Jose Luiz Padilha Damilano

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria(1976) e especialização em Especializaçao Em Psiquiatria pela Universidade Federal de Santa Maria(1979). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especializaçao Em Psiquiatria

1978 - 1979

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Medicina

1971 - 1976

Universidade Federal de Santa Maria

Formação complementar

1999 - 1999

Oficinas de Informática. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.

Organização de eventos

DAMILANO, J. L. P. ; Morais, M. Z. . XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2017. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . 1 Semana da Avaliação do Centro de Educação. 2014. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Coordenador do VI Seminário de Educação Especial:discutindo formação e práticas do educador especial. 2010. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; CASARIN, Melânia de Melo ; MAROSTEGA, Vera Lúcia ; LAZZARIN, M. L. L. . Membro da Organização do Evento: Encontro em EaD: cartografias de uma experiência. 2009. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . I Seminário Integrado de Estágio Supervisionado em Educação Especial: Uma reflexão sobre os espaços de formação. 2007. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . 3º Seminário de Educação Especial - Inclusão Educacional: Teorias e Práticas. 2005. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Seminário: A Produção do Conhecimento em Educação Especial. 2004. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Coordenador de Mesa na XIX JAI. 2004. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Coordenou o I Encontro Estadual de Surdocegueira do Rio Grande do Sul. 2003. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Coordenador de Estande na Feira das Profissões - V edição. 2003. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação. 2002. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . O Tradicionalismo na Educação. 2002. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Treinamento dos Monitores dos Grupos de Apoio Multidimensional. 2000. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Treinamento em Psicologia de Grupos. 2000. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS. 2000. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . 4º Encontro de pais, profissionais e surdocegos da região sul. 2000. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Curso de capacitação de professores para atuação com PNE, visando a educação inclusiva. 1999. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul. 1998. (Congresso).

DAMILANO, J. L. P. . II Semana Acadêmica do Centro de Educação, IX Semana Do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Semana da Especialização em Educação e IX Semana da Educação. 1997. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . Presidente de Sala durante o Concurso Vestibular UFSM. 1996. (Concurso).

DAMILANO, J. L. P. . X Jornada Sul-riograndense de profissionais em audiocomunicação e I Encontro Sul-riograndense de profissionais na área da Deficiência Mental. 1990. (Outro).

DAMILANO, J. L. P. . I Congresso de Educação Pré-escolar dos paises do cone-sul. 1988. (Congresso).

Participação em eventos

Curso de Capacitação de Coordenadores de Curso e Tutoria. 2012. (Outra).

Ciclo de Estudos Acadêmicos do Polo Universitário Federal de Três Passos/RS.Deficiência e família: entre tramas e relações. 2011. (Encontro).

VII Seminário de Educação Especial.Educação Especial: uma área interdisciplinar. 2011. (Seminário).

Encontro em Ead: cartografias de uma experiência.Cartografando os Cursos de Graduação e Especialização a distância de Educação Especial. 2009. (Encontro).

V Seminário de Educação Especial.Mesa de discussão: Acessibilidade na Universidade Federal de Santa Maria. 2009. (Seminário).

Workshop Interconexões entre Avaliação e Projetos Pedagógicos do CE/UFSM.Casos de Avaliação. 2009. (Outra).

Curso de Formação de Professores e Tutores para EAD. 2008. (Outra).

III Salão de Inicoação Científica e Extensão.Um recorte da teoria e da prática da avaliação institucional na UFSM. 2008. (Outra).

IV Seminário de Educação Especial: Perspectivas e Interfaces.Mediador da Palestra: "A construção discursiva do deficiente". 2008. (Seminário).

IV Seminário de Educação Especial: Perspectivas e Interfaces.Mediador da Mesa Redonda "Abordagem Interdisciplinar em Educação Especial". 2008. (Seminário).

Programa de Auto-Avaliação Institucional.Paticipação como voluntário nas atividades. 2008. (Outra).

I Jornada de debates de CEU II.A Acessibilidade de portadores de necessidades especiais na Universidade. 2007. (Outra).

I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional:"Gestão Educacional em contextos de democratização".Mesa de Debates: EAD e Ensino Superior: a experiência do Centro de Educação da UFSM. 2007. (Seminário).

Palestra no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul."Sociedade e Exclusão. Valores e paradigmas na atenção às pessoas com deficiência". 2007. (Outra).

XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação.Educação Especial a Distância. 2007. (Seminário).

Curso de Desenvolvimento de Habilidades na Perspectiva do Acolhimento e da Humanização no HUSM..Instrutor. Tema: Valores éticos. 2006. (Outra).

Feira das Profissões - VIII Edição.Participação do estande do curso de Educação Especial. 2006. (Outra).

I Jornada de Educação à Distância em Educação Especial.Painelista. 2006. (Outra).

Curso de Capacitação para Tutores em Educação a Distância.Palestra. 2005. (Outra).

Feira das Profissões - VII Edição.Participação do estande do curso de Educação Especial. 2005. (Outra).

II Curso Regional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Autismo Psicose Infantil. 2005. (Outra).

I Seminário de Práticas Educativas Interinstitucionais. 2005. (Seminário).

Seminário Nacional de Educação a Distância no Ensino Superior - SNEADES 2005. 2005. (Seminário).

XII Curso Nacional de Educação Especial.Formação de Professores para Inclusão: desafios e perspectivas. 2005. (Outra).

XX Jornada Acadêmica Integrada.Coordenador de Mesa na XX JAI. 2005. (Outra).

5ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas.A Criança com Necessidades Especiais e o Processo de Inclusão. 2004. (Outra).

Curso de Formação de Educadores para a Elaboração de Cursos a Distância: Alternativas Pedagógicas para a Educação Especial. 2004. (Outra).

Feira das Profissões - VI Edição. 2004. (Outra).

III Edição do Fórum Mundial da Educação - A Educação para um outro mundo possível.Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria. 2004. (Outra).

I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidades.Coordenador de Oficina A pessoa com Altas Habilidades e a legislação. 2003. (Encontro).

II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL. 2003. (Outra).

PROGRAMAÇÃO SIMULTÂNEA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRGS NO II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).

XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação.Contribuições dos fundamentos da Educação nas práticas de ensino // Debatedor do Filme: O nome da Rosa. 2003. (Outra).

4ª Semana Acadêmica do CCNE - Semana Acadêmica do Curso de Química Licenciatura.Pedagogia da Inclusão. 2002. (Outra).

Curso Processo de Planejamento Curricular e as Relações Interpessoais.Disturbios de comportamento. 2002. (Outra).

Feira das Profissões - IV Edição. 2002. (Outra).

II SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.Coordenador de GD9 - Educação e Necessidades Especiais. 2002. (Seminário).

I Seminário Regional sobre Deficiência Visual.Políticas Públicas e a pessoa com necessidades especiais. 2002. (Seminário).

Seminário Oportunidades de Participação e Cidadania.Organização de Movimentos Sociais. 2002. (Seminário).

SIMPÓSIO SESC DE ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS.SIMPÓSIO SESC DE ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS. 2002. (Simpósio).

II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO - POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO - POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2001. (Congresso).

XX CONGRESSO NACIONAL DAS APAEs e I FÓRUM NACIONAL DE AUTODEFENSORES. 2001. (Congresso).

Feira das Profissões - III Edição. 2000. (Outra).

I Ciclo de CInema: " A Representação Social da Deficiência".Debatedor do Filme: "Meu Pé Esquerdo". 2000. (Outra).

I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2000. (Congresso).

III Feira das Profissões.Participação no Painel das Profissões do CE, Curso de Educação Especial. 2000. (Outra).

VII JORNADAS TRANSADINAS DE APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO.Desmistificando o papel do educador especial frente a abertura e democratização da instituição escolar // A trajetória histórica de recursos humanos em educação especial na UFSM. 2000. (Outra).

III ENCONTRO DE PAIS DE SURDOCEGOS DA REGIÃO SUL: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE. 1999. (Encontro).

SEMINÁRIO - TEMAS EDUCACIONAIS: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1999. (Seminário).

XIV Jornada Acadêmica Integrada.Coordenador de trabalhos. 1999. (Outra).

XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 1999. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul. Coordenador da Mesa Redonda - " OS desafios de Educação Especial na virada do novo milênio". 1998. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INSTRUMENTO DE QUALIDADE. 1998. (Seminário).

II CONGRESSO BRASILEIRO E I ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN. Palestra. 1997. (Congresso).

SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA GUANELLIANA. 1997. (Seminário).

IX Encontro Regional das APAEs.Palestra. 1993. (Encontro).

OFICINA PEDAGÓGICA. 1993. (Oficina).

2º Simpósio Nacional de Educação Pré-Escolar.Palestra. 1991. (Simpósio).

X JORNADA SUL-RIOGRANDENSE DE PROFISSONAIS EM AUDIOCOMUNICAÇÃO E I ENCONTRO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA MENTAL. 1990. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cleonice Rodrigues Ramos

DAMILANO, J. L. P.; VILLAGRAN, V. M.; LORENSI, V. M.; PEREIRA, M. Q.. A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Irene Terezinha de Castro Santos

DAMILANO, J. L. P.; LAVARDA, E. S.; VILLAGRAN, V. M.. O amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com necessidades educacionais especiais.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Leni Santiago Lucas

DAMILANO, J. L. P.; VILLAGRAN, V. M.; NARDI, L. C.. Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eliane Terezinha Raymundo Guedes

DAMILANO, J. L. P.; VILLAGRAN, V. M.; BONETI, Z. V.; PEREIRA, M. Q.. Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vera Maria Freitas dos Santos

DAMILANO, J. L. P.; VILLAGRAN, V. M.; RODRIGUES, C. F.; PEREIRA, M. Q.. Inclusão sócio educacional do aluno com déficit cognitivo.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ingrid Rosana Nistche Leidens

DAMILANO, J. L. P.; CRISTINO, A. P. R.; ROSSATO, A. D.; SARTURI, R. C.. Contribuições da afetividade na gestão escolar.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adilson Kuhn

DAMILANO, J. L. P.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.. Gestão educacional e suas implicações.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marno Mello

DAMILANO, J. L. P.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.; SARTURI, R. C.. O diálogo como princípio orientador da ação do gestor líder.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sandra Cristina Marins

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.. A aprendizagem da criança com síndrome de Down na educação infantil.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janete Machado de Oliveira

DAMILANO, J. L. P.; CRISTINO, A. P. R.; ROSSATO, A. D.; SARTURI, R. C.. A gestão escolar através de práticas democráticas e emancipatórias segundo Freire.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Cecília Schmitt

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.. Afetividade e gestão escolar na educação.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anapaula França Zanette

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.. Gestão escolar e família: fatores determinantes para a inclusão escolar.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jocélia de Fátima Vicari Fabris

DAMILANO, J. L. P.; CRISTINO, A. P. R.; ROSSATO, A. D.; BRANCHER, V. R.. Trabalho, educação e gestão escolar.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: EVA MARIA CAMARGO DA SILVA

DAMILANO, J. L. P.; ROSSATO, A. D.; CRISTINO, A. P. R.; SARTURI, R. C.. A importância da mediação escolar na relação da criança com a TV.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcelo Nunes da Silva Fernandes

DAMILANO, J. L. P.; RAMPELOTTO, Elisane Maria; FERREIRA, L. S.. Processo educativo dos profissionais de saúde na promoção à saúde das pessoas com depressão.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Antonieta Venturini Martinez

DAMILANO, J. L. P.; SANTOS, A. N.; LUFT, S.. As concepções sobre inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clenir Farias Gomes

DAMILANO, J. L. P.; FORGIARINI, R. R.; MENEZES, E. C. P.; CARVALHO, R. C.. Lei da acessibilidade: recriando espaços escolares acessíveis.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sandra Mara Lara Pereira

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; SANTOS, A. N.. Afeto e auto-estima - fator primordial na aprendizagem.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carmem Lúcia da Silva Gonçalves

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; SANTOS, A. N.. Dificuldade de aprendizagem, estudo de caso em escola rural.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernanda Zanette Garbini

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; SANTOS, A. N.. Estudo do contexto educacional atual e a proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela dos Santos Morales

DAMILANO, J. L. P.; FORGIARINI, R. R.; MENEZES, E. C. P.; CARVALHO, R. C.. Inclusão nos anos finais. O que estamos fazendo?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rita de Cássia Velasques Vieira

DAMILANO, J. L. P.; FORGIARINI, R. R.; MENEZES, E. P.; CARVALHO, R. C.. A informática como apoio no ensino da arte para o aluno com deficiência mental.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sheron Marins Costa

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; SANTOS, A. N.. Pessoas com déficit cognitivo e o mercado de trabalho.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Cláudia de Nardin

DAMILANO, J. L. P.; FORGIARINI, R. R.; MENEZES, E. P.; CARVALHO, R. C.. Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CICERO DOS SANTOS ALVES

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.; GUTERRES, C. R. J.. Comunidade e escola: a participação necessária.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alvacir da Silva Bolzan

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; GUTERRES, C. R. J.. Conselho de classe participativo - uma experiência em andamento na E.E.E.F. Leonardo Kurtz.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vera Maria Pazinato Tavares

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.; GUTERRES, C. R. J.. O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roselaine Neves Bolzan

DAMILANO, J. L. P.; GUTERRES, C. R. J.; DUTRA, C. E. G.. Conselho escolar - participação da comunidade escolar na construção de gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mário Deluy.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mariângela Figuera Félix

DAMILANO, J. L. P.; FONTANA, H.; GUTERRES, C. R. J.. Educação: discursos e práticas.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michele Dias Velasquez

