Istefferson Oliveira da Silva
"Sonhar com o imposivel é o primeiro passo para torna-lo posivel."
(Confúcio)
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante
2005 - 2007
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Prospecção Mineral.
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
PVB1436-2009 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOREFERENCIADAS PARA GESTÃO E IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO EPIDEMIOLÓGICOS, Descrição: As doenças infecciosas como as epidemias de dengue, de hanseníase, e a recorrência da tuberculose, entre outras tem tido constante enfoque no atual cenário epidemiológico brasileiro. Estas doenças, todas acontecendo em grandes aglomerados urbanos, algumas nos mesmos grupos populacionais, todas transmitidas por vetores, e tem sido incrementadas por um quadro de aumento generalizado da vulnerabilidade social, associado à persistência de condições ambientais inadequadas, que tem possibilitado a proliferação e disseminação de endemias em ambientes urbanos, com alta densidade populacional, onde antes eram raras. Dois são os aspectos fundamentais para o enfrentamento destes problemas: a capacidade de detecção precoce de número de casos que caracterizam surtos epidêmicos, e a modelagem e identificação de fatores de risco e de proteção nas situações endêmica e epidêmica. Para ampliar a capacidade do setor saúde no controle das doenças transmissíveis, é necessário desenvolver novos instrumentos para a prática da vigilância epidemiológica, incorporando aspectos ambientais, identificadores de riscos, e métodos automáticos e semiautomáticos, que permitam, a detecção de surtos e o seu acompanhamento no espaço e no tempo. Enfim, produzir os instrumentos tecnológicos necessários à antecipação e, conseqüentemente, a ampliação da capacidade preventiva do setor saúde, para que este possa otimizar suas atividades e recursos visando a prevenção das doenças, a promoção da saúde, e a minimização dos danos à população exposta a estes riscos. A presente proposta de projeto enfoca as áreas de (A) Tema I - DENGUE na linha de epidemiologia, vigilância e controle, com enfoque: Desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de controle vetorial com vistas ao aprimoramento do Programa Nacional de Controle da Dengue , (B) Tema II HANSENÍASE, na linha de avaliação das estratégias de prevenção e reabilitação nos diferentes níveis de complexidade da atenção, com enfoque nos tópicos: Magnit. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Istefferson Oliveira da Silva - Coordenador.
-
2009 - 2010
PESQUISAS E ESTUDOS METODOLÓGICOS PARA A COMPARAÇÃO DOS DADOS DE LEVANTAMENTOS POR GPS E IMAGENS DE SATÉLITE EM REDE GEODÉSICA, EM ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: Foi estabelecida em 28 de Agosto de 2001 a Lei 10.267/2001 que, dentre outras disposições, trata do georreferenciamento de imóveis rurais. Em atendimento a essa lei, várias técnicas podem ser utilizadas para realizar os levantamentos das propriedades rurais como, por exemplo, poligonais e irradiações utilizando o GPS, métodos topográficos convencionais e integração GPS/Topografia. No caso de poligonais levantadas por técnicas convencionais, os softwares comerciais de topografia mais conhecidos no país, não realizam o ajustamento dos dados topográficos com o fornecimento dos desvios-padrão dos vértices, conforme a exigência da Norma Técnica do INCRA, além de não ser possível realizar a integração de dados topográficos com dados advindos de receptores GPS. Considerando a impossibilidade de se ocupar alguns vértices da propriedade com receptores GPS em algumas ocasiões, pode-se combinar as técnicas de posicionamento GPS com os métodos topográficos convencionais, realizando assim a integração GPS/Topografia (PIOVESAN; CAMARGO; ISHIKAWA, 2004). Neste projeto pretende-se desenvolver uma metodologia que permita realizar a integração dos dados de levantamentos GPS e topográficos, bem como a realização dessa tarefa a partir do levantamento de uma rede geodésica realizado em assentamentos da Reforma Agraria no Rio grande do Norte. Pretende-se utilizar softwares no processamento e ajustamento da rede e ao final a integração dos dados GPS/Topografia e ajustamento da rede em um sistema único, onde os resultados obtidos possam ser comparados com um levantamento da mesma área a partir de técnica GPS usando o método relativo estático com dupla irradiação (LEITE; SOUZA; ANJOLETE, 2005). Com base nestas metodologias pretende-se analisar as precisões e as discrepâncias dos resultados obtidos na integração de dados GPS/Topografia. Neste projeto pretende-se também testar a aplicação de imagens de satélite que já estejam Georeferenciadas e com a precisão exigida pelas Normas Técnicas . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Istefferson Oliveira da Silva - Coordenador.
