Fabiana Nunes Silveira

Possui graduação em História, Licenciatura Plena pela Faculdade Porto-Alegrense (2007). E especialização em Patrimônio Cultural e Identidades, pela Universidade Luterana do Brasil(2009).

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Patrimônio Cultural e Identidades

2007 - 2009

Universidade Luterana do Brasil
Orientador: Naira Vasconcellos

Graduação em História, Licenciatura Plena

1998 - 2007

Faculdade Porto-Alegrense

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, F. N. . Arquivo Intermediario Metroplan. In: V Salão de Iniciação Ciêntifica do IC/FUC, 2001, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Ciêntifica do IC/FUC, 2001.

  • SILVEIRA, F. N. . Resgateda Memória da Escola de Saúde Pública. In: I Mostra de Experiências Pedagógicas da Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras - II MIC-FAPA E I MEP-FAPA - Compartilhando saberes., 2001, Porto Alegre. I Mostra de Experiências Pedagógicas da Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras - II MIC-FAPA E I MEP-FAPA - Compartilhando saberes., 2001.

  • SILVEIRA, F. N. . A Morte Cristã e o pecado em Hamlet. In: I Mostra de Iniciação Ciêntifica da Faculdade Porto-Alegrense, 2000, Porto Alegre. I Mostra de Iniciação Ciêntifica da Faculdade Porto-Alegrense, 2000.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2005

TELUS

Vínculo: Pesquisadora Free Lancer, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Free Lancer

Outras informações:
O trabalho consistiu em fazer uma pesquisa a respeito do funcionamento de um cinema de bairro que estava sendo restaurado. Portanto realizei a pesquisa no Arquivo Múnicipal de Porto Alegre, bem como o Arquivo Estadual do Rio Grande do Sul e o Museu Hipolito da Costa. Onde encontrei documentos primários como a planta do Cinema para sua reconstrução, algumas reportagens em pesiródicos locais de seu funcionamento até seu fechamento.

2002 - 2004

Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Contrato Emergencial, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de História, Geografia e Religião em diverssas escólas da Região Metropolitana de Porto Alegre.

2001 - 2002

Escola de Saúde Pública

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria da Biblioteca, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiaria através da Fundação de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (FDRH). o Trabalho consistia em organizar e catalogar o material do fundador da escóla deixado encadernado mas sem organização e higienização devida, ea constituição de um arquivo da escola para posterior pesquisa.

1999 - 2001

Metroplan

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no convênio interinstitucional entre a empresa Metroplan, a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. O projeto realizado na Instituição Metroplan, constituiu-se através da criação de um Arquivo Intermediario, utilizando a mão-de-obra de bolsistas da Faculdade Porto- Alegrense de Educação Ciências e Letras, no qual me incluo, com o apoio tecnico da Secretaria de Cultura. Os bolsistas foram selecionados pela professora Véra Lúcia Maciel Barroso conjuntamente a cordenadora do curso no periodo a professora Izabel Bilhão, conforme seu comprometimento com adisciplina de Museologia, ministrada pela professora Véra. O trabalho realizado foi o de separar, higienizar e digitalizar sob forma de busca para consulta, dos funcionários da instituição, a documentação de 25 anos empresa, conjuntamente a este trabalho participei de diversos encontros de pesquisa para a divulgação do trabalho.