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; KLINKE, K.; COSTAS, F. A. T.. O processo de inclusão de um aluno com deficiência mental no ensino médio na educação de jovens e adultos.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Deliane Santos Linhares

DAMILANO, J. L. P.; KLINKE, K.; HENZ, C. I.; MARIN, M. F.. Reprovação escolar - uma realidade a ser transformada.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcia Rejane Miolo Dias

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.; GUTERRES, C. R. J.. Influência do gestor no processo ensino aprendizagem.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fátima de Lourdes Fonseca Chagas

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, L. I. P.; MUNHOZ, M. A.. A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ediomara da Silva Dias

DAMILANO, J. L. P.; KRUM, M. C.; MARQUEZAN, L. I. P.. A participação do supervisor frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eneida Santos Lopes

DAMILANO, J. L. P.; GUTERRES, C. R. J.; FONTANA, H.. Conselho de classe participativo.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Tereza Carneiro de Macedo

DAMILANO, J. L. P.; PEREIRA, S. M.; GUTERRES, C. R. J.. Construção de Lideranças a partir da formação política.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Miria Inês Pigatto Rossato

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; FREITAS, S. N.. Um novo olhar sobre educação inclusiva.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Míriam Edite Canfield Donatto

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; TONINI, A.. A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nara Teresinha Pozinato Dias

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; TONINI, A.. Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Jocemar Pereira Fonseca

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MUNHOZ, M. A.. Inclusão educacional: um processo possível ou impossível?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lilian Kelling Rosa

DAMILANO, J. L. P.; LUNARDI, M. L.; TONINI, A.. Inclusão: um olhar reflexivo.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tanise Ferreira de Oliveira

DAMILANO, J. L. P.; LUNARDI, M. L.; MARQUEZAN, L. I. P.. Avaliação da Aprendizagem.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juviane Salete de Souza

DAMILANO, J. L. P.; OLIVEIRA, M. O.; TONINI, A.. A possível inclusão de 'outros olhares' sobre a arte: um estudo da representação plástica do deficiente visual.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Biviane Moro de Oliveira

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; FREITAS, S. N.. O panorama da educação escolar dos deficientes visuais em Santa Maria. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mônica Rosa Zeni

DAMILANO, J. L. P.; LUNARDI, M. L.; Oliveira, V.F. Língua de sinais e movimento: problematizando representações.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela Antonello Lobo D'avila

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MORAIS, E. N.; MUNHOZ, M. A.. Recém-nascidos de alto risco para problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor: um estudo sobre a intervenção especializada recebida após alta hospitalar.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gerusa Maria Xavier de Lima

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; KRUM, M. C.; MARQUEZAN, L. I. P.. Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Caçapava do Sul.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eleane Maria Teixeira de Lara

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MARQUEZAN, R.; FREITAS, S. N.. Dificuldade de Aprendizagem na leitura e escrita.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Angela Nediane dos Santos

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, V. L.; LUNARDI, M. L.; MUNHOZ, M. A.. A influência da comunicação família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mariselda Leão Dias

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MUNHOZ, M. A.; MARQUEZAN, R.. Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andréa Amestoy Pereira

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; FREITAS, S. N.. A inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down - análise do cotidiano de uma escola da zona rural do município de Caçapava do Sul.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Neila Teresinha Dias Fagundes Linhares

DAMILANO, J. L. P.; DUTRA, C. E. G.; GUTERRES, C. R. J.. O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lea Conceição Fernandes Chaves

DAMILANO, J. L. P.; FONTANA, H.; GUTERRES, C. R. J.. Ética e Cidadania construindo valores na educação.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Denise Rosa Medeiros

DAMILANO, J. L. P.; MARIN, M. F.; KLINKE, K.; HENZ, Celso Ilgo. Evasão Escolar: uma questão que preocupa.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Loiraci de Jesus Campos Nery

DAMILANO, J. L. P.; MARIN, M. F.; KLINKE, K.; HENZ, Celso Ilgo. Evasão Escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser pensada.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Iolanda Regina Dias Pereira

DAMILANO, J. L. P.; KRUM, M. C.; DUTRA, C. E. G.; MARQUEZAN, L. I. P.. A evasão no curso normal.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tatiana Pires Escobar

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; Oliveira, V.F. Instituição de abrigo: que lugar é este?. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marileni Alverina Rosa Marques

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; TONINI, A.. Projeto político pedagógico como variável da aprendizagem.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Eni Moreira de Morais

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; TONINI, A.. Dificuldade de aprendizagem: ação da sala de recursos de aprendizagem.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Algemira Veloso Teixeira

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MARQUEZAN, R.. A escola como espaço inclusivo.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anie Pereira Goularte Gomes Carvalho

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, M. I.; PALMA, L. E.. Do poder de sedução ao poder da informação: representações da mídia sobre pessoas com necessidades especiais.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Walter Lorenzen Junior

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; TONINI, A.. A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Aurea Pires Bittencourt

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; TONINI, A.. A influência das vivências extra-escolares na aprendizagem.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Psicopedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Áurea Isabel Pereira Bairros

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.; GUTERRES, C. R. J.. Avaliação e transformação: a união necessária.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alex Garcia

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lucia; ROSSI, Nilza Silva de; CAMARGO, Odete Magalhães de. SURDOCEGO: ONDE ESTÁS?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michele Quinhones Pereira

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lucia; RAMPELOTTO, Elisane Maria; CASARIN, Melânia de Melo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Paula da Silva Zorzi

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lucia; CAMARGO, Odete Magalhães de; MOREIRA, Sandra Zaneti. A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE FAMILIAR DA PESSOA SURDA. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela Rodriguez Mariano

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lucia; MARQUEZAN, R.; ROSSI, Nilza Silva de. A EDUCAÇÃO DO SUJEITO SURDOCEGO PRÉ-LINGUÍSTICO E SUAS IMPLICAÇÕES. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tarcieli da Costa Martins

DAMILANO, J. L. P.; MARTINS, T. C.. Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de Educação Especial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Taís Cuti Pimentel

DAMILANO, J. L. P.; PIMENTEL, T. C.. O brincar como estimulação da criança do nascimento até os três anos e onze meses. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Naiara Nuh de Pires

DAMILANO, J. L. P.; Pires, N. N. de. Sentimentos e sentidos do querer ser professor de Educação Especial: um história autobiográfica.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anna Ricalde Madeira

DAMILANO, J. L. P.; Madeira, A.R.. A estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vanessa Carlotto dos Santos

RAMPELOTTO, Elisane Maria;DAMILANO, J. L. P.; MUNHÓZ, Maria Alcione. Irmãos especiais: narrativas e experiências vividas sobre a alteridade deficiente no cotidiano familiar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lidiane Portella Mello

RAMPELOTTO, Elisane Maria;DAMILANO, J. L. P.; MUNHÓZ, Maria Alcione. Mães Especiais: experiências vividas e o cotidiano da alteridade deficiente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Denise Ferreira da Rosa

DAMILANO, J. L. P.; TREVISAN, A.; MENEZES, E. C. P.. Teoria e prática na formação do Educador Especial: problematizações iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliane Martins Moreira

DAMILANO, J. L. P.; MENEZES, E. C. P.; TURCHIELLO, P.; FORGIARINI, R. R.. Da escola para o mercado de trabalho: análises sobre as possibilidades de inclusão do jovem com deficiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carla Maciel da Silva

DAMILANO, J. L. P.; BRIDI, F. R. S.; MENEZES, E. C. P.; TURCHIELLO, P.. Deficiência intelectual: do que estamos falando?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Paula dos Santos Ferraz

FERRAZ, A. P. S.;DAMILANO, J. L. P.. A avaliação no contexto inclusivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lenize Silva Arrojo

DAMILANO, J. L. P.; BREITENBACH, F. V.; PETERSEN, M.; HERMES, S. T.. Gravidez na dependência química: pensando o desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marigeli Polidoro Dias

DAMILANO, J. L. P.; MENEZES, E. C. P.; Possa, Leandra Bôer. Problematizações sobre a inclusão no Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paula Lucion Garlet

DAMILANO, J. L. P.; Carvalho, Renata Corcini; MENEZES, E. C. P.; ROOS, L. T. W.. Aprender matemática jogando: contribuições do jogo para o aluno com déficit cognitivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristiane Kubaski

DAMILANO, J. L. P.; SCHMIDT, C.; PETERSEN, M.. Autismo: compreendendo um estilo cognitivo diferente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lara da Costa Neto

DAMILANO, J. L. P.. Banca de Trabalho de Final de Curso - Curso de Pedagogia - Lara da Costa Neto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patrícia de Almeida Cunha

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. Um estudo sobre o processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo em uma escola municipal de Santa Maria.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vanessa Duarte da Silva

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. Bons amigos em uma época difícil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tiele Costa da Costa

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. Equoterapia e hiperatividade: um estudo bibliográfico.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raquel Santos da Silva

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. Adotei uma criança deficiente: o que eu faço agora?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Simone Raquel Mattje

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. A história de vida de uma criança com paralisia cerebral: atrasos e avanços.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clarissa dos Santos Debus

DAMILANO, J. L. P.; LUFT, S.; TURCHIELLO, P.; BREITENBACH, F. V.. Inclusão: possibilidades e barreiras.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Paula Gatiboni Faccin

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiola Borowsky

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eveline Pasqualin Souza

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camile Araújo

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elizete dos Santos Brum

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sabine Jost

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Márcia Frison

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Edilson de Souza

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Priscila Turchiello

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ariene Pereira

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação ESTUDO DE CASO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Analígia Becker

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Pamalomid Zwetsch

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Pamalomid Zwetsch. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniele Noal

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Daniele Noal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Suzana Teixeira Bianchini

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Suzana Teixeira Bianchini. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: raquel sanhudo canabarro

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Raquel Sanhudo Canabarro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anie Pereira Goularte Gomes

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Anie Pereira Goularte Gomes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michele Dias Velasquez

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Michele Dias Velasquez. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosimara Cargnin

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Rosimara Cargnin. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristiana Erthal

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Cristiana Erthal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ingrid Cruz Weigert

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Ingrid Cruz Weigert. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela Antonello Lobo D'avila

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Daniela Lobo D'Avila. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Angela Meincke Melo

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Angela Meincke Melo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Márcia Frison

DAMILANO, J. L. P.. Banca examinadora do TCC de graduação de Marcia Frison. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Paula Gatiboni Faccin

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camile Araújo

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Camile Araujo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elizete dos Santos Brum

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Elizete dos Santos Brum. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sabine Jost

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Sabine Jost. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eveline Pasqualin Souza

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Eveline Pasqualin Souza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ariane Pereira Moreira

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Ariane Pereira Moreira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiola Barowsky

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Fabiola Barowsky. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Priscila Turchiello

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Priscila Turchiello. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Edilson de Souza

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora da Defesa do TCC de Graduação de Edilson de Souza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Sheron Marins Costa

DAMILANO, J. L. P.. Banca de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marian Hussein Soubouh

DAMILANO, J. L. P.. Banca de defesa pública de Relatório de Estágio e Estudo de Caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria de Lourdes Antoniazzi

DAMILANO, J. L. P.. Banca de defesa pública de Relatório de Estágio e Estudo de Caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josiane Paines Rodrigues

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliana de Moraes Flôres

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Simaia Zancan Ristow

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Simone Maria de Azevedo

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Taís Guareschi de Souza

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vaneza Silva da Rosa

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Betânia Marques de Moraes

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elisangela Londero Rodrigues

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jaluza de Souza Duarte

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gislaine Fernandez Caminha

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Liz Fabiane Almeida Borges

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eligiane Aparecida Vaz

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Flavia Flores Martins

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Flavia Nobrega Garcia

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Franciele Belinazzo

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lucia Bernadete Fleig

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Aparecida Rodrigues da Silva Barbosa

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Márcia Denise Pletsch

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Angela Maria Kuhn Gomes

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Relatório de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Renata Corcini Carvalho

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Magali Chimelo Franco

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Magali Chimelo Franco

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lucia Machado Lopez

DAMILANO, J. L. P.. Banca Examinadora de Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo de Caso.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciane Machado Freitas

