Leandro Moura dos Reis

Especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (UFRJ) quando trabalhou em diversos dispositivos da rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro (CAPS II, CAPSi, CAPS Ad, Consultório de Rua e Emergência Psiquiátrica). Essa especialização em nível de residência foi concluída abordando o tema em monografia: Integralidade e Sujeito, convergências e divergências. Psicólogo pela PUC-RJ (2010), período em que integrou durante os dois últimos anos o grupo de pesquisa Psicanálise Aplicada a situação de Trauma em nível de Iniciação científica pela FAPERJ. Concluiu a graduação abordando o tema o objeto a em seu aspecto do olhar. Possui experiência como psicólogo no Sistema Único de Saúde desenvolvendo trabalho de desinstitucionalização tanto gerenciando equipes de cuidadores/técnico de enfermagem em hospital Psiquiátrico (IMAS Nise da Silveira e IMAS Juliano Moreira) quanto Serviço Residencial Terapêutico (ligada ao CAPS Arthur Bispo do Rosário). Também possui experiência em atendimento Ambulatorial (Clinica Juliana Pagy) e em Acompanhamento Terapeutico em nível privado. Atualmente integra a equipe do CAPS II de Teresópolis bem como a equipe de desinstitucionalização ligada a Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de territorializar pacientes de longa permanência dessa cidade.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Menal

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As aproximações e as dissidências entre Integralidade e Sujeito
Orientador: Maria Paula Cerqueira Gomes
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.

Graduação em Formação de Psicólogo

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Lógica do Olhar
Orientador: Marcus André Vieira

Formação complementar

2009 -

Curso Regular do Instituto de Clínica Psicanalític. (Carga horária: 720h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2009 -

A presença do Outro. (Carga horária: 90h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2007 -

Lições Sobre a Psicose. (Carga horária: 24h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2008 - 2008

Invenções Sintomáticas. (Carga horária: 90h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2007 - 2007

Grupos Terapêuticos. (Carga horária: 16h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2006 - 2006

Introdução a leitura de Jacques Lacan. (Carga horária: 16h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Outras produções

REIS, L. M. . Aplicações da Psicanálise a Violência Cotidiana. 2008. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Teresópolis, Centro de Atenção Psicossocial de Teresópolis - CAPS II. , Rua Júlio Rosa, Tijuca, 25975450 - Teresópolis, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38735540

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Residente em Saúde Mental, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

CAPSi Maria Clara Machado

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Cuidador, Carga horária: 40

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2009 - 12/2010

    Estágios , Departamento de Psicologia - Graduação, Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Estágio supervisionado por Silvia Zornig em Psicologia Clínica com adolescentes..

  • 03/2008 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia - Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2006 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia - Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 06/2008

    Extensão universitária , Departamento de Psicologia - Graduação, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria em Psicanálise e Comunidade.

  • 06/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , Departamento de Psicologia - Graduação, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria em Psicose de Freud a Lacan.

  • 06/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Departamento de Psicologia - Graduação, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria em Abordagem Psiquiátrica dos Quadros Clínicos.

2007 - Atual

Digaí-Maré

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2007

    Estágios , Digaí-Maré, .,Estágio realizado, Coordenação de grupos terapeêuticos e oficinas.

2007 - 2008

Centro de Atendimento Psicossocial Fernando Diniz

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Saúde Mental, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2007 - 03/2008

    Estágios , CAPS-FD, .,Estágio realizado, Estágio supervisionado em Saúde Mental, desenvolvendo atividades como oficinas, convivências, discussão clínica, acompanhamento terapêutico e lazer assitido.

2013 - 2015

Instituto Municipal Nise da Silveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

2015 - 2017

Instituto Municipal Colônia Juliano Moreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30

2019 - Atual

CAPS de Teresópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20