entidade para atingir seus objetivos de melhorar as condições de vida de jovens da região. Para isso, estão sendo propostas quatro etapas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de projetos e ações locais, entrevista com os membros das instituições responsáveis pela implementação das ações voltadas aos jovens e a cartografia, que pressupões o acompanhamento de jove. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Isabela Grilo Pessoni - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Promoção da saúde e sustentabilidade, Descrição: Trata-se de um projeto que analisa a sustentabilidade de políticas de promoção da saúde com enfoque intersetorial, tomando como caso exemplar o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da Secretaria de Saúde de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Daniele Sacardo - Integrante / Grace Noronha - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    Politicas públicas para a promoção da saúde na região Noroeste de Santos, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as organizações sociais locais - as Sociedades de Melhoramentos, bem como analisar o modo de articulação das políticas públicas locais com as demandas dessas entidades para promover a melhoria das condições de vida na região. A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada em três etapas: (a) pesquisa bibliográfica, (b) pesquisa documental de projetos e ações locais, e (c) entrevistas com sujeitos representantes das Sociedades de Melhoramentos e com representantes do poder público local e municipal. Foram entrevistados 21 dos 22 presidentes das Sociedades de Melhoramentos da região e três representantes do poder público da região sendo um da região e dois da prefeitura municipal. Os resultados apontaram que a função das Sociedades de Melhoramentos tem mudado, fato que corrobora com a revisão da literatura, que antes eram locais de reivindicação e hoje, de acordo com essa pesquisa, o foco voltou-se para a realização de cursos profissionalizantes e/ou disponibilização de suas sedes para uso da prefeitura ou aluguel. Para o poder público, não há mais necessidade de se reivindicar por melhorias, uma vez que este já vem cumprindo a sua função e melhorando as condições de vida local. Portanto, caberia às Sociedades colaborar cedendo espaços e promovendo atividades diversas na comunidade. Em relação à articulação do poder público foi destacado pelos entrevistados que o governo, na maioria das vezes, não dá uma resposta apropriada para os problemas da comunidade. Quando há uma necessidade e uma demanda os presidentes interagem pessoalmente com o poder público, utilizando muitas vezes seus canais privados e pessoais para solucionar problemas. O papel das Sociedades tem sido interpretado por alguns representantes de entidades como de cooptação. Esperava-se com esta pesquisa uma apropriação dos conhecimentos necessários para analisar a problemática social da região noroeste de Santos e, assim, contribuir para uma reordenação das. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Rebeca Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Formação para o trabalho em saúde: a experiência em implantação nos cursos de graduação - educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista., Descrição: Projeto que pretende sistematizar, analizar e aprimorar a proposta de formação profissional desenvolvida a partir do Eixo Trabalho em Saúde nos cinco cursos de formação no Campus da Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Ângela Capozollo - Coordenador / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Carlos Roberto de Castro e Silva - Integrante / Flávia Liberman - Integrante / Jaquelina Maria Imbrizi - Integrante / Maurício Lourenção Garcia - Integrante / Samira Lima da Costa - Integrante / Virgínia Junqueira - Integrante / Sidnei José Casetto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Saúde e desenvolvimento local: análise dos progressos em relação aos objetivos do milênio relacionados à saúde nas cidades brasileiras que desenvolvem agendas sociais, Descrição: Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e saúde da população, nos últimos anos têm surgido várias agendas de desenvolvimento local, entre elas: Agenda 21, adotada pelo Ministério do Meio Ambiente; Cidades/ Municípios Saudáveis, incentivada pela Organização Pan-Americana de Saúde e DLIS, Desenvolvimento Local Integrado Sustentável, apoiada pelo governo federal até 2002. A Organização das Nações Unidas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de nações, estados e municípios, pactuou com alguns países, entre eles o Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O objetivo deste projeto foi identificar o quanto as agendas sociais, Cidades Saudáveis, Agenda 21 e DLIS vêm impactando as condições de vida e saúde da população de municípios nas cinco regiões do país. Este estudo multicêntrico foi realizado por sete universidades brasileiras: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e CEPEDOC Cidades Saudáveis; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Tocantins; Universidade da Amazônia; Universidade Católica do Paraná e Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A metodologia desta pesquisa avaliativa, realizada com métodos mistos ? qualitativos e quantitativos - mais especificamente utilizando o desenho seqüencial explanatório, compreendeu três fases: fase I - mapeamento das agendas sociais; fase II - estudo retrospectivo, comparativo ? caso - controle - do tipo coorte, com dados secundários de várias fontes; fase III - estudos de caso, de caráter qualitativo, de municípios de diferentes portes populacionais, com agenda e com melhores resultados em relação aos ODM. Quanto aos resultados, foram identificados 105 municípios na fase I desenvolvendo pelo menos uma das agendas sociais estudadas. Foi construída, na fase II, uma grade de 29 indicadores para acompanhar os ODM. Os testes estatísticos realizados demonstraram não haver, passados trê. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Marcia Faria Westphal - Integrante / Fabíola Zioni - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Capela em ação - gestão de políticas integradas e participativas, Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o modelo de gestão de políticas públicas "Capela em Ação" a partir dos marcos conceituais de "cidades saudáveis", visando o aprimoramento da gestão para a melhoria da qualidade de vida na região da Capela do Socorro. São seus objetivos específicos "Descrever e analisar o modo de articulação entre as políticas setoriais na região; "Descrever e analisar o modo de coordenação de ações intra e intergovernamentais; "Identificar e mapear grupos, movimentos, organizações e entidades que atuem na área de estudo, bem como as relações que estabelecem entre si e com o poder público; "Analisar redes sociais locais: suas interfaces e suas potencialidades em relação à gestão integrada e participativa de políticas públicas; "Analisar o fluxo recursivo de informações entre o poder público e a sociedade civil em relação ao modelo "Capela em Ação"; "Construir indicadores de avaliação da qualidade de vida e de capital social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westhal - Coordenador / Cláudia Maria Bógus - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Capela saudável:gestão de políticas integradas e participativas, Descrição: Dada a complexidade dos problemas da atualidade, especialmente que ocorrem nas grandes metrópoles é essencial à busca de novas formas de gestão municipal. Este projeto de pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento da gestão de políticas públicas em uma perspectiva integrada e participativa com vistas à melhoria da qualidade de vida na região da Subprefeitura da Capela do Socorro na cidade de São Paulo A grande possibilidade para uma gestão diferenciada e inovadora encontra-se na estratégia de promoção da saúde denominada Cidades Saudáveis, que se baseia na formulação e implementação de políticas urbanas voltadas para o desenvolvimento das potencialidades das cidades. O desafio é o estabelecimento de novas regras, desenhos e instrumentos de gestão que possibilitem o controle mais direto dos cidadãos, bem como o estímulo às práticas participativas, vinculadas aos processos de democratização política. Em outras palavras, pretende-se compreender a força desta experiência e buscar construir dinâmicas capazes de revigorar e realçar os complexos mecanismos de construção de agendas sociais que podem funcionar em redes promotoras de qualidade de vida e saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westphal - Coordenador / Cláudia Maria Bógus - Integrante / Tadeu Dias Pais - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante / Regina Mara Aneiros Fernandez - Integrante / Fatima Madalena de Campos Lico - Integrante / Jane Armond - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2004