DAMILANO, J. L. P.; MUNHÓZ, Maria Alcione; MARQUEZAN, R.. A PRIMEIRA INFORMAÇÃO DA DEFICIÊNCIA MENTAL E OS REFLEXOS DESTA NAS ATITUDES DA FAMÍLIA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lucia; TONINI, A.; RAMPELOTTO, Elisane Maria; FOCKING, N. T. M.. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto na área de Educação Especial - Pedagogia. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MUNHÓZ, Maria Alcione; FREITAS, Soraia Napoleão. Banca Examinadora para Seleção de Professor Substituto na área de Educação Especial - Deficientes Mentais. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MUNHÓZ, Maria Alcione; FREITAS, Soraia Napoleão; NAUJORKS, Maria Inês. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto na área de Educação Especial - Deficiência Mental. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MUNHÓZ, Maria Alcione; TONINI, A.; MARQUESAN, Reinoldo. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto na área de Educação Especial - Deficientes Mentais. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MAROSTEGA, Vera Lúcia; TONINI, A.; FREITAS, Soraia Napoleão. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto na área de Educação Especial - Deficientes da Audiocomunicação. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUESAN, Reinoldo; DANI, Lúcia Salete Celich; SEIBERT, Vicente Alfredo. Banca examinadora para Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Fundamentos Psicológicos da Educação. 1997. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; AZAMBUJA, G.; MUNHOZ, M. A.. Presidente Banca de Seleção de Monitoria - disciplina Fundamentos em Educação Especial. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; CASTRO, S. F.; MENEZES, E. C. P.. Presidente da Banca para seleção de monitoria - disciplina de Fundamentos em Educação Especial. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; CASTRO, S. F.; MENEZES, E. C. P.. Banca de monitoria na disciplina de Investigação e orientação em Educação Especial. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; Gabrielli, C.; Silveira, G. S. da; Martins, E.D.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Vila Flores. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; Munhoz, E. G.; LOPES, E. M.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo Santa Vitória do Palmar. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; Silveira, V. S.; VARGAS, L. M.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo Porto Alegre. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; SCHULLER, J. D.; SCHIEFELBEIN, J.; KOHLS, A.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo Agudo. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; KOZLOSKI, J. B. L.; GUIMARAES, M. C.; BAISCH, A. S.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Três Passos. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; ALVES, M. D.. Presidente de Banca de Seleção de Monitoria na disciplina de Fundamentos da Educação Especial. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.. Comissão de Seleção de bolsista para a Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.; BOCCA, E. W.. Banca Examinadora para Seleção de Bolsista em Publicidade e Propaganda - CAICE. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; SANTO, F. P. E.; MEDINA, K. S.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Santana do Livramento. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; BALZZAN, E. C.; LANG, S. A.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Foz do Iguaçu/PR. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LAZZARIN, M. L. L.; SCHMITZ, J. J.; HUNHOFF, B. C.. Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação (ACG) - Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Três Passos. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; SCHMIDT, C.; VIEIRA, N. J. W.. Membro da Banca Examinadora de Seleção Pública de aluno monitor para a disciplina Investigação e Orientação na Educação Especial I. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; POSSA, L. B.. Membro da Banca Examinadora de Seleção Pública de aluno monitor para a disciplina de Fundamentos da Educação Especial I. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; SCHMIDT, C.; TONINI, A.. Membro da Banca Examinadora de Seleção Pública de aluno monitor para a disciplina Alternativas metodológicas para alunos com dificuldades de aprendizagem.. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; MAROSTEGA, Vera Lucia. Comissão de Seleção de Tutores para o Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância). 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; FÉLIX, G. T.. Comissão de seleção de bolsista da área de Estatística para a Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; RAMPELOTTO, Elisane Maria; FREITAS, Soraia Napoleão; FOCKING, N. T. M.. Banca Examinadora de Seleção de Aluno Monitor para a disciplina EDE 1006 - Fundamentos da Educação Especial. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUEZAN, R.; RAMPELOTTO, Elisane Maria; SILUK, A. C. P.; FOCKING, N. T. M.. Banca examinadora de Seleção de Aluno Monitor para a disciplina EDE 1001 - Fundamentos da Educação Especial. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; SILVA, J. A. C.; SILVA, L. M. A.; LUCAS, G. I. G.; SOUZA, S. M.. Comissão de avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a distância de Educação Especial - polo UAB de Bagé. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; HERNANDEZ, J. B.; SOUZA, F. C.; SOUZA, R. S.. Comissão de avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a distância de Educação Especial - polo UAB de Uruguaiana. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; SILVA, B. D.; NARDIN, A. C.; AVILA, K. C. D.; DERGAM, X. D.. Presidente da Comissão de avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a distância de Educação Especial - polo UAB de Santana do Livramento. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; Possa, Leandra Bôer; RAMPELOTTO, Elisane Maria; FOCKING, N. T. M.. Banca de Seleção Públicas de Aluno Monitor da disciplina EDE 1001 - Fundamentos da Educação Especial. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; AUKAR, P. T. A.; COSTAS, F. A. T.; PEREIRA, F. B.. Comissão de avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Educação Especial.. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; COSTAS, F. A. T.; AUKAR, P. T. A.; PEREIRA, F. B.. Comissão de avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Educação Especial.. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; LUNARDI, M. L.; MAROSTEGA, Vera Lúcia; MENEZES, E. C. P.; FREITAS, Soraia Napoleão; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto; SILUK, A. C. P.; FOCKING, N. T. M.; JAKOBY, M.. Banca de Seleção de Tutores para a Educação a Distância do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação Especial. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MUNHOZ, M. A.; LAZZARIN, M. L. L.; FREITAS, S. N.; RAMPELOTTO, E. M.; SCHLUZEN, E. T. M.; CASARIN, M. M.; TONINI, A.. Comissão Examinadora de Seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Educação Especial a distância.. 2006.

DAMILANO, J. L. P.. Comissão Examinadora da Seleção dos Candidatos inscritos no curso de Especialização em Educação Especial. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.. Comissão de Seleção dos Tutores das disciplinas do curso de Graduação a Distância de Educação Especial. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; FREITAS, Soraia Napoleão; TONINI, A.; CASARIN, Melânia de Melo. Banca para Seleção Pública de Aluno Monitor na disciplina Fundamentos da Educação Especial II. 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, Maria Inês; TONINI, A.; MUNHÓZ, Maria Alcione. Banca de Seleção Pública de Aluno Monitor da disciplina EDE 326 - Avaliação de Deficiente Mental. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; FREITAS, Soraia Napoleão; TONINI, A.; MUNHÓZ, Maria Alcione. Banca Examinadora para a Seleção Pública de Aluno Monitor na disciplina EDE 210 - Bases Psicopedagógicas da Aprendizagem. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, Maria Inês; TONINI, A.; ROSSI, Nilza Silva de. Banca Seleção Pública para Monitoria - Disciplina EDE 326: Avaliação Educacional do Deficiente Mental. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, Maria Inês; MAROSTEGA, Vera Lúcia; CASARIN, Melânia de Melo. Banca Seleção Pública para Monitoria - Disciplina EDE211 - Introdução ao Estudo do Excepcional. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUESAN, Reinoldo; NAUJORKS, Maria Inês; MUNHÓZ, Maria Alcione; MAROSTEGA, Vera Lúcia; FREITAS, Soraia Napoleão; TONINI, A.; CASARIN, Melânia de Melo. Banca de Seleção dos Candidatos inscritos no Curso de Especialização Educação Especial. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, M. I.; MAROSTEGA, V. L.. Banca Seleção Pública para Monitoria - disciplina Introdução ao Estudo do Excepcional. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUESAN, Reinoldo; FREITAS, Soraia Napoleão; NAUJORKS, Maria Inês. Banca de Seleção de Aluno Monitor das disciplinas: Introdução ao Estudo do Excepcional e Bases Psicopedagógicas da Aprendizagem. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; NAUJORKS, Maria Inês; TONINI, A.; MUNHÓZ, Maria Alcione; MOREIRA, Sandra. Banca de Seleção de Aluno Monitor da disciplina de Introdução ao Estudo do Excepcional. 2001. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; TONINI, A.; NAUJORKS, Maria Inês. Banca para Seleção de Aluno Monitor da Disciplina de Introdução ao Estudo do Excepcional. 2000. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; GASPARETTO, Eneida de Lourdes; FREITAS, Soraia Napoleão. Banca para Seleção de Aluno Monitor da disciplina de Avaliação Educacional do Deficiente Mental. 1994. Universidade Federal de Santa Maria.

DAMILANO, J. L. P.; MARQUESAN, Reinoldo; GASPARETTO, Eneida Lourdes. Banca para SeleçãoAluno Monitor da disciplina de Introdução ao Estudo do Excepcional. 1994. Universidade Federal de Santa Maria.

Orientou

Ana Paula dos Santos Ferraz

A avaliação no contexto inclusivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Lenize Silva Arrojo

Gravidez na dependência química: pensando o desenvolvimento infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Inês Cristina Monteblanco e Madelon de Azevedo da Silva

"Ludicidade e deficiência mental"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Lenir Pereira da Silva e Simone Acosta Rodrigues

"Relações do lúdico com a aprendizagem no desenvolvimento de uma criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Liliana Moreira Morcinek e Mirian Cristina Severo Rodrigues

"Estimular o desenvolvimento do aluno com déficit cognitivo - ares motora, afetiva e cognitiva"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Magda Enar da Luz Moreira

"O papel da mediação no desenvolvimento de uma criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Mariana Pereira Castro

"Processos de aprendizagem e a criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Marielen Flores Cezar e Rita Tanani Conceição Vargas

"O desenvolvimento da criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Lenir Pereira da Silva e Simone Acosta Rodrigues

"Dificuldades no ãmbito da lleitura e escrita"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Liliana Moreira Morcinek e Mirian Cristina Severo Rodrigues

Dislexia; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Luciana Torres Ávila e Rosangela Lemes

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Fátima Rosana Retamar Pereira e Iara Quadros Lima

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Inês Cristina Monteblanco Fialho e Luciana Soares Garcia

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Isabel Peres e Liliane Gularte

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Laura Ibarra Severo Carneiro

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Bruna Brandimarti e Taíse Gomes dos Santos

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Carmem Fernanda Silveira Severo e Marília Alves Rosa Mendes

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Carolina Bittencourt do Espírito Santo e Roselaine Paim B

; Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Denise Soares Garcia e Lisiane Carbonell Correa

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Myrta Kras Soares e Ximena Dutrenit Dergam

"O jogo como elemento dinamizador no processo de aprendizagem da criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Rejane dos Santos Lopes

"O desenvolvimento do processo da leitura e escrita numa criança com déficit cognitivo"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Tatiana Santanna Motta e Varlene Vieira Filappi

"Escrevendo minha história, valorizando minha identidade e construindo conhecimentos significativos relacionados à lecto-escrita e ao raciocínio lógico-matemático"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Madelon de Azevedo da Silva e Marília Leite

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Mariana Pereira Castro

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Marielen Flores Cezar

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Myrta Kras Soares e Ximena Dutrenit Dergam

Tema: Déficit de atenção e hiperatividade; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Mariana Pereira de Castro

Tema: Dislexia; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Ricardo Gomes de Oliveira

Tema: Dislexia; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Rita Tanani Conceição Vargas

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Rute Jordão Xavier Gomes

Tema: Déficit de atenção e hiperatividade; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Varlene Vieira Filappi e Tatiana Santanna Motta

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Carolina Bittencourt do Espírito Santo e Roselaine Paim B

; "Com a leitura, viajar nas asas da imaginação"; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Magda Enar da Luz Moreira

Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Especial -a distância) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Pamalomid Zwetsch

Orientação de Monitoria (Res; 007/2000) junto à Coordenação do Curso de Educação Especial; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Daniela Antonello Lobo D'avila

Orientação de Monitoria (Res; 007/2000) junto à Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação (CAICE); 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Caren Melissa Santos dos Santos

Orientação de Monitoria (Resolução 007/2000) junto a Coordenação do Curso de Educação Especial; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jose Luiz Padilha Damilano;

Produções bibliográficas

  • DAMILANO, J. L. P. ; VARGAS, Etiene da Silva de . DESNUTRIÇÃO E APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. CADERNOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Centro de Educação/UFSM, , v. 33, p. 5 - 18, 03 set. 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto ; FÉLIX, G. T. . AVALIAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA, UFSM, , v. 1.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto ; FÉLIX, G. T. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM. CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA, UFSM, , v. 2.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Inclusão e Formação de Professores: a realidade da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Santa Maria. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), Santa Maria, p. 01 - 19.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FÉLIX, G. T. ; TONINI, A. ; TONETTO, F. A. ; CONCEIÇÃO, A. ; MACIEL, A. M. ; MEDEIROS, B. A. ; FLEIG, L. B. . AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS. CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; ORTIZ, Leodi Conceição Meireles ; MARQUESAN, Lorena Inês P ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; FÉLIX, G. T. ; TONINI, A. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; ZWETSCH, P. ; BRANCHER, V. R. . TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. In: 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002, Santa Maria/RS. ANAIS 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . AFETIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS. In: 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002, Santa Maria / RS. ANAIS 8º JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUEZAN, R. ; SOUZA, F. R. ; LOPES, Lúcia Machado . EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. In: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II, 2001, Londrina/PR. PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II. Londrina: Editora da UEL -Universidade Estadual de Londrina, 2001. p. 147-153.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; MACIEL, A. M. N. ; TONINI, A. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto . TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: O RECORTE AVALIATIVO DE UM SEGMENTO. In: III SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO REGIÃO SUL, 2000, Porto Alegre - RS. ANAIS DO III SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO REGIÃO SUL. Porto Alegre - RS, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SOARES, M. K. ; LIMA, K. S. . PROJETO MOTIVACAO - DESENVOLVIMENTO GLOBAL COM ENFASE EM PSICOMOTRICI DADE E LINGUAGEM EM CRIANCAS PORTADORAS DA SINDROME DE DOWN. In: II CONGRESSO BRASILEIRO E I ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SINDROME DE DOWN, 1997, BRASILIA/DF. Da Segregação à Integração - Anais do Congresso. BRASILIA/DF, 1997. v. I. p. 88-90.

  • DAMILANO, J. L. P. . SAÚDE E EDUCAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR. In: 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, 1991, SANTA MARIA/RS. O DESAFIO PARA O TERCEIRO MILÊNIO. SANTA MARIA/RS, 1991. v. I. p. 73-80.

  • DAMILANO, J. L. P. . A HIGIENE MENTAL E O PRÉ-ESCOLAR. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, 1985, Porto Alegre. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Pré-escolar. Porto Alegre, 1985. v. I. p. 83-92.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CODEN, Q. S. ; CONCEIÇÃO, Victor Julierme da ; DRESSLER, C. G. ; EGVARDT, Eva Regina Diel ; SUDBRACK, F. C. . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS. In: NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2002, Londrina/PR. Novos rumos da educação especial. Londrina: Editora UEL, 2002. p. 259-262.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CODEN, Q. S. ; EGVARDT, Eva Regina Diel ; DRESSLER, C. G. ; SUDBRACK, F. C. . O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO. In: NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2002, Londrina/PR. Novos rumos da educação especial. Londrina: Editora UEL, 2002. p. 179-182.

