Gustavo Matheus Minari

Mestre Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional (concluído em 2009);Pós-Graduado em Gestão Integradora Escolar - Gestão, Coordenação, Supervisão e Orientação Pedagógica (concluído em 2025). Título do TCC: ENSINO POR CAMADAS: APLICABILIDADE DO SISTEMA DE APOIO EM MÚLTIPLOS NÍVEIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FUNDAMENTAL II BRASILEIRAS; Licenciado em Matemática (concluído em 2024). Título do TCC: JEAN PIAGET E AS INTERFACES PEDAGÓGICAS: UMA POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO DO INTERESSE PELOS ESTUDOS EM ALUNOS DE 14 AOS 16 ANOS DE IDADE;Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, especializado em Prevenção de Riscos Ocupacionais Psicossociais NR1 em ambientes de trabalho (concluído em 2025);Técnico em Edificações com Registro Profissional e de Responsabilidade Técnica CFT/CRT-SP (concluído em 2025);Graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior (concluído em 2005);Técnico em TI (concluído em 2001);Especialista em Logística Internacional, com a Importação de Máquinas da Linha de Produção Completa de Indústrias Montadoras Automotivas;Especialista em Classificação Fiscal, Catálogo de Produtos, Acordos Multilaterais de Comércio Internacional, Soluções de Consultas e Pleitos de Benefícios Ex-tarifários.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico produtivo dos clusters aeroespacial e automobilístico.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional

2006 - 2008

Universidade de Taubaté
Título: CLUSTER AEROESPACIAL E AUTOMOBILÍSTICO DO VALE DO PARAÍBA: UMA COMPARAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO, Ano de Obtenção: 2008
Orientador: MARCIO DA SILVEIRA LUZ
Palavras-chave: CLUSTER; AEROESPACIAL; AUTOMOBILÍSTICO; FORMAÇÃO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Indústrias de Transformação.

Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA (COM SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA)

2025 - 2025

Instituto de Pedagogia de Minas Gerais
Título: CAMINHOS PARA O CUIDADO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO SISTEMA DE APOIO EM MÚLTIPLOS NÍVEIS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Orientador: CONSELHO DE PRODUÇÃO DE MONOGRAFIAS DA ESCOLA IPEMIG

Graduação em LICENCIATURA DE MATEMÁTICA

2023 - 2024

Instituto de Pedagogia de Minas Gerais
Título: JEAN PIAGET E AS INTERFACES PEDAGÓGICAS: UMA POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO DO INTERESSE PELOS ESTUDOS EM ALUNOS DE 14 AOS 16 ANOS DE IDADE
Orientador: CONSELHO DE PRODUÇÃO DE MONOGRAFIAS DA ESCOLA IPEMIG

Graduação em Adm. de Empresas com ênfase em Comércio Exterior

2002 - 2005

Universidade de Taubaté

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2024 - 2025

Centro de Qualificação Técnica Serrana Quatro

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

2024 - 2025

Centro de Qualificação Técnica Serrana Quatro

Curso técnico/profissionalizante em Informática

1998 - 2001

Colégio Comercial de Caçapava

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Formação Exporta SP. , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2009 - 2009

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP12C. (Carga horária: 24h). , SENAC OSASCO (SP), SENAC, Brasil.

2007 - 2007

INVESTIMENTOS RENDA FIXA E AÇÕES. (Carga horária: 12h). , UNICURSOS / ITA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, UNICURSOS, Brasil.

2005 - 2005

DRAWBACK. (Carga horária: 8h). , BANCO DO BRASIL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, BANCO DO BRASIL, Brasil.

2005 - 2005

CARTA DE CRÉDITO. (Carga horária: 8h). , BANCO DO BRASIL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, BANCO DO BRASIL, Brasil.

2005 - 2005

EXPORTAÇÃO. (Carga horária: 8h). , BANCO DO BRASIL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, BANCO DO BRASIL, Brasil.

2004 - 2004

PRÁTICAS CAMBIAIS. (Carga horária: 8h). , BANCO DO BRASIL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, BANCO DO BRASIL, Brasil.

2004 - 2004

ROTINAS DE IMPORTAÇÃO. (Carga horária: 8h). , BANCO DO BRASIL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, BANCO DO BRASIL, Brasil.

2004 - 2004

ROTINAS DE IMPORTAÇÃO. (Carga horária: 24h). , SENAC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SENAC, Brasil.

2003 - 2003

CLASSIFICAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 8h). , ADUANEIRAS CAMPINAS (SP), ADUANEIRAS, Brasil.

2000 - 2000

GRAFOSCOPIA. (Carga horária: 12h). , Colégio Comercial de Caçapava, CCC, Brasil.

1998 - 1998

MECÂNICA GERAL. (Carga horária: 32h). , SENAI CAÇAPAVA (SP), SENAI, Brasil.

1998 - 1998

ELÉTRICA PREDIAL. (Carga horária: 32h). , SENAI CAÇAPAVA (SP), SENAI, Brasil.

1998 - 1998

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO. (Carga horária: 32h). , SENAI CAÇAPAVA (SP), SENAI, Brasil.

1998 - 1998

ELETROMAGNÉTICA. (Carga horária: 32h). , SENAI CAÇAPAVA (SP), SENAI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Participação em eventos

VII Encontro Latino Americano de Pós Graduação. O Cluster de Biotecnologia de Belo Horizonte. 2007. (Congresso).

Simpósio: um século do convênio de Taubaté 1906-2006. 2006. (Simpósio).

VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação ? Universidade do Vale do Paraíba. Estudo sobre a Cobrança de Água do Rio Paraíba do Sul. 2006. (Congresso).

VII Mostra de Pós-graduação - UNITAU. CUSTO DE USO DA ÁGUA RIO PARAÍBA DO SUL PAULISTA. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LUZ. Marcio Da S. ; MINARI, G. M. ; Isabel Cristina dos Santos . Automotive and aeronautical clusters in the São Paulo state?s Vale do Paraíba: a comparison of formation trajectories. Journal of Aerospace Technology and Management (Online), São José dos Campos, p. 71 - 82, 30 mar. 2010.

  • MINARI, G. M. ; LUZ. Marcio Da S. ; SANTOS, ISABEL. C. . CLUSTERS AEROESPACIAL E AUTOMOBILÍSTICO DO VALE DO PARAÍBA PAULISTA: UMA COMPARAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO.. SALVADOR: ABEPRO - ENEGEP 2009, 2009 (Resumo publicado em Congresso).

  • MINARI, G. M. ; LUZ. Marcio Da S. . O CLUSTER BIOTECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE 2007 (Resumo publicado em Congresso).

Prêmios

2009

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional Stricto Sensu, UNITAU.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Gefco do Brasil PSA. , Av João Villa Lobos Quero, Jd. Beval, 06447-170 - Barueri, SP - Brasil, Telefone: (11) 47899832

Experiência profissional

2025 - Atual

EMEF EDMIR VIANA DE MOURA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Eventual de Matemática, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino de Matemática para o nível Fundamental II de ensino, trazendo a matemática para uma aplicação prática da vida, não somente em termos cotidianos, mas profissionais, em aprendizado de Logística e cálculos relativos à atividade operacional de Transportes.