    Revisão da prevenção secundária da hipertensão arterial e diabetes, Descrição: Este estudo pretendeu: a. Revisar e resumir as políticas, planos e legislações atuais da saúde nacional relacionadas à prevenção secundária e controle da hipertensão e diabetes no Brasil. b. Revisar e resumir os programas e as atividades relacionados ao Ministério da Saúde e a prevenção secundária e controle da hipertensão e diabetes. c. Mapear as atividades relacionadas ao controle da hipertensão e diabetes no Brasil dentro da organização do Ministério da Saúde. d. Revisar parcerias entre o Ministério da Saúde e centros colaboradores, universidades, ONGs, organizações profissionais, grupos de pacientes e interessados, organizações internacionais, o setor privado, e quaisquer outros grupos pertinentes relacionados à prevenção secundária e controle da hipertensão e diabetes. e. Revisar indicadores tripartite pactuados relacionados à prevenção secundária e/ou controle da hipertensão e diabetes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Marcia Faria Westphal - Integrante., Financiador(es): Banco Mundial - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2004

    Estudo da gestão descentralizada das subprefeituras da cidade de São Paulo, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi colher informações para um estudo longitudinal,de longo prazo, que busca conhecer a perspectiva dos atuais gestores sobre os pressupostos do projeto de implantação das Subprefeituras, segundo sua experiência atual e pregressa. Para essa avaliação foram utilizadas, num primeiro momento, as informações constantes no questionário anexo; posteriormente, outras metodologias serão aplicadas visando complementar e aprofundar a análise pretendida, cujos resultados deverão orientar, com maior precisão, o desenvolvimento da gestão descentralizada nas Subprefeituras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Paulo Fernando Capucci - Coordenador / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante / Clarissa Lacerda Nazario - Integrante., Financiador(es): Prefeitura do Municipio de Sao Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2004

