Ana Cláudia de Sousa Ulhôa

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atua como jornalista na Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa e participa do grupo de estudos da empresa sobre Mídia e Assessoria de Imprensa. Tem experiência nas áreas de televisão, rádio e assessoria de imprensa.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social Jornalismo

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: Caio César Giannini

Formação complementar

2011 - 2011

Locução. (Carga horária: 12h). , Beth Seixas Comunicação e Cursos.

2009 - 2009

Extensão universitária em Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário UNA.

2008 - 2008

Desconstruindo a reportagem. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2008 - 2008

Jornalismo e América Latina. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2007 - 2007

Vídeo Digital. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2007 - 2007

Jornalismo Esportivo. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Produções bibliográficas

  • ULHÔA, A. C. S. . Reforma Gráfica do Jornal Estado de Minas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ULHÔA, A. C. S. . Assessoria de Imprensa e Mídia Esportiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Apuradora, locutora e repórter, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de férias na Rádio UFMG Educativa

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Editora de VT e Cinegrafista, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizava externas e edições do trabalhos acadêmicos do alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas no Laboratório de Vídeo da PUC Minas.

2011 - Atual

Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

2009 - 2010

Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV)

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Produtora do programa Opinião Minas, Carga horária: 30