Helio Nogueira dos Santos

Aluno de graduação em Engenharia Civil, pesquisador de iniciação científica desde de maio de 2008, atuando atualmente na área de análise de tensões induzidas por simos em barragens de concreto gravidade.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2006 - Atual

Universidade de Brasília
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Semana de Engenharia Civil. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, H. N. ; PEDROSO, L. J. ; MELO, C. A. E. . Análise de Transientes de Pressão e Resposta Estrutural Induzida em Adutoras de Barragens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Estudo Preliminar de Processos Aproximados de Análise Sísmica em Barragens Concreto, Descrição: Desenvolvimento e aprimorameto de sub-programas e de metodologias eficientes para a modelagem numérica aplicada a esta classe de problemas; a saber: -Prover e aprimorar um programa de EF de rotinas que permitam o tratamento de problemas dinâmicos associados ao sistema barragem-reservatório; Desenvolver estudos e análises em cima de simulações, na tentativa de reproduzir e compreender os mecanismos fenomenológicos envolvidos na questão; Implementar rotinas baseadas em formulações analíticas que permitam a verificação da estabilidade global de uma seção típica de barragem gravidade sujeita a solicitações estáticas/dinâmicas; Estudar o comportamento dinâmico de sistemas estruturais em presença de um fluido denso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helio Nogueira dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2009

Universidade de Brasília

Vínculo: Outro (Iniciação Científica), Enquadramento Funcional: Bolsita de Iniciação Cintífica, Carga horária: 20