Renata Souza da Silva
Mestre em Ciências da Sociedade - PPGCS - Universidade do Oeste do Pará - UFOPA.Professora Substituta do Curso de Licenciatura Plena em Música - UEPA.Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER.Possui Especialização em Musicoterapia - CENSUPEGAtua como professora de Artes/Música no Colégio Batista de Santarém.Licenciada em Música pela Universidade do Estado do Pará.Musicoterapeuta
Informações coletadas do Lattes em 17/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Sociedade
2019 - 2022
Universidade Federal do Oeste do Pará
Título: Projeto Musica na Escola:O ensino da música através de Políticas Públicas em Santarém-PA, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Paulo Ségio Taube Junior
Especialização em Musicoterapia
2018 - 2021
Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA
Título: A importância do estágio em Musicoterapia: um olhar discente.
Orientador: Thaciana Araújo da Silva
Especialização em Metodologia do Ensino de Artes
2014 - 2016
Centro Universitário Internacional
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA CIDADE DE SANTARÉM/PA
Formação complementar
2021 -
Educação Musical e Docência.. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2021 -
História da Música para professores.. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2021 - 2021
Imersão Pedagogia Vocal. (Carga horária: 13h). , Full Voice Studios, FVS, Brasil.
2018 - 2018
Artes Plásticas. (Carga horária: 40h). , Portal Educação, PEDUC, Brasil.
2018 - 2018
Curador de Arte. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PEDUC, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa, Análise de dados e Relatório. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2009 - 2009
Informática Básica. (Carga horária: 72h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.
2009 - 2009
Digitação. (Carga horária: 15h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.
2007 - 2007
Inglês Intermediário II. (Carga horária: 200h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Inglês Básico. (Carga horária: 200h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Inglês Intermediário I. (Carga horária: 200h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Licenciatura Plena em Música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
Organização de eventos
SILVA, R. S. . II Encontro de Música:"Práticas e Saberes nos Ambientes Educacionais". 2019. (Outro).
SILVA, R. S. . Projeto Música no Parque. 2011. (Outro).
Participação em eventos
3º Seminário de Educação na Amazônia.Os desafios do ensino de Música na Escola: um relato de experiência.. 2019. (Seminário).
Mês de Formação Audiovisual. 2019. (Oficina).
I Congresso de Etnomusicologia e Educação Musical da UEPA. 2018. (Congresso).
IV Seminário de Educação Física, Esporte e Lazer." Política Pública: Perfil e atuação Profissional em Esporte, Lazer e Educação Física: Contexto Histórico, Limites e Possibilidades". 2012. (Seminário).
Palestra "Música na Escola". 2012. (Encontro).
Programação de Inauguração do Teatro Vitória."Theatro Victória" e seus Entreatos. 2012. (Outra).
Atividade Artístico-Pedagógica.Educação Musical no Contexto Atual. 2011. (Outra).
Curso de Formação da VI Colônia de Férias da CIdade da Gente. 2011. (Outra).
Feira Vocacional. Curso de licenciatura PLena em Música. 2011. (Feira).
II Assembleia Geral de Avaliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2011. (Outra).
III Encontro das Artes.Santarém 350 anos: Uma história musical. 2011. (Outra).
Módulo Avaliativo Etapa I e II da Formação Do Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2011. (Encontro).
VI Colônia de Férias "Santarém 350 anos: EU vivo, brinco e faço parte dessa história.".Oficina de música. 2011. (Oficina).
Curso de Formação da V Colônia de férias da cidade da Gente. 2010. (Outra).
Módulo de Aprofundamento/Formação em serviço de agentes Sociais de Lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade. 2010. (Outra).
V Colônia de Férias.Oficina de Música. 2010. (Oficina).
III Encontro Acadêmico de Música do Oeste do Pará. 2009. (Encontro).
Workshop Candombe e Folclore Argentino. 2009. (Oficina).
Participação em bancas
PAIXÂO, Edmarcio;SILVA, R. S.; DOURADO, Andresson. Metodologia de ensino de música para alunos autistas no Instituto CR - Centro de Artes da Amazônia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
Pereira 2018;SILVA, R. S.; DOURADO, Andresson. Aspectos didáticos e diretrizes pedagógicas na formação de banda da E.M.E.F. Princesa Izabel.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
ALCINA, Izabel;SILVA, R. S.; OLIVEIRA, Raimundo. As abordagens dos processos de ensino de professoresde música da Educação Básica.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, R. S.; Pereira 2018. "Projeto Florescer": Um estudo sobre um Projeto artístico desenvolvido na E.E.E.F.M. Frei Ambrósio em Santarém/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, R. S.; Pereira 2018. O contexto escolar da Bamduc - Banda Marcial Deputado Ubaldo Correa - Santarém /PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, R. S.; Pereira 2018. Sons, silencio e movimento: o papel da música nos grupos de teatro de Santarém/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, R. S.; SOusa 2018; Paixão 2018. Educação Musical Especial: A inclusão de alunos com deficiência na Prática musical por meio de instrumentos de percussão na APAE - Santarém - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
Pereira 2018; Paixão, Natália;SILVA, R. S.. A importância da disciplina de arte no ensino fundamental II segundo a ótica dos estudantes da escola Princesa Izabel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
Paixão, Natália;SILVA, R. S.; Pereira 2018. O ensino da música em instituições de ensino da rede pública estadual em Santarém - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará.
