Sybille de Freitas Ariano
Possui bacharelado incompleto em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), bacharelado e licenciatura plena em Letras - habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2011), curso de extensão em formação de professor de Língua Inglesa - Western Town College, Toronto, Canadá (2007). Quinze anos de experiência no ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa para Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursinho Pré-vestibular. Em 2021, por um ano, ministrou aulas de todas as matérias em sala multisseriada do Ensino Fundamental II nas Comunidades Tradicionais Caiçara de Castelhanos e Praia Mansa em Ilhabela.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Letras
2005 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: Espacialidades nas escolhas lexicais identificadas em redações de estudantes pré-universitários
Orientador: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2007
Extensão universitária em ? TOEFL iBT Preparation Course. , Western TOwn College, WTC, Canadá.
2007 - 2007
Extensão universitária em ? Teaching English as a Second Language. , Western TOwn College, WTC, Canadá.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura e Educação.
Participação em eventos
18o SIICUSP - USP.Espacialidades nas escolhas lexicais identificadas em redações de pré- universitários. 2010. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
ARIANO, S. . Espacialidades nas escolhas lexicais identificadas em redações de pré- universitários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Espacialidades nas escolhas lexicais identificadas em redações de pré-universitários, Descrição: Abordando o tema das espacialidades nas escolhas lexicais identificadas em redações de pré-universitários, a pesquisa apresenta base teórica preliminar, buscando articular os conceitos de espaço propostos por Santos e por Arendt à teoria enunciativa de filiação bakhtiniana. Com base nesse esboço teórico, a bolsista apresenta uma primeira entrada para o material de análise, textos de pré-universitários em situação de exame vestibular da FUVEST, para determinar as noções de espaço articuladas pelos escreventes em suas redações, produzidas sobre o tema Fronteiras. Os resultados preliminares indicam a divisão dos espaços públicos e privados. Essa divisão se mostra pela relação dinâmica entre os espaços definidos como privados (descrevendo o campo de atuação do próprio escrevente) e aqueles atribuídos a instâncias sociais e políticas mais amplas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sybille de Freitas Ariano - Coordenador / MANOEL LUIZ GONÇALVES CORRÊA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2011
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2010 - 04/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.Linhas de pesquisa
2014 - 2014
Colégio Giordano BrunoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2014 - 2017
Escola Waldorf AitiaraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2014 - 2015
Núcleo de Orientação Integral da AprendizagemVínculo: Contrato informal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2018 - 2020
Colégio São João IlhabelaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
2021 - 2021
Prefeitura Municipal Estância Balneária IlhabelaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Escolas das Comunidades Tradicionais Caiçara de Castelhanos e Praia Mansa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sybille de Freitas Ariano e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?