Adriano Souza Rodrigues
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1999). Atualmente é fisioterapeuta atuando como instrutor de musculação terapêutica e em osteopatia, foi professor da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e Faculdade Novo Milênio da disciplina "Saúde do Atleta" e supervisor do estágio obrigatório em "Saúde do Atleta". Tem experiência na área de traumato-ortopedia Desportiva, atuando principalmente no seguinte tema: Saúde do Atleta. Em agosto de 2010 concluiu o ciclo fundamental da formação internacional em osteopatia pelo IBO. Está no terceiro ano de outra formação em osteopatia pela EOM (Escola de osteopatia de Madri).
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em traumato-ortopedia funcional
2002 - 2003
Aperfeiçoamento em Osteopatia
2009 - 2010
Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland
Título: Não houve. Ano de finalização: 2010
Formação complementar
2010 - 2010
Sistema visceral 2. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Ciclo FundamenFormação internacional em osteopatia. (Carga horária: 342h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2009 - 2009
Coluna torácica, costelas, esterno & diafragma. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2009 - 2009
Coluna lombar e Membros inferiores. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2009 - 2009
Sistema visceral 1. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2009 - 2009
Ilíaco, sacro, púbis, coccix, e coxo femural. (Carga horária: 45h). , Instituto Brasileiro de Osteopatia W.G.Sutherland, IBO, Brasil.
2008 - 2008
Capacitaçào pedagógica p/ alunos com deficiência. (Carga horária: 30h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2007 - 2007
CURSO DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA "Diretrizes nacion. , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2006 - 2006
fISIOTERAPIA. (Carga horária: 4h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2006 - 2006
Técnicasde avaliação e tratamento do sistema múscu. (Carga horária: 100h). , Unifísio, UNIFÍSIO, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Capacitação no Método Científico. (Carga horária: 16h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de capacitação pedagógica / Formação continu. (Carga horária: 21h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , The muligan concept teachers association certifies, MULIGAN, Estados Unidos.
2002 - 2002
Curso sequencial de análise musculoesquelética. (Carga horária: 40h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de treinamento e m didática geral. (Carga horária: 60h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil.
1999 - 1999
O tratamento fisioterápico em hemiplégico. (Carga horária: 40h). , PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA MINAS, PUC MINAS, Brasil.
1999 - 1999
Atualização nas técnicas de Facilitação Neuromuscu. (Carga horária: 120h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
1999 - 1999
Alongamento e força no tratamento e prvenção de de. (Carga horária: 40h). , PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA MINAS, PUC MINAS, Brasil.
1999 - 1999
Fisioterapia respiratória. (Carga horária: 40h). , PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA MINAS, PUC MINAS, Brasil.
1998 - 1998
Radiologia. (Carga horária: 32h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
1997 - 1997
Primeiros socorros. (Carga horária: 16h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
1996 - 1996
Atualização em fisioterapia esportiva, ortopedia e. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
XI Simpósio de at. física e traumatologia desportiva do ES. 2010. (Simpósio).
III Congresso de ciências da saíde. 2009. (Congresso).
III Encontro científico de ciências da saúde. 2006. (Encontro).
IX Simpósio de atividade física e traumatologia desportiva do Espírito Santo. 2006. (Simpósio).
II Encontro científico de ciências da saúde da EMESCAM. 2005. (Encontro).
II Encontro científico de ciências da saúde. 2004. (Encontro).
I Semana de iniciação científica de fisioterapia SICFISIO. 2003. (Outra).
Semana de iniciação científica de fisioterapia. 2003. (Outra).
III Simpósio carioca de fisioterapia. 1998. (Simpósio).
Encontro de geriatria e Gerontologia da cidade de Petrópolis. 1997. (Encontro).
II Fórum de ensino e pesquisa em reabilitação.O carregador de gás e as assimetrias posturais decorrentes de suas atividadades laborais - uma proposta profilática. 1997. (Simpósio).
XII Forum de atualização em pediatria e pneumologia. 1997. (Outra).
III Simpósio de reabilitação. 1996. (Simpósio).
V Encontro de Fisioterapia De Petrópolis. 1996. (Encontro).
I FISIOVITAL Jornada científica de fisioterapia. 1995. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES, A. S.. A intervenção fisioterapeutica na cefaléia cervicogênica. 2009 - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. O esporte e a pessoa com deficiência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Alterações musculoesquléticas em indivíduos com distúrbios da tireóide. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Parâmetros biomecânicos em jogadores de basquete masculino. 2008.