  • CAMPAGNOLO, C. ; TONINI, A. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; COSTAS, F. A. T. ; DAMILANO, J. L. P. ; CAMARGO, M. O. M. ; SILVEIRA, E. G. F. . Avaliação Interna: auto-avaliação da UFSM, um recorte dos resultados a partir dos discentes dos cursos de graduação do Centro de Educação da UFSM. In: XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2009, Porto Alegre. Anais do XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2009.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; CAMPAGNOLO, C. ; FELIX, G. T. ; CAMARGO, Odete Magalhães de ; SILVEIRA, E. G. F. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; DUARTE, D. A. . Procurando a qualidade por meio da Avaliação dos gestores do Centro de Educação da UFSM. In: XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2009, Porto Alegre. Anais do XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2009.

  • FERREIRA, L. O. ; FÉLIX, G. T. ; TONINI, A. ; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto ; DAMILANO, J. L. P. ; CAMARGO, Odete Magalhães de . Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Anais da 23ªJAI, 2008.

  • SIMOES, J. A. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; FELIX, G. T. ; DAMILANO, J. L. P. ; RONSONI, M. L. ; SERAFIN, M. E. B. . Os limites da avaliação institucional: o caso da UFSM em 2002. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. Anais da 23ªJAI, 2008.

  • DAMILANO, J. L. P. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE, 2008, Canoas. Anais do 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE, 2008.

  • TONINI, A. ; DAMILANO, J. L. P. ; MAROSTEGA, Vera Lúcia . Educação Especial a Distância: um relato de experiência. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. Anais do IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

  • OLIVEIRA, B. M. ; DAMILANO, J. L. P. . O panorama da Educação Escolar dos deficientes visuais de Santa Maria. In: VII Congresso Internacional de Educação Popular, 2006, Santa Maria. Anais do VII Congresso Internacional de Educação Popular, 2006.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Educação continuada e inclusão escolar: uma proposta com professores de educação infantil da rede pública municipal Santa Maria. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Educação Infantil e Inclusão: a realidade das creches na rede pública municipal de Santa Maria- RS. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.

  • HERMES, S. T. ; DAMILANO, J. L. P. . O Pensar adolescente sobre a homossexualidade. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

  • DAMILANO, J. L. P. . Educação continuada e inclusão escolar: uma proposta com professores de educação infantil da rede pública municipal Santa Maria. In: V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: Desafios e práticas, 2004, Santa Maria. Anais do V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: Desafios e práticas, 2004.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria. In: 11ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 56 Reunião anual da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da 11ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 56 Reunião anual da SBPC, 2004.

  • DAMILANO, J. L. P. . Reflexões sobre a avaliação institucional. In: III Edição do Fórum Mundial da Educação - A Educação para um outro mundo possível, 2004, Porto Alegre. Anais da III Edição do Fórum Mundial de Educação, 2004.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ALMEIDA, Maria Elena da Veiga de ; ROCHEMBACH, Melania Salete Sanzovo ; CÁS, Silvana Goretti da . AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Jornada Pedagógica (Re)orientando a formação de educadores: perspectivas para o ensino, 2003, Santa Maria. ANAIS DA JORNADA PEDAGÓGICA, 2003. p. 111-111.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Educação Infantil e Inclusão: a realidade das creches na rede pública municipal de Santa Maria- RS. In: VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul , IV Seminário Interinstitucional, 2003, Cruz Alta. Anais do VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul , IV Seminário Interinstitucional, 2003.

  • ZWETSCH, P. ; DAVILA, D. L. ; SANTOS, A. N. ; BRANCHER, V. R. ; FÉLIX, G. T. ; DAMILANO, J. L. P. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; MARQUESAN, Lorena Inês P ; ORTIZ, A. C. M. . Avaliação Institucional: análise das Manifestações discentes. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. Anais da 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003.

  • DAVILA, D. L. ; ZWETSCH, P. ; SANTOS, A. N. ; BRANCHER, V. R. ; FÉLIX, G. T. ; DAMILANO, J. L. P. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; MARQUESAN, Lorena Inês P ; ORTIZ, A. C. M. . Avaliação Institucional: um processo em permanente reflexão. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. Anais da 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003.

  • SOUZA, E. P. ; DAMILANO, J. L. P. . Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. Anais da XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . A AFETIVIDADE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS. In: SIMPÓSIO SESC DE ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS, 2002, São Carlos/ SP, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . LEVANTAMENTO DE DADOS: UMA ALTERNATIVA PARA OTIMIZAR A PESQUISA. In: II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA, 2002, Florianópolis/ SC. Livro de Resunos - II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA. Florianópolis, 2002. p. 49-49.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ZWETSCH, P. ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; D`AVILA, D. L. ; FÉLIX, G. T. ; SANTOS, A. N. ; BRANCHER, V. R. ; MARQUESAN, Lorena Inês P . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A REAFIRMAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DISCENTES. In: II SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - TEMA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ., 2002, Santa Maria/RS. ANAIS - II SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - TEMA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ.. Santa Maria: Imprensa Universitária / UFSM, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FREITAS, Fabíola Caroline Pivotto de ; SANTOS, Ana Paula Simões dos ; RIBEIRO NETO, Ary D'augustim ; OLIVEIRA, Clarissa da Silva ; PIPPI, Fabrício Silva . ATIVIDADES RECREATIVAS E PEDAGÓGICAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE's) NO MUNICÍPIO DE FORMIGUEIRO - RS. In: XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002, Santa Maria - RS. ANAIS - XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . AMBIENTE FAMILIAR: QUALIFICANDO O TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS. In: XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, 2002, Santa Maria/ RS. ANAIS XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; ZWETSCH, P. ; BRANCHER, V. R. ; ORTIZ, Leodi Conceição Meireles ; FÉLIX, G. T. ; MARQUESAN, Lorena Inês P ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; TONINI, A. . TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. In: 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002, Santa Maria. ANAIS 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . AFETIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS. In: 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002, Santa Maria/RS. ANAIS 8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SANTOS, A. N. ; MELO, A. M. ; D`AVILA, D. L. ; NOAL, D. ; CHRISTINO, Luciane Martins ; ZWETSCH, P. . A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR COMO QUALIFICADOR DO TRABALHO COM OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002, Goiânia - GO. ANAIS/RESUMOS 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; DRESSLER, C. G. ; EGVARDT, Eva Regina Diel ; SUDBRACK, F. C. ; CODEN, Q. S. . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002, Goiânia - GO. ANAIS/RESUMOS 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; DRESSLER, C. G. ; EGVARDT, Eva Regina Diel ; SUDBRACK, F. C. ; CODEN, Q. S. . O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002, Goiânia - GO. ANAIS/RESUMOS 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FÉLIX, G. T. ; TONINI, A. ; ORTIZ, A. C. M. ; ORTIZ, Leodi Conceição Meireles ; MARQUESAN, Lorena Inês P ; GUTERRES, Clóvis Renan Jaques ; BRANCHER, V. R. ; ZWETSCH, P. ; SANTOS, A. N. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002, Goiânia/GO. ANAIS/RESUMOS 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; RIOS, G. M. S. ; BRANCHER, V. R. ; ORTIZ, A. C. M. ; FÉLIX, G. T. ; D`AVILA, D. L. . DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS NOTURNOS. In: 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002, Goiânia. ANAIS/RESUMOS 54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2002.

  • RIOS, G. M. S. ; FELIX, G. T. ; DAVILA, D. L. ; TONINI, A. ; DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. . Avaliando o real e o imaginário institucional. In: XVI Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. Anais da XVI Jornada Acadêmica Integrada, 2002.

  • MELO, A. M. ; DAMILANO, J. L. P. ; DAVILA, D. L. ; SANTOS, A. N. ; NOAL, D. ; ZWETSCH, P. . Compartilhando Conhecimentos: A orientação como forma de qualificação. In: XVI Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2002.

  • CODEN, Q. S. ; BELINAZZO, F. ; SUDBRACK, F. C. ; DRESSLER, C. G. ; DAMILANO, J. L. P. . A importância da família na reabilitação de paralisados cerebrais. In: XIII Salão de Iniciação científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do XIII Salão de Iniciação científica da UFRGS, 2002.

  • DAVILA, D. L. ; FÉLIX, G. T. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; RIOS, G. M. S. ; DAMILANO, J. L. P. . Avaliando o real e o imaginário institucional. In: XIII Salão de Iniciação científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do XIII Salão de Iniciação científica da UFRGS, 2002.

  • DAMILANO, J. L. P. ; D`AVILA, D. L. ; FÉLIX, G. T. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; RIOS, G. M. S. . AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL. In: XIII SALÃO DE INCIAÇÃO CENTÍFICA, 2001, PORTO ALEGRE. XIII SALÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA X FEIRA. PORTO ALEGRE: PROGRAMA UEPV/GAPE, 2001. p. 582-582.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CODEN, Q. S. ; BELINAZZO, F. ; SUDBRACK, F. C. ; DRESSLER, C. G. . A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS. In: XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, PORTO ALEGRE. XIII SALÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA X FEIRA. PORTO ALEGRE: PROGRAMA UEPV/GAPE, 2001. p. 542-543.

  • DAMILANO, J. L. P. ; DAVILA, D. L. ; RIOS, G. M. S. ; BRANCHER, V. R. ; ORTIZ, A. C. M. ; FELIX, G. T. . DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS NOTURNOS. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM, 2001, SANTA MARIA/RS. Santa Maria, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; RIOS, G. M. S. ; DAVILA, D. L. ; TONINI, A. ; FELIX, G. T. . AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM, 2001, SANTA MARIA, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CODEN, Q. S. ; DRESSLER, C. G. ; SUDBRACK, F. C. . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM, 2001, SANTA MARIA, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MELO, A. M. ; SANTOS, A. N. ; DAVILA, D. ; NOAL, D. ; ZWETSCH, P. . COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM, 2001, SANTA MARIA. Santa Maria, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; MACIEL, A. M. N. ; TONINI, A. ; FÉLIX, G. T. . AVALIAÇAO INSTITUCIONAL: DESAFIOS PONTUADOS PELOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇAO DO CE/UFSM. In: 53ª REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2001, SALVADOR/BA. ANAIS/RESUMOS DA 53ª REUNIAO ANUAL DA SBPC, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; MACIEL, A. M. N. ; TONINI, A. ; FÉLIX, G. T. . PRÁTICAS DOCENTES E INFRA-ESTRUTURA: DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇAO DA GESTAO DEMOCRÁTICA NO CE/UFSM. In: 53ª REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2001, SALVADOR/BA. ANAIS/RESUMO DA 53ª REUNIAO ANUAL DA SBPC.

  • DAMILANO, J. L. P. ; PLETSCH, M. D. . O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇAO DA INSTITUIÇAO ESCOLAR. In: II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍITICA E ADMINISTRAÇAO DA EDUCAÇAO: INVESTIGAÇAO, FORMAÇAO E PRÁTICAS, 2001, BRAGA/PORTUGAL. LIVRO DE RESUMOS/ II CONGRESSO LUS-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇAO DA EDUCAÇAO:INVESTIGAÇAO, FORMAÇAO E PRÁTICAS. Braga, 2001. p. 43-43.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; FÉLIX, G. T. ; D`AVILA, D. L. ; RIOS, G. M. S. . AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, JOÃO PESSOA/PB. EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2001. p. 82-82.

  • DAMILANO, J. L. P. . DESMISTIFICANDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM VISTA À INCLUSÃO. In: I JORNADA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E II JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E MOSTRA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, 2001, SÃO SEPÉ, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; DRESSLER, C. G. ; SUDBRACK, F. C. . O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO. In: I JORNADA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E II JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E MOSTRA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, 2001, SÃO SEPÉ, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TEICHMANN, S. F. ; MACHADO, A. D. ; MEDEIROS, B. A. ; OLIVEIRA, C. A. ; PELLEGRINI, C. M. ; LAMPERT, Daniela Nogueira ; RIOS, G. M. S. ; MAIA, G. M. ; DUARTE, J. S. ; WEILER, Sabrina Fiede . ENFOCANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MÍDIA IMPRESSA. In: XX CONGRESSO NACIONAL DAS APAEs, 2001, Fortaleza - CE. ANAIS DO XX CONGRESSO NACIONAL DAS APAEs. Fortaleza - CE, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; RIOS, G. M. S. ; D`AVILA, D. L. ; TONINI, A. ; ORTIZ, A. C. M. . AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM, 2001, Santa Maria/ RA. ANAIS DA XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. Santa Maria, 2001.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CODEN, Q. S. ; SUDBRACK, F. C. ; DRESSLER, C. G. ; BELINAZZO, F. . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 2001, CURITIBA/PR. SOBAMA 2001. Curitiba, 2001. p. 156-156.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; ORTIZ, A. C. M. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, F. A. T. ; FELIX, G. T. . PROCURANDO O PROCESSO DE QUALIDADE ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2000, SANTA MARIA/RS. ANAIS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. SANTA MARIA/RS, 2000. v. I. p. 53-53.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CECHIN, A. F. ; FORGIARINI, R. R. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. . SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR, 2000, SANTA MARIA/RS. ANAIS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR. SANTA MARIA/RS, 2000. v. I. p. 63-63.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MACIEL, A. M. N. ; TONINI, A. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, F. A. T. ; FELIX, G. T. . A VEZ E A VOZ DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. In: XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2000, Santa Maria. Anais da XV Jornada Acadêmica Integrada/UFSM. Santa Maria, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FARENCENA, R. S. ; MEDEIROS, B. A. ; MARIANO, D. R. ; RIOS, G. M. S. ; CASTRO, S. F. . DESMISTIFICANDO O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. In: XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2000, Santa Maria. Anais da XV Jornada Acadêmica Integrada/UFSM. Santa Maria, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. ; MARQUEZAN, R. . EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RESGATE HISTÓRICO NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. In: XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2000, Santa Maria. Anais da XV Jornada Acadêmica Integrada/UFSM. Santa Maria.

