Josina Augusta Tavares Teixeira
Possui graduação em Letras e artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1971) e especialização em Orientação educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1982).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Seminário Interno do CA João XXIII ( I evento). 2011. (Seminário).
Festa Julina do CA João XXIII.Não existe. 2011. (Outra).
Seminário Interno do C.A. João XXIII ( 2 eventos anuais). 2010. (Seminário).
Festa Julina do CA João XXIII.Não existe. 2010. (Outra).
XVIII Seminário Interno doColégio de Aplicação João XXIII ( 2 eventos anuais). 2009. (Seminário).
I Encontro de Colégio de Aplicação da Região Sudeste. 2009. (Seminário).
Seminário Interno do C.A. João XXIII ( 2 eventos anuais). 2008. (Seminário).
Seminário Interno do C.A. João XXIII ( 2 eventos anuais). 2007. (Seminário).
Seminário Interno C.A. João XXIII ( 2 eventos anuais). 2006. (Seminário).
Seminário Interno do C.A João XXIII (2 eventos). 2005. (Seminário).
Seminário interno do C.A. João XXIII ( 2 eventos). 2004. (Seminário).
Seminário interno do C. A. João XXIII ( 2 eventos). 2003. (Seminário).
Participação em bancas
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação da primeira etapa de período probatório. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação de período probatório - primeira etapa. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação de período probatório - primeira etapa. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação de período probatório - primeira etapa. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação de período probatório - primeira etapa. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
TEIXEIRA, J. A. T.. Avaliação de período probatório - primeira etapa. 2011. Colégio de Aplicação João XXIII.
Outras produções
TEIXEIRA, J. A. T. . Conhecendo a audição humana: órgãos, cuidados e funções. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de EF no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . 'Conhecendo o paladar: órgão, cuidados e importância para o ser humano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação de aula no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Diferentes leituras para pessoas com necessidades especiais: Braille, LIBRAS e leitura labial. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Conhecendo o tato no ser humano: a pele, cuidados e funções. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . O olfato humano: órgão, cuidados e função. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . A visão no ser humano: órgãos, cuidados e importância na interação com o mundo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Crianças recontando histórias: um trabalho de linguagem oral. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas nio Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Festas juninas: seu significado e seus símbolos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Aprendendo a confeccionar convites para a Festa Junina. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Ecologia: integrando conhecimentos a partir de textos informativos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Música e poesia caipira: dois gêneros textuais a serviço do folclore brasileiro.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Trabalhando o livro de imagens: História de amor. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . O uso do parágrafo e do travessão nos discursos diretos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Separando duas histórias misturadas em um único texto: uma atividade lúdica para identificação de dois temas diferentes. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Autocorreção de textos escritos: o uso da legenda como forma de diálogo entre o escritor (aluno) e o revisor (professor). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Construindo textos expositivos sobre o meio ambiente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Trabalhando o livro de Literatura Infantil:Tonico, o bode diferente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Lendo e utilizando encartes em atividades escritas de linguagem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Classificar rótulos, separando-os pela sua utilidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Retirando informações dos rótulos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Construindo as noções de "par" e" ímpar", utilizando as figuras dos encartes comerciais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Listas de compras feitas a partir de encartes comerciais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . NATAL, um tema e dois gêneros: texto expositivo e cartões sociais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . A PRESENÇA DO FOLCLORE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:leitura e escrita. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . CAVALGADA ECOLÓGICA: uma observação crítica do meio ambiente. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . POESIA E BILHETE: um diálogo possível. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . BILHETES: leitura e produção. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Filme e história em quadrinhos: duas linguagens diferentes para se abordar o tema Ecologia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . OLIMPÍADA ECOLÓGICA: uma abordagem lúdica dos problemas ambientais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . JORNAL TELEVISIVO: uma estratégia atraente para se trabalhar a linguagem oral na escola.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Transposição de diferentes falares para a língua- padrão. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Aprendendo as regularidades da língua: o uso do M antes de P e B. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Teatralizando a Literatura Infantil: o uso de fantoches nas dramatizações. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Literatura Infantil: Se as coisas fossem mães. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . O trabalho com a referência bibliográfica em livros de literatura infantil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . ACRÓSTICOS: leitura e produção. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . PRODUÇÃO E EXPOSIÇÃO DE ENTREVISTAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . INTRODUZINDO O GÊNERO ANÚNCIOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Transpondo uma História em Quadrinhos para o gênero receitas culinárias. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Transpondo uma História em Quadrinhos para o gênero receitas culinárias. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Trabalhando a sequência lógica de uma História em Quadrinhos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . História em Quadrinhos: produzindo falas e reconhecendo balões. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Introduzindo o gênero: História em Quadrinhos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . Compreendendo História em Quadrinhos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
TEIXEIRA, J. A. T. . História em Quadrinhos: o que se pode avaliar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de aulas no Portal da Educação).
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2011
Ingês para crianças, Descrição: Iniciação dos alunos do 1º ao 5º ano na língua inglesa, através de atividades lúdicas semanais, desenvolvidas nos laboratórios de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josina Augusta Tavares Teixeira - Coordenador.
-
2008 - 2008
Preparação de Educadores para identificação e desenvolvimento de estudantes talentosos, Descrição: Observação sistemática dos alunos dos 2ºs anos em sala de aula, orientada pelos professores de Psicologia da UFJF envolvidos no projeto para identificar e desenvolver os estudantes talentosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josina Augusta Tavares Teixeira - Coordenador.
-
2003 - 2010
Recursos de informática para a alfabetização e letramento, Descrição: Utilização da informática para o planejamento e execução de materiais didáticos inéditos, interessantes, criativos e desafiantes, para serem usados nos 2ºs do C.A. João XXIII. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josina Augusta Tavares Teixeira - Coordenador.
-
2003 - 2009
Contadores de História, Descrição: Atividades semanais específicas para desenvolver o gosto pela leitura, possibilitar um contato intensivo com livros, ensinar tecnicas de memorização e colocação de voz, e formar crianças contadoras de histórias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josina Augusta Tavares Teixeira - Coordenador.
-
1998 - 2011
Alfabetização e letramento em uma perspectiva sócio- construtivista, Descrição: Uma nova abordagem pedagógica para a alfabetização e o letramento pautada nos pressupostos do sócio- construtivismo, nos 2ºs anos do C.A. João XXIII. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josina Augusta Tavares Teixeira - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII. , Rua Visconde de Mauá,300, Santa Helena, 36015-260 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32297602, Ramal: 7618, Fax: (32) 32297600
Experiência profissional
1998 - 2009
Colégio de Aplicação João XXIIIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - 2001
UFJFVínculo: Celetista -, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Josina Augusta Tavares Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?