RODRIGUES, A. S.. Estudo da biomecanica da cicatriz cesarina após o RMA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Avaliação do nível de atividade física em pacientes com artrite reumatóide. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.; OLIVEIRA, J.. Anatomia e biomecãnica da coluna lombar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Avaliação da incapacidade funcional em motoristas de transporte urbano de Vitória portadores de lombalgia/lombociatalgia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Avaliação da qualidade de vida em esclerodermia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Propriocepçãona prevenção de lesões em atletas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Intervaenção fisioterapeutica junto a um paciente amputado unilateral de perna e protetizado em atividades de alta complexidade.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Impacto sobre a qualidade de vida dos cuidadores primários de pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Avaliação do conhecimento específico sobre a doença de pacientes com artrite reumatóide de Vitória. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Instrumentos indicadores da evolução na síndrome de Guilain Barré. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Qualidade de vida em pacientes com osteoporose: Correlação entre OPAQ e SF-36. 2003.
RODRIGUES, A. S.. Impacto do nível de conhecimento específico da doença de pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide sobre a qualidade de vida. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Gelo: um grande aliado contra o edema.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
RODRIGUES, A. S.. Estudo descritivo de queimaduras em crianças e adolecentes do Hospital Infantil Nossa Senhora Da Glória de vitória.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Orientou
Análise postural em atletas de ginástica rítmica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
Avaliação isocinética e fisioterapia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
O esporte e a pessoa com deficiência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
; Ação ergonômica para prevenção dos distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho nas empresas; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
Ação ergonômica para prevenção de distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
'Qualidade de vida em pacientes com osteoporose:Correlação entre OPAQ e SF-36; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Adriano Souza Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, A. S. ; Maria Carolina Davel . Qaulidade de vida em pacientes com osteoporose:Correlação entre OPAQ e SF36. In: II Semana de Iniciação Científica de Fisioterapia, 2003, Vitória-ES. II Semana de Iniciação Científica de Fisioterapia, 2003.
-
RODRIGUES, A. S. ; SENNA, S. S. . Ação ergonômica para prevenção dos distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho nas empresas.. In: III Encontro Científico de Ciências da Saúde, 2006, Vitória. Encontro anual de iniciação científica e Trabalhos de conclusão de curso, 2006.
-
RODRIGUES, A. S. . Análise comparativa da terapia manual isolada e da terapia manual associada ao alongamento sobre a ADM e a dor de indivíduos portadores de lombalgia. 2005 (iniciação científica) 2005 (Pesquisa).
-
RODRIGUES, A. S. . Análise da utilização da manipulação de Maitland associada a eletroanalgesia no tratamento da lombalgia aguda.2005 (iniciação científica) 2005 (Pesquisa).
-
RODRIGUES, A. S. . Comparação da eficácia do alongamento ativo e eletroanalgesia no tratamento da dor aguda lombar.2005 (iniciação científica) 2005 (Pesquisa).
Outras produções
RODRIGUES, A. S. . Assistência fisioterapêutica ao time de futebol do Fluminense do Rio de Janeiro em pré temporada no ES em janeiro de 2008 com carga horária de 80 hs.. 2008 (Coordenação).
RODRIGUES, A. S. . Assistência fisioterapêutica aos atletas de body board nas competições realizadas no ES no ano de 2007 com carga horária de120 hs.. 2007 (Coordenação).
RODRIGUES, A. S. . Assistência fisioterapeutica ao time profissional do Botafogo do Rio de Janeiro em pré-temporada no Espírito Santo. 2007 (Coordenação).
RODRIGUES, A. S. . Assistência fisioterapeutica no Campeonato brasileiro de ginástica rítmica em 2007 Vitória ES com carga horária de 28 hs.. 2007 (Coordenação).
RODRIGUES, A. S. . Assistência fisioterapêutica no Campeonato Brasileiro de Ginástica Ritmica. 2006 (Coordenação).
RODRIGUES, A. S. . assistência fisioterapêutica no 31° Campeonato Brasileiro Outdoor de Tiro com Arco.. 2005 (Coordenação).
Prêmios
1997
Certificado de bolsa ao mérito, Universidade Católica de Petrópolis.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. , Av. Nossa Senhora da Penha, 2190, Santa Luiza, 29045-402 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (027) 33343577, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2005
Faculdade Novo MilênioVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor e Supervisor de Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
As áreas de atuação como docente são a disciplina de fisioterapia aplicada ao esporte e supervisão de estágio obrigatório no setor de osteomioarticular.
2001 - 2011
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de VitóriaVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor/Supervisor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório em Saúde do Adulto, Estágio Obrigatório em Saúde do Atleta, Saúde do Atleta
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriano Souza Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?