  • DAMILANO, J. L. P. ; PLETSCH, M. D. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A MÍDIA IMPRESSA. In: IX E ncontro Anual de Iniciação Científica, 2000, Londrina/PR. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica/Universidade Estadual de Londrina. [et al.]. Londrina/PR: Editora UEL, 2000. v. 4. p. 464-465.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, F. A. T. ; FELIX, G. T. . PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, F. A. T. ; FELIX, G. T. . CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DOCENTE. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; PLETSCH, M. D. ; FARENCENA, R. S. ; KEMPFER, G. L. ; SCHMITZ, D. ; MARTINS, F. ; FARIAS, J. L. M. ; DUARTE, J. S. ; ARAÚJO, A. P. . DESMISTIFICANDO O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. In: XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000, Porto Alegre. Anais do XII Salão de Iniciação Científica/UFRGS. Porto Alegre, 2000. v. I. p. 443-443.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MACIEL, A. M. N. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; MEDEIROS, B. A. ; COSTAS, F. A. T. ; FELIX, G. T. . A VEZ E A VOZ DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. In: XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do sul, 2000, Porto Alegre. Anais do XII Salão de Iniciação Científica/UFRGS. Porto Alegre, 2000. v. I. p. 456-456.

  • DAMILANO, J. L. P. ; PELLEGRINI, C. M. ; BRETOS, C. C. ; TEICHMANN, S. F. ; MAIA, G. M. ; MACHADO, A. D. ; SOUBCH, M. H. ; VASCONCELOS, M. M. . O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. In: VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, 2000, Santa Cruz do Sul/RS. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão/UNISC. Santa Cruz do Sul, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. ; MARQUEZAN, R. . A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem, 2000, Frederico Westphalen. Anais da VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem: Educação e Trabalho no Contexto da Globalização. Frederico Westphalen: Editora URI, 2000. v. I. p. 131-131.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SOUZA, F. R. ; LOPES, Lúcia Machado ; MARQUESAN, Reinoldo . FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2000, Santa Maria-RS. ANAIS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Santa Maria: Imprensa Universitária - UFSM, 2000. v. 1. p. 62-62.

  • DAMILANO, J. L. P. ; PLETSCH, M. D. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A MÍDIA IMPRESSA.. In: I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2000, Santa Maria. ANAIS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2000. v. 1. p. 63-63.

  • DAMILANO, J. L. P. ; ORTIZ, A. C. M. ; TONINI, A. ; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto ; FÉLIX, G. T. ; MEDEIROS, B. A. . AVALIAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE. In: I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2000, Santa Maria-RS. ANAIS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2000. v. 1. p. 27-27.

  • DAMILANO, J. L. P. . PRÁTICA DOCENTE E O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CE/UFSM.. In: I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2000, Santa Maria-RS. ANAIS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Santa Maria: Imprensa Universitária - UFSM, 2000. v. 1. p. 95-95.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CASTRO, S. F. ; MACHADO, A. D. ; BRETOS, C. C. ; SCHMITZ, D. ; FARIAS, J. L. M. ; TEICHMANN, S. F. . DESMISTIFICANDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2000, Curitiba - PR. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN. Curitiba - PR, 2000. p. 102-103.

  • DAMILANO, J. L. P. . Desmistificando o papel do educador especial frente a abertura e democratização da instituição escolar // A trajetória histórica de recursos humanos em educação especial na UFSM. In: VII JORNADAS TRANSADINAS DE APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO, 2000. Anais do Evento, 2000.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUEZAN, R. ; LOPEZ, L. M. ; SOUZA, F. R. . A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC, 1999, SANTA CRUZ DO SUL/RS. ANAIS V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC. SANTA CRUZ DO SUL/RS: EDUNISC, 1999. v. I. p. 350-350.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CECHIN, A. F. ; FORGIARINI, R. R. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. . SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS.. In: V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC, 1999, SANTA CRUZ DO SUL/RS. ANAIS V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC.. SANTA CRUZ DO SU/RSL: EDUNISC, 1999. v. I. p. 277-277.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUEZAN, R. ; LOPEZ, L. M. ; SOUZA, F. R. . A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: XI SALÃO - VIII FEIRA INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS, 1999, PORTO ALEGRE/RS. ANAIS XI SALÃO - VIII FEIRA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE/RS, 1999. v. I. p. 410-411.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CECHIN, A. F. ; FORGIARINI, R. R. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. . SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN. In: XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS, 1999, PORTO ALEGRE/RS. ANAIS XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE/RS, 1999. v. I. p. 412-412.

  • DAMILANO, J. L. P. ; LAMEIRA, L. J. C. R. ; GRESSLER, L. . A INSERÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SANTA MARIA.. In: XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS, 1999, PORTO ALEGRE/RS. ANAIS XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE/RS, 1999. v. I. p. 413-413.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. ; TONINI, A. ; COSTAS, F. A. T. ; FERREIRA, M. C. L. ; MENEZES, L. A. T. . A PRÁTICA DOCENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. In: XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS, 1999, PORTO ALEGRE/RS. ANAIS XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE/RS, 1999. v. I. p. 455-456.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. ; TONINI, A. ; COSTAS, F. A. T. ; MENEZES, L. A. T. ; FERREIRA, M. C. L. ; BOCCA, E. W. ; ORTIZ, A. C. M. ; FADUL, M. T. ; HENZ, C. I. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.. In: XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA /UFRGS, 1999, PORTO ALEGRE/RS. ANAIS XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE/RS, 1999. v. I. p. 456-456.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. ; TONINI, A. ; COSTAS, F. A. T. ; FERREIRA, M. C. L. ; MENEZES, L. A. T. . A PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - POLÍTICA EDUCACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: O DESAFIO ENTRE A CONCEPÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO, 1999, SÃO LEOPOLDO/RS. ANAIS POLÍTICA EDUCACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: O DESAFIO ENTRE A CONCEPÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO. SÃO LEOPOLDO, 1999. v. I. p. 37-38.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. ; TONINI, A. ; ORTIZ, A. C. M. ; HENZ, C. I. ; BOCCA, E. W. ; COSTAS, F. A. T. ; MENEZES, L. A. T. ; FERREIRA, M. C. L. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PROCESSO VIÁVEL A SER CONSOLIDADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 1999, SANTOS/SP. ANAIS XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO/ I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO - POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - A PRÁTICA SOCIAL DA EDUCAÇÃO: QUESTOES CONTEMPORÂNEAS. SANTOS/SP: ARS VISUALIS, 1999. v. I. p. 93-93.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUEZAN, R. ; LOPEZ, L. M. ; SOUZA, F. R. . EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. In: II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1999, LONDRINA/PR. ANAIS II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. LONDRINA/PARANÁ: EDITORA UEL, 1999. v. I. p. 185-185.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CECHIN, A. F. ; FORGIARINI, R. R. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. . SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS. In: II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1999, LONDRINA/PR. ANAIS II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. LONDRINA/PARANÁ: EDITORA UEL, 1999. v. I. p. 286-286.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TONINI, A. ; FELIX, G. T. ; FERREIRA, M. C. L. ; BRESSAM, V. ; HOHER, M. . AVALIAÇÃO DOS DOCENTES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 1999, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1999. v. I. p. 927-927.

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. ; TONINI, A. ; COSTAS, F. A. T. ; FERREIRA, M. C. L. . UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 1999, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1999. v. I. p. 958-958.

  • DAMILANO, J. L. P. ; CECHIN, A. F. ; FORGIARINI, R. R. ; SOUZA, F. R. ; LOPEZ, L. M. . SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 1999, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1999. v. I. p. 960-960.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUEZAN, R. ; LOPEZ, L. M. ; SOUZA, F. R. . A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 1999, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1999. v. I. p. 987-987.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARTINS, F. ; PLETSCH, M. D. ; FARIAS, J. L. M. ; LAMPERT, D. N. ; OLIVEIRA, C. A. . ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 1999, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1999. v. I. p. 1000-1000.

  • DAMILANO, J. L. P. . A TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM. In: FEIRA DAS PROFISSÕES - 2ª EDIÇÃO - WORDSHOP, 1999, Santa Maria, 1999.

  • DAMILANO, J. L. P. ; MARQUESAN, Reinoldo ; SOUZA, F. R. ; LOPES, Lúcia Machado . A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: 9º CONGRESSO NACIONAL UNIDADE E DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DO III MILÊNIO, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

  • DAMILANO, J. L. P. ; VARGAS, E. S. ; SILVEIRA, D. Q. . DESNUTRIÇÃO X APRENDIZAGEM. In: XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM, 1998, SANTA MARIA/RS. ANAIS XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA/UFSM, 1998. v. I. p. 1014-1014.

  • DAMILANO, J. L. P. ; LAMEIRA, L. J. C. R. ; GRESSLER, L. . A INSERÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SANTA MARIA. In: Iª OFICINA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFSM, 1998, SANTA MARIA/RS. ANAIS DA Iª OFICINA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA/UFSM, 1998. v. I. p. 15-15.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SPILIMBERGO, F. . METAS DE EDUCACAO ESPECIAL. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO - UFSM, 1995, SANTA MARIA/RS. Anais II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino - 1995. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1995. v. I. p. 792-792.

  • DAMILANO, J. L. P. ; SILVA, M. A. ; MEDEIROS, A. C. V. ; SOUTO, L. . O PERFIL DO ALUNO FREQUENTADOR DE CLASSES ESPECIAIS DAS ESCOLAS PUBLI CAS DE SANTA MARIA, NA VISAO DO EDUCADOR ESPECIAL. In: II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO - UFSM, 1995, SANTA MARIA/RS. ANAIS II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO/UFSM. SANTA MARIA/RS: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1995. v. I. p. 786-786.

  • DAMILANO, J. L. P. ; LIMA, K. S. ; SOARES, M. K. . PROJETO MOTIVAÇÃO - DESENVOLVIMENTO GLOBAL COM ÊNFASE EM PSICOMOTRICIDADE E LINGUAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, 1995, Santa Maria. Anais da II Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFSM. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1995. v. I. p. 788-788.

  • DAMILANO, J. L. P. ; HERMES, S. T. . Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Educação a Distância e o perfil do aluno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Aspectos Neurológicos e Psiquiátricos do Desenvolvimento Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Formação de professores e pesquisadores em Educação Especial no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. ; FELIX, G. T. . Comunicação: Avaliação de desempenho e pesquisa diagnótica: um agir qualitativo na formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMILANO, J. L. P. . Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Reflexões sobre a avaliação institucional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . O Pensar adolescente sobre homossexualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Políticas Públicas e a Pessoa com Necessidades Especiais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Distúrbio do Comportamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . O Tradicionalismo na Educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Painel das Profissões do Centro de Educação, Curso de Educação Especial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . O Aluno Portador de Necessidades Educativas Especiais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Prevenção ao uso indevido de drogas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Comportamento do Excepcional na Escola. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Prevenção a Excepcionalidade. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . Pré-escola: Um desafio aos Educadores Municipais. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMILANO, J. L. P. . El niño discapacitado y la escuela comun. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTAS, F. A. T. ; PAVAO, S. M. O. ; DAMILANO, J. L. P. . Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DAMILANO, J. L. P. ; TURCHIELLO, P. . Política e Gestão em Educação Especial 2008 (Material Didático para o Curso de Especialização a Distância em Educação Especial).

  • DAMILANO, J. L. P. . Material Didático para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial 2005 (Material Didático para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial).

Outras produções

DAMILANO, J. L. P. . Comissão de Organização e Execução do Processo de Construção Coletiva do Projeto Politico Pedagógico do Centro de Educação. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Comissão de Estudo dos Pré-requisitos do Curso de Educação Especial. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Comissão Executiva de Avaliação Institucional - CPAVI. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Sistema de Tutoria: Projeto piloto do programa Ânima. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul. 1998.

DAMILANO, J. L. P. ; Farias, G.F. ; Machado, A. . Elaboração de instrumento para auto-avaliação dos gwstores do Centro de Educação. 2017.

DAMILANO, J. L. P. ; BRIDI, F. R. S. . Elaboração de instrumento para auto-avaliação dos Gestores do Centro de Educação/UFSM. 2016.

DAMILANO, J. L. P. ; ANTUNES, Helenise S ; MEURER, A. C. ; CAMARGO, Odete Magalhães de ; NEGRINI, T. ; SILVEIRA, P. R. T. ; MARSHALL, D. . Plano de Desenvolvimento de Unidade - PDU. 2016.

DAMILANO, J. L. P. ; Possa, Leandra Bôer ; SOUZA, F. R. ; CASTRO, S. F. ; LAZZARIN, M. L. L. ; MAROSTEGA, V. L. ; RAMPELOTTO, Elisane Maria ; TONINI, A. ; CASARIN, Melânia de Melo ; OLIVEIRA, G. P. ; AZAMBUJA, G. ; PEREIRA, J. L. C. ; SCHMIDT, C. ; VIEIRA, N. J. W. ; MENEZES, E. C. P. ; MUNHÓZ, Maria Alcione . Comissão para Criação de Normas de Estágio do Curso de Educação Especial Diurno e Curso de Educação Especial Noturno. 2015.

DAMILANO, J. L. P. . VI Seminário de Educação Especial:discutindo formação e práticas do educador especial. 2010.

DAMILANO, J. L. P. . Convênio nº 02/2005 entre a Universidade Federal de Santa Maria e o MEC/SEED. 2005.