    Evidências da efetividade e custos das intervenções de prevenção primária, Descrição: Este estudo teve os seguintes objetivos: 1. Identificar e revisar as evidências disponíveis no Brasil da efetividade das intervenções primárias relacionadas às causas e os fatores de risco das doenças não transmissíveis (doenças: doenças cérebro-vasculares, doenças pulmonares crônico-obstrutivas, Diabetes Mellitus, doenças isquêmicas do coração; e seus fatores de risco: hipertensão, tabagismo, poluição, tabagismo dentro do lar, obesidade, falta de atividade física, hipercolesterolemia, baixa ingestão de frutas e vegetais). 2. Pesquisar e revisar qualquer evidência disponível no Brasil da efetividade das intervenções secundárias da hipertensão e diabetes. 3. Pesquisar e revisar qualquer evidência disponível no Brasil da efetividade das intervenções primárias e secundárias das doenças não-transmissíveis entre populações de baixa renda e marginalizadas. Revisar dados de custos associados às intervenções identificadas como efetivas na prevenção primária da maioria das causas das doenças não transmissíveis e à prevenção secundária da hipertensão e diabetes no Brasil. 4. Revisar dados de custo-efetividade, custo-benefício, e qualquer outra estimativa econômica de intervenções identificadas como efetivas na prevenção e controle da maioria das causas das doenças não-transmissíveis no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westphal - Coordenador / Carina Weishaupt Vieira Lima - Integrante / Carolina Aguiar Martins - Integrante., Financiador(es): Banco Mundial - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2003

    Revisão das atividades de promoção e prevenção primária de de Doenças não Transmissíveis, Descrição: Esta análise documental está subdividida nas seguintes partes: políticas, planos e legislações atuais da saúde nacional e do Estado de São Paulo relacionadas à promoção da saúde e prevenção primária de DNT incluindo aquelas de base populacional ou comunitária (escolas e local de trabalho) e aquelas de base individual ou clínica; descrição da estrutura organizacional para o atendimento da promoção, prevenção e controle das DNT em geral, e em especial, hipertensão, diabetes, e seus respectivos programas e atividades; atividades relacionadas à promoção da saúde e às políticas, planos e, finalmente, atividades intersetoriais relacionadas à promoção da saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westphal - Coordenador., Financiador(es): Banco Mundial - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2003

    Metodologias de avaliação para projetos de municípios saudáveis, Descrição: Este trabalho sistematiza os conceitos relacionados com a avaliação em promoção da saúde, focaliza a avaliação participativa em projetos de municípios saudáveis e mostra a aplicação de metodologias de avaliação em um município do Estado de São Paulo - Bertioga. A partir dessas reflexões e sistematizações, pretendeu-se construir um desenho de avaliação que pode ser aplicado junto a outras iniciativas que vêm sendo acompanhadas pelo CEPEDOC Cidades Saudáveis, sempre levando em conta a especificidade de cada experiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westphal - Coordenador / Marco Akerman - Integrante / Claúdia Maria Bógus - Integrante., Financiador(es): Organizacao Pan-Americana da Saude - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2002 - 2002

    Entrevistas com tomadores de decisão sobre implementação de municípios saudáveis, Descrição: Projeto realizado com o intuíto de captar as percepções de tomadores de decisão em relação à implementação de políticas de promoção da saúde e de avaliação em promoção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Marco Akerman - Integrante / Cláudia Maria Bógus - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Políticas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2001

    Elaboração de instrumentos de avaliação participativa para municípios saudáveis, Descrição: Este projeto teve como objetivo criar metodologias e instrumentos de avaliação do processo de implantação, implementação e impacto do Projeto Bertioga Município Saudável, dentro de um processo participativo de avaliação, a partir de uma concepção ampla, clara e compartilhada na perspectiva da Promoção da Saúde e do ideário de Cidades Saudáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Integrante / Marcia Faria Westphal - Integrante / Aluisio Bichir - Integrante / Mylene Lyra Pedroso - Integrante / Cláudia Maria Bógus - Integrante / Marco Akermam - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1998 - 1998

    Panorama das cidades/municípios saudáveis no Brasil, Descrição: Este projeto traçou um panorama das iniciativas de cidades saudáveis no Brasil até o ano de 1998. Por meio de entrevistas com informantes chaves, gestores municipais, identificou as características de implementação dessas iniciativas, bem como o desenho que cada uma delas foi adquirindo ao longo do tempo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Ana Maria Caricari - Integrante / Marcia Faria Westphal - Integrante / Cláudia Maria Bógus - Integrante., Financiador(es): Organizacao Pan-Americana da Saude - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1998 - 1998