-
2007 - 2008
PVB1943-2008 - Pesquisas, estudos e acompanhamento à SEMOV/Natal na modalidade Esgotamento Sanitário, Manejo de Águas Pluviais, Drenagem Urbana, e Instrumentos de Política Urbana, Descrição: O presente projeto tem como objeto a realização de pesquisas, estudos, assessoria e acompanhamento na modalidade Esgotamento Sanitário, Manejo de Águas Pluviais e Drenagem Urbana, instrumentos de política urbana, o financiamento das cidades como a contribuição de melhoria, a elaboração de uma minuta de contrato com cláusulas mínimas do instrumento Direito de Superfície, propositura de solução de esgotamento sanitário com tratamentos dos esgotos e destino final adequado para os esgotos sanitários para o Bairro de Ponta Negra e Capim Macio, bem como assessorando as equipes da Prefeitura do Natal na utilização dos instrumentos de política urbana contemplados no Estatuto da Cidade e no novo Código Civil. Elaboração do termo de referencia para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento (exigência da Lei 11.445 de 5 de janeiro de 2007), como condição para acessar recursos do Governo Federal. Inclusão dos Projetos de Manejo de Águas Pluviais dentro dos programas Saneamento para Todos, PAC PPI, PMSS e outros, contemplando a restruturação dos projetos, basicamente itens dos seus orçamentos, para a preparação de cartas consultas em obediências as Instruções Normativas desses Programas do Ministério das Cidades e de outras atividades urbanísticas, ambientais e econômicas, como propostas de regulamentação de áreas ou zonas de proteção ambiental contempladas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Natal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Istefferson Oliveira da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física Teórica e Experimental. , Av Sen Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, 59078-900 - Natal, RN - Brasil
Experiência profissional
2008 - 2009
Zeus Mineração LtdaVínculo: Ex-Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividades de Geoprocessamento e Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto Ocara/CE Resumo do Projeto: Campanha de prospecção visando à identificação de depósitos minerais de manganês, através de dados amostrais de Solo, Rocha, trincheiras e poços. Atividades Desenvolvidas: Assim como no Projeto Sul do Pará, minha função principal no Projeto Ocara também foi organizar e gerenciar todos os dados e informações gerados pelo mesmo. Era-me designado o serviço de cadastramento de todas as ocorrências minerais de manganês bem como a amostragem de afloramentos, poços e trincheiras, a organização e o controle das amostras que eram coletadas e a integração das mesmas ao banco de dados do projeto.
2007 - 2008
Global Mine ExplorationVínculo: Ex-Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividades de Geoprocessamento e Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto Sul do Pará/PA Resumo do Projeto: Campanha de prospecção regional visando à identificação de depósitos minerais (Foco em Metais Base), através de dados amostrais de Sedimento de Corrente, Solo e Rocha. Foram trabalhados mais de 800 mil hectares de áreas (Alvarás) requeridas ao DNPM, nas cidades de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Rio Maria, Parauapebas e Itupiranga, no Estado do Pará-BR. Atividades Desenvolvidas: Minha função técnica era organizar e gerenciar todos os dados e informações gerados pelo projeto através de plataformas SIG criando assim um banco de dados georreferenciado, útil na obtenção de Mapas, tabelas e outros derivados. Também me era designado o serviço de amostragem em campo, a organização e o controle das amostras que eram coletadas, e a integração das mesmas ao banco de dados do projeto.
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Ex-Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividades de Geoprocessamento, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Istefferson Oliveira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?