DAMILANO, J. L. P. . Comissão mista dos Centro de Educação e Centro de Artes e Letras. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Comissão para fazer distribuição e organização do espaço físico do Centro de Educação. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Uma experiência de formação continuada dos egressos dos cursos de especialização do centro de educação e centro de educação física e desporto da UFSM, com docentes da rede pública de Santa Maria-RS. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Treinamento dos monitores dos grupos de apoio multidimencional. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Burnout: a resposta ao stress da escola inclusiva. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . A síndrome de Usher e suas implicações educacionais. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . IV Encontro de pais, profissionais e surdocegos da região sul. 2000.

DAMILANO, J. L. P. . Ânima - grupos de apoio multidimensional. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Os portadores de necessidaddes educativas especiais: forum permanente das instituições de ensino superior/região Sul. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Relações interpessoais e aprendizagem no trabalho na instituição universitária. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . A sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: um estudo de caso. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Treinamento semestral de monitores dos grupos de apoio multidimensional: psicologia de grupos. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . A formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Resgate histórico e sociológico do perfil do Centro de Educação: Investigando práticas, conhecendo experiências e enfrentando desafios. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . I Seminário político pedagógico, refletindo práticas e superando desafios. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Programa administrativo de educação continuada dos técnicos administrativos do centro de educação da UFSM. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Alternativas de divulgação em educação especial. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . II Seminário: conhecendo as ações do centro de educação. 1999.

DAMILANO, J. L. P. . Stress ocupacional em professores frente ao desafio da proposta da escola inclusiva. 1998.

DAMILANO, J. L. P. . Desnutrição e aprendizagem. 1998.

DAMILANO, J. L. P. . O aluno Portador de Necessidades Educativas Especiais. 2000. (PALESTRA PROFERIDA).

DAMILANO, J. L. P. . I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação-RS. 2000 (Coordenador) .

DAMILANO, J. L. P. . CONCURSO VESTIBULAR DE 1996. 1996 (COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    1ª SEMANA DA AVALIAÇÃI DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, Descrição: Este projeto é parte integrante da Proposta Experimental de avaliação do Projeto político-pedagógico do Centro de Educação da UFSM, registrado no GAP/CE sob o n. 038321. Trata da primeira edição da Semana da Avaliação do Centro de Educação e objetiva a implementação da avaliação diagnóstica de dois segmentos: a avaliação docente pelo discente e a avaliação do autodesempenho docente, visando à abrangência dos cursos de graduação presenciais e dos docentes do CE. O evento terá quatro fases: a sensibilização por meio de propaganda visual e convites eletrônicos; a implementação prevê a aplicação de dois instrumentos online de livre adesão (IA-2 e IA-3) durante o período das aulas; os resultados serão tratados e tabulados por total geral, curso, departamento e docente, constituindo relatórios quantitativos como base para categorias qualitativas; a meta avaliação ocorrerá, imediatamente após a participação dos docentes e estudantes por meio de uma enquete contendo três questões sobre o questionário e o sistema, também será realizada uma reunião de avaliação do evento com a equipe responsável visando melhorias para os próximos processos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / GLADES TEREZA FÉLIX - Coordenador / Marlei Mainardi - Integrante / Everton Weber Bocca - Integrante / FABIANE ADELA TONETTO COSTAS - Integrante / Fabiane Romano de Souza Bridi - Integrante / Ana Maria Osório Dias - Integrante / Cintia Morales Camillo - Integrante / Daniele Barros Vargas Furtado - Integrante / Priscilla Ines Pellenz Eich - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Proposta Experimental de Avaliação do Projeto Político Pedagogico do Centro de Educação da UFSM, Descrição: Trata-se de um proposta experimental autonôma, antecipativa e complementar ao SINNAES, que visa acompanhar a qualidade dos serviços oferecidos pelos CE, através de um processo de avaliação global do seu projeto político-pedagógico, por meio de instrumentos online que abarcam a totalidade da unidade. Será desenvolvido dentro de um ciclo (2014/2017), cujos resultados servirão para reformular ou atualizar o PPP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / EVERTON W BOCCA - Integrante / GLADES TEREZA FÉLIX - Coordenador / FABIANE ADELA TONETTO - Integrante / Marlei Mainardi - Integrante / Fabiane Romano de Souza Bridi - Integrante / Ana Maria Osório Dias - Integrante / Cintia Morales Camillo - Integrante / Daniele Barros Vargas Furtado - Integrante / Priscilla Ines Pellenz Eich - Integrante / aline da rosa bilhar pereira - Integrante / Marcia Eliane Leindcker da Paixão - Integrante / Marta Rosa Borin - Integrante / Steffani Nikoli Dapper - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Aprimoramento e manutenção dos Cursos de Educação a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, Descrição: O projeto visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de atuar como agente de inovação nos processos de ensino-aprendizagem, que incentivem a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos métodos didático-pedagógicos e possibilitem o acesso à Educação Superior Pública e de qualidade, propiciando a democratização do acesso à educação de forma a contribuir para a redução das diferenças socioculturais que se perpetuam em nossa sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANDRÉA TONINI - Integrante / Simoni Timm Hermes - Integrante / Márcia Lise Lunardi Lazzarin - Integrante / PAULO ROBERTO COLUSO - Integrante / CAROLINA PEREIRA NOYA - Integrante / ELIANA PEREIRA DE MENEZES - Integrante / CLAUCIA HONNEF - Integrante / CLAUDIA BERNARDINI - Integrante / ELIZIANE TAINA LUNARDI RIBEIRO - Integrante / JULIANA CORREA DE LIMA - Integrante / LUIS FERNANDO LAZZARIN - Integrante / NATALIA DE OLIVEIRA - Integrante / VERA LUCIA MAROSTEGA - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: Princípios e diretrizes para a avaliação institucional participativa no curso de pedagogia noturno, licenciatura plena do centro de educação da UFSM, Descrição: Conhecer e analisar criticamente dados estatísticos do curso; construir uma série histórica dos indicadores de qualidade do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Camila Campagnolo - Integrante.

  • 2007 - 2007

    Orientador do Projeto de pesquisa: Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade, Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender as relações entre as discussões contemporâneas sobre homossexualidade, as representações dos professores acerca dessa questão e suas práticas pedagógicas. Para tanto pretende-se visitar uma instituição escolar da rede pública do município de Arroio do Tigre, onde será aplicado um questionário com questões referentes aos objetivos propostos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Simoni Timm Hermes - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Participante no Projeto de Pesquisa: Estudo do comportamento e das necessidades de alunos com deficiência mental que apresentam quadros de psicose., Descrição: Este trabalho de pesquisa tem como finalidade identificar os casos mais comuns de deficiência mental com psicose, qual ou quais os transtornos psicóticos de maior incidência e suas características, bem como possíveis agravantes. Além disso, é preciso questionar como é tratada a questão da aprendizagem e inclisão escolar, bem como todas as necessidades que estas pessoas apresentam, para que possamos selecionar procedimentos didáticos específicos a serem proporcionados de forma adequada ás necessidades ducacionais desse alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / ANDREA TONINI - Coordenador / SUZANA CAVALHEIRO DE JESUS - Integrante / PATRÍCIA DE ALMEIDA CUNHA - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: SABERES CONSTRUIDOS PELOS PROFESSORES QUE ATUAM COM DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: ESTE PROJETO SE PROPÕE A INVESTIGAR QUAIS OS SABERES QUE O PROFESSOR ATUANTE COM DEFICIENTES VISUAIS CONSTROI , NA SUA PRÁTICA DOCENTE. A PESQUISA SERÁ REALIZADA NAS ESCLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE SANTA MARIA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Soraia Napoleão Freitas - Integrante / Biviane Moro de Oliveira - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: DIFERENTES OLHARES SOBRE A ARTE: UMA POSSIBILIDADE INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS., Descrição: POSSIBILITAR ATRAVÉS DA ARTE, A INCLUSÃO SOCIAL, A REPRESENTAÇÃO INIDIVIDUAL, RESIGNIFICANDO SEU CONTEXTO EM UM MUNDO PERMEADO PELA IMAGEM OBJETIVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Marilda Oliveira de Oliveira - Integrante / JUVIANE SALETE DE SOUZA - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL, Descrição: O PROJETO BUSCA INVESTIGAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA E NA INFLUÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / MONICA ROSA ZENI - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Participante no Projeto de Pesquisa: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Descrição: Desenvolver pesquisa e produzir material didático, na área de Educação Especial, para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial, que envolve tanto o planejamento, a pesquisa e produção do conteúdo como a produção e editoração do material. Esse projeto foi aprovado pela Secretaria de Educação a Distância do MEC, através da chamada pública 01/2004.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / MARIA MEDIANEIRA PADOIN - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: O PENSAR ADOLESCENTE SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE., Descrição: CONSIDERANDO OS MOVIMENTOS OCORRIDOS NAS DÉCADAS DE 60 E 70 EM PROL DA LIBERDADE SEXUAL QUE ESTIMULARAM OS DEBATES A RESPEITO DA COSNTRUÇÃO DA IDENTIDADE HOMOSSEXUAL E DA RESISTÊNCIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Simoni Timm Hermes - Integrante.

  • 2003 - 2005

    Colaborador no Projeto: O CINEMA E A DEFICIENCIA: QUANDO A MENSAGEM FAZ A DIFERENCA, Descrição: ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR AS REPRESENTACOES SOCIAIS DA DEFICIENCIA NO CINEMA. BUSCA-SE, ATRAVES DO POTENCIAL DESTE MEIO DE COMUNICACAO PROMOVER UMA DISCUSSAO CRITICA SOBRE A CONDICAO DA DEIFICENCIA DESFAZENDO REPRESENTACOES INDEVIDAS SOBRE A TEMATICA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / Maria Inês Naujorks - Coordenador / Renata Corcini Carvalho - Integrante / ANIE PEREIRA GOULARTE GOMES CARVALHO - Integrante / SANDRA MARISA ALLEBRANDT PADILHA - Integrante / MARCIA DORALINA ALVES - Integrante / VIVIANE PREICHARDT DUEK - Integrante / SUZANA TEIXEIRA BIANCHINI - Integrante / MICHELE DIAS VELASQUEZ - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Projeto de Pesquisa:FORMACAO DE PROFESSORES PARA A EDUCACAO INFANTIL E INCLUSAO: UMA PROPOSTA COM EDUCADORES DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SANTA, Descrição: ESTE PROJETO VISA PESQUISAR O NIVEL DE INFORMACAO SOBRE PESSOAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS POR PARTE DOS EDUCADORES NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SANTA MARIA E A PARTIR DAI VERIFICAR O INTERESSE POR PARTE DOS MESMOS EM EDUCA- CAO CONTINUADA A SER OFERECIDO NUM PROXIMO PROJETO (DE EXTENSAO).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Eveline Pasqualin Souza - Integrante.

  • 2001 - 2002

    A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a importância do envolvimento dos pais e familiares na evolução de paralisados cerebrais. O projeto será desenvolvido no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria com pessoas paralisadas cerebrais desta cidade. Também haverá participação de acadêmicos dos cursos de Educação Física. Os pais serão orientados e participarão do trabalho a ser realizado pelos acadêmicos com os paralisados cerebrais no final do projeto avaliar-se-á a evolução dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / QUÉLEN SILVEIRA CODEN - Integrante / CRISTIANE GEORG DRESSLER - Integrante / Fernanda Sudbrack - Integrante / Victor Julierme da Conceição - Integrante / Eva Regina Diel Egvardt - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2000 - 2000

    Participante do Projeto de pesquisa: OS MEIOS DE COMUNICACAO E O ENFOQUE SOBRE A DEFICIENCIA, Descrição: ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS MEIOS DE COMUNICACAO-JOR-NAL TV E CINEMA ENFOCAM A DEFICIENCIAS EM SEU CONTEUDO; E QUAL O TEOR DASMENSAGENS TRANSMITIDAS INFLUENCIANDO A VISAO DA SOCIEDADE SOBRE QUESTOES TAO POUCO ABORDADAS E CONHECIDAS NO NOSSO MEIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / JALUZA DE SOUZA DUARTE - Integrante / GRASIELA MARIA SILVA RIOS - Integrante / Maria Inês Naujorks - Coordenador / Daniela Nogueira Lampert - Integrante / JULIANA TIMM NEVES - Integrante / VALQUIRIA MARIA SILVA RIOS - Integrante / LILIAN POLETO LESINA - Integrante / SIMONE DE MAMANN FERREIRA - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Participante do Projeto de Pesquisa: BURNOUT: A RESPOSTA AO STRESS DA ESCOLA INCLUSIVA, Descrição: ESTE PROJETO SUGIU COMO UM DOS RESULTADOS DO PROJETO"STRESS OCUPACIONAL EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE AO DESAFIO DA PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA". E COMO OBJETIVOS DESTA DESTACAM-SE: INVESTIGAR A RELACAO DIRETA ENTRE A PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA COM A SINDROME DE BOURNOUT. ELUCIDAR OS FATORES DESENCADEANTES DE BURNOUT. INTERVIR COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDDAMENTAL, PARA RESGATAR O SEU POTENCIAL. BURNOUT E A SINDROME DA DESISTENCIA DO EDUCADOR CARACTERIZANDO-SE, EM UM PROFUNDO MAL ESTAR E AFETA 48% DOS PROFISSIONAIS EM EDUCACAO,; ACARRETA PROBLEMAS NAO SO AO EDUCADOR MAS A ESCOLA COMO UM TODO. DESTA FORMA A PESQUISA EVIDENCIA QUE E PRECISO UMA INTERVENCAO COM OS EDUCADORES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / MÁRCIA DENISE PLETSCH - Integrante / Maria Inês Naujorks - Coordenador / GEISA LETICIA KEMPFER BOCK - Integrante / CESAR AUGUSTO N. BRIDI FILHO - Integrante.