SILVA, R. S.. Exame Habilitatório do Curso de Licenciatura PLena em Música da UEPA - Camous XII. 2018. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
A utilização dos jogos na musicalização para bebês no espaço de musicalização Casinha Musical em Santarém-PA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Renata Souza da Silva;
Música e Autismo: uma proposta de inclusão através do ensino da música a crianças autistas da APAE - Santarém - PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Renata Souza da Silva;
O ensino da Música no Serviço de Convivência da Cidade de Òbidos - PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Renata Souza da Silva;
O Método de Ensino musical na banda Rodrigues dos Santos em Santarém - PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Renata Souza da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, R. S. . ?QUE RUFEM OS TAMBORES?: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA EM UMA BANDA ESCOLAR EM SANTARÉM/PA.. NOVA REVISTA AMAZÔNICA , v. 8, p. 117-126, 2020.
-
SILVA, O. F. F. ; SILVA, R. S. . A festa e o festejar: um estudo etnográfico sobre a festa religiosa na comunidade Pindurí- Santarém - Pará. In: Rubens Elias da Silva; Thiago Almeida Vieira; Helionora da Silva Alves; Roberth Rodrigues Ferreira. (Org.). Espaços naturais e culturas locais: possibilidades alternativas à Amazônia.. 1ed.Cajazeiros - PB: arribaçã, 2021, v. , p. 125-.
-
SILVA, Wellington Luís dos Santos da ; SILVA, R. S. . METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE JOGOS NA AULA DE MÚSICA.. In: PATRÍCIO MOREIRA DE ARAÚJO FILHO; RAIMUNDO LUNA NERES; ERNANE ROSA MARTINS; RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO.. (Org.). EDUCAÇÃO 4.0: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.. 1ed.SÃO LUÍS: EDITORA PASCAL, 2020, v. 1, p. 295-.
-
SILVA, Wellington Luís dos Santos da ; SILVA, R. S. . METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: O USO DE JOGOS NA AULA DE MÚSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: I JORNADA DE SABERES E VIVÊNCIAS MUSICAIS DA UEPA, 2019, Bragança PA. I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da UEPA. Bragança: Even3, 2019.
-
SILVA, R. S. . OS DESAFIOS DO ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2019 (RESUMO).
Outras produções
SILVA, R. S. . Participação do Coral da UEPA na Pré COP30 da UFOPA. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SILVA, R. S. ; Paixão, Natália ; Castro 2018 ; Sousa 2019 . I Congresso de Etnomusicologia e Educação Musical. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, R. S. . Currículo Escolar da Rede Municipal de Santarém/PA. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Membro redator da Comissão de adequação do Currículo Escolar da Rede Municipal de Santarém/PA).
SILVA, R. S. . História da Arte e EStética. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, R. S. . Atividades Musicais para a Educação Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, R. S. . Música e Dança. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, R. S. . II Recital de Música CDA 2017. 2017. Interpretação.
SILVA, R. S. . Recital da Banda de Música Almirante Soares Dutra. 2011. Interpretação.
SILVA, R. S. . Show de Natal: O Fantástico Natal dos Brinquedos. 2011. Interpretação.
SILVA, R. S. . III Cantata de Natal. 2010. Interpretação.
SILVA, R. S. . II Cantata de Natal. 2009. Interpretação.
SILVA, R. S. . Cantata de natal: Um novo Coração de Natal. 2008. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Memória, sociabilidades e cultura ribeirinha., Descrição: Compreender os processos de construção da memória históricas, práticas sociais em comunidades ribeirinhas na região do Baixo Tapajós, em Santarém.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Souza da Silva - Integrante / Pauliana Vinhote dos Santos - Integrante / Rony Nascimento de Lima - Integrante / Oton Fernando Figueira da Silva - Integrante / Wandicleia Lopes de Sousa - Integrante / Carlos de Matos Bandeira Junior - Integrante / Rubens Elias da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2012
Escola Estadual Almirante Soares DutraVínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 20
2010 - 2012
Programa Esporte e Lazer da CidadeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 20
2009 - 2010
Programa Projovem UrbanoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
2014 - Atual
Colegio Batista de SantaremVínculo: Professora de Artes e Música, Enquadramento Funcional: Professor
2018 - 2019
Escola Municipal Deputado Ubaldo CorrêaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 20
2004 - 2004
Projeto Sol SolidárioVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 5
2018 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Parcial
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Souza da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?