Arnoldo Menezes da Silva
Professor licenciado em Química, em 2011, pelo Instituto Federal do Amazonas-IFAM. Graduado em Bacharel em Farmácia no Centro Universitário do Norte-UNINORTE, em 2020. Pós-graduando em Didática da Educação Profissional Integrada à EJA, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN. Autor dos Artigos ?Gestão Democrática: o uso do Projeto Político Pedagógico como instrumento norteador na gestão das Escolas Estaduais da Coordenadoria Distrital IV em Manaus?, publicado na revista Igapó-IFAM, e ?Aprendendo Química Orgânica no ensino médio: o uso de um software na estimulação e percepção visuoespacial?, publicado como capitulo do livro 'Tecnologia e Educação um estudo a interatividade de tecnologias na escola: experiências Interativas no Ensino de Ciências'. Participou como Coordenador geral e de turma da "1ª Mostra de Bioexatas" do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, em 2017. Idealizou e coordenou o evento PETBazar Natalino, que visou promover a reciclagem de garrafas PET atrelado ao empreendedorismo na Comunidade Escolar da escola 'Profª. Eunice Serrano Telles de Souza', em 2017. Participou, respectivamente, em 2017, 2018, 2019 e 2021, como pesquisador coordenador do Projeto Ciências na Escola (PCE) nos trabalhos intitulados ''A QUÍMICA AMBIENTAL E O EMPREENDEDORISMO SOCIAL: a busca de ações motivadoras à preservação do Meio Ambiente.'; 'QUÍMICA COSMÉTICA: empreendendo e promovendo a consciência ambiental'; 'Cosmetologia do Açai (Euterpe oleracea): aprendendo química através do empreender e sustentabilidade.' e 'Propriedades cosméticas da Andiroba (Carapa guianensis) na visão química, empreendedora e sustentável.'. Atualmente, leciono o componente curricular de Química no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e no CEJA Profa. Jacira Caboclo. Caracterizo-me por possuir uma inquietude para buscar o conhecimento nas diversas áreas e encantado com a pesquisa científica.
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Práticas Assertivas em Educ. Profis. Integ. à Educ. de Jovens e Adultos-EJA
2019 - 2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: ?RELATOS IDENTITÁRIOS DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA"
Orientador: Prof. João Batista de Morais Neto
Graduação em Farmácia
2015 - 2020
Centro Universitário do Norte
Título: PESQUISA DE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE ENTEROCOLITE EM ALIMENTOS DE CONSUMO CRU À BASE PEIXES NA ZONA CENTRO SUL DA CIDADE DE MANAUS
Orientador: Profª. MSc. Tallita Marques Machado
Graduação em Licenciatura em Química
2005 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: APRENDENDO QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO: O USO DE UM SOFTWARE NA ESTIMULAÇÃO E PERCEPÇÃO VISUOESPACIAL
Orientador: Profa. Dra. Libertalamar Bilhalva Saraiva
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
SILVA, A. M. . Mostra Interdisciplinar de Bioexatas. 2017. .
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. M. ; ALFON, A. P. ; AZEVEDO, R. O. M. . GESTÃO DEMOCRÁTICA: O USO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO NORTEADOR NA GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA COORDENADORIA DISTRITAL IV EM MANAUS. Igapó (CEFET-AM) , v. 4, p. 1-20, 2010.
-
SILVA, A. M. ; SARAIVA, L. B. ; AZEVEDO, R. O. M. ; SILVA, J. R. N. . Aprendendo Química Orgânica no ensino médio: o uso de um software na estimulação e percepção visuoespacial.. In: Pacheco, Dalmir; Silva, J. R. N.. (Org.). Tecnologia e Educação - Um estudo a interatividade de tecnologias na escola: Experiências Interativas no ensino de ciências. 1ed.Manaus: BK Editora, 2012, v. , p. 37-180.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. , Rua 10 de Julho, Centro, 69010060 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 993624587
Experiência profissional
2011 - 2015
Escolas IDAAMVínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 29
Outras informações:
Solicitado desligamento por ter sido aprovado em concurso da SEDUC-AM para professor de Química com carga de 40 horas.
2006 - 2009
Colégio Dom BoscoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 36
Outras informações:
Ministração de aulas de Química ao Ensino Médio.
Responsabilidades atribuídas: ministrar aulas teóricas e práticas, realizar planejamento das aulas expositivas e práticas nos laboratórios de química e informática, elaborar testes e provas, aplicar e corrigir testes e provas, participar das reuniões pedagógicas, elaborar projetos transversais e interdisciplinares, lançar conteúdo e notas no diário eletrônico e participar das reuniões de pais.
2005 - 2006
Colegio Amazonense Cristo RedentorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministração de aulas de Química ao Ensino Médio, Matemática e Ciências no ensino Fundamental.
2016 - Atual
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arnoldo Menezes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?