  • 1999 - 2001

    A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a história da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria, considerando a formação de recursos humanos, os egressos e os serviços prestados a comunidade através de levantamentos de materiais escritos de quantificação de egressos e produzir um texto descritivo-analítico da história da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Reinoldo Marquesan - Integrante / Fabiane Romiano de Souza - Integrante / Lúcia Machado Lopes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2000

    RESGATE HISTÓRICO E SOCIOLÓGICO DO PERFIL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: INVESTIGANDO PRÁTICAS, CONHECENDO EXPERIÊNCIAS E ENFRENTANDO DESAFIOS, Descrição: Construir coletivamente um Plano Político Pedagógico para o Centro de Educação, a partir de reflexões, debates e discussões sobre o papel do Centro na formação dos profissionais da Educação, diante da realidade sócio-político-cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / LEOCÁDIO JOSÉ C R LAMEIRA - Coordenador / Francisco E de Freitas - Integrante / Abel Rebelo de Souza - Integrante / Clenio Lago - Integrante / Gilberto Coelho - Integrante / Helenise S Antunes - Integrante / Martha Tanus Fadul - Integrante / Sueli Menezes Pereira - Integrante / Ana Beatriz C Ketz - Integrante / Glece Kurzawa - Integrante / Mari Angela F Ferreira - Integrante / Daniela Nogueira Lampert - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2000

    A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: Este projeto investiga a sexualidade do adolescente com síndrome de down, através da análise da prática pedagógica utilizada pelos Educadores Especiais e atitudes dos familiares. Pesquisa a existência de programas de orientação sexual, em uma escola especial de Santa Maria/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / FABIANE ROMANO DE SOUZA - Integrante / ANDRÉA FORGIARINI CECHIN - Coordenador / ROBERTA ROSSAROLLA FORGIARINI - Integrante / Lúcia Machado Lopes - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 1999 - 2000

    Participante do Projeto de Pesquisa: OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: FORUM PERMANENTE DAS INSTITUICOESDE ENSINO SUPERIOR/REGIAO SUL, Descrição: OBJETIVOS; ESTRUTURAR UM ESPACO PERMANENTE DE DEBATES E TOMADA DE DECISOES ACERCA DAS ACOES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO NA AREA DA EDUCACAO ESPECIAL NAS IES TENDO COMO META PRIMNCIPAL A ARTICULACAO CONTINUA E CONJUNTA DE ACOES QUE VENHAM AO ENCONTRO DE FORMAR UM CIDADAO. JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO-SE AS DECISOES INTERNACIONAIS REFERENTES A UGUALDADE DE OPORTUNIDADES COMO DIREITO DE TODOS IMPOE-SE ALGUMAS ACOES, PRIMCIPALMENTE, DOS SEGMENTOS SOCIAIS CAPAZES DE INTERVIR, PARA O CUMPRIMENTO DESSE DIREITO E PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADAOS. A UNIVERSIDADE BRASILEIRA SE INCLUI COMO UMA DESSAS ORGANIZACOES, CAPAZ DE REALIZAR ANALISES CRITICAS E PROPOR ALTERNATIVAS P/VIABILIZAR UMA SOCIEDADE MAISJUSTA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / REINOLDO MARQUEZAN - Integrante / FABIANE ROMANO DE SOUZA - Integrante / JALUZA DE SOUZA DUARTE - Integrante / ANDREA TONINI - Integrante / Vera Lucia Marostega - Integrante / Elisane Maria Rampelotto - Integrante / Melânia de Melo Casarin - Integrante / Maria Alcione Munhóz - Integrante / Soraia Napoleão Freitas - Coordenador / Maria Inês Naujorks - Integrante / GILBERTO SOUTO CARAMAO - Integrante / MAIRA CRISTINA DE L. FERREIRA - Integrante / LUCIANA SALIN MONTEIRO - Integrante / CIBELE ALVES DE OLIVEIRA - Integrante / NILZA FLORES DA SILVA - Integrante / SANDRA ZANETTI MOREIRA - Integrante.

  • 1998 - 2001

    Participante do Projeto de Pesquisa: STRESS EM PROFESSORES FRENTE AO DESAFIO DA PROPOSTA DA ESCOLA INCLUSIVA, Descrição: ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINOFUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA DE ENSINO COMO ESTA SENDO RECEBIDAA PROPOSTA ESCOLA INCLUSIVA. SERA DESENVOLVIDO EM SANTA MARIA E OS DADOSCOLETADOS JUNTO AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL. TRATA-SE DEUM ESTUDO QUANTITATIVO QUALITATIVO QUE TEM COMO FIM SUBTIMO SUBSIDIAR OPROFESSOR DE MODO A FACILITAR A COMPREENSAO E ELABORACAO DOS ELEMENTOSDESCONHECIDOS QUE, EXATAMENTE POR ASSIM SEREM, SUSCITAM STRESS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / REINOLDO MARQUEZAN - Integrante / MÁRCIA DENISE PLETSCH - Integrante / ANDREA TONINI - Integrante / Maria Inês Naujorks - Coordenador / GEISA LETICIA KEMPFER BOCK - Integrante.

  • 1998 - 1999

    A INSERÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SANTA MARIA, Descrição: Efeitos psicológicos, causados pelo desempenho, nos mostram que o trabalho é fundamental para a percepção da integração social e bem estar. Diante disso, queremos verificar se os portadores de necessidades especiais estão inseridos no mercado de trabalho de Santa Maria, a fim de analisar sobre as necessidades de serem implantados cursos profissionalizantes que atendam não só as necessidades do mercado mas também as de satisfação pessoal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / LEOCÁDIO JOSÉ C R LAMEIRA - Coordenador / LUCIANA GRESSLER - Integrante / Katiusse Tambara - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1998 - 1999

    DIRETRIZES PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar no Centro de Educação/UFSM o Processo de Avaliação Institucional a fim de fundamentar as reformulações necessárias nas políticas, práticas e nas concepções de ensino, pesquisa e extensão. O contexto emergente requer a perseguição de um processo permanente de aperfeiçoamento da função social da universidade. Que os segmentos aluno, professor e técnico administrativo compreendam que só a efetiva participação garante o envolvimento dos que vivem e fazem o cotidiano na busca da melhoria da qualidade do ensino público.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Integrante / AIL C M ORTIZ - Integrante / GLADES TEREZA FÉLIX - Coordenador / ANDREA TONINI - Integrante / VANTOIR ROBERTO BRANCHER - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Clóvis Renan Jaques Guterres - Integrante / Lorena Inês P Marquesan - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

  • 1998 - 1998

    DESNUTRIÇÃO X APRENDIZAGEM, Descrição: A desnutrição é um problema atual e sugnificativo em que indivíduos tem um alimentação precária e insuficiente devido a fatores econômicos, sociais e culturais e a má nutrição causa deficiências no organismo, prejudicando o desenvolvimento orgânico, cognitivo e motor. Algumas pesquisas comprovam que essa alimentação inadequada será responsável por problemas de aprendizagem, porém há uma divergência, pois outros pesquisadores dizem que não, então cria-se a dúvida, a desnutrição pode ser considerada com um variável significativa nos problemas de aprendizagem? A presente pesquisa bibliográfica não encontrou material de pesquisa suficiente na Universidade Federal de Santa Maria, partiu então para uma pesquisa mais abrangente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Etiene da Silva de Vargas - Integrante / Daniela Quevedo da Silveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1995 - 1995

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: PROJETO MOTIVACAO:DESENV.COM ENFASE EM PSICOMOTRICIDADE E LI NGUAGEM EM CRIANCAS PORTADORAS DE SINDROME DOWN., Descrição: OBJETIVO: AVALIAR ACOMPANHAR E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO COM ENFASE NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E LINGUISTI CO DA CRIANCA COM SIDROME DE DOWN JUSTIFICATIVA E IMPORTANTE A INTERVENCAO EM CRIANCAS PORTADORAS SINDRO DE DOWN A FIM DE PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO GLOBAL ATRAVES DE ESTIMULOS ESPECIFICAMENTE NESTE PROJETO, DAS CAPACIDADES PSICOMOTORAS E LINGUISTICAS. TRABALHAR-SE A COM 2 GRUPOS DE 8 A 10 CRIANCAS, COM IDADE ENTRE 4 A 6 ANOS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / Myrta Kras Soares - Integrante / Kelma da Silva Lima - Integrante.

  • 1995 - 1995

    Coordenador do Projeto de Pesquisa: O PERFIL DO ALUNO FREQUENTADOR DE CLASSES ESPECIAIS DAS ESCO LAS PUBLICAS DE SM, NA VISAO DO EDUCADOR ESPECIAL, Descrição: OBJETIVO: CARATERIZAR O ALUNO INGRESSO NAS CLASSES ESPECIAIS PARA DEFI CIENTE MENTAL DO ENSINO COMUM DE SANTA MARIA. JUSTIFICATIVA A LEGISLACAO PRECONIZA QUE A CLIENTELA DE CLASSES ESPECIAIS SEJA LEVE. PELO RELATO DE PROFESSORES E PAIS SABE-SE QUE MUI TOS ALUNOS CHEGAM AS CLASSES SEM DIAGNOSTICOS OU NEM SERIAM CLIENTELA PARA ESSAS CLASSES. ESTA PESQUISA PROPOE-SE A ELUC IDAR A REALIDADE REFERIDA E VERIFICAR SE A FORMACAO RECEBIDA NA UFSM CURSO DE EDUCACAO ESPECIAL ADEQUA-SE A ESSA REALI DADE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / MARCIA ALMANSA DA SILVA - Integrante / ANA CRISTINA V.DE MEDEIROS RUTSATZ - Integrante / LUCILA MARIA SILVEIRA SOUTO - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2002

    COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO, Descrição: Este projeto visa oportunizar um trabalho de orientação a partir de um estudo e identificação dos participantes do projeto Natação para Todos, através de um levantamento das deficiências das pessoas que participam do projeto referido e a partir daí oferecer subsídios aos acadêmicos que trabalham com os Portadores de Necessidades Especiais, facilitando e enriquecendo o trabalho realizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Luiz Padilha Damilano - Coordenador / ANGELA MEINCKE MELO - Integrante / ANGELA NEDIANE DOS SANTOS - Integrante / DANIELE NOAL - Integrante / PAMALOMID ZWETSCH - Integrante / Daniela Lobo D'ávila - Integrante / Luciane Martins Christino - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2018

Patrono da turma do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - polo UAB de Porto Alegre, Universidade Federal de Santa Maria.

2016

Patrono da 37ª turma do Curso de Educação Especial, Curso de Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria.

2016

Paraninfo da turma Educação Especial - polo UAB Novo Hamburgo, Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

2015

Professor homenageado 36ª turma do Curso de Educação Especial, Curso Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria.

2014

Patrono turma Educação Especial - polo UAB Santana do Livramento, Curso Educação Especial Licenciatura (a distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

2014

Patrono turma Educação Especial - polo UAB Três Passos, Curso Educação Especial Licenciatura (a distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

2014

Patrono 35ª turma do Curso de Educação Especial, Curso Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria.

2013

Professor homenageado 34ª turma do Curso de Educação Especial, Curso Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria.

2012

Patrono da 33ª turma do Curso de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria.

2010

Professor Homenageado da 31ª Turma do Curso de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria.

2009

Patrono do Curso de Educação Especial - EAD - turma de Bagé/RS, Universidade Federal de Santa Maria.

2009

Patrono do Curso de Educação Especial - EAD - turma de Santana do Livramento/RS, Universidade Federal de Santa Maria.

2008

Professor Homenageado da 41ª Turma do Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Santa Maria.

2008

Patrono da 29ª turma do Curso de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria.

1987

Paraninfo do Curso de Educação Especial - Habilitação Deficientes Mentais, Curso de Educação Especial - Habilitação Deficientes Mentais/Universidade Federal de Santa Maria.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial. , Cidade Universitária, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 2208925, Fax: (55) 2208010

Experiência profissional

1985 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1985 - 1985

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrante da Disciplina Aspectos Neuropsicológicos e Psiquiátricos do Desenvolvimento Infantil, com 30 horas/aula, no Curso de Especialização em Orientação Educacional - Nível de Pós Graduação.

1981 - 1985

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: , Enquadramento Funcional: MEDICO PSIQUIATRA, Carga horária: 20

Outras informações:
Exercendo as atividades no Centro de Atendimento Complementar em Educação Especial - CACEE/UFSM.

1982 - 1982

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrante da Disciplina Aspectos Neuropsicológicos e Psiquiátricos do Desenvolvimento Infantil, com 30 horas/aula, no Curso de Especialização em Orientação Educacional, em nível de Pós Graduação.

Atividades

  • 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro Comissão do Plano de Desenvolvimento da Unidade - PDU do Centro de Educação.

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE.

  • 11/2012

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância).

  • 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 06/1986

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2017 - 02/2017

    Direção e administração, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação Especial.

  • 10/2015 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Elaboração do instrumento para auto-avaliação dos Gestores do CE/UFSM.

  • 06/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro Comissão para criação de Normas de Estágio do Curso de Educação Especial diurno e Curso de Educação Especial noturno.

  • 06/2012 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância).

  • 04/2013 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE.

  • 03/2012 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Centro de Educação - CAICE.

  • 01/2010 - 01/2014

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)..

  • 08/2007 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acessibilidade da UFSM.

  • 10/2010 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)..

  • 10/2008 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implementação e Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social da UFSM.

