Raimunda Gomes Damasceno
Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília - UnB (2014), Graduada em Ciências Sociais - Habilitação em Antropologia (2005) é também graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1997), ambas graduações pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Pós-Graduadação - Especialização em Consultoria de Empresas pela UFRR / Faculdade Atual da Amazônia (2001). Experiência na área de Educação a Distância como Tutora no Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação OsWaldo Cruz - FIOCRUZ (2008/2010).
Informações coletadas do Lattes em 16/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
2013 - 2014
Universidade de Brasília, UnB
Título: Mulheres indígenas em situação de violência doméstica e a aplicação/efetividade da Lei Maria da Penha
Orientador: Mariana Marlière Létti
Especialização em Formação de Consultores de Micro e Pequenas Empres
2000 - 2001
Universidade Federal de Roraima e Faculdade Atual da Amazônia
Título: Consultoria Empresarial na Indústria de Laminados e Compensados de Roraima
Orientador: Jussara Rocha de Sonis
Graduação
2002 - 2005
Universidade Federal de Roraima
Título: Antropologia na empresa, um olhar sobre a cultura e o cidadão: o caso da empresa Vimezer
Orientador: Geyza Alves Pimentel
Graduação em Comunicação Social
1994 - 1997
Universidade Federal de Roraima
Título: Projeto Experimental (vídeo Institucional( SENAI Roraima
Orientador: Tereza Patrícia de Sá Teixeira Santoro
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação de Tutores e Monitores para Supervisã. (Carga horária: 90h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Capacitação de Tutores do Curso de Esp.. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2006 - 2006
2ª Oficina de Formação Permanente de Tutores do. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2006 - 2006
Atualização em Formação Pedagógica em EAD. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP, Brasil.
2006 - 2006
1ª Oficina Permanente de Formação de Tutores do. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Participação em eventos
IV Conferência Nacional de Gênero, Raça e Juventude.http://www.ugt.org.br/index.php/post/12753-IV-Conferencia-Nacional-de-Genero,-Raca-e-Juventude-da-Uniao-Geral-dos-Trabalhadores. 2016. (Outra).
III Conferência de Gênero, Raça e Juventude.O direito à diversidade. 2015. (Outra).
II Conferência Nacional de Gênero e Raça.Tráfico Humano. 2014. (Outra).
I Conferência Nacional de Gênero e Raça.Trabalho escravo. 2013. (Outra).
Dos Direitos e Garantias Fundamentais.Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 2009. (Outra).
Sistemas Prisionais em Roraima e Análise das Espécies de Penas Privativas de Liberdade, Restritivas de Direitos e Multa.Sistemas Prisionais em Roraima e Análise das Espécies de Penas Privativas de Liberdade, Restritivas de Direitos e Multa. 2009. (Outra).
II Fórum de Debates-Dia da Consciência Negra em Boa Vista - RR.Seminário de Direitos Humanos - Migrações e Refugiados em Roraima e no Brasil. 2008. (Outra).
I Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalho em Roraima.Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalho em Roraima. 2008. (Simpósio).
I Capacitação em Notificação de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho.Capacitação em Notificação de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho. 2007. (Oficina).
II Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres.A Desigualdade da Mulher no Mercado de Trabalho. 2007. (Outra).
Seminário de Direitos Humanos - Migrações e Refugiados em Roraima e no Brasil.Seminário de Direitos Humanos - Migrações e Refugiados em Roraima e no Brasil. 2007. (Seminário).
Seminário de Políticas Públicas de Combate ao Trabalho Infantil no Estado de Roraima.Seminário de Direitos Humanos - Migrações e Refugiados em Roraima e no Brasil. 2007. (Seminário).
V Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima. 2007. (Outra).
1ª Oficina de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.Formação de Tutores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2006. (Oficina).
2ª Oficina de Formação de Tutores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.Formação de Tutores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2006. (Oficina).
Oficina de Iniciação à Libras I e II.Oficina de Iniciação à Libras I e II. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
DAMASCENO, R. G.. Principais riscos à saúde do trabalhador que manipula o corpo humano morto em instituições funerárias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.
DAMASCENO, R. G.. A caminho da comunidade sustentável: autoconstrução de uma periferia saudável. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.
DAMASCENO, R. G.. de Souza, Helenira M. Barros e Cinthia M. de O. B.. Resgatando o trabalho informal: revisão de literatura dos fatores associados e papel da atenção básica à saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.
DAMASCENO, R. G.. Saúde do trabalhador: em estudo sobre os efeitos tóxicos na saúde dos agentes de endemias que combatem a dengue no município de Boa Vista/RR, causado pela manipulação de cipermetrina e Bacillus thurigiensis. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.
Orientou
G; Z; de Castro, Izeth M; eiro e Tânia Aguilar; A política nacional de saúde do trabalhador: realidade ou desafio?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
A caminho da comunidade sustentável: autoconstrução de uma periferia saudável; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
F; Queiroz, Maria da Virgens L; de Sá e Janet C; ; Análise de acidentes de trabalho a partir dos dados do centro de referência de Saúde do trabalhador de Roraima no período de junho a dezembro de 2008; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
de Souza, Helenira M; Barros e Cinthia M; de O; ; Resgatando o trabalhador informa: revisão da literatura dos fatores associados e papel da atenção básica à saúde; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
Principais riscos à saúde do trabalhador que manipula o corpo humano morto em instituições funerárias; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
Saúde do trabalhador\\; um estudo sobre os efeitos tóxicos na saúde dos agentes de endemias que combatem a dengue no município de Boa Vista/RR causado pela manipulação de cipermetrina e bacillus thuringiensis; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimunda Gomes Damasceno;
Produções bibliográficas
-
DAMASCENO, R. G. . Políticas Públicas e Raça: avanços e perspectivas. 1ª. ed. Brasília: UnB, 2016. v. 1. 207p .
-
VITALIANO, F. C. B. ; DAMASCENO, R. G. . Tecnologias limpas como alternativas aos fitoterápicos. In: I Congreso Internacional Educación y la salud en el Mercosur, 2013, Ciudad del Este. Anais do I Congreso Internacional Educación y la salud en el Mercosur. Mafra: Nitran Ltda, 2013.
-
DAMASCENO, R. G. ; DUARTE, M. ; VITALIANO, F. C. B. . Genocídio e Feminicídio Praticado contra Mulheres Negras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DAMASCENO, R. G. . A representação da morte para um grupo trabalhadores em cemitérios: o caso dos coveiros do Cemitério Público de Nossa Senhora da Conceição. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
DAMASCENO, R. G. . X Semana Interna de Prevenção de Acidentes e V Semana da Qualidade de Vida. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, R. G. . Segurança e Higiene no Trabalho. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, R. G. . Educação Ambiental e Segurança do trabalho. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, R. G. . Segurança no Trabalho. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, R. G. . Treinamento para componentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, R. G. . Treinamento para Componentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CUNHA, P. S. C. ; CRUZ, A. R. S. ; DAMASCENO, R. G. . Releitura e concepção crítica do hino Nacional Brasileiro. 2006 (Trabalho Cultural Acadêmico) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2010
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Tutoria de Curso EAD, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4
Outras informações:
Tutoria no Curso de Especialização de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modadalidade EAD com encontros presenciais de uma vez por semana durante quatro horas
2006 - 2006
Universidade Federal de RoraimaVínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Serviços prestados como professora na Disciplina Segurança e Higiene no Trabalho (40 bhoras) a 100 alunos da Escola Agrotécnica da UFRR
2005 - 2007
Serviço Social da IndústriaVínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Multiplicadora, Carga horária: 15
Outras informações:
Projeto SESI/SEBRAE de Gestão em Boas Práticas de Saúde e Segurança no Trabalho (144 horas)
2004 - 2006
Instituto Euvaldo LodiVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora no Curso Técnico de Segurança do Trabalho, ministrando 320 horas do curso.
2003 - 2003
Prefeitura Municipal de Boa VistaVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora no Curso de Segurança do Trabalho com Foco em Manejo de Resíduos Sólidos (60 horas), ministrado aos catadores da Cooperativa Unirenda.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimunda Gomes Damasceno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?