    As estratégias de promoção da saúde no Brasil:possibilidades de fortalecimento e investimentos na formação de pessoal, Descrição: Este projeto de pesquisa analisou dois contextos municipais onde as estratégias de promoção da saúde estavam sendo implementadas. Buscou-se criar conceitos e metodologias de apoio as atividades do curso de especialização em promoção da saúde que estva sendo oferecido na Faculdade de Saúde Pública/USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Marcia Faria Westphal - Integrante / Fernando Lefevre - Integrante / Cláudia Maria Bógus - Integrante / Isabel Maria Bicudo Pereira - Integrante / Maria Cecilia Foseci Pelicioni - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1998 - 1998

    Municípios saudáveis: os casos de Jundiaí e Maceió, Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar os processos participativos em cidades brasileiras que desenvolvem projetos de acordo com o ideário por Cidades Pode-se observar que os projetos Cidades Saudáveis vêm se desenvolvendo no Brasil de diferentes maneiras, e seus avanços são bastante restritos. As propostas são frágeis e estão relacionadas a dificuldades de implementar novas formas de gestão, participativas, não setorizadas, capazes de alterar as estruturas políticas, sociais e econômicas. Esta fragilidade faz com que os projetos não se sustentem nas mudanças administrativas. Os estudos de caso, nas cidades de Jundiaí, Estado de São Paulo, e Maceió, capital do Estado de Alagoas, mostraram que as condições gerais políticas das cidades não favorecem a participação efetiva dos cidadãos nas questões que envolvem as condições de vida. O aspecto contraditório das relações Estado/sociedade civil fica evidenciado. A participação existe, é reconhecida pelo Estado que abre um espaço institucional para que ela ocorra, no entanto, os grupos sociais não têm conseguido penetrar nos espaços de poder.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador / Marcia Faria Westphal - Integrante / Victor Jun Arai - Integrante / Fernando Lefevre - Integrante., Financiador(es): Organizacao Pan-Americana da Saude - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Rostos, Vozes e Lugares - Guarulhos - São Paulo, Descrição: Projeto de intervenção na cidade de Guarulhos que objetiva desenvolver ações que impactem nos ODM (Objetivos do Milênio). Realizado com apoio da Organização Pan- Americana de Saúde e do Ministério da Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosilda Mendes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Premio Gilson Carvalho pelo Trabalho apresentado no XIV Congresso Paulista de Saúde Pública: Profissional -rede: tecendo o cuidado em saúde, Associação Paulista de Saúde Pública.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sao Paulo, Campus Baixada Santista. , Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, 11015020 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 32290100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professordo Eixo Trabalho em Saúde do campus Baixada Santista

Atividades

  • 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Representante da Reitoria na CPPD Comissão Permanente do Pessoal Docente.

  • 01/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família PROFSAUDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa, Promoção da Saúde

  • 08/2016

    Ensino, Serviço Social e Políticas Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redes sociais territoriais

  • 11/2011

    Ensino, Ensino em Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação local do Mestrado Profissional no Campus Baixada Santista de 2011 a 2014, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Práticas- GEPPRA, Políticas Públicas, Redes sociais territoriais: teoria e método para ações educativas com a comunidade

  • 08/2009

    Extensão universitária , Campus da Baixada Santista, .,Atividade de extensão realizada, Projeto: Participação e redes sociais na região noroeste da cidade de Santos com o objetivo de Identificar e mapear grupos, movimentos, organizações e entidades que atuem na área em estudo, bem como as relações que estabelecem entre si e com o poder.

  • 02/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho em Saúde

  • 02/2009

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho em Saúde

  • 02/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho em Saúde

  • 02/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho em Saúde

  • 02/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho em Saúde

  • 03/2014 - 10/2016

    Direção e administração, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Coordenadora do Eixo Trabalho em Saúde.

  • 03/2014 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Membro titular da Câmara de Graduação da Baixada Santista.

  • 03/2013 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Docentes.

  • 03/2013 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Representante docente no Conselho de Extensão da UNIFESP (COEX).

  • 11/2014 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão Eleitoral de Direção e Vice-direção do Campus Baixada Santista.

  • 03/2012 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 10/2009 - 12/2012

    Extensão universitária , Campus da Baixada Santista, .,Atividade de extensão realizada, Projeto: X9: memória, território e produção do cuidado, que tem por objetivo mapear ? com vistas à construção de sua memória e à produção do cuidado, em ampla dimensão ? os movimentos e atores sociais no território no qual se localiza o Grêmio Recrea.