  • 08/2011 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Centro de Educação - CAICE.

  • 06/2010 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE.

  • 10/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Verificação do Vestibular Dezembro de 2011..

  • 02/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Verificação da Situação dos Alunos Aprovados no Concurso Vestibular 2011 e Inscritos pela Cota "B" (Ação Afirmativa para Candidatos com Necessidades Especiais).

  • 11/2009 - 11/2011

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Chefe Substituto do Departamento de Educação Especial..

  • 01/2009 - 12/2010

    Ensino, Educação Especial -a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Curso

  • 05/2009 - 05/2010

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: Workshop Interconexões entre avaliação e projetos pedagógicos do CE/UFSM.

  • 05/2008 - 05/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE..

  • 07/2009 - 01/2010

    Direção e administração, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Graduação a Distância de Educação Especial.

  • 05/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: I ciclo de formação continuada de investigadores em avaliação no ensino superior. produzir e es(x)tender conhecimento.

  • 07/2005 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial.

  • 11/2007 - 11/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação a distância em Educação Especial..

  • 10/2008 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial (Pólo de Bagé).

  • 10/2008 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial (Pólo de Uruguaiana).

  • 10/2008 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial (Pólo de Livramento).

  • 05/2009 - 07/2009

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: Semana de Avaliação Institucional Participativa no CE.

  • 07/2007 - 07/2009

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Graduação a Distância de Educação Especial.

  • 03/2008 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 01/2008 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Espaço Físico do Centro de Educação.

  • 10/2007 - 12/2008

    Ensino, Educação Especial -a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Projeto de Ensino - Curso de Graduação em Educação Especial - oferta III ano.

  • 08/2007 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Educação Especial: Altas habilidades/Superdotação.

  • 08/2007 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração de Minuta de Resolução (substituição da Resolução 002/2004) - regulamentação da educação a distância na UFSM..

  • 08/2005 - 07/2008

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Ensino: Curso a Distância de Pós-Graduação - Especialização em Educação Especial.

  • 04/2008 - 04/2008

    Direção e administração, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Diretor Substituto do CE.

  • 09/2007 - 03/2008

    Direção e administração, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial.

  • 09/2007 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cento de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 10/2006 - 12/2007

    Ensino, Educação Especial -a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Projeto de Ensino: Curso de Graduação a distância de Educação Especial - oferta II ano.

  • 08/2006 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Educação Especial.

  • 03/2006 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 09/2005 - 09/2007

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial.

  • 05/2007 - 08/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Graduação de Educação Especial.

  • 04/2006 - 04/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Espaço Físico do Centro de Educação.

  • 03/2007 - 03/2007

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: I Seminário Integrado de Estágio Supervisionado em Educação Especial: "Uma reflexão a respeito dos espaços de formação"..

  • 06/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: Acompanhamento da prática pedagógica desenvolvida na classe especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias..

  • 10/2005 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Segurança do CE.

  • 08/2005 - 12/2006

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Executor do Convênio firmado entre a UFSM e o MEC/SEED n.02/2005, visando a implementação do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Educação Especial, na modalidade a distância..

  • 08/2005 - 12/2006

    Ensino, Educação Especial -a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Projeto Curso de Graduaçao a distância em Educação Especial - oferta I ano.

  • 11/2004 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, Professor conteudista para elaboração de material didático impresso a ser usado no Curso de Graduação a distância em Educação Especial..

  • 04/2004 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Educação Especial.

  • 06/2004 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE.

  • 03/2006 - 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora de Seleção dos Candidatos inscritos ao Curso de Especialização em Educação Especial - Curso à Distância.

  • 03/2004 - 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 01/2006 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Estudo das Políticas, ações pedagógicas e espaço físico do Núcleo de ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEPES).

  • 03/2002 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental..

  • 02/2002 - 12/2005

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenação Colegiada do Curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Licenciatura Plena..

  • 09/2005 - 09/2005

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Organizador da Estande do Curso de Educação Especial na VII Feira das Profissões da UFSM.

  • 08/2005 - 08/2005

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Colaborador no Projeto de Extensão: 3º Seminário de Educação Especial - Inclusão Educacional: Teorias e Práticas.

  • 08/2003 - 08/2005

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Ensino: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM ÊNFASE EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSCIA, GESTÃO EDUCACIONAL, PSICOPEDAGOGIA E EDUC.

  • 06/2003 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 05/2003 - 05/2005

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial.

  • 05/2003 - 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Construção do Projeto político Pedagógico e Reestruturação Curricular do Curso de Educação Especial.

  • 08/2003 - 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sistematização do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Especial a Distância.

  • 03/2004 - 01/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Acessoria e Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores - NAFOP.

  • 03/2004 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.,Atividade realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: EDUCAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTA MARIA.

  • 05/2004 - 05/2004

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Colaborador no Projeto de Extensão: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - SEMINÁRIO DE PESQUISA..

  • 03/2004 - 03/2004

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto de Ensino: UNIVERSIDADE PÚBLICA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DIVERSIDADE.

  • 03/2002 - 03/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE.

  • 04/2000 - 12/2003

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de ensino: CURSO DE ED.INFANTIL E SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • 10/2003 - 10/2003

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: 1º Encontro Estadual de Surdocegueira do Rio Grande do Sul - 1º ESURS.

  • 10/2003 - 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos pedidos de Ingresso/Reingresso no Curso de Educação Especial.

  • 01/2002 - 07/2003

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: ATIVIDADES RECREATIVAS E PEDAGOGICAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MUNICIPIO DE FORMIGUEIRO/RS.

  • 07/2001 - 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação Colegiada.,Cargo ou função, Membro da Coordenação Colegiada do Curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

  • 09/2000 - 12/2002

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial.

  • 10/2002 - 11/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro do Conselho ad hoc da Revista "Cadernos de Educação Especial" - nº 20.

  • 06/1999 - 10/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Executiva de Avaliação Institucional - CPAVI/UFSM.

  • 09/2000 - 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Representantes da SEDUFSM - Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria.

  • 12/2000 - 08/2002

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial.

  • 03/2002 - 07/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Reformulação do Currículo do Curso de Educação Especial.

  • 06/1985 - 05/2002

    Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BASES PSICOPEDAGÓGICAS DA APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL DO DEFIC. AUDITIVO, DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL DO DEFICIENTE MENTAL, DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO, INTRODUCAO AO ESTUDO DO EXCEPCIONAL, TEORIA E ORG. DOS SERV. PARA DEFIC. AUDIT., TEORIA E ORG. DOS SERV. PARA O DEFIC. MENTAL

  • 03/2002 - 04/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise dos Processos de Ingresso e/ou reingresso ao Curso de Educação Especial.

  • 02/2002 - 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação das Solicitações de Remanejo das habilitações Deficientes Mentais e da Audiocomunicação do Curso de Educação Especial.

  • 06/2001 - 06/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Mesa Receptora nº 9 para a Eleição de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria.

  • 04/1999 - 01/2001

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Ensino: GRUPOS DE APOIO MULTIDIMENSIONAL.

  • 10/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: IV ENCONTRO DE PAIS, PROFISSIONAIS E SURDOCEGOS DA REGIAO SUL.

  • 07/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Mista dos CE e CAL.

  • 05/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: BURNOUT: A RESPOSTA AO STRESS DA ESCOLA INCLUSIVA.

  • 05/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação do Curso de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudo dos Pré-requisitos do Curso de Educação Especial.

  • 04/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização e Execução do Processo de Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação...

  • 02/1999 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização e execução do processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação.

  • 09/1998 - 09/2000

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, COORDENADOR SUBSTITUTO CURSO DE EDUCACAO ESPECIAL.

  • 08/1998 - 06/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação do Curso de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Educação Especial.

  • 04/2000 - 05/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação do Curso de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Reelaboração de Critérios para o Processo de ingresso/reingresso ao Curso de Educação Especial e estudo do Processo de Seleção para o preenchimento das vagas para o Curso de Educação Especial.

  • 03/2000 - 04/2000

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Co-orientador no Projeto de Extensão: TRENAMENTO DOS MONITORES DOS GRUPOS DE APOIO MULTIDIMENSIONAR.

  • 04/1999 - 01/2000

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Ensino: SISTEMA DE TUTORIA: PROJETO DO PROGRAMA ANIMA.

  • 08/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE..

  • 05/1999 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão Temporária "Proposta de Inclusão de Disciplina Acerca dos Portadores de Necessidades Especiais nos Cursos da UFSM"..

  • 08/1998 - 12/1999

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Extensão: PERSPECTIVAS POLITICAS E ACAO PARA A EDUCACAO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS.

  • 11/1999 - 11/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Temporária de Avaliação dos Processos de Ingresso/Reingresso do Curso de Educação Especial - Hab. Defic. da Audiocomunicação ( 1º sem. 2000).

  • 07/1999 - 09/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Trabalho de transferência da Biblioteca Setorial do Centro de Educação para o novo prédio, integração do acervo bibliográfico do Curso de Letras - CAL - e unificação de regulamentos e cadastros..

  • 06/1999 - 07/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação do Curso de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise, Avaliação e Adequação dos Programas dos candidatos a ingresso/reingresso no Curso de Educação Especial - Hab. Defic. da Audiocomunicação..

  • 05/1999 - 05/1999

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Orientador de Alunos no Projeto de Exrensão: TREINAMENTO SEMESTRAL DE MONITORES DOS GRUPOS DE APOIO MULTIDIMENSIONAL: PSICOLOGIA DE GRUPOS.

  • 04/1999 - 04/1999

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Colaborador no Projeto de Extensão: FORUM INSTITUCIONAL DE EDUCACAO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA..

  • 03/1999 - 03/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Classificação dos candidatos ao remanejo interno no Curso de Educação Especial - Hab. Defic. Mentais.

  • 03/1999 - 03/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Coordenação do Curso de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Classificação dos Candidatos a ingresso/reingresso no Curso de Educação Especial.

  • 04/1998 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação, Estruturação e Distribuição do espaço físico do prédio do Centro de Educação - UFSM.

  • 07/1994 - 05/1998

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, VICE-DIRETOR DO CENTRO DE EDUCAÇÃO..

  • 05/1991 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho do Centro de Educação.

  • 10/1997 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pela Temática Central da 2ª Semana Acadêmica do Centro de Educação, IX Semana do Programa de Pós-graduação em Educação, III Semana da Especialização e IX Semana da Educação..

  • 09/1997 - 12/1997

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: O PAPEL DO EDUCADOR HOJE.

  • 05/1987 - 07/1994

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação Especial..

  • 10/1993 - 03/1994

    Extensão universitária , Centro de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão: METAS DE EDUCACAO ESPECIAL.

  • 02/1985 - 05/1985

    Ensino, Curso de Especialização Em Orientação Educacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Neuropsicológicos e Psiquátricos do Desenvolvimento Infantil.

  • 04/1981 - 05/1985

    Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .,Serviço realizado, Médico Psiquiatra no Centro de Atendimento Complementar em Educação Especial - CACEE/UFSM..

  • 03/1982 - 07/1982

    Ensino, Curso de Especialização Em Orientação Educacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Neuropsicológicos e Psiquiátricos do Desenvolvimento Infantil.

1983 - 1983

Associação Santanense Pró Ensino Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

  • 03/1983 - 06/1983

    Ensino, Especialização Em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DISCIPLINA FUNDAMENTOS NEUROFISIOLOGICOS DA APRENDIZAGEM - CURSO DE ESPECIALIZACAO EM PSICOPEDAGOGIA

1980 - 1988

Atividade Autônoma

Vínculo: ATIVIDADE AUTONOMA, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL LIBERAL, Carga horária: 20

Outras informações:
ATIVIDADES EM CONSULTORIO PARTICULAR COMO MEDICO PSIQUIATRA

Atividades

  • 01/1980 - 12/1988

    Serviços técnicos especializados , Clínica de Reabilitação, Clínica de Reabilitação.,Serviço realizado, MEDICO PSIQUIATRA.

1980 - 1988

Clinica de Reabilitação Antonio Francisco Lisboa

Vínculo: AUTONOMO, Enquadramento Funcional: MEDICO PSIQUIATRA, Carga horária: 12

Outras informações:
Exercendo atividades como médico psiquiatra no atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Atividades

  • 01/1980 - 12/1988

    Serviços técnicos especializados , Escola, Clinica de Reabilitação.,Serviço realizado, MEDICO PSIQUIATRA.

1990 - 1990

Fundaçao Regional de Ensino Sao Luiz Gonzaga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 03/1990 - 06/1990

    Ensino, Especializ Em Educ Administ Superv Esc E Orient Ed, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DISCIPLINA DISTURBIOS PSIQUIATRICOS DO DESENVOLVIMENTO - CURSO DE ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO-AREAS DE ADMINISTRACAO/SUPERVISAO ESCOLAR E ORIENTACAO EDUCACIONAL

1992 - 1992

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente no Curso de Extensão em Educação Especial - Área da Deficiência Mental, num total de 8 horas, abordando o tema: "Psicologia Evolutiva - diferentes abordagens da Psicologia do desenvolvimento".

Atividades

  • 07/1992 - 07/1992

    Extensão universitária , Faculdade de Pedagogia, Faculdade de Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Docente no Curso de Extensão em Educação Especial - Área da deficiência Mental..

1998 - 1998

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
ATIVIDADE DOCENTE EM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA, MINISTRANDO DISCIPLINA COM 20 HORAS/AULA.

Atividades

  • 11/1998 - 12/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Educaçao, Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, DOCENTE NO CURSO DE EXTENSÃO, COM DISCIPLINA VERSANDO SOBRE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS..