Fabiana Sinibaldi Barbosa

Atualmente é graduando em Engenharia de Materiais na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo e participou de projeto de pesquisa como aluna de iniciação científica do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Materiais

2007 - Atual

escola de engenharia de lorena/usp

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Anual da ABM. 2008. (Congresso).

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DURVAL RODRIGUES JUNIOR

NUNES, C. B.RODRIGUES JR., D.; SANDIM, M. J. R.. Avaliação da magnetostricção da liga Fe80Cr20 dopada com boro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CRISTINA BORMIO NUNES

Avaliação da magnetostricção da liga Fe80Cr20 dopada com boro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENgenharia de Materiais) - Escola de Engenharia de Lorena; Orientador: Cristina Bormio Nunes;

Clodoaldo Saron

Polietileno para Embalagens com Degradação Acelerada; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia De Materiais) - Univesidade de São Paulo; Orientador: Clodoaldo Saron;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    POLÍMEROS COM DEGRADAÇÃO ACELERADA PARA APLICAÇÕES DE DIFÍCIL RECICLAGEM, Descrição: A utilização crescente de polímeros em diversos setores da economia proporciona diversos benefícios como economia de energia para a produção de bens de consumo e a redução de custos do produto final. Porém, muitos problemas ambientais e de gerenciamento de resíduos sólidos em grandes cidades têm surgido com o descarte de materiais poliméricos após o consumo.Nestas condições é desejável que o material se decomponha de maneira rápida sem produzir compostos tóxicos. Pretende-se neste projeto de pesquisa desenvolver materiais poliméricos com características de fotodegradabilidade para serem empregados em aplicações que impedem ou inviabilizam a reciclagem posterior por métodos convencionais, possibilitando uma decomposição mais rápida quando expostos às condições ambientais. Serão preparadas amostras de polietileno em presença do fotosensibilizante rose bengal, estes corpos de prova serão empregados para os ensaios de envelhecimento fotoquímico acelerado, testes de biodegradação e para a caracterização das propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais por meio de técnicas de ensaios de tração, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho (FTIR), calorimetria diferencial de varredura (DSC) e termogravimetria (TG). A aceleração do processo degradativo de polímeros por meio de agentes fotosensibilizantes é uma estratégia promissora para reduzir o acúmulo na natureza de materiais poliméricos que apresentam inviabilidade de reciclagem pelos métodos empregados atualmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiana Sinibaldi Barbosa - Integrante / Clodoaldo Saron - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2010

escola de engenharia de lorena/usp

Vínculo: Outro (aluno), Enquadramento Funcional: Iniciação científica