  • 04/2011 - 05/2011

    Extensão universitária , Campus da Baixada Santista, .,Atividade de extensão realizada, Pré - Congresso de Saúde Pública na Baixada Santista O projeto aqui apresentado, da realização de um Pré-Congresso que antecede o Congresso Paulista de Saúde Pública, tem o objetivo de agregar os atores envolvidos na construção do SUS na Baixada Sant.

  • 06/2009 - 12/2010

    Extensão universitária , Campus da Baixada Santista, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Atitude Saudável- Oficinas de Promoção da Saúde em parceria com o SESC Santos.

  • 02/2010 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus da Baixada Santista, .,Cargo ou função, Representante do Eixo trabalho em Saúde na Comissão de Graduação do Campus Baixada Santista.

1998 - 2009

Faculdade de Saúde Pública

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador e Presidente do CEPEDOC Cidades Saudáveis- Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis da Faculdade de Saúde Pública da USP. Este Centro tem por missão desenvolver projetos e pesquisas que contribuam para mellhoria de vida e saúde nas cidades.

Atividades

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Prática de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2007 - 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Prática de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2009 - 06/2009

    Ensino, Metodologias de avaliação em promoção da saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, avaliação participativa em promoção da saúde

  • 04/2009 - 04/2009

    Ensino, Promoção da saúde e qualidade de vida, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cenários da promoção da saúde

  • 02/2009 - 02/2009

    Ensino, Avaliação em Promoção da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Verão tendo ministrado aula sobre avaliação participativa em promoção da saúde

  • 12/2004 - 12/2006

    Direção e administração, Cepedoc Cidades Saudáveis, .,Cargo ou função, Presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis da faculdade de Saúde Pública da USP.

  • 02/2005 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação polítca e empoderamento da população

  • 05/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Cepedoc Cidades Saudáveis, .,Atividade de extensão realizada, Perfil de Saúde Urbana na cidade de Guarulhos- SP.

  • 06/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Cepedoc Cidades Saudáveis, .,Atividade de extensão realizada, Capela Saudável: diagnósticos e trabalhos participativos.

  • 01/2000 - 12/2003

    Extensão universitária , Cepedoc Cidades Saudáveis, .,Atividade de extensão realizada, Realização de diagnósticos participativos em Bertioga-São Paulo, nos anos de 2000 a 2003..

  • 10/2003 - 10/2003

    Ensino, Promoção da Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Território e Saúde

  • 08/2003 - 08/2003

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Participação social e promoção da saúde

  • 08/2003 - 08/2003

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Promoção da Saúde: aspectos históricos e conceituais

  • 04/2002 - 05/2002

    Extensão universitária , Cepedoc Cidades Saudáveis, .,Atividade de extensão realizada, Desarollo, prueba en tereno y finalizacion de una guia de orientación para introducir a lideres locales y nacionales en la guia de alcaides.

  • 05/2000 - 06/2000

    Extensão universitária , Departamento de Prática de Saúde Pública, .,Atividade de extensão realizada, Avaliação do Projeto Anadia Município Saudável.

2007 - 2008

Faculdade de Medicina de Jundiaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2007 - 12/2008

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção Primária à Saúde, Estágio na Comunidade para Internato

1989 - 2009

Prefeitura do Município de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em saúde, Carga horária: 20

Outras informações:
Servidora pública da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura do Município de São Paulo

Atividades

  • 08/2003 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde, Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada.,Serviço realizado, Treinamento e capacitação.

  • 02/2003 - 08/2003

    Direção e administração, Secretaria Municipal da Saúde, Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada.,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 02/2001 - 02/2003

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal da Saúde, Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada.,Serviço realizado, Gerente de Projetos Prioritários.

  • 02/1993 - 02/2001

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal da Saúde, Centro de Referência Em Saúde do Trabalhador Lapa.,Treinamentos ministrados, capacitação de profissionais de saúde

  • 06/1989 - 02/1993

    Direção e administração, Secretaria Municipal da Saúde, Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde.,Cargo ou função, Diretora Adjunta.

1983 - 1989

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1981 - 1983

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/1983 - 06/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde, Serviço de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 06/1983 - 06/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Governo do Estado de São Paulo, .

  • 06/1983 - 06/1989

    Serviços técnicos especializados , Governo do Estado de São Paulo, .,Serviço realizado, assessoria.

  • 06/1983 - 06/1989

    Treinamentos ministrados , Governo do Estado de São Paulo, .,Treinamentos ministrados, capacitação de recursos humanos

  • 04/1981 - 06/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias Biologicas

1980 - 1980

Governo do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/1980 - 12/1980

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